sábado, 19 de agosto de 2023

Assassinato na BA: DPU e MPF cobram medidas urgentes de proteção aos territórios tradicionais

Ofício foi enviado ao presidente Lula e ao governador da BA Jerônimo na tarde desta sexta-feira (18)

Yalorixá Bernadete

Após a notícia do brutal assassinato, na noite de quinta-feira (17), da líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, em Simões Filho (BA), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF) enviaram, na tarde desta sexta-feira (18), ofício ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reiterando pedidos de providências urgentes que assegurem efetiva proteção aos territórios tradicionais, seus povos e suas lideranças.

No documento, as instituições destacam a realização de uma série de reuniões e audiências públicas, além de recomendações a órgãos estaduais e federais e procedimentos administrativos, feitos ao longo dos anos, referentes às políticas públicas em prol das comunidades tradicionais na Bahia. Nesses encontros e medidas, as ameaças, a falta de consulta prévia às comunidades sobre instalação de obras e projetos em áreas quilombolas e a demora nos processos de regularização e titulação dos territórios tradicionais sempre foram os problemas mais relatados por essa população.

Para combater essas violações, a DPU e MPF pedem, mais uma vez, urgência na formação de força de segurança especializada e capacitada, apta a monitorar as regiões de conflito, evitando a perda de vidas humanas e investigando fatos e autores para fins de prevenção e responsabilização.

Nesse sentido, recomendam a criação da Unidade de Investigação Especializada para tratar de casos relacionados a Povos e Comunidades Tradicionais e/ou aprimorada a estrutura, com mais recursos humanos e materiais, do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau/BA).

As instituições solicitam também que não se conceda nenhuma licença ou autorização para projetos, obras, atividades e empreendimentos que impactem ou tenham potencial para impactar territórios tradicionais na Bahia sem que, antes, seja realizada a devida consulta prévia, livre e informada às comunidades respectivas, independentemente da fase do processo de certificação ou titulação, e que seja determinada a realização de consulta em relação aos projetos que já foram autorizados.

“Logo, se por um lado a regularização dos territórios tradicionais não avança; por outro, as atividades econômicas seguem em ritmo acelerado em todas as regiões baianas, com a anuência estatal, impactando as comunidades tradicionais e colocando suas lideranças em risco constante. Nesse cenário, a perda inestimável de Dona Bernadete Pacífico (como foi a de seu filho Binho do Quilombo) é mais um triste, lamentável e evitável episódio, fruto também, remarque-se, da omissão estatal histórica e contínua em não adotar medidas de proteção aos territórios tradicionais. Ao contrário, o Poder Público aprova e fomenta atividades econômicas que os impactam e que culminam tirando a vida das pessoas, aos poucos, dia após dia, ou instantaneamente”, diz um trecho do documento.

Um plano de atuação, com cronograma definindo prazos e metas, para os próximos quatro anos, com detalhamento de ações a cada bimestre, de forma a atender às demandas prioritárias definidas por todas as comunidades tradicionais da Bahia, assim como a definição de ações articuladas entre governo federal e governo estadual, para delimitação e titulação de territórios também são solicitados, entre outras medidas.

Leia o ofício enviado aqui.


Jovens da Igreja da Conceição representam Itabuna em São Paulo

Encontro acontecerá de quinta (20) a domingo (23); itabunenses já comemoram oportunidade

Pe. Adriano

Do -DIario Bahia - A Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Itabuna está bem representada por jovens e dirigentes marianos, no 42°Encontro Nacional de Juventude Mariana. 

O evento promovido pela Federação de São José dos Campos – SP, será aberto na quinta-feira (20) e seguirá até domingo (23), com a participação de centenas de jovens de todos os estados brasileiros.

Da paróquia da Conceição participam a coordenadora da Pastoral dos Coroinhas, Vanesca Hosana Mota de Araújo,com os jovens Thaissa Fernanda Silva Santos e Rafael Lourenço de Jesus Couto. É a primeira vez que eles participam de um evento desse nível fora do estado, e antes de partirem não esconderam a alegria do momento.

“É um encontro importante para nós, por representar uma poderosa ferramenta que auxilia nosso caminhar na busca da vida cristã, um maior conhecimento espiritual, e, principalmente a nos ajudará a seguir Jesus pelos caminhos de Maria”, frisou Vanesca.

Para Padre Adriano Fernandes, da Igreja da Conceição, o encontro de jovens e líderes de movimentos católicos de todo o país, demonstra um Brasil que se manifesta na alegria de ser filho de Maria, a Mãe de Jesus. “A energia da juventude, bem direcionada, é capaz de dar à igreja, jovens dispostos e mais preparados a se tornarem verdadeiros apóstolos de Cristo”.

O religioso afirma que a turma jovem busca ampliar os horizontes quando se une em movimentos cristãos, tem sede de conhecimento e participa da missão comum, que é a de servir a Deus por meio de ações religiosas.

Informações sobre a Igreja da Conceição podem ser acessadas nas redes sociais: www.instagram.com paroquianscitabuna , www.youtube.com e facebook


 Pascom/Paróquia da Conceição

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

VICE-PREFEITO DE ILHÉUS BEBETO SE RECUPERA BEM

Vice-prefeito Bebeto Galvão se recupera bem após cirurgia e deve retornar às atividades do Executivo Municipal no final de agosto9

Bebeto

Por meio das redes sociais, o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, informou seu estado de saúde após a realização de uma cirurgia na última sexta-feira (11). Conforme a publicação, o procedimento durou quatro horas e meia, mas o resultado foi exitoso. 

“Por recomendação médica, ficarei de repouso durante os próximos 15 dias, período em que farei revisão e passarei por nova avaliação médica. Logo, logo, retornarei à batalha. Agradeço aos meus familiares e amigos por suas manifestações de carinho e solidariedade”, disse.

Bebeto tem sua vida política pautada nos princípios da responsabilidade e transparência. O afastamento do cargo público se deu unicamente devido ao procedimento. Ele explicou ainda que voltará com as energias renovadas para continuar exercendo com zelo e dedicação a função que o povo ilheense lhe confiou.

Ascom

Uesc promove Concurso Escolar de Fotografias do Dia da Árvore

Categoria Imagem Digital Amadora

 

O projeto Horto Florestal, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promove o II Concurso Escolar de Fotografias do Dia da Árvore, Categoria Imagem Digital Amadora, com o tema “A minha árvore preferida”. O objetivo da competição, aberta pelo Edital Uesc nº 124/2023, é despertar a atenção dos jovens para a importância das árvores nas nossas vidas e estimular a curiosidade acerca da biodiversidade vegetal.

 

O concurso, realizado sob a coordenação dos professores Delmira da Costa Silva, José Walter Gaspar, Larissa Corrêa do Bomfim Costa, Luiz Alberto Mattos Silva e Marcial Cotes, com o apoio de discentes do curso de Ciências Biológicas, é aberto a instituições públicas de ensino da Educação Básica, do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ilhéus e cidades circunvizinhas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por um professor responsável até o dia 20 de agosto de 2023. Cada estudante poderá concorrer com uma única fotografia original de sua própria autoria. Cada escola pode concorrer com quantos discentes tiverem interesse em participar.

 

As dez melhores fotografias selecionadas pelo júri serão publicadas no Instagram @hortoflorestaluescA fotografia que for eleita como vencedora dará direito ao estudante autor, seu professor e a sua turma (número máximo de 40 pessoas) a realizar uma visita à Uesc, no Dia da Árvore, para percorrer a trilha interpretativa conduzida no Horto Florestal e fazer o plantio de uma espécie arbórea nativa da Mata Atlântica no mesmo local. O transporte será patrocinado pela Uesc/Proex/Projeto de Extensão Trilha Interpretativa da Matinha da Uesc, responsável pela ação.

 

A coordenadora Larissa Corrêa destaca a necessidade de incentivo a campanhas de plantio associadas à educação ambiental: “o dia em que uma criança aprende a plantar uma árvore ficará registrado eternamente na sua memória. A criação deste vínculo afetivo formará indivíduos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com as questões ambientais. Ensinar crianças a plantar árvores pode ajudar a mudar o mundo”.

 

Dia da Árvore

Comemorada no dia 21 de setembro, a data antecede o início da primavera no Hemisfério Sul. No Brasil, cada região escolheu uma árvore típica como símbolo: a região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná, e o próprio nome do país foi originado de uma árvore.

 

Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta. Além da sua beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas ajudam a diminuir a temperatura, fornecem sombra, melhoram a umidade do ar, evitam erosões, formam barreiras contra o vento, além de servir de moradia e alimento para várias espécies de animais. Economicamente, as árvores também possuem importância na produção de madeira, frutos, flores e matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e uma infinidade de outros produtos.

 

Mais informações sobre a ação e a premiação podem ser obtidas no edital.


Residencia de Comunicação

Uesc e Cepedi iniciam Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação

A iniciativa promove espaço de diálogo sobre TIC18 e o mercado de trabalho

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) promoveram, nesta quarta-feira (16), no Auditório Jorge Amado, no campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, a aula inaugural do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC18) para a primeira turma de alunos.

 

A iniciativa visa promover um espaço de diálogo sobre o tema TIC18 e o mercado de trabalho, de forma que os jovens possam aproximar-se ainda mais do universo que vem mudando o cenário das diferentes organizações pelo Brasil, a Tecnologia. O projeto é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

 

A aula inaugural com o tema foi “Impactos da Tecnologia nas Desigualdades no Mercado de Trabalho”, foi ministrada pelo reitor da Uesc e presidente do Conselho de Administração do Cepedi, Alessandro Fernandes. A solenidade na contou com a presença do diretor do Cepedi, professor, Jose Alfredo Tavares; do presidente da Softex, Ruben Delgado; o pró-reitor de Extensão da Uesc, Cristiano Bahia; do presidente do Sindicato das Industrias de Eletroeletrônicas de Ilhéus (Sinec), Silvio Comin; e do diretor do Departamento das Engenharias e Ciência da Computação da Uesc, Aprígio Bezerra.

 

Residência de Software que ocorrerá durante 18 meses, onde os cursistas irão mesclar sua atuação entre as palestras e oficinas do curso e a aplicação direta em projetos simulados (fase inicial), desafios tecnológicos e em projetos desenvolvidos no Cepedi (fase final do curso). Durante essa capacitação, os residentes irão trabalhar conceitos de Engenharia de Software, Análise de Sistemas de Informação e Programação com as linguagens Java, Python e .Net associadas aos respectivos frameworks utilizados no Cepedi e de interesse deste instituto. Ao final do curso, espera-se que os residentes estejam aptos à ingressar em equipes de desenvolvimento de software que trabalham com as linguagens e tecnologias abordadas durante a capacitação.

 

“Um aspecto relevante do projeto é o formato do curso. Seguindo a abordagem do aprendizado prático, os residentes estarão imersos em tecnologias recentes e relevantes tanto teoricamente, durante as sessões de treinamento, quanto na prática, nos laboratórios de projetos do Cepedi. Nestes laboratórios, os residentes irão concretizar os conhecimentos adquiridos em projetos-piloto desenvolvidos em colaboração com o Centro de pesquisa, atuando como Analistas e Desenvolvedores. Em relação às tecnologias abordadas pelo projeto, incluem-se Java, Python e a plataforma .Net, escolhidas por serem amplamente requisitadas para vagas de emprego na área de TI no Brasil atualmente,” explica do professor José Alfredo.

 

Das 100 vagas disponibilizadas, 87 foram preenchidas.  O curso é presencial e oferece aos alunos uma bolsa mensal, no valor de R$ 1.800,00 para graduados, e R$ 1.100,00 para egressos de ensino técnico e graduandos. Essa ajuda financeira visa proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, permitindo que os estudantes se dediquem integralmente ao desenvolvimento de suas habilidades em Desenvolvimento de Software, Destacou o presidente da Softex, agradecendo a Uesc por proporcionar esse avanço aos jovens e o incremento econômico ao município de Ilhéus.

 

O reitor da Uesc e presidente do Cepedi Alessandro Fernandes destacou o desempenho que as TIC desempenham na sociedade atual, abordando desde os problemas cotidianos, até a realização de cirurgias remotas, onde o cirurgião não necessita estar fisicamente presente. Isso justifica a necessidade de formar desenvolvedores altamente qualificados nas tecnologias mais atuais, uma vez que as instituições de ensino não estão conseguindo suprir a demanda do mercado. Além da insuficiência em quantidade, as instituições de ensino superior e técnico também enfrentam dificuldades em oferecer componentes curriculares que abordem tecnologias de ponta, devido à natureza de seus currículos de longo prazo e às limitações de atualização frequente. Destacando a necessidade de profissionais atentos e voltados para as necessidades da população 

Leia conversas de Delgatti com vítimas de estelionato

Relatório robusto da PGR expõe modus perandi do hacker

Do - Diário do Poder Foi o senador Sérgio Moro (União- PR) quem ‘levantou a bola’ da ausência de credibilidade da testemunha ouvida pela CPMI do 08 de janeiro, Walter Delgatti. Moro repercutiu um dado que pode ser conferido em consulta pública: o hacker acumula 46 processos por estelionato, envolvendo tramitações na Justiça de São Paulo, no Tribunal Regional Federal 01 e outros tribunais. De acordo com a inquirição de Sérgio Moro, em um único processo o estelionatário fez 44 vítimas.

O Ministério Público fez denúncia que revela o modus operandi de Delgatti, através da formação de uma quadrilha, que segundo o relatório da Procuradoria Geral da República se constituiu de maneira “organizada, estável, em união de desígnios”. A investigação tocada pela Polícia Federal diz que Delgatti agia em diversas frentes de crimes cibernéticos: fraudes bancárias e furtos mediante fraude, invasão de dispositivos informáticos alheios, mediante violação indevida de sistemas de segurança e monitoramento, em tempo real, de comunicações telemáticas (dados) sem autorização.

De acordo com o relatório, Delgatti tinha até um ‘testa de ferro’, que emprestava o nome para a movimentação das transições criminosas praticadas pela quadrilha.

Extração relatório PGR

“Por sua vez, DANILO CRISTIANO MARQUES atuava como testa de ferro de WALTER, auxiliando na obtenção de meios materiais pra o cometimento de crimes virtuais bem como auxiliando WALTER a permanecer oculto, cedendo seu nome para aluguel de apartamento, contratação de serviços como água, luz e internet, o que auxiliava a manutenção da liberdade de WALTER”, diz a denúncia.

O caráter sórdido da atuação pode ser conferido na frieza com que Delgatti enganava clientes de bancos diversos, como demonstrado no corpo da denúncia. Uma conversa foi transcrita a partir de gravação entre o hacker e uma mulher identificada como Fernanda. Delgatti se passou por homônimo da vítima, influenciando a cumprir procedimento que o daria acesso, inconsciente, a conta bancária da empresa da qual é dona.  Confira:

Mesmo relutantes, as vítimas eram convencidas por Delgatti de que não se tratava de um golpe.

 

Extração denúncia PGR

Extração denúncia PGR

 

Durante oitiva na CPMI do 08 de janeiro, o hacker se disse inocente diante do relatório assinado pelo procurador Wellington Divino Marques de Oliveira que apresenta provas robustas, como imagens, áudios e vídeos de Delgatti em operações criminosas.

O Hacker vota 13

Um vídeo levado à CPMI pelo deputado André Fernandes (PL-CE) mostra a testemunha declarando voto em Lula, durante entrevista à versão eletrônica da revista Fórum. “O Walter de hoje com certeza vota no Lula. Não só voto, como peço que votem no Lula. Faço campanha para ele. O que for preciso”, respondeu Delgatti.

Imagem extraída de exibição feita pela TV Senado.

 

 

A entrevista foi concedida em julho de 2022, mesmo período em que Delgatti abordou a deputada Carla Zambelli (PL-SP) para, de acordo com a versão da parlamentar, pedir oportunidade para assessora-la com as ferramentas de internet do mandato. Na ocasião, o hacker disse à Zambelli que pretendia ajudar Bolsonaro a entender a limitação do sistema eleitoral do Brasil.

ITABUNA EM FOCO

 Major Fábio Santana assume Secretaria de Segurança e Ordem Pública

Fábio

 O Major PM Fábio Santana vai assumir a titularidade da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) da Prefeitura de Itabuna em solenidade programada para terça-feira, dia 22, às 16 horas, no Gabinete do Prefeito Augusto Castro (PSD) no Centro Administrativo Firmino Alves. O oficial substituirá o delegado da Polícia Civil, Humberto Mattos.


Nascido em Itabuna, em 5 de junho de 1965, o major é graduado pela Academia de Polícia Militar da Bahia, em agosto de 1986. Iniciou suas atividades profissionais no mesmo ano como aspirante a oficial do 2° BPM de Ilhéus, onde comandou o Pelotão de Trânsito. Dois anos depois, foi transferido para o 15° BPM, em Itabuna, onde se destacou à frente da Chefia do Setor de Inteligência (P-2 ). 


Em 1991, já como Tenente da Polícia Militar foi transferido para a Companhia Independente de Polícia Rodoviária, em Salvador, sendo designado  depois para o Comando do Pelotão de Polícia Rodoviária de Itabuna, onde ficou até 1996 por ter sido promovido ao posto de Capitão.


Neste mesmo ano foi transferido para o 15° BPM e em seguida para o Corpo de Bombeiros, em Salvador, quando teve a missão de implantar e comandar o subgrupamento de Bombeiros, em Itabuna.


 Em 1998, Capitão Fábio já reconhecido pela região, através dos relevantes serviços prestados à sociedade baiana, é convidado a concorrer ao cargo eletivo de deputado estadual, ficando na quarta suplência.

Retorna ao recém-implantado 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Itabuna e depois segue para o 15° BPM, onde permaneceu até 2001. Logo depois, voltou a assumir o Comando da Companhia de Polícia Rodoviária de Itabuna.


Em 2002, concorreu pela segunda vez ao cargo de deputado estadual, sendo eleito, quando apresentou ao Governo do Estado duas proposições marcantes.  


A primeira, através da Lei Estadual nº 8.636, de 09 de Julho de 2003, quando foi criada a Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Itabuna (CIPRv), que passou a fiscalizar a malha rodoviária de mais de 80 municípios do Sul, Baixo-Sul, Extremo-Sul e parte do Sudoeste da Bahia.


 A segunda proposição, através do Decreto nº 9.382/2005, com a criação e implantação do primeiro Colégio da Polícia Militar (CPM) no interior da Bahia, em Itabuna, e no ano seguinte em Ilhéus.


Foi o relator do projeto de Lei nº 9.848, que criou em dezembro de 2005 a CAERC, com sede em Ilhéus, - atual CIPE Cacaueira. Também foi responsável pela proposição que viabilizou a construção do Conjunto Penal de Itabuna, em 2006, sendo reeleito para o segundo mandato. 


Em 2008 foi candidato a prefeito de Itabuna e, em 2010, concorreu novamente ao cargo de deputado estadual, ficando na segunda suplência. Como oficial da PM e político acumula experiências profissionais.


Secretaria de Esportes e Lazer define com 15º BPM e GCM esquema de segurança do Interbairros

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, definiu com os comandos do 15º Batalhão da Polícia Militar da Bahia e da Guarda Civil Municipal o esquema de segurança do Campeonato Interbairros de Futebol 2023, cuja estreia acontece no próximo dia 27, a partir das 9 horas, no Campo de Futebol Amador, no CAIC Jorge Amado, no Sarinha Alcântara, com o jogo Sarinha x Novo São Caetano.  


Durante encontro com a participação do comando do 15º BPM, Tenente-Coronel Robson Farias, o secretário José Alcântara Pellegrini apresentou o projeto do Campeonato, com início, duração e praças esportivas. “Viemos trazer as informações, acreditando sempre na parceria com a PMBA e a Guarda Civil Municipal para oferecer segurança aos torcedores, atletas e dirigentes”, disse o titular da Secretaria de Esportes e Lazer.


Segundo ele, a tabela de jogos também foi apresentada para que seja possível o planejamento da segurança. “A ação é preventiva. As pessoas que vão aos campos vão no interesse de torcer, se divertir e ter o lazer com familiares e amigos. Portanto, estamos confiantes na paz e tranquilidade nos campos”, asseverou Pellegrini, que esteve no encontro acompanhado pelo diretor de Esportes, Gabriel Silva, e o comandante da GCM, Inácio Pereira.    


O comandante do 15º BPM, Tenente-Coronel Robson Farias, disse que a instituição está pronta para atender às necessidades do Campeonato Interbairros. “Será momento de confraternização, esporte e saúde e vamos garantir a segurança”, afirmou. Já o comandante da GCM, Inácio Pereira, realçou a parceria com a PMBA que tem sido vitoriosa pela expertise dos militares e do comando da unidade local da Polícia Militar.

Celebração do bicentenário da Independência  da Bahia no Desfile Cívico do 7 de Setembro

 

A Prefeitura de Itabuna está nos últimos preparativos para o Desfile Cívico do 7 de Setembro que neste ano terá como tema “Bicentenário da Independência da Bahia: História e Diversidade Étnico-Cultural”. A professora Emilly Cruz, gerente de Projetos do Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, explica que a escolha do tema foi muito positiva por estimular a população a refletir sobre importante evento histórico.


Ela lembra que a Independência da Bahia foi um movimento social e militar iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e que terminou em 2 de julho de 1823, justamente um ano após a proclamação da Independência do Brasil.


A abertura da solenidade do Desfile Cívico está prevista para às 7h40min, seguida de hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional, às 8h. Na sequência, o prefeito Augusto Castro (PSD) passará em revista às tropas militares.


No primeiro Grupo do Desfile estarão representantes do Tiro de Guerra 06/007, 15º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CIPRv), Companhia Independente de Polícia de Guarda de Itabuna (CIPg),  4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Esquadrão da Polícia Montada/Equoterapia, além do Colégio da Polícia Militar (COM), Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), Escola Municipal Flávio José Simões Costa e  Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) – escolas que seguem o Vetor Disciplinar Militar.


Também haverá o Desfile Hipomotorizado com o Esquadrão de Polícia Montada/Itabuna, Policiais do 15º BPM, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna, 4º GBM, Guarda Civil Municipal de Itabuna/SESOP, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192).


No Grupo II, estarão representadas as entidades que trabalham com a educação inclusiva e também os clubes de serviço. São eles: Núcleo Cuidar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPE), Sala de Recursos Multifuncionais (SRN), Lojas Maçônicas, Rotary Club de Itabuna, Lions Clube Itabuna Centro, Lions Clube Itabuna Sul, Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL), Academia de Letras de Itabuna (ALITA), Legião da Boa Vontade (LBV), Desbravadores e Aventureiros.


Já no Grupo III estarão alunos da rede privada de ensino representados pelas Escolas Geórgia, PIO XII, Adventista de Itabuna, Ação Fraternal e Semente do Futuro.


No Grupo IV, os alunos da Rede Municipal de Ensino. Neste Grupo, cerca de 2.000 alunos de dez escolas estarão presentes.


Já o Grupo V contará com alunos da Rede Estadual de Ensino representados pelo Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), Colégio Estadual Valdelice Pinheiro e o Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC). E, por último, no Grupo VI, a coordenação da Secretaria Municipal da Educação.

Ascom


Oitava edição do Chocolat Festival em Belém deve receber 50 mil visitantes até domingo (20)

 Abertura do maior evento de chocolate e cacau da América Latina, nessa quinta (17), reuniu diversas autoridades


Nessa quinta-feira (17) à noite, o tradicional desenlace de fitas anunciou a abertura do Chocolat Amazônia e Flor — VIII Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Belém, no Pará. O festival, que reúne 150 expositores de 250 marcas nacionais e internacionais no Hangar — Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, deve receber 50 mil visitantes até o domingo (20).

Com o tema “O Pará na Bioeconomia da Amazônia”, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina também proporciona ao público acesso gratuito ao Flor Pará, que reúne agricultores familiares e comerciantes de flores, plantas, chocolate e cacau, genuinamente amazônicos. Como de costume, a cerimônia de abertura foi marcada pelo prestígio por parte de diversas autoridades.

Entre os presentes, estiveram os secretários Giovanni Queiroz, de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Pará (Sedap); Carlos Goulart, de Defesa Agropecuária, pasta vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA/Mapa); e Cássio Pereira, de Agricultura Familiar do Pará, além do prefeito do município de Altamira, Claudomiro Gomes da Silva (PSB).

O festival é realizado pelo Governo do Estado do Pará, através da Sedap, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura (Funcacau). Ele conta ainda com o apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), além da Adepará, Ceplac, Faepa, Senar Pará, Fiepa, Sebrae e Unama Universidade. A organização é da MVU Eventos, empresa do Grupo M21, detentora da marca para o Brasil e exterior.

Segundo Marco Lessa, CEO do Grupo M21 e idealizador do festival, o Chocolat Amazônia e Flor é muito mais que um evento setorial ou uma feira de produtos. “O festival é um motor que impulsiona o desenvolvimento sustentável, estimula a preservação da floresta em pé e gera emprego e renda para produtores e empreendedores, além de valorizar os produtos de origem e promover as marcas, para que elas façam mais negócios”, afirmou ele.

*Comércio justo e responsável* — Embora intrinsecamente ligado à preservação da Mata Atlântica — um dos biomas brasileiros mais ameaçados na atualidade —, o cultivo do cacau não se mostra sustentável apenas quanto ao aspecto ambiental: ele envolve também as responsabilidades social e econômica. Várias iniciativas de cacau no país, especialmente as de origem, têm foco no comércio justo, garantindo remuneração adequada aos produtores e demais trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva.

“Desde os produtores de cacau até os artesãos e empreendedores que criam obras-primas de chocolate, cada etapa da cadeia de valor é impulsionada por talento e dedicação. Através de oportunidades como o Chocolat Amazônia, comunidades são fortalecidas, famílias prosperam e a economia regional se expande”, explicou Lessa.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovanni Queiroz, que representou o governador Helder Barbalho no evento, destacou a importância de valorizar os agricultores e demais envolvidos no segmento. ”Esse evento aqui não é apenas um encontro de negócios; é um encontro de homens e mulheres que produzem amêndoa, chocolate, que trabalham com as flores que encantam todo o Pará. E essa beleza de trabalho poderá ser vista aqui até o próximo domingo”, ressaltou o titular da Sedap. 

*Programação na sexta-feira (18)* — A partir do segundo dia de evento, a programação começará mais cedo, às 14h. Às 16h, no Show Cooking, a chef Nalva Avertano será a responsável por compartilhar com o público a primeira receita à base de chocolate.

Na sequência, virão os chefs Cristina Franco, às 17h30; Fabio Sicilia, às 19h; e a argentina Mariana Corbetta, às 20h30. No espaço destinado ao Kids Cooking, passará a acontecer diariamente, das 15h às 19h, uma aula por hora para a garotada.

*Programação no sábado (19)* — Nesse dia, a feira irá começar por uma atração diferente, o Chocoday, com uma série de painéis. O primeiro, ministrado por Almir Vieira da Silva, às 14h30, terá como tema “A importância das análises de amêndoas de cacau fino para chocolate”.

Às 15h, Antonio Pantoja apresentará o painel “Case Abelha Cacau: chocolate, saúde, educação e turismo”, e, às 15h30, as marcas Cacauway, Gaudens, Ascurra e Amazônia Cacau conduzirão o “Marcas paraenses: desafios e grandes conquistas”.

Em seguida, às 16h30, os chefs Mariana Corbetta e Ricardo Campos irão compartilhar suas vivências no painel “O cacau além das nossas fronteiras”. Seguindo a mesma linha, às 17h, a espanhola Helen Aquim abordará o tema “O ‘bean to bar’ ganha a Europa”.

Por último, às 17h30, virá o painel “2013–2023: a década que mudou a história do cacau e chocolate do Pará”, sob a condução da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca do Pará (Sedap); da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); e do próprio Chocolat Festival.

Na ocasião, quem preferir tratar de receitas culinárias em vez de negócios, terá a opção de assistir, no Show Cooking, às exposições realizadas das 16h às 20h30 pelos chefs Rita Aguiar, Mariana Corbetta, Lucas Corazza e Léo Vilela.

*Programação no domingo (20)* — Além das atrações já previstas no Atelier e no Kids Cooking, o último dia de evento, com início às 14h, terá três sessões do Show Cooking: às 16h, com o chef Josenilton Santos; às 17h30, com a chef Luciana Ferreira; e às 19h, com o chef Ricardo Campos.

*Fórum do Cacau* — Em paralelo ao segundo e terceiro dias do festival, sexta-feira (18) e sábado (19), acontecerá o Fórum do Cacau, com painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo, a produção de cacau fino, a sustentabilidade da cultura do cacau e seus avanços tecnológicos. O encontro tem entre seus objetivos disseminar conhecimento, compartilhar casos de sucesso e unir os diferentes atores da cadeia para discutir soluções rumo a um setor mais próspero e sustentável.

Na sexta, serão abordados sete temas em painéis e mesas-redondas. Logo às 9h, por exemplo, o palestrante Fernando Antônio Teixeira Mendes falará sobre “A importância do Mapa Sensorial do Cacau para o Pará”. No turno vespertino, às 17h10, o assunto será “Cenários reais e perspectivas viáveis na comercialização de cacau no Brasil e no exterior para os próximos cinco anos”, com Ana Paula Losi, da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), e Antônio César Costa Zugaib, da Ceplac.

No sábado, haverá quatro momentos, distribuídos entre as 9h e as 12h40. O primeiro deles será a mesa redonda “Alternativas tecnológicas para a produção do cacau da Amazônia”, por Paulo Albuquerque, da Ceplac; Walkymário Lemos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Miquéias Calvi, da Universidade Federal do Pará (Ufpa). O último momento, às 12h10, será destinado a falar do programa Startup Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

*Sobre o Chocolat Festival* — Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final.

Já são mais de 30 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, estados aos quais levou diversas marcas de chocolate de origem, “bean to bar”, premium e gourmet. Em 2023, o festival já passou por Salvador (BA), Altamira (PA) e Ilhéus (BA), onde chegou a sua 30ª edição.

Mais informações em chocolatfestival.com.

Por - Camilla Botto


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...