sexta-feira, 28 de junho de 2019

RUI COSTA DOS 485 ANOS DE ILHÉUS

 Em Ilhéus, Rui entrega estação de água e autoriza reforma de hospital e construção de vila gastronômica

No dia de comemoração pelos 485 anos de fundação da cidade de Ilhéus, o governador Rui Costa esteve no município nesta sexta-feira (28), para autorizar o início de novas obras, além de participar da inauguração de equipamentos de saúde.  Na oportunidade, Rui ainda inaugurou as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pontal, que receberam um investimento de R$ 4 milhões.

“Neste dia importante para Ilhéus, estamos entregando e autorizando obras que vão beneficiar a população e que ajudam a impulsionar o potencial turístico da cidade, trazendo ainda mais insfraestrutura e ações nas áreas de abastecimento de água e de saúde”, afirmou o governador.

Com o serviço na estação de água, a capacidade operacional do equipamento aumentou em mais de 30%. A intervenção permite ampliar de 200 para 300 litros de água filtrada por segundo. Para isso, foi realizada a reforma dos filtros e construção de novos floculadores e decantadores para remoção de impurezas da água.

Risco de barragem em Barão do Cocais tira 457 pessoas de suas casas

Em todo o estado, estão sem acesso às suas residências 1.105 moradores de cinco municípios

Do - Diário do Poder - O risco de ruptura da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais (MG), faz com que 457 pessoas estejam fora de suas casas. O dado atualizado, fornecido nesta sexta (28) pela Vale, reafirma a cidade como a mais afetada pelas evacuações que têm sido realizadas em Minas Gerais desde a tragédia de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro. Em todo o estado, estão sem acesso às suas residências 1.105 moradores de cinco municípios: Brumadinho, Nova Lima, Ouro Preto, Rio Preto, além de Barão de Cocais.
Nesta última terça-feira (25), completaram-se cinco meses do rompimento da barragem da Vale que deixou mais de 200 mortos em Brumadinho. Desde a tragédia, dezenas de estruturas da mineradora em Minas Gerais foram paralisadas, na maioria das vezes por determinações da Justiça, que atendeu pedidos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizados com base em documentos que colocam em questão a segurança das barragens.

Fernando Gomes prestigia comemorações dos 485 anos de Ilhéus

Participando da Missa Solene

 O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, prestigiou na manhã desta sexta-feira (28) as comemorações pela passagem dos 485 anos de fundação e 138 anos de emancipação política do município. Ele esteve presente na tradicional Missa Solene na Catedral de São Sebastião, que contou com a presença de autoridades políticas, religiosas, militares e a população em geral.

Também participou juntamente com o Governador Rui Costa e comitiva, de inaugurações que são consideradas pelo prefeito Mário Alexandre como prioritárias da sua gestão, tais como: entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) Almiro Vinhaes, da Avenida Princesa Isabel, da inauguração do Posto de Saúde da Avenida Esperança, da assinatura da Ordem de Serviço para as obras de construção da Vila Gastronômica do Banco da Vitória, e da entrega da ampliação da Estação de Tratamento de Água do bairro Pontal.

“Fui convidado pelo prefeito Mário Alexandre, que é meu amigo. Eu não poderia deixar de prestigiar este momento importante da nossa vizinha cidade de Ilhéus, e também de receber o nosso Governador Rui Costa”, comentou o prefeito Fernando Gomes. Ele aproveitou o momento para convidar a todos para o Forró do Povo de Itabuna.“A festa começa neste sábado (29/06) e segue até segunda-feira (1º/07), graças ao apoio do Governo da Bahia, que tem muito amor por Itabuna e nos deu as bandas. Será uma grande festa, convido toda região para participar conosco”, finalizou o prefeito. Ascom

Sesttran convoca prestadores do serviço de “motofrete” para cadastramento


Cel Santana 
A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, através da Diretoria de Transportes, está realizando um cadastramento dos profissionais, pessoas físicas ou jurídicas, que exercem no município de Itabuna a função de motofrete (com serviço de entrega de mercadorias através do uso de motocicleta), tais como: botijão de gás, água mineral, pizza, peças, medicação, dentre outras. 

A convocação para que a categoria compareça ao órgão foi feita através do Edital de Chamamento Público Nº 01/2019, publicado no Diário Oficial do Município, em 10 de junho.

O titular da Sesttran, Gilberto Santana, destaca “que o objetivo da ação após o cadastramento prévio da categoria é legalizar a atividade de Motofrete no município, permitindo assim ao órgão: gerir, disciplinar e fiscalizar a prática regular do serviço. Através do cadastramento busca-se também traçar o perfil do ofertante desse tipo de serviço”, conclui. 

Os motofretistas deverão comparecer à Diretoria de Transportes na sede da Sesttran (no Bairro Lomanto), no horário das 9 às 15h, até o próximo dia 12.07.2019, para apresentar a documentação necessária para o cadastramento (que teve início no dia 11.06): Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Foto 3X4; Comprovante de endereço atualizado; Título de eleitor, com quitação eleitoral; Documento do veículo atualizado (CRLV); Certidão de antecedentes criminais; Nada consta da habilitação; Dados da empresa, cooperativa ou associação a que estiver vinculado e a Carteira de Trabalho (CTPS).

Trump discute com Bolsonaro sanções a Venezuela e Cuba e confirma visita ao Brasil

Encontro aconteceu no Japão, onde acontece a cúpula do G20, e foi marcado por troca de elogios


Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta sexta (28) com o presidente norte-americano, Donald Trump. Os dois líderes estão em Osaka, no Japão, para participar da Cúpula do G20. O encontro acontece três meses após a viagem oficial de Bolsonaro aos Estados Unidos e discutiram novamente sobre a situação na Venezuela, além de sanções também a Cuba. Bolsonaro e Trump trocaram elogios e o presidente norte-americano chegou a dizer aos repórteres que faria uma viagem ao Brasil, sem falar sobre datas.
“Na reunião com o Presidente Donald Trump, retomamos assuntos tratados na visita a Washington e introduzimos a idéia [sic] de um acordo de livre comércio para fortalecer ainda mais nossa parceria econômica. Trabalhando juntos, Brasil e EUA podem ter impacto muito positivo no mundo”, declarou Bolsonaro no Twitter.
De acordo com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente brasileiro, o pai declarou apoiar Trump desde antes das eleições de 2016, quando foi eleito, e que continuará a apoia-lo na campanha para o pleito do ano que vem.
Espanha
No Twitter, Bolsonaro agradeceu a Espanha pela atuação do país no caso do militar brasileiro que foi apreendido com 39 kg de cocaína em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou no aeroporto da cidade espanhola de Sevilha, nesta terça (25).
“Em primeiro encontro com o Presidente da Espanha, Pedro Sánchez, aproveitei para agradecê-lo pelo modo como as autoridades espanholas estão lidando com o caso dos entorpecentes apreendidos em avião da FAB e reafirmei minha defesa por punição severa para o tráfico”, declarou o presidente.
O sargento da Aeronáutica está preso no país, sem direito a fiança. O militar, que atua como comissário de bordo, integrava a equipe de apoio que viajaria com Bolsonaro até o Japão.

PRESIDENTE DA EMASA VISITA OBRAS DO NOVA ESPERANÇA


 Na tarde da última quarta feira 26,, o presidente da EMASA, Jader Guedes, acompanhado pelo diretor técnico, João Bitencourtt, visitou as obras de implantação das redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, que estão sendo realizadas  no bairro Nova Esperança, que fica nas margens da Br. 415, junto ao bairro Ferradas.
Segundo o líder comunitário Silas Santos Araujo, serão beneficiadas mais de quatrocentas famílias em quinze ruas daquele bairro. Estas obras atendem as determinações da administração  do prefeito Fernando Gomes, que visam a melhoria da qualidade de vida das comunidades que geralmente são  esquecidas, por estarem mais  afastadas do centro da cidade.  É mais um bairro inteiro de Itabuna, que passa a contar com os serviços de coleta de esgotos e de  abastecimento de água.

Bahia se reinventa com produção de Chocolate de Origem

 
Festival internacional que movimenta setor acontece de 18 a 21 de julho no Centro de Convenções de Ilhéus

“Tivemos de demitir todos os 120 funcionários e fazer financiamentos na tentativa frustrada de recuperar totalmente a lavoura. Perdi alguns imóveis e uma fazenda. Jamais vivemos algo como a vassoura-de-bruxa, foi uma coisa altamente desastrosa”. Exatos 30 anos depois do surgimento do fungo que dizimou as plantações de cacau no Sul da Bahia, o cacauicultor Fernando Botelho, 77, celebra o crescimento da sua marca de chocolate e outros derivados do cacau orgânico, a Modaka, e se prepara para participar da 11ª edição do Chocolat Bahia Festival, que acontece em Ilhéus, de 18 a 21 de julho. O evento, hoje considerado o maior do setor no Brasil, teve um início modesto, com apenas quatro marcas nacionais. Este ano, 70 produtores de chocolate de origem, de um total de 170 expositores, ocuparão o pavilhão de feiras do Centro de Convenções da cidade.
A crise que abateu a cacauicultura na região em 1989 levou os produtores a buscar alternativas. “Começamos a fazer polpa e geleia de cacau na cozinha da minha mãe”, conta a engenheira Patrícia Viana Lima, 50 anos, filha de Botelho e Chocolate Maker da Modaka. O nome faz referência ao doce do deus hindu Ganesha, símbolo de prosperidade e força no rompimento de obstáculos. Desde 2012, é na única fazenda que restou à família Viana Lima, no município de Barro Preto, Sul da Bahia, onde se produz o cacau 100% orgânico que dá origem aos nibs, amêndoas crocantes e chocolates certificados nacional e internacionalmente.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Juiz da Lava Jato determina bloqueio de R$ 78 milhões em bens de Lula

Decisão atende pedido da MPF; Lula é acusado de receber dois imóveis como propina da Odebrecht


Do - Diário do Poder - O juiz Luiz Antônio Bonat, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba, determinou o bloqueio de R$ 77,9 milhões em bens do ex-presidente Lula.
A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito do processo que envolve a compra de um terreno onde seria construída a sede do Instituto Lula e outro imóvel em São Bernardo do Campo, em São Paulo. O ex-presidente teria recebido os imóveis da Odebrecht como propina, somada em R$ 12,4 milhões.
O valor determinado pelo juiz se baseia no valor de R$ 75,4 milhões que, segundo o MPF, foram pagos em propina pela Odebrecht ao PT pelos oito contatos da Petrobras, tratados pelo processo da Lava Jato.

Forró do Povo: Funcionamento do transporte coletivo

Foto Arquivo

Prefeitura orienta sobre funcionamento do Sistema de Transporte Urbano para festa do São Pedro 2019

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) determinou o funcionamento especial do Sistema de Transporte de Ônibus Coletivo durante a realização da festa do São Pedro 2019. Foram definidos pontos específicos para o transporte coletivo, táxis e mototáxis.

O Transporte Coletivo terá dois pontos de funcionamento. O primeiro, localizado avenida Aziz Maron (após a ponte do Marabá – sentido Shopping), atenderá aos bairros: São Caetano, Daniel Gomes, São Pedro, Alto da Conquista, Jardim Primavera, Santa Clara, Jorge Amado, Gabriela/Jubiabá (atendendo, também, aos bairros Ferradas e Nova Ferradas). Já o segundo ponto, localizado na avenida Firmino Alves (após a ponte do Marabá – Em frente ao LIDI Laboratório), atenderá aos bairros: Jardim América, Parque Boa Vista, Pedro Fontes, Santa Inês, Monte Cristo, Novo Horizonte, Santo Antônio e São Lourenço.

Manutenção Predial da Santa Casa avança nas ações para se adequar aos requisitos da ONA

O setor de manutenção predial e infraestrutura da Santa Casa de Itabuna tem buscado se adequar aos padrões requiridos para a acreditação hospitalar através da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
De acordo com Jeneci Oliveira, gestor de manutenção predial e infraestrutura da Santa Casa, o setor está no momento atual organizando a parte de protocolos e documentação pertinentes à ONA, realizando as manutenções corretivas, implementando as normas técnicas, atualizando as manutenções preventivas, remodelando e requalificando o setor, ajudando no processo de acreditação, otimizando os recursos e realizando os projetos para todas a áreas envolvidas no processo.
Considerado como um dos setores primordiais para a preservação das instalações físicas dentro da instituição, a manutenção é um serviço que não é tão visto, mas que é essencial para toda a instituição. “Todas as áreas que necessitam de alterações em suas infraestruturas para se adequarem à acreditação solicitam os serviços de manutenção, seja para fazer a análise e o levantamento do que necessitará, seja para solicitar projetos e orçamentos”, diz.

Perguntas e respostas sobre o militar da FAB preso com cocaína

Sargento do Grupo de Transportes Especiais da FAB integrava comitiva de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G-20



Do - politica.estadao.com.br  - O sargento Manoel Silva Rodrigues da Força Aérea Brasileira (FAB) foi preso na terça-feira, 25, no aeroporto de Sevilha, na Espanha, por suspeita de envolvimento em transporte de drogas. Rodrigues fazia parte da comitiva de 21 militares que acompanha a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Tóquio, no Japão, onde participa da reunião do G-20. A Guarda Civil espanhola informou que foram encontrados 39 kg de cocaína com o sargento, escondidos numa maleta e divididos em pacotes. O sargento, de 38 anos, foi preso em flagrante e permanece detido no prédio da Guarda Civil, enquanto que os demais passageiros do avião seguiram a viagem para Tóquio. O avião em que estava o militar é usado como reserva da aeronave presidencial e, portanto, a comitiva da qual o sargento fazia parte não estava no mesmo avião que transportou Bolsonaro de Brasília para para o país asiático na noite de terça-feira. 


Sargento Cocaína Manoel Silva Rodrigues
O segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso em Sevilla, na Espanha, por transportar cocaína Foto: Reprodução

Quem é o militar preso?

Dia da cidade: Ilhéus homenageia personalidades com a comenda do mérito São Jorge dos Ilhéus

Como parte da programação do aniversário dos 485 anos de fundação e 138 anos de elevação à categoria de cidade, a Prefeitura realiza, na próxima sexta-feira (28), a partir das 17 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, a entrega da comenda do mérito de São Jorge dos Ilhéos a homens e mulheres que contribuem para o progresso do município. A entrega do título será feita a sete pessoas de diferentes segmentos da sociedade. A comenda foi instituída pela Lei 2.191 de agosto de 1985.
Entre os homenageados estão o médico clínico geral, Francisco Caldas Sampaio Netto; presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça; deputada federal (PSB) pelo Estado da Bahia, Lídice da Mata e Souza; deputado federal (PSD) pelo Estado da Bahia, Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães; padre da Diocese de Ilhéus, José Alvino de Cristo; pastor evangélico e psicanalista, Pedro de Jesus Chagas e o médico cardiologista e atual secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
Francisco Caldas Sampaio Netto, 84 anos, Francisco Caldas Sampaio Netto é um médico clínico-geral de larga experiência. Natural de Santo Antônio de Jesus, chegou em Ilhéus no ano de 1975. Como servidor público federal, atuou por 35 anos no Ministério da Saúde, e trabalhou em vários hospitais e postos de saúde do município. Ele é membro da Sociedade Brasileira Anestesiologia e membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. No ano de 2002, quando era vereador pela terceira vez, Dr. Francisco Sampaio foi honrado com o título de Cidadão Ilheense.

Central intensifica atendimento de iluminação pública à população de Ilhéus


A Prefeitura de Ilhéus intensificou o Serviço de Atendimento à População para queixas e reclamações a respeito do sistema de iluminação pública de Ilhéus. A Central de Atendimento presencial funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas, e sábado, das 7 às 14 horas, está à disposição do público através do 0800 7210112. A ligação é gratuita.
A Prefeitura alcançou a marca de 30 mil pontos de iluminação pública na sede e no interior do município. Desde o início da atual gestão, o governo municipal reativou mais de mil pontos apagados e troca de componentes elétricos utilizados na manutenção da rede de iluminação da cidade, segundo informações da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Secsurb).

Criança esquartejada por ser menino provoca debate sobre omissão do Estado

Rhuan, de 9 anos, foi torturado e morto pela própria mãe e a companheira

Do - Diário do Poder - A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados discute nesta quinta (27) a atuação do Estado para evitar crimes como o “Caso Rhuan”, ocorrido recentemente no Distrito Federal. Rhuan tinha 9 anos e foi barbaramente assassinado pela mãe, Rosana Auri da Silva Cândido, de 27 anos, com a ajuda da companheira, Kacyla Pryscila Santiago Damasceno Pessoa, de 28 anos.
Foram convidados para o debate:
– o delegado da Polícia Civil do Distrito Federal que tem atuado no caso Rhuan, Guilherme Sousa;
– o representante do Ministério Público Federal Guilherme Schelb;
– um representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos;
– um representante do Conselho Tutelar do Distrito Federal; e
– o pedagogo e presidente da Rede Nacional de Direitos e Defesa da Família, Felipe Nery.
Negligência
O deputado Filipe Barros (PSL-PR), que pediu a audiência, lembra que houve “graves falhas na rede de proteção a essa criança, tornando necessário um amplo debate sobre as medidas que deverão ser adotadas para proteger crianças e adolescentes do Brasil”. Ainda segundo o deputado, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, também acompanha o caso e constatou negligência do Estado, principalmente a partir 2017, quando a mãe biológica da criança perdeu a guarda. (Agência Câmara)

Senado aprova medidas contra corrupção e abuso de autoridade








Como sofreu alterações, texto retorna à Câmara dos Deputados para nova apreciação

DO - DIÁRIO DO PODER - O Plenário do Senado aprovou nesta quarta (26) o projeto de lei de iniciativa popular conhecido como Dez Medidas contra a Corrupção, que teve enxertado em seu texto a criminalização do abuso de autoridade cometido por magistrados e membros do Ministério Público, proposta como retaliação à operação Lava Jato.
Entre os principais pontos estão a elevação das penas para os crimes de corrupção, peculato, recebimento de vantagem indevida em razão do cargo entre outros para 4 a 12 anos de prisão. Além disso, se o prejuízo ao erário for igual ou superior a 10 mil salários mínimos, o crime será considerado hediondo.
Com relação aos crimes eleitorais e envolvendo partidos políticos, a prática de caixa 2 foi criminalizada com pena de 2 a 5 anos de prisão, aumentada em até dois terços se a fonte dos recursos for proibida pela lei, e multa.

Rui inaugura obras em Ilhéus e Ipiaú, nesta sexta


Nesta sexta-feira (dia 28), o governador Rui Costa visita os municípios de Ilhéus e Ipiaú. Primeiro, ele seguirá para Ilhéus, e às 10h30, participa da inauguração de unidades de saúde na avenida Princesa Isabel  e  em seguida na avenida Nova Esperança, onde  entrega a ampliação e melhorias da Estação de Tratamento de Água do Pontal e assina ordem de serviço para início das obras da Vila Gastronômica da localidade de Banco da Vitória, além de marcar presença nas comemorações dos 485 anos de fundação da cidade. 

Às 15h, Rui estará em Ipiaú para o lançamento do sinal digital da TVE, emissora do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). No município, o governador também inaugura dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água das localidades de Córrego de Pedra, Cajueiro e Passa com jeito. Secom

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Forró do Povo promete muitas atrações nos três dias de festa junina em Itabuna

Forró do Povo/Arquivo
Ao resgatar a tradição dos festejos juninos em Itabuna, promovendo a geração de emprego e renda, a programação do Forró do Povo, que tem como tema, São Pedro da Alegria, prometendo diversidade e alegria para agradar a todos os gostos a partir de sábado (29), na praça Beira-Rio, numa promoção conjunta da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, devendo atrair um público de 120 mil pessoas em três dias de festa. O Lordão e Ely Marques estarão no palco ao lado do Forró Karoá e de Genard como as grandes atrações da primeira noite da festa.
O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, destaca que no domingo (30), as atrações ficam por conta da banda Vera Cruz, da Cangaia de Jegue, Flávio José e Forrozão e em 1º de julho, a programação continua com Thaeme e Thiago, Cris Mel, seguidos de Enok Virgulino e Filomena Bagaceira, que prometem fechar com chave de ouro os festejos juninos de Itabuna.  

Pescadores de Itacaré comemoram festa em louvor ao padroeiro São Pedro


A comunidade católica de Itacaré estará realizando a partir desta quarta-feira até o próximo sábado, dia 29, a festa em louvor a São Pedro, padroeiro dos pescadores. Os festejos contarão com tríduo celebrado todas as noites em louvor ao santo, missa, além de atrações musicais. A realização é da Associação dos Pescadores e Marisqueiras de Itacaré (Asperi) e a Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Municipal.
De acordo com a programação, o tríduo começa hoje com celebração às 19 horas, em frente a Asperi, no Forte. Na quinta-feira a celebração será às 19h30min e na sexta será às 19 horas. No dia 29, consagrado ao santo, será celebrada uma missa às 9 horas da manhã pelo Padre Ednaldo Cardoso. Em seguida acontecerá uma apresentação musical.

Rui anuncia aprovação de estatuto do Consórcio do Nordeste



O governador Rui Costa, que preside o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, está em Brasília, nesta quarta-feira (26), com os demais governadores dos estados nordestinos para, entre outras pautas, a aprovação do estatuto do consórcio. O documento regerá o funcionamento do órgão. 

Com a validação do termo jurídico, todas as regras para o funcionamento dessa associação pública ficam acordadas entre os nove estados consorciados. “Estamos tomando todas as medidas para a consolidação jurídica do Consórcio do Nordeste. Queremos por em prática tudo o que estamos planejando para os nordestinos. Vamos trabalhar juntos, com mais rapidez e menor custo”, assinalou Rui.

Os chefes dos estados estão alinhados em catalisar melhorias para mais de 46 milhões de brasileiros (somada toda a população da região), nas mais diversas áreas, como saúde, segurança e educação. A busca por investimento internacional é um dos pontos já previstos. Os gestores querem fazer juntos uma missão de captação de investimento internacional.

Ordenamento de ambulantes garante atuação nos dias do Viva Ilhéus

Para garantir o sucesso do festival, a Prefeitura organizou estratégia de ordenamento dos ambulantes que irão trabalhar durante os três dias do Viva Ilhéus – o Arraiá de Jorge. Durante entrevista na manhã desta quarta-feira (26) ao programa “O Tabuleiro” da Ilhéus FM, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jerbson Moraes confirmou que os vendedores cadastrados no evento, serão beneficiados com isenção de taxas.
Segundo Jerbson, a interpretação equivocada gerou confusão entre ambulantes. “Em momento nenhum o prefeito Mário Alexandre pensou em deixar de fora do evento esses vendedores. Para aquecer o comércio, o prefeito acabou isentando os ambulantes das taxas para trabalharem no local durante os dias de festa, o que mostra o cuidado da Administração Municipal com a população”, disse o secretário em entrevista.

Abertura Oficial do Forró do Povo será neste sábado (29)


Os itabunenses estão na contagem regressiva para o início o Forró do Povo 2019 – uma das mais tradicionais festas juninas realizadas pela Prefeitura Municipal de Itabuna. Já está quase tudo pronto para a festa que terá sua abertura oficial no sábado (29/06), na Praça Rio Cachoeira, e seguirá até segunda-feira (1º/07).

A coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, e o apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa. O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, salienta o esforço do município para que aconteça uma grande festa com muito forró e segurança.

“Esta é uma festa que sempre foi tradição em nosso município, e graças ao apoio do governador Rui Costa realizaremos o tão esperado Forró do Povo”, destaca. Visando garantir toda tranquilidade e segurança dos forrozeiros que se deslocarem para o ponto de encontro do Forró do Povo, haverá homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, além da Guarda Civil Municipal. Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do Departamento de Indústria e Comércio também estarão presentes fazendo fiscalizações.
Confira a programação:

Sábado (29/06) – Forró do Karoá – 18 horas
                             Ely Marques – 20 horas
                             Lordão – 22 horas
                             Genard – meia-noite

Domingo (30/06) – Cangaia de Jegue – 18 horas
                                Vera Cruz – 20 horas
                                Forrozão – 22 horas
                                Flávio José – meia-noite

Segunda-feira (1º/06) – Filomena Bagaceira – 18 horas
                                        Enok Virgulino – 20 horas
                                        Cris Mel – 22 horas
                                        Thaeme e Thiago – meia-noite
Leia  também

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...