sábado, 24 de agosto de 2019

Parabéns Elson Mendes! Parabéns Orlando Cardoso!


Domingo especial:

Parabéns Elson Mendes! Parabéns Orlando Cardoso!

Hoje em Itabuna procedentes dos rincões de Sergipe, estão completando mais um ano de vida, os senhores cidadãos especiais: Orlando Cardoso Melo, já com o Título de Cidadão Itabunense e Elson Mendes, já merecendo a honraria, há muito tempo. 

Um comunicador consagrado, amado por todos desta cidade e do sul da Bahia, pela sua conduta e ética. O que lhe levou a ser Legislador de nossa cidade um dia.  O outro um empresário bem sucedido sempre trabalhando ao lado de sua família.  Os dois têm algo em comum, é que, Orlando Cardoso por muitos anos, prestou serviços às lojas “Os Gonçalves” a mais tradicional dos anos 60 aos anos 90, no comércio local e Elson Mendes, que por muitos anos trabalhou nas lojas: Crediário Cometa e a Makro Eletromóveis, também grandes empreendimentos que ficaram na história do comércio do sul da Bahia.

Com uma grande experiência, dessas lojas, Elson partiu para o seu próprio negócio, deixando de ser empregado, instalou em nossa cidade, com muito sucesso, a Loja “Eletro Central Informática”. Já com uma filial, as lojas são hoje gerenciadas por seus filhos: Léu, que também faz aniversário, neste dia 25 (nossos parabéns!) e seu irmão Fabricio Mendes. Tudo isso com o auxilio irrestrita da servidora pública federal já aposentada, Rosa Mendes.   O empreendimento estrategicamente no centro da cidade; Avenida do Cinquentenário 224 é uma líder de venda, devido ao conceito de seus proprietários e os melhores preços da praça. 

Enquanto, Orlando Cardoso, que, também se tornou empresário, através de sua empresa de publicidade, realiza um, grande trabalho em prol do desenvolvimento do nosso comércio e mantém o programa: “Panorama 640”, rádio Difusora Sul da Bahia, líder de audiência. Se caracterizando como uma grande personalidade histórica de Itabuna.

Daqui, o reconhecimento do nosso blog; Expressaounica, que, com 12 anos online, defende o crescimento da Região Grapiúna. 

Parabéns Orlando Cardoso!

Parabéns Elson Mendes!

Vocês são elos diretos do desenvolvimento dessa terra. O tempo passa a história fica!
Com a força de Deus, desejamos a vocês muitos anos de vida. Não é atoa que hoje é o Dia do Soldado. Viva 25 de Agosto!   

O editor                

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará estão sofrendo com as queimadas na Floresta Amazônica









Do - Diário do Poder - O governo confirmou hoje (24) que os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais. Segundo o Ministério da Defesa, cerca 44 mil militares das Forças Armadas estão continuamente na Região Amazônica e poderão ser empregados nas operações.
A confirmação foi feita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante entrevista à imprensa. Salles participou de uma reunião na manhã deste sábado com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
Ontem (23), o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Senadores reforçam compromisso de reincluir Estados e Municípios na Reforma da Previdência

Agência CNM
Do - cnm.org.br - O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, teve nova agenda com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), nesta quinta-feira, 22 de agosto, para tratar da Reforma da Previdência. Na reunião – que contou com a presença de outros senadores, do tesoureiro e do primeiro-secretário da CNM, Jair Souto e Hudson Brito –, os parlamentares reafirmaram o compromisso de reincluir Estados e Municípios na tramitação do texto na Casa.
O encontro foi o terceiro da CNM com Alcolumbre neste mês de agosto para debater o tema. “Se não houver essa inclusão no Senado, nós vamos ter de fazer a reforma em 2.108 Municípios se quisermos modificar as regras. Nenhum Município vai conseguir fazer isso, ainda mais em ano eleitoral”, alertou Aroldi. Em seguida, Alcolumbre reafirmou que a Casa vai Entes na matéria. “O Senado se compromete mais uma vez com Estados e Municípios a fazer uma reforma única,q eu abranja todos os Entes”, disse.

Sesau registra mais de 20 mil consultas odontológicas em Ilhéus


Entre os meses de janeiro e junho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou mais de 20 mil atendimentos odontológicos em Ilhéus. Além disso, a pasta registrou o aumento do número de atendimentos na rede de atenção básica e ampliou a oferta de serviços como exames e consultas especializadas.
Nas unidades Básicas de Saúde (UBS), a população conta com os serviços de limpeza, restaurações e extrações dentárias, realizados por equipes de saúde bucal de Ilhéus, que além dos postos, atendem as comunidades através do Programa Saúde da Família (PSF). Já os procedimentos de média complexidade, como canal e cirurgias são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Os interessados devem comparecer à UBS mais próxima, levando documento de identificação com foto e cartão do SUS - Sistema Único de Saúde. Para atendimento no CEO, além da documentação citada, o paciente deve apresentar a folha de encaminhamento do procedimento a ser realizado. As UBS funcionam de segunda a sexta, no período diurno (manhã e tarde). Ascom

Faculdade de Ilhéus lança programa De Olho no ENEM 2019


Faculdade de Ilhéus lança programa De Olho no ENEM 2019, na segunda-feira, 26

A Faculdade de Ilhéus incrementa a capacitação que sempre presta aos estudantes do Ensino Médio de toda a região ao lançar, na próxima segunda-feira, 26 de agosto, o programa De Olho no Enem. Trata-se de um canal exclusivo na internet para transmissão de aulas ao vivo, gratuitas, com o objetivo de oferecer uma revisão das matérias que integram o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

As aulas do programa De olho no Enem 2019 serão transmitidas de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 19 horas. A primeira exibição acontecerá no dia 26 de agosto, através do site www.deolhonoenem.com.br. Para ter acesso às aulas, o interessado deve se cadastrar na página eletrônica do programa. Outras informações podem ser obtidas no site www.faculdadedeilheus.com.br ou pelo telefone (73)2101-1740.

"Rota da Espiritualidade" completa 10 anos em Itabuna



 
Criado por iniciativa dos colaboradores da Rota Transportes, em 2009, o projeto Rota da Espiritualidade comemorou 10 anos em atividade durante celebração realizada na sede da empresa, em Itabuna, na tarde da última segunda-feira, 19. Diretores, gestores e funcionários participaram do momento de oração, que se repete a cada mês ao longo de uma década.

O projeto Rota da Espiritualidade reúne os colaboradores da empresa de todas as religiões, como uma forma de agradecimento pelo trabalho, pela convivência e pelo bom serviço a ser prestado à população. O movimento começou a ser gerado a partir de 2007, quando a companhia de transporte rodoviário de passageiros e de encomendas passou por uma crise.

Lula tentou no STF anular provas periciadas em sistemas da Odebrecht; perdeu

O ex-presidente acumula mais uma derrota na Justiça


Do - Diário do Poder - A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por unanimidade, um recurso da defesa do ex-presidente Lula que contestava uma perícia, autorizada pelo então juiz Sergio Moro, nos sistemas eletrônicos da Odebrecht.​ O julgamento foi realizado no sistema de plenário virtual.
A perícia foi feita no âmbito de um processo no qual Lula é acusado de favorecer a Odebrecht em contratos com a Petrobras em troca de receber um terreno, em São Paulo, para instalação de uma futura sede do Instituto Lula.
Os advogados de Lula sustentam que a realização da perícia foi ilegal porque se estendeu para documentação juntada ao processo após o encerramento da fase de instrução. Com isso, o ex-presidente alegou ter tido seu direito de defesa comprometido.

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia



Do - agenciabrasil.ebc.com.br -O presidente Jair Bolsonaro assinou, na tarde desta sexta-feira (23), decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.    Segundo o texto, que já foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, o emprego dos militares será autorizado apenas mediante requerimento do governador de cada estado da região. A Amazônia Legal é um território que abrange a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, de Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão.

STF nega anular atuação de Moro como juiz em processo contra Lula

Do - conjur.com.br  - Por unanimidade, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou um pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra atuação do ministro da Justiça, Sergio Moro, quando ele era juiz. A votação aconteceu no plenário virtual. 
Lula depõe ao então juiz Sergio Moro
Reprodução/YouTube
Prevaleceu o entendimento do relator, ministro Luiz Edson Fachin, que "não viu atos do ex-juiz que ferissem a Constituição".
O pedido do ex-presidente era para anular atos de Moro em uma das ações penais contra ele, que apura supostas fraudes no Instituto Lula. A Justiça ainda não decidiu se condena ou absolve Lula pelas acusações.
A votação começou na quinta-feira (16) e terminou nesta quinta-feira (22), com resultado publicado nesta sexta-feira (23).
Os ministros analisaram no plenário virtual um recurso de Lula contra uma decisão tomada por Fachin em abril deste ano. À época, o relator da Lava Jato disse no processo que não viu ilegalidades nos atos de Moro.

Sandoval Benevides tem projeto para trazer o Itabuna novamente ao futebol

(O Itabuna Esporte Clube fora da elite do futebol baiano desde 2012. A torcida sente  a sua falta, das tarde de domingos no Itabunão)

Criado em 23 de Maio de 1967, na sequência gloriosa do futebol amador, quando a seleção foi sete vezes campeã do intermunicipal, o Itabuna Esporte Clube, Vice Campeão Baiano em 1970, desde 2012, quando foi rebaixado. Agora na persistência do empresário e desportista Sandoval Benevides. O ex-presidente pretende, juntamente, com os conselheiros e sócios beneméritos, trazer o time novamente à elite do futebol baiano.

Sandoval Benevides, para tanto, que já foi presidente da agremiação por várias vezes, está solicitando a prestação de contas do Clube e, tudo indica – segundo ele – vai ter que entrar com uma representação no Ministério Público por estar encontrando resistência ao seu intento.

Comissão das Faculdades Santo Agostinho e do MEC recebida pelo prefeito Fernando Gomes

 
O prefeito Fernando Gomes recebeu na manhã desta sexta-feira (23), uma Comissão formada por representantes das Faculdades Santo Agostinho - Drª Mércia Margotto (Coordenadora do Curso de Medicina) e Lácio César da Silva (Diretor Geral) –, e do Ministério da Educação (MEC) – Ipojucana Calixto Fraiz e Ademir Garcia Reberti –, membros da Comissão de Avaliação Técnica da Educação Médica, com o objetivo de avaliar o convênio firmado entre a faculdade e o município que consiste na inserção dos estudantes da faculdade na Rede Básica de Saúde.

Também estiveram presentes os Secretários Municipais: Maria Alice Pereira (Governo), Geraldo Pedrassoli (Interino da Saúde), Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente), Nilmecy Gonçalves (Educação) e o procurador geral do município, Luiz Fernando Guarnieri. O prefeito Fernando Gomes frisou que o município está à disposição para ajudar no que for preciso e aproveitou para lembrar o título de “Cidade Universitária” foi concedido ao município através de projeto de lei aprovado na Câmara Municipal.

Itabuna amplia ações de infraestrutura nos bairros

Prefeitura de Itabuna amplia ações de infraestrutura nos bairros
   
A Prefeitura de Itabuna ampliou as ações de desenvolvimento urbano nos bairros do município. Através da Secretaria Municipal de Administração, o governo iniciou os trabalhos de recuperação asfáltica e melhorias na infraestrutura do bairro São Pedro, e segue executando em ritmo acelerado a pavimentação do bairro Monte Cristo. As duas ações atendem demandas antigas dos moradores dessas localidades.

Ao vistoriar o início dos serviços no bairro São Pedro, na manhã de ontem (22), o secretário Dinailson Oliveira explicou a dinâmica de trabalho que será realizada pela equipe operacional. “Neste momento estamos com as máquinas trabalhando, cumprindo as etapas iniciais da revitalização deste bairro, que transformaremos num verdadeiro canteiro de obras”, destacou.

Ampliação da Lupo deve gerar 150 novos empregos em Itabuna



Itabuna deve ganhar 150 novos empregos diretos com o investimento de R$ 170 mil que a Itabuna Têxtil S.A., pertencente ao Grupo Lupo, fará na ampliação e modernização da unidade industrial. O protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) foi assinado na quinta-feira (22), na sede da empresa no município. Estiveram presentes na reunião: o secretário Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente), que esteve representando o prefeito Fernando Gomes, o deputado estadual Eduardo Salles; o Diretor-Superintendente da Lupo, Carlos Alberto Mazzeu; Luiz Gugé, Eliza Requiá e Paula Rescala, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Mc Dia Feliz 2019 acontece neste sábado, 24 de agosto

O McDia Feliz é uma das maiores campanhas em prol de crianças e adolescentes do país.
O Grupo de Apoio à criança com câncer - GACC Sul da Bahia participa neste sábado, 24 de agosto da campanha do McDia Feliz, através da venda de sanduíches Big Mac. Muito mais que uma campanha de arrecadação, é uma iniciativa que mobiliza os mais diferentes setores da sociedade em torno de duas causas de grande importância no Brasil: saúde e educação. Liderando a causa da saúde, contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil é o objetivo principal do Instituto Ronald McDonald através da campanha.
Todos os anos, em um sábado do mês de agosto, é dia de transformar Big Mac em sorrisos: é McDia Feliz. Parte da arrecadação obtida com a venda do Big Mac, isoladamente ou na McOferta 01 (exceto impostos) nas cidades de Itabuna, Vitória da Conquista e Porto Seguro será revestido para o GACC Sul Bahia.

Itacaré: Inscrições para curso gratuito de Eletricista encerram nesta 6ª feira




Garantir a qualificação de jovens e adultos, capacitar os profissionais da área e dar oportunidade de se especializarem em uma atividade profissional para ingressar mo mercado de trabalho. Esses são os objetivos do Curso de Capacitação Profissional Eletricista Residencial, promovido Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Educação.
O curso é gratuito, ministrado pelo professor Maciel Pereira, engenheiro eletricista, técnico em eletrotécnica e automação predial. As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, dia 23 de agosto, das 9 às 14 horas, na secretaria de Educação. As vagas são limitadas.
Para se inscrever é preciso apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor. Também é preciso ter no mínimo 16 anos de idade e o 4º ano do Ensino Fundamental. O início do curso será no dia 26 de agosto, com aulas, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30min até 21 horas, no Centro Educacional de Itacaré. O curso terá carga horária de 80 horas e ao final será emitido certificado de conclusão, mediante frequência mínima de 75% das aulas.

Temporada de Cruzeiros deve levar mais de 70 mil visitantes a Ilhéus



Mais de 14 mil tripulantes e 70 mil visitantes. Esta é a expectativa de movimentação do Porto de Ilhéus durante a temporada de navios 2019/2020, que começa em dezembro. Para isso, governo do Estado, prefeitura local e trade turístico estarão alinhados para melhorar a qualidade dos serviços aos turistas. 

Nesta quinta-feira (22), o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco se reuniu com o comandante da capitania dos porto, Giovane Andrade, com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, com o presidente da Codeba, José Alfredo, comandante da 68º Companhia de Polícia Militar, representantes dos cruzeiros, secretários de turismo e cultura, infraestrutura, mobilidade e ordem pública e demais representantes do segmento.

Patrimônio Histórico é o tema da sexta edição do “Queremos Saber!” da Câmara de Itabuna



     No último dia 17 comemorou-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e a Câmara de Itabuna, motivada pela discussão e debate acerca dos temas relevantes e de interesse coletivo, lança a sexta edição do projeto “Queremos Saber!” com a temática em torno dos museus, arquivos e acervos culturais do nosso município. O projeto, uma iniciativa do Legislativo itabunense, está previsto para ocorrer às quinze horas da tarde do próximo dia 27, no plenário Raymundo Lima.

     Para proferir a palestra principal, o convite foi formulado à professora doutora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Janete Ruiz de Macedo, especialista em preservação, memória, patrimônio e arquivo. Para ampliar o debate, foi convidada a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Bruna Setenta, e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Daniel Leão. O evento é gratuito, aberto ao público e o objetivo é aproximar a população do Legislativo, buscando soluções e alternativas para as questões de nossa cidade. 

Graça Foster, André Esteves e BTG Pactual são alvos da 64ª fase da Lava Jato

A operação batizada de Pentiti tem origem na delação do ex-ministro petista Antonio Palocci


Do - Diário do Poder - Agentes da Polícia Federal cumprem, nesta sexta-feira (23), 12 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiros e São Paulo, durante a 64ª fase da Operação Lava Jato, autorizados pela 13ª Vara Federal. Entres os alvos estão a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster,  o executivo André Esteves e o banco BTG Pactual.
 
A operação batizada de Pentiti, tem origem na delação do ex-ministro petista Antonio Palocci e apura fatos de diferentes inquéritos.
 
Uma das linhas investigativas diz respeito a possíveis ilícitos envolvendo a venda pela Petrobras ao BTG de ativos na África. A partir de análise de documentos apreendidos em fase anterior da operação Lava Jato, os investigadores identificaram indícios de que os ativos foram comercializados em valor substancialmente inferior àquele que havia sido avaliado por instituições financeiras de renome no início do processo de venda.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Nasa afirma que queimadas estão abaixo da média dos últimos 15 anos

Agência espacial lembra que as queimadas aumentam nesta época devido ao clima seco

Foto NASA
Do - Diário do Poder - O Earth Observatory, site oficial da agência espacial norte-americana Nasa, divulgou imagens de satélite que mostram queimadas no Brasil, informando que o fenômeno é tradicional, nesta época do ano, e que estão abaixo da média de queimadas dos últimos 15 anos.
A informação da Nasa desmente notícias divulgadas no Brasil, ilustradas pelas fotos do Earth Observatory, como se os sinais de fumaça registrados pelo satélite denunciassem que a Amazônia estaria “em chamas”.
A Nasa informa, em seu site, que o satélite Aqua capturou imagens de vários incêndios em curso nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso entre os dias 11 e 13 deste mês.

Ilhéus realiza Concurso CRAS Music Festival


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) realizará na próxima sexta-feira (23) as audições para o concurso musical “CRAS Music Festival”, das 8 às 18h, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). O evento pretende valorizar a cultura local, incentivando potencial artístico, interação e convivência comunitária.
Na primeira etapa do concurso, os candidatos enviaram as suas músicas. Nesta etapa, a comissão julgadora irá selecionar os cinco finalistas. A comissão realizou uma reunião com a coordenadora da proteção básica, Paula Alfaya para tratar sobre a política do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e sobre o funcionamento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Itabuna recebe Salão de Empreendedorismo na terça-feira, 27


Palestras, serviços e orientações para alavancar negócios integram a programação do Salão de Empreendedorismo, que será realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), na próxima terça-feira (27), das 8h às 17h, no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no endereço eletrônicohttps://bit.ly/2zeLufG.
Um dos destaques do Salão será o painel “Experiências de sucesso e oportunidades de negócios”, com a participação de quatro empreendedores baianos: Mônica Burgos, da marca de perfumaria e cosméticos Avatim; Rogério Salume, do maior e-commerce de vinhos da América Latina, o Wine; Leilane Benevides, da Benevides Chocolates Finos; e Maria Helena Guimarães, da Associação Só Cacau.
“Para empresários e potenciais empreendedores, o evento será uma oportunidade para aprender sobre gestão de negócios, ampliar redes de contatos e conhecer as políticas de apoio à micro e pequenas empresas, aos empreendedores individuais e coletivos e aos trabalhadores autônomos desenvolvidas pelo Governo do Estado e por instituições parceiras”, explica o titular da Setre, Davidson Magalhães.

Ex-secretário de saúde morre em Salvador


O ex-secretário de Saúde de Itabuna e ex-diretor da Sétima Dires (Itabuna) João Marcos de Lima, “Marcão”, faleceu nesta quinta-feira, 22, na capital do Estado  

Marcão também foi diretor de Vigilância Sanitária de Itabuna, no governo de Geraldo Simões. A causa da morte ainda não foi informada. Marcão, filiado ao PT, chegou a disputar mandato de vereador, mas não obteve êxito. Deixa  esposa e dois filhos. 

O sepultamento de Marcão, acontecerá em Salvador, conforme esse blog conseguiu apurar.

Rui defende união do Nordeste para atrair negócios e investimentos para a infraestrutura


 Em Teresina, nesta quinta-feira (22), o governador Rui Costa participou de fórum organizado pela Associação Brasileira de Infraestrutura (Abdib), que teve como objetivo fomentar o interesse do mercado e atrair novos negócios para os estados do Nordeste. A programação incluiu espaço para a apresentação de diretrizes, programas e projetos de investimento em infraestrutura por meio de concessões e parcerias público-privadas (PPP). 

Rui Costa destacou a importância da integração entre os estados da região e a oportunidade de apresentar projetos para a captação de recursos e investimentos. “Os estados do Nordeste têm um potencial enorme para atrair negócios e investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana. Ganhamos força quando nos apresentamos juntos, pois somos quase 57 milhões de pessoas e consumidores, com um PIB de R$ 898 bilhões, o que, certamente, se configura como oportunidades para investidores”, afirmou.

Contagem regressiva: falta pouco para o Festival de Inverno


A estrutura da 15ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB) já está praticamente pronta no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Faltando pouco tempo para o evento debutar, o presente é para o público que ganha um evento cheio de diversidade de ritmos, com espaços diferenciados e ações que vão levar experiências variadas a quem for curtir o festival, que acontece de 23 a 25 de agosto.

O Palco Principal, mais uma vez, apresenta um visual renovado, com design moderno, geometria orgânica e cheio de cores e luzes,  pronto para se transformar em hit do Festival, podendo ser visto desde a entrada do parque até a Pista e recebendo muitos dos mais importantes artistas da cena nacional. No entorno da Arena, a Vila da Música Coca-Cola e a Arena TNT Eletro-Rock valorizam os artistas locais e regionais em espaços criados especialmente para quem curte o circuito atual do axé, forró, sertanejo, sofrência, pop rock e música eletrônica.

IDOSOS TÊM ASSISTÊNCIA DA LBV


A LBV incentiva a autonomia, através de temáticas sociais e oficinas, nos seus atendidos do Vida Plena.


Itabuna/BA — É comum que algumas limitações, para determinados afazeres e comportamentos, apareçam na terceira idade, assim como mudanças físicas e psicológicas; e essas modificações podem deturbar a imagem que o idoso tem de si mesmo. Dessa forma, é importante pontuar que a realização de atividades que promovam uma autoimagem positiva é fundamental para a motivação, uma melhor qualidade de vida e a satisfação pessoal dos idosos.

Diante disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) procura, por meio de práticas pedagógicas — inspiradas na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico, desenvolvida pelo educador Paiva Netto — e atividades educativas, incentivar a autoimagem, a autonomia e a criatividade dos seus atendidos.

Um exemplo desse trabalho é a realização do serviço de convivência Vida Plena, onde os idosos têm a oportunidade de vivenciarem a terceira idade de forma saudável e feliz, praticando esportes, participando de oficinas e adquirindo novos conhecimentos sobre variados assuntos.

Governo da Bahia assina Protocolo de Intenções para ampliação da Lupo em Itabuna

Investimento da marca vai gerar 150 novos empregos no município

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) assina protocolo de intenções para ampliação da unidade industrial com a Itabuna Têxtil S.A., pertencente ao Grupo Lupo, nesta quinta-feira (22), às 16h, em Itabuna-BA. Para a modernização da fábrica, serão investidos R$ 710 mil e a previsão é de gerar 150 novos empregos diretos.

A empresa, que atua no mercado de moda íntima feminina e masculina e produz as marcas Scala e Triffil, já investiu R$ 30 milhões na Bahia, gera atualmente 2,1 mil postos de trabalho diretos e 604 indiretos. Com a ampliação, prevê incrementar sua capacidade produtiva de 3,4 milhões para 4,6 milhões dúzia/ano.

A  assinatura de Protocolo de Intenções, acontece  nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 16h,
na sede da industria Avenida Ibicaraí, 4530,  Bairro Nova Itabuna, região Oeste deste município.  

Ascom SDE

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...