sábado, 6 de outubro de 2018

Sérgio Gomes rumo à Assembléia Legislativa realiza grande carreta em Itabuna

Fernando Gomes, Rui Costa e Sérgio Gomes Adicionar legenda

O candidato a deputado estadual, Sérgio Gomes, filho do Prefeito Fernando Gomes, após percorrer todo o estado, fechando a sua campanha com chave de ouro, realizou neste sábado 6, uma dais maiores  carreatas que Itabuna, já viu. Confiante na vitória neste domingo (sete de outubro), Sérgio Gomes estava acompanhado de seu pai, o prefeito Fernando Gomes e do Deputado Federal Paulo Magalhães.

Sérgio Gomes concorrendo pela legenda do PR, sob o número 22456, contando também com o apoio do Governador Rui Costa, aproveita essa oportunidade para agradecer antecipadamente a todos os seus amigos, colaboradores e eleitores, com o compromisso de legislar em prol do desenvolvimento e progresso da região do cacau, caso seja vitorioso neste dia 7.

Em Itabuna e região, com grandes serviços realizados, Sérgio Gomes já foi vereador, nesta cidade, administrador e presidente recentemente da Fundação Ester Gomes (Maternidade da Mãe Pobre). Na Maternidade, Sérgio realizou um trabalho digno, sendo elogiado por toda a sociedade, dando um novo dinamismo àquela Casa, que estava quase fechando as portas, fazendo retornar o enxoval grátis às mamães parturientes, o que não vinha acontecendo durante os últimos anos.   


PESQUISA CNT/MDA: Bolsonaro lidera com 42,6%; Haddad tem 27,8%; e Ciro 11,5% de votos válidos



Do - Diário do Poder - Pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado (6) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) confirma a tendência de crescimento de Jair Bolsonaro (PSL) e de um segundo turno entre o capitão reformado e Fernando Haddad (PT).
Bolsonaro cresceu 7,3 pontos, considerando os votos válidos, em relação à pesquisa anterior do instituto, de feita entre 27 e 28 de setembro. Haddad perdeu 3,7 pontos, em comparação com a sondagem anterior.
Bolsonaro apareceu com 42,6% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada e Haddad, com 27,8%.
Ciro Gomes (PDT) registrou 11,5% e Geraldo Alckmin (PDT) 6,7%.
Na sequência, vêm João Amoêdo (NOVO) com 2,7%, Marina Silva (Rede) com 2,6%, Alvaro Dias (Podemos) com 2%, Henrique Meirelles (MDB) com 1,9%, Cabo Daciolo (Patriota), 1,5%.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Saiba onde votar em Itabuna


Prefeitura de Itabuna orienta eleitores do município

Nos últimos dias foram publicadas nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Itabuna diversas peças publicitárias com orientações aos eleitores do município que irão às urnas no próximo domingo, 07 de outubro. Dentre as informações postadas, estão as modificações de algumas seções eleitorais, bem como orientações para o eleitor evitar dificuldades na hora da votação.

Sobre as alterações das seções eleitorais, na 27ª Zona Eleitoral, as seções 263, 264, 265, 266, 269, 285, 287, 289, 293, 295 que ficavam na EEMBA foram transferidas para a Escola Everaldo Cardoso, localizada na rua Floresta, bairro São Caetano. As seções 41, 42, 43, 44 e 45 serão sediadas no Colégio da Polícia Militar, avenida Kennedy. Já o CETEP, também no São Caetano, receberá as urnas das seções 50, 51, 52, 53, 54, 54, 56, 57, 58 e 59.
Na 28ª Zona Eleitoral, com a desativação do Fórum Rui Barbosa, os eleitores que antes votavam no local deverão comparecer às urnas na Escola Lucia Oliveira, no centro da cidade (seções 16, 44, 45, 46, 47, 55, 64, 251, 296, 354 e 358). Outras alterações na 28ª Zona Eleitoral ocorreram nas seções 390 e 430, que passaram do Colégio Médici para o Colégio Flávio Simões, que também recebeu a seção 396, que ficava na Escola Comunitária do Bairro Santa Inês.

Para votar, o eleitor não pode esquecer de levar um documento com foto (RG, Habilitação ou Carteira de Trabalho), além do título de eleitor, este último para auxiliar na localização da zona e seção de votação. Se fez a biometria, o eleitor por baixar o aplicativo E-Título, disponível para Android e IOS. Na hora da votação é permitido ao eleitor levar crianças à cabine de votação, bem como utilizar broche ou adesivo do candidato, além de levar a ‘cola’ com os nome e número dos candidatos no papel. É proibido levar aparelhos eletrônicos, como celular e câmera fotográfica para cabine de votação, comparecer para votar embriagado, e anunciar sua preferência para outras pessoas. Foto - Waldyr Gomes











No Feijão Cola Na Manu Rian Girotto e Henrique receberão artistas convidados

A dupla Rian Girotto e Henrique receberá, na segunda edição do Feijão Cola na Manu, inúmeros artistas. Os convites aos cantores regionais estão sendo feitos, diariamente, pelo instagram da produtora de eventos Manuela Berbert (@manuelaberbert) e o público da festa está acompanhando.“Estamos preparando um palco intimista, no centro do evento, e a expectativa é envolver diversos artistas da cidade e da região. Rian e Henrique foram um sucesso no primeiro feijão, justamente quando a dupla tinha acabado de se formar. Agora estamos prestando esta homenagem a eles, que hoje já estão consolidados, tocando em grandes festas de todo o Sul e Extremo Sul da Bahia”, comentou Manuela.

A festa acontece no dia 27 de outubro, a partir das 13 horas, na Terceira Via Hall e conta ainda com os shows das bandas Pagode do Book e Via de Acesso. O primeiro lote de ingressos já está à venda e pode ser parcelado em até três vezes. Em Itabuna, na Cadê Ingressos, na Praça Camacan. Em Ilhéus, no Stand do Karioca. O telefone para mais informações é (73) 99196-5043.

Por - Manuela Berbert Produções 

Prefeito Fernando Gomes acompanha obras na praça dos Capuchinhos que seguem em ritmo acelerado

   
A Prefeitura Municipal de Itabuna está revitalizando a Praça dos Capucinhos, no bairro da Conceição. Nesta quinta-feira (04), o prefeito Fernando Gomes visitou o local e acompanhou o trabalho dos técnicos da Secretaria Municipal de Administração. As obras que foram iniciadas na segunda-feira (1º), seguem em ritmo intenso e reúnem a execução de uma série de serviços como pintura, calcetamento, limpeza e restauração do solo.

Em conversa com moradores do bairro da Conceição, o prefeito Fernando Gomes destacou que o trabalho realizado na praça visa proporcionar opções de lazer à comunidade, estimulando a ocupação do espaço público por toda a população, em especial às crianças. Por determinação do prefeito, no local será instalado um parque infantil “para levar alegria aos menores que dão vida a qualquer comunidade”, conta.

Fernando Gomes ressaltou ainda a importância de deixar o espaço acessível e agradável aos idosos, informando que, além da parte de obras, o local vai ganhar mais iluminação, tornando-se mais seguro e garantido uma mudança visual aos moradores que frequentam a praça também durante a noite.

EXPRESSAOUNICA TEM TRABALHO RECONHECIDO

A imagem pode conter: texto
Por - João Queiroz - Com 14 anos de existência o blog Expressaounica, administrado pelo competente Jornalista/Editor/Poeta e Escritor Joselito dos Reis recebeu, merecidamente, carta/ofício emitida pela Ceplac, assinada pela Superintendência da Bahia e Espírito Santo, na qual, em seu teor, agradece ao Editor pela excelente cobertura e ampla divulgação da solenidade de apresentação alusiva ao Dia Internacional do Cacau, evento esse, realizado na Sede da entidade - no auditório Hélio Reis - que reuniu servidores, técnicos, produtores, agricultores familiares a autoridades regionais.
A correspondência além da manifestação de agradecimento destaca o Blog Expressaounica, e sua notória e capacitada equipe, dentre os diversos apoiadores nas redes sociais que tiveram fundamental importância para o sucesso obtido pelo evento quando dá sua realização.

A equipe do Macro Sul Notícias parabeniza Joselito dos Reis pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira, iniciada no Jornal Diário de Itabuna. Temos absoluta certeza de que o nobre colega está emocionalmente agradecido ao Coordenador Regional da Subes/Ceplac, Carlos Alexandre Silva Brandão, por esse ato de reconhecimento.



Programa do PT ameaça liberdade de imprensa

CLÁUDIO HUMBERTO
O programa de governo de Fernando Haddad (PT) promete claramente afetar a liberdade de imprensa no Brasil, no caso de vitória. O documento, disponível na página do candidato, a pretexto de “regular” ou “democratizar” os meios de comunicação, ameaça introduzir “restrições” e “proibições” sobre a propriedade de veículos, além de “monitorar” notícias incômodas “por meio de um órgão regulador”.

Foto: Reprodução/Site da ABI
INSPIRAÇÃO FASCISTA
É dedicado à imprensa o capítulo 1.3 do programa do PT, de inspiração fascista. A meta é controlar as notícias e destruir as grandes empresas.
SOMENTE ELOGIOS
O PT também quer “distribuir concessões” de rádio e TV a sindicatos, que controla, e a universidades, informa seu programa de governo.
OPERAÇÃO MORDAÇA
Acuado pelas investigações, Lula fez ameaças em seu Twiter. “Eu sei o que é apanhar da imprensa”, postou, sonhando calar os jornalistas.
VINGANÇA FINAL
Lula acha que “democratizar” meios de comunicação tem o significado de censura. “Nossos adversários se preparem”, twitou há um ano.

Coluna de Cláudio Humberto. Clique AQUI e leia mais.

“DURANTE 12 ANOS, O SUL DO ESTADO ESTEVE ABANDONADO”, DIZ ZÉ RONALDO



“DURANTE 12 ANOS, O SUL DO ESTADO ESTEVE ABANDONADO”, DIZ ZÉ RONALDO“DURANTE 12 ANOS, O SUL DO ESTADO ESTEVE ABANDONADO”, DIZ ZÉ RONALDO

Acompanhado do candidato a senador Irmão Lázaro, do prefeito de Salvador, ACM Neto e do vice, Bruno Reis, o candidato ao governo do estado, Zé Ronaldo visitou o município de Itabuna essa semana.

O democrata disse que fará a duplicação da estrada Itabuna-Ilhéus, uma das maiores demandas da região e garantiu também que seu governo investirá em ações de segurança pública, buscando a redução da criminalidade que assusta a população.

“Durante 12 anos de governo do PT, o Sul do estado esteve abandonado. Enganaram o povo com a inauguração do Hospital do Cacau, enquanto, ao mesmo tempo, fechavam o Hospital Regional. O Sul da Bahia precisa de dois hospitais. Vou reabrir o Regional e prometo acabar com a fila da regulação, mais conhecida por todos como ‘fila da morte’”, disse Zé Ronaldo.

A carreata contou com a participação de vereadores de Itabuna, liderados pelo presidente da Câmara, Chico Reis e mais a presença de lideranças e candidatos a deputado. “A região da Costa do Cacau precisa voltar a se desenvolver”, considerou.

“O governo do PT abandonou a lavoura cacaueira, extinguiu o Derba, esqueceu que o estado tem 417 municípios, cada um com suas próprias demandas e carências. O governo faz propaganda. A Bahia da propaganda é bonita. Mas a realidade dos baianos do interior é cruel”.

Após percorrer as ruas de Itabuna, Zé Ronaldo visitou também Ilhéus, onde cumpriu compromissos de campanha.
Do - Bahia Econômica

DATAFOLHA NO DF: Bolsonaro soma 51% dos votos válidos no DF, e Haddad apenas 14%

É também na Capital o melhor desempenho de Ciro Gomes: 14%


Do - Diário do Poder - A maior vantagem do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) em relação ao rival Fernando Haddad (PT) aparece no Distrito Federal, onde o capitão reformado está com 51% das intenções de votos válidos, 37 pontos à frente do petista, que ficou com 14%, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4).
É também no Distrito Federal que Ciro Gomes (PDT) está em melhor situação em relação ao petista, com 14%, pontuação idêntica à de Haddad.
Alckmin chega em um distante terceiro lugar, com 6% dos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos. Marina Silva (Rede) tem 5% e João Amoêdo (Novo), 4% no Distrito Federal.
A segunda maior vantagem de Bolsonaro, de 33 pontos de distância, aparece no Rio de Janeiro, onde ele mora e fez sua carreira. Ele tem 49%, ante 16% de Haddad. Tecnicamente empatado, Ciro Gomes tem 14% no estado.
A margem de erro do levantamento Datafolha, contratado pela Folha e pela TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Em São Paulo, a vantagem de Bolsonaro cai para 25 pontos de distância. Ele lidera com 41% dos votos válidos dos paulistas. Alckmin e Haddad dividem o segundo lugar no estado, com 16% cada um. Ciro Gomes ficou com 12%.
Bolsonaro tem 23 pontos de vantagem em Minas Gerais, onde alcança 44% enquanto Haddad ficou com 21%. Em Minas, Ciro tem 12% e Alckmin, 8%.
O capitão reformado só não lidera em Pernambuco. É o petista Haddad quem está na frente com 45% entre os pernambucanos, ante 25% de Bolsonaro. A vantagem petista não reflete a realidade da capital, Recife, que os coloca empatados com 34% cada um.
Ciro tem 14% e Alckmin, 5% em Pernambuco, empatado com Marina (5%).
O Datafolha ouviu 10.930 eleitores em 389 cidades do país na quarta e nesta quinta (4).

PESQUISA: Bolsonaro tem 39% dos votos válidos e Fernando Haddad tem 25%, diz Datafolha

Haddad tem 25% e Ciro 13% dos válidos
Candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress
Do - Diário do Poder - O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) ampliou sua vantagem sobre os concorrentes na disputa pelo Palácio do Planalto, aponta pesquisa do Datafolha.
Ele tem agora 39% dos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, estando a 11 pontos percentuais do patamar para a vitória no primeiro turno, faltando três dias para o primeiro turno da eleição.
O petista Fernando Haddad manteve-se estável na segunda posição isolada, com 25% dos votos válidos. Ele está empatado com Bolsonaro na simulação de segundo turno.
No pelotão inferior, se mantiveram estáveis Ciro Gomes (PDT), com 13% dos válidos, e Geraldo Alckmin (PSDB), que registrou 9%.
O Datafolha ouviu 10.930 eleitores em 389 cidades do país na quarta e nesta quinta (4). A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

JAIR MESSIAS BOLSONARO FALA PARA TODO O PAÍS

Fernando Gomes diz que sucesso de projetos da Ceplac colocam a Bahia no topo nacional



O prefeito Fernando Gomes destacou a importante atuação da Ceplac, ao comentar sobre os resultados da alta produtividade do cacau e da apicultura, em especial a produção do cacau fino, o que tem colocado a Bahia em destaque nacional.  A produção de leite pelos pecuaristas com o incentivo da instituição também merece atenção especial, na opinião do prefeito. “Essa atuação mostra o comprometimento da instituição que se preocupa e trabalha para o desenvolvimento social e econômico, que termina por beneficiar grande parcela da população regional”, destacou.

O prefeito também ressaltou o trabalho dos dirigentes, dos pesquisadores e extensionistas “que juntos conseguem tocar com sucesso, a exemplo dos novos clones lançados no mês passado, quando a Ceplac comemorou o Dia Internacional do Cacau (18 de setembro)”, lembrou o prefeito.

Emasa executa importantes serviços no bairro Santo Antônio


A Prefeitura de Itabuna, através da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) segue trabalhando diariamente para desvincular os sistemas de escoamento pluvial, das redes de esgotamento sanitário do município. As intervenções que ocorrem preventivamente visam evitar uma série de problemas, dentre eles o refluxo de dejetos. Dentro dessa filosofia, uma das equipes de trabalho da empresa executou uma importante intervenção na Travessa dos Trovadores, no Bairro Santo Antônio, local onde existia uma rede mista de esgoto. 

Para resolver os problemas que acarretavam em entupimentos na localidade, a Emasa realizou serviços que incluíram a construção de uma rede independente de drenagem pluvial com 42 metros de extensão. De acordo com a coordenação técnica da empresa, a rede de esgotamento sanitário também foi adequada a partir da substituição dos tubos de PVC por manilhas de cimento, o que ampliou a capacidade de operação. Segundo os técnicos, a antiga rede não estava suportando a demanda existente devido ao crescimento do número de casas na região, o que vinha ocasionando constantes entupimentos.

         Ao longo do percurso que possui 68 metros de extensão foram construídas ainda as caixas de passagem e poços de visita, sendo estes importantes serviços da Emasa, que contribuirão para as obras de pavimentação asfáltica que serão realizadas pela prefeitura no Bairro Santo Antônio.
AscomEmasa

HRCC realiza primeira captação de múltiplos órgãos para transplante


O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul, realizou a primeira captação de múltiplos órgãos para transplante. O procedimento durou duas horas e captou rins, córneas e fígado que serão direcionados para pacientes que aguardam na Fila Única da Central de Transplante da Bahia.

“Mesmo diante da dor da perda, a família do doador permitiu que, através desse ato nobre de amor e solidariedade, pessoas que têm no transplante a última alternativa de tratamento sejam alcançadas”, destacou o diretor-geral do HRCC, Hernani Vaz Krüger.
A doação de órgãos só pode ocorrer após a constatação da morte encefálica, ou seja, a interrupção total das funções cerebrais, confirmada por meio da realização de duas avaliações clínicas e um exame complementar, com intervalo de uma hora. Contudo, por meio de aparelhos, o coração deve permanecer em atividade.

PREFEITURA REESTRUTURA CRECHES COM ELETRODOMÉSTICOS E UTENSÍLIOS



O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, procederam, na tarde desta quarta-feira (3), na sede do Parque Operacional da Prefeitura de Itabuna (“PO”), localizado no bairro São Caetano, a entrega de eletrodomésticos e utensílios adquiridos em fase de primeira etapa, de um total de três, que serão efetivadas ao longo deste mês de outubro e no mês de dezembro. Nesta primeira etapa, foram beneficiadas 11 unidades (10 creches municipais e ainda o Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira).

No mapa de distribuição, a Creche Pequeno Lar (bairro de Fátima), recebeu 1 máquina de lavar, 1 ferro elétrico e 1 liquidificador industrial; a Creche Otaciana Pinto (Santo Antônio), também recebeu 1 máquina de lavar, 1 ferro elétrico e 1 liquidificador industrial; as creches Elzo Pinho de Magalhães (Bananeira) e Santa Maria Madalena (Escola Raimundo Jerônimo Machado, bairro Lomanto), idem; já as creches Irmã Margarida (Maria Pinheiro), Maria Goretti (Mangabinha), CAIC (Jardim Primavera), Ester Gomes (Lomanto), Gil Nunesmaia (Jorge Amado) e Pequeno Aprendiz (Fonseca) receberam 1 máquina de lavar e 1 ferro elétrico, cada uma. O Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, no Centro, além de ter recebido todos os eletrodomésticos já mencionados, recebeu ainda um fogão industrial e uma geladeira industrial. Todas as unidades foram contempladas também com utensílios (conjuntos de panelas, pratos, talheres e bacias de plástico).

Itabuna melhora arrecadação própria entre quadrimestres



Do primeiro para o segundo quadrimestre de 2018, a arrecadação própria de Itabuna (com tributos municipais) cresceu 6,10%, segundo a Fazenda municipal. Até agosto, a Prefeitura havia executado mais da metade (54,48%) do Orçamento Anual, estipulado em R$ 607,7 milhões. O Relatório de Gestão Fiscal foi apresentado à Comissão de Finanças nessa terça, 02.

Aos vereadores, a equipe econômica itabunense informou que as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal foram atendidas no período (maio/agosto). Alguns índices, contudo, requerem atenção do Governo. É o caso de gastos com pessoal que chegou a 52,09% da receita, percentual que, conforme os técnicos da pasta, está acima do limite prudencial (51,30%).

O secretário Moacir Messias recordou a importância do Refis no crescimento tributário. O programa, autorizado pelo Legislativo, autoriza o refinanciamento de dívidas junto à Fazenda. A pasta também comemorou o superávit de R$ 6 milhões, fruto da economia nos gastos. A equipe ressaltou que o contingenciamento de despesas é para evitar o desequilíbrio nas contas públicas de Itabuna.

Ascom
Fotos: Pedro Augusto Benevides

Seguradora Líder apresenta proposta de aperfeiçoamento do Seguro DPVAT aos presidenciáveis


Documento reúne 19 sugestões de mudanças no modelo de gestão do benefício

A Seguradora Líder entregou aos candidatos à Presidência da República um relatório com os dados recentes do Seguro DPVAT e uma proposta de aperfeiçoamento do atual modelo de gestão do benefício. Como muitas mudanças dependem de alterações legais e, consequentemente, de decisões dos Poderes Executivo e Legislativo, o objetivo é sensibilizar e buscar o apoio dos futuros governantes para a importância do seguro, diante dos alarmantes números do trânsito. Nos últimos 10 anos, foram pagas mais de 500 mil indenizações do Seguro DPVAT por morte no trânsito.  Mais de 3,1 milhões de pessoas ficaram com algum tipo de invalidez permanente. Assim, a segurança no trânsito e o amparo às vítimas surgem como grandes desafios a serem vencidos pelos novos governantes que assumirão em janeiro de 2019.

Flávio Lavador de carro realiza oitava Festa da Criança


 Na manhã da próximo dia 12 de outubro, o itabunense Flávio Mota Bonfim realizará pela oitava vez um sonho de infância: distribuir no Dia da Criança com ajuda de parentes, amigos e colaboradores, brinquedos a meninos e meninas carentes da cidade, proporcionando a eles um momento de lazer e alegria. A previsão desta vez é entregar três mil, durante uma festa que promoverá a partir das dez horas na Rua Guarani, no bairro Califórnia, próximo à sua residência.

“Eu tive uma infância pobre e no Dia da Criança não recebia brinquedos porque a minha mãe não tinha condições. Desde menino eu alimento esse sonho de doar presentes, porque eu cresci vendo as crianças carentes do meu bairro também não recebendo. Com a ajuda de Deus e de muitos amigos, comecei em 2011 distribuindo duzentos. Este ano, nós queremos entregar três mil aos moradores da Califórnia, Nova Califórnia, Santa Inês, Monte Cristo e São Roque”, afirmou.

Casado com a dona de casa Soélia, Flávio é pai de três filhos maiores. Segundo ele, o apoio dos amigos e vizinhos, dos empresários, dos radialistas, blogueiros e de todos os veículos de Imprensa de Itabuna e da Polícia Militar tem sido fundamental ao longo desses anos. “Nós ornamentamos a rua e instalamos toldos e sonorizamos o ambiente. Distribuímos balas, refrigerantes, cachorro-quente e algodão doce. As crianças ganham presentes, se divertem com pula-pula e participam de brincadeiras como ovo na colher, corrida de saco e dança das cadeiras”, acrescentou.

As doações podem ser feitas por meio dos números 98857-6020/Flávio ou 98834-6960/Soélia. Podem, também, ser entregues na Sorveteria Tentação ou na Microlins, na Praça Olinto Leone, centro de Itabuna.
Por - Everaldo Benedito

SEM CELULAR AO VOTAR: Eleições: Selfies na cabine de votação são proibidas

Eleitor não pode portar dentro da cabine aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras
Na cabine de votação é proibido registrar o voto. Foto: Elza Fiúza/ABr
Do - Diário do Poder - A Lei Eleitoral (Lei 9.504/97) é clara: é vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação. Logo, estão proibidas as chamadas “selfies” ao votar.
Segundo resolução (Lei 23.554/17) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também são vedados na cabine equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Cabe aos mesários de cada seção eleitoral guardar esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.
O objetivo das normas é preservar o sigilo do voto, impedindo, por exemplo, que os eleitores comprovem que votaram em um determinado candidato por terem sido pagos para isso. O registro de imagem que indique em quem o eleitor votou poderia ser usado na troca por promessa de emprego, cestas básicas, entre outras possibilidades.
A pena prevista no Código Eleitoral (Lei 4.737/65) para a conduta de violar ou tentar violar o sigilo do voto é detenção até dois anos. O candidato que arregimentar eleitor, além de estar sujeito à detenção de seis meses a um ano, pode ser punido com multa no valor de R$ 5 a R$ 15 mil.
A proibição já existia no pleito de 2014. Mas a Agência Câmara registrou, na cobertura das eleições daquele ano, que muitos eleitores ignoraram a proibição do TSE e usaram os smartphones para tirar selfies no momento da votação e postaram as fotos nas redes sociais.
Aplicativo para denúncias
Para denunciar essa e outras condutas irregulares à Justiça Eleitoral, o cidadão pode utilizar o aplicativo Pardal, disponível para download gratuito nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. A ferramenta, desenvolvida pela Justiça Eleitoral, possibilita aos eleitores atuar como fiscais da eleição. (Agência Câmara)

REFERÊNCIA HISTÓRICA Símbolo da redemocratização, Constituição completa 30 anos nesta sexta

Desde que foi promulgada, a Constituição Federal recebeu 99 emendas até dezembro do ano passado

Adicionar legenda

Do - Diário do Poder - Referência da história política contemporânea do país, a promulgação da Constituição Cidadã em 5 de outubro de 1988 foi marcada por discursos e emoção. O principal símbolo do processo de redemocratização nacional completa 30 anos nesta sexta (5). Emendado 99 vezes, o texto exige aperfeiçoamentos constantes, segundo especialistas. Mas a essência de preservação da cidadania, das instituições e da unidade do Estado são mantidos.
Após 21 anos de ditadura militar, passou a vigorar a Constituição como instrumento que proporcionou a criação de mecanismos para evitar abusos de poder do Estado.
O presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães (então PMDB-SP), ao promulgar o texto, ressaltou que a nova Constituição não era perfeita, mas seria pioneira no país.
Mudanças
“A Nação nos mandou executar um serviço. Nós o fizemos com amor, aplicação e sem medo. A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa, ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca”, afirmou Ulysses Guimarães.

Assaltantes furtam parte do acervo da Casa de Ruy Barbosa, em Salvador


O Museu Casa de Ruy Barbosa, no Centro de Salvador, foi assaltado no último final de semana. Os criminosos levaram peças da instituição pertencente à Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e administrada através de um convênio firmado desde 1998 com o Centro Universitário UniRuy | Wyden (antiga Faculdade Ruy Barbosa). Entre os itens subtraídos da casa onde nasceu o jurista baiano Ruy Barbosa (1849-1923) estão objetos pessoais e antiguidades, como bustos, medalhas, canetas, óculos, taça, todos em ouro, prata e bronze. O caso foi registrado pela polícia como “furto qualificado/arrombamento com subtração de bens” e está sendo investigado, mas até agora não há sinal dos arrombadores ou das peças levadas.

O furto, que pode ter ocorrido entre a noite da última sexta-feira (28/09) e domingo (30), só foi percebido na manhã de segunda-feira (1º/10), quando uma funcionária do UniRuy chegou para trabalhar e encontrou a porta da frente apenas encostada. O incidente não deixou vítimas, uma vez que os vigilantes contratados pelo UniRuy para a guarda patrimonial não estavam no local. A ação sequer chamou a atenção dos moradores vizinhos do edifício situado na Rua Ruy Barbosa.

Ruy Barbosa morou até os 16 anos (de 1849 a 1865) na casa localizada na rua que hoje leva o seu nome. A Casa de Ruy Barbosa foi arrematada em leilão pelo jornalista Ernesto Simões Filho, presidente do Jornal A Tarde, no início do século XX. Em 1935, a Associação Bahiana de Imprensa conseguiu posse do imóvel. Naquele mesmo ano, foi feita a reconstituição no imóvel original, que estava completamente em ruínas.

O presidente da ABI, Walter Pinheiro, lamentou a invasão e relatou a importância do jurista, sua trajetória e a relevância da manutenção do museu. O dirigente também convocou a população a apoiar a campanha iniciada pela ABI para encontrar o acervo. “Nosso objetivo é recuperar os bens roubados. Evidentemente, tudo o que pertenceu a Ruy Barbosa é importante. A sociedade pode nos ajudar a localizar as peças”, afirmou Pinheiro.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...