sábado, 24 de abril de 2021

PALESTRA DO ROTARY CLUB DE ITABUNA DEBATEU ATUAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS


Durante a última reunião realizada pelo Rotary Club de Itabuna, que aconteceu mais uma vez de forma virtual, os rotarianos e convidados presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a atuação do corpo de bombeiros na cidade. O encontro na terça-feira (20/04) teve a presença do Tenente Coronel Manfredo Santana do 4° Grupamento de Bombeiro Militar de Itabuna, que contou com a companhia do bombeiro Edimário Santos Gonçalves ao apresentar palestra. Considerada a instituição militar de maior credibilidade pela sociedade, o corpo de bombeiros, como se sabe, atua diariamente com prevenção de incêndios, sendo esse o seu foco principal, mas na oportunidade foram revelados outros ofícios de responsabilidade da unidade - ações para as quais são acionados atuando com competência e habilidade. De acordo com Santana, são responsáveis por exemplo, por 70% do estoque de leite materno do hospital Manoel Novaes através do projeto Bombeiro Amigo do Peito, no qual atuam recolhendo leite materno de mães doadoras pré-cadastradas.

O palestrante destacou também que a atuação da equipe se dá não apenas em solo itabunense. “Cobrimos uma área imensa que abrange 27 municípios. Toda a extensão de Camacan até Ubaitaba é de nossa responsabilidade, para atender acidentes veiculares e outros, atendimentos hospitalares, busca e salvamento, resgate de animais e em algumas ocasiões, infelizmente, resgate de corpos”, explicou, acrescentando que a equipe conta com pessoas capacitadas para resgate desde em situações que envolvem altura até embaixo d’água. “São 88 pessoas no grupamento de Itabuna altamente preparadas para salvamento em diversas situações. Somos bem guarnecidos, com equipamentos adequados e nunca deixamos de atender de forma eficaz e efetiva a nenhuma das demandas. Possuímos todos os bens materiais e humanos para atender sempre em condições de eficiência”, comentou o tenente coronel.

O gestor relatou ainda dificuldades durante os dois anos em que está à frente do Grupamento, falou sobre treinamentos e simulações, além de cursos de capacitação realizados. Elencou fatores que os fazem tão bem respeitados pela população e sempre colocados em destaque pela opinião pública. “Percebo que a sociedade civil compreende a cultura preventiva na nossa cidade. Sempre digo que a prevenção contra incêndio começa no projeto do imóvel, o que evita dano patrimonial e risco de vida”, revelou, exemplificando de que modo as edificações têm se ajustado às medidas recomendadas pela corporação, a fim de adequar sua estrutura para prevenção de acidentes e incêndios e garantir às pessoas que ali frequentam que estejam seguras.  Informou ainda que Itabuna adquiriu recentemente alguns hidrantes, passando de 10 para 25 espalhados na cidade, promovendo um aumento de 150% na rede. Com esse número, passa por uma ampliação que nenhuma outra cidade da Bahia tem e a população de Itabuna terá maior proteção quando houver necessidade de agir contra focos de incêndio. Bairros como Califórnia e Fátima, cujo comércio é bem expressivo, passarão a ter hidrantes, o que significa mais agilidade no serviço e atendimento à sociedade. Um avanço para a melhoria do serviço.

Através do debate e esclarecimentos, os rotarianos ficaram bastante informados a respeito das funções do grupamento de bombeiros. O tenente coronel, que está na corporação há 24 anos, agradeceu a oportunidade e atenção dos participantes. “Sei que a partir daqui teremos em vocês rotarianos divulgadores da cultura da prevenção. É importante contar com sua colaboração, com o entendimento de que, desde que seja para salvar uma vida, humana ou de animal, estamos sempre 24 horas à disposição”, encerrou. Ascom/Rotary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...