sábado, 9 de julho de 2022

Fábio Lima faz reivindicações ao governador Rui Costa

FÁBIO LIMA ACREDITA NAS SUAS SOLICITAÇÕES


O pré-candidato Fábio Lima (Patriota) está demonstrando para que quer ser um dos Deputados da Bahia, através de várias solicitações, que o pretenso, candidato vem fazendo ao Governador Rui Costa.

Desde o início da sua luta, por Itabuna e região do cacau, já vem buscando fazer mais pelo sul da Bahia. Conforme o exposto das fotos, ele pediu: um Hospital Maternidade Infantil, como prioridade, além da reforma do estádio Luís Viana Filho (ITABUNÃO); Reabertura do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho; Construção das 1.100 casas dos desabrigados, vítimas das últimas enchentes; mais uma grande UPA, nos moldes da de Ilhéus, para Itabuna  entre outros.

Fabio Lima, como sugestão, indica, o antigo local do Hospital Santa Maria Goretti, para instalação do Hospital Infantil e da UPA. Para ele de extremas necessidades para os itabunense e região; "tenho certeza de que o Governador, vai acatar meus pleitos!". Diz o futuro deputado.

Nesta, oportunidade Fábio Lima, também, faz um agradecimento especial, ao governador Rui Costa, pela sua acolhida e, de sempre, estar atendendo os seus pedidos e solicitacões. 


Com essas ações, o pré-candidato Fábio Lima, expõe ao povo de Itabuna e região, confiança e de que sabe andar pelos caminhos burocráticos, visando atrair obras para a população, mesmo, antes,. de poder representar-nos, na Assembléia Legislativa, como um futuro deputado estadual da nossa região.

A CAPOEIRA DE IRINEU PELA VIDA E POR CRISTO


O Mestre Irineu tem usado seu grupo de capoeira, para fomentar arte e conscientizar jovens de que o crime não compensa!

Do - blogvalcabral - Mestre Irineu é uma dessas figuras fantásticas, oferecidas pela vida. Exemplo de pessoa, sempre deixando transparecer por seu comportamento, de há muito haver dado férias às dores, tristezas e decepções, abolindo de seu dicionário não apenas a palavra reclamação como, acima de tudo, a necessidade de encontrar culpados para suas possíveis angústias. Cada gesto, ou palavra dele, oferece gargalhadas aos convivas, parecendo estar seu espírito em permanente festa.

Recordo do quanto já fui agraciado com exímias apresentações do seu grupo de capoeira, que sempre nos brinda com um verdadeiro show de performance, que já lhes rendeu inúmeros aplausos e reconhecimento por seus esforços e ações de humanização e religiosidade em seu método de ensino.

Mestre Irineu não é só capoeira; pés e mãos em movimentos ginásticos e acrobáticos; mistura de esporte, luta, dança, cultura popular, música, brincadeiras e sons do berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e do reco-reco... ele é vida salvando vidas para os esinamentos Bíblicos de que "Jesus é o caminho, a Verdade e a Vida"! 

Encantado com seus propósitos de formar cidadãos através da capoeira, facilmente entendi o Mestre Irineu, como a própria pesonalização de um anjo de Deus, que vive para nos fazer viver em festa, onde de ruim só a certeza de um dia tudo acabará, cessando a magia, o tocar do berimbau calando e a luz desligando.

Enquanto tal desfecho não acontece, contudo, o fundamental é sabermos usufruir deste protagonismo mágico do anjo Irineu, tornando-o tão querido e inesquecível, inesquecível, quanto seus nobres e importantes propósitos.

CAMINHÃO DE TRABALHO ROUBADO EM SÃO PAULO

 J O R J Ã O

(O seu proprietário já tem o veiculo há muitos anos, e como uma peça da família

Este caminhão truncado de placa policial EZU-6642, foi roubado na capital Paulista, na última quarta-feira 6, desta semana. 

O seu proprietário pede a quem encontrar telefonar para os números: (11)94788-8162 ou 73 98832-4492.

O nome do informante, ficará em sigilo e, o mesmo, terá uma gratificação. 

"Onde Deus habita, não há mau que resista!". 

Obrigado.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

ITABUNA EM FOCO


Lane Peixoto recebeu a doacão

Lions Club entrega mantas cobertores para UPA-24 Horas do Monte Cristo


O Lions Club Itabuna Centro fez a entrega de 20 cobertores do tipo mantas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 Horas), no Bairro Monte Cristo, mantida pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. Os cobertores serão utilizados no acolhimento de pacientes que precisem ficar internados, provisoriamente, em observação após atendimento médico.

A entrega dos cobertores foi realizada pelo presidente do Lions Club Itabuna Centro, Franklin Antônio Câncio Gomes, e pela companheira do Lions, Mara Câncio Gomes, à subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, e à enfermeira coordenadora da UPA-24 Horas, Rafaela Caldas dos Santos. 

Segundo a subsecretária, a indicação da UPA 24 Horas para receber a doação do clube de serviço foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista que a Unidade de Pronto Atendimento é responsável pelo atendimento emergencial clínico, bem como  referência em síndromes gripais e respiratórias agudas. 
“Esta doação feita pelo Lions chega em boa hora, considerando a alta demanda por atendimento registrada na UPA do Monte Cristo nas últimas semanas, diante dos casos de arboviroses e síndromes gripais e de casos suspeitos de infecção por Covid-19”, disse Lânia. 

A mesma opinião foi compartilhada pela coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento, Rafaela Caldas. Ela destacou ainda que, somente nos três primeiros dias úteis desta semana, 588 atendimentos foram realizados na unidade, dos quais 295 na segunda-feira (dia 4), 306, na terça-feira (dia 5), e 287, na quarta-feira (dia 6). 

O presidente do Lions Club Itabuna Centro, Franklin Antônio Câncio  Gomes, ressaltou o papel da instituição como clube de serviço em promover ações que visem atender as demandas sociais na realidade em que está inserido. “Além dos cobertores que estamos doando à UPA 24 Horas, já beneficiamos dezenas de pessoas que vivem em situação de rua e em vulnerabilidade social, bem como acompanhantes de pacientes internados no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, inclusive com distribuição de sopa”, pontuou.

Minicipio disponibiliza transporte escolar para alunos de escolas do campo


Frota de dez veículos estão sendo disponibilizados pela Prefeitura de Itabuna para os alunos da Rede Municipal de Ensino que residem no campo. O secretário municipal da Educação, Josué Júnior Brandão, informa que esta semana cinco ônibus e cinco vans começaram a operar após conclusão de processo licitatório para contratação de empresa prestadora do serviço.

Ele informa que a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) disponibiliza os veículos para cumprir 10 rotas visando atender os estudantes do campo. “Esses veículos transportam estudantes de escolas e de comunidades que estão nestas rotas, levando-os até escolas do próprio campo ou mesmo da cidade”, informa Júnior Brandão. 

Além disso, de acordo com o secretário por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), também são transportados nesses mesmos veículos cerca de 100 estudantes da Rede Estadual residentes no campo, mas matriculados em Itabuna.

O titular da SEDUC ressalta que este é mais um compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) que atendeu às solicitações de pais e tutores de crianças e adolescentes que estudam em unidades escolares do campo. “

“Proporcionamos meios adequados e seguros para os alunos frequentarem regularmente a escola. Por que a maioria desses estudantes não têm condições de arcar com as despesas do transporte escolar e manter os estudos”, concluiu.

Secretário da Educação prestigia I Seminário: A Matemática e a equidade numa perspectiva interdisciplinar na educação infantil 

Na manhã desta sexta-feira, dia 8, aconteceu na UniFTC, no centro de Itabuna, o I Seminário: “A Matemática e a Equidade numa Perspectiva Interdisciplinar na Educação Infantil”. O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, prestigiou o evento. 

Na UniFTC, foi abordado o Projeto de Extensão: “Formação colaborativa de Professores da Educação Básica”, com o objetivo de socializar a proposta de formação para os professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Dentre as pautas, os professores realizaram a apresentação da proposta de formação, contações de histórias, relatos de experiências e o encaminhamento para o próximo encontro. 

O secretário da Educação, Júnior Brandão, dialogou com os participantes, tendo parabenizado as professoras Ione Brito, Lineia de Jesus, Lucivânia Ribeiro, Raquel Disnei, Silvana Almeida, Sayonara Cruz e Rosineide Cairo pelo evento enriquecedor realizado para os professores da Educação Infantil. 

Segundo o secretário, o prefeito Augusto Castro segue comprometido com a Educação e apoia eventos como este, que possibilitam o aperfeiçoamento dos professores da Rede Municipal de Ensino de  de Itabuna .

POLÍTICAS CULTURAIS 

Na tarde de terça-feira da semana passada, dia 28 de junho, o secretário da Educação, Júnior Brandão, esteve reunido com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna, bem como com representantes da Fundação Marimbeta, representantes da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida e de vários setores da cultura. 

O encontro teve como objetivo tratar sobre a realização da Semana das Culturas Populares, além de debater a proposta do reconhecimento da Lavagem do Beco do Fuxico como Patrimônio Imaterial da Cultura Itabunense. Também foi tratado o tema da Semana da Consciência Negra, em Itabuna. 

O secretário afirmou que o encontro foi bastante proveitoso e que seguirá fazendo o possível para fomentar a cultura no município de Itabuna junto ao prefeito Augusto Castro, cujo Programa de Governo contempla propostas, programas e metas para o setor cultural. 

Salas Multifuncionais com mais de 1.200 alunos com deficiência 

Itabuna conta com um dos mais importantes programas de inclusão educacional nas escolas da Rede Municipal de Ensino das áreas urbana e do campo, no Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva (CEPEI), no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da APAE e Núcleo Cuidar: Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais. 

O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, informou que o programa do Governo Federal, executado pela Prefeitura de Itabuna, tem o objetivo de assistir estudantes portadores de deficiência, a exemplo de hiperatividade, deficit de atenção, dislexia, paralisia cerebral e síndromes diversas, para que tenha assegurado o processo de ensino-aprendizado. 

“Nas Salas de Recursos Multifuncionais temos educadores com formações especializadas em diversas áreas, que atuam como mediadores entre o estudante da educação especial, seus familiares e os professores da sala de aula comum”, explicou.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) destaca os inúmeros benefícios das SRMs para crianças, jovens e adultos, a começar pela melhor qualidade de vida enquanto cidadão incluído na rotina de uma escola comum da rede pública ou instituições especializadas, a exemplo da APAE e Núcleo Cuidar. “Além de promover e ampliar o aprendizado, o programa contribui para aumentar o rendimento escolar e ainda consegue levantar a autoestima dos envolvidos”, frisou o secretário.

A coordenadora das Salas de Recursos Multifuncionais, Raquel  Sousa Zaidan Nassri, informou que o programa tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e acessibilidade que eliminem barreiras para a participação destes alunos em sala de aula, considerando as necessidades específicas de cada um.   

Raquel disse ainda que as salas especiais são dotadas de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos, o que permite oferecer condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular de todos os alunos com deficiência assistidos.

Em Itabuna, o programa é coordenado por uma equipe formada por três técnicas do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal de Educação e conta com 40 professores com algum tipo de especialização a exemplo de Braille, Orientação e Mobilidade, Ensino da Língua Brasileira de Sinais e Portuguesa para Surdos (Libras), Atividades Cognitivas, dentre outras. 

Uma das integrantes da equipe, a professora Lidiana Gomes informou que o programa atende mais de 1.200 alunos. Cada um deles tem um plano individual, acompanhamento pedagógico e, se necessário, assistência e acompanhamento médico.  

As técnicas do programa SRM informaram que o número de alunos com deficiência é bem maior do que os atuais em Itabuna, o que será confirmado com a conclusão do relatório anual, que já está em fase de elaboração. 

Para concluir, a coordenadora Raquel Souza Nassri confirmou que o número de alunos com deficiência tem aumentado consideravelmente em todo o país por diversas causas, a exemplo da falta de exames pré-natal ou acidentes que podem deixar sequelas físicas ou psicológicas nos alunos.  

















Ascom/PMI

Festival de Inverno Bahia promove mais uma campanha solidária


Compra de ingresso associada à doação de agasalho rende item colecionável para o público


A loja oficial do Festival de Inverno Bahia (FIB) no Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista, abriu as portas no último dia 4 com uma campanha solidária. É mais uma ação social do evento que já arrecadou e doou mais de 16 toneladas de alimentos a famílias vulneráveis do município e que pretende desenvolver projetos que abarquem todo o ano, retribuindo a forma como a cidade abraça o Festival. Dessa vez, as 3 mil primeiras pessoas que comprarem ingresso e doarem um agasalho, ganhar


ão um item colecionável do Festival. 

Unir entretenimento e solidariedade agradou ao público. Para o comerciante Caíque Sousa, 27 anos, "é muito importante ações solidárias como esta. Vivemos numa cidade fria, Conquista tem muita gente morando nas ruas e famílias necessitadas, então campanhas de doação de alimentos e agasalhos ajudam muito. E que sejam feitas muitas vezes. O Festival de Inverno está de parabéns". Já Karen Ferreira, 18 anos, estagiária de Marketing, aposta no empoderamento que a ação proporciona: “é uma forma de pensar no próximo e também de chamar atenção de outras pessoas, através do FIB, pra que doem, que ajudem o semelhante".

A nova ação solidária conta, novamente, com a parceria da Patrulha Solidária, da Polícia Militar. O comandante da CPR Sudoesteda Polícia Militar, coronel Ivanildo da Silva, reconhece a relevância das ações. “O retorno do Festival de Inverno Bahia já começa demonstrando um show de solidariedade com a comunidade. Agradecemos enfaticamente à produção do evento”, detalha o comandante. 

A 16ª edição do FIB acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Parque Teopompo de Almeida. A festa conta com Palco Principal, Vila da Música Coca-Cola e Arena Eletro-Rock. Passarão pelo Palco Principal Ivete, Dilsinho, o feat. Elba Ramalho e Fagner, Vitor Fernandes, Os Paralamas do Sucesso, Maria Bethânia, Harmonia do Samba, Alok, João Gomes, Zé Neto & Cristiano, Iza e Trio da Huanna.  

A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Bahia Eventos (antiga iContent), empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste. O palco da Vila da Música tem a assinatura da Coca-Cola e o Festival conta com o patrocínio da VCA Construtora, He-net, Uninassau e Unimed.  

Da - Agência vOceve

Um “Ita Pedro” que deveria ter sido “Ita Casa!”

 Editorial:

Um “Ita Pedro” que deveria ser “Ita Casa!”

Que venha "O Ita Casa"
A maioria da população de Itabuna se posicionou contra a realização da festa do São Pedro (Ita Pedro), tendo como local o Parque Hugo Kaufman. Isso porquê, o prefeito não construiu as casas dos desabrigados das últimas enchentes, de dezembro 2021. “Por falta de recursos que não tem, e para a festa sim! ” Esse foi o refrão da voz do povo! E que ganhou as redes sociais de todo mundo.

A respeito da construção das casas (1.100 moradias), o silencio impera e estar imperando, tanto pelo prefeito, como pelo governador do Estado, porém o prefeito passando por cima de tudo, Decretos, e a Lei do Silencio, sancionado por ele mesmo e Estado Emergencial devido à Pandemia..., como um trator-esteira e corrente, devorando as árvores, realizou o evento, contra a vontade de muita gente. Porque se fosse realizado um plebiscito, com certeza, não seria aprovado.  

Levando-se, em conta, a realização de um evento do genero, anteriormente, no mesmo local, provocando revolta, às comunidades que residem ao redor do circuito, notadamente, dos bairros: Banco Raso, Góis Calmon e Jardim Vitória, que até fizeram abaixo assinado, incomodadas com a poluição sonora.

Com a realização da festa, de 29 a 2 de Julho, com o circuito denominado de “Zé Cachoeira”, quando deveria se chamar:  “Zé Caipira Lero, Lero”, deixou essas comunidades muito constrangidas e chateadas. Enquanto os flagelados, sem residência, sem dignidade, vivendo de favores, revoltados com à falta de humanidade dos gestores públicos.   Antes da realização da festa, moradores e pré-candidatos, entraram com várias ações, sobre a polémica, junto ao Ministério Público, mas nessa altura, tudo indica, não sairá nenhum veredicto.    Nos documentos protocolizados, eles citavam, o desrespeito à Lei do Silêncio, e irregularidades devido ao “estado emergencial pandêmico” e gastos público.   

A poluição sonora, grande afronto a Lei do Silêncio, ficou constatado, num evento, anteriormente, realizado, no mesmo local (Bairro Banco Raso), o que tirou o sossego, e o sono de muita gente que mora ao redor do circuito.

O evento de São Pedro., São Pedro, que não tem nada com a questão de ninguém, denominado de Ita-Pedro, deveria, muito bem ter sido realizado no Parque de Exposição António 70, como queria a população, principalmente, aquela que se sentiu prejudica, mas o prefeito, com a sua arrogância, não quis saber de nada. Com isso, fazendo aflorar e multiplicar o vírus da covid-19, no município, além das altas somas dos gastos do dinheiro público para construir o circuito, contratar grandes nomes da música nacional, esquecendo ‘a prata da casa’ que ficou sem brilho, e “chupando dedo”, que diga a nossa grande Banda Vera Cruz.

Que da próxima vez, venha, "O  Ita Casa! ”, no circuito “Dos não flagelados! ”.

   

DIA 13 COMEÇA A FESTA LITERÁRIA DE ILHÉUS

A 5ª Festa Literária de Ilhéus começa no próximo dia 13 com conferência de Viviane Mosé

Com o tema “Literatura e utopias do imaginário”, a 5ª edição da Festa Literária de Ilhéus (FLI) será realizada de 13 a 16 de Julho, promovida pela Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa
Cruz (Uesc) - e Academia de Letras de Ilhéus (ALI), com apoio da Ilhéus FM, Bahia FM Sul, TV Santa Cruz, Hotel La Dolce Vita, Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado da Bahia, através

da Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Esporte, Emprego e Renda; Cesol e patrocínio da Bahiagás.

A FLI integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a Feira do Livro da UESC e o Festival Literário de Ilhéus (FLIOS).

A iniciativa é composta por atividades culturais, comercialização de livros, ações para o público infantil, workshops e rodas de conversas, e tem como objetivo valorizar a institucionalização da literatura universal sulbaiana, fomentar a leitura e a formação de novos escritores.

Viviane Mosé
A abertura oficial acontecerá dia 13, às 19 horas, no Sindicato Rural, na Rua Eustáquio Bastos, no centro histórico de Ilhéus, quando ocorrerá a entrega do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia – comemorativo pelos 26 anos de criação da Editus - e conferência com a psicóloga e escritora Viviane Mosé.

A Festa Literária de Ilhéus conta também com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Uesc (Proex) e do PROLER, e este ano homenageia ao professor, escritor e babalorixá Rui do Carmo Póvoas. A programação, no dia 14, conta com bate-papo sobre “A poesia modernista na contemporaneidade”, às 9 horas, também no Palácio Paranaguá, com a participação dos escritores Aleilton Fonseca, André Rosa, Cátia Hughes e Geraldo Lavigne.

Logo mais, às 14 horas, no mesmo local, nova mesa de bate-papo vai tematizar a obra de “Fernando Leite Mendes, um cronista esquecido”, com as presenças dos escritores Ivo Korytowski, Pawlo Cidade e Wilson Mendes. Em seguida, às 16 horas, a mesa reunirá as  escritoras Elisa Oliveira, Kali Oliveira, Luh Oliveira e Neila Brasil, para debater sobre “A arte e a vez de escrever para crianças”. 

Às 18 horas, haverá lançamento coletivo de livros na Academia de Letras de Ilhéus. Mais Programação – No dia 15, com atividades também no auditório do Sindicato Rural, a partir da 9 horas, o bate-papo será com Elis Matos, Iran Melo e Tales Pereira/ Tallýz Mann sobre o inquietante tema “Todas, todos e todes: uma questão de gênero e

linguagem”. Às 14 horas, os professores e comunicólogos Edgard Abbehusen, Julianna Torezani e Rita Virginia Argollo, conversarão sobre “Redes sociais: entre a arte e o controle.” Os poetas Fabrício Brandão, Jane Hilda Badaró, Maria Luiza Heine e Tcharly Briglia se reúnem à mesa, às 16 horas, para discutir sobre “Poesia, arte e internet”. Às 18 horas, acontecerá um sarau lítero-musical.

No último dia do evento, 16 de julho, às 10 horas, o bate-papo sobre o tema “Corpos dançantes: música, literatura e artivismo” contará com as presenças de Karen Ramos, Milena Magalhães e Thiago Soares. Às 15 horas, o sul-africano Mlungisi Mkhonza conversará com os professores Rodrigo Bomfim e Rodrigo Felha sobre “Favela, juventudes e narrativas do mundo”.

A programação terá continuidade às 17 horas, com o lançamento de livros da Editus. Em seguida, às 18 horas, a conferência de encerramento será com o escritor carioca Jeferson Tenório sobre “O avesso da pele”, vencedor do Prêmio Jabuti 2021. Depois, previsto para às 19h30min, será apresenta o show da artista Ligia Callaz, também no Palácio Paranaguá.

Workshops e Feira de Livros – A programação da 5ª Festa Literária de Ilhéus oferece também dois workshops gratuitos, que acontecem na Academia de Letras de Ilhéus. Um sobre o tema “A Arte da Escrita”, a ser ministrado pelo premiado escritor Ivo Korytowski, no dia 14, das 9 às 12 horas. E o segundo, no dia 15, nesse mesmo horário, sobre o tema “Transformando Ideias em Contos”, com a professora e escritora Neila Brasil.

Já no Museu do Cacau, ao lado do Sindicato Rural, haverá a tradicional Feira de Livros, com descontos de até 50%. Para outras informações sobre o evento e seus participantes, além de inscrições para as atividades, acesse o site: https://doity.com.br/festaliterariadeilheus.

Lira encerra sessão e adia votação da PEC dos auxílios

 A decisão foi tomada depois da votação que encerrou a fase de discussões, mas com quórum de menos de 400 deputados

Do - Diário do Poder - O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encerrou a sessão que analisava a PEC dos benefícios e adiou a votação para a próxima terça (12).

A decisão foi tomada depois da votação que encerrou a fase de discussões, mas com quórum de menos de 400 deputados.

Os deputados haviam aprovado a quebra do prazo de duas sessões entre a votação na comissão especial e a análise no Plenário.

Na tarde de hoje, a comissão especial aprovou substitutivo do deputado Danilo Forte (União-CE) no qual ele incorpora todo o texto da PEC 1/22, que contém a autorização de gastos de R$ 41,25 bilhões por fora do ttEo de gastos.

Esse texto foi apensado à PEC 15/22, que originalmente tratava apenas de alíquotas menores para biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis.


quinta-feira, 7 de julho de 2022

Convenção do PROS acontece dia 30 de Julho em Salvador

O nome do jornalista Paulo Lima será homologado a deputado estadual por Itabuna 

A convenção do O PROS-Partido Republicano da Ordem Social, ficou oficializada  para o próximo dia 30, deste mês, e, será realizada  no Centro de Convenções na capital do Estado. Neste sentido, o presidente estadual  da agremiação, Alan Abbehusen virá à região, antes, para manter contatos com as lideranças e correlegionário do partido, do Sul da Bahia, mais precisamente, nas cidade de: Itabuna, Canavieiras, Santa Luzia e Coaraci, quando os diretórios, desses municípios estarão em Salvador, participando do evento e homologando a candidatura dos seus candidatos .

 De Itabuna, o vice-presidente do partido na Bahia, o empresário Josimar Andrade e o Secretário Geral no Estado, Waldir Catarino Meneses, já estão na organização, pretendendo levar à capital do estado, uma grande comitiva, formada por membro do diretório local, assim como, o pré-candidato, jornalista Paulo Lima, que terá seu nome homologado, e tentará uma vaga à Assembleia Legislativa.    .

Aqui, uma das apresentações do pré-candidato Paulo Lima, na Tribuna da Câmara Municipal de Itabuna, pedido providencias para a reabertura do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho   

Comissão especial aprova PEC dos auxílios por 36 votos a 1

 Texto aprovado na comissão será analisado no Plenário, em sessão ainda nesta quinta, onde passará por dois turnos de votação

Do - Diário do Poder - Por 36 votos a 1, os deputados aprovaram nesta quinta-feira (7), na comissão especial, o parecer à Proposta de Emenda à Constituição que institui estado de emergência até o final do ano (PEC 1/22), elaborado pelo deputado Danilo Forte (União-CE). O texto gera R$ 41,25 bilhões de despesas excepcionais até 31 de dezembro, divididos entre benefícios sociais e econômicos (veja detalhamento dos gastos abaixo).

O parecer, que hoje recebeu uma complementação de voto, será analisado agora no Plenário, em sessão que se iniciará logo mais, onde passará por dois turnos de votação.

Pelo texto aprovado, o estado de emergência é criado sob o argumento de que a disparada do preço dos combustíveis, nos mercados externos e interno, provoca a deterioração do poder de compra da população e penaliza os mais vulneráveis.

O reconhecimento de estado de emergência serve para que os gastos não violem a legislação eleitoral. Pela Lei das Eleições, não pode haver concessão de novos benefícios ou distribuição de valores em ano eleitoral. A não ser em casos excepcionais, como estado de emergência.

A despesas excepcionais não estarão sujeitas às principais regras fiscais vigentes, como o regime de teto de gastos, a regra de ouro e a meta de resultado primário.

O relator afirmou que a proposta do estado de emergência retribui a dignidade ao povo brasileiro, em um momento em que a pobreza cresceu em todo o País. “O que estamos fazendo é distribuição de renda na base da sociedade, para aqueles que não podem enfrentar a inflação crescente”, disse Forte.

Biocombustíveis

A PEC 1/22 é oriunda do Senado. O parecer incorpora outra proposta de emenda à Constituição, também do Senado, sobre estímulos tributários aos biocombustíveis (PEC 15/22), que tramita em conjunto. O texto do relator é um substitutivo que consolida as duas PECs sem alterar o mérito já aprovado pelos senadores.

Em relação aos biocombustíveis, o texto aprovado determina ao poder público a criação de um regime fiscal favorecido para beneficiar o consumidor final, a ser instituído por lei complementar. O regime deve assegurar aos combustíveis renováveis (como o etanol) tributação inferior a dos combustíveis fósseis (como gasolina e diesel).

A intenção é reduzir o impacto de medidas recentes aprovadas pelo Congresso Nacional que reduziram a tributação da gasolina e diesel, tornando o etanol menos vantajoso para o consumidor.

Debate

Durante a discussão, deputados da base governista defenderam a aprovação do parecer. “Num momento de crise mundial, estamos devolvendo [recursos] a quem mais precisa”, disse o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).

O deputado Victor Mendes (MDB-MA) rebateu a acusação da oposição de que a proposta é ‘eleitoreira’ e visa apenas garantir mais um mandato para o presidente Jair Bolsonaro. “Ela pode estar vindo até no momento atrasado, mas desqualificar essa PEC é um desserviço. Ela vem para amenizar o sofrimento da nossa população”, disse.

Os partidos contrários à PEC alegaram que a proposta possui “caráter eleitoreiro”. A deputada Sâmia Bonfim (Psol-SP) afirmou que a prova disso é que o aumento dos benefícios sociais só vai vigorar este ano. “Eu me pergunto se há alguma perspectiva de recuperação do País a partir de 1º de janeiro [de 2023]”, afirmou.

Crítica semelhante fez o deputado Reginaldo Lopes (MG), líder do PT. “Não se justifica reconhecer estado de emergência com data para iniciar e para terminar. A data é dentro do processo eleitoral”, disse. Apesar das ressalvas, os partidos votaram a favor da ampliação dos benefícios sociais sob a alegação de que isso sempre foi bandeira da oposição.

Também houve críticas ao impacto fiscal das medidas. Para o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), que deu o único voto contrário, a proposta tem potencial inflacionário, que pode “corroer os auxílios que estão sendo dados”. (Ag Câmara)

GAP lança projeto Recicla Ilhéus

Com inauguração de Ecoponto no Pontal, sábado DIA 9 


Voluntários e gestores do Grupo de Amigos da Praia (GAP) convidam os moradores do bairro Pontal para o lançamento do projeto de coleta de resíduos recicláveis neste sábado (9 de julho), a partir das 8 horas, no Ecoponto instalado em imóvel localizado à Rua Raquel Pólvora, Nova Brasília, na rótula de acesso à Praia da Concha. O projeto é resultado de uma parceria do GAP com a Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (Coolimpa), empresários do bairro e conta com apoio da Igreja Católica, que cedeu o espaço para o Ecoponto.

Conforme explica o engenheiro agrônomo e coordenador do projeto, João Paulo, o Pontal foi o bairro escolhido para experimentar uma ampla e arrojada iniciativa da sociedade organizada, com o intuito de fortalecer a consciência ambiental da população e suprir a falta de políticas públicas ambientais em Ilhéus. "Depois que o projeto for testado por um período de seis meses no Pontal, a gente espera distribuir a iniciativa pela cidade inteira, e assim implantar efetivamente uma prática cotidiana de coleta seletiva. As estimativas são de que inicialmente o projeto possa empregar 50 pessoas, desde que os empresários adotem a iniciativa", explica.

João Paulo esclarece que os catadores irão passar em cada residência do Pontal, uma vez por semana, para fazer a coleta e conversar sobre a importância da reciclagem de resíduos, instruindo os moradores sobre o tipo de materiais que serão recolhidos e qual será o destino da coleta. "Além de contribuir para a redução do volume de resíduos no aterro do Itariri, o maior objetivo do Recicla Ilhéus é a inclusão socioeconômica das pessoas que hoje vivem do lixo, agregando uma remuneração pelo serviço de coleta à venda dos resíduos, cujo valor atual é muito baixo, cerca de 14 reais por dia".

Ascom

ITABUNA EM FOCO:

 Ita Pedro gerou movimentação de cerca de R$ 70 milhões na economia

O Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos, realizado pela Prefeitura de Itabuna com o apoio do Governo da Bahia, gerou uma movimentação de cerca de R$ 70 milhões na economia da cidade no mês de junho. A informação foi dada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo, que destacou o planejamento e a coordenação da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e a parceria da Bahiatursa.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), comemora os resultados econômicos do Ita Pedro -  Melhor São Pedro de Todos os Tempos. “Depois de dois anos de pandemia em que a economia do  país praticamente parou, a realização desta festa, além de proporcionar entretenimento e lazer, movimentou de forma significa o nosso comércio e serviços. Somente no espaço da festa foram movimentados pela economia informal pouco mais de R$ 7,2 milhões”, comentou.

Na manhã desta quinta-feira, dia 7, o titular da SICER se reuniu com os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos Leahy, e do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom), José Adauto Vieira, que elogiaram a decisão do prefeito de antecipar para o dia 26 de junho o pagamento da folha salarial de julho no valor de R$ 23 milhões.  

“A avaliação da movimentação financeira é tão importante quanto a satisfação dos itabunenses com o entretenimento, principalmente porque se trata de um evento que já está sendo considerado o maior e melhor São Pedro do Norte e Nordeste do país”, comenta o secretário José Raimundo. Para ele, esse resultado é consequência de muito trabalho e planejamento.
 
“Isso é fato. O Ita Pedro ancorou uma movimentação em torno de R$ 70 milhões na economia de Itabuna. E essa movimentação começou no período pré-evento, no comércio e na área de serviços, e seguiu durante a festa com as pessoas que exploraram algum tipo de atividade”, explicou.

Para o presidente da CDL, Carlos Leahy, a festa contribuiu diretamente para que as vendas de junho deste ano fossem superiores às de junho de 2021. “Um evento como esse, beneficia a economia de Itabuna de um modo geral. Como o secretário bem colocou, essa movimentação de cerca de R$ 70 milhões não foi o que circulou o mês inteiro, mas o que o evento proporcionou no final do mês”, disse.

Ele reafirma: “O crescimento nas vendas foi visível. Nós fizemos uma pequena pesquisa com os segmentos que mais se beneficiaram durante esse período e realmente foi muito positivo”. Leahy ressalta que eventos como o Ita Pedro costumam deixar as pessoas já na expectativa do próximo ano. 

“Essas atividades festivas, de lazer e entretenimento contribuem consideravelmente para a nossa economia, fazem uma grande diferença e a expectativa fica para o próximo ano se terá a mesma festa ou até mesmo de uma forma melhor”, acrescentou.

O presidente do Sindicato do Comércio, Atacadista e Varejista do Município de Itabuna (Sindicom), José Adauto Vieira, também considerou que o  impacto da festa de São Pedro foi extremamente positivo. 

“O comércio estava carente de grandes eventos que pudessem dar uma aquecida nas vendas. O Ita Pedro foi uma festa fantástica. No geral, a informação que agente tem é que foi positivo para a maioria dos setores da nossa economia”, concluiu.

"LEAN nas Emergências": especialistas da Beneficência Portuguesa têm bom prognóstico sobre o projeto no Hospital de Base 

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), recebeu nos dias 30 de junho e 1º de julho, a terceira visita dos especialistas em processos da Beneficência Portuguesa (SP), responsáveis pelo projeto “LEAN nas Emergências” na unidade hospitalar.

Durante o encontro, os especialistas  discutiram com os colaboradores das áreas assistenciais do HBLEM algumas ferramentas de gestão importantes do projeto e reviram os planos de ação que foram construídos juntos com a equipe, bem como as ações que já estão sendo colocadas em prática, como o mapeamento de processos dos pacientes do pronto-socorro e a ferramenta 5S.

A equipe também foi apresentada à ferramenta Daily Huddle, que visa melhorar a assistência no serviço de saúde e gerenciar problemas pontuais no setor de emergência. “O Huddle é  uma reunião rápida de 10 a 15 minutos que deve ser feita para melhorar a comunicação entre as equipes do hospital”, explicou o médico Abner Araújo Jr, um dos especialistas em processos.

Uma conversa sobre Gestão de Leitos com os colaboradores fechou a visita da equipe de especialistas. “O leito é a coisa mais valiosa de um hospital e que precisa ser bem usado e ocupado para evitar a internação do paciente dentro do Pronto - Socorro. O paciente precisa do local correto de tratamento dele”, destacou.

Algumas ações que já estão acontecendo dentro do Hospital de Base, foram observadas com otimismo por Abner. “O hospital está caminhando com algumas ações implementadas e outras que estão sendo propostas”, pontuou.

Segundo o médico, o HBLEM possui vários pontos positivos: equipe envolvida, equipe multidisciplinar bem representada, área física do hospital bem estruturada e indicadores do projeto sendo reportados corretamente ao Ministério da Saúde. “Temos um prognóstico relativo ao projeto no Hospital de Base que é muito bom. As expectativas são grandes”, frisou.

A engenheira de produção Bruna Andrade Coghi, que integra a equipe de especialistas, comentou que as ações iniciadas na aula de Gestão de Leitos com a participação da equipe médica, foi de extrema importância para que o paciente chegue mais rápido ao leito, que é um recurso nobre dentro do hospital. “O projeto está caminhando bem. A ideia é que não se restrinja apenas ao pronto-socorro, mas possa ser aplicada em todo o hospital”, finalizou.
Feira de Educação reúne adolescentes e jovens no sábado
Uma Feira de Educação no sábado, entre as 14 e 18 horas, na A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Bairro de Fátima, vai reunir jovens e adolescentes, dos 12 aos 30 anos. O evento será a culminância da Semana de Educação promovida pela instituição religiosa, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Segundo a diretora de Comunicação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Uildes Silva, a Semana de Educação vem sendo realizada online, com lives nos canais Autossuficiência Brasil no youtube reunindo palestrantes como Tábata Amaral, Edu Lyra. Na noite de hoje, dia 7, o palestrante será o escritor Augusto Cury, a partir das 20 horas.

Com a temática sempre relacionada à Educação, na terça-feira algumas pessoas que conseguiram ter sucesso na vida por conta da aprendizagem apresentaram seus relatos. Nos demais dias as temáticas envolveram os especialistas. Os vídeos estão disponíveis no canal Autossuficiência Brasil. 

A Feira da Educação foi pensada como uma contribuição para a efetivação do direito à educação, ampliando as perspectivas e oportunidades paa que todos alcancem autossuficiência através da educação. O evento contará com a exposição de 15 escolas técnicas e de nível superior das redes pública e particular, com cursos de nível profissional e superior.

Além de oferecer a experiência de cada uma das instituições de ensino, haverá oficinais (saúde emocional, finanças, negócio próprio, marketing digital e inglês. Também haverá palestra de Delney Lima, jogos, brindes e sorteio de cursos. O evento é gratuito e aberto à participação de adolescentes e jovens da comunidade..

Boletim Covid-19 


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 153 pacientes curados, 856 confirmados, sendo 703 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 05; leitos clínicos disponíveis, 03; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

NOTA

Perfil falso em rede social é atribuído ao prefeito Augusto Castro

Procuradores da Prefeitura de Itabuna estão adotando providências jurídicas para suspender uma conta falsa atribuída ao perfil oficial do prefeito Augusto Castro. Além de denunciar à rede social Instagram para que derrube a referida conta, se pediu que o correio eletrônico que a gerou seja investigado para que medidas judiciais também sejam adotadas já que o perfil fake tem pedido dinheiro a eventuais seguidores. O alerta é para evitar que pessoas sejam prejudicadas. 


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...