sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Aniversário de Carrilho: 93 anos de grandes serviços ao Estado e a Itabuna

Servidores prestam homenagem ao engenheiro  Jorge Carrilho pelos seus 93 anos   






Servidores da Prefeitura Municipal de Itabuna, vinculados a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, prestaram uma justa homenagem na manhã desta sexta-feira (11) ao engenheiro civil Jorge Ribeiro Carrilho, pela passagem dos seus 93 anos. A festa surpresa contou com a presença de colegas de trabalho e amigos, deixando Jorge Carrilho emocionado.

Considerado por todos que o conhecem como um exemplo de dignidade, ética e decência, Carrilho é reconhecido profissionalmente pelos relevantes serviços prestados à sociedade itabunense até os dias de hoje. O Fórum Ruy Barbosa e a extinta Sulba, são alguns dos órgãos que tem a marca do engenheiro Jorge Carrilho. Além é claro, de fazer parte de importantes órgãos como Rotary e Lions.

  
Texto: Kaline Ribeiro
Fotos: Waldyr Gomes

*Nova fábrica da Suzana Santos vai gerar 400 empregos em Itapetinga*

Compromisso de investir R$ 4 milhões foi firmado entre empresa e Governo do Estado_

Uma nova fábrica de calçados do Grupo Suzana Santos iniciará suas atividades no município de Itapetinga, em março deste ano. O compromisso foi firmado entre o presidente da empresa, Almir Santos, e o Governo do Estado, em reunião com o governador Rui Costa e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luiza Maia, na terça-feira (08). A unidade fabril Itapetinga 2 vai ser instalada no galpão do governo, localizado no bairro Quintas do Morumbi, terá um investimento de R$ 4 milhões e deve gerar cerca de 400 empregos. 

“Nossa previsão inicial era de começar as operações em meados de 2018, mas devido à crise financeira que assolou o país, tivemos um atraso. Agora, faremos uma reforma no galpão e vamos operar a nova fábrica em março. Já geramos 2 mil empregos no estado, pretendemos fortalecer nosso negócio e potencializar a geração de emprego e renda em Itapetinga”, afirmou o empresário.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Saúde de Itabuna implanta programa Fila Zero na rede pública municipal



  
A Secretaria de Saúde de Itabuna trabalha para melhorar o acesso da comunidade à saúde publica nas Unidades de Saúde (UBS e USF) e, principalmente, para diminuir as filas de espera para exames laboratoriais e marcação de consultas. Para isso o município implantou o programa “Fila Zero”, que dará mais agilidade ao processo de atendimento ao paciente, desde a entrada do usuário na rede pública, à realização de exames e consultas.  

O secretário de Saúde, Jozimar Salles informou que o processo é feito por meio de agendamento e oferecerá, além da agilidade, mais conforto e segurança para o paciente. Agora ele não precisará mais enfrentar as madrugadas nas unidades de saúde e correndo o risco de não conseguir uma ficha.

Jozimar explicou que a partir da implantação do programa, o paciente poderá ir à unidade de saúde de seu bairro a qualquer dia do mês para solicitar o tipo de procedimento que precisa. Na data agendada pela rede pública uma profissional da UBS liga para o paciente informando o dia e o horário do atendimento.

Praça Pisa na Fulô, no Alto Mirante revitalizada


 
Uma das praças com maior valor histórico para o município, a Praça Pisa na Fulô, no bairro Alto Mirante, está sendo revitalizada pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Administração. A ação conta com reforma de bancos, calçada, pintura, poda e roçagem, e de acordo o Secretário Dinailson Oliveira, deverá ser estendida para todas as praças da cidade.

 “Começamos pela Pisa na Fulô pelo seu valor histórico. Ela foi inaugurada na década de 60, no governo de José de Almeida Alcântara”, lembra o Secretário Dinailson, informando que a expectativa é de que a obra seja concluída na próxima semana. Testemunhas da época, como o jornalista Paulo Lima, que hoje responde pelo Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna, lembra que o nome “Pisa na Fulô” foi dado pela própria população em referência a campanha de um dos maiores líderes da história política de Itabuna.

 “José Alcântara reunia em seus comícios mais de 20 mil pessoas, o que para a época era algo fantástico, agitando ramos de árvores das praças e cantando a música ‘pisa na fulô, que Alcântara já ganhou...’. Após sua vitória e anunciar a inauguração da praça do Alto Mirante, a população conclamou para que o nome Pisa na Fulô fosse dado a essa praça, pela importância que essa música teve na campanha de Alcântara”, lembra. 
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Itabuna prossegue com recuperação das ruas do Sarinha Alcântara


A Prefeitura de Itabuna segue realizando o trabalho de recuperação asfáltica no bairro Sarinha Alcântara. Nesta quarta-feira (9), os técnicos do Setor Operacional da Secretaria Municipal de Administração, responsável pela Operação Tapa Buracos, realizaram o recapeamento das ruas transversais do bairro, entre elas a Epitácio Pessoa, onde a equipe  está recuperado  toda a extensão, com o uso de caçamba e um rolo compactador.

A Operação Tapa Buracos nas ruas do Sarinha começou há duas semanas pela Rua do Paty, principal corredor de ônibus do bairro. Em seguida vieram as ruas Campo Verde e a Rua da Frente, próxima ao colégio Estadual Felix Mendonça. Outros locais recapeados foram a Travessa Presidente Médici,  que fica  no entorno da praça, e a Rua Alvorada.

Os trabalhos de recuperação asfáltica no município foram intensificados na semana que antecedeu o réveillon. No bairro Sarinha, além da recuperação das vias, os técnicos realizaram intervenções que melhoraram a mobilidade dos moradores que há tempos reclamavam das condições das ruas e agora comemoram a ação do Governo Municipal.  A Operação Tapa Buracos deve seguir por mais  duas semanas, até que todas as ruas sejam recuperadas.
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes 

Vereadores acompanham reordenamento de matrículas em Itabuna



O reordenamento na matrícula estudantil, idealizado pela Prefeitura de Itabuna, está sendo acompanhado de perto pelo Legislativo. A mudança de escola pode afetar centenas de alunos da rede municipal – de bairros como Fátima, Califórnia, Parque Boa Vista – que estudam no Colégio Ciso. “Nos propomos a ajudar o Governo na busca de soluções para manter o funcionamento do Ciso”, declarou Manoel Júnior (PV), 1º Secretário, na tarde dessa quarta, 09.
Manoel representou o presidente Ricardo Xavier (PPS) no encontro realizado na Usemi, bairro São Caetano, com participação das secretárias Nilmecy Gonçalves (Educação), Maria Alice Pereira (Governo) e do vice-prefeito Fernando Vita. Para o Governo, o fim da parceria com o Ciso seria justificável pela contenção de despesas (aluguel, energia elétrica). A intenção é transferir os alunos para o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), que deverá ser revitalizado.

“Restaurante Quero Mais” é a sua melhor opção em Itabuna

Leléu, um grande empreendedor 
(O melhor tempero caseiro da cidade)
O sempre empresário de Itabuna, Wellington Rodrigues (Leléu).  Nesta função, um grande inovador, e que, também, já foi vereador, inclusive sendo Presidente do Legislativo Itabunense e Secretário de Administração, no governo anterior, deste município. Irrequieto, agora, instalou  o “Restaurante Quero Mais”. O novo restaurante, com tempero caseiro, fica localizado na Avenida Ilhéus 182, centro de Itabuna, em frente ao Bar do Peri.
O novo empreendimento, com um tratamento, classe A, fornece a domicilio: marmita familiar, mamitex para viagem e escolar, na especialidade, comida a quilo. Outra especialidade da Casa, segundo Leléu, é o “Prato Feito”; o famoso PF!
Atende ao seu pedido pelo telefone 73 3613-5097.  “E deguste o tempero caseiro mais saboroso e gostoso da terra grapiúna” ressalta Leléu Rodrigues, que sonha ser prefeito de sua cidade, onde ele nasceu e tomou banho no Rio Cachoeira.                

Água Fria comemora neste domingo festa em louvor ao Senhor do Bonfim

A tradicional festa em louvor ao Senhor do Bonfim, padroeiro da comunidade de Água Fria, em Itacaré, será realizada neste domingo, com uma grande programação religiosa. Os festejos começaram no dia 04 de janeiro com o novenário na igreja local até este sábado, dia 12. As celebrações do novenário acontecem todos os dias, a partir das 19 horas, dedicadas a grupos de oração, moradores de ruas do distrito, comunidades de Itacaré e órgãos públicos.

De acordo com a programação, no dia 12, às 15 horas, acontecem os batizados e no dia 13, consagrado ao Senhor do Bonfim, será celebrada pela manhã uma missa solene, seguida de procissão e bênção do Santíssimo Sacramento. Esse ano a festa do padroeiro de Água Fria tem como tema central “Batizados e enviados: A igreja de Cristo em missão, é chamada a ser santa”. A realização da festa é da Diocese de Ilhéus, paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré e organização da comunidade local.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante a realização dos festejos religiosos, como forma de manter a fé dos católicos e tradição do distrito de Água Fria. De acordo com ele, paralelo à realização da festa religiosa do Senhor do Bonfim acontecerão inaugurações de obras no distrito, no dia 02 de fevereiro, e também festa dançante com atrações regionais, como forma de garantir a alegria e atrair turistas para conhecer as belezas naturais de Água Fria - .Ascom

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

VOTO SECRETO: Toffoli nega pedido para votação aberta na eleição de presidente da Câmara

Para Toffoli, regras da eleição na Câmara tem caráter interno Judiciário não deve interferir

Para Toffoli, regras da eleição na Câmara tem caráter interno Judiciário não deve interferir. Foto: Luis Macedo
Do - Diário do Poder - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, negou pedido do deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) para realização da eleição para a presidência e Mesa Diretora da Câmara com voto aberto.
De acordo com Toffoli, a matéria é de caráter interno da Câmara e não cabe ao Judiciário interferir no processo de eleição em um outro Poder.
Kataguiri fez o pedido com base em uma decisão liminar do ministro Marco Aurélio (STF), que obriga a votação aberta na eleição para presidente e Mesa Diretora no Senado Federal.
A decisão de Toffoli, não apenas como presidente, mas como responsável pelo plantão do Judiciário, gerou expectativa entre parlamentares de que ele estenda o entendimento também para o Senado, reformando a decisão de Marco Aurélio, com o objetivo de não interferir no funcionamento do Legislativo.

Guarda Civil Municipal intensifica ações de combate à criminalidade


  
A Guarda Civil Municipal (GCM), que hoje integra o quadro administrativo da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran vem intensificando as ações de combate à criminalidade no município. Para tanto, estão sendo utilizados na GCM novos recursos tecnológicos, a exemplo da comunicação via rádio e também a readequação das escalas de trabalho, com o objetivo de  promover uma melhor distribuição do seu efetivo no centro da cidade e nos bairros, visando o reforço da segurança para os munícipes.                                                                                                                                                                                                              Em recentes operações rotineiras, a GCM tem realizado apreensões de drogas e armamento. Na manhã desta quarta-feira (09), o Grupamento Especial Tático de Ações Motorizadas - GETAM, em atividade de ronda nas imediações do Bairro Santa Clara, ao abordar dois indivíduos com atitudes suspeitas, encontrou com os mesmos um revólver calibre 38 (com numeração não identifica/suprimida e contendo seis munições não deflagradas), nove pinos com aparência de cocaína e ainda R$ 700,00 em espécie. Ambos foram conduzidos ao Complexo Policial de Itabuna e apresentados às autoridades competentes. Já no último sábado, a GCM após abordagem a dois cidadãos suspeitos nas imediações do Viaduto Paulo Souto, apreendeu mais uma arma de fogo.

SAS certifica mais duas turmas do Projeto Empreender


 A Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), certificou a sétima turma profissionalizante do Projeto Empreender, que é um plano de ações do governo municipal para gerar emprego e renda e promover a autonomia de pessoas inscritas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família, preparando-os para o mercado de trabalho. A certificação das turmas dos cursos de Eletricista e Aplicador de Cerâmica aconteceu na tarde desta terça-feira (9), no Colégio Imean, espaço cedido pela Secretaria de Educação para realização das aulas.

Participando do evento, o prefeito Fernando Gomes parabenizou a turma e desejou sucesso aos novos profissionais. “Ficamos alegres e satisfeitos, pois ter uma profissão é fundamental. Ninguém nasce sabendo e é preciso profissionalizar a população para vencer o desemprego. Parabenizo a todos vocês e o meu desejo é que vocês saiam daqui já empregados, colocando em prática o aprendizado aqui adquirido. Vamos ter fé em um futuro próspero para todos”, disse.

         A secretária Sandra Neilma comemorou a certificação de mais uma turma, felicitando os novos profissionais. “Hoje é um dia de alegria, onde oportunizamos um novo caminho para a vida de cada um, para a qualificação profissional, para a inserção no mercado de trabalho. Acreditamos que este passo pode transformar a vida de vocês, proporcionando importantes oportunidades”, ressaltou.

Upa 24 horas recebe reforço de mais um médico plantonista em Itabuna


   
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24), de Itabuna, acabou de ganhar reforço com a contratação de mais um médico plantonista, aumentando para quatro o número de profissionais para garantir o atendimento noturno, initerruptamente, conforme anunciou o secretário de Saúde do município, Jozimar Salles.

A unidade já atende cerca de cinco mil pacientes por mês e é considerada como um importante e indispensável serviço de atendimento médico de média complexidade assegurado pelo Sistema Único de Saúde. “É um direito constitucional do cidadão brasileiro que o prefeito Fernando Gomes faz questão de respeitar e por isso vem trabalhando para que o itabunense tenha acesso a uma saúde plena e de qualidade e que atenda aos anseios de nossa comunidade”, frisou o secretário de Saúde.

Legislativo fixa turno único no recesso parlamentar em Itabuna


Para economizar despesas, o presidente Ricardo Xavier (PPS) fixou turno único para o expediente administrativo do Legislativo de Itabuna. O ‘turnão’ durante o recesso parlamentar será das 8h às 14h. A modificação no horário valerá de hoje, 09/01, até 14 de fevereiro. O retorno das atividades parlamentares da Câmara itabunense deve ocorrer a partir de 15 de fevereiro.

Na portaria, Xavier ressalta, contudo, que, havendo convocação extraordinária ou necessidades detectadas”, o expediente administrativo pode regressar ao horário normal (8h às 12h; 14h às 18h). Outra ressalva é para o atendimento a serviços de interesse institucional. Neste caso, os empregados designados pela Diretoria deverão cumprir a jornada legal imposta ao cargo.

Posse de concursados
Na terça, 15, às 9h, a Presidência empossará mais dois assistentes administrativos aprovados em concurso público. Em novembro passado, três candidatos foram convocados, no entanto, um deles deixou de comparecer ao Setor de Recursos Humanos. Os 47 classificados nas vagas do edital já foram nomeados. Hoje 35 empregados estão trabalhando, considerando-se as desistências.
Ascom
foto: Pedro Augusto Benevides

"SITUAÇÕES DE RISCO" Polícia Federal vai reforçar a segurança do ministro Sérgio Moro e familiares



Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro determinou que a Polícia Federal reforce a segurança do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de seus familiares. A decisão foi publicada nesta terça (8), em edição extra do Diário Oficial da União.
O despacho presidencial diz: “Diante de informações sobre situações de risco decorrentes do exercício do cargo de titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública, determino à Polícia Federal providências no sentido de garantir, diretamente ou por meio de articulação com os órgãos de segurança pública dos entes federativos, a segurança pessoal do ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública e de seus familiares”.

Quando era juiz federal em Curitiba e comandava as ações da Operação Lava Jato, Moro passou a contar com segurança da Polícia Federal depois de sofrer ameaças pelas mídias sociais. (ABr)

Secretaria Saúde atende mais de 300 pacientes em tratamento fora de Itabuna



Pelo menos 300 pacientes estão sendo beneficiados, atualmente, pelo serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e com menos custo, depois que o município adquiriu 14 veículos locados por meio de licitação realizada no final do ano passado para atender ao serviço de transporte sanitário. O secretário de Saúde, Jozimar Salles, explicou que antes o município arcava com passagens para os pacientes que necessitam de tratamento fora do domicilio, o que terminava por onerar ainda mais os cofres públicos.

Ele informou que os demais veículos reforçam a frota e foram distribuídos para outros departamentos da SMS que precisam do transporte para a execução do serviço e também para outra parcela da comunidade. Ele cita, por exemplo, o paciente em tratamento de hemodiálise em Itabuna que tem à disposição, um veiculo com motorista para busca-lo em sua residência  e leva-lo até a unidade hospitalar e traze-lo de volta para sua casa sem custo nenhum, conforma lembra.

Governo da Bahia distribuiu mudas a agricultores familiares em 101 municípios

 

O ano de 2018 foi de ampliação do número de agricultores familiares contemplados com a distribuição de mudas pelo Governo do Estado, por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e o Instituto Biofábrica de Cacau. No ano, 6,7 mil famílias de agricultores foram cadastradas no sistema da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR) e beneficiadas com a entrega das mudas. De 894.963, em 2017, o número de mudas entregues saltou para 1.293.799 em 2018. 

A Biofábrica, unidade que está sob a gestão do Instituto Biofábrica de Cacau, é responsável pela produção e distribuição de mudas frutíferas, como cacau, banana, goiaba e abacaxi, além de mandioca e essências florestais, a exemplo do jatobá e pau-brasil, entregues em 101 municípios de 19 Territórios de Identidade.

“Num balanço de quatro anos, conseguimos ver a Biofábrica se reafirmar no seu objeto central: produção e distribuição de mudas de qualidade, colocando-se em um lugar de destaque pelo seu forte apelo e ação concreta de inovação tecnológica. A Biofábrica produz a partir de pesquisa, inovação e assistência técnica, com resultados positivos, atendendo o setor produtivo com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza [Funcep], para a distribuição de mudas certificadas àqueles que não poderiam ter acesso a elas, por conta do alto custo”, destaca o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues. 

De acordo com o diretor-presidente da Biofábrica, Lanns Almeida, a Biofábrica avançou em 2018, mas terá novos desafios para 2019. “O Governo da Bahia tem sido um grande parceiro ao longo dos últimos anos. Temos a vontade e a meta de avançar, ainda mais, nos resultados. Só temos a agradecer pelo ano que se encerrou. Foram muitos os desafios, mas atingimos nossos resultados contando com a parceria das instituições que fazem parte da nossa rede de desenvolvimento rural”.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Arrascaeta e Gabgol no Flamengo

Robgol


Um alto investimento, o Flamengo  já contratou  Gabgol, Arrascaeta e Rodrigo Caio para o seu elenco.  As negociações foram realizadas na noite de hoje,8, com exceção do zagueiro Rodrigo Caio.

Arrascaeta
O Clube de Regatas do Flamengo  está formando  um time para ser campeão este ano, tendo como comandante  o experiente técnico Abel Braga. A torcida está bastante  satisfeita com as novas contratações.

A próxima investida é para a contratação de dois laterais e mais um zagueiro. Neste sentido, a diretoria  já está conversando com o zagueiro Dedé  que, a exemplo de Arrascaeta, também pertence ao Cruzeiro.    

GOVERNO BOLSONARO Em segunda reunião ministerial, Bolsonaro fala de enxugamento das pastas

Pela segunda vez desde a posse, presidente se reuniu com ministros para discutir primeiras ações do governo.

Do - Diário do Poder - Pela segunda vez no mês e após a posse, o presidente Jair Bolsonaro e os ministros do seu governo se reuniram para discutir as primeiras ações da nova gestão. O presidente usou sua conta no Twitter nesta terça (8) para comentar o conteúdo da reunião ministerial.
Segundo Bolsonaro, os chefes dos ministérios estão apresentando, entre outras ações, propostas de enxugamento das pastas.
“Em menos de duas semanas de governo, mais uma reunião para ouvir cada um dos ministros sobre os planos, propostas de enxugamento das pastas e medidas de rápida implementação. Nosso país não pode mais esperar. Logo, novidades na linha que o brasileiro sempre exigiu”, declarou o presidente.
As propostas apresentadas pelos ministros durante a reunião desta terça ainda não foram detalhadas pelo governo.

OPERAÇÃO LAVA JATO: Léo Pinheiro diz que obras em sítio em Atibaia foram feitas a pedido de Lula

Ex-diretor da OAS diz que Lula deu 'orientações expressas' para manter sigilo

Pinheiro disse que Lula pediu pessoalmente, em meados de 2014, que as reformas fossem feitas no sítio

Do - Diário do Poder - A defesa de Léo Pinheiro, ex-executivo da empreiteira OAS, reafirmou hoje (7) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu pessoalmente a realização de reformas no sítio Santa Bárbara, em Atibaia, a 66 quilômetros da cidade de São Paulo. No documento enviado à juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal em Curitiba, Pinheiro também informou que as obras foram pagas pela empreiteira e descontadas da propina destinada ao PT por atuações favoráveis à empresa na Petrobras.
As declarações de Léo Pinheiro constam nas alegações finais entregues à Justiça, última fase antes da sentença que será proferida na ação penal na qual Lula, Pinheiro e mais 11 réus respondem às acusações de corrupção e lavagem de dinheiro, entre eles os empresários Marcelo e Emílio Odebrecht, além do pecuarista José Carlos Bumlai.

Reservatório de Xingó subirá liberação de água para 800m³/s a partir de 11 de janeiro


Medida busca garantir mais água para o Baixo São Francisco e beneficiará a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo (AL), no próximo domingo, 13 de janeiro.

O reservatório de Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, passará a liberar uma vazão no patamar de 800 metros cúbicos por segundo a partir do próximo sábado, 11 de janeiro, em vez dos 700m³/s que vêm sendo praticados desde o fim do ano passado. A medida busca garantir mais água para atendimento dos usos múltiplos do recurso no Baixo São Francisco. Com a medida, os participantes da 135ª Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL) terão mais água para a realização da procissão fluvial no Velho Chico em comparação à edição de 2018, quando Xingó estava liberando cerca de 550m³/s para a região.

A elevação de 700 para 800m³/s foi aprovada na primeira reunião da Sala de Crise do Rio São Francisco de 2019, realizada nesta segunda-feira, 7 de janeiro. Pela proposta, este novo patamar de operação de Xingó, a ser praticado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), será mantido se as projeções para o reservatório de Sobradinho (BA) continuarem apontando um volume útil superior a 55% no fim de maio deste ano, sendo que esta previsão está em 56,2% atualmente. Caso contrário, as defluências de Xingó poderão ser revistas.

Camelôs já estão sendo transferido para o novo local em Itabuna


Vendedores Ambulantes aprovam
 novo Shopping Popular de Itabuna

Os vendedores ambulantes de Itabuna começaram a transferir suas mercadorias na manhã desta segunda-feira (07) para o Novo Shopping Popular, que está situado na avenida Inácio Tosta Filho, próximo a agência dos Correios, centro da cidade. O espaço foi montando pela Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio do Departamento de Indústria e Comércio, que é vinculado a Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

Aos poucos, os vendedores têm ocupado seus boxes, que antecipadamente foi escolhido por meio de sorteio. Para a maioria deles, o local é “seguro e bem localizado”. O artesão Irineu Santos (Irineu Arte Mania), que há 30 anos trabalhava na praça José Bastos, está otimista com a mudança. “Estou confiante de que será para melhor, todos os vendedores reunidos em um único lugar. Nossos clientes saberão onde nos encontrar”, comentou.

O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, destaca que o local que tem capacidade para 55 boxes foi organizado para acomodar os vendedores de Itabuna, que ocupavam provisoriamente a Praça Adami e transversais da avenida do Cinquentenário. “Atendendo a determinação do prefeito Fernando Gomes, que sempre valorizou aquele que produz e busca meios de gerar renda para o sustento próprio e de suas famílias, a partir de hoje não será permitido vendedores ambulantes nas calçadas do centro da cidade, agora eles tem um espaço digno para trabalhar”.

E completou: “Esperamos o período das festas de final de ano passar, pois é um período em que as vendas são aquecidas, para que eles pudessem fazer a mudança com tranquilidade. Agora chegou a hora dessa mudança. Preparamos o espaço atendendo todas as exigências do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Desejo que todos tenham muito sucesso nesta nova etapa profissional”.
Ascom
Fotos Waldyr Gomes

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Novo sistema eletrônico fiscal estará disponível a partir do próximo dia 15

O novo sistema de arrecadação fiscal eletrônica municipal que está sendo implantado em Ilhéus estará disponível para os contribuintes a partir do próximo dia 15. Até lá, as notas fiscais eletrônicas podem ser emitidas normalmente pela internet, mas os demais serviços estão sendo feitos presencialmente, no setor de Tributos da Prefeitura Municipal, localizado no térreo do Palácio Paranaguá, centro histórico da cidade, que está funcionando normalmente, das 12 às 18 horas.
De acordo com o gerente municipal de Administração Tributária, Adriano Sales, após o processo de implantação do novo sistema o município disponibilizará a emissão de todos os serviços fiscais pela internet, a fim de facilitar o acesso à informação. “O objetivo é garantir agilidade e mais qualidade para os serviços prestados ao contribuinte. Estamos fazendo todos os testes para não termos problemas”, ressalta.

AGRICULTORES DO PARÁ VÊM CONHECER PROGRAMA DE ALTA PRODUTIVIDADE DA CEPLAC.


Os Agricultores Marcos Antônio dos Santos Baches, Bruno da Costa Venturin, Marcio dos Santos Baches e Érico Muny Costa Botelho, dos municípios de Brasil Novo e Medicilândia do Estado do Pará visitaram na última semana o Centro de Pesquisa do Cacau na CEPLAC. No local, os agricultores foram recebidos pelos Diretores Raul Valle e João Henrique do CEPEX – Centro de Pesquisa e Extensão, quando na oportunidade tomaram conhecimento do PROGRAMA QUINHENTOS DE ALTA PRODUTIVIDADE DO CACAU, coordenado pelo técnico Ivan Costa.
Esse blog apurou que o programa já atingiu a meta de duzentos e cinquenta arrobas produzidas por hectare. “O desafio agora é chegar a quinhentas arrobas na mesma área”, diz Bruno da Costa, cooperado da Cooptaras Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica. Disse também que o próximo passo é formalizar o convite para que seja realizado um evento com dias de campo naqueles municípios, com toda a equipe de pesquisa e extensão da CEPLAC. Bruno Costa informou que essa tecnologia vai alavancar ainda mais a economia daquela região do Pará. “Estamos satisfeitos com o que vimos, aqui”.
O encontro foi organizado pelo Diretor de Agricultura do Município de Itabuna Erlon Botelho e pelo Instituto Chocolate.

Fotos: Marcus Habib

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...