sábado, 21 de maio de 2022

STF se nega a impor prazo para Lira avaliar pedidos de impeachment de Bolsonaro


Decisão unânime frustrou pedido de petista, por concluir que não há definição de tal prazo na legislação brasileira



Em decisão unânime em sessão virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o pedido de petistas para impor limite de prazo para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), analisar pedidos de impeachment contra o presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

A votação virtual iniciada no último dia 13 foi concluída às 23h59 dessa sexta-feira (20). E deu resposta negativa à ação apresentada no ano passado pelos integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual paulista Rui Falcão e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pré-candidato a governador.

Os ministros acompanharam o voto da ministra-relatora, Cármen Lúcia, que rejeitou o pleito pela obrigatoriedade de prazo para Lira apreciar o pedido específico de impeachment contra Bolsonaro, apresentado em maio de 2020 por entidades da sociedade civil. Mas a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara tem registrados 144 pedidos de impeachment do atual presidente, pendentes de análise.

julgamento, Cármen Lúcia reafirmou a inexistência de norma legal definindo prazo para análise de pedidos de impeachment. “No ordenamento jurídico vigente, inexiste norma assecuratória da pretensão de processamento automático ou com prazo estabelecido sobre processamento de pedido de impeachment por denúncia de crimes de responsabilidade atribuídos ao presidente da República”, concluiu a ministra relatora do caso.

A decisão não é a primeira do STF a frustrar tentativas de obrigar Lira avaliar se dá ou não andamento a pedidos de impeachment contra o presidente da República, que é seu aliado político.

O presidente da Câmara entende que a análise dos pedidos de impeachment deve levar em conta as conjunturas doméstica e internacional. E tem afirmado ao STF que não é automática nem há prazo legal para a apreciação de pedidos de impeachment do presidente da República..

Do - Diário do Poder

ESGOTO A CEU ABERTO CORRE PARA O MAR EM ILHEUS

Morador Gilberto Oliveira aponta esgoto e o mal cheiro
Moradores do Costa Azul se queixam do mau cheiro do esgoto na praia
Porque Costa Azul

 Os grandes empreendimentos residenciais e comerciais que estão chegando à zona-sul de Ilhéus, região que mais se desenvolve no município, as construtoras e a Embasa estão se esquecendo do saneamento básico. A Prova,  dessa falha, são os esgotos que estão correndo a céu aberto nas praias daquela região e ganhando o mar.

Uma das comunidades que mais se sente prejudicada, com esse descaso, é a do Parque Residencial Costa Azul. O esgoto, no local, exala um grande mal cheira, e aos poucos, os moradores estão ficando sem praias.

  Na região, que é muito rica em riachos, muitos deles, por falta de projetos, principalmente, agora, com a inauguração das obras das novas pistas, o meio ambiente e muita gente ficaram prejudicadas.

  Para os moradores, Gilberto  Oliveira e Dona Cintia, :o município de Ilhéus, através da Embasa, tem que, urgentemente, fazer alguma coisa, pois, além do meu cheiro a polarização de insetos e outros animais nocivos, é grande". 


Esgoto ganha o mar

Fundos do Costa Azul

 

CABOCLO ALENCAR CONCEDE ENTREVISTA A RD

Flagrante do Caboclo e Neusa, ano passado na confraria do Bar de Tel.
De pé: Chico, Bebeto, Ricardo, Polenga e Walmir. 
CABOCLO ALENCAR DÁ ENTREVISTA E DIZ QUE VAI REABRIR O ABC da Noite  EM BREVE
NO.MESMO EVENTO, POETA CRISÓGENES, ANUNCIA  LIVRO SOBRE A SUA HISTÓRIA

"Leis naturais e leis sociais  As leis naturais são engolidas pelas sociais, esse é o grande motivo do desencontro da humanidade", ressalta o Caboclo Alencar, concedendo entrevista exclusiva à Rádio Difusora Sul da Bahia, ao programa "Fala Itabuna", apresentado pelos comunicadores: Babá Cearense, Joel Filho, Candinho e Raimundo Nogueira.

Ainda expondo a economia internacional e local, disse que a sua  posição política é internacional, a favor dos necessitados. Caboclo, ao lado do amigo  poeta, Crisógenes,  informou também que, dentro em breve, o ABC da Noite, será reaberto, ainda não  tendo uma data. "Mais estar mais perto do que longe"  destacou.

O ABC da NOITE e Caboclo Alencar foram reconhecidos como património cultural do município. Na entrevista ele contou com  a assessoria do poeta Crisógenes, que deverá ser o seu auxiliar do
 ABC da Noite. Caboclo Alencar, merece, todas as honrarias e  homenagens de Itabuna, você é uma enciclopédia viva da nossa história.

"Quem ensina o que sabe,  é porque não precisa?". Mais uma frase do Caboclo, para juntar a quem lhe pede à fórmula da sua "batida".

LIVRO DA SUA HISTÓRIA 
Ao final do encontro radiofónico, o poeta Crisógenes, anunciou o lançamento de um livro de sua autoria "A história de Caboclo Alencar", que completará 92 anos, no próximo dia 2 se Fevereiro de 2023.  Crisógenes, informou  que o lançamento possivelmente, será lançado no próximo  mês de Julho, no dia 28 de Julho, quando Itabuna completará 112 anos de existência.  Caboclo Alencar, merece.


sexta-feira, 20 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:

 Hospital de Base recebe doação de cadeiras de banho Maçonaria e Rotary Club  8

Nesta sexta-feira,  dia 20, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães recebeu a doação de sete cadeiras de banho para os pacientes. Os equipamentos foram entregues por representantes da Maçonaria e Rotary Clube  à presidente da Fundação de Atenção à  Saúde  de Itabuna(FASI), Fernanda Ludgero.
 
“ Essas cadeiras fazem toda diferença nos cuidados diários com os pacientes, pois, o Hospital de Base recebe pessoas de vários municípios e grande relevância social”, comemora Fernanda. 


Um dos integrantes da Loja Maçônica Areópago de Itabuna, João Luiz Barbosa, destacou a participação de outras lojas Maçônicas que também reconhecem a relevância do trabalho do Hospital de Base. “Esperamos que essa entrega seja exemplo para a comunidade  ajudar outras instituições que precisam”, disse.
 
Durante a solenidade de doação, Fernanda Ludgero afirmou que as cadeiras serão levadas para as alas das quatro enfermarias. Suprem muito a nossa necessidade e, junto ao material que já temos, deixa o hospital mais equipado para o banho dos pacientes”, comemora. 

A presidente da FASI lembra que o Hospital de Base está aberto a outras doações e diálogos com a sociedade civil sobre  melhorias para a unidade hospitalar. “ Precisamos sempre de ajuda, mesmo recebendo um aporte mensal que ultrapassa R$ 1 milhão a mais do que recebíamos em outras gestões”, afirmou. 

Segundo ela, “não podemos esquecer  é que o Base é um hospital  ‘portas  abertas’, é o coração da Bahia e tem recebido uma atenção muito especial do  prefeito Augusto Castro para melhorar o serviço prestado à população local e regional”, disse.

Materiais recicláveis de shows vão incrementar renda de agentes ambientais

Agentes ambientais da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna, ( AACRI)  nas festas que vão acontecer na cidade vão incrementar sua renda. Um exemplo é o show do cantor Dorgival Dantas neste sábado,  dia 21, quando pela primeira  vez eles vão coletar produtos recicláveis, entre eles, latinhas,  copos e garrafas PET.
 
O coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) e do Programa  Recicla Itabuna,  Rosivaldo Pinheiro, disse que a coleta de recicláveis no show será realizado numa área de eventos do Bairro São Judas Tadeu e vai servir  de experiência para as festas juninas.

“ Será o ponto de partida para o São Pedro de Itabuna promovido pela Prefeitura.  Além disso, o  retorno para os agentes ambientais será bastante positivo por se tratar de uma área rica em produção de recicláveis”, avaliou Rosivaldo Pinheiro.

Ele lembrou que o Projeto Recicla Itabuna é uma das primeiras ações da gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). “Esse é o primeiro evento privado que os agentes ambientais vão  trabalhar. A expectativa é de que outras parcerias sejam firmadas com o município”, disse o coordenador do Recicla Itabuna.
 
“Os agentes ambientais vão recolher todo o material reciclável gerados na festa. Depois, os resíduos  serão levados para separação na Associação  de Catadores, onde serão processados e em seguida   comercializados”, finalizou Rosivaldo Pinheiro.

Alegria e emoção marcaram inauguração da nova praça do Sarinha Alcântara.


Alegria e emoção tomaram conta dos moradores do bairro Sarinha Alcântara na noite de quinta-feira, dia 19, durante a solenidade de inauguração da Praça Evanice Pereira Cruz (Vanda) pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). O logradouro foi requalificado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.

No seu pronunciamento, o prefeito falou do contentamento em ver a felicidade dos moradores por receber um equipamento público de lazer, convivência e interação social que há muito era reivindicado pela comunidade do bairro Sarinha Alcântara.

“Esta é uma entrega muito importante para nós, porque estamos assegurando à população um espaço requalificado, na perspectiva de promovermos mais humanização e qualidade de vida para as pessoas que aqui moram, trabalham e criam seus filhos”, pontuou  Augusto Castro.

O prefeito destacou os investimentos planejados e priorizados pelo governo municipal na área de infraestrutura, que visam preparar a cidade para retomar o desenvolvimento nas próximas três décadas.

Citou, como exemplos,  os projetos Mais Água para a Cidade, a requalificação urbana dos bairros Daniel Gomes, Pedro Jerônimo e São Pedro, bem como as intervenções nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, que têm impactado positivamente na melhoria dos serviços prestados e na reestruturação dos equipamentos públicos.

“Na história de Itabuna, nunca se investiu tanto na área social quanto no nosso governo. Hoje, em nossa cidade, temos mais de 22 mil pessoas vivendo em situação de pobreza e extrema pobreza, agravadas principalmente pela crise financeira e o desemprego. Mas, através da Secretaria de Promoção Social, estamos assegurando o mínimo de dignidade a estas pessoas”, afirmou.

Augusto disse ainda que graças a gestão responsável e a economia dos recursos públicos Itabuna pode assistir com o Programa Auxílio Recomeço, no valor de R$ 3 mil, mais de 3.500 famílias diretamente atingidas pelas chuvas e enchentes do Rio Cachoeira no final de dezembro passado.

O prefeito falou das parcerias estabelecidas com o Governo do Estado, por meio do governador Rui Costa e de parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional para obter mais recursos para o município e, consequentemente, assegurar mais investimentos em infraestrutura e saúde.

“Administrar uma cidade como Itabuna, com mais de 220 mil habitantes e problemas estruturais acumulados há mais de 30 anos por falta de investimentos é impossível se não tivermos estas parcerias. Neste sentido, nos próximos dias vamos firmar convênio com o governador Rui Costa para a realização de pavimentação asfáltica em diversos bairros da cidade”, anunciou.

Responsável pelo Pedido de Providência do projeto para requalificação da praça e da Lei que a denominou Evanice Pereira Cruz, o Líder do Governo na Câmara, vereador  Manoel Porfírio (PT), agradeceu ao prefeito Augusto Castro por atender um antigo anseio da comunidade do Sarinha Alcântara e destacou o quanto é gratificante manter a parceria e um bom relacionamento com a equipe do governo no atendimento às demandas da população.

“Quero expressar meu orgulho de ter escolhido estar ao lado do prefeito Augusto Castro. Pois, nunca na história de Itabuna, um prefeito trabalhou tanto em apenas um ano e cinco meses de governo”, disse. 

O vereador também lembrou emocionado a falecida dona Vanda, moradora homenageada que  era muito querida pela comunidade e foi morta a tiros em decorrência da violência urbana.

Na solenidade também falaram o presidente da Câmara Municipal, vereador Erasmo Ávila, e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr. Durante o descerramento da placa de inauguração, o marido de Evanice Pereira Cruz, Mário Oliveira (Maguila),bastante emocionado, agradeceu em nome da família ao prefeito Augusto Castro e ao vereador Porfírio por eternizarem a lembrança de sua amada esposa.

Mutirão no Vila Anália detecta muitos focos do Aedes aegypti em reservatórios

A Prefeitura de Itabuna tem avançado com o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti nos bairros que apresentam maior índice de infestação predial. Nesta sexta-feira, dia 20, a maioria dos domicílios visitados pelos agentes de combate às endemias e comunitários de saúde na força-tarefa no Vila Anália apresentavam larvas do mosquito causador das arboviroses. 

“A situação mostra a necessidade de a população reforçar os cuidados dentro de sua própria casa”, avalia a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro. De acordo com dados parciais do Índice de Infestação Predial (IIP), Itabuna apresenta no momento índice de 5.9% .

 “Os dados são preocupantes porque o município quase que dobrou, saltou de 3.2% para 5.9%, sendo que o Ministério da Saúde preconiza de 0 a 1% de índice. Fazemos a nossa parte, mas a população também precisa fazer a dela. Se o índice aumentou, isso quer dizer que os focos estão nas residências”, completa Lucimar Ribeiro.

No Vila Anália, as equipes encontraram muitas residências fechadas e imóveis abandonados. Na casa de dona Belina Epifânia, na Rua Manaim, por exemplo, os agentes de endemias tiveram muito trabalho a fazer: tratamento focal, perifocal e borrifação de inseticida por conta dos focos de larvas em um reservatório. “Sempre viajo. Por conta disso, é difícil à equipe da dengue ter acesso à minha casa”, justificou.

Ela recebeu  a orientação de “lavar bem o tanque, retirar com bucha os ovos do Aedes aegypti que ficam grudados nas paredes do reservatório e cobrir com uma tela depois da higienização ”, como disse o agente de endemias Rosivaldo Dantas. Já na casa da aposentada Maria Pinheiro, também na Rua Manaim, estava tudo em ordem. “Sempre cuido para não trazer doença para perto de minha família”, disse.

Na residência de Dona Marinalva de Souza, que fica na Rua Cédron, os agentes de endemias solicitaram o apoio de uma equipe da Limpeza Pública pela grande quantidade de entulhos. “Em um quarto, nos fundos da minha casa as enchentes de dezembro trouxeram muito lixo e entulho que não consegui tirar sozinha”, justificou.
 
O Mutirão de Combate ao Aedes aegypti prossegue com o envolvimento direto de equipes das secretarias municipais de Saúde (agentes de endemias e comunitários de saúde) e de Infraestrutura e Urbanismo (Departamento de Limpeza Pública) e da Biosanear, empresa responsável pela coleta domiciliar de lixo na cidade.

Moradores do Sarinha comemoram a inauguração da Praça Evanice Pereira Cruz


Moradores do Bairro Sarinha Alcântara estão em festa por conta da inauguração da Praça Evanice Pereira Cruz (Vanda) no final da tarde de quinta-feira, dia 19. O novo espaço de convivência foi requalificado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).

A Prefeitura instalou equipamentos novos e reconstruiu inteiramente a praça, localizada num trecho da Rua Epitácio Pessoa. O logradouro recebeu meio-fio, piso intertravado, piso cimentado central, com mesas contendo tabuleiro para área de vivência, além de iluminação em LED, paisagismo, rampas de acessibilidade e piso tátil.

Nas primeiras horas da manhã de ontem equipes do Departamento de Limpeza estiveram no local finalizando serviços de poda de árvores, limpeza em geral e também a pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) visando a entrega do equipamento.

Na área da Iluminação Pública, por exemplo, equipes também estavam a postos fazendo os últimos ajustes. Foram instalados quatro postes com oito luminárias em LED. “É um investimento em qualidade com menor custo para o município. Isto é o que chamamos de eficiência em energia”, comentou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Eldon Almeida.

A reforma mudou completamente as condições de uso da praça, tornando-se num espaço de lazer para as crianças, adultos e idosos. Márcia Marcelina conta que o sentimento é de gratidão. “Foi uma bênção. Moro aqui há mais de 12 anos, mas desde criança frequentava essa rua por causa da minha avó e lembro que esse local só passou por reforma há 40 anos”, enfatiza.

Ao mesmo tempo em que agradeceu a revitalização, a moradora Rita de Cássia Barbosa ressaltou a importância de todos os moradores zelar pela preservação da praça. “De agora em diante dependerá de todos nós. Fico muito feliz em ver as crianças brincando. Ontem à noite quando ligaram a iluminação fiquei encantada”, contou.

Moradora da Rua Manoel Pereira, Maria Brito conta que passa pela praça diariamente e avalia que está sendo bom para todo o bairro. “Ficou um ambiente muito bom, porque antes era uma pracinha destruída que não tinha espaço para nenhum lazer. Hoje, as crianças têm onde brincar e os adultos jogar seu passatempo”, finalizou.

Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação da família 

Neste sábado, dia 21, acontece mais uma vacinação da família no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP), no centro da cidade. A ação acontece entre as 10 e 14 horas para a imunização de crianças, adolescentes, pais e tutores contra a COVID-19. 

Para primeira dose, o público será pessoas maiores de 12 anos. Para segunda dose, pessoas que estão com data de retorno até o dia 21/05 para uso das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer. Já para terceira dose, maiores de 18 anos com quatro meses de conclusão do esquema vacinal. 

A disponibilidade ilimitada de doses para alguns grupos nesta ação prevê que crianças de 5 a 11 anos, que recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac e Pfizer. Já para os adolescentes maiores de 12 anos, a primeira e segunda dose de Coronavac é ilimitada, mas da Pfizer foram disponibilizadas 48 doses. 

Com relação aos adultos e idosos, para a dose de reforço da Janssen estão disponíveis 125 doses para esta ação. Além disso, para segunda e terceira dose de Pfizer, 180 doses e, para segunda e terceira dose da Oxford, 150 doses.

A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destaca que a vacinação da família é uma oportunidade de imunizar todos em um único momento. “Escolhemos um dia e horário para que famílias que têm uma rotina corrida durante a semana, consigam se imunizar e completar seus esquemas vacinais” afirmou. 

É importante que a população fique atenta à disponibilidade de algumas doses e  possa garantir a imunização amanhã. A documentação necessária para todos os públicos é o RG, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina com registros anteriores

Prefeitura vai fiscalizar descarte para evitar que vias públicas sejam lixões  

A Prefeitura de Itabuna vai apertar o cerco contra quem insiste em descartar irregularmente lixo e entulhos em vias públicas. Este é o caso de área em frente ao Colégio Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco um recorrente “ponto viciado” de lixo, que acaba prejudicando moradores e comerciantes além dos consumidores e feirantes do Bairro Califórnia.  

Além de aplicar multas e aprender carroças e veículos carregados de lixo e entulho que se utilizam do local para descarte, o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos, Lázaro Pelegrini, disse que o primeiro passo já foi dado, com a construção de um muro no local, pelo proprietário da área, por solicitação da Prefeitura..  

 A próxima etapa, será a instalação de uma câmara de segurança e a presença de agentes de fiscalização no local para evitar o abuso do descarte irregular que se repete. “Com imagens da câmera de segurança, será possível identificar os infratores que podem ser punidos com multas e apreensão de seus respectivos veículos e carroças”, assegura o diretor.

Ele diz que não se justifica o lixão naquela área, já que o caminhão coletor passa diariamente. Diz ainda que a cada dois dias, equipes da Limpeza Pública, com máquina  pesada, fazem a remoção do lixo. “Não vamos mais permitir esse abuso. Vamos aplicar multas em todos os infratores que teimam em transformar o local num problemático ponto viciado ”, reforça Pellegrini. 

Moradores da Travessa Castro Alves confirmam a passagem diária do caminhão compactador e remoção  do lixo que se acumula ao longo do dia. “Não adianta. Eles limpam e 10 minutos depois chegam carroças e carros com entulho e lixo, seja durante o dia ou à noite”, afirma a dona de casa Fátima Sobral, que se disse chateada.
 
Para ela,  é falta de cidadania e de respeito com os moradores e comerciantes, além da Prefeitura que mantém o serviço de limpeza pública funcionando e bem. “Alguns insensatos não colaboram e terminam por prejudicar a cidade como  um todo”, frisa indignada.  

Ela mora naquela travessa há mais de 38 anos e conta que nem sempre foi assim. Diz que no local funcionava um ponto comercial, mas depois que fechou, “ isso aqui se transformou num inferno, pois todo dia chegam carroças lotadas de entulho e até de animais mortos que despejam tudo como se aqui fosse um lixão”, completa. 

A professora Tatiana Calazans, do Grupo Escolar Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, também confirma o problema, com a agravante de que  alunos e funcionários sofrem, diariamente, por causa do mau cheiro e a grande quantidade de baratas e ratos que  invadem as salas de aula.  “É preciso mesmo que a Prefeitura seja rigorosa com esses infratores”, sugere.



Ascom/Prefeitura de Itabuna

Vereadores de Ilhéus irão montar comissão para discutir serviços prestados pela Coelba

Na última quarta-feira, 18, vereadores de Ilhéus realizaram audiência Pública a fim de debater as irregularidades na prestação do serviço da COELBA em Ilhéus e as constantes interrupções e baixa qualidade destes serviços, como também o alto custo da tarifa. A audiência contou com a participação dos representantes da Concessionária, do Vice-prefeito do município, Bebeto Galvão, e do Deputado Estadual Tum, responsável pela proposição para instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). 

O presidente da Casa Legislativa, Jerbson Moraes, esteve presente na audiência e questionou a Coelba sobre os investimentos realizados no município. “Nos últimos anos Ilhéus cresceu em número de habitação e, com esse aumento, a Coelba obteve lucros, mas os serviços não melhoram. Apesar desse lucro, nós não vemos o investimento na nossa cidade”, declarou o vereador. “Será mesmo que o único investimento feito pela Concessionária foi um escritório onde a população precisa ficar na porta tomando chuva para ser atendida?”, questionou Jerbson.

Por sua vez, o deputado Tum também questionou sobre as realizações da Coelba em Ilhéus e explicou que a discussão não é para penalizar a Coelba, mas para que ela preste o serviço que tem que prestar. “A gente precisa que vocês peguem as demandas que os vereadores e a população possuem e executem, resolvam! Eu não estou aqui para saber o que a Coelba investiu, eu estou aqui para cobrar o que a Coelba não investiu e deveria ter investido”, explicou o deputado. Tum ainda explicou que a CPI irá investigar o contrato que a Coelba possui com o estado da Bahia e exigir que os investimentos sejam aplicados com um trabalho de prevenção e revisão das redes, instalação na Zona urbana e expansão da Zona Rural. 

Para o vereador Gurita, o péssimo serviço prestado pela Coelba afeta diretamente o setor turístico da cidade. “São várias reclamações de empresários desse setor, que passam por muitas situações ruins em seus estabelecimentos por causa dessa Instituição. Qual o turista que vai querer vir para a nossa cidade e sofrer com as quedas de energia durante a sua hospedagem?”, questionou o edil. Já Augustão, destacou a falta da presença da Coelba nas Zonas Rurais do município. “A Coelba tem deixado a desejar aqui na nossa cidade, não somente na sede, mas muito mais na área rural que chega a passar mais de 10 dias sem energia”, chamou atenção o parlamentar. 

O vereador Ivo Evangelista falou sobre a grande quantidade de requerimentos que enviam para a Coelba com pedidos e solicitações da população e não são atendidos. “Há muito tempo a gente vem sofrendo com o serviço que a Coelba vem prestando no nosso município e a gente não quer que a Coelba venha e participe somente da audiência, a gente quer solução dos problemas”. O vereador Kaíque Souza, por sua vez, pediu que a Coelba dê atenção aos pedidos que a população de Ilhéus vem fazendo. “A Coelba sempre exige que a população esteja com a conta quitada todo mês, então a contrapartida precisa vir da concessionária também”, ressaltou. 

A supervisora da Coelba, Adriana Teodoro, explicou que a Coelba vem desde abril de 2021 investindo na melhoria da prestação de serviço no município, principalmente com a mudança estrutural que realizaram. De acordo com a supervisora, entendendo a importância que o município possui, foi instalada no bairro Conquista uma unidade própria de atendimento em Ilhéus, que antes era atendido através da sede que fica localizada em Itabuna. Além da estrutura, Adriana citou que Ilhéus possui também uma gerência centralizada para trazer uma qualidade de atendimento aos clientes de Ilhéus e aproximadamente 400 colaboradores da própria região trabalhando para a concessionária. 

A COELBA apresenta o pior índice de satisfação dos consumidores o estado. Junto com ANEEL, a COELBA está em primeiro lugar nos indicadores de qualidade e em reclamações junto ao PROCON. Segundo justificaram os autores do requerimento, a CPI da Coelba já está em tramite na Alba para dar com urgência uma resposta as omissões da Concessionária, que têm resultado em graves prejuízos à sociedade e economia local, em razão das falhas de planejamento e incapacidade de fornecer os serviços da forma adequada.

A COMISSÃO - Segundo o vereador Luciano Luna, a partir desta primeira audiência, será montada uma comissão que dará continuidade à discussão sobre os serviços prestados pela Coelba. Ao final das audiências, os vereadores irão elaborar um relatório com todos os pontos que foram discutidos nos encontros com representantes de Instituições públicas e privadas, além da sociedade civil.

Ascom

Cidadãos conscientes" visitam Câmara de Itabuna em manhã de alegria

Olhinhos brilhantes e curiosos, junto ao barulho típico da infância, deram o tom na manhã desta quinta-feira (19), na Câmara de Itabuna. Cumprindo atividade do projeto "Cidadãos Conscientes', um grupo de 30 alunos da Escola Recanto da Criança visitou a sede da chamada Casa do Povo.

Recebidos pelo vereador Israel Carrão (Agir), os estudantes e as professoras puderam esclarecer dúvidas, ao tempo em que entenderam como funciona a tramitação e aprovação de projetos que mudam a vida do itabunense.

Entre as questões levantadas, "Por que tantas leis?". Eles foram obtendo respostas para está e outras indagações à medida que encontravam integrantes da equipe que atua no Legislativo.

Foi assim na conversa com os advogados Allah Góes e  Margareth Brandão (Secretária Parlamentar). Ambos evidenciaram a importância do trabalho ali desenvolvido, uma vez que impacta na vida da população.

Já Israel, que relatou a experiência como estagiário mirim em órgãos como Assembleia Legislativa e a própria Câmara, viu ali um esboço do que será a Escola do Legislativo.

O equipamento, inaugurado ainda na gestão anterior, deverá servir como instrumento para formação política e cidadã de atuais e futuras gerações.

Mais informações serão divulgadas num momento posterior.

Ascom

O ITABUNA ENFRENTA O BOTAFOGO EM CONQUISTA


O ITABUNA SEM ESTADIO EM CASA ENFRENTA O BOTAFOGO DO SENHOR DO BOMFIM EM VITORIA DA CONQUISTA 

Enfrentando várias adversidades extra Campos e de Campo, o Itabuna Esporte Clube (o time de fé) joga neste domingo na cidade de Vitória da Conquista, no Lomantão, enfrentao o Botaogo, de Senhor do Bomfim.

O IEC, dá início a mais uma disputar da segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol, em Vitória da Conquista, que de início  seria na cidade de Ipiaú, por Itabuna não ter campo de futebol à altura, visando ingressar novamente na elite do futebol do Estados.

Tudo isso, por culpa da  administração municipal, que não preparou o estádio Luis Viana Filho  que estar totalmente abandonado, e foi condenado pela fiscalização do Corpo de Bombeiros, além da FBF.

No momento, o Itabuna que sai, nesta sexta-feira, 20, às 13h para aquela cidade, capital do Oeste Baiano, pensando em trazer os seus primeiros 3 pontos. 

Um outro  problema que a diretoria do time está enfrentando é a falta de sensibilidade dos empresários locais, que não colaboram com o time, principalmente, para deslocar a torcida,  por falta de ônibus, num trecho de 217, quilômetros. Atenção Rota! Atenção Aguia Branca! Vocês estão com a palavra. 

Na próxima semana o Itabuna enfrentara o Grapiúna, no "Clássico do Cacau", também no estádio, Lomanto Júnior, de Vitória da Conquista, com o mando de campo do Itabuna. 

A informação é do vice-presidente, da agremiação, Sandoval Benevides, adiantando que, possivelmente, na terceira rodada, o time já jogue na cidade de Ipiaú. Boa sorte azulino.

PRACA DO BAIRRO DA CONCEIÇÃO ABANDONADA

Através do Programa: "Panorama 640", apresentado pelo comunicador, Orlando Cardoso, desta sexta-feira 20, os moradores da comunidade do Bairro da Conceição, um dos mais antigos de Itabuna, fizeram um apelo ao prefeito Augusto Castro, para que ele tome providência para reparos na Praça dos Capuchinhos.

A praça está completamente depedrada, com os seus bancos quebrados, jardinagem não existe mais, além de várias árvores que precisam ser tratadas. Outro problema, é que, moradores de Rua, estão fazendo do local, moradia improvisada, deixando todo tipo dr lixo e dejetos humanos no local. 

"Prefeito Augusto Castro, sabemos que o senhor é um homem de fé. Por isso vamos cuidar melhor "deste largo", que faz parte do complexo urbanístico da bela Igreja de Nossa Senhora Inaculada da Conceição, oficialmente, padroeira  da nossa cidade", lembra um morador do daquele bairro, e que, usa a praça para a rodada de dominó,  para aliviar mais um pouco às tenções e tentações, do dia a dia.

Fotos: Arquivo.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:

 Prefeitura programa passeio ciclístico na Semana do Meio Ambiente 


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) programou o 4º Passeio Ciclístico, para o dia  4 de junho. O evento, que integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente 2022, aberto à participação de qualquer pessoa, tem como objetivos principais mobilizar e sensibilizar a comunidade para a preservação e conservação dos recursos naturais e cuidados com o meio ambiente. 

A data e detalhes do Passeio Ciclístico foram definidos durante encontro na tarde de quinta-feira, dia 18, do titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, e de representantes de oito grupos de pedalistas dentre os 11 que atuam em Itabuna. Ficou acertado que o percurso será de 14 quilômetros, com concentração, saída e chegada na Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade em comemoração ao Dia do Meio Ambiente que transcorre no dia 5 de junho.

Segundo o secretário, o 4º Passeio Ciclístico na Semana do Meio Ambiente tem uma relevância muito significativa, considerando que os “pedalistas” têm como um dos  principais focos de sua prática esportiva o respeito e a preservação dos recursos naturais. “Portanto, é neste contexto que buscamos estreitar a nossa parceria com o este segmento esportivo para tornar mais evidente o nosso objetivo de conscientizar a população itabunense para a importância e urgência de adotarmos práticas e cuidados com o meio ambiente”, destacou Moacir Lima.

O secretário disse ainda que a SEAGRIMA vai disponibilizar toda infraestrutura para os participantes do Passeio Ciclístico, a exemplo de dois pontos de apoio para distribuição de água e frutas, além de carro de som. Durante o percurso, os ciclistas contarão com o apoio dos agentes municipais das secretarias municipais de Transporte e Trânsito (SETTRAN) e da Secretaria Segurança e Ordem Pública (SESOP). também será distribuído  aos participantes 150 mudas de  Ipê Amarelo de Jardim pela SEAGRIMA.

Secretaria de Promoção Social mantém calendário ativo do pagamento do “Aluguel Social”

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), desde janeiro deste ano mantém ativo o pagamento mensal do “Aluguel Social” para  551 famílias vítimas das chuvas que causaram a maior enchente já registrada no município no final de dezembro de 2021, um valor financeiro mensal de R$ 267.124,80. 

A ordem de pagamento do “aluguel social” passa por um trâmite legal e a lista para pagamento da quarta parcela foi encaminhada pelo setor financeiro da SEMPS para a Procuradoria da Fazenda, que a envia eletronicamente para crédito bancário diretamente para a conta cadastrada pelo beneficiário. 

“O pagamento do aluguel social segue depositado nas contas dos beneficiários, mensalmente, conforme decisão em Decreto estabelecida pelo prefeito Augusto Castro. As famílias continuam sendo assistidas com o benefício para garantir suas moradias pelo período de um ano”, lembrou a secretária da SEMPS, Andrea Castro. 

Vale destacar que o aluguel social foi ampliado pelo prefeito Augusto Castro para R$484,00 o equivalente a 40% do valor do salário-mínimo e será pago às famílias vítimas da enchente que perderam suas casas e se enquadram nos critérios sociais do benefício.

Prefeito Augusto Castro vistoria as obras de requalificação urbana na zona sul 

“Com estas obras, estamos assegurando mais dignidade, qualidade de vida e devolvendo orgulho pelo sentimento de pertencimento dos moradores das comunidades do Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro”. Assim o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), definiu a importância das obras de requalificação urbana que estão sendo executadas nestes três bairros localizados na zona sul da cidade.

Acompanhando o trabalho de pavimentação asfáltica executado pela construtora Mazza, na quarta-feira, dia 18, na Avenida Pedro Jorge, o prefeito destacou que as obras em andamento não se tratam de simples recuperação asfáltica das vias públicas.

“As intervenções vão impactar de maneira significativa na vida dos moradores e de todas as pessoas que circulam pela Avenida Pedro Jorge e áreas adjacentes, tornando o ambiente mais humano e melhorando a qualidade de vida da população”, sustentou.

Augusto destacou ainda que o projeto de requalificação urbana dos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro inclui a implantação de um moderno sistema de iluminação LED, que garantirá mais segurança para transeuntes e motoristas. 

O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, disse que a obra segue no cronograma previsto e destacou a qualidade do asfalto utilizado, o quê, segundo ele, garantirá maior vida útil às vias. 


Morador da Avenida Pedro Jorge, Ricardo  Souza não esconde o contentamento com as obras e destacou o quanto são importantes para elevar a autoestima de quem reside  em áreas consideradas periféricas e sofre preconceitos e discriminações por conta disso. 

“Estamos imensamente felizes com a iniciativa do prefeito Augusto Castro de investir na melhoria das nossas comunidades. Nós, que moramos no gueto, sabemos o quanto isto significa para termos mais dignidade”, afirmou Ricardo. 

Para Jhon Oliveira, proprietário de uma marcenaria, na Avenida Pedro Jorge, a qualidade do material asfáltico utilizado na obra é impressionante. “Durante os oito anos que mantenho meu comércio aqui, ainda não tinha visto um trabalho tão bem feito como este de agora. Dá pra ver que o asfalto é de qualidade e vai durar um bom  tempo”,  opinou. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

--

Ex-presidente da ACI morre de covid-19 em Salvador

empresário Antônio Moisés Ribeiro Santos, de 78 anos, faleceu nesta quinta-feira (19), em Salvador, vítima de complicações do covid-19. Moisés estava internado há quase 100 dias no Hospital Aliança, na capital baiana. 

O empresário sofreu um acidente grave de moto, anos atrás, e estava fazendo fisioterapia e se recuperava, quando contraiu a covid-19.

Ele fundou as lojas Moisés Materiais de Construção, referência do setor nos anos 70, quando instalou  a loja na Avenida do Cinquentenário 1010, depois, transferindo-se, para onde hoje funciona a Sede dos Correio, na Avenida ACM, até o início dos anos 2000, com sede em Itabuna e filial em Ilhéus, com investimentos em outras áreas.

Nos anos 1980, presidiu a Associação Comercial de Itabuna (1985-1987). A entidade emitiu nota de pesar na qual lembra o “grande legado” deixado por Moisés “para a classe empresarial de Itabuna”.

O corpo do empresário e motociclista está sendo velado na capital baiana. O enterro está programado para está sexta-feira 20, às 9horas, em Salvador.

Do - pimenta 

PREFEITO AUGUSTO CASTRO

MOÇÃO DE PESAR

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, consternado lamenta o falecimento do empresário grapiúna e ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial  de Itabuna, Antônio Moisés Ribeiro Santos, 78 anos, nesta quinta-feira, dia 19, em Salvador, vitimado por complicações do COVID-19. 

Fundador das lojas Moisés Materiais de Construção, como empreendedor se tornou referência até o início dos anos 2000. Sua rede de lojas tinha sede em Itabuna e filial em Ilhéus. Além disso, foi representante na América Latina de uma marca de eletrodomésticos. 

Neste momento de dor e saudade, o prefeito Augusto Castro pede a Deus que conforte os familiares de Moisés Ribeiro e receba sua alma com alegria na morada eterna.

Itabuna, 19 de maio de 2022.

Augusto Castro

Prefeito

Vereador Paulo Carqueija exige melhorias no atendimento bancário de Ilhéus

Em discurso feito na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Paulo Carqueija (PSD) apresentou algumas reclamações em relação ao atendimento das agências bancárias na cidade. De acordo com o parlamentar, os bancos privados estão negando atender presencialmente, e relatou o caso de uma pessoa idosa que foi a uma agência bancária com um cheque para descontar e não conseguiu efetuar a operação. “O cheque é uma ordem de pagamento à vista. A pessoa vai ao banco e é orientada a depositar na conta de uma terceira pessoa, caso não tenha conta. Isso é falta de respeito e afronta às resoluções do Banco Central, que diz que todos têm o direito ao atendimento presencial", relatou o edil.

O vereador Paulo Carqueija convocou também em sua fala a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores de Ilhéus para atuar junto com o Sindicato dos Bancários, a fim de realizar uma visita às agências bancárias e formular uma queixa ao Banco Central. O vereador Ivo Evangelista (REPUBLICANOS) aproveitou o assunto para informar sobre o não funcionamento do PROCON em Ilhéus. “Precisamos cobrar do município a atuação do Procon, que está formalizado desde 2015. Muitas agências bancárias têm criado dificuldades para as pessoas com deficiência, precisamos diminuir o sofrimento do consumidor”, reivindicou Ivo.

Ascom/Câmara

Top Of Mind: OR conquista prêmio pelo 9º ano

Conquista é fruto do trabalho baseado nos pilares responsabilidade ambiental, social e de governança.


A OR Monvert conquistou pelo 9º ano o prêmio Top Of Mind Salvador. A 27ª edição do evento premiou a incorporadora na categoria “Construtora”, em evento realizado no dia 5 de maio, na Casa do Comércio. A empresa destaca que esse êxito é fruto do fortalecimento das características que compõem o seu DNA: qualidade, foco no cliente, inovação e sustentabilidade. 


O Top Of Mind é uma importante e respeitada premiação de lembrança espontânea do mercado, onde a classificação das empresas é realizada através de uma pesquisa de opinião, responsável por identificar as organizações e marcas líderes que ocupam o primeiro lugar na mente dos consumidores. 


Para ser uma marca Top Of Mind, a empresa precisa traçar estratégias e implantar ações de destaque diante da concorrência. Conquistar esse prêmio gera um diferencial à marca, confirmando que está trilhando uma trajetória de sucesso e reconhecimento. Buscando se aperfeiçoar cada vez mais, a OR segue esse caminho desde sua fundação, adotando os pilares ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) em todas as suas ações. 


“Ser premiado mais uma vez no Top Of Mind nos mostra o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos. Somos uma empresa que preza pelo cliente, levando em conta a sustentabilidade e o social. Para a OR é uma honra receber essa premiação pela 9ª  vez”, declara Daniel Sampaio, Diretor Superintendente da OR na Bahia. 


A OR segue focando na eficiência e qualidade dos empreendimentos que entrega à sociedade. Comprometida com a incorporação da imobiliária sustentável ao mercado, a construtora é membro-fundador da Green Building Council do Brasil e, ao longo dos anos, já entregou mais de 20 edifícios certificados. 

Por Laila Miranda

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Quarta, 18 de Maio de 2022 - 20:05 Sindicato diz que mais de 400 delegados entregaram seus cargos na Polícia Civil da Bahia

Do-BahiaNoticia

Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB) afirmou, nesta quarta-feira (18), que mais de 400 delegados entregaram seus cargos à Polícia Civil da Bahia. O movimento ocorre em protesto contra o governo Rui Costa (PT), que, de acordo com a entidade, se fechou para o diálogo com a categoria.

 

Ainda de acordo com a ADPEB, os mais de 400 delegados estão comprometidos em não assumir os cargos que ficarem vagos.

 

“A manifestação unívoca da classe significa o mais corajoso e difícil gesto de protesto realizado em decorrência do tratamento que vem recebendo do senhor governador Rui Costa, que com a sua absoluta intransigência se fecha para o diálogo aberto e franco com os servidores policiais civis deste estado”, afirma o sindicato em nota.

 

Em comunicado encaminhado à imprensa, a Polícia Civil da Bahia disse que o Gabinete da Delegada-Geral ainda não recebeu o documento oficial de entrega dos cargos comissionados por parte de delegados.

 

Por outro lado, a corporação entende que a entrega dos cargos não desobriga os delegados de continuarem a exercer suas atribuições previstas na legislação.

 

“A instituição reafirma seu compromisso de proteger e servir a sociedade e está ciente de sua responsabilidade na intensificação dos trabalhos de polícia judiciária, tendo sempre como prioridade a segurança do povo baiano”, disse a Polícia Civil.

Empresa de maconha levou R$48 milhões da Bahia dez meses depois de aberta


HempCare recebeu a bolada do governo da Bahia antes de assinar contrato.

Rui Costa.Diario do poder

Uma empresa de produtos de maconha HempCare, contratada pelo Consórcio Nordeste por meio do governo da Bahia para fornecer 300 respiradores durante a pandemia, não chegou a completar um ano de criação quando fechou o negócio de R$48 milhões pagos por Rui Costa (PT). Tudo sem licitação. E sem entregar a mercadoria.

A empresa e o petista são investigados pela Polícia Federal. A HempCare foi registrada em junho de 2019 e apenas dez meses depois fez o “negócio da China”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A empresa que vende produtos à base de maconha recebeu os R$48 milhões antes de assinar o contrato, como nunca na história deste País.

Um dos sócios da HempCare, Luiz Henrique Ramos Jovino, foi sócio de dois parentes do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) em São Paulo.

No registro da HempCare, o endereço em apartamento em condomínio residencial do Morumbi com muitos luxos e nenhum comércio.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...