sábado, 22 de maio de 2021

Brasil deve chegar a 100 milhões de doses disponibilizadas na próxima semana

Já estavam à disposição do Ministério da Saúde 89,5 milhões de doses, mas na conta ainda não constam 6,1 milhões de doses entregues pela Fiocruz sexta



O Brasil deve atingir nos próximos dias a importante marca de 100 milhões de doses de vacinas anti-Covid adquiridas e disponibilizadas pelo governo federal. Até a última sexta (21), já estavam à disposição do Ministério da Saúde 89,5 milhões de doses, mas nessa conta ainda não constam as 6,1 milhões de doses entregues pela Fiocruz nesta sexta. Um total de 78,4 milhões já foram distribuídas aos estados. As 100 milhões de doses devem ser alcançadas até o fim da próxima semana. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Foram aplicadas 62 milhões de doses até esta sexta (21), sendo 41,5 milhões de primeiras doses, segundo a plataforma vacinabrasil.org.

Exatas 20.420.169 pessoas foram completamente imunizadas até esta sexta contra o coronavírus. Equivalem a 9,7% da população brasileira.

Segundo dados do governo, foram quase 20 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde nos últimos dez dias.


Vacinação avança

Maio já soma 14,5 milhões de doses aplicadas e a expectativa, com a chegada de novas doses, é aplicar ao menos 20 milhões neste mês.

MENGÃO CAMPEÃO CARIOCA

No Maracanã, aplicou 3 x 1 no time do Fluminense

Do - esportes.r7.com - Veja as melhores imagens do título do Flamengo sobre o Fluminense. O Rubro-Negro vence por 3 a 1 neste sábado (22), no Maracanã, resultado que garante 37º título estadual ao clube — o 3º seguido


Fotos: Expressãounica






Com dois gols de Gabriel Barbosa e João Gomes, o Flamengo derrotou o Fluminense por 3 a 1, na noite deste sábado (22) no estádio do Maracanã, e conquistou o Campeonato Carioca. O Rubro-Negro garantiu o título porque, na primeira partida da decisão, realizada no último final de semana, empatou em 1 a 1 com o Tricolor.

Do - jornaldamidia.com.brCom a conquista desta noite, o Flamengo alcança o seu 37º título Estadual, além de garantir seu sexto tricampeonato Carioca.

Vantagem do Flamengo
O Fluminense começou com uma postura um pouco diferente da vista em outras partidas, adiantando as linhas para tentar pressionar a saída de bola do Flamengo. Aos 9 minutos, Danilo Barcelos levantou a bola na área do Rubro-Negro, o zagueiro Willian Arão cortou, mas a bola tocou em sua mão. Os jogadores tricolores pediram pênalti, mas o árbitro nada marcou por considerar que o toque foi involuntário.

Com o passar do tempo, o time da Gávea começou a tomar o controle do jogo na base do toque de bola e as oportunidades começaram a aparecer. A primeira veio aos 13 minutos, em chute cruzado de Gabriel Barbosa, que foi defendida pelo goleiro Marcos Felipe. Seis minutos depois, o Flamengo teve nova oportunidade em finalização de Gabriel, após passe de Bruno Henrique.

Aos 41 minutos Gabriel Barbosa lançou o uruguaio Arrascaeta, que, dentro da área, tocou na bola e foi derrubado por Marcos Felipe. Pênalti para o Flamengo. O camisa 9 foi para a cobrança e deslocou o goleiro tricolor para abrir o marcador aos 43.

Três minutos depois Gabriel Barbosa ampliou o placar em chute cruzado após receber passe na ponta esquerda de Filipe Luís. O Flamengo terminou o primeiro tempo com vantagem de 2 a 0.

Fluminense desconta
Logo aos 3 minutos da etapa final aconteceu outro lance polêmico. Fred lançou Caio Paulista na área. O atacante tricolor caiu após disputa de bola com Rodrigo Caio. A partida seguiu, mas dois minutos depois o VAR (árbitro de vídeo) pediu a revisão do lance. Após consultar o monitor, o juiz marcou pênalti por infração do zagueiro flamenguista. O atacante Fred foi para a cobrança e descontou para o Fluminense.

Aos 8 minutos o Flamengo ficou muito perto do terceiro, quando o uruguaio Arrascaeta cobrou falta muito perigosa, que obrigou Marcos Felipe a fazer grande defesa. Sete minutos depois quem colocou o arqueiro tricolor para trabalhar foi Filipe Luís, em finalização forte de dentro da área.

O Fluminense partiu de forma atabalhoada para o ataque, em busca do empate. Mas, ao subir para o ataque, deu espaços na defesa, e permitiu que o time comandado pelo técnico Rogério Ceni passasse a contra-atacar com mais perigo.

E, em um desses lances, aos 41 minutos, Pedro puxou contra-ataque pelo meio, tabelou com Vitinho e chutou para defesa parcial do goleiro Marcos Felipe. O meio-campista João Gomes, que havia acabado de entrar, aproveitou então para chutar e decretar a vitória final.

Próximos compromissos
Após a derrota na final do Carioca, o Fluminense tem uma parada difícil contra o River Plate (Argentina) na Libertadores na próxima terça-feira (25). O jogo vale vaga nas oitavas de final. Já o Rubro-Negro, já classificado na competição continental, tem um compromisso mais tranquilo contra o Vélez Sarsfield (Argentina) na quinta-feira (27).


A medicina em Itabuna está de luto, morreu o médico cardiologista Theovaldo Araújo


Não resistindo ao tratamento da Covid-19, morreu no início da tarde deste sábado, 22, o médico Theovaldo Araújo. O cardiologista que tinha relevantes serviços prestados a Itabuna e região, inclusive sendo Secretário Municipal em uma das gestões do prefeito Fernando Gomes. Ele tinha 73 idade.

Der. Theovaldo, estava internado o hospital Calixto Midlej há cerca de 20 dias, no mesmo hospital que perdeu o seu filho também em decorrência da Covid-19; o advogado Marco Antônio Ladeia de Almeida Araújo, que tinha 38 anos.  O médico muito querido pela sociedade itabunense, era graduado pela Escola de Medicina e Saúde Pública da Bahia e pós-graduado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Um dos fundadores da Polimed, também era membro efetivo da Sociedade Brasileiro de Cardiologia.

Outra grande qualidade do médico Teobaldo Araújo, era o de gostar de poesias, um admirador dos nossos poetas, motivo pelo qual se filiou ao Clube do Poeta Sul da Bahia, com a intenção de publicar, o que seria o seu primeiro livro de poesia.  

Nota

O Clube do Poeta Sul da Bahia, através de seus conselheiros: Joselito dos Reis, Adeildo Marques, Antônio José de Souza Baracho, Antônio Paulo de Oliveira Lima e a presidente Sônia Amorim, lamenta profundamente o passamento do médico Theovaldo Araújo, ocorrido na tarde deste sábado, 22, por ser ele sócio da entidade e ser um grande admirador da nossa poesia grapiúna.    

SEPULTAMENTO NESTE DOMINGO

O sepultamento de seu corpo acontece neste domingo 23, saindo do Hospital Calixto Midlej Filho para o cemitério Parque da Saudade, "Com o seus amigos podendo acompanhar" Assim decidiu os seus familiares, obedecendo os protocolos.  

Atualizado às 23h20

Projeto Bahia Produtiva é avaliado como altamente satisfatório pelo Banco Mundial

Mais uma vez o projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, foi avaliado positivamente pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial), cofinanciador do projeto. Durante esta semana, de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), representantes do projeto e do Banco estiveram reunidos na 14ª Missão de Implementação e Supervisão.  



O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Somente em ações para aumentar a inclusão produtiva e o acesso ao mercado dos agricultores familiares e outras populações tradicionais, já foram investidos R$ 572.4 milhões, beneficiando 42.293 famílias, com 1264 ações em diversos sistemas produtivos.  

Para levar água e saneamento, com execução da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), órgão vinculado à Secretaria da de Infraestrutura Hídrica Hídrica (SIHS), já foram concluídas 9.307 ligações de água. A meta é alcançar 23.000 novas ligações até dezembro de 2022, beneficiando 95 mil pessoas.  

A especialista sênior em Desenvolvimento Rural, do Banco Mundial, Fátima Amazonas, declarou que o resultado da Missão foi satisfatório: “Uma missão bastante importante e nós estamos bastante felizes e animados com tudo que está sendo feito. Um trabalho coletivo, altamente satisfatório. Em conjunto com a equipe do projeto, lançamos desafios e somos sempre surpreendidos positivamente. A expectativa é que possamos concluir as ações antes do fim do projeto, em dezembro de 2022”.  

Segundo o secretário da SDR, Josias Gomes, o Bahia Produtiva está sendo um dos investimentos mais bem-sucedidos da agricultura familiar baiana, com uma diversidade de ações nos 27 Territórios de Identidade do Estado: “Em sua execução exemplar, está proporcionando ganhos de produtividade, produção, aumento de renda, diminuição do êxodo rural. Investimentos ocorrem de todas as formas”.  

Foi apresentado o balanço das ações de comunicação e promoção dos empreendimentos e produtos da agricultura familiar, as ações da Plataforma de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN, a execução dos editais socioambientais, as ações de salvaguardas sociais e ambientais, avaliação do desempenho do aplicativo SOL, entre outras estratégias do projeto. A programação contou com visitas virtuais a organizações produtivas apoiadas.  

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou que as Missões ajudam na elaboração e compartilhamento de novas ideias: “Vamos absorvendo sugestões, e formando o nosso projeto. Entre todas metodologias, estamos conseguindo impactar na qualidade de vida das pessoas, chegando, por exemplo, em comunidade indígenas e quilombolas, em boa proporção, alcançando comunidades nunca alcançadas, levando melhorias, renda e qualidade de vida para milhares de famílias do campo”.  

O coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, enfatizou que foi uma semana intensa de trabalho, mas, ao mesmo tempo, de muito aprendizado: “Foram cinco visitas virtuais, que abrangeram todos os componentes do projeto, inclusão produtiva, água e saneamento, desenvolvimento institucional. Percebemos que avançamos e melhoramos nossa performance, e graças a esse apoio do Banco, que tem o papel não só de financiar, mas de apoiar nossas ações”.  



Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...