sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Emasa festeja 22 anos de atividades dia 28 de agosto


Neste domingo, 28, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento - Emasa - festeja 22 anos de atividades. A data será marcada por uma confraternização dos funcionários na sede da Usemi, a partir das 9h30min e torneio de futebol realizado no sábado, 27, no campo da Adelba.

Engenheiro Geraldo Bríglia, presdiente pela 3º  vez
Maior empresa no setor de água e esgoto do interior baiano e a mais importante de Itabuna, a Emasa gera hoje emprego e renda para cerca de 400 funcionários, além de faturar e aplicar no município em torno de dois milhões de reais por mês. Desde 1989, quando foi criada pelo então prefeito Fernando Gomes Oliveira, a Emasa vem se destacando como suporte indispensável ao desenvolvimento da cidade, afinal seu produto principal – a água – é essencial à sobrevivência humana e à manutenção das empresas, indústrias e demais setores da atividade produtiva do município.

O relatório de atividades da Emasa de 2010 mostra que no ano passado a empresa forneceu abastecimento de água a mais de 200 mil habitantes (98% da população total) e esgotamento sanitário para aproximadamente 182 mil pessoas (88% do total de habitantes). Além de atender também uma população flutuante diária estimada em quase 15% do total, cerca de 30 mil pessoas. 

Presidindo a Emasa pela terceira vez desde 30 de junho último, o engenheiro Geraldo Briglia direciona o crescimento da empresa para a reestruturação da rede de distribuição de água, ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto e reativação das estações elevatórias que ele encontrou fechadas. O presidente já iniciou  a implantação do plano de cargos e salários, que trará junto um avançado programa de qualificação profissional, e vislumbra soluções para salvar o Rio Cachoeira, em médio e longo prazos. 
Intermediária de Mutuns

A interação da empresa com a comunidade é a principal meta do Projeto Educa Emasa, criado pela equipe técnica para promover uma conscientização socioambiental nos alunos, professores e educadores das redes pública e privada de ensino. O trabalho visa ainda contribuir para o uso racional da água nas mais diversas localidades, sensibilizando, informando, envolvendo as pessoas, além resgatar a credibilidade, o respeito e a confiança dos usuários da Emasa.

Outra meta da Emasa é implantar o Projeto Sustenta Cidade, elaborado pela educadora social Heloisa Pinheiro, que propõe a formação da Rede Itabuna, integrando ações de educação ambiental e social tendo como eixo a água.       As ações devem envolver todos os segmentos da comunidade, desde órgãos públicos a escolas, instituições sociais a organizações do terceiros setor.

Ascom/Emasa – 26/08/2011

Ilhéus realiza 1ª Conferência de Políticas para Mulheres


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na manhã desta sexta-feira (26) da solenidade de abertura da 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, fato que ele considera ser um marco na luta pela consolidação dos direitos das mulheres. “Um momento como este marca o compromisso do governo municipal em discutir e construir, junto com toda a sociedade, políticas públicas que realmente se traduzam em benefício direto para as mulheres, e desta forma, para toda a sociedade”. Diversas outras autoridades participaram do evento e também reiteraram a relevância da ocasião.
Á frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Ilhéus, a delegada Ângela Regina, afirmou que a violência a mulher vai muito além da agressão física. “É somente por meio das políticas públicas que as mulheres se afastarão dessa realidade. Porém, elas necessitam de melhores condições de trabalho, de acesso à escola, de creches para seus filhos, entre outros avanços”. Já a secretária Lidiney Campos reforçou a importância da mulher na família e na sociedade. “A força e a sensibilidade femininas tem ditado novos rumos, sendo preciso que políticas públicas estejam atreladas para amparar e consolidar essas conquistas”.
O secretário da Assistência Social e Trabalho e coordenador do evento, Emenson Silva, parabenizou a presença de representantes dos grupos e entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres e lembrou que Ilhéus está dando o primeiro e mais importante passo nessa discussão e que é preciso que todos os segmentos estejam afinados no mesmo foco: o de discutir e deliberar a cerca de políticas públicas que beneficiem a mulher, exaltando sua garra, sua força e sua contribuição em busca de uma melhor qualidade de vida para o local onde atua.
Também presente ao evento, a deputada estadual Ângela Souza parabenizou os governos do Estado pela criação de uma secretaria estadual das mulheres e Municipal pela realização do evento. “Na Câmara Legislativa temos lutado e atuado para aprovar projetos que possam mudar a realidade das mulheres, a exemplo do projeto de Lei que prevê a gratuidade da cirurgia plástica reparadora para as mulheres que sofreram agressão física, entre outras propostas”. A presidente do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher, Paula Soares afirmou “que o Brasil tem se tornando menos desigual, mas que a luta deve continua intensa e firme”.
Também fizeram parte da mesa de abertura da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres a vereadora Carmelita Ângela, a representante do Movimento Negro e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Raquel Oliveira, representante dos Povos de Terreiros, Glauce Souza, presidente da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia, Maria José, e representante das mulheres remanescentes de quilombos e assentadas oriundas de reforma agrária, Bernadete Ferreira.
Programação do evento – Após a solenidade de abertura, o público participou da palestra “Os desafios e Conquistas de Políticas para mulheres”, proferida pela chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as mulheres, Rita Maria Souza, que na oportunidade lembrou que toda a sociedade deve estar mobilizada em busca da consolidação das políticas, que devem ser debatidas, formuladas, legitimadas e fiscalizadas para que a luta pela melhoria de vida e igualdade da mulher avance”.
Oficinas temáticas de saúde, educação, autonomia, prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência, e comunicação e cultura também fizeram parte da programação matutina do evento, que na parte da tarde se voltou à finalização das atividades das oficinas e da plenária de resultados dos trabalhos. O secretário Emenson Silva explicou que as propostas apresentadas durante a Conferência farão parte de um documento a ser apresentado durante a plenária estadual.
Ascom/Emasa

Torneio da EMASA na Adelba


(Nas comemorações dos 22 anos)
atletas em campo
 O GRESE Grêmio Recreativo dos Funcionários da Emasa que tem na sua presidência, Ailson Souza já divulgou a tabela do torneio de futebol para comemorar os 22 anos da Emasa.

Comissão técnica
Com inicio às oito horas no campo do Clube da Adelba, a equipe do Saneamento na primeira rodada, enfrenta Recuperação; Vazamento X Transporte e encerrando a primeira rodada EO-1 e Elevatórias.
 
Na segunda rodada vencedor do 1º jogo, contra vencedor do 2º e vencedor do 3º contra o Biônico. Programado para as 10;30 vamos conhecer o grande campeão.
Portanto senhores “craques” da Emasa se preparem fisicamente. 
Fotos arquivo Alex de Souza

Transporte coletivo em Itabuna é agilizado


 O Itabuna Card agilizou o transporte urbano e economizou gastos para a população usuária, pois unificou o preço da passagem para o usuário que paga apenas uma passagem para chegar ao local desejado, no mesmo sentido. A população da cidade aproveita e elogia a iniciativa da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), em parceria com Associação das Empresas de Transporte Urbano de Itabuna (AETU), que se mostrou interessada em democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de
Secretário Wesley
forma planejada.

De acordo com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, todo o sistema de transporte da cidade está sendo executado visando à mobilidade coletiva e satisfação plena dos usuários. Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. Porém, em Itabuna, com o foco namelhoria contínua, a Settran e a AETU idealizaram um modelo no qual inclui a opção de pegar linhas diretas nos principais bairros, além de fazer a integração pelo preço de uma só passagem, no mesmo sentido.

Ainda segundo Wesley Melo, o transporte urbano foi otimizado, já que a incidência de transbordo (usuários que pagam duas passagens para chegar ao seu destino) aumentou significativamente. Implantado em 28 de julho, o Itabuna Card vem buscando não somente uma melhora em curto prazo operacional, mas garantir que o transporte possa ser um indutor de desenvolvimento. Isso porque o antigo aparelho de bilhetagem eletrônica, segundo relatou o secretário, foi implantado desde 2003, e já estava completamente defasado.

Para a professora Helena Oliveira, moradora do bairro Califórnia, o Itabuna Card é um excelente modelo de transporte, já que, após as readequações, permite o usuário ter a opção de fazer a integração ou de pegar as linhas diretas, nos principais bairros. “Assim tudo funciona mais rápido e se tornou muito melhor para nós usuários”, afirma. 

O estudante de administração Ricardo Santos, residente no bairro São Pedro, afirma que “estou muito satisfeito em passar menos tempo no ponto de ônibus. É, sem dúvida, uma iniciativa que merece parabéns já que vem agradando toda a
população”.

Cartões
O Cadastramento e recarga podem ser feitos na sede da AETU, na avenida Amélia Amado, bem como nos bairros Ferradas, Nova Ferradas, Urbis 4, Shopping Jequitibá, Nova Itabuna, Paty, São Caetano, Califórnia, e Farmácia do bairro Santa Inês. Uma equipe preparada para atender os itabunenses está disponível durante todo o dia.

Itabuna perde Joel das Virgens e Botininha

 Com muito pesar e solidarizando com as famílias e amigos este blog anuncia com pesar os falecimentos no dia de ontem do dentista Joel das Virgens, homem que lutou pela segunda guerra e “Botininha” uma das pessoas mais queridas de Itabuna, um grande desportista e botafoguense.

Joel das Virgens residida não bairro São Caetano por muitos anos e Botininha, no bairro Magabinha e já vinha debilitado por algum tempo devido a um diabetes.

Os corpos deles foram velados no SAF, de onde saíram para sepultamento no Cemitério do Campo Santo Local, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. 

Centenas de amigos estiveram e estão nesse momento acompanhando os funerais. Joel foi sepultado às 10:00 horas de hoje, e Botininha, o sepultamento, acontece, também, hoje (26.08), às 11:00 horas. Itabuna perde mais duas pessoas muito conhecidas da comunidade.

Deus sabe o que faz.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nova presidente da Ficc quer gestão participativa

A nova presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Sandra Ramalho, diz que pretende administrar a fundação “de portas abertas”, com a participação da classe artística e da comunidade. A declaração foi feita durante a "Sopa Cultural" um evento promovido pela Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate), realizada todas as segundas feiras em Itabuna. Sandra foi a convidada da noite.

No encontro, a diretora aproveitou para convidar os artistas e representantes das associações e do Clube dos Poetas do Sul da Bahia para uma reunião, com data a ser definida, onde serão apresentados e discutidos da classe artística.

Ela também disse que precisa da participação de todos os artistas, para que possa fazer uma boa gestão à frente da entidade “e em favor da nossa comunidade, que é a grande prejudicada no caso de um gestor inoperante, que nada faz pela cultura”.

O presidente da Acate, Ary Rodrigues, disse que a entidade que ele representa é bastante cautelosa nos seus julgamentos, “mesmo porque não temos o poder de influenciar nas decisões do prefeito. Nós somos representantes de uma associação de artistas, e nossa obrigação é ouvir o que a nova presidente tem a dizer a respeito dos seus projetos para o futuro”.

A nova presidente da Ficc é pedagoga, advogada, ex-bailarina e poetisa. Viveu parte de sua vida em Juazeiro na Bahia, e tem participação em uma série de movimentos culturais em Salvador. 

Por: Rosi Barreto

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...