sábado, 1 de maio de 2021

Covid-19: fim de semana tem entrega de 10,9 milhões de doses de vacina

Fiocruz disponibilizou 6,5 milhões de doses nesta sexta-feira

Do - Diário do Poder - Entre esta sexta-feira (30) e o próximo domingo (2) estão sendo disponibilizadas no país 10,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Hoje foram entregues 6,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da CoronaVac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

Amanhã (1º), está prevista a chegada de 220 mil doses da Oxford/AstraZeneca importadas por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No domingo, uma nova remessa desse imunizante, também obtida junto ao consórcio Covax Facility, chega a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Com isso, completam-se os 4 milhões de doses previstos para maio anunciados pelo Ministério da Saúde.

O balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento feito hoje em Brasília e transmitido pelos canais da pasta. Não houve abertura para perguntas de jornalistas.

De acordo com Queiroga, considerando o período desde quarta-feira (28), 17,1 milhões de doses de vacina contra a covid-19 das adquiridas pelo governo estão sendo entregues. No dia 28, foram disponibilizados 5,2 milhões de doses, sendo 5,1 milhões da Oxford/AstraZeneca e Fiocruz e 104,8 mil da CoronaVac.

Na quinta-feira (29), chegaram 1 milhão de doses da Pfizer., que serão distribuídas a partir de segunda-feira. Segundo o Ministério da Saúde, essa dinâmica foi definida a pedido de estados e municípios. Como o imunizante da Pfizer demanda estrutura de armazenamento com temperaturas baixas (entre -25º e -15º), a orientação do ministério foi que as doses fossem direcionadas sobretudo a capitais.

A agilização da entrega de vacinas ocorre em meio a dificuldades para obtenção de insumos e à redução do ritmo da imunização contra a covid-19. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indica que 673 cidades ficaram sem aplicar vacinas nesta semana.

Fiocruz

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, disse que a fundação atingiu a capacidade de produção de 1 milhão de doses por dia e que já tem ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) suficientes para a primeira leva prevista, de 100,4 milhões.

Nísia disse que foi finalizada a estrutura para produção da vacina. Contudo, esta ainda deverá ser passar por processos de análise e certificação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Protocolos

No pronunciamento de hoje, o ministro da Saúde informou que a pasta vem desenvolvendo protocolos para os procedimentos em caso de necessidade de intubação de pacientes. O professor da Universidade de São Paulo Carlos Carvalho, que coordena o trabalho, explicou que os protocolos devem abarcar as condutas adequadas no processo de intubação, incluindo o uso racional do oxigênio neste processo.

“A intubação deve garantir segurança para paciente e equipe. Haverá um protocolo chamado de sequência rápida de intubação e um protocolo com medicamentos de analgesia, sedação e relaxantes musculares”, sublinhou o professor.

Outro protocolo deve definir o uso de tecnologias para realizar procedimentos em unidades de terapia intensiva (UTIs) por meio do sistema telessaúde. “Haverá uma parte inicial de treinamento e capacitação da equipe e de hospitais que estão atendendo na ponta. A partir daí, começaremos a fazer visitas e discussões diárias para apoiar a assistência que esses profissionais estão prestando à população”, acrescentou Carvalho.(ABr)

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Países do Mercosul assinam acordo sobre comércio eletrônico


Da - agenciabrasil.ebc.com.br - Os países que compõem o Mercosul assinaram um acordo de comércio eletrônico que facilita as transações digitais e proíbe a criação de barreiras comerciais sobre esse segmento. Segundo os Ministérios da Economia e das Relações Exteriores, o instrumento aprofunda a integração regional, ao regular um tema cada vez mais relevante do comércio global.

O acordo estabelece um marco jurídico comum que impede a criação de possíveis obstáculos ao comércio eletrônico entre os quatro países do bloco – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Entre as medidas acertadas, estão a proibição a tarifas sobre downloadsstreaming (transmissões eletrônicas) e compras em lojas de aplicativos que sejam incompatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Pelo acordo, os países do Mercosul também não poderão exigir que empresas prestadoras de serviços digitais instalem servidores (computadores) em território nacional. Dessa forma, uma plataforma que funcione no Brasil não precisa, por exemplo, instalar um servidor na Argentina para poder atender a consumidores do país vizinho.

Apenas, as instituições financeiras precisam seguir a exigência, por determinação dos Bancos Centrais dos países do bloco. Embora seja abolida na maior parte do planeta, a obrigação de uma empresa instalar computadores nos países em que atua é exigida em países como a China, permitindo que uma determinada plataforma seja derrubada por ordem das autoridades locais.

Outros pontos do acordo são a aceitação de assinaturas digitais nos países do Mercosul, o alinhamento das normas nacionais de proteção ao consumidor online com as regras do bloco e a adoção e manutenção de marcos legais de proteção de dados pessoais e a proteção contra spam (mensagens comerciais não pedidas).

Avanços

Em nota conjunta, o Itamaraty e o Ministério da Economia informaram que o acordo se baseou nas recomendações mais avançadas de fóruns internacionais como o G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o comunicado, o acordo regional representa uma contribuição à criação de regras internacionais para o comércio eletrônico dentro da OMC.

Desde 1998, os países que integram a OMC têm renovado, a cada dois anos, o compromisso de não impor tarifas sobre o comércio eletrônico. Dessa forma, o acordo do Mercosul firma-se como proteção regional para o segmento na ausência de um acordo global. O texto assinado, destacam o Ministério da Economia e o Itamaraty, é semelhante ao acordo comercial fechado com o Chile em 2018.

Assinado na quinta-feira (29) em Montevidéu e detalhado hoje (30), o acordo sobre comércio eletrônico do Mercosul, na avaliação do governo brasileiro, aumentará a previsibilidade e a segurança jurídica das transações comerciais digitais dentro do bloco, contribuindo para o aumento da circulação de bens e serviços nos quatro países membros. “Sua conclusão reforça, mais uma vez, o compromisso do Mercosul com a integração comercial e o fortalecimento das condições de competitividade de suas economias”, concluiu a nota conjunta.

Edição: Aline Leal

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Homens negros acusados de furtar comida foram entregues por supermercado a traficantes

O caso aconteceu em Salvador, na Bahia, e gerou revolta devido ao aumento da fome no país; imagens indicam que os acusados, que foram mortos, passaram por tribunal do crime

Imagem mostra os dois homens negros sentados no chão do supermercado, acuados, e as peças de carne que foram furtadas

Do - almapreta.com - Com marcas de tortura e disparos de arma de fogo, os corpos de Bruno Barros Silva, de 29 anos, e de Ian Barros da Silva, de 19 anos, foram encontrados no porta-malas de um carro no bairro da Polêmica, em Salvador, Bahia, na segunda-feira (26). Tio e sobrinho foram flagrados furtando pedaços de carne no supermercado Atakadão Atakarejo, no bairro de Amaralina.

Segundo relatos de funcionários do supermercado ao jornal Correio, o gerente do supermercado entregou Bruno e Ian para traficantes da região. Fotografias e vídeos que circulam no WhatsApp mostram as vítimas dentro do Atakerejo e depois, ainda vivas, sentadas em uma escada, ao que tudo indica passando por um tribunal do crime. 

De acordo com familiares, Bruno era pai de uma menina de dois anos e morava na mesma casa que o sobrinho Ian, no bairro Fazenda Coutos, no subúrbio ferroviário da cidade. Ambos saíram de casa nas primeiras horas da manhã e foram detidos no supermercado localizado na rua Jânio Quadros, em Amaralina, às 15h30.

Em comunicado, o supermercado informou ser “cumpridor da legislação vigente” e que “atua rigorosamente comprometido com a obediência às normas legais”, “não compactuando com qualquer ato em desacordo com a lei'”. Em relação ao fato, o Atakero disse que “envolve segurança pública” e será “investigado e conduzido pela autoridade competente”.

Ao dizer que o fato ocorrido está na esfera da segurança pública, o supermercado ignora que Bruno e Ian foram primeiramente detidos por sua equipe de segurança e não foram entregues à polícia, como deveria ter sido. O brutal assassinato merece apuração e o total interesse público, pois precisamos saber qual é a relação entre o Atakadão Atakarejo e grupos criminosos que em nome de uma certa “lei da rua”, de que “não pode roubar na área”, privatizam e vendem a segurança. Por que o Atakarejo preferiu entregar os acusados a homens armados em vez da polícia? O que o Atakadão Atakarejo espera receber em troca?

Os deputados estaduais Jacó (PT) e Olívia Santana (PCdoB) pediram a criação de uma investigação especial sobre os assassinatos de Bruno Barros e Ian Silva. Jacó, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa da Bahia, encaminhou um ofício à Secretaria de Segurança Pública, para que um delegado especial seja nomeado para cuidar do caso. As mortes de Bruno e Ian são investigadas pela 1º Delegacia de Homicídios.

Leia também: Morre Thiago, rapaz negro baleado por PM quando ia comprar leite

A lógica do “bandido bom é bandido morto”

Em nome da lógica do “bandido bom é bandido morto”, seguranças de supermercados de todo o Brasil agridem, torturam e matam pessoas acusadas de praticar pequenos furtos, sobretudo os chamados furtos famélicos, crimes cometidos para ter o que comer.

Um levantamento da Agência Pública, publicado em 2019, aponta que entre os anos de 2014 e 2018, o furto de alimentos cresceu 16,9% no estado de São Paulo, por exemplo. Em 76% dos casos os acusados são homens que furtaram em sua maioria alimentos de origem bovina, seguidos de doce/chocolate, leite e derivados e alimento infantil.

Apesar de o furto ser um crime cometido sem grave ameaça à vida e uso de arma de fogo é recorrente a abertura de processo e condenações de pessoas que furtam comida no Brasil, alguns desses casos chegam a tramitar nas esferas superiores do poder judiciário, a exemplo da recente absolvição concedida pela ministra Carmen Lúcia do STF (Supremo Tribunal Federal), a um casal condenado a quatro meses de prisão e multa por furtar R$ 1.555 em alimentos e produtos de higiene.

Ou a pedido dos advogados dos réus ou por promotores que recorrem de absolvições e condenações mais brandas, o que acaba por sobrecarregar o sistema de justiça de forma desnecessária. O Artigo 24 do Código Penal estabelece que se alguém praticou um delito para se salvar de perigo atual que não poderia ter sido evitado de outra forma fica excluída sua ilicitude. Portanto, não existiria crime se o faminto agiu para saciar a fome, visto que a concepção de fome com base na lei fica atrelada ao risco emergencial à vida.

Leia também: Carrefour nega que morte de trabalhador tenha ocorrido por ‘falha sistêmica’

O caso de Bruno e Ian também é muito simbólico ao relacionarmos o furto de carne ao atual momento da economia brasileira, em que o preço desse alimento subiu 31% em 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o que faz com que a carne tenha um alto valor de troca, seja para consumo ou para a revenda. Além da inflação, a alta na taxa de desemprego e a falta de um auxílio financeiro por parte do governo têm favorecido o aumento da fome no país. Porém, o desejo por punição em uma sociedade herdeira da escravidão não perde a oportunidade de infligir dor ao corpo negro, que infelizmente continua a ser a carne mais barata do mercado. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos  equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Acesse aqui nosso Catarse

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura de Itabuna pagou cerca de R$ 780 mil neste ano para Maternidade Ester Gomes

Prefeitura de Itabuna pagou cerca de R$ 780

mil neste ano para Maternidade Ester Gomes

Nos primeiros quatro meses deste ano encerrados nesta sexta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna repassou R$ 777.059,79 à Fundação Fernando Gomes, instituição mantenedora da Maternidade Ester Gomes.

Nos últimos 15 dias, o repasse totalizou R$ 422 mil para maternidade referentes a créditos remanescentes de serviços hospitalares prestados nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. Dados da Contabilidade do Fundo Municipal de Saúde registram que os valores foram creditados nos dias 5 de fevereiro, 3 de março, 8 e 13 de abril.

No início da tarde, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, recebeu uma Comissão Representativa dos Funcionários da Maternidade Ester Gomes quando fez uma prestação de contas e reafirmou os dados contábeis. Ela se disse surpreendida com o protesto, principalmente porque o contrato com o pagamento de 12 parcelas foi integralmente cumprido.

A secretária informou que resta a serem pagos apenas R$ 146.836,00 relativos à produção do mês de fevereiro e 17 dias de março que deverão ser pagos oportunamente por indenização, já que o contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura de Itabuna e a Fundação Fernando Gomes expirou em janeiro.

O contrato não foi renovado por pendências fiscais, trabalhistas e tributárias da instituição materno-hospitalar, irregularidades contratuais detectadas por auditoria efetivada na gestão municipal anterior, e ratificada por Auditoria do Estado da Bahia. A Comissão de funcionários recebida em audiência foi integrada por Adriana Cardoso, William Campos e Kaise Lima. O vice-prefeito Enderson Guinho e o procurador jurídico Mateus Santiago acompanharam.__

Drive thru solidário em homenagem às mães 

O drive thru solidário para arrecadar alimentos e material de higiene pessoal para as famílias cadastradas na Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza de Itabuna será realizado na próxima quarta-feira, dia 5, na rotatória do Bairro São Caetano, em Itabuna. Antes, estava programado para hoje.

A iniciativa de promover o Dia das Mães Solidário é da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e conta com a participação das demais secretarias e diretorias municipais, além do apoio de empresários e da comunidade local. A entrega dos itens arrecadados vai acontecer no dia 8 de maio.

A assistente Adriana Alves informou que, além do drive thru, a Secretaria de Indústria e Comércio também disponibilizou caixas coletoras nos prédios da prefeitura, Vigilância Epidemiológica, (no bairro São Caetano) e na Secretaria de Transporte e Trânsito, no Lomanto, para os servidores que desejarem colaborar com o projeto. O público também poderá levar suas doações para estes locais.

“Toda doação será bem-vinda, porque vai contribuir muito com as famílias carentes que precisam de todo o apoio da comunidade para garantir o alimento diário, sem se esquecer outros itens de higiene pessoal e de segurança para estas pessoas”, disse. Para concluir, Adriana lembra que quanto mais cestas básicas forem arrecadadas, mais pessoas serão beneficiadas.

Vacina para PMs e pessoal da área de segurança

neste sábado


Profissionais de segurança serão vacinados neste sábado, 1º de Maio, pela equipe da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna. A imunização será realizada a partir das 8 horas, na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Primavera.

Entre os profissionais de segurança estão: policiais militares, policiais civis, bombeiros e policiais rodoviários estaduais e federais, além de guardas civis municipais e agentes prisionais, a partir de 40 anos de idade. O grupo prioritário será imunizado com a 1ª dose da vacina Oxford/Astrazeca.

A vacinação dá seguimento ao cronograma estabelecido pelo município, com base no Plano Nacional de Imunização. Na manhã desta sexta-feira, dia 30, Itabuna recebeu 4.830 doses da Oxford/Astrazeneca e 280 da Coronavac.

NOTA

Prefeitura de Itabuna paga salários do mês de

abril



A Prefeitura de Itabuna pagou os salários de abril de todos os servidores públicos nesta sexta-feira, dia 30. 

O pagamento dos vencimentos no mês trabalhado reforça o compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD), com os quase 6.000 mil funcionários de secretarias e órgãos da administração direta e indireta.



Entrega de kits na Feira do Produtor agrada

feirantes e consumidores

A entrega de kits de proteção pessoal (álcool em gel, avental, camiseta, touca e máscaras) para os participantes da Feira do Produtor, no Bairro do Pontalzinho, em Itabuna, agradou os consumidores por significar a melhoria das condições de trabalho e de higiene dos próprios feirantes responsáveis pela comercialização de produtos hortigranjeiros da agricultura familiar regional.

A presidente da Associação dos Feirantes da Feira do Produtor, Alda Santos Miranda, elogiou a iniciativa afirmando que sempre foi desejo da categoria trabalhar de forma organizada, principalmente com a padronização das barracas. “Permite um melhor visual de nosso local de trabalho, e, principalmente para nossos clientes que se sentirão mais seguros e tranquilos para fazerem suas compras”, afirmou, ao lado de sua vice Maria das Neves.

Já a feirante Silvana Carvalho Santos aplaudiu a iniciativa da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e disse que não apenas os profissionais que trabalham na feira, mas os consumidores se sentirão mais confortáveis para fazer suas compras com muito mais segurança. “Com uso de camisetas e avental, além de outros itens que recebemos, ficaremos mais tranquilos para trabalhar”, afiançou.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna foi contemplada com o Projeto “Feira Segura – Viva a Feira”, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado. Foram doados 200 kits de proteção pessoal (álcool em gel, avental, camiseta, touca e máscaras) para os feirantes da Feira do Produtor e das feiras livres dos bairros São Caetano, Califórnia, Fátima e Mangabinha.

O diretor de Agricultura do município, Rodrigo Haun, ressaltou a importância da ação. Ele afirma que o governo baiano foi sensível ao incluído Itabuna num projeto que visa manter as feiras em pleno funcionamento e com a segurança integral, necessária para os profissionais e consumidores.

“Vivemos um momento crítico em todo o país em função da pandemia. Em Itabuna, a situação não é diferente. Daí, recebemos de braços abertos o “Feira Segura” que vai garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que trabalham abastecendo a mesa da família itabunense”, ressaltou.

“Esse é um projeto extremamente importante e imprescindível tanto para a proteção e segurança dos feirantes quanto dos consumidores diante do atual momento de pandemia em que atualmente vivemos em decorrência dos enormes desafios que a Covid-19 trouxe para todo o mundo”, destacou o chefe do Escritório Local da CAR, em Itabuna, Gil Nunesmaia.

Chuvas deixam Defesa Civil de Itabuna em

estado de atenção

Técnicos da Divisão de Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública da Prefeitura de Itabuna estão fazendo observações de campo nesta sexta-feira, dia 30, em áreas mapeadas por apresentarem riscos de deslizamento de terra. A medida leva em consideração alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com a previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros po hora.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Eliciane Rodrigues Reis, com a chuva moderada, porém constante, as encostas apresentam mais riscos, provocando escorregamento de massa. Ele lembra que o município conta com um mapeamento feito por uma empresa contratada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que identificou na cidade 45 áreas de risco.

A Defesa Civil estará em plantão de 24 horas para atendimento pelo 153, bastando que as pessoas em situação de emergência acionem os técnicos. Elciane alerta que chamadas falsas ou trotes devem ser evitados, pois são muito prejudiciais. “Quando saímos para atendê-las, deixamos de socorrer quem realmente enfrenta situação de emergência”, diz.

A diretora da Defesa Civil renova o apelo para que os chamados somente sejam efetuados em casos de real necessidade.

Boletim Covid-19 – 30.04.2021


Por problemas técnicos no E-SUS, o Boletim Covid-19 não será divulgado nesta sexta-feira, dia 30Foram infrutíferas as tentativas dos profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, para extrair informações no sistema. Espera-se que tudo volte à normalidade o mais breve possível.



Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Petrobras reduz preços do diesel e da gasolina nas refinarias

Petrobras reduz preços do diesel e da gasolina nas refinarias
Foto: Agência Petrobras

Do - Bahia Notícias - O preço da gasolina e do diesel será reduzido a partir deste sábado (1). A diminuição ocorrerá direto das refinarias da Petrobras, segundo anúncio feito pela estatal nesta sexta-feira (30). O litro da gasolina passará de R$ 2,64 para R$ 2,59 (- R$ 0,06 ou -1,9%), enquanto o do diesel cairá de R$ 2,76 para R$ 2,71 (- R$ 0,05 ou -1,8%). 

 

O combustível vendido pelas refinarias da Petrobras é adquirido por distribuidoras e passa também pelos postos revendedores antes de ser vendido ao consumidor final. Até chegar aos veículos, são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biodiesel e etanol anidro, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis. 

 

Segundo a Agência Brasil, a estatal afirma que a variação de preços nas refinarias tem influência limitada no preço encontrado pelos motoristas nos postos de revenda.

 

Os reajustes nos preços de diesel e gasolina são usados pela Petrobras para buscar equilíbrio com o mercado internacional, acompanhando as variações do valor global dos combustíveis e da taxa de câmbio entre o real e o dólar. 

 

A estatal defende que as mudanças nos preços praticados nas refinarias devem ocorrer sem periodicidade definida, acompanhando as condições de mercado e da análise do ambiente externo. Segundo a empresa, "isso possibilita competir de maneira mais eficiente e flexível e evita o repasse imediato da volatilidade externa para os preços internos".

Amurc cobra do Ministério da Saúde reposição de profissionais do Mais Médicos

Preocupado com a perda de profissionais do programa Mais Médicos em todo o país, a Amurc estará fazendo um levantamento de dados dos municípios que estão necessitando da reposição de profissionais que atuam na saúde básica do Sistema Único de Saúde (SUS). No Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, essa realidade tem afetado grande parte dos municípios.

Segundo o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, os municípios da região estão necessitando de mais médicos para atuarem na saúde básica da população. A solução, segundo ele, seria a contratação de novos profissionais que deve partir do Ministério da Saúde. “Nesse sentido, a Amurc está protocolando um pedido, com o apoio da UPB e CNM, solicitando do Governo Federal, a reposição desses profissionais, a partir do envio das demandas municipais e suas deficiências”, destacou Marcone.

            O Programa Mais Médicos 2021 foi criado pelo Governo Federal, em parceria com os municípios, visando melhorar o atendimento no SUS e ampliar o acesso dos médicos a diversas regiões onde há escassez de profissionais de saúde.- Ascom/Amurc

Sarau online Homenageia Valdelice Pinheiro

Sarau online Homenageia a poeta de Itabuna Valdelice Pinheiro 

Como uma forma de homenagear a poeta e professora de Filosofia Valdelice Soares Pinheiro, será realizado, nesse domingo, dia 02 de maio, o evento SaraVal: uma festa literária que pretende valorizar a Poesia Sulbaiana através dos versos da poeta grapiúna. Todo o evento será online, com transmissão através do Canal do Youtube do SaraVal e acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais - Libras.

A programação do sarau contém palestras, intervenções artísticas e transmissão de videopoemas. No período da tarde, das 15h às 16h, ocorrerá a palestra “O canto da cigarra”, proferida pela Ma. em Literatura e Diversidade Cultural Naynara Tavares, com mediação da poeta Iolanda Costa. Ao final da palestra, faremos o anúncio dos(as) ganhadores(as) do sorteio de três livros da antologia “Expressões poéticas de Valdelice Pinheiro” (Editus, 2007), organizada por Maria de Lourdes Netto Simões. Já na parte da noite, das 19h30 às 20h30, ocorrerão as intervenções artísticas com os músicos Brisa Aziz e Mither Amorim, Nina Sol, Raoni Veloso, Eloah Monteiro, Ize Duque e Jonnie Walker, com apresentação da atriz Isabella Leal, além de outros artistas regionais que irão recitar poemas de Valdelice.

O evento tem apoio financeiro da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) da Prefeitura de Itabuna e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, através de recursos oriundos da Lei Federal Aldir Blanc. 

O evento é organizado por Patrick Cavalcante - Bacharel em Comunicação Social (RTV) pela UESC e tem parceria da produtora Tigresa Filmes. O suporte técnico está à cargo de Amanda Vital, o projeto gráfico de Felipe Lavinsky e a tradução em Libras dos intérpretes Gabriel Nascimento, Roberta Brandão e Gabriela Mattos.

Para acessar as redes do evento, Clique aqui ou copie e cole no seu navegador o seguinte link: <linktree.com.br/new/saraval>.
Ascom do evento

Mudanças na Zona Azul de Itabuna seguem de Legislação para Urbanismo

Depois de parecer favorável com emendas das comissões de Legislação e Finanças, o projeto de lei que modifica o Sistema de Estacionamento Rotativo de Itabuna (a Zona Azul) seguiu para análise da Comissão de Urbanismo e Serviços Públicos, presidida por Nem Bahia (PP). A proposta encaminhada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) é embasada no projeto protocolado em março por Erasmo Ávila (PSD) e Israel Cardoso (PTC), presidente e primeiro-secretário da Câmara, respectivamente. Na época a dupla retirou a matéria de tramitação quando o relator Sivaldo Reis (PL) apontou vício de iniciativa.

Relatando novamente a matéria por Legislação e Finanças, simultaneamente, Reis acatou emenda de Adão Lima (PSB) que destina parte das recursos financeiros oriundos das multas administrativas para ações de educação no trânsito e manutenção de conselhos municipais nas áreas de saúde, assistência social e infância e adolescência bem como constituir receitas dos respectivos fundos. A emenda sofreu ajustes, a pedido do prefeito, já que Adão queria fixar o repasse em 3% do faturamento líquido mensal do serviço tendo como beneficiário apenas o Fundo para Infância e adolescência (FIA).

Uma das principais mudanças na Lei 2.360/16, que instituiu a Zona Azul em Itabuna, trazidas pelo projeto do Executivo é a possibilidade de exploração do Sistema por meio da iniciativa privada ou consórcio de empresas, onde a concessionária seria escolhida por meio de licitação. A concessão seria por conta e risco da licitada e com tempo determinado. Outra alteração diz respeito a forma legal de definição das áreas urbanas onde haveria cobrança pelo estacionamento. Os locais seriam estabelecidos por decreto amparado em estudo prévio e parecer da Sesttran, ouvido o Conselho Municipal de Trânsito e observando o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Essa medida, na visão do Governo, daria maior flexibilização já que atualmente essa definição é feita através de lei.

O projeto do prefeito está alterando o valor a ser cobrado nas vagas de motocicletas, motonetas e similares. A cobrança seria equivalente à metade do valor pago por condutores de veículos automatores. Outra novidade trazida no projeto é a possibilidade da exploração de serviço publicitário, comercial ou institucional, nas vias públicas, praças, logradouros e parquímetros pela concessionária.

 Ascom/-Fotos: Pedro Augusto

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...