sábado, 19 de novembro de 2022

Estamos investindo na formação dos vereadores" afirma Erasmo


Em dois anos, a Mesa da Câmara de Itabuna proporcionou quase 10 capacitações para vereadores. As formações contemplaram 13 dos 21 membros da Casa, atingindo 10 dos 14 estreantes. "Nós, de primeiro mandato, estamos aprendendo a legislar na prática. Pensando nisso, a Mesa decidiu investir na formação dos vereadores", afirmou o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD) que participou, até ontem 18/11, de curso em São Paulo sobre orçamento público.

Conforme levantamento da Mesa, as capacitações e treinamentos giraram em torno de temas como a elaboração de leis municipais, comunicação legislativa, nova lei de licitações, além de treinamento sobre painel eletrônico. "Um vereador mais preparado com conhecimentos técnicos é interesse de todos a sociedade itabunense", justificou o Primeiro-Secretário da Câmara itabunense, Israel Cardoso (Agir), que também exerce o primeiro mandato eletivo dele.

Outros novatos endossaram o impacto das formações sobre o desempenho do mandato. "A criação de leis exige um conhecimento maior da gente", salientou Francisco Santos (PSD). "Nos inteirar das mudanças nas licitações ajudou a entender como funciona a administração", comentou Nem Bahia (PP). "Em todo lugar, a gente tem que conhecer o andamento da coisa. No processo legislativo, a tramitação é importantíssima", frisou Kaiá da Saúde (Avante).

Ascom

 

Gilmar impede Justiça Federal de investigar corrupção na FGV

Operação da PF, na quinta, gerou burburinho em Brasília com o que se chamou de apreensão de ministros de cortes superiores, incluindo o STF

Do - Diário do Poder - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu as investigações de possível esquema de corrupção envolvendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) por considerar que a Justiça Federal não tem competência para seguir com os trabalhos.

A decisão causou perplexidade em Brasília, uma vez que a operação realizada pela Polícia Federal na véspera da decisão de Gilmar teria gerado apreensão em ministros de cortes superiores, incluindo o próprio STF.

Entre as decisões de Gilmar estão a liberação de acesso dos investigados às dependências e computadores da FGV, proibidas pelo juízo federal, bem como a liberação de bens bloqueados

A PF apura possível esquema que consistia em fraudar licitações e lavar dinheiro com a participação de funcionários e outras pessoas ligadas à fundação, mas a família Simonsen, que criou a FGV, foi o principal alvo da oepração de quinta (17).

Gilmar Mendes acatou pedido da FGV e determinou que a tramitação da investigação deve ser no âmbito da Justiça Estadual do Rio de Janeiro e não na Justiça Federal, anulando decisões do juiz federal Vitor Valpuesta.

O ministro fez uma correlação com a condução da Lava Jato, que promoveu “uma tentativa de expandir a jurisdição da Justiça Federal” e que a incompetência dela “constitui flagrante ilegalidade”.

Gilmar também decidiu remeter o caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por considerar que há “reiterado descumprimento de decisões proferidas” pelo STF.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Lula é chamado de ladrão na saída da presidência de Portugal

Presidente eleito foi a Lisboa e ainda almoçou com o ministro Gilmar Mendes (STF), que recentemente liberou R$5,5 milhões do petista

Do - Diario do Pider - O presidente eleito Lula foi alvo de protesto ao deixar o Palácio de Belém, sede da presidência de Portugal, onde se encontrou com o presidente Marcelo Rebelo.

Centenas de brasileiros entoavam o hino nacional quando a comitiva do petista começou a deixar o local. Imediatamente iniciou-se um coro de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Diferentemente do que ocorreu com os policiais que testemunharam as manifestações contra os ministros do Supremo Tribunal Federal, nos Estados Unidos, os vários policiais portugueses que formavam o perímetro de contenção entenderam tudo que os brasileiros diziam

A passagem de Lula por Lisboa foi marcada também por um almoço com o ministro Gilmar Mendes (STF), que há alguns dias liberou R$5,5 milhões que estavam bloqueados pela operação Lava Jato. Gilmar alegou para proceder com a liberação que o bloqueio foi feito com uso de “provas ilícitas”.



ITABUNA EM FOCO: Devido as chuvas situacão de emergencia em itabuna

 

Prefeito Augusto Castro
Prefeito Augusto Castro decreta Situação de Emergência por causa das chuvas

Diante da intensidade das chuvas dos últimos dias em Itabuna, o prefeito Augusto Castro (PSD) decretou Situação de Emergências nas áreas do Município afetadas por enxurradas com base na Instrução Normativa nº 02/2016. Desde o dia 15, os valores pluviométricos em menos de 24 horas registrados foram de 42 milímetros passando de 95 mm em dois dias, com acumulado de lâmina d’água de 158 mm  dentro dos limites da área urbana.

 O Decreto nº 15.189, destaca que a ocorrência das chuvas causou a destruição de pavimentos, calçamentos, quedas de muros, telhados e de árvores, entupimento de canais de drenagem, alagamento de ruas, escolas e postos de saúde, rompimento de redes de esgoto, deslizamento de encostas, destruição de casas, com diversas famílias desalojadas. Além disso, o nível de água elevado nos canais de drenagem provocou a perda de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos às famílias atingidas.

Cita Parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil favorável à declaração de “Situação de Emergência” nas áreas do município, contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE, em virtude do desastre classificado e codificado como Enxurradas – 1.2.2.0.0, conforme IN/MI Nº02/2016.

Pelo Decreto “autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução/desobstrução; a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela enxurrada

“De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do art. 5º da Constituição Federal, ficam autorizados às autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a: adentrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação”, diz o documento.

Também autoriza a utilização de propriedades particulares, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. Será responsabilizado o agente da defesa civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.

“Sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.

Prefeito  diz que Mutirão Diabetes é  marca uma reconhecida de Itabuna

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou durante apresentação do Mutirão do Diabetes para autoridades, empresários e parceiros, na manhã desta sexta-feira, 18, na Terceira Via Hall, que o evento é uma marca reconhecida de Itabuna. “O Mutirão do Diabetes é referência não só na Bahia, mas em todo o país”, afirmou.

Para o prefeito, “ isso é muito gratificante porque nos motiva a cada ano a fortalecer ainda mais essa parceria entre a iniciativa privada e o poder público, pois, só traz benefícios para a população”, destacou Augusto Castro. 

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta o apoio do município e dos voluntários ao Mutirão em prol da comunidade. “Nosso sentimento é de gratidão a todos os envolvidos e, em especial à ONG Unidos pelo Diabetes e ao doutor Rafael Andrade por oferecer a população de Itabuna uma assistência de qualidade e muito carinho”, sentenciou. 

Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde, “esta é uma iniciativa que já completa 18 anos e que realmente mostra Itabuna como modelo para todo o Brasil e também o mundo”, frisou Lívia Mendes. 

O coordenador do Mutirão do Diabetes e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, o médico Rafael Andrade comenta que o Mutirão é um sonho realizado. “Atualmente, estamos em 37 cidades do país com grandes mutirões que foram inspirados em nosso trabalho aqui em Itabuna. Isso é muito bom”, ressaltou

Para ele, "o que nos deixa mais feliz é que a cada ano conseguimos nos reinventar. Passamos pelos anos sombrios do Covid-19 e conseguimos retornar com novidades e muita tecnologia, a exemplo do recurso da Telemedicina, que considero um marco”, acrescentou.

Já o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, médico Cristiano Caixeta, “Itabuna serve de exemplo como gerador de políticas públicas e isso é o que agente precisa muito no nosso país. Quando se fala em mutirão, a gente pensa em atendimento coletivo onde o indivíduo não é priorizado. Mas, aqui não, aqui o indivíduo é tratado de forma adequada e individualizada. Por isso, Itabuna é um exemplo nacional e internacional de promoção da saúde”, declarou.

O coordenador da Sociedade Brasileira de Diabetes, Fernando Malerbi, destacou que o Mutirão do Diabetes apresenta-se como a coroação de um processo que dura o ano inteiro. “Neste evento, além de atender a população, fazer o diagnóstico e dar o tratamento para quem é indicado, também existe o processo de conscientização o que é muito importante”, encerrou.

Secretarias da Educação e Esportes e Lazer executa Programa Vida Saudável

Termo de Cooperação Técnica entre as secretarias municipais da Educação (SEDUC) e de Esportes e Lazer do município de Itabuna vai facilitar a execução do Programa Vida Saudável instituído através da Lei Municipal nº. 2320/2015, como estratégia que viabiliza o cumprimento da Meta 14 do Plano Municipal de Educação. 

Durante encontro na quinta-feira, dia 17, os secretários da Educação, professor Josué Brandão Júnior, e de  Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, que esteve acompanhado por sua assessora, Sara Amorim, formalizaram o Termo de Cooperação. Também estiveram presentes a diretora do Departamento de Educação Básica da SEDUC, professora Elioenai Farias, e a coordenadora da Comissão de Acompanhamento ao PME, professora Marisa Aguiar. 

O Programa Vida Saudável implanta uma política de valorização dos profissionais da educação, mediante oferta de aulas de dança, ginástica funcional, orientação nutricional, massoterapia, entre outras atividades que visam proporcionar a melhoria da qualidade de vida e redução dos níveis de estresse. Instituído pela Secretaria Municipal da Educação, o Programa viabiliza o cumprimento da Meta 14 do Plano Municipal de Educação que preconiza programas de educação preventiva e curativa para a saúde dos profissionais. 

No termo de cooperação, a Secretaria de Esportes e Lazer vai oferecer aula de ginástica funcional às segundas e quartas-feiras, das 18 as 19 h, e aulas de dança de ritmos, às quintas e sextas, das 17 às 18h, em sua sede na Rua Casemiro Rego 42, no Bairro Conceição. 

Ainda por meio da parceria, a Secretaria de Esportes e Lazer também vai disponibilizar atividades aquáticas às terças e quintas, na Vila Olímpia Everaldo Cardoso. As matrículas serão realizadas pela Secretaria Municipal da Educação em calendário que será posteriormente divulgado, com as  complementares necessárias à execução do Termo de Cooperação

 Avaliação do desempenho escolar

Estudantes da Rede Municipal de Ensino  de Itabuna  começaram a participar do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) na quarta-feira, dia 16. Com o exame, o Governo da Bahia vai analisar  o desempenho dos alunos das redes públicas em Língua Portuguesa e Matemática, o que vai resultar em políticas públicas que melhorem os indicadores educacionais, após os impactos da pandemia. 

O processo é coordenado pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE)  e segue até dia 30 . A avaliação está sendo aplicada em alunos do 2º, 5º  e 9º anos de 46 escolas municipais. “É uma oportunidade de levantar dados que ajudem o estado e o município a adotarem medidas para recuperar conteúdos, habilidades e competências” destacou o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior. 

A avaliação está ocorrendo de forma censitária e abrangerá também alunos da 3ª  série  do Ensino Médio e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. A  análise vai propiciar ainda que professores e gestores das unidades escolares coloquem nas agendas político-pedagógicas diretrizes para a implantação de programas e ações comprometidas com uma educação de qualidade, de modo a assegurar a todos o direito de aprender.

Embora o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) seja uma iniciativa do Governo do estado, o prefeito de Itabuna,  Augusto Castro (PSD)  e o secretário da Educação, Júnior Brandão, seguem apoiando as iniciativas que valorizem e promovam melhorias na educação.

Ascom/

UPB mobiliza líderes municipalistas do Norte e Nordeste

 Pela aprovação da PEC que reduz contribuição previdenciária dos municípios

UPB Mobiliza Líderes Municipalistas Do Norte E Nordeste Pela Aprovação Da PEC Que Reduz Contribuição Previdenciária Dos Municípios

(PEC) 14/2022 será apreciada na CCJ da Câmara na próxima semana
Diante da confirmação de que será apreciada na próxima semana na Comissão
de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados a
Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2022, que reduz a alíquota
patronal do INSS pago pelas prefeituras, a União dos Municípios da Bahia
(UPB) articula com os municípios do Norte e Nordeste e a Confederação
Nacional de Municípios (CNM) uma mobilização em Brasília para sensibilizar
os parlamentares membros da comissão. A entidade busca a aprovação da
admissibilidade da matéria que propõe reduzir pela metade a contribuição
social sobre a folha de pessoal dos municípios.

De acordo com a UPB, as prefeituras pagam uma alíquota patronal de 22,5%,
uma das mais altas aplicadas a empregadores no Brasil, sendo que prestam um
serviço de interesse público ao cidadão. “A Câmara precisa votar essa PEC
não só a pedido da Bahia, mas de todo o Brasil, para salvar as finanças dos
municípios que não conseguem equilibrar as contas com a alíquota da forma
como está hoje. Uma mudança vai permitir que os municípios retomem a
capacidade de investimento porque as gestões estão endividadas e sufocadas
pelo custo altíssimo com o INSS”, aponta o presidente da UPB e prefeito de
Jequié, Zé Cocá, que estará em Brasília na próxima semana para acompanhar a
votação com prefeitos da Bahia e das regiões Norte e Nordeste.

A proposta foi construída em conjunto pela UPB e o deputado federal Cacá
Leão, que assina a autoria da matéria. Segundo o presidente da CCJ, o
deputado baiano Arthur Maia, que confirmou a inclusão da matéria na pauta
de votação, a aprovação da PEC é “justa e necessária, afinal de contas
todos nós sabemos as dificuldades que as prefeituras têm para pagar o INSS,
que não é só aquele do seu mês, mas também aqueles outros acordos de
parcelamentos que foram feitos em gestões passadas e que trazem imensas
dificuldades”.

“A receita dos municípios está comprometida de tal maneira com o INSS que
sobra pouco para investir em áreas sociais e infraestrutura. É fundamental
que nós prefeitos estejamos de olho nessa matéria para a sobrevivência das
nossas gestões”, completa o vice-presidente da UPB e prefeito de Belo
Campo, José Henrique Tigre, Quinho, que participará da mobilização em
Brasília

Ascom/União dos Municípios da Bahia

Do - blog Costa do Cacau

CEPI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

O Centro Especializado de Psicologia Itabuna-CEPI, sob Coordenação da psicóloga  Gildete Curvelo, ministrará um curso de  "Capacitação PRESENCIAL para o Teste PALOGRÁFICO".
Gildete Curvelo


A Capacitação será dirigida  pela Psicóloga Doreia Lycia Fontes, Perita Judicial - Credenciada pela PF em Avaliações para Porte de Arma e Especialista em Trânsito. 

O participante no curso contará na especialização  de Contextualização: breve histórico, principais conceitos, a técnica (material e aplicação ), interpretação na prática (classificação das respostas e seus significados ).
Interpretação dos dados (Emotividade - Agressividade - Impulsividade)
Doreia Lycia

O curso será realizado nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, na rua Osvaldo Cruz, 19 - sala 02 - 1º andar- Centro de Itabuna. Será restrito a Psicólogos e Estudantes de Psicologia a partir do oitavo semestre, com comprovação 
Instalações internas para o curso
A carga horária é de 40, se inscreva logo porque as vagas são limitadas e você precisa. garantir a sua.

IGREJA DE SANTA LUZIA SOFRE REFORMAS NA CIDADE DO MESMO NOME

Numa iniciativa do Monsenhor Moisés, ex-paroquio da Catedral de São José, por 13 anos, em Itabuna, e, agora, na cidade de Santa Luzia, extremo sul da Bahia, junto com a comunidade daquele município, deu início  a reforma  da Igreja local, da Santa Padroeira, que tem o mesmo nome da cidade.

O incansável Monsenhor Moisés.

O Monsenhor Moisés, disse à imprensa que as celebrações das missas, enquanto a Igreja de Santa Luzia, sofre as reformas necessárias, estão acontecendo em "campo aberto" da praça, em frente a igreja.

A igreja de Santa Luzia está sofrendo reforma total, quando até a cobertura foi trocada, com a doação da população. O incansável Monsenhor Moisés, agradecendo a todos. E pede a intensificação das doações para que a parte final das reformas, seja logo concluída. 

Ainda esclareceu que faltam as portas e reboco final, da frente da igreja, algumas conexões e tinta para a pintura.

Você que é devoto de Santa Luzia, uma grande Santa, que cuida dos nossos olhos, precisa da sua ajuda. Vamos colaborar para que no dia 13 de dezembro, "Seu Dia maior", podermos realizar uma grande festa, naquela cidade, que tem uma grande Santa, como padroeira. Tel. 73 99981-3262. Monsenhor Moisés.


quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Mutirão do Diabetes atrai multidão nesse primeiro dia em Itabuna

Itabuna é palco do Mutirão do Diabetes, um dos mais importantes eventos de promoção à saúde da população, aberto nesta quinta-feira, dia 17, na Terceira Via Hall, na Avenida José Soares Pinheiro, e que se estende até amanhã. Nesse primeiro dia, a 18ª edição do evento superou a expectativa da organização ao receber uma multidão em busca de exames gratuitos para detecção do diabetes e também promoção à saúde por meio de informação e orientação.

O coordenador do Mutirão do Diabetes e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, médico Rafael Andrade, adiantou que a abertura oficial será nesta sexta-feira, dia 18, às 8 horas, contando com a participação de especialistas e autoridades do prefeito Augusto Castro (PSD) e de várias partes do país. “Hoje estamos nos apresentando, embora muita gente já conheça o evento”, afirmou.

Com atendimento das 8 às 13 horas estão sendo realizados exames do pé diabético e do fundo de olho e prestadas orientações sobre serviços gratuitos oferecidos à comunidade, como a campanha de detecção do diabetes através dos exames de glicemia, pressão arterial e muitos estandes com profissionais para orientar o público, com as ações integradas à Secretaria Municipal de Saúde, por meio de equipes das Unidades Básicas e de Saúde Família. 

O médico Rafael Andrade aproveitou para destacar a importante parceria da Prefeitura de Itabuna, ao confirmar que o Mutirão do Diabetes é um evento integrado à saúde pública com a participação de profissionais da Atenção Primária, além de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que trabalham voluntariamente. 

Ele disse que neste ano o Mutirão deu um passo à frente ao adotar novas tecnologias como Retinografia Digital, com uso de algoritmo de Inteligência Artificial (IA), e a emissão de laudos usando a tecnologia da Telemedicina, o que garantirá maior precisão e rapidez nos diagnósticos. 

A expectativa da organização é de que o Mutirão do Diabetes reafirme Itabuna como referência nacional  e mundial na prevenção da doença, como já vem ocorrendo, de acordo com o médico Rafael Andrade. Segundo explicou, atualmente já são cerca de 40 as cidades brasileiras inspiradas e treinadas pela ONG Unidos pelo Diabetes que já realizam mutirões semelhantes. “Isso significa que o projeto deu certo desde a sua primeira edição, em 2004”, acrescentou.
,
Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, o Mutirão do Diabete é coordenado pelo médico Rafael Andrade, contando com a participação  dos  presidentes da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo, e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia,  Cristiano Caixeta, além de especialistas da Bahia e de outros estados, que atuam como também como voluntários do projeto

Itabuna caminha para time das Câmaras mais modernizadas do Brasil

Nesta quarta-feira, 16/11, os vereadores de Itabuna, pela primeira vez em 112 anos do Legislativo itabunense, registraram presença na sessão do Plenário e nas reuniões de Comissões por meio da identificação biométrica. O registro eletrônico passou a vigorar após o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), ter promulgado a Emenda 27/2022 inserindo oficialmente o Sistema Integrado de Gestão de Sessões na Lei Orgânica de Itabuna (Lomi).

"Uma conquista histórica para Itabuna iniciar a digitalização do processo legislativo. Podemos dizer, sem medo de errar, que a Casa do Povo itabunense figura entre as câmaras municipais mais modernizadas do Brasil", comemora Erasmo. Agora, as listas de presença serão substituídas pelos terminais dos parlamentares. Esses dispositivos estão integrados ao painel eletrônico e recepcionam as digitais dos vereadores durante os trabalhos da Casa.

O próximo passo da modernização será incluir o Sistema no Regimento Interno e no Código de Ética Parlamentar itabunenses. A presença dos vereadores é uma das condições para o exercício do mandato. Pelo Código, perderá o mandato o vereador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, a ⅓ das sessões ordinárias, salvo licença ou missão oficial. "O registro biométrico oferece mais transparência e segurança nesse quesito", acredita Erasmo.

Vereadores da atual Legislatura comentaram a chegada da identificação biométrica. "Além do grande avanço, é um marco histórico", comentou Sivaldo Reis (PL). "A modernização da Casa é um legado que ficará para as próximas legislaturas", frisou Manoel Porfírio (PT). "O registro de presença por biométrica é uma ferramenta importante para o controle social", resaltou a vereadora Wilma (PCdoB). "Vai facilitar o trabalho legislativo", acredita Alex da Oficina (Agir).

Microdrenagem urbana de Itabuna 

O sistema de microdrenagem urbana de Itabuna será tema de audiência pública na Câmara Municipal. O presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD) anunciou o evento pelas redes sociais. "Queremos ouvir especialistas e a sociedade em busca de amenizar os prejuízos decorrentes de alagamentos", postou o vereador em São Paulo onde participa de uma capacitação sobre orçamento público.

A audiência pública em Itabuna vai ocorrer na próxima segunda-feira, 21/11, às 15h no Plenário Raymundo Lima. Entre os especialistas convidados para o evento estão o coordenador do Núcleo de Bacias Hidrográficas da Uesc, Francisco de Paula, e o economista Omar Costa, da mesma Universidade, que possui mestrado em desenvolvimento urbano.

Na mesma postagem, Erasmo defendeu um plano de ações que melhore o escoamento hídrico nas áreas críticas de alagamentos em Itabuna. "Temos que pensar na construção de bolsões de captação de águas pluviais, limpeza e manutenção da rede, bem como no monitoramento de resíduos sólidos", salientou o chefe do Legislativo itabunense.

Ascom

Vercil Rodrigues lança livro sobre José de Almeida Alcântara

E o seu populismo em Itabuna nos anos  50 e 60

VERCIL

O professor, historiador, advogado e jornalista Vercil Rodrigues lança no mercado literário o seu oitavo livro pela Direitos Editoria. Nesta nova obra: “José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna”, ele conta parte da rica e emocionante trajetória do saudoso ex-prefeito de Itabuna, que nas décadas de 1950/1960 arrastava multidões, especialmente os pobres, quando moldou e mudou a forma de fazer política no interior baiano, dividindo suas atenções com todas as classes sociais, sendo o primeiro grande político populista da região cacaueira e que fez “escola”.

“José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna”, tem 222 páginas divididas em 5 capítulos, com uma narrativa precisa dos fatos, baseada em apurada pesquisa e depoimentos, além de diversas fotos que tão bem retratam o momento e a época. Vercil Rodrigues, que é autor dos livros “Breves Análises Jurídicas” (2010), “Análises Cotidianas”, “Dicas de Direito Imobiliário”, “Dicas de Direito Previdenciário”, “Jornal Direitos, 12 anos de História...Entrevistas”; “Tribunal do Júri – História, origem e evolução no Direito Processual Penal” e “Jornal O Compasso, 10 anos de História Maçônica... Entrevistas” (2022) todos pelo selo Direitos Editoria, não esconde que esse livro é um sonho antigo que ele finalmente realizou.

Para o autor a política grapiúna e a forma de administrar Itabuna tem dois momentos: o primeiro, até Alcântara e o segundo, pós Alcântara. O livro tem um corte temporal nas décadas de 1950/1960 e conta um período dos tempos áureos da região cacaueira e da retomada da democracia no Brasil, além do surgimento de políticos populistas e próximo ao povo e seu eleitorado.

Essa obra mostra uma nova faceta desse inteligente e multiprofissional Vercil Rodrigues, que divide o seu dia como professor, advogado, historiador, jornalista e imortal das academias de Letras de Ilhéus (ALI), Grapiúna de Letras (AGRAL/Itabuna) e de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba) e ainda arruma tempo para realizar esse projeto inovador, rico em história de Itabuna e regional e que servirá como fonte de pesquisa para essa e as futuras gerações.

Quem é Vercil Rodrigues

O autor é casado com a empresária Angélica Rodrigues e apesar das inúmeras profissões e graduações, não esconde de ninguém que tem alma “camelô”, “vendedor” e “comerciante”, ou seja, de empreendedor. O bem sucedido e multiprofissional é filho de uma comerciante/camelô e cresceu se aventurando pelos campinhos de terra da Mangabinha e tomando banho no rio Cachoeira. O menino cresceu, virou cobrador de ônibus, vendedor, produtor de bandas regionais (sempre estudando muito), virou professor, advogado, historiador, jornalista e hoje é um dos grandes autores que Itabuna tem, com oito livros lançados nos últimos 10 anos. “Trabalho diariamente pelo menos 18 horas por dia, pois acredito que o trabalho e o conhecimento são a base do sucesso profissional do indivíduo”, diz Vercil Rodrigues.

 

Por Arnold Coelho

Designer Gráfico, diagramador e jornalista MTB 6446/BA

Vereadores de itabuna criticam a falta de limpeza de canais e bueiros

 Vereadores itabunenses derramam chuva de críticas por alagamentos

A apreensão vivida pela população itabunense com alagamentos em apenas horas de chuva repercutiu quarta-feira (16), no plenário da Câmara. Na sessão presidida por Sivaldo Reis (PL), vereadores fizeram “fechar” o tempo ao criticar a falta de manutenção em canais, bueiros e assinaram críticas contumazes a representantes do Executivo.

Dando Leone (PDT) questionou sobre a situação dos bueiros entupidos, para ilustrar a ausência de manutenção. “Nós pagamos IPTU, ISS, ITBI e taxa de esgoto. É de grande necessidade que a secretaria responsável faça seu papel. Vimos na comunidade o olhar da população pedindo socorro. As pessoas passaram por uma enchente recentemente, perderam seus móveis e estão perdendo tudo novamente. Se tivesse feito a intenvenção antes, não tinha acontecido isso”, disparou.

Já Danilo Freitas (UB), disse ter pago para limpar o canal do bairro onde mora, para se antecipar à época de chuva. Segundo ele, não acreditava mais na ação da Superintendência de Serviços Públicos, cujo titular é Souza Lino. “Sabe por que a baixa fria da Nova Itabuna não alagou? Porque eu fui lá antes e mandei limpar o canal. Se vocês falarem que Itabuna tem uma escavadeira ... isso é falta de respeito”, disparou.

Projetos e marco

A seguir, Cosme Resolve (PMN) citou a necessidade de um levantamento de locais onde a água invade as residências, para que um especialista proponha intervenções mais direcionadas. “Senão, fica tipo enxugar gelo. Quantos vereadores já passaram por essa Casa e pediram a mesma coisa? É um investimento caro, tem que ver uma manobra pra a Cinquentenário não ficar entupida, os bairros não ficarem daquele jeito”, opinou.

O edil Ronaldão (PL), num tom conselheiro, frisou que buscar soluções paliativas faz com que a situação seja a mesma a cada dez anos. “Cabe ao poder público fazer a limpeza dos canais, das feiras, tem que investir. Senão, todo ano é a mesma coisa. Agora, está em nossas mãos preparar um projeto; a prefeitura tem grandes profissionais. Ou coloca pra trabalhar, ou todo ano vai ser essa cobrança”, orientou.

O Líder do governo, edil Manoel Porfírio (PT), conclamou os colegas para que se reúnam com o prefeito Augusto Castro (PSD) e juntos busquem caminhos. “Vamos criar essa comissão para dialogar com o Executivo; temos que achar uma solução, não é a primeira vez. Temos que unir forças com o governo do estado e governo federal”, argumentou.

Sobre o campo dos recursos, Israel Cardoso (Agir) citou a informação de a Casa ter aprovado, em 2020, um Novo Marco Regulatório do Saneamento, enviado pelo Executivo. Tal instrumento tratava do controle dos recursos públicos para abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana. “Essa comissão é importante, para a gente ver como está esse marco e ver como colocamos em funcionamento. Se precisar fazer algum ajuste, podemos analisar”, anotou.

Fabrício Pancadinha (Solidariedade), diante de pedidos de providências feitos ao longo de meses, também mencionou as cobranças que chegam aos vereadores. Mas reforçou que eles não têm, diretamente, como solucionar questões que cabem à Prefeitura. “A situação dos canais é uma tragédia anunciada; fica nosso povo chorando, perdendo suas coisas e ninguém bota a culpa em ninguém”, alfinetou.

https://www.instagram.com/reel/ClCSPmOJP7n/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Ascom/Fotos: Pedro Augusto

 

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

OPINIÃO: SOFRIMENTO, ATÉ QUANDO?

Chuvas fortes retornam a Itabuna 

Com a previsão de mais 100 milímetros de chuvas para Itabuna, até o próximo domingo. Nesta quarta-feira 16, a conunidade que mais sofreu pelas águas das enxurradas, foi a do bairro Novo Jaçanã,  zona sul do município.

Mesmo com a Prefeitura usando serviço de desobstrução de riachos e canais no local, muitas residências foram invadidas pelas águas na tarde de hoje.

O município de Itabuna está centrado numa bacia hidrográfica com cerca de 63 pequenos rios, que quando chove se tornam gigantes.  

Com a chegada de novos empreendimentos, em loteamentos, onde a passagem dos rios  são obstruídos, soterrados, sem nenhum critério, por falta de fiscalização, quando as águas chegam querem o seu lugar, e acontece o que estamos vendo, somado a construção desordenada, ao acúmulo de lixo; muitas vezes culpa da própria  população.

No momento, é hora do Prefeito Augusto Castro, criar logo um projeto de macrodrebagem para a  cidade, dando continuidade ao projeto do então prefeito Ubaldo Dantas,  pois a tendência é a de sempe piorar, numa cidade que cresce a todo dia, sem planejamento, e cheia de invasões.

Um projeto desses de interligações de canais e rios, requer muito dinheiro, o  que para o prefeito de Itabuna, não é muito difícil, já que na política, o prefeito, fez "barba e cabelo", como se diz no popular.

Mande executar o projeto, pois nem Lula, e nem Jerônimo, respectivamente, eleitos Presidente da República e Governador, vão negar os recursos.

O que não pode é à população ficar sofrendo do jeito que está ai, vendo o sol "nascer quadrado" perdendo seus utensílios, casas e, até,  vidas  

Por falar em casas; já iniciaram a construção das 700 casas, com os recursos do Governo Federal, liberados para amenizar os  prejuízos da enchente passada?

Todos sabem que 1.100, famílias ficaram sem suas residências, vivendo de auxilio-aluguel,até o momento,  esperam pelo o Governo do Estado.


 

VEREADORES DE ITABUNA QUEREM REINTEGRAÇÃO DE IMÓVEL

 Vereadores planejam ir a Salvador fiscalizar imóvel de Itabuna

O presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), anunciou na última quarta-feira, 9/11, que uma comissão de vereadores irá a Salvador apurar a suposta ocupação ilegal de um imóvel pertencente ao Município de Itabuna. É que em Plenário, Ronaldão (PL) denunciou, mais uma vez, que pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) estão sem acesso gratuito ao imóvel já que um casal passou a cobrar pela estada dos itabunenses no prédio.

"Esse imóvel foi adquirido no governo Ubaldo Dantas e pertence ao povo itabunense. Já fiz cobrança a esta e a outras gestões e não obtive respostas. Os pacientes, muitas vezes, estão dormindo na rodoviária [de Salvador]", reclamou Ronaldão. O presidente Erasmo já solicitou esclarecimentos das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Urbano. Ele designará uma comissão parlamentar para ir a Salvador fiscalizar o uso do prédio, localizado no bairro da Graça. A data da visita ainda será definida.

 Ascom/Câmara 

Justiça manda plano de saúde custear cirurgia cardíaca em idoso

Procedimento é para troca valvar e instalação da prótese Edwards Intuity

Foto_peoplecreations-Freepik.jpg

O juiz José Wilson Gonçalves, da 5ª Vara Cível de Santos, aceitou o pedido de tutela de urgência antecipada, feito pelo advogado Fabricio Posocco, do Posocco & Advogados Associados, e deu cinco dias para que o plano de saúde Alvorecer Associação de Socorros Mútuos, conhecido pelo nome fantasia Blue Med Saúde, autorize e custeie todo o procedimento cirúrgico para a troca de válvula cardíaca e o implante da prótese Edwards Intuity em um paciente de 64 anos. A decisão foi emitida no último dia 11 de novembro. O descumprimento da ordem judicial gera multa diária de R$ 5 mil.

“Importante ressaltar que o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) tem entendido, reiteradamente, em nível de cognição sumária e de cognição exauriente, que a recusa das operadoras não é justa”, apontou o juiz, em resposta à negativa de tratamento do Blue Med Saúde.

Urgência médica

O idoso é cliente Senior Blue Med Standard desde 2018. Recentemente, ele foi diagnosticado com estenose aórtica, isto é, um estreitamento da abertura da válvula aórtica que bloqueia o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.

Em abril deste ano, o paciente passou por cirurgia para a troca da válvula aórtica com implante de bioprótese. Em outubro, voltou a ser internado com urgência com fortes dores no peito, taquicardia e falta de ar.

A equipe médica, credenciada pelo plano de saúde, realizou novos exames e constatou a necessidade urgente de realização de uma nova cirurgia cardíaca para troca valvar e instalação da prótese Edwards Intuity.

Plano aceitou, depois negou

O paciente recebeu do plano de saúde a autorização preliminar para reinternação para cirurgia cardíaca, agendada para o dia 4 de novembro, no Hospital Casa de Saúde. Mas, um dia antes, foi comunicado que a operação estava suspensa, sem nenhuma justificativa.

Desesperado com a situação, correndo risco de morte, o idoso buscou ajuda do Poder Judiciário. O advogado Fabricio Posocco juntou na ação a guia de internação e os relatórios médicos necessários, provando o motivo do procedimento e da necessidade da prótese solicitada.

“O artigo 35-C, inciso I, da Lei 9.656/98, estabelece a obrigatoriedade dos planos de saúde na cobertura de situações de emergência, definindo-as como as que impliquem risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente.”

Além disso, o advogado lembrou que, na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os planos e seguros de saúde devem cobrir órteses, próteses e materiais especiais, quando indicadas pelos médicos. Esse também foi o entendimento do juiz José Wilson Gonçalves. “A prótese é um procedimento inserido no tratamento coberto, não sendo dado à operadora negar cobertura.”

Desse modo, o magistrado antecipou a tutela de urgência – decisão provisória emitida antes da finalização do processo – determinando que o plano de saúde autorize e custeie todo procedimento cirúrgico solicitado pelos médicos. O Blue Med Saúde está obrigado a aceitar a internação de urgência no hospital para realização da cirurgia para substituição da prótese da válvula aórtica Edwards Intuity e fornecer imediatamente todo o material necessário ao procedimento.

Para saber mais, basta acessar o site: https://posocco.com.br

Por Emanuelle Oliveira (Mtb 59.151/SP)
Foto: peoplecreations/Freepik

Força- tarefa de limpeza em Itabuna

 Prefeitura de Itabuna reforça equipe da Limpeza Pública mobilizada na força-tarefa

A Prefeitura de Itabuna montou uma verdadeira força-tarefa para minimizar os efeitos das chuvas que tem atingido a cidade desde a madrugada de terça-feira, dia 15. Somente hoje foram mobilizados 160 homens do Departamento de Limpeza Pública, da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. 


Ontem, feriado de 15 de Novembro, outros 50 homens entraram em campo em vários bairros. Entre as localidades beneficiadas: Vila Anália, em especial as ruas Campo Verde e Damascena, sendo que esta última para desobstrução de manilhas de canal; No final de linha do São Caetano, para retirada de lixo e entulho, além de também limpeza do canal do Novo São Caetano.

O bairro Pedro Jerônimo também recebeu a equipe da força-tarefa ainda no feriado, em especial a Rua São Pedro, para retirada de entulho e desobstrução de bueiros. Na rua Nossa Senhora de Fátima, além do canal do bairro que passou por uma limpeza geral.

Duas retroescavadeiras, quatro caçambas, além de equipamentos de pequeno porte estão sendo utilizados para limpeza de canais, desobstrução de bueiros e vias, num reforço depois que algumas localidades sofreram alagamentos. 

De acordo com o Diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, desde as primeiras horas da manhã de ontem que equipes foram acionadas para atuar nos bairros mais afetados por alagamentos. “Hoje, prosseguimos com novas frentes de trabalho que chegarão aos bairros afetados, além é claro, de continuarmos com o trabalho preventivo que não pára”, encerra o diretor de Limpeza Pública.

SAÚDE 

Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacina para quinta e sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga o calendário de vacinação que contempla quinta e sexta-feira, dias 16 a 18. Vale lembrar que a cidade está em desabastecimento de Coronavac e sem previsão de chegada das doses de acordo com o Governo do Estado.

Para a vacinação contra o Covid-19 de adultos e idosos nas Unidades Básicas e de Saúde da  Família, a vacinação da primeira, segunda, terceira ou quarta dose será aplicada em pessoas maiores de 18 anos conforme a disponibilidade da unidade.

A vacinação de adultos e idosos acontece das 8 as 11 e das 13 às 16h. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Desta quarta à sexta-feira, crianças e adolescentes poderão ser vacinados contra o Covid-19 em todas Unidades de Saúde. 

Crianças de 3 a 11 anos recebem a primeira ou segunda dose. Já os adolescentes de 12 a 17 anos poderão ser imunizados com a primeira, segunda ou terceira dose conforme seu esquema vacinal. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores. As crianças devem estar acompanhadas dos seus responsáveis. 

VACINAÇÃO DE ROTINA 

Em todas Unidades Básicas e de Saúde da Família também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (crianças, adolescentes, adultos e idosos), no horário habitual. 

É importante lembrar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra a meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Lucros do BB supera todos os recordes

 BB se despede da eficiência com ‘banho’ nos bancões privados

Do  - Diario do Poder - O crescimento de 84% no lucro líquido do Banco do Brasil, no terceiro trimestre, desmoralizou velhos conceitos sobre “ineficiência” do setor público. Nos 214 anos do BB, nunca se viu algo assim: o lucro líquido projetado de R$32 bilhões no ano é o dobro da média dos bancões privados. Graças à eficiência que parece condenada à morte pelo futuro governo, o BB pôde somar crédito de R$286 bilhões para o agronegócio, por exemplo. Mas Lula já avisou que banco público “não pode dar lucro”.

O papel do lucro

A concepção atrasada do PT acha lucro “pecaminoso”, mas é o resultado positivo que permite ao banco cumprir a função essencial de crédito.

Show de bola

A carteira de crédito do BB soma quase R$1 trilhão (R$970 bi), também beneficiando pessoas jurídicas (R$355 bilhões) e físicas (R$282 bilhões).

Valor de mercado

O balanço fez catapultar o valor de mercado do Banco do Brasil, nos últimos doze meses, de R$83 bilhões para R$106 bilhões.

Cliente adimplente

Até a inadimplência, que cresceu em flecha nos bancões, no Banco do Brasil se manteve muito baixa, o que reforça sua gestão eficiente.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...