sábado, 20 de março de 2021

Ação de Bolsonaro contra decretos põe em xeque os ministros do STF

 Se mantiverem os decretos e a economia degringolar, Bolsonaro poderá culpar o STF. O mesmo se aplica na hipótese remota de o presidente ganhar e a pandemia se agravar



A ação do presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), contra decretos de lockdown e toque de recolher dos governadores do DF, Bahia e Rio Grande do Sul, tem todos os ingredientes de jogada política. A ação abre caminho para responsabilizar a Corte, seja qual for sua decisão. Se os decretos forem mantidos e a economia degringolar de vez, Bolsonaro poderá culpar o STF. O mesmo se aplica na hipótese remota de o presidente ganhar a causa e a pandemia se agravar mais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A ação pede que o STF defina as atividades essenciais e julgue as decisões dos governadores que usurpariam as atribuições do presidente.

O movimento de Bolsonaro, nesse jogo, não tem a ver com “estado de sítio”, e sim com narrativa: culpar o impopular STF pode ser um trunfo.otíciasRelacionadas

Bolsonaro usa discurso de que tem as mãos atadas pelo STF e, no pior momento da pandemia, 46% ainda acham sua atuação boa ou regular.

Com avanço da vacinação e o fim da pandemia, a economia será o grande desafio. Bolsonaro sabe que sua reeleição depende disso.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Efetivo da PM para defender casa de Dória rivaliza com exército de alguns países

Imagens lembram as operações de entrada em favelas do Rio de Janeiro, mas não se vê nenhum protesto ou ameaça próxima



Do - Diário do Poder -  Chamou atenção e indignou muitos que passaram pelas ruas vizinhas à residência do governador de São Paulo, João Dória, o enorme efetivo da Polícia Militar, além de dezenas de viaturas todos trabalhando como se fossem seguranças contratados.

Segundo a PM, a inteligência identificou “eventos que poderiam colocar em risco a integridade física do governador” e por essa razão o efetivo foi destacado.

As imagens lembram as operações de entrada em favelas do Rio de Janeiro, mas não se vê nenhum protesto ou ameaça próxima.

Vídeo gravado por uma mulher mostra que não havia manifestantes, tampouco qualquer movimento nas ruas e imediações além dos próprios policiais. No vídeo ela fala em “Agripino”, devido ao nome do meio do governador.

Ainda de acordo com a PM, tratou-se de uma “medida técnica” e “sem prejuízo às atividades regulares de patrulhamento” da capital paulista.

“Foi empenhado um contingente apto a evitar qualquer tipo de incidente, bem como eventuais danos patrimoniais nas imediações”, diz a nota.

Segunda-feira é Dia da Água

 
Bem Brasil e o foco na gestão sustentável da água

Líder em vendas de batata pré-frita congelada no país, empresa reutiliza 90% do recurso hídrico absorvido em seus processos produtivos da unidade Perdizes

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água, celebrado na próxima segunda-feira (22/03), tem o objetivo de reforçar a importância de se ampliar as ações para a preservação das fontes hídricas, essenciais à sobrevivência humana. Na Bem Brasil Alimentos, a preocupação com o tema está no DNA da empresa. Desde sua inauguração, o consumo consciente e a gestão sustentável desse recurso estão atrelados às práticas e à cultura organizacional. Tanto que a companhia reutiliza 90% da água absorvida no decantador do lavador, além de tratar os 10% restantes. E continua implementando iniciativas pioneiras para reduzir ainda mais os impactos ambientais do negócio.

Um dos destaques dessa atuação responsável é a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), grande desafio na época da inauguração da sua primeira fábrica, em 2006. O clima quente e úmido de Araxá, no Triângulo Mineiro, exigiu a criação de um método específico, único e, ao mesmo tempo sustentável, para realizar a limpeza físico-química e biológica dos resíduos gerados na linha de produção, antes de devolvê-los ao corpo hídrico, dentro de padrões estabelecidos pelo órgão ambiental. A unidade ainda conta com uma ETA - Estação de Tratamento de Água, que tem como principal objetivo garantir os padrões de potabilidade ao consumo humano.

Outra ação importante é a fertirrigação das lavouras, na planta de Perdizes, que aproveita os efluentes líquidos tratados e é considerado um dos métodos mais eficientes na utilização sustentável dos recursos hídricos e economia de água, prática associada à chamada “Economia Circular”. Além disso, dentro do próprio processo produtivo da companhia, há equipamentos que consomem menos as fontes naturais e possibilitam a recirculação em algumas fases. “A sustentabilidade nasceu com a empresa, antes mesmo de ser prática comum no mercado. Os investimentos e a busca por inovação no setor ambiental são permanentes e com resultados eficientes aqui. Aliás, acreditamos que, para crescermos e nos mantermos prósperos, é preciso respeitar todo o ecossistema”, ressalta a supervisora de Meio Ambiente da Bem Brasil, Érika Araújo.

Novos projetos

Ela acrescenta que, atualmente, a companhia, líder em vendas de batata pré-frita congelada no país, implanta novos projetos estratégicos de gestão da água, incluindo a captação de chuva para destinar às áreas internas e à jardinagem. “Poderemos ter um reuso mais nobre, como com irrigação de plantas, limpeza de pisos, descargas de vasos sanitários, dentre outros. É uma iniciativa que compreende componentes nas várias etapas do processo: transporte da água da chuva através de tubos, filtragem e armazenamento em grandes tanques para reutilização ou recarga em grande escala”, explica.

Érika ressalta que a escassez da fonte hídrica afetaria, ao menos, dois terços da população mundial em 2050, segundo relatório da ONU. “Isso quer dizer que trabalho e dedicação na indústria alimentícia serão necessários para garantir a qualidade da água e a segurança alimentar”, conclui. A Bem Brasil também realiza treinamentos internos com os colaboradores – para consumo consciente do insumo nos nossos processos – e atividades de sensibilização e orientação da comunidade, especialmente escolas, sobre a utilização racional da água.

 Sobre a Bem Brasil

Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a de Araxá e a outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, geram mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos. A companhia é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de 250 mil toneladas de produtos. Além disso, seu mix contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional.


Por - 

Boulanger Campos


ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro sanciona Lei que institui Auxílio Emergencial para baixa renda em Itabuna

Prefeito Augusto Castro sanciona Lei que institui Auxílio Emergencial para baixa renda em Itabuna

Andrea Castro


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou a Lei n° 2.536, votada pela Câmara Municipal de Vereadores, que institui o “Auxílio Emergencial Itabuna”. O projeto é de autoria da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos cidadãos que estão abaixo da linha de pobreza.

Durante o período de três meses, a contar da publicação, na quinta-feira, dia 18, será concedido o auxílio emergencial no valor de R$ 100,00 mensais, em dinheiro, aos cidadãos que estejam enquadrados abaixo da linha da pobreza no âmbito da Promoção Social e Combate à Pobreza e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do Governo federal.

Farão jus ao auxílio, os cidadãos que cumpram, cumulativamente, os requisitos de ser maior de 18 anos de idade; não tenha emprego formal ativo; e não seja titular de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família, que poderá ser acumulado com o respectivo auxílio, e cuja renda familiar mensal per capita seja de até R$ 89,00.

As condições de renda familiar mensal per capita e total serão verificadas por meio do CadÚnico (cadastro único), para os cidadãos inscritos. O recebimento do auxílio emergencial está limitado a um membro da mesma família.

A Lei Municipal define que a renda familiar é a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros do núcleo familiar composta por um ou mais indivíduos, eventualmente ampliada por outros indivíduos que contribuam para o rendimento ou que tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todos moradores em um mesmo domicílio. Além disso, a renda familiar per capita é a razão entre a renda familiar mensal e o total de indivíduos na família.

O auxílio emergencial será operacionalizado e pago, em três prestações mensais, por instituições financeiras credenciadas e sua regulamentação se dará por decreto do Poder Executivo Municipal.

As despesas decorrentes da presente Lei correrão por conta da verba própria do orçamento vigente.

Sancionada lei a adesão do

consórcio dCovid-19

Itabuna está autorizada a participar do consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para combater a pandemia do novo coronavírus. Na quinta-feira, dia 18, o prefeito Augusto Castro (PSD) sancionou a Lei N° 2.537, aprovada pelos vereadores que ratifica o protocolo de intenções firmado entre pela Prefeitura e os Municípios brasileiros para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

O Chefe do Poder Executivo está autorizado a firmar contratos, a implementação e execução do nos termos do Protocolo da FNP e a abertura de dotação orçamentária própria para fins de cumprimento do Art.8º da Lei Federal n º 11.107/2005, podendo ser suplementadas em caso de necessidade.

O Consórcio Público para Compra de Vacinas foi organizado pela Frente Nacional de Prefeitos para auxiliar o Ministério da Saúde caso o Governo federal não consiga cumprir o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o novo coronavírus. Na Bahia, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Lauro de Freitas e Barreiras e Salvador já aprovaram leis municipais para a compra conjunta dos imunizantes contra a Covid-19, além de Itabuna.

Pelo menos 115 dos 417 municípios baianos integrarão o consórcio, que já contabiliza a adesão de mais de 2.490 prefeituras no país, depois que o Supremo Tribunal Federal, em decisão favorável a ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), autorizou que estados e municípios comprarem vacinas contra a Covid-19, em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelo Ministério da Saúde ou insuficiência de doses.

Com isso, os municípios começaram a se organizar para a iniciativa da FNP no dia 1º de março. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, declarou o presidente da FNP, Jonas Donizette, à época.

Piso nacional para Agentes de saúde 

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) sancionou ontem, dia 18, a Lei n° 2.535 que autoriza o Chefe do Executivo atualizar o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Com a aprovação da lei, o valor do piso base da categoria, que é de R$ 1.406,83, passará para R$ 1.550,00, correspondente ao piso nacional.

O diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul e Extremo Sul da Bahia, (SindACS-ACE), Roberto Lima, comemorou o reajuste ao afirmar que foi um passo importante para a valorização dos profissionais. “Foi uma conquista chegarmos ao valor do piso nacional, mesmo sabendo das dificuldades que os municípios enfrentam por conta da pandemia do Covid-19”.

Lima disse também que a equiparação salarial com o piso nacional mostra o compromisso que o prefeito Augusto Castro com seus colaboradores com a saúde da população. “Nós, Agentes de Saúde, somos uma categoria essencial para o trabalho que o Município desenvolve nas comunidades, a exemplo de visitas domiciliares, acompanhamento de famílias com ou sem morbidades, além do combate às endemias no município”, afirmou.

Neste mês, Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pagou, dia 10, tíquetes-refeição para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias retroativo a 1º de janeiro. Ao todo, cerca de 600 servidores foram alcançados pelo benefício no valor de R$ 300,00 mensais, depois de o prefeito de Itabuna sancionar outra Lei votada pela Câmara Municipal de Vereadores que legalizou o tíquete-alimentação.

Com o Projeto de Lei, a atual gestão reconheceu a legitimidade do pleito dos ACS/ACE e corrigiu distorções no pagamento sem o embasamento legal, que se acumulavam desde o mês de dezembro de 2019, depois de o Acordo Coletivo de Trabalho não ter sido cumprido. A Secretaria, pagou os 3 meses, cumprindo ainda, a promessa de pagar o benefício no início do mês para que seja gozado realmente no mês vigente.

Leis municipais reconhecem atividade físico e templos como ssenciais

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou na quinta-feira, dia 18, cinco leis aprovadas pela Câmara Municipal, duas das quais decorrentes de projetos de autoria dos vereador Israel Cardoso (PTC) firmando o reconhecimento da atividade física e do funcionamento de templos religiosos como essenciais no município.

A Lei nº 2.534 define sobre a prática da atividade e do exercício físico como essenciais à população do município em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos em tempos de calamidade pública, ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. Para isso, deve ser orientada por profissionais da Educação Física e/ou instrutores habilitados, para prevenir doenças físicas e mentais

A Lei diz ainda que a atividade ou prática do exercício físico poderá ser realizada com a limitação do número de pessoas, além de adotadas medidas de contenção sanitárias objetivando impedir a propagação de doenças, de acordo com a gravidade da situação e desde que por decisão devidamente fundamentada em normas sanitárias e de segurança pública, a qual indicará a extensão, motivos e critérios técnico-científicos embasadores das restrições que porventura venham a ser expostas. Ela será regulamentada pelo Executivo em 30 dias.

Já a Lei nº 2.538, estabelece as igrejas, os templos religiosos de qualquer culto e as Comunidades Missionárias como atividade essencial em Itabuna, em especial nos períodos de calamidade pública no Município, sendo vedada a determinação de fechamento total de tais locais.

Neste caso, também poderá haver a limitação do número de pessoas presentes em tais locais, de acordo com a gravidade da situação e desde que por decisão devidamente fundamentada da autoridade competente, devendo ser mantida a possibilidade de atendimento presencial em tais locais. O Poder Executivo terá o prazo de 30 dias para regulamentar esta Lei no que lhe couber.

As demais leis sancionadas pelo prefeito Augusto Castro institui o “Auxílio Emergencial Itabuna”. O projeto é de autoria da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Outras, ratifica o protocolo de intenções firmado entre pela Prefeitura e os Municípios brasileiros para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde e autoriza o Chefe do Executivo atualizar o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Com a aprovação da lei, o valor do piso base da categoria, que é de R$ 1.406,83, passará para R$ 1.550,00, correspondente ao piso nacional.

Fiscais apreendem mais carne estragada

no São Caetano 

Mais 6 kg de carne bovina estragada foram apreendidos na manhã desta sexta-feira, dia 19, em um estabelecimento no Bairro São Caetano, em Itabuna. Fiscais da Divisão de Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde realizavam ação conjunta com a fiscalização da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

As porções de chã de dentro (coxão mole) apresentavam cor e odor característico de produto de origem animal em apodrecimento, mas continuavam à venda no açougue que pertence à mesma rede de estabelecimentos, cuja câmara frigorífica e freezers foram interditados ontem no Bairro Califórnia. Foram recolhidos naquele açougue 396,45 kg de carne bovina e 12,05 kg de linguiça suína imprópria para o consumo humano, que foram incinerados.

Por conta disso, o Departamento de Vigilância da Saúde vai intensificar a fiscalização nos locais que comercializam carnes bovina, suína, ovina e de aves para prevenir novas ocorrências, assegurar a venda de produtos alimentícios de qualidade para a população e evitar graves riscos para a saúde pública.

Pela segunda vez, em menos de 24 horas, os proprietários da rede de estabelecimentos foram autuados, respondendo processo administrativo com a aplicação de multas e retenção de alvará de funcionamento. Além disso, serão obrigados ao cumprimento de medidas que lhe serão impostas pela Secretaria da Indústria e Comércio e Vigilância Sanitária.

Boletim Covid-19 – 19.03.2021




A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou novos indicadores sobre a Covid-19 em boletim. Nesta quinta-feira, dia 19, Itabuna registra 24.577 casos de pacientes curados, 25.551 casos confirmados, sendo 514
casos ativos; 28 internados em UTI, 41 em leitos clínicos e 460 óbitos. 

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação 

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Itacaré inicia projeto de Turismo de Base Comunitária

 

O Assentamento Pancada Grande, na zona rural de Itacaré, será o local onde a Prefeitura vai realizar o projeto piloto de Turismo de Base Comunitária do município, denominado “Pancada Grande – Uma experiência a ser vivida”.  A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio inicial das secretarias de Administração, Governo, Comunicação, Meio Ambiente e Agricultura e Pesca. Uma Visita Técnica foi realizada na manhã desta quinta-feira, no local, com a presença de secretários e técnicos do governo para a primeira reunião de planejamento com a participação de membros da diretoria da Associação.

      

A equipe visitou várias áreas do Assentamento, dentre elas a Cachoeira, a Casa de Farinha, e trilhas da vegetação nativa da Mata Atlântica e do sistema agroflorestal cacau-cabruca. Além disso, o posto de saúde, sscola e outros equipamentos de apoio também foram visitados. O objetivo do projeto, segundo o secretário municipal de Turismo e Cultura, Jorge Ávila, é melhorar a qualidade de vida do assentado através do turismo rural, considerando que Itacaré e Taboquinhas tem potenciais que precisamos explorar.

 

“No Assentamento Pancada Grande devemos levar em consideração a experiência de vida, a gastronomia e os saberes e fazeres desses agricultores familiares. É uma missão que nos foi oferecida pelo prefeito e avançaremos nessa pauta com certeza", destacou Jorge Ávila. Para o diretor do Assentamento Pancada Grande, José Alves (Bubu), “essa é uma vontade da nossa comunidade: organizar o turismo de base comunitária, com a ajuda do prefeito Antônio de Anízio.  Estamos confiantes", disse ele.

        

O secretário de Agricultura e Pesca, Luis Fabiano, explicou que a ideia de Turismo de Base Comunitária é envolver toda a comunidade, principalmente jovens e mulheres que certamente serão os parceiros coletivos do empreendimento. “No projeto, que ainda está sendo formatado, identificamos que tudo que será oferecido ao turista, vai ser produzido na própria comunidade”, informou o secretário. 

 

Já o assentado Antônio de Jesus disse que o projeto é importante pois os pais terão a preocupação de dar, aos filhos, a oportunidade de permanecer na zona rural. “Eles vão se interessar por conta da geração de trabalho e renda", argumentou. 

ascom

Prefeita de Vitória da Conquista continuará com o projeto de Herzem Gusmão

(Corpo de Herzem Gusmão chega às 10h, deste sábado 20)

 

Herzem e Sheila. foto arquivo

Em entrevista à TV Sudoeste, a prefeita Sheila Lemos da cidade de Vitória da Conquista, disse que dará continuidade aos planos do ex-prefeito Herzem Gusmão, que morreu vítima da covid-19, em São Paulo, onde já vinha internado acerca de 3 meses.

Ela disse que os planos eram fazer o governo juntos, “mas esse infelizmente não foram os desígnios de Deus”, disse bastante emocionada a prefeita.

Ainda bastante emocionada, destacou que cresceu ouvindo Herzem, e só em 2016 estreitou os laços com ele, por meio da política, passando a admirá-lo, como homem, amigo fiel, político e homem de família.

Sepultamento

O corpo do prefeito Herzem Gusmão, a partir deste sábado 20, às 10h, será velado na Casa de Eventos Mediterrâneo, no bairro Boa Vista, em cerimônia reservada à família e com número limitado.

Após o velório, o cortejo percorrerá avenidas da cidade, através de uma unidade do Corpo de Bombeiros, com a saída prevista para às 15h, passando ainda pelas avenidas Charles Lemos, no Boa Vista; Juracy Magalhães; Deputado Ulysses Guimarães e Integração, ao Cemitério da Saudade, onde ocorrerá o enterro, às 16h.

 

DIA DE SÃO JOSÉ EM ITABUNA

Hoje é Feriado em Itabuna, “Dia de São José”

Catedral de São José
Com o tema do novenário este ano sob o tema: “Patris Corde “Com o coração do pai”, teve início em Itabuna, desde o último dia 13, e continua o até o dia de hoje, as festividades, à programação alusiva às festividades do padroeiro desta cidade, São José. Feriado municipal em Itabuna.

A pandemia continua, mas ela não foi empecílio para barrar as celebrações em homenagem ao Padroeiro.  Como aconteceu ano passado, este ano a Catedral de São José seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, e transmitidas também pelas redes sociaisi.

Sem procissão, só ato de fé

A tradicional procissão do padroeiro, que aconteceria hoje à tarde, só a imagem de São José percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade, será transmitida pelo Instagram e o  Youtube. Só para lembrar hoje completa um ano do primeiro caso da covid-19 nesta cidade.  


Hoje no dia maior das festividades ao Glorioso São José, também aconteceram missas às 07h - Missa da Comunidade Paroquial; 10h - Solene Concelebração Eucarística e agora a tarde, às 15h - Missa da Romaria e às 16:30h - Solene Ato de Fé, com a imagem de São Jose percorrendo as ruas da cidade, sem presença de público, se encerrando com a Bênção dos carros, motos e bicicletas.

 

Sorteio da Nota Premiada contempla três moradores de Itabuna

Três moradores de Itabuna foram contemplados no sorteio de março da Nota Premiada Bahia, divulgado nesta quinta-feira (18), que beneficiou 91 moradores de 21 municípios do estado. O prêmio de R$ 100 mil foi para uma participante da capital. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 56 foram para Salvador e 34 para o interior. A lista completa dos ganhadores pode ser consultada no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e ainda no Instagram @notapremiadabahia e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda da Bahia: Instagram @sefazbahia, Facebook @sefaz.govba e Twitter @sefazba.

Entre os municípios do interior da Bahia que tiveram ganhadores, destaque para Feira de Santana, com um total de quatro pessoas sorteadas. Na sequência estão Ipiaú (3), Itabuna (3), Camaçari (3), Simões Filho (3), Santo Antônio de Jesus (2), Alagoinhas (2) e Teixeira de Freitas (2). A lista é completada por doze municípios com um sorteado cada: Ibirataia, Pé de Serra, Prado, Valente, Senhor do Bonfim, Barreiras, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Cândido Sales, Jacobina, São Francisco do Conde e Esplanada.

Além dos 91 prêmios mensais, a campanha também realiza periodicamente sorteios especiais de R$ 1 milhão, que contemplam um único participante. O próximo sorteio especial está programado para o dia 30 de junho. Neste caso, serão considerados todos os bilhetes gerados entre 1° de março de 2019 e 31 de maio de 2021.

Como participar

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais. O participante, no ato do cadastro, escolhe até duas instituições filantrópicas que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, uma da área social e outra da área de saúde, para doar as suas notas eletrônicas.

A Nota Premiada conta atualmente com mais de 590 mil participantes inscritos. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 1.405 pessoas, das quais 892 moram na capital, 512 no interior e uma fora do estado.

A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses de R$ 3 milhões distribuídos entre as entidades ativas no Sua Nota é um Show de Solidariedade, que hoje somam 533. A campanha já destinou R$ 37,8 milhões para estas entidades, com o último repasse sendo realizado nesse mês de março.

Ascom / Sefaz-Ba
71 3115-8763

quinta-feira, 18 de março de 2021

Prefeito Herzem Gusmão não resistiu a covid-19

Morre em São Paulo, vitima da covid-19,  Herzem Gusmão prefeito da cidade de Vitória da Conquista

por Vitor Castro

Herzem Gusmão não resiste e morre após complicações da Covid-19
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Do - Bahia Notícias - Morreu nesta quinta-feira (18), o prefeito da cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, Herzem Gusmão (MDB). O político testou positivo para a Covid-19 em dezembro do ano passado e, a partir daí, enfrentou um longo processo na luta pela cura da doença. Após apresentar sutis melhoras no quadro, Herzem chegou a ser transferido novamente para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Sírio Libanês, onde estava internado em São Paulo desde 26 de dezembro de 2020 (relembre), mas acabou não resistindo. 

 

As informações sobre o velório do político serão passadas pela Secretaria de Comunicação, de acordo com a família do prefeito. Herzem testou positivo para a Covid-19 em 7 de dezembro do ano passado (relembre). Dez dias depois ele foi diagnosticado com uma lesão pulmonar e precisou fazer uso de oxigênio para respirar com mais conforto. 


 
Já no dia 26 do mesmo mês, foi transferido para o Sírio-Libanês, onde deu entrada com um quadro de pneumonia secundária. Em 1º de janeiro deste ano, não tomou posse como prefeito, o que só aconteceu no dia 8 (veja aqui), um mês após ter contraído a doença. 
 


No dia 12 de janeiro a equipe médica que o acompanhava, os médicos Roberto Kalil, Carlos Carvalho e David Uip, cogitou transferi-lo para a semi-intensiva do hospital, o que ocorreu apenas no último dia 18. Enquanto esteve tratando da doença, a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM) esteve à frente da prefeitura. 

 

Natural de Vitória da Conquista, ele nasceu em 2 de junho 1948. Herzem Gusmão deixa esposa, três filhos e um neto. O político era formado em Direito, mas se especializou em Jornalismo e se destacou pela paixão ao radiojornalismo. Atuou como gerente da Associação de Poupança e Empréstimo da Bahia ( ASPEB) e também trabalhou no  Banco Econômico em 1984.


Na  Assembleia Legislativa da Bahia, após assumir mandato como deputado pelo PMDB em 2015, Herzem atuou como  vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público e também foi titular de comissões que abordaram temas como: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, Direitos Humanos e Segurança Pública , Finanças, Orçamento e Fiscalização e Controle.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...