sábado, 24 de abril de 2021

Vitima de infecção urinária morre Josefa dos Reis Santos

Com 90 anos de idade mas já sentido alguns problemas de saúde, devido ao peso da idade, faleceu às 19h deste sábado, 24, no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães em Itabuna, onde estava internada por 10 dias, a senhora Josefa dos Reis Santos, vitima de uma "infecção urinária generalizada", mãe do jornalista Joselito dos Reis. 
.   
Dona Josefa, viúva de Jose Deraldo dos Santos, nascida na região de Entre Rios, próximo a Vila Santa Isabel, município de Ibicaraí, deixa os filhos:  Joselito, Joelson, Josevaldo dos Reis Santos e José Deraldo Filho, além de netos e bisnetos.

O seu velório será realizado no SAF, em frente ao Grapiúna Tênis Clube, a partir das 7h, deste domingo25,  e o sepultamento acontecerá as 15h, no cemitério do Campo Santo da Santa Casa  de Misericórdia de Itabuna.
 

Levy Fidelix morre aos 69 anos em São Paulo vítima de Covid-19

José Levy Fidelix da Cruz, mais conhecido apenas como Levy Fidelix, estava internado desde março em um hospital particular de São Paulo (Wilson Dias/Agência Brasil)
Do - jornaldamidia.com.br - Morreu na noite desta sexta-feira (23) o fundador e presidente nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix. O político tinha 69 anos e morreu na cidade de São Paulo. O perfil do político no Twitter comunicou o falecimento.

Ele estava internado desde março em um hospital particular de São Paulo e morreu por complicações da Covid-19.

Apresentador de televisão, professor universitário e publicitário, Fidelix concorreu à presidência da República nas eleições de 2014, 2010 e 1994. No ano passado, concorreu à prefeitura de São Paulo.

Antes de criar o PRTB, Fidelix participou da fundação do Partido Liberal (PL), em 1986, quando se lançou na carreira política e disputou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. Depois, migrou para o Partido Trabalhista Renovador (PTR), quando também concorreu a um mandato de deputado federal, no início dos anos 1990.

Uma das bandeiras mais conhecidas de Fidelix como candidato foi a implantação do aerotrem como solução para desafogar o trânsito nas principais capitais brasileiras.

Com informações da Agência Brasil

Morre mais um jovem policial militar em Itabuna vitima da covid-19

Do - Verdinho Itabuna - O soldado da Polícia Militar João Paulo Rubim, o Soldado Rubim, lamentavelmente, foi mais uma vítima fatal da Covid-19 em Itabuna. João deixa esposa e um casal de filhos. 

A equipe do Verdinho Itabuna expresso profundos sentimentos aos familiares e amigos do policial. A corporação emitiu nota de pesar, consoante abaixo: 

"É com imenso pesar que informamos o falecimento do Soldado PM João Paulo Moreira Rubim de Oliveira, 35 anos, lotado no Centro Integrado de Comunicações da Região Cacaueira (Cicom) Itabuna, na manhã deste sábado (24). 

O Policial Militar estava internado acometido pela Covid-19, estava internado e intubado desde o dia 22 de março, na UTI/Covid do Hospital Calixto Midlej de Filho em Itabuna. Recentemente apresentou melhoras no seu quadro clínico e chegou até a sair da intubação. 

Contudo, o Soldado Rubim foi novamente intubado, por apresentar dificuldades nas trocas gasosas, porém, não resistiu e faleceu neste sábado. 

Todos os policiais do 15º Batalhão de Polícia Militar de Itabuna lamentam profundamente a perda de mais um excelente colega e amigo. Nossos sentimentos a família e amigos."

PALESTRA DO ROTARY CLUB DE ITABUNA DEBATEU ATUAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS


Durante a última reunião realizada pelo Rotary Club de Itabuna, que aconteceu mais uma vez de forma virtual, os rotarianos e convidados presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a atuação do corpo de bombeiros na cidade. O encontro na terça-feira (20/04) teve a presença do Tenente Coronel Manfredo Santana do 4° Grupamento de Bombeiro Militar de Itabuna, que contou com a companhia do bombeiro Edimário Santos Gonçalves ao apresentar palestra. Considerada a instituição militar de maior credibilidade pela sociedade, o corpo de bombeiros, como se sabe, atua diariamente com prevenção de incêndios, sendo esse o seu foco principal, mas na oportunidade foram revelados outros ofícios de responsabilidade da unidade - ações para as quais são acionados atuando com competência e habilidade. De acordo com Santana, são responsáveis por exemplo, por 70% do estoque de leite materno do hospital Manoel Novaes através do projeto Bombeiro Amigo do Peito, no qual atuam recolhendo leite materno de mães doadoras pré-cadastradas.

O palestrante destacou também que a atuação da equipe se dá não apenas em solo itabunense. “Cobrimos uma área imensa que abrange 27 municípios. Toda a extensão de Camacan até Ubaitaba é de nossa responsabilidade, para atender acidentes veiculares e outros, atendimentos hospitalares, busca e salvamento, resgate de animais e em algumas ocasiões, infelizmente, resgate de corpos”, explicou, acrescentando que a equipe conta com pessoas capacitadas para resgate desde em situações que envolvem altura até embaixo d’água. “São 88 pessoas no grupamento de Itabuna altamente preparadas para salvamento em diversas situações. Somos bem guarnecidos, com equipamentos adequados e nunca deixamos de atender de forma eficaz e efetiva a nenhuma das demandas. Possuímos todos os bens materiais e humanos para atender sempre em condições de eficiência”, comentou o tenente coronel.

O gestor relatou ainda dificuldades durante os dois anos em que está à frente do Grupamento, falou sobre treinamentos e simulações, além de cursos de capacitação realizados. Elencou fatores que os fazem tão bem respeitados pela população e sempre colocados em destaque pela opinião pública. “Percebo que a sociedade civil compreende a cultura preventiva na nossa cidade. Sempre digo que a prevenção contra incêndio começa no projeto do imóvel, o que evita dano patrimonial e risco de vida”, revelou, exemplificando de que modo as edificações têm se ajustado às medidas recomendadas pela corporação, a fim de adequar sua estrutura para prevenção de acidentes e incêndios e garantir às pessoas que ali frequentam que estejam seguras.  Informou ainda que Itabuna adquiriu recentemente alguns hidrantes, passando de 10 para 25 espalhados na cidade, promovendo um aumento de 150% na rede. Com esse número, passa por uma ampliação que nenhuma outra cidade da Bahia tem e a população de Itabuna terá maior proteção quando houver necessidade de agir contra focos de incêndio. Bairros como Califórnia e Fátima, cujo comércio é bem expressivo, passarão a ter hidrantes, o que significa mais agilidade no serviço e atendimento à sociedade. Um avanço para a melhoria do serviço.

Através do debate e esclarecimentos, os rotarianos ficaram bastante informados a respeito das funções do grupamento de bombeiros. O tenente coronel, que está na corporação há 24 anos, agradeceu a oportunidade e atenção dos participantes. “Sei que a partir daqui teremos em vocês rotarianos divulgadores da cultura da prevenção. É importante contar com sua colaboração, com o entendimento de que, desde que seja para salvar uma vida, humana ou de animal, estamos sempre 24 horas à disposição”, encerrou. Ascom/Rotary

Brasil bate o próprio recorde e aplica 1,83 milhão de vacinas em apenas 24 horas

O Brasil ultrapassou sete vezes a marca de um milhão de doses em 24h, seis delas no mês de abril


Sem alarde e sob silêncio constrangedor do noticiário, o Brasil estabeleceu nesta sexta (23) um novo recorde de vacinas contra covid aplicadas em 24h no país.

Foram 1,83 milhão de doses contabilizadas até às 20h44*, sendo mais de 922 mil primeiras doses e 910 mil pessoas em segundas dose.

É a sexta vez, durante o mês de abril, que o Brasil supera a marca de 1 milhão de doses aplicadas no mesmo dia, mas a média dos últimos sete dias fica um pouco abaixo, 894,5 mil doses, devido à redução no feriado e fim de semana. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

NotíciasRelacionadas

O Brasil ultrapassou sete vezes a marca de um milhão de doses em 24h, seis delas no mês de abril. A expectativa é manter ou elevar o ritmo.

O Brasil segue como o 5º país que mais aplica vacinas, abaixo apenas dos produtores de vacina Estados Unidos, China, Índia e Reino Unido.

Confira abaixo a diferença entre os dias 22 e 23 de abril, segundo dados do Laboratório de Estudos Espaciais do Centro de Pesquisas Computacionais, Rice University (Houston-EUA).

*O banco de dados é atualizado com base no horário GMT, por isso a diferença entre horário da atualização e hora real.

CONTINUA DEPOIS DA PUB

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Bolsonaro faz inauguração e é homenageado como Cidadão Honorário do Amazonas

Presidente da República recebeu título de Cidadão do Amazonas

Do - Diário do Poder - O presidente da República, Jair Bolsonaro, cumpriu agenda na manhã desta sexta-feira (23) em Manaus, onde acompanhado por vários ministros participou da inauguração da segunda etapa do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Durante a cerimônia, o presidente foi homenageado com o Título de Cidadão do Amazonas, aprovado por 22×1 votos pelos deputados estaduais. Ele disse estar orgulhoso em receber a honraria proposta por alguns deputados da Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Wilson Lima.

Segundo o Ministério do Turismo, a estrutura, que passa a ser o maior centro de convenções na Região Norte, vai impulsionar segmentos turísticos e credenciar o Amazonas para receber eventos de grande porte. A partir de agora, o complexo passa a ter capacidade para receber 10 mil pessoas simultaneamente.

As obras dessa segunda fase do complexo começaram em 2015 com o orçamento global de R$ 40,2 milhões, recursos dos governos federal e do Amazonas. Porém, em 2019, quando o governador Wilson Lima assumiu, apenas 14% do total havia sido executado. Desse montante, R$ 224.174,28 são recursos próprios do governo do estado.

“Esta estrutura é um marco para o Amazonas porque representa a ampliação da atividade turística no estado, principalmente em segmentos importantes do setor, como o turismo de eventos e de negócios. Isso tudo aliado ao nosso maior patrimônio turístico que é a Amazônia e que, certamente, agrega um importante valor e abre novas possibilidades de emprego e renda para nossa população”, ressalta o governador Wilson Lima.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o investimento de R$ 40 milhões para a ampliação do centro mostra como o governo federal acredita no potencial turístico do estado tanto para turismo de negócios quanto para viagens a lazer.

Cestas

Durante a visita a Manaus, por meio do Ministério da Cidadania, o governo federal deu início à distribuição de mais de 270 mil cestas de alimentos para a população do Amazonas. A ação faz parte da Iniciativa Brasil Fraterno, que atende famílias vulneráveis nos municípios mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. A entrega vai chegar a aproximadamente 121 mil famílias de comunidades tradicionais, entre indígenas, quilombolas, pescadores e extrativistas do estado.

Cada cesta reúne produtos que incluem: arroz, feijão, óleo vegetal, macarrão, flocos de milho, farinha de mandioca, açúcar e leite em pó. Na distribuição, 53.480 famílias de indígenas serão atendidas, além de 61.656 famílias de pescadores, 4.653 famílias de extrativistas e 829 famílias de quilombolas. “Assim como o auxílio emergencial 2021, as ações de segurança alimentar integram a resposta do governo federal para garantir dignidade ao nosso povo, em especial nesse período de pandemia”, destacou o ministro da Cidadania, João Roma.

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro recebe apoio do Governo do Estado para concluir UPA do Novo São Caetano

Augusto Castro recebe apoio do Governo do Estado para concluir UPA do Novo São Caetano

A Prefeitura de Itabuna vai concluir, até o final do ano, as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) do bairro Novo São Caetano, com o apoio do Governo do Estado. O tema foi debatido em audiência no final da tarde de ontem, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro ao ser recebido em audiência pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em Salvador.

Segundo o prefeito, os assuntos da audiência foram relativos exclusivamente às questões envolvendo a Saúde para a melhoria da qualidade da atenção primária e de soluções para média e alta complexidade. Na oportunidade, a reabertura do Hospital São Lucas foi tratada, tendo o secretário informado que está cobrando respostas da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna ao projeto encaminhado para a assinatura do convênio.

O secretário Vilas-Boas liberou um arco cirúrgico, ultrassom digital e outros equipamentos para o hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, totalizando R$ 800 mil. “Há boa vontade da Secretaria de Saúde da Bahia para que equipemos a unidade”, comemorou o prefeito.

No tocante à UPA-24 Horas, cujas obras estão paralisadas desde 2015, ficou definido que a Prefeitura termina a obra e a Sesab assume a responsabilidade da aquisição de equipamentos para que passe a funcionar no atendimento das demandas da população. “Discutimos a importância dessa unidade para a urgência e emergência e ficamos satisfeitos com o atendimento do pleito”, disse Augusto.

Quanto ao Hospital Materno-infantil, o prefeito disse que sua construção continua sendo a prioridade para ser iniciada até o final do ano, como anunciado por ele, na cerimônia de celebração dos 100 dias da atual gestão, e confirmado pelo secretário Fábio Vilas-Boas.

Por fim, o prefeito Augusto Castro realçou a importância da participação na audiência do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), das secretárias municipais de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e da Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Erasmo Ávila.

Vacinadas já cerca de 40 mil pessoas contra

Covid-19

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou até quinta-feira, dia 22, 42.500 pessoas em Itabuna, o que equivale a cerca de 20% da população. Entre os grupos, que já tomaram as duas do imunizante contra o coronavírus, estão, trabalhadores em saúde, idosos entre 70 e 90 anos.

A Rede de Frio recebeu 3.450 doses da vacina Oxford e segue com a 1º dose em pessoas com 62 e 63 anos, nas Unidades Básicas de Saúde e na Fundação José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp, localizado na Avenida Inácio Tosta Filho.

De acordo com Camila Brito, coordenadora de Imunização de Itabuna, até terça-feira, pouco mais de 11 mil idosos foram vacinados, e ainda restam cerca de 7 mil de pessoas com mais de 60 anos a serem vacinadas.


A Secretaria Municipal de Saúde continua aplicando 2º dose do imunizante em pessoas com idade acima dos 70 anos. Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação do RG, cartão SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

SÍNDROME DE DOWN

Portadores de Síndrome de Down também já estão recebendo a primeira dose do imunizante em Itabuna. O atendimento começou na segunda-feira, dia 19, na sede da Rede Frio.

A vacinação acontece das 8 às 11 e das 13 às 16 horas e até ontem 58 pessoas desse grupo já tinham sido vacinadas. “Estamos vacinando por demanda espontânea também e não só pessoas ligadas às instituições assistenciais”, alertou Camila Brito.

Vacina da covid-19 para os agentes de

segurança 

Neste sábado, a Rede de Frio também vai vacinar agentes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, a partir das 8 horas. A imunização destinada aos profissionais com idade entre 45 a 49 anos vai acontecer na sede no Jardim Primavera.

Além dos bombeiros, também serão vacinados Agentes de Trânsito, Guardas Civis Municipais, Policiais Civis e Policiais Rodoviários Federais e Estaduais. “Nossa expectativa é vacinar 300 pessoas dessas corporações”, disse Camila Brito, coordenadora de Imunização.


Nesta sexta-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 2.510 doses da vacina Oxford e 1.650 da Coronavac. Com isso, o município vai dar continuidade à vacinação de pessoas na faixa dos 60 anos.

Na segunda- feira, serão imunizados idosos de 61 e 60 anos nas Unidades Básicas de Saúde, de acordo com Camila Brito. Ela disse que ainda faltam cerca de seis mil pessoas desse grupo para tomar a 1ª dose da vacina.

A coordenadora da Imunização informou que a vacina continua sendo aplicada em idosos a partir de 70 anos, nas Unidades Básicas de Saúde, assim como em profissionais de saúde.

Recapeamento em pontilhão de

acesso ao Bairro Lomanto


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, está concluindo hoje, dia 23, o recapeamento de um pontilhão que liga os bairros Lomanto e Novo Lomanto e também a Rua da Bananeira o bairro Mangabinha.

O superintendente Francisco de Sousa Lino Filho esteve na localidade, para inspecionar a obra. “Cumprimos a determinação do prefeito Augusto Castro que atende solicitação do vereador Nem Bahia. É uma obra importante para as comunidades desses bairros”, disse.

Já o vereador do Progressistas José Devaldo dos Santos (Nem Bahia) agradeceu ao prefeito de Itabuna, ao secretário Almir Melo Jr e ao superintendente Souza Lino. “O recapeamento da estrutura era necessário para dar durabilidade ao pontilhão. Também quero agradecer aos colegas parlamentares que se uniram para apoiar esse pedido”, comemorou.

Vacina neste sábado para acamados


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai dar continuidade neste sábado, dia 24, a partir das 9 horas, à vacinação de idosos acamados. Ao todo 60 pessoas devem receber o imunizante contra a Covid-19 em seus domicílios.


Estão sendo mobilizados profissionais das Unidades Básicas de Saúde Roberto Santos, do Bairro Santo Antônio; José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) e Unidade de Saúde da Família Mário Peixoto, no Bairro Jorge Amado.

De acordo com a supervisora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, até agora pelo menos 180 doses já foram aplicadas em pessoas acamadas, cujos nomes e endereços de residência foram cadastrados nas unidades de saúde mais próximas.

Já foram atendidos os cadastramentos feitos nas unidades dos bairros Califórnia, Jorge Amado, José Maria de Magalhães, São Caetano, Mangabinha, Nova Ferradas, São Pedro e Santo Antônio. Itabuna tem 32 Unidades Básicas de Saúde.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe


 
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a vacinação contra o vírus Influenza (gripe). Nesta sexta-feira, dia 23, a vacina contra a gripe está sendo aplicada nos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde. Ontem, foi a vez de os profissionais do Samu-192 e da UPA-24 horas, no Monte Cristo, serem vacinados.

Equipes da Rede de Frio já estiveram nos hospitais Calixto Midlej Filho e de Base Luís Eduardo Magalhães para a imunização contra a gripe de profissionais destes locais.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde Família para os subgrupos, à exceção dos trabalhadores da Saúde que estão sendo imunizados nos próprios locais de trabalho.

O município permanece na 1ª fase até o dia 10 de maio, com a vacinação de crianças com seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da Saúde.

A vacina influenza pode ser administrada com qualquer outro imunizante, exceto a vacina contra o coronavírus pela exigência de um intervalo de no mínimo 14 dias entre as doses.

Boletim Covid-19 – 22.04.2021

Comunicado

Por problemas técnicos com o sistema E-SUS, o Boletim Covid-19 deve ser divulgado somente neste sábado, dia 24. Os profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, esperam que até lá tudo esteja superado a volte à normalidade.


Ascomn/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Setre cadastra profissionais autônomos de Itabuna para o Contrate.Ba

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza pré-inscrições de prestadores de serviços de Itabuna, no sul da Bahia, interessados em participar do Contrate.Ba, programa estadual de intermediação de mão de obra autônoma. Os trabalhadores devem realizar o cadastro até 4 de maio, por meio do link bit.ly/itabunacontratebahia, e aguardar o contato para as próximas etapas de inscrição. 

O programa tem o objetivo de aproximar clientes e profissionais referenciados no mercado, através de site e aplicativo para celular. Os serviços oferecidos estão distribuídos em dez categorias: Assistência Técnica; Aulas Particulares; Autos; Construção, Manutenção e Reforma; Consultoria; Design e Tecnologia; Eventos; Moda e Beleza; Saúde; e Serviços domésticos. 

“Para os trabalhadores autônomos, o Contrate.Ba significa incremento da renda, com a ampliação da carteira de clientes e otimização da rotina de trabalho. Quem precisa contratar encontra no programa benefícios como agilidade no agendamento, segurança e até mesmo economia, uma vez que é possível comparar preços e negociar valores”, destaca o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães. 

Podem se cadastrar profissionais como técnicos de manutenção de eletrodomésticos, personal trainers, pintores, web designers; fotógrafos, maquiadores, diaristas, eletricistas, enfermeiros, entre outros. Antes de ingressar na plataforma, todos eles passarão por análise de documentos e treinamento comportamental para exercício da atividade com eficiência e responsabilidade. 

Lançado em 2018, o Contrate.Ba já está em funcionamento nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Juazeiro, Vitória da Conquista e Jequié, tendo intermediado aproximadamente 94 mil serviços desde sua implantação.  Secom/BA

ITABUNA EM FOCO: Período chuvoso em Itabuna monitorado pela Defesa Civil

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, continua monitorando áreas de risco em função das chuvas que 
tem caído na região sul do Estado desde o início desta semana. A situação está sob controle.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Eliciane Rodrigues Reis, foram identificadas na cidade 45 áreas de risco, por meio de um mapeamento feito por uma empresa contratada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Graças a essa iniciativa, a Defesa Civil tendo contado com o suporte da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo para a execução de ações preventivas, a exemplo de limpeza de canais, desobstrução de boca de lobos, além de capinagem e roçagem nas ruas, avenidas e praças em várias partes da cidade.

O monitoramento é permanente com visitas regulares, principalmente em locais onde há o risco de alagamentos ou desmoronamento de encostas”, destacou Eliciane Reis.

A diretora da Defesa Civil explicou que as atividades desenvolvidas contam com a participação de representantes de todas as secretarias municipais e da Emasa, para uma ação imediata se houver necessidade. Ela cita, por exemplo, que a Secretaria de Educação pode indicar uma unidade escolar para abrigo provisório de uma ou mais famílias numa situação emergencial.

Elciane disse ainda que a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza tem papel igualmente fundamental no socorro às famílias que enfrentam situação de perigo por causa da chuva, como alagamentos e desmoronamento de uma casa.

A ação social supre as necessidades básicas das famílias que precisam de apoio imediato, como doação de cestas básicas, encaminhamento para local seguro ou aluguel social”, informa.

No entanto, Eliciane Reis lamenta o número de trotes para a Defesa Civil que, em certas ocasiões, chegam a superar as chamadas de emergência, apesar das ações educativas que são realizadas por profissionais de várias secretarias, inclusive da área de educação.

Chamadas falsas são muito prejudiciais, porque quando saímos para atendê-las, deixamos de socorrer quem realmente enfrenta situação de emergência”, alerta. A diretora da Defesa Civil renova o apelo para que os chamados sejam efetuados em casos de necessidade.

Restrição de circulação noturna em Itabuna 



Até a próxima segunda-feira, dia 26, continua em vigor em Itabuna a restrição de circulação noturna das 21 às 5 horas, tendo como fundamentação o Decreto Municipal n°14.374. Com a medida, a Prefeitura segue similar ao decreto estadual.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços na cidade, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado. Portanto, às 20h30min, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às suas residências.

Os serviços de entrega de alimentos em domicílio (delivery) poderão funcionar até a meia-noite. Só será permitido o deslocamento de pessoas nas vias públicas para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência.

Até às 5 horas do dia 26 (final de semana), fica proibida a comercialização de bebida alcoólica, a partir das 19h30min, em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Bares, restaurantes e congêneres deverão encerrar as atividades, com atendimento presencial, às 19h30min.

Está proibida a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica ou demais atividades físicas que promovam contato físico. Também ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, eventos científicos, cinema, passeatas e afins, durante o período.

As academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados a atividades físicas, poderão funcionar, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 50%.

Excepcionalmente, fica autorizada a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, em especial.

Os responsáveis pelos atos solenes, deverão encaminhar ofício para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), informando a realização do ato, com antecedência de, no mínimo de cinco dias.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, de forma presencial, atendendo ao horário para a restrição de locomoção noturna, atendendo aos seguintes requisitos: respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; limitação da ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local.

Desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos e observado o quanto disposto no Decreto, os eventos exclusivamente científicos e profissionais ocorrerão com público limitado a 50 pessoas.

Fica suspensa a realização de shows, festas (públicas ou privadas), e afins, independentemente do número de participantes.

União de Associações de Bairros convoca moradores

do Daniel Gomes para Assembleia Geral

A União das Associações de Moradores de Itabuna (UAMI) convoca as pessoas que residem no Bairro Daniel Gomes para uma assembleia geral que ocorrerá no próximo dia 28, às 17h30min, no Projeto Social, situado na rua de Fátima, nº 619, no mesmo bairro. O objetivo é discutir a Reforma Estatutária e formar chapas para a eleição da nova diretoria da Associação de Moradores.

De acordo com o diretor administrativo da UAMI, Sandoval Pereira da Silva, a entidade tem participado ativamente do processo de renovação de diretorias das associações de moradores dos bairros de Itabuna com o intuito de fortalecer essas instituições civis e as ações das lideranças comunitárias, e consequentemente as pessoas por eles representadas.

Ele explica que poderão participar do processo eleitoral, ainda sem data definida, pessoas maiores de 18 anos e que residem no bairro há mais de um ano, mediante comprovação, por meio de contas de consumo de energia elétrica, água, etc.


Boletim Covid-19 – 22.04.2021




A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 27.310 casos de pacientes curados, 28280 casos confirmados, sendo 452 casos ativos; 40 internados em UTI, 6 leitos disponíveis; 28 leitos clínicos, 38leitos disponíveis; e 505 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom - Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...