sábado, 13 de abril de 2024

Vitória da Conquista segue no topo do ranking de registros de dengue Bahia

Ao todo, até esta sexta-feira (12), eram 19.879 casos prováveis da doença no município do sudoeste baiano. Vitória da Conquista lidera também o número de óbitos por dengue, totalizando oito mortes, o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia. Salvador e Feira de Santana ocupam a segunda e terceira posições em números de casos prováveis, com 6.168 e 5.076 registros, respectivamente. Feira de Santana ainda registra três óbitos, somando, desta forma quase, 30% quando das mortes quando acrescido aos registros de Vitória da Conquista.


A7 Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,8%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1). Até esta sexta-feira (12), houve o registro de 128.999 casos prováveis de dengue na Bahia

A diretora da Vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, continua reforçando a necessidade de que os municípios intensifiquem suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como ampliem o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados.

Márcia também aponta a importância do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). “Os ACE desenvolvem atividades de responsabilidade do município. Uma das formas de combate do Aedes aegypti é fazendo a ação do agente a exemplo de visita casa a casa, identificando e fazendo o tratamento de criadouros”, afirma a diretora. Ela ainda destaca que cada um, dentro de suas casas, deve se atentar na eliminação de focos de mosquitos como vasos de plantas com água parada.

O filho agressor de mulher de Lula tem que ser punido

O presidente Lula faz silência constrangedor sobre a denúncia de agressões do seu filho à ex-mulher.
Governo mantém silêncio sobre filho de Lula, acusado de agredir a mulher. 

Petista que preside Comissão de "Defesa da Mulher" na Câmara também esconde o caso.

Do - Diario do Poder - Onze dias se passaram e até agora o governo mantém constrangedor silêncio sobre o filho de Lula acusado de espancar a ex-mulher. O presidente e nem a falante primeira-dama ou qualquer das estridentes deputadas do PT, tampouco a Comissão de “Defesa da Mulher” da Câmara, presidida pela deputada Ana Pimentel (PT-M). Ninguém. Silêncio total até mesmo de repórteres que não incomodam suas excelências com perguntas, mantendo o caso longe das manchetes. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Medida protetiva da Justiça proíbe que Luiz Cláudio se aproxime da ex-mulher, mas não proíbe que se fale sobre o assunto, nem que o noticie.

Esta semana, Ana Pimentel se recusou a incluir na pauta da Comissão de “Defesa da Mulher” até uma simples moção de repúdio à agressão.

A mulher que denunciou as agressões já prestou depoimento. Espera-se que o acusado não receba o tratamento de inimputável que lhe é familiar

Reuso da água empresas baianas reduzem 70^ do produto

 

Com aumento de chuvas no verão, empresa baiana registra economia de 70% com reúso de água da chuva


Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Aumento de chuvas no primeiro trimestre de 2024 representou economia para empresas que investem no reúso de água das chuvas


Com temperaturas mais altas do que o normal, o verão de 2024 surpreendeu também pela grande quantidade de chuvas em Salvador e na Região Metropolitana. Apenas no mês de fevereiro, por exemplo, a capital baiana teve uma quantidade de precipitação de 332,5 mm, três vezes mais do que a média climatológica esperada, que era de 98,7 mm. Já em janeiro, foram registrados 149,9 mm, valor 95% acima da média histórica para o mês (76,9 mm). E para empresas que apostam em sustentabilidade, esse alto volume de chuvas pode representar uma grande economia e uma forma responsável e inteligente de cuidar dos recursos hídricos. 

 

Na Bahia, a empresa Civil Pré-fabricados tem utilizado essa estratégia de reaproveitamento da água para gerar economia a partir de ações ecológicas. Gerente comercial da Fábrica de Leves da Civil Pré-fabricados, Claudio Moscoso explica que a adoção de uma estratégia inteligente permite otimizar o aproveitamento das águas da chuva durante o ano inteiro. “Utilizamos uma abordagem adaptável às variações sazonais na disponibilidade de água pluvial. Assim, no verão, quando há menos chuva, é possível maximizar o uso desse recurso, enquanto no inverno, quando a precipitação é mais abundante, é viável aumentar ainda mais a sua utilização”, revela.  

 

E o aumento das chuvas nesse primeiro trimestre de 2024 representou um saldo positivo para a empresa. Durante os meses mais quentes, como o verão, o uso de água das chuvas nos processos fabris fica em torno de 50%. Entretanto, devido à grande quantidade de precipitação dos últimos meses, a empresa conseguiu ampliar esse percentual para 70%, resultando em uma economia na produção dos pré-fabricados, assim como em uma postura mais sustentável de seus processos. Já nos meses entre abril e junho, quando há um aumento natural no volume de chuvas, esse percentual pode chegar a até 80%. 

 

Uma solução com muitas vantagens 

 

Para as empresas que apostam na captação de água pluviais, uma das primeiras vantagens que se pensa é na economia financeira, devido a redução da dependência da água potável fornecida pela concessionária, principalmente para fábricas que necessitam de um grande volume hídrico. Mas as vantagens vão além do valor financeiro. Uma delas é a preservação do meio ambiente, a partir de uma redução da pressão sobre os sistemas de abastecimento de água.    

 

Localizada no município de Simões Filhos, na Região Metropolitana de Salvador, a Fábrica de Leves da Civil Pré-fabricados utiliza a água das chuvas em seus processos desde 2011, sendo um recurso importante para a produção de blocos de concreto e pisos intertravados, por exemplo.  

 

Esse processo é simples. A água é captada no telhado do galpão da fábrica, de onde é transportada e armazenada em até 5 tanques com capacidade total de 60.000 litros. “Nesses tanques, ela fica disponível para utilização na fábrica. Só usamos as outras fontes de água quando esses tanques estão com apenas 10% de sua capacidade”, explica Claudio Moscoso.  

 

Além disso, a adoção de práticas sustentáveis, como essa, pode gerar benefícios fiscais, auxiliar na conquista de selos e certificações ambientais, destacando o compromisso da empresa com a preservação dos recursos naturais. Outra vantagem é a valorização da marca, ao demonstrar comprometimento com a sustentabilidade e com a responsabilidade ambiental.  

 

“A utilização da água da chuva no processo produtivo é uma prática cada vez mais valorizada pelo Grupo Civil e suas empresas por ser uma prática ambientalmente responsável, que contribui para a conservação dos recursos hídricos, redução da poluição, mitigação de desastres naturais e economia de recursos financeiros. Isso reflete o nosso compromisso em buscar soluções sustentáveis para desafios ambientais enfrentados atualmente”, finaliza Moscoso. 


Da -Comunicativa 


CAPITÃO AZEVEDO NO DIFERENCIAL DE ITABUNA ACREDITA NA VITORIA

Capitão Azevedo, acredita na vitória 
DIA 19, UNIÃO BRASIL DO CAPITÃO AZEVEDO TEM ENCONTRO EM ITABUNA, NA CAMARA DE VEREADORES 

O Capitão Azevedo, pré-candidato a prefeito de Itabuna, filiado ao União Brasil, de ACM Neto, neste sábado 13, tirou o dia para dá varias entrevistas aos rádios locais, quando na oportunidade expos sobre seu projeto para o município.

O Capitão Azevedo, ex-prefeito de Itabuna, ao lado do presidente do UB, local, Enderson Guinho, disse caso seja eleito agora "é Deus, ele. os correligionarios e à população", referinfo-se, a liberdade que ele, vai ter para escolher sua equipe de governo, pois não terá conchave "estou livre ecsolto!", com ninguém para atrapalhar a sua futura gestão.

No programa: "Frequência Política" em cadeia de rádio: Intetativa FM e Difusora Sul da Bahia, o Capitão Azevedo, destacando que Itabuna tem que pensar grande, falou sobre um novo modelo de administração técnica, de acordo às pesquisas das necessidades do município. Daí, relembrando seus projetos anteriores,  quando prefeito,  não  concluídos; o que poderão ser agora realizados, junto ao seu novo modelo de projeto.

O Capitão Azevedo, lembrando aos apresentadores do programa: Binho Shalon e João Mateus, de que ele, ainda é o prefeito da cidade mais votados, na historia, com 52.250 mil votos, lembrou dos vários recursos buscados em Brasília, na competência de uma grande equipe de desenvolvimento de projetos; "o que nos possibilitou realizar várias obras" disse. Acrescentando. Entre elas, esgotamento sanitários em varios bairros; abertura da Avenida Pedro Jorge, ligando ao São Judas; à Amélia Amado; intervenção na Avenida do Cinquentenário,aliado a construção de várias pontes da cidade, destacou.

Considerando Itabuna como uma cidade  diferenciado, assim, como seu povo, destacou o seu trabalho de excelência no Detran, quando ampliou e integrou os serviços da instituição, para mais 23 municípios regionais, acreditando na vitória no dia 6 de outubro, próximo.

Finalizando e expondo sobre o seu modelo para atrair novos empreendedores e empregos para a cidade, o Capitão Asevedo, em nome do União Brasil, convidou a todos os itabunense, para  um encontro que acontecerá na Câmara de Vereadores de Itabuna, no próximo sábado, 19, às 08h. No encontro serão anunciados os nomes dos futuros candidatos ao pleito.

CORPO DE ZU ESTÁ SENDO TRANSLADADO PARA ITABUNA

Zu, fez muito por itabuna.
O ÚLTIMO ADEUS DO GRANDE DESPORTISTA "ZÚ".

É com profundo pesar, após publicarmos uma nota, antes, sobre o seu estado grave de saúde, que informamos, o falecimento do desportista itabunense, Ubaldino Eduardo de Souza "ZÚ", ocorrido às 18h, desta sexta-feira 12, na cidade de Arapiraca/AL.

Zú com relevantes servicos prestsdos à população de itabuna, foi funcionário da EBCT (Correios), e presidente da Liga itabunense de Desportos Atleticos-LIDA. Ainda foi bandeirinha, juiz de futebol e treinador do Amador.



Este blog, apurou que o empresario Paulo Preto (PRAX), partiu de Itabuna para transladar o corpo do "Grande Zú" que deverá chegar a esta cidade às 17h, para ser sepultado no cemitério do Campo Santo. Sepultamento que deverá acontecer na manhã deste domingo 14.

Daqui os nossos sentimentos a todos seus familiates e desportivas itabunense. Ele merece, todas às honrarias dos desportistas de Itabuna.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Não tem nais jeito

O ministro Carlos Fávaro (Agricultura), e outros
 nomes do governo acompanharam o petista na ocasião. (Foto: Reprodução/Instagram/@Lula).
Lula visita JBS, empresa que confessou esquema de corrupção com o PT

O petista acompanhou a finalização do primeiro lote para embarque de carne bovina para a China

Do - Diario do Poder - O presidente Lula (PT) visitou nesta sexta-feira (12), em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, uma fábrica de processamento da JBS, empresa investigada por corrupção pela operação Lava Jato.

O petista acompanhou a finalização do primeiro lote para embarque de carne bovina para a China, a partir das empresas recém-habilitadas pelo país asiático para a exportação de carne.

Os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) acompanharam o petista no evento.

Histórico de corrupção

Em abril de 2017, a JBS assinou um acordo de leniência com a Procuradoria-Geral da República (PGR) a partir da delação premiada dos irmãos Wesley e Joesley Batista para devolver R$ 250 milhões.

Na delação dos executivos foram mencionados pagamentos milionários de propina a políticos do PT.

O ex-presidente da companhia Joesley Batista chegou a ser preso em 2018.

Gravação Vazada

Joesley gravou o então presidente Michel Temer mencionando pagamentos ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A gravação fazia parte de uma delação premiada na Lava Jato.

Após a divulgação, Temer foi acusado de corrupção passiva, os irmãos Batista foram presos, e a J&F enfrentou perdas financeiras e multas bilionárias. O processo contra Temer foi arquivado.

Impacto no Mercado

Wesley e Joesley Batista renunciaram a cargos nas empresas do grupo, seguidos por outros executivos e membros dos conselhos.

Outras Investigações

Além da Lava Jato, a JBS e a J&F foram investigadas em operações como Carne Fraca e Bullish, relacionadas a propinas e irregularidades em normas sanitárias e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Uesc comemora 50 Anos do Campus e entrega títulos honoríficos




Solenidade será realizada no dia 25 de abril









C

As comemorações alusivas aos  50 anos de fundação do Campus Professor Soane.Nazaré de Andrade, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), terão início no dia 25 de abril, com a entrega de títulos honoríficos a personalidades regionais e a ex-gestores da instituição. Nesta data, a programação começa às 8h30min, com o hasteamento das Bandeiras, seguida de descerramento de placas comemorativas.

 

Logo após, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, acontecerá a Sessão Solene do Conselho Universitário (Consu) para outorga dos títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa ao músico Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará), ao fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub e o de Clóvis de Figueiredo Leite (Kocó) – in memoriam.

 

Na mesma Sessão, serão entregues os títulos de Professor Emérito, também aprovados pelo Consu, ao Diretor Geral da Fespi no período 1985 a 1988, Aurélio Farias de Macedo, e à reitora no período 2021-2019, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. As comemorações alusivas ao transcurso dos 50 anos do Campus da Uesc prosseguem até o final do ano.

 

“Mais do que uma estrutura física, muito mais do que um território em que protagonistas diversos, em ação, construíram, erguem e estão produzindo, dialogando, transformando, defendendo ideias e ideais, entretecendo o mundo e o tempo em sonhos e fazeres, é assim que podemos descrever o Campus Professor Soane Nazaré de Andrade”, assinala o reitor Alessandro Fernandes.

 

A Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI) foi instituída em 1972, com a congregação das escolas isoladas Faculdade de Direito de Ilhéus (FDI), Faculdade de Filosofia de Itabuna (FAFI) e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (FACEI), resultante da iniciativa das lideranças regionais e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). O campus foi implantado a 22 de abril de 1974. (ascom)

 

Posteriormente, em 1991, depois de muitas lutas, o grande anseio da estatização da instituição tornou-se realidade. No dia 05 de dezembro, o então Governador do Estado incorporou a FESPI, escola particular, ao quadro das escolas públicas de 3º grau da Bahia, pela Lei 6.344 de 06/12/91. Em 1995, a Uesc teve seu Quadro de Pessoal aprovado pela Lei nº 6.898, de 18 de agosto de 1995, publicada no Diário Oficial do Estado dos dias 19-20 seguintes, ficando reorganizada sob a forma de Autarquia. Emerge, portanto, a Uesc como a mais nova Instituição de Ensino Superior (IES), das quatro mantidas pelo Governo da Bahia, fortemente vinculada à realidade regional.

 

SINJORBA EM SUA SEDE DA RUA CHILE

Sindicato reinaugura sua sede com muitas atividades, nesta terça (16) 

Nesta terça (16), às 18h, acontece ato de reinauguração da sede do Sinjorba, que fica no edifício Braulio Xavier, na rua Chile, em Salvador. A entrega do espaço, totalmente reformulado e climatizado, acontece junto com outras atividades de valorização, modernização e fortalecimento do Sindicato.

Na oportunidade será entregue à categoria a Biblioteca do Jornalista Baiano, iniciativa que visa reunir a produção literária, gráfica e de imagens de nossos colegas. Vários deles já estiveram no espaço, fazendo doação de seus livros, fotos e charges, que passarão a compor o acervo da entidade.

Durante o ato de reinauguração será apresentada a nova logomarca do Sindicato, mais moderna e antenada com os novos tempos da comunicação. E também será lançada a Campanha Salarial Nacional dos Jornalistas, iniciativa da Fenaj para unir a categoria em todo o país em torno da mobilização por melhores salários e condições de trabalho.

A Biblioteca receberá o nome de um jornalista, professor e escritor muito querido pela categoria profissional, que será revelado apenas no dia da sua inauguração. E a sala será batizada com o nome de um dos fundadores e primeiro presidente do Sinjorba, Heron de Alencar. Também será feita uma homenagem a outro ex-presidente do Sindicato, Jorge Ramos, que nos deixou há poucos dias.

A diretoria do Sinjorba convoca os colegas para o evento. “Mais do que nunca os jornalistas precisam se unir em torno de suas entidades representativas para defender a liberdade de imprensa, o trabalho decente e o respeito à categoria, comprometidos nestes tempos de avanço das fakes news e de transição no setor de comunicação”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

Reforma

Para concretizar a reforma da sede o Sinjorba contou com a valorosa contribuição do arquiteto Floriano Freaza (autor do projeto), Sinduscon-BA, CNS Instalações & Projetos, ABI-Bahia, Abraspet, entre outras organizações. Nossos agradecimentos também aos deputados estaduais, que tendo à frente o presidente da Alba, Adolfo Menezes, fizeram doações individuais que permitiram tocar a obra.

CURSO DE MEDICINA UNEX VISITA ONG UNIDOS PELO DIABETES


Em reunião realizada na última quinta-feira, 12 de abril, o colegiado do curso de medicina da Unex Itabuna fechou a parceria com o Mutirão do Diabetes para edição 2024, que será realizada no mês de novembro. Representantes da instituição de ensino, o Coordenador do curso de Medicina Dr. Eric Ettinger Júnior e o diretor geral da Unex André Portinoi visitaram o oftalmologista Dr. Rafael Andrade, criador do Mutirão do Diabetes, realizado anualmente desde 2004, e um dos principais eventos de prevenção e tratamento da doença, sendo referência no Brasil e no mundo.

 

O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes apresentou para a Faculdade de Excelência a proposta de realização do projeto que este ano completa 20 anos. O Dr. Eric Ettinger que já havia participado durante vários anos do Mutirão, viu a oportunidade de levar os estudantes de medicina e demais cursos da área de saúde a participarem dessa ação social que visa a prevenção contra o diabetes. “O curso de medicina que se destaca com a teoria e a prática a partir do primeiro semestre tem a chance de manter este alto nível de aprendizado dos futuros médicos, oportunizando o contato com o paciente em mais essa participação, o que o permite ampliar seus conhecimentos”, afirmou o intensivista.

Admirado com a dimensão da ação, o diretor Portinoi garantiu envidar esforços para uma participação efetiva da Unex. “A Unex, comprometida com a qualidade da saúde da região, espera dar importantes contribuições”, disse. 

Visão Marketing 

UMA GRANDE NOTICIA CONTRA O CÂNCER

A melhor do Brasil dos últimos tempos. Tomara que a máfia da indústria farmacêutica não barre o processo@ 



João Carlos é novo titular da SEPLAN em Itabuna

José Alberto e João Carlos visitando
a secretsria 
Prefeitura de Itabuna iniciou na manhã desta sexta-feira, 12, o processo de transição visando a posse do novo titular da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), João Carlos Oliveira Silva. No primeiro encontro ele foi apresentado à equipe de trabalho e também aproveitou para conhecer as novas instalações no Shopping Jequitibá Trade Center, no Góes Calmon.

O novo titular da SEPLAN vai substituir o ex-secretário José Alberto de Lima Filho, que vai concorrer a um cargo eletivo. No encontro, ao comentar sobre a nomeação de João Carlos Oliveira para o cargo pelo prefeito Augusto Castro (PSD), o professor Francisco Carlos Ferreira Santos, integrante do Programa de Regularização Fundiária (REURB), destacou desafios comuns às administrações municipais e citou importantes avanços na atual gestão.

Como exemplo, ele citou a desativação do lixão, a contratação do novo aterro sanitário e a transformação de vida dos ex-catadores em agentes ambientais. “Sem dúvida, é uma grande marca da gestão ousada do prefeito Augusto Castro que colocou Itabuna em destaque e referência para a preservação do meio ambiente”, disse Francisco Carlos.

O ex-secretário José Alberto prestigiou a transição e após dar boas vindas ao novo titular da SEPLAN, disse que Itabuna avançou muito em pouco mais de um ano em que esteve à frente da secretaria. Citou, por exemplo, a entrega de 600 títulos de propriedade em várias localidades que foram regularizadas por meio do Programa de Regularização Fundiária Meu Lugar.

“Temos certeza de que com sua experiência e compromissos com Itabuna, será possível se fazer muito mais por nossa comunidade tão carente de atenção”, disse José Alberto, que destacou que a SEPLAN conta uma equipe sincronizada, com servidores públicos profissionais dedicados.

O novo secretário de Planejamento, João Carlos Oliveira, cuja posse será na próxima semana no Gabinete do Prefeito, agradeceu a receptividade e acolhida e também ao ex secretário pela contribuição que deu para dinamizar o setor e garantiu trabalhar para se chegar próximo ao ideal para construir uma nova marca para o governo Augusto Castro.

“Para isso, vamos buscar o diálogo com a comunidade, empresários e a parceria com as demais secretarias para que possamos trabalhar harmonicamente por uma Itabuna ainda melhor” discursou o novo secretário que é engenheiro agrônomo, já prestou serviços ao município presidindo o então Sitio do Menor Trabalhador, atual Fundação Marimbeta, trabalhou durante 19 anos na Ceplac,13 anos na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como professor e dirigente de colegiados.

Também por duas vezes assumiu as secretarias estaduais do Meio Ambiente e de Agricultura, entre os anos de 2018 e 2022. É homem de visão aguçada quanto às necessidades de Itabuna e do sul da Bahia.(Ascom).

O ITABUNENSE ZÚ PRECISA DE AJUDA

O desportista itabunense que tanto fez pelo nosso futebol, Ubaldino Souza "ZÚ", 70 anos de idade, também, ex-funcionario da EBCT (Correios), e ex-presidente da Liga itabunense Desportos Atleticos-LIDA, se encontro mum estado muito crítico de saúde.
Foto: UBaldino, da família.

ZU, está residindo na cidade  de Arapiraca/AL, e muito frágil, conforme mostra a foto, enviada por sua esposa d. Solange, precisa da ajuda de todos nós, seja no campo físico ou espiritual.

O seu contato é: 73.98877-2826.

A informação foi dada ao programa "Difusora em Revista", do comunicador Cacá Ferreira, na manhã desta sexta-feira 12, que aproveitou à oportunidade, para solicitar ajuda de todos  os seus amigos e itabunenses.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Elon Musk reage aos ataques de ONGs de esquerda no Brasil

O dono do X, Elon Musk, reagiu à investida de duas ONGs de esquerda, no Brasil, que acionaram a Justiça para reivindicar uma indenização de R$1bilhão. (Foto: redes sociais)
As ONGs Educafro e Instituto Fiscalização e Controle entraram com uma ação civil pública ontem para obrigar o X a pagar R$1 bilhão

Do - Diario do Poder ' O dono do X,(antigo Twitter), Elon Musk, reagiu à investida de duas ONGs de esquerda, no Brasil, que acionaram a Justiça para reivindicar uma indenização de R$1 bilhão, depois de o empresário norte-americano criticar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. 

Musk comentou o tuíte de um jornalista que o questionou com base em uma notícia de ONGs que pediram indenização ao dono do ex-Twitter. “Fale-me mais sobre essas ONGs”, escreveu o magnata. 

As ONGs Educafro e Instituto Fiscalização e Controle entraram com uma ação civil pública ontem para obrigar o X a pagar R$1 bilhão, em virtude das falas do empresário Elon Musk, sobre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes. 

Conforme as ONGs, Musk violou “direitos difusos e coletivos” ao transgredir os incisos I e III da Constituição, os que estabelecem que o Brasil constitui um Estado Democrático de Direito, tendo como fundamentos a “soberania e a dignidade da pessoa humana”

Ainda de acordo com o processo, ao anunciar que não respeitará as decisões de Moraes, Musk “não apenas compromete a autoridade do Poder Judiciário, mas também abala a confiança pública nas instituições, elemento essencial para o funcionamento da democracia”.

Além disso, as duas ONGs querem a inversão do ônus da prova e o bloqueio cautelar do capital social declarado pela empresa no Brasil, R$509 milhões. A ação solicitou tutela de urgência, sob o argumento de que a empresa poderia encerrar a qualquer momento suas operações no país, o que inviabilizaria medidas sancionadoras.

Mutirão Saúde Mais Perto em Itabuna

Mutirão Saúde Mais Perto prevê mais de 10 mil atendimentos em Itabuna

Pelo menos 10 mil pessoas deverão ser atendidas até o final da tarde de sexta-feira, dia 12, no mutirão itinerante “Saúde Mais Perto”, na Avenida Princesa Isabel, no Bairro Banco Raso. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em conjunto com as Voluntárias Sociais da Bahia e a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Hoje, no primeiro dia, o atendimento que começou às 8h e vai até as 17h, foi tranquilo com o chamamento de novos pacientes, já que as filas diminuíram depois de 1h40min da abertura. O fato surpreendeu a coordenação do mutirão e ao prefeito Augusto Castro (PSD), que cumpre agenda em Brasília, mas programou visita amanhã aos estandes de atendimento e as carretas onde os serviços são prestados.

A recepção é feita por mais de 300 profissionais entre médicos, assistentes e técnicos do estado e do município ao público, que precisa apresentar apenas cartão SUS, RG, CPF e solicitação médica do SUS, exceto para o serviço de odontologia e emissão de documentos. As secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e Esportes e Lazer também participaram com serviços e atividades lúdicas.

Nesses dois dias do Saúde Mais Perto, os pacientes podem realizar consultas e procedimentos oftalmológicos como cirurgia de catarata, limpeza da lente para quem já fez cirurgia de catarata, atendimento odontológico com tratamento bucal completo tratamento preventivo (ginecológico), consulta com nutricionista, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e exames laboratoriais.

Moradora do Bairro São Caetano, a dona de casa Edvanil Pereira Ribeiro elogiou a iniciativa dos organizadores e se disse satisfeita pelos serviços de saúde. “Chegou perto da gente mesmo, sem tumulto e de graça”, brincou.

Ela tem motivo para se alegrar, porque conseguiu fazer exames de oftalmologia e de ultrassonografia em apenas uma manhã, e no mesmo local. “Não precisei esperar cota ou agendamento, como normalmente acontece. Foi tudo muito rápido”, comemorou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, afirmou que a proposta do projeto do Governo da Bahia é auxiliar os municípios a diminuir a demanda reprimida de consultas médicas, agendamento de cirurgias e a realização de exames. “Além de agilizar o atendimento na saúde pública para garantir uma melhor qualidade de vida de nossa população”, expressou.

Já o coordenador do “Saúde Mais Perto”, Edvaldo Gomes, também confirmou o objeto do projeto e destacou que a principal missão é zerar as filas da saúde pública no estado. Segundo ele, esta ação vem sendo realizada justamente para atender a demanda da população mais vulnerável e em comunidades tradicionais.

“O Governo do Estado está trabalhando para levar a saúde mais perto da população e vamos conseguir”, reforçou o coordenador. Ele informou que só neste mês o mutirão já foi realizado nos municípios de Paratinga, Jandaíra, Salvador, Porto Seguro, Dias D’Ávila e Várzea Nova. Na próxima semana estará em Ilhéus e Gandu.(ascom)

Reunião discute construção de base da Polícia Rodoviária Estadual na Zona Sul de Ilhéus

Durante reunião com representantes da Polícia Militar da Bahia, o prefeito Mário Alexandre discutiu ações voltadas à melhoria da segurança viária, especificamente na BA-001, Zona Sul de Ilhéus. O encontro aconteceu na última sexta-feira (6) e contou com a presença do coronel PM Antônio Souza Sampaio Júnior, responsável pela chefia do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário, e do capitão PM Itamar da Encarnação Ferreira, comandante da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CIPRv). 

Dialogamos sobre a possibilidade da construção de uma base da Polícia Rodoviária Estadual na Zona Sul de Ilhéus, com o intuito de garantir mais segurança aos pedestres e condutores. A nova Orla Sul requer essa atenção no trânsito, devido aos últimos acidentes registrados na via. O Comando de Policiamento Rodoviário apresentou um estudo técnico da necessidade de colocação de duas faixas elevadas na BA-001 e nos prontificamos a viabilizar essas duas faixas elevadas”, explicou Mário Alexandre.

O gestor ressaltou a importância do fortalecimento do vínculo com a comunidade através de ações preventivas. Ele agradeceu a parceria da instituição e acrescentou que a presença do efetivo da PM na rodovia assegura o direito de ir e vir das pessoas e a preservação da ordem pública.

Também participaram da reunião os secretários Marcos Flávio Rhem (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Ari Santos (Relações Institucionais) e o diretor-geral da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), Hermano Fahning. (Ascom)

III BASÍLIO FEST: Um evento com atrações e celebrações regionais

Uma homenagem às raízes culturais e tradições nordestinas

No próximo sábado (13) acontece em Ilhéus o III Basílio Fest! Um evento que tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e pretende evidenciar a cultura nordestina, em um dia de muita alegria e programação variada.

O evento oferecerá entretenimento para todas as idades, pois suas principais características é O realizador do evento, Tutinha do Basílio, explicou que “o III Basílio Fest promete ser uma experiência inesquecível para todos os presentes, com grande repertório de música, cultura e solidariedade”.

A programação é rica e variável, com brinquedos para as crianças, roda de capoeira e muita música boa! A Prefeitura vai apoiar o evento cedendo iluminação, toldos, banheiros químicos, limpeza e manutenção das vias públicas e toda a estrutura necessária. 

III Basílio Fest acontece no dia 13 de abril (sábado), das 16 às 22 horas, na arena Caixa D’água, no Basílio e vai contar com as seguintes atrações:

Às-16h; Pula-Pula Grátis para a Criançada do Bairro e apresentação do Grupo de Capoeira Arte Malê, apresentando um tributo à cultura brasileira 

Às - 18h; Igor Love (Sons do Basílio) e às 19h; Filho do Vaqueiro (Ascom)

Referência nacional em Saúde Digital, Bahia discute com o Ministério da Saúde integração de sistemas

Referência no país em saúde digital, a Bahia investiu, em 2023, mais de R$ 60 milhões em tecnologia. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu, nesta quinta-feira (11), representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para discutir a integração de sistemas de saúde. 

O Coordenador Geral de Gestão de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), Diego Daltro, recebeu Blanda de Mello, líder de interoperabilidade na RNDS, e Felipe Ferré, assessor técnico do Conass, para discutir a integração da Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (REDS) e da tecnologia de prontuário eletrônico AGHUse à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e sobre o fortalecimento do SUS Digital no Estado.
Na Bahia, o programa SUS Digital foi implantado nos 417 municípios baianos, e com isso, o Estado recebeu um investimento de R$ 18 milhões do Ministério da Saúde para o custeio e avanço de tecnologias em Saúde Digital. A reunião ocorreu para tratar da melhor forma de aplicação do incentivo financeiro para desenvolver ainda mais o avanço tecnológico.

“A Bahia registrou 100% de adesão ao SUS Digital, por isso, recebeu o incentivo financeiro de R$ 18 milhões para custeio. Este valor é dividido entre o Estado e os municípios e, hoje estamos aqui para discutir a melhor forma de aplicação deste investimento. A Bahia é referência e será um espelho importante para o Brasil”, destacou Ferré.

Integração

Daltro destacou que o Reds e o AGHUse são ferramentas que buscam fornecer aos médicos maior agilidade e qualidade de informações para a tomada de decisões no atendimento e tratamento do paciente. A integração da Rede de Dados Estadual à Rede Nacional busca unificar os dados e universalizar as informações no Sistema Único de Saúde.  

"Nós temos alinhado os nossos esforços para garantir os mesmos modelos. A gente vai conseguir realizar esta integração, já vamos começar e esta reunião foi muito importante por isto", afirmou Blanda de Mello. 

Na Reds, um dos principais objetivos é unificar os dados e prontuários dos pacientes em um único repositório, mas permitindo que estes fiquem disponíveis também no sistema do próprio hospital ou outra unidade de saúde, além de unificar os dados completos do paciente e de sua linha do cuidado. Dessa forma, o acesso e a integração são feitos em questão de segundos, trazendo transparência, velocidade e melhor assistência, como diagnósticos mais precisos.

“Aqui na Bahia, nós trabalhamos para fornecer a informação ao médico com rapidez e qualidade. Nós vamos seguir trabalhando para desenvolver ainda mais a Saúde Digital em nosso Estado. O nosso objetivo é compartilhar estes avanços com o Ministério da Saúde e desenvolver ainda mais os nossos sistemas”, declarou Daltro.

Ascom/Desab/Fotos: Márcio Rocha 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...