sexta-feira, 23 de julho de 2010

Justiça Eleitoral renova 41,5% das urnas eletrônicas para as eleições deste ano

Brasília - A Justiça Eleitoral renovou mais de 40% das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010, mas ainda assim, grande parte das máquinas disponibilizadas para o pleito já completou dez anos de uso. Das 450 mil urnas que serão distribuídas em 400 mil pontos de votação pelo país, 187 mil são do modelo 2009 (o mais recente) e 150 mil do modelo 2000.


As novas urnas eliminam todas as unidades de 1998 (84 mil), e também substituem parte do estoque do modelo 2000, aposentando 40 mil peças. Todas as urnas do modelo 2002, que somam 50 mil unidades, também deixarão de ser usadas.

“Vamos trocar todas as urnas de 2002 antes de tirarmos as urnas de 2000 de circulação porque essa série deu muitos problemas eletrônicos”, disse Giuseppe Janino, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de substituir as urnas velhas, as novas máquinas estão atendendo ao crescimento demográfico da população, já que entre 2008 e 2010 o colégio eleitoral brasileiro cresceu 4%. Segundo o TSE, as urnas novas não ficarão restritas aos grandes centros e serão distribuídas proporcionalmente por todo o país. Além dos modelos citados, as eleições deste ano também contarão com urnas de 2004, 2006 e 2008.

O TSE já abriu audiência pública para a compra de urnas modelo 2010, que só será concretizada no ano que vem. O objetivo é que nas eleições municipais de 2012 todas as urnas de 2000 estejam aposentadas.
a tarde online

BAHIA TEM 9,5 MILHÕES DE ELEITORES
Publicado em: 21 julho 2010

Quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia possui 9,5milhões de eleitores, 7% do total de votos do país.
O estado com maior peso eleitoral é, disparado, São Paulo, com 30,3 milhões de títulos aptos a registrar o sufrágio – a quantidade representa 22,3% do total de eleitores.

Em seguida vem Minas Gerais, com 14,5 milhões de eleitores, ou 10,6% do total.
O terceiro lugar é do Rio de Janeiro, com 11,5 milhões de eleitores, ou 8,5% do total.

O menor colégio eleitoral é Roraima, com 271,8 mil eleitores, ou 0,2% do total. No dia 3 de outubro, 135.804.433 eleitores serão aguardados nas urnas para escolher deputados estaduais, distritais e federais, senadores, governadores e o novo presidente da República.

Vitória da Conquista
A cidade de Vitória da Conquista mantém a terceira colocação na quantidade de eleitores com 205.076, ou seja, 2,147% do total na Bahia. Salvador tem 1.832.878 eleitores enquanto que Feira de Santana tem 359.516.

Zona eleitoral – Conquista possui três zonas eleitorais. A 39ª tem 68.132 eleitores e 0.713% da Bahia. Já a 40ª zona possui 71.973 ou 0.754% e a 41ª, está com 64.971 ou 0.68% dos eleitores da Bahia.
Itabuna
A cidade de Itabuna na região Sul da Bahia tem o primeiro colégio eleitoral com 139.000,00 mil eleiotres, enquanto Ilhéus aparece em segundo com 129.000,00 mil eleitores até o momento.
Itabuna, ainda pode atingir  os 140 mil, enquanto Ilhéus os130.000,00.
O número reflete um aumento de 7,86% em relação aos eleitores aptos a votar de 2006.
TRE-BA
Novo sistema de
videomonitoramento em Itabuna

Itabuna sai na frente e ganha um moderno sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal que funcionará na Vila Olímpica, no bairro São Caetano. A inauguração da central ocorreu na manhã desta sexta-feira, (23), e contou com a presença do prefeito Capitão Azevedo, todo o secretariado municipal e diretores da Prefeitura, além de convidados. O evento integra a programação do centenário do município.

O novo sistema vai permitir maior segurança para os equipamentos públicos e servidores, e conta com uma central totalmente equipada com câmeras e aparelhos de TV. 32 unidades de saúde já contam com sistema de alarmes e o videomonitoramento funcionará 24 horas por dia.
apresentação
Para o secretário de Administração, Gilson Nascimento, o projeto é nada mais do que a tecnologia no auxílio à proteção do patrimônio público e na segurança da comunidade. Este é o propósito da atual gestão que tem buscado soluções para minimizar a distancia entre a ação e a reação. A implantação do sistema é um sonho de mais de 20 anos da Guarda Municipal que hoje se transforma em realidade.

Ele ressaltou que além da aquisição de equipamentos de segurança, o efetivo da GM tem participado de treinamento e curso de capacitação permanente. Gilson anunciou também o aumento a frota da GM com a aquisição de três viaturas e mais quatro motos aumentando para oito o número delas.

O secretário informou ainda que a proposta do prefeito Capitão Azevedo é mudar o estatuto e o regimento da guarda inclusive com a melhoria salarial. “Desde o inicio da atual administração, temos colocado em prática todas as propostas que beneficiam não apenas o servidor municipal em todos os departamentos, como também o serviço público oferecido à comunidade”.

Ainda dentro do programa do festejo de aniversário de Itabuna, aconteceu “A praça na Praça”, evento sócio cultural promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) com o apoio da Prefeitura. o evento aberto na manhã de sexta-feira nas praças Adami, Camacan, Olinto Leoni e José bastos, acontece das 9 às 18 horas e vai até o dia 2 de agosto.

Texto: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 23/07/10
Itabuna já arrecadou mais de 15 toneladas
de doações para desabrigados de AL e PE

mantimentos
A campanha Itabuna Solidária, lançada no inicio deste mês para ajudar aos desabrigados de Alagoas e Pernambuco, vítimas das enchentes que atingiram aqueles estados, já arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos não perecíveis, água mineral, material de limpeza, agasalhos novos e usados e produtos de higiene pessoal. A informação foi dada nesta quinta-feira (22) por Ivann Montenegro, um dos responsáveis pela coleta dos donativos e mobilização da comunidade em torno da campanha.

“Na verdade, essa campanha é um sucesso. Em poucos dias de lançada, já tínhamos arrecadado cerca de 10 toneladas de donativos e rapidamente atingimos a marca das 15 toneladas, o que mostra o grande espírito de solidariedade do povo itabunense”, atesta Montenegro, que é o representante do governo municipal na campanha.

Ele anuncia para o próximo dia 31 o envio da primeira remessa das doações, que serão levadas numa carreta cedida pelo empresário Pedro Jatobá, da Pedreira União. Os alimentos e demais produtos serão entregues às lojas maçônicas de Maceió (AL) e de Recife (PE) para, em seguida, serem repassados aos necessitados.

Com essa remessa, as lojas maçônicas, clubes de serviço, Prefeitura e entidades envolvidas na campanha – criada e coordenada pelo Grupo de Ação Comunitária – encerram a primeira etapa da Itabuna Solidária. Montenegro e os organizadores da campanha têm a expectativa de daqui até o dia 31 arrecadarem outras 15 toneladas de doações e fazer uma remessa de 30 toneladas.

As doações, inclusive em dinheiro, podem ser feitas nos postos de arrecadação, localizados na própria Prefeitura e ainda na sede da subseção da OAB, clubes de Lions e Rotary, maçonarias e catedral de São José.

Texto: Joel Filho Fotos: Pedro Augusto

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Serra desafia PT a dizer que não tem vínculos com as Farc

'Você viu algum petista, inclusive a Dilma, explicando porque o PT é ligado às Farc, ou negando isso?', questionou o tucano
Elder Ogliari, de O Estado de S.Paulo / PORTO ALEGRE

22 de julho de 2010
20h 30
José Serra

O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, provocou sua concorrente Dilma Rousseff e o PT a dizerem explicitamente que não têm vínculos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), durante entrevista à Rádio Guaíba, nesta quinta-feira, 22, em Porto Alegre.



Garcia: Índio 'é perturbado' e cairá no 'anonimato'

Perguntado pelo jornalista Juremir Machado da Silva sobre a "derrapagem" que seu vice Índio da Costa (DEM) teria cometido ao tentar vincular o PT ao grupo guerrilheiro colombiano, Serra saiu em defesa de seu companheiro de chapa e aproveitou para atacar seus adversários.

O tucano considerou que Índio da Costa disse uma "banalidade" ao fazer a associação e afirmou que há evidências abundantes de que os integrantes das Farc são "sequestradores, cortam a cabeça de gente de gente, são terroristas e fazem narcotráfico" para, na sequência, afirmar que eles "vieram ao Brasil e (foram) aqui abrigados" e acusar o governo federal de ter nomeado a mulher de um deles para um cargo público. "O próprio principal assessor da presidência de relações exteriores os trata como não terroristas, no fundo companheiros meio equivocados", prosseguiu, sem citar nomes, mas numa referência a declarações do assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

Em meio às respostas, Serra ressalvou duas vezes que não estava qualificando os petistas de narcotraficantes, deixando implícito que as vinculações que vê e que não considera explicadas são de outra ordem. "Que os petistas sejam narcotraficantes isso o Índio nunca pensou e nem eu", reiterou, sustentando que seu vice disse é que "o PT é aliado a uma força que pratica narcotráfico". Depois, passou às cobranças. "Curiosamente ninguém do PT veio (explicar), e estão devendo essa explicação, inclusive a Dilma Rousseff, para dizer que eles não tinham nada com as Farc", emendou. "Você viu algum petista, inclusive a Dilma, explicando porque o PT é ligado às Farc, ou negando isso?", perguntou.

Em outra parte da pregação contra o tráfico de drogas, o tucano avisou que, se eleito, vai fazer pressão diplomática sobre países que exportam drogas para o Brasil. Serra também afirmou que o Brasil pode usar as obras de infraestrutura que faz na Bolívia para pedir que o governo daquele país deixe de fazer "corpo mole" e tome "maior atitude" no combate ao tráfico.

Vice

Ao defender seu vice, Serra lembrou que Índio da Costa já venceu quatro eleições e fez mais votos que o vice de Dilma, Michel Temer, a quem considera "eleito na repescagem" em 2006. Citou também que o deputado do DEM foi "líder importante" do projeto Ficha Limpa, escreveu livros sobre administração e tem experiência executiva. "Na minha opinião ele é melhor que os outros dois", ressaltou, referindo-se a Temer e também a Guilherme Leal (PV), que, afirmou, não fez nada na vida pública. "Nosso vice foi escolhido por suas virtudes, não foi por nenhum troca-troca de cargos", comparou. "Por exemplo, o Lula não queria o vice (de Dilma), mas teve que 'engolir' Temer para não desagradar o PMDB."

Questionado sobre sua oposição ao regime militar e suas alianças com apoiadores da ditadura, como filiados ao DEM, Serra reagiu lembrando que Dilma também fez acordos com adversários dos anos 60 e 70, como é o caso do senador José Sarney.
Caminhada

A visita de Serra a Porto Alegre obedeceu ao improviso. A assessoria anunciou que o tucano visitaria o Mercado Público e caminharia na Rua dos Andradas. Ele foi às Rádios Pampa, Guaíba e Gaúcha dar entrevista. Entre as atividades, fez um corpo-a-corpo com eleitores na Rua dos Andradas, acompanhado por cerca de cem pessoas, entre políticos, jornalistas, simpatizantes e também alguns portadores de bandeiras contratados para a campanha do PSDB do Rio Grande do Sul a salários de R$ 650 a R$ 800 por mês.

Em meio a caminhada, Serra cumprimentou pessoas, tirou fotos, distribuiu e recebeu abraços dentro de uma agência bancária, uma farmácia e uma banca de revistas. Em alguns momentos foi aplaudido e em duas vezes seus acompanhantes aumentaram o volume do coro que faziam gritando o nome de Serra para abafar algumas vaias esparsas e provocações de quem gritava "Dilma".

Farsul e MST

O último ato, também agendado em cima da hora, foi uma visita à sede da Federação da Agricultura no Rio Grande do Sul (Farsul). À vontade entre os ruralistas, afirmou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) é um movimento político financiado pelo governo que faz da reforma agrária um pretexto para um movimento socialista revolucionário.

Também voltou a questionar Dilma ao dizer que não sabe o que ela pensa da agricultura ao mesmo tempo em que vê sua concorrente tomar posições contraditórias, com declarações ora favoráveis, ora contrárias ao MST. Lembrou, ainda, que o líder do MST, João Pedro Stédile teria dito que o movimento vai apoiar Dilma para poder fazer mais invasões de terras.
PRECATÓRIOS IMPEDEM MAIS INVESTIMENTOS

Joege Bahia Secretário
Uma grande parte da receita de transferências constitucionais destinada ao Município de Ilhéus está comprometida com o pagamento de precatórios judiciais originárias de reclamações trabalhistas. A informação foi prestada pelo secretário municipal da Fazenda, Jorge Bahia, que ressalta o pagamento de dívidas de outra natureza, a exemplo das contribuições sociais resultante do parcelamento firmado com o INSS, Pasep e FGTS, também contribui decisivamente para diminuir a capacidade de investimento da Prefeitura.

Atualmente, a Prefeitura de Ilhéus tem de arcar com o desembolso mensal de R$ 800 mil com o parcelamento do INSS, FGTS e Pasep. Depois de descontado todos os parcelamentos, os recursos restantes são destinados ao pagamento de precatórios, na maioria trabalhista, conforme aconteceu nos meses de maio e junho deste ano, cujo desconto chegou a R$ 2,2 milhões. “Esses recursos nem mesmo chegam a passar pela Prefeitura, pois são bloqueados assim que as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS são depositadas na conta corrente do Município”, declara o secretário da Fazenda.

Segundo Jorge Bahia, uma parcela das receitas federais arrecadadas pela União é transferida aos Municípios e representa um mecanismo fundamental para amenizar as desigualdades regionais, na busca incessante de promover o equilíbrio sócio-econômico entre Estados e Municípios. Entretanto, o comportamento de administrações anteriores comprometeu as finanças do município, ao deixar de honrar os pagamentos dos encargos sociais e outras dívidas existentes.

O secretário da Fazenda explica que a falta de zelo com o dinheiro público ocorria com mais frequência antes da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas que os reflexos negativos tem influência decisiva até hoje. “O prefeito Newton Lima tem nos recomendado manter todos os pagamentos em dia e estamos fazendo o possível para não deixar de atender essa determinação”, frisa.

Jorge Bahia lamenta a falta de recursos para serem investidos em obras para a população e diz que essas dificuldades estão sendo minoradas através do esforço realizado pelo prefeito Newton Lima ao conseguir emendas aos orçamentos da União e do Governo do Estado. “Ainda bem que temos a capacidade de buscar recursos para atender as necessidades de Ilhéus, que atualmente atravessa um período de crescimento bastante positivo”, conclui.
Ascom/Ilhéus
Por: Walmir Rosário
“Ilhéus de braços abertos para o futuro”
já foi visitado por mais de quatro mil pessoas


Aberto para visitação pública no último dia 16, o estande “Ilhéus de braços abertos para o futuro” – que se encontra instalado na avenida Soares Lopes - já recebeu a presença de mais de quatro mil interessados em conhecer e participar de exposições fotográficas, palestras e seminários, voltados para os projetos de desenvolvimento do município, a exemplo do Complexo Intermodal. Promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio do Estado e Prefeitura Municipal, o estande abriu espaços para órgãos e entidades, com destaque para a Bahia Mineração, Ceplac, Valec Engenharia, Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Bahia Pesca, Sebrae, entre outros.

De acordo com o cronograma de programação, neste domingo, dia 25, às 16h30min, a Bahia Mineração estará apresentando vídeo sobre o Complexo Intermodal, e na próxima terça-feira, dia 27, às 17 horas, a Polícia Militar será responsável pela palestra sobre Polícia Ambiental. Já na quarta-feira, dia 28, às 16h30min, o diretor da Parkia Ambiental irá proferir palestra abordando a “Lagoa Encantada: Oportunidades e Perspectivas. Nos dois dias subseqüentes, a Bahia Mineração apresentará vídeos às 16h30min.

O estande “Ilhéus de braços abertos para o futuro” vem sendo muito visitado pelos estudantes que buscam informações à respeitos da construção do Porto Sul, da ferrovia Oeste/Leste e do novo aeroporto internacional que integram o Complexo Intermodal, assim como também do importante momento que o município atravessa, com a implantação da ZPE, do gasoduto (Gasene), da construção do Terminal Pesqueiro, entre outros investimentos já consolidados.
Ascom/Ilhéus
Por: Walmir Rosário

Bispo de Guarulhos recomenda a católicos que não votem em Dilma


Alheio à recomendação da Igreja Católica de manter neutralidade na campanha eleitoral, o bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, prega boicote à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República por considerar o PT favorável à descriminalização do aborto. Em artigo intitulado "Dai a César o que é de César e a Deus o que é Deus", publicado no site oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Bergonzini evoca deliberações dos congressos nacionais petistas de 2007 e 2010 e o 3º Plano Nacional dos Direitos Humanos para classificar o partido como "contrário aos valores da família".
"Recomendamos a todos verdadeiros católicos a que não deem seu voto à senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais liberações, independentemente do partido a quem pertençam", diz o bispo no texto, datado de 1º de julho.
Embora admita no artigo que a Igreja Católica "não se posiciona nem faz campanha", d. Bergonzini, 78 anos, diz que sua posição é lastreada na missão de "zelar para o que o que é Deus não seja manipulado e usurpado por César".
"Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito á vida humana e aos valores da família", afirma o religioso no documento.
Na carta, o bispo cita a punição imposta pelo PT aos deputados federais Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC), que condenaram publicamente o apoio petista à legalização do aborto e migraram para o PV.
Segundo maior colégio eleitoral paulista, com 788.832 votantes, Guarulhos é hoje o principal reduto petista no Estado --a cidade é governada pelo partido desde 2001.
Dilma, que se diz recém-convertida à Renovação Carismática Católica, modificou seu discurso sobre o aborto nos últimos três anos. Em outubro de 2007, durante sabatina promovida pela Folha, ela se mostrou favorável à descriminalização.
"Acho que tem de haver a descriminalização do aborto. No Brasil, é um absurdo que não haja, até porque nós sabemos em que condições as mulheres recorrem ao aborto", disse à ocasião.
Em suas últimas manifestações públicas sobre o tema, a petista mudou de postura. "Eu sou a favor de manter a legislação", afirmou no Programa "Roda Viva", da TV Cultura, veiculado no último 28 de junho.
 FÁBIO ZAMBELI
DE BRASÍLIA

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Rumo a Bom Jesus da Lapa


                                                  Val, Dilton, Ailson,Genário, Gil e Carlinhos
Com a fé inabalável em Deus, o grupo que dar sustentabilidade a Emasa reuniu-se hoje, para traçar os últimos detalhes para a viagem a cidade de Bom Jesus da Lapa, como acontece todos os anos.

O grupo liderado por Ailson Souza e, que tem muita devoção ao Senhor Bom Jesus numa só corrente de fé, visando o sucesso e progresso de cada um, todos itabunense e da empresa, uma tradição que acontece todos os anos, programou o deslocamento de Itabuna para aquela cidade no dia primeiro de Agosto.

Na organização estavam presentes, além de Ailson; Carlinhos Bueiro, Barão (Pai Miranda), Cadinho, Josa, Renato, Val, Alex, Dilton, Genário, Joselito, Pezão e César,

Na oportunidade o encontro tendo como local a residência de Ailson, foi apresentado um vídeo de viagens anteriores, o que deixou muita gente emocionada

O dia de Bom Jesus da Lapa com a presença de peregrinos de todo o país transcorre no dia 06 de Agosto, mas as comemorações na Gruta Sagrada, principalmente dentro de um clima de muita fé e devoção acontecem muito antes.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Cultura é um dos destaques na Programação do Centenário

A programação do Centenário de Itabuna prossegue nesta quarta-feira, 21, às 19 horas, com uma palestra do historiador e jornalista Adelindo Kfoury, no auditório da loja maçônica Areópago Itabunense, sobre a História da Maçonaria em Itabuna.

Às 19h30min, será exibido no Centro de Cultura Adonias Filho, os documentários “Itabuna - 100 anos” de Raquel Rocha e “Do Cinquenta ao Centenário”, de Leonardo Bião, Ana Coimbra e Tatiana Alves.

Já no salão de festas da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), às 20 horas, será realizado um jantar de confraternização com a premiação das Empresas do Centenário.

Terreirada

Na quinta-feira, 22, a programação começa com a I Terreirada, no período das 9 às 18 horas, na sede social do Itabuna Esporte Clube, como resultado de uma parceria entre a Fundação Itabunense de Cultura e Cadadania (Ficc), secretarias municipais de Assistência Social, de Educação, de Administração e de Indústria, Comércio e Turismo, com a Associação de Cultos Afros Itabunenses (Acaí), além do Ministério da Cultura e a secretaria estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi).

Segundo o coordenador da Terreirada, José Aldiclei Silva Lima, mais conhecido como Ney, o evento deverá mobilizar 700 pessoas ligadas a terreiros de candomblé e umbanda, além de estudantes e simpatizantes da religião de matriz africana, bem como de professores de escolas públicas e particulares, com a realização de palestras e debates sobre o tema.

A programação iniciada com uma apresentação da religião africana prossegue na sexta-feira, 23, com um enfoque voltado para o seu trabalho social através da assistência a crianças, mulheres e idosos; ações de prevenção da saúde com ênfase para a questão das doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo na área de segurança pública.

O ponto alto da Terreirada será a cerimônia religiosa programada para as 18 horas, na praça de Camacã, com uma saudação aos ancestrais da cidade e a sacralização de Oxalá como patrono de Itabuna.

Festival Multiarte - Nada menos que 600 pessoas de 15 cidades do interior do estado estão inscritas no IV Festival Multiarte Firmino Rocha promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).

O concurso acontecerá entre os dias 22 e 26 deste mês, no Centro de Cultura Adonias Filho. O evento começa a partir das 18 horas do dia 22 e às 19 horas do mesmo dia, o historiador Adelindo Kfoury profere palestra no Rotary Clube Itabuna Sul, sobre o tema “Itabuna, Nossa Terra Centenária”.


Texto: Kleber Torres Fotos: 20-07-2010
Asfaltamento da ponte 8 de Dezembro

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Itabuna iniciaram nesta terça-feira (20) a pavimentação asfáltica da ponte 8 de Dezembro, na rua Felícia de Novaes, no bairro de Fátima. A ponte será reinaugurada daqui a cinco dias e o prefeito, Capitão Azevedo, acompanhou a fase inicial do trabalho dos operários. Segundo ele, o cronograma da obra está sendo seguido exatamente como programado.

Além do asfalto, o projeto da obra inclui implantação de um sistema de iluminação e melhoria na infraestrutura de tráfego, com ampliação da pista de rolamento em mão dupla, mas preservando as características da ponte, construída há quase oitenta anos.

A ponte tem 40 metros de extensão e 10 metros de largura –antes, tinha cinco–, dos quais sete na pista de rolamento que foi alargada e três metros de calçada-1,5 metro de cada lado-, meio-fio elevado e guarda corpo.

A inauguração foi incluída na programação do centenário, quando o governo municipal também entrega as obras de reurbanização da avenida Cinqüentenário e de urbanização da avenida Pedro Jorge, executadas com recursos próprios.

Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 20-07-2010

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...