sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Fipe apresenta estudo de equilíbrio econômico para revisão da tarifa de coletivos



Representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apresentaram para uma equipe da Prefeitura Municipal de Itabuna, o resultado do Estudo de Equilíbrio Econômico que visa a Revisão da Tarifa do Transporte Coletivo, de acordo com o que prevê o Contrato de Concessão do Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros (nºs 184/2016 e 185/2016).
Entre os que participaram da reunião, o procurador do município, Luiz Fernando Guarnieri, o titular da Sesttran, coronel PM Valci Serpa, representantes da Sociedade Civil Organizada, a exemplo de Sindicatos, Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). O convite também foi enviado para o Poder Judiciário e o Ministério Público.

Sala do Empreendedor de Ilhéus promoverá mutirão com ações exclusivas para MEIs

Acontece em Ilhéus, entre os dias 20 e 24 de janeiro, o primeiro mutirão de 2020 com uma série de ações exclusivas voltadas para os microempreendedores individuais (MEIs) na Sala do Empreendedor, das 8h30min às 18h. Local de atendimento da Prefeitura de Ilhéus, a Sala do Empreendedor.
Segundo o Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Ilhéus, Júlio Melo, o ano de 2020 reserva avanços na continuidade das atividades com o objetivo de promover o aprimoramento e a capacitação do microempresário, através de cursos, consultorias especializadas e gratuitas, de forma simples e facilitada sobre gestão de micro e pequenas empresas.
Em janeiro, o enfoque da Sala é a realização da Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). A declaração é uma atividade obrigatória para MEIs e deve ser realizada anualmente, no período entre 2 de janeiro e 31 de maio,  referente ao faturamento bruto de 2019.

Alvim é demitido da Secretaria da Cultura após pronunciamento com referência nazista


Queda de Roberto Alvim acontece após citar Goebbels em vídeo de divulgação de programa de apoio às artes

Do - Diário do Poder - A Secretaria Especial da Cultura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o secretário Roberto Alvim foi demitido do cargo. A exoneração acontece após Alvim parafrasear um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista.
Na manhã desta sexta (17), Planalto havia avisado o Congresso que secretário seria demitido após a repercussão do caso e a manifestação pública da classe política. Entre os que pediram a saída de Alvim está o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-A​P).
O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Ramos, telefonou para líderes do Congresso e avisou que o porta-voz da Presidência, general Rego Barros, deve anunciar a demissão.

Nível do Rio São Francisco continua subindo e já chegou a quase 5 metros

Do- folhapatoense.com 16.01.2020 - As notícias referentes ao Rio São Francisco este ano continuam animadoras. É o caso do município de Bom Jesus da lapa (BA), onde o nível das águas do Velho Chico vem subindo consideravelmente.
De acordo com o monitoramento feito Maria Alice Alves, responsável pelas leituras para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho (BA), na última sexta-feira (10), o nível chegou a quase 5 metros, e no final de semana voltou para os 4 metros.
Ela conta que o rio já chegou a quase o mesmo nível registrado no final de 2018, quando subiu 4,75 metros. E com esse último aumento no volume, as águas já começaram a vazar para algumas lagoas da região de Bom Jesus da Lapa. No entanto, o nível está baixando. Parte desse aumento é resultado das chuvas na cabeceira do rio, em Minas Gerais, somadas às chuvas na região neste mês. As informações são do site Notícias da Lapa.

Assaltante é o 120º criminoso flagrado por tecnologia da SSP


Apoio: Ele passava por um dos pontos monitorados, na manhã desta quinta-feira (16), quando foi identificado.

Procurado pela prática de roubo, um criminoso foi flagrado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), durante a manhã desta quinta-feira (16).

Com mandado de prisão expedido pela 11ª Vara Criminal de Salvador, localizada no bairro de Sussuarana, ele passava por um dos pontos monitorados, quando foi identificado. PMs realizaram a condução do foragido para a Central de Flagrantes, onde foi confirmada a identidade e cumprida a ordem judicial.

O assaltante passa a ser os 120º criminoso flagrado pelo sistema, que teve a primeira prisão registrada na Bahia em 2019, durante o carnaval. Com a prisão dele, o número de criminosos identificados sobe para 10, somente em 2020. Câmeras também estão sendo utilizadas ao longo do cortejo da 'Lavagem do Bonfim', nesta quinta-feira. Leia também:Governador sanciona aumento 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Aumento de benefícios dos gestores escolares é aprovado pela Assembleia Legislativa

Resultado de imagem para assembleia legislativa, salvadorFoi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na quarta-feira (15), o projeto de lei que aumenta os benefícios dos educadores por meio do acúmulo de gratificação aos diretores e vice-diretores das escolas estaduais. Com esta iniciativa, o Governo do Estado vai beneficiar 1.157 diretores e 1.410 vice-diretores, impactando para os cofres do Estado em torno de R$ 20 milhões, este ano.  

ACM Neto tem última Lavagem do Bonfim como prefeito: “Momento é de gratidão”

ACM Neto vai fazer a pé todo o percurso de oito quilômetros entre o Comércio e a Colina Sagrada. (Foto: Max Haack/Secom)
“Meu sentimento maior aqui é de gratidão. Gratidão por poder chegar hoje, no último ano de mandato, e ter condições de fazer essa caminhada sabendo que cumpri até aqui o meu dever. Saber que fui merecedor da confiança pessoas. É isso que me guia aqui hoje, é esse sentimento”, declarou o prefeito ACM Neto, na concentração de mais uma Lavagem do Bonfim, a oitava como chefe do Executivo municipal.
ACM Neto chegou à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, ao lado do vice-prefeito Bruno Reis. Ele lembrou que participa da Lavagem do Bonfim desde criança, quando nem pensava em ser político, acompanhando o avô Antonio Carlos Magalhães.

“É inevitável lembrar do meu avô neste momento. Foi seguindo o exemplo de fé dele que conheci a importância da lavagem das escadarias do Bonfim”, frisou.

Fique por dentro das principais datas do Calendário Eleitoral 2020

As etapas do processo eleitoral estão descritas, mês a mês, no cronograma previsto na Resolução TSE nº 23.606/2019
Tribunal Superior EleitoralAs Eleições Municipais de 2020 só ocorrerão em outubro, mas a contagem regressiva para o dia da votação começou no fim do ano passado, com a aprovação e a publicação das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral que normatizarão o pleito. As etapas do processo eleitoral estão descritas no cronograma previsto na Resolução TSE nº 23.606/2019, que estabelece, mês a mês, as datas do Calendário Eleitoral.
Segundo a Resolução, a partir do dia 1º de janeiro as pesquisas eleitorais devem ser registradas, até cinco dias antes da divulgação, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) da Justiça Eleitoral. A norma também proíbe, a partir dessa data, a distribuição de bens e valores pela Administração Pública, a execução de programas sociais por entidade vinculada a pré-candidato e a realização de publicidade de órgãos públicos com custos superiores à média dos gastos no primeiro semestre dos últimos três anos.
A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril.

Hospital de Base de Itabuna agiliza gestão do Pronto Socorro e uso de medicamentos

 
 O Hospital de Base de Itabuna está implantando novo modelo de gestão do Pronto Socorro, que é a porta de entrada da unidade. O projeto permitirá a identificação, durante a triagem,  da classificação de risco, a detecção dos sintomas e dos procedimentos a que o paciente será submetido  e a  melhoria do tempo de resposta dos exames pelo laboratório.

A iniciativa está sendo coordenada pela médico infectologista Fernando Romero, especialista pela Universidade de São Paulo e recentemente contratado pelo Hospital de Base. Segundo ele, “após conhecermos os indicadores de atendimento, vamos estabelecer um fluxo, em que já na triagem haverá a classificação de risco da doença e determinar o setor onde será feito o atendimento”. “Isso terá impacto no tempo de atendimento, os pacientes permanecerão menos tempo na emergência e quem necessitar de internamento, isso se dará com maior rapidez”, explica o médico.

GESTÃO DE MEDICAMENTOS

Após Bolsonaro defender venda direta, diretor-geral da ANP anuncia renúncia

Oddone dizia ser favorável à venda direta, mas não enfrentava o lobby das distribuidoras na agência

Do - Diário do Poder - O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, renunciou ao cargo por meio de carta enviada na semana passada ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. a divulgação da renúncia ocorreu no mesmo dia em que o chefe de governo reiterou sua posição favorável à venda direta, pelos produtores, de combustíveis aos postos.
Oddone tinha uma posição contraditória em relação à venda direta. diante de produtores de álcool, ele se manifestava favoravelmente, mas diante de outros interlocutores dizia que sua implementação seria “complicada”. Alegava que a decisão seria “colegiada” para não atuar em defesa da proposta.

Travessia Salvador-Mar Grande tem intenso movimento por conta da Lavagem do Bonfim

Movimento de embarque no Terminal de Vera Cruz é intenso nesta manhã.(Foto: Astramab/Divulgação)
Do - Jornaldamidia.com.br - O movimento de embarque é intenso na travessia Salvador-Mar Grande nesta quinta-feira (16), no sentido do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica para a capital, por conta da Lavagem do Bonfim. A travessia opera com saídas de 15 em 15 minutos para agilizar o embarque dos passageiros, que em sua maioria se desloca para a capital para participar da Lavagem do Bonfim – os usuários que utilizam o sistema e que desembarcam no Terminal Náutico já saem na região do cortejo, nas imediações do Mercado Modelo. Oito embarcações estão em tráfego e operam desde às 5h.

Governador pede benção do Senhor do Bonfim à Bahia em rede social

O governador Rui Costa, que ainda se recupera da cirurgia que fez para a retirada de um nódulo na mama, ao amanhecer desta quinta-feira (16) fez uma publicação em sua rede social sobre a vontade de estar presente no cortejo até a Colina Sagrada durante a Lavagem do Bonfim.

Na legenda da postagem ilustrada por baianas de mãos dadas, ele escreveu: "Bom dia pra você que também queria estar a caminho da Sagrada Colina agora... acordei bem cedinho, mas esse ano vou ficar só na vontade. Que o Senhor do Bonfim continue abençoando a Bahia e a todas as famílias baianas. Obrigado, meu Deus por mais um ano de benção, por ter nascido aqui nesta terra tão única e linda que tanto nos orgulha... Que a Bahia siga dando esse exemplo de paz. A quem vai a pé, a quem tem fé, a todos nós, uma boa #LavagemDoBonfim!"
Secom

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Bolsonaro quer a venda direta de etanol e gasolina, pelos produtores, aos postos

ANP proibiu a venda direta e criar o cartel de distribuidoras/atravessadoras


Do - Diário do Poder - Ao deixar o Palácio da Alvorada, pela manhã,  presidente Jair Bolsonaro disse hoje (15), em Brasília, voltou a defender que a Câmara e o Senado revoguem a proibição imposta pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) à venda direta de combustíveis aos postos.
A norma criou um cartel de distribuidoras que passaram a atuar como atravessadoras no mercado, encarecendo o preço final para os consumidores.
O presidente se reúne nesta quarta-feira (15) com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tratar desse assunto.

China e Estados Unidos assinam ‘primeira fase’ do acordo comercial








Após 18 meses de disputa comercial, as duas maiores economias do mundo assinam 'fase 1' do acordo

Do - Diário do Poder - A China e os Estados Unidos assinaram há pouco a primeira etapa de um acordo comercial para ultrapassar os desentendimentos entre os dois países, após 18 meses de uma disputa que abalou a economia mundial.
O documento, chamado de “acordo de primeira fase”, foi assinado durante cerimônia na Casa Branca, realizada neste momento com discurso do presidente Donald Trump e presença do vice-primeiro-ministro da China, Liu He, e é o resultado de um compromisso entre Washington e Pequim.
Segundo o acordo, a China se compromete a importar um total de US$ 200 bilhões (180 bilhões de euros) em bens dos Estados Unidos, incluindo produtos agrícolas, para reduzir o déficit comercial entre os dois países.

Prefeito de Itacaré assina nesta 5ª feira ordem de serviço da reforma da feira



O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), assinará na manhã desta quinta-feira, às 10 horas da manhã, na Câmara de Vereadores, o contrato e a ordem de serviço para a reforma, cobertura e reestruturação do mercado municipal, a feira livre de Itacaré. A obra faz parte de um convênio no valor de R$ 708.655,94 firmado com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Ações Regionais (CAR), que prevê a conclusão dos boxes, cobertura, piso, canteiros, estacionamento e diversas outras melhorias que transformarão a feira de Itacaré numa referência regional.

*Equipe da SDR realiza visitas técnicas nos municípios de Mascote e Camacan*



 

Uma comitiva formada por dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acompanhada de lideranças locais, realizou, nesta terça-feira (14), visitas técnicas nos municípios de Mascote e Camacan, Território de Identidade Litoral Sul.

No município de Mascote a equipe conheceu as novas estruturas da feira livre do distrito de São João do Paraíso. A ação, executada pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficiará, aproximadamente, nove mil pessoas, que passaram a contar com um espaço adequado para a comercialização de produtos locais.
Em Camacan foi visitada a unidade de beneficiamento de pescado que atenderá mais de 200 famílias de municípios da região, a partir de investimentos, do Governo do Estado, na Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e Associação dos Pescadores Artesanais da Região do Baixo Jequitinhonha do Município de Itapebi, via Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

De acordo com o secretário Josias Gomes, “nós temos duas grandes iniciativas sendo concluídas em breve aqui na região cacaueira que vão, sem dúvida, incrementar aquela política que nós estamos desenvolvendo por meio da SDR. Uma é a feira do Distrito de São João do Paraíso, que vai dinamizar a venda e a comercialização; e, em Camacan, a unidade de beneficiamento de pescado, que vai gerar emprego e permitir que a gente agregue valor ao pescado. Nós não estamos apenas no caminho, nós estamos dizendo que é possível dinamizar a economia a partir da agricultura familiar que nós estamos desenvolvendo”, observou.

Camacan possui uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, que serão beneficiados com outras obras, como a da reforma do mercado municipal. A previsão é que a obra seja entregue no início do segundo semestre de 2020.

FTC: Grupo educacional lança nova marca e anuncia fase de expansão


Com três Centros Universitários e oito faculdades, FTC passa a se chamar UniFTC

O grupo educacional FTC divulgou, nesta primeira semana de janeiro, sua nova marca. Agora, como UniFTC e com uma identidade gráfica mais dinâmica e acolhedora, a Instituição passa a comunicar também em seu logotipo a expansão e as mudanças que já eram vivenciadas por seus colaboradores e alunos. 
“Após 20 anos de história, nos transformamos muito. E acreditamos que esse nosso movimento de transformação – tão constante e presente em nosso DNA – precisava de uma nova representação gráfica. Carregamos no nome o início de um novo ciclo, um movimento para o futuro, mas também o legado que já está atrelado à sigla FTC”, afirma Milena Oliveira, Vice-presidente de Marketing e Relacionamento da UniFTC.
O novo nome – UniFTC - foi inspirado justamente no credenciamento das unidades Paralela, Feira de Santana e Vitória da Conquista como Centro Universitário. Aplicada às demais unidades do Grupo, a nova marca receberá o descritivo “faculdade”. “A marca representa o nosso posicionamento: sempre em movimento”, destaca Milena.

Trump pede a líderes iranianos que “não matem manifestantes”

Trump no Twitter: “O mundo está olhando. E, mais importante,
 os Estados Unidos estão olhando”
Agência Brasil
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, pediu hoje (12) às autoridades de Teerã que não matem os manifestantes que participam dos protestos por causa do abate de um avião ucraniano.
“Aos líderes do Irã — não matem os VOSSOS MANIFESTANTES”, escreveu Trump na rede social Twitter, recorrendo a letras maiúsculas para acentuar o conteúdo da mensagem.
“O mundo está olhando. E, mais importante, os Estados Unidos estão olhando”, acrescentou o governante, reiterando o teor de outra mensagem, divulgada nesse sábado (11), na qual alertou o regime de que “não poderia acontecer outro massacre de manifestantes pacíficos”.

Parte de minha infância:


A Ponte dos Velhacos
Ponte dos Velhacos
Ponte Goes Calmon


Barragem Rio Cachoeira 
Como recordar é viver, quando as recordações são boas, dizem  “vive duas vezes!”. Vamos falar um pouco sobre a história da Ponte do Itororó. Eu estudava na Escola Humberto de Campos, um beco sem saída, localizado no Bairro da Conceição, onde concluir a minha alfabetização, logo após a ponte Góes Calmon (a mais antiga sobre o Rio Cachoeira). A escola ficava localizada, entrando a direita de quem chega àquele tradicional Bairro, de nossa cidade. Um dos primeiros a ser fundado (chamavam de Abissínias. O porquê não se sabe...). Evoluiu muito porque se tratava de itinerário da rodovia Itabuna/Buerarema (hoje BR-101). Por isso a rua passou a se chamar “Buerarema”, hoje Hercília Teixeira. 
Como o comércio era fluente, principalmente na cabeceira da ponte, de um lado e do outro. Muitos moradores do local compravam e penduravam as suas notas “no prego” ou “caderneta de fiado”. Por esse motivo, a Ponte do Tororó, construída nos anos 40, passou a ser chamada “Ponte dos Velhacos!”. Tratava-se de uma ponte estreita com largura de um metro e meio, mais ou menos, construída com cimento e tabuas por cima das pedras. Localizada próximo ao prédio “Espaço Cultural Professor Josué Brandão”, onde funcionam a Biblioteca Pública e a Câmara de Vereadores de Itabuna, pelo então prefeito Ubaldo Portos Dantas. Neste local, acima um pouco, no morro, nasceu Itabuna (Livro de José Dantas de Andrade). Segunda a história, o “Morro da Marimbeta”, que tinha uma ligação com a Ilha do Jegue (Firmino Alves, fundador de Itabuna). Ilha, esta, que depois das grandes enchentes do Rio Cachoeira desapareceu, devido à erosão. Dando lugar, assim, a “Passarela Ilha do Jegue”, construída recentemente pelo Prefeito Fernando Gomes, acima da “Ponte dos Velhacos”. Essa ponte, que está submersa, contam, entre várias versões, começou a ser usada vice/versa pelas pessoas que faziam as compras nas vendas ou armazéns existentes nas cabeceiras da Ponte Góes Calmon, que para fugirem do compromisso de não pagarem as suas contas, usavam a Ponte dos Velhacos. Por isso, a denominação.  Hoje submersa, tonou-se muito importante e motivo de várias piadas e anedotas, devido dá acesso “aos velhacos”. Como citamos antes, a localização correta das suas cabeceiras, localizavam-se, do antigo Sítio do “Sr. Moraes”, hoje onde fica localizado o “Bar Latitude”, ligando, à Rua Moura Teixeira. Após a construção da barragem para manter o leito do Rio perene nos anos 60, a “Ponte dos Velhacos” que também foi denominada, no início, Ponte de Tororó, se tornou submersa. A construção da Barragem ficou a alguns metros abaixo. A Ponte dos Velhacos, construída nos anos 40, era um grande local de encontro e usada pelos jovens para o lazer, onde muitos deles a usavam para tomar banho no Cachoeira, quando se atiçavam de “ponta agulho” de um taboado; tipo trampolim, localizado bem no meio da ponte. Se tratava de um dos poços mais fundos do Rio, onde alguns jovens pagaram com a própria vida as suas peripécias, devido as pedras... Com a ponte submersa, até os dias de hoje, os estudantes passaram a usar a barragem. Naquela época das águas límpidas e cristalinas do Cachoeira. Rio farto em peixe e crustáceos de várias espécies, o que alimentava muita gente e hoje não se ver mais. Eu mesmo em um desses banhos, com os meus colegas, bem na hora do recreio. O banho estava tão bom que nós nos esquecemos do horário da aula. Chegando a escola, que ficava em frente a Barragem. Fomos castigados por nossa professora, conhecida como “Bibi”, viva até hoje graças a Deus e moradora do Bairro da Conceição, próximo ao local. O castigo, fomos obrigados a escrever mil vezes “Devo obedecer ao horário do recreio!”. E isso já na casa da minha professora.  Sei que sair de lá, umas oito horas da noite, pra minha casa que ficava localizada no bairro vizinho “Vila Zara”. Chegando em casa, vocês pensam que acaba por aí! Que nada...  Meu pai e minha mãe já me esperavam com a taca na mão! Imaginem...  Mas, hoje agradeço às minhas queridas professoras, WIlma, hoje em Salvador, e Bibi, moradora histórica do Bairro da Conceição, meus pais e, principalmente, meus coleguinhas, entre eles, Arnaldo, Mundinho, Cacau, Edvaldo, Canta Galo, Jabes, Joabes, Bené, Edinho, Quintino, Pelé, Silvinha, Beto de Qelé, Edigarzinho, que morava em um dos barracões que existiam próximo ao Posto Policial, que se tratava de uma Viela.  Edigarzinho, até da ponte Góes Calmon, pula na correnteza, quando o Rio estava cheio. Belas lembranças.
Com o progresso desenfreado, a Ponte dos Velhacos, mesmo submersa e a Barragem ainda existem, hoje só tenho saudade das águas cristalinas e límpidas do meu Rio Cachoeira, o rio da minha infância! Mas para mantar a minha saudade, ainda trafego pela estreita Ponte Góes Calmon, que daqui a oito anos completará um século de existência, pois foi inaugurada em 1º de Março de 1928, pelo cel. Henrique Alves dos Reis. Ela merece, com isso, uma reforma! Foi a única saída para o lado direito do rio, nas grandes enchentes. Sofri, mas tive uma infância verdadeira e livre.

Joselito dos Reis
14.01.2020.                                                  

Bolsonaro corrige reposição da inflação e fixa salário mínimo em R$ 1.045

Depois de editar MP fixando o salário mínimo em R$ 1.039, para este ano, com base na projeção da inflação do período, o governo recuou e decidiu aplicar o INPC do período que acabou fechando o ano mais alto, de 4,1% para 4,48%, elevando para R$ 1.045, a partir de fevereiro
Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes
Do -  tps://www.brasil247.com -  O governo Jair Bolsonaro decidiu conceder aumento do salário mínimo em 2020, repondo a inflação pelo INPC, e elevando de R$ 1.039 para R$ 1.045.
Em 31 de dezembro, Bolsonaro editou uma medida provisória fixando o salário mínimo em R$ 1.039, para este ano. O reajuste de 4,1% em relação aos R$ 998 do ano passado foi calculado com base na projeção para o INPC, que acabou fechando o ano mais alto, em 4,48%. Portanto, o reajuste concedido pelo governo estava abaixo da inflação do período.

Projeto de lei do Governo garante aumento dos benefícios de diretores e vice-diretores

Além do projeto que altera a lei 11.378/2008, enviado à Assembleia Legislativa (Alba) nesta segunda-feira (13) pelo Governo do Estado para reajuste salarial de 12,1 mil professores e coordenadores pedagógicos que terão vencimentos acima do piso nacional, tramita também, desde dezembro de 2019, um outro projeto de lei que aumenta os benefícios da categoria através do acúmulo de gratificação aos diretores e vice-diretores das escolas estaduais. 

Protocolado no Legislativo em 3 de dezembro de 2019, o Projeto de Lei nº 23.686/2019 altera a Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia. O PL acrescenta o artigo 65-B, que prevê a concessão da Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe ao professor investidos em cargo de gestão. “Investido em cargo de diretor ou vice-diretor de unidade escolar, o professor perceberá cumulativamente a Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe e a Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET)”, diz o texto em seu parágrafo único. 

Itacaré realiza no final de semana a II Etapa do Circuito de Surf



Itacaré estará sediando neste final de semana, dias 18 e 19, na Praia da Tiririca, a II Etapa do Circuito Itacareense de Surf Nova Geração, contando com disputas nas mais diversas categorias. As inscrições estarão abertas, com vagas limitadas, nas seguintes categorias: Iniciante (12 vagas), Feminino (08 vagas); Sub 10 (12 vagas), Sub 12 (16 vagas), Sub 14 (16 vagas) e Sub 16 (16 vagas). A realização é da Associação de Surf de Itacaré.
O presidente da Associação de Surf de Itacaré, Miguel Reis, informa aos atletas, pais e responsáveis que nesta sexta sexta-feira, dia 17, as 19 horas, na Colônia de Pesca Z-18 de Itacaré, estará acontecendo o meeting técnico da segunda etapa do Circuito Itacareense de Surf Nova Geração. No encontro serão confirmadas as últimas inscrições e discutidos os critérios da etapa. Os organizadores do evento lembram ainda que os itens de alimentos deverão ser entregues na Praia da Tiririca no primeiro dia do evento, que ao final da etapa serão doados para as crianças do projeto social Surfando para o Futuro.
Com uma nova roupagem e seguindo o alinhamento do Circuito Nacional Amador, a segunda etapa do Circuito Itacareense e as demais etapas irão prestigiar as categorias de base, dando pranchas, medalhas e kits do 1° ao 4° lugar em todas as categorias. Os organizadores do evento informam que a intenção deste novo formato é investir e focar diretamente nos pequenos e nas categorias de base, fazendo uma interlocução direta com o projeto social Surfando para o Futuro. - Ascom

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

PREFEITURA DE ITABUNA E PM ASSINAM TERMO PARA EXTENSÃO DO VETOR DISCIPLINAR

 

 

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, acaba de assinar, em Salvador, os termos de cooperação técnica entre Prefeitura Municipal de Itabuna e Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA) que oficializa a extensão do Vetor Disciplinar para mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna. A assinatura do termo aconteceu no gabinete do Comando da Polícia Militar, com as presenças do comandante da PMBA, Coronel PM Anselmo Brandão e da secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves. Participaram ainda o coronel PM Antônio Sebastião dos Santos Rocha, chefe de gabinete do Comando da PM; o tenente-coronel PM Ricardo Albuquerque, coordenador estadual do Vetor Disciplinar; e o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Itabuna, o tenente-coronel PM Ferreira Lopes.

Pelas assinaturas, oficializa-se a inserção do vetor nas escolas Margarida Pereira (Pedro Jerônimo), CAIC Jorge Amado (Jardim Primavera), Lourival Oliveira Soares (Ferradas) e Flávio Simões (Califórnia). Em 2019, o vetor já fora inserido no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), como uma experiência piloto e a rigor das comemorações dos 40 anos de existência daquela unidade de ensino. Os resultados aferidos motivaram o prefeito a se decidir por estender o vetor para as demais quatro maiores escolas da rede que ainda não contavam com essa parceria.

Segundo o prefeito, “o Vetor Disciplinar é bom, pois ajuda a educar os alunos, organiza as escolas e permite que os professores possam dar aula num ambiente organizado e dinâmico”.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...