sábado, 15 de dezembro de 2018

PROVOCAÇÃO SEM RESPOSTA: Bombardeiros russos na Venezuela foram acinte ao Brasil, que não reagiu

Bombardeiros TU-160 na Venezuela silenciaram militares e o Itamaraty
O movimento tático do residente russo Vladimir Putin, enviando bombardeiros TU-160 à Venezuela para explicitar apoio militar concreto ao regime de Caracas, é um acinte aos Estados Unidos das Américas, mas é um acinte ainda maior ao Brasil, seu parceiro econômico e comercial no Brics e país fronteiriço da terra arrasada, mas bem armada, do ditador Nicolas Maduro. A análise é do diplomata Miguel Gustavo de Paiva Torres, articulista do Diário do Poder, para quem o Brasil foi tratado nesse episódio como “o vira-latas da esquina”.
Apesar da gravidade do gesto do governo russo, não houve movimento tático de resposta das Forças Armadas brasileiras, tampouco o governo Michel Temer fez qualquer movimento político e diplomático do Brasil. “Se houve, foi secreto e desconhecido”, escreve o analista de política externa em seu novo artigo. Até porque o governo atual está fechando gavetas e o novo chanceler “está mais preocupado com a guerra dos cruzados e as muralhas de Jerusalém”. O problema é se o blefe de Putin passar a ser uma ameaça real. Leia a análise de Miguel Gustavo de Paiva Torres.

Com a LOA 2019 aprovada, Legislativo de Itabuna entra em recesso

Alterada com três emendas, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de Itabuna foi aprovada, por unanimidade, nessa quinta, 13. Regimentalmente, o Legislativo entrou no recesso parlamentar, só retomando as sessões ordinárias em 15 de fevereiro de 2019. Durante essa pausa, porém, ocorrerá a sessão especial para posse da nova Mesa Diretora, em 02 de janeiro.

Na LOA 2019, o Governo estima R$ 628,7 milhões de receita e obteve aval da Câmara para remanejar até 35% desse montante. O prefeito havia pedido autorização de 50% para o remanejamento, mas prevaleceu o percentual sugerido por Aldenes Meira (PCdoB), aprovado após o Plenário rejeitar emenda de Júnior Brandão (PT), a qual propunha 10% de suplementação.

A segunda emenda acatada pelo Plenário, proposta por Brandão, fixa prazo (10/12 de cada exercício financeiro) e limite (15% da Receita Corrente) para liquidação de despesas com operações de créditos por antecipação da receita (ARO). Aldenes emplacou outra emenda, dessa vez realocando recursos para recuperação de estradas rurais e fomento à agricultura familiar.

Hospital Regional Costa do Cacau completa um ano de funcionamento neste sábado



O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, completa seu primeiro ano de funcionamento neste sábado (15). De acordo com os dados, neste período a unidade realizou mais de 180 mil procedimentos, dentre os quais 30 mil atendimentos e mais de 3.500 cirurgias em nove especialidades, destacando-se 1.422 em Ortopedia. Além de uma captação de múltiplos órgãos e 24 captações de córneas, 854 exames de cateterismo, 32 angioplastias, mais de 110 mil exames laboratoriais e 30 mil exames de imagem (raio-X, tomografia e ressonância magnética).

O hospital oferece atendimento à população em 13 especialidades: Clínica Médica Geral, Cardiologia, Saúde Mental, Neurologia, Ortopedia, Infectologia, Urologia, Nefrologia, Terapia Intensiva e Cirurgia Geral, Ortopédica, Neurológica e Vascular. O serviço de diálise implantado na Unidade de Terapia Intensiva reduziu a necessidade de transferências para outras unidades, atendendo exclusivamente os usuários em estado grave e que apresentam quadro de insuficiência renal.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

INDÚSTRIA NAVAL: Temer e Bolsonaro participaram de lançamento do submarino Riachuelo









O submarino passará por testes durante dois anos, para depois ser incorporado à Marinha
Do - Diário do Poder - O presidente Michel Temer e o presidente eleito, Jair Bolsonaro, participaram na manhã de hoje (14) da cerimônia de lançamento ao mar do submarino Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). O Riachuelo é o primeiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, que tem parceria com a França.
A primeira-dama Marcela Temer, madrinha do Riachuelo, batizou o submarino quebrando uma garrafa contra o casco e pediu a bênção ao submarino e aos marinheiros que o navegarem.
“Estamos dando prova renovada da excelência da nossa indústria naval. Estamos mostrando que juntos somos capazes de superar qualquer desafio. País de vocação pacífica, o Brasil constrói seu submarino, não para ameaçar quem quer que seja, não para perturbar a tranquilidade das águas internacionais. O Brasil constrói seus submarinos, porque um país com mais de 7 mil quilômetros de costa, não pode prescindir de instrumentos para defesa de sua soberania e suas riquezas marinhas”, disse Temer, que descerrou a placa.

Prefeitura de Itabuna participa de projeto com a Ceplac



A Prefeitura Municipal de Itabuna, em parceria com a Ceplac e o Instituto do Chocolate através da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, participa de um projeto visando o aumento da produção de cacau no sul da Bahia.
O diretor Erlon Botelho, da Secretaria de Sustentabilidade Econômica, destaca que o projeto contem várias etapas, com uma meta de atingir 200 arrobas de produção por hectare. Neste sentido, aconteceu, nesta quinta-feira, 13, o curso “Dia de Campo” na fazenda Belo Horizonte dos agricultores Junior e Fernando Fontes, divisa com o município de Buerarema.
Produtores otimistas 
Para o cacauicultor, Fernando Fontes esse é um momento muito importante para o soerguimento da lavoura cacaueira, no aumento da produtividade do cacau, resgatando assim a autoestima do produtor. “A Ceplac e toda a equipe envolvida nesse projeto estão de parabéns”, destaca Fontes.  
Os trabalhos foram coordenados por Ivan Costa, Jaques Prado (Ceplac); Samuel Chaves (Instituto do Chocolate); Erlon Botelho e Cleumo Henrique (Departamento de Agricultura da Prefeitura de Itabuna).     

Chegada do Papai Noel na Buriti emociona a todos nessa quinta-feira


Com a animação da Charanga da Alegria, a chegada do Papai Noel no estacionamento da Buriti da Avenida Juracy Magalhães, nessa quinta-feira (13), emocionou crianças e adultos presentes, além de transeuntes da movimentada via. 
Pipoca e algodão-doce, além de muitos brinquedos foram distribuídos em uma noite mágica ao redor da árvore de oito metros e da casinha charmosa montada ao lado, cenário de muitas fotos.
A árvore gigante, iluminada e decorada, foi produzida pela Vox Império Decorações e Eventos, e é, desde o último domingo, uma atração natalina da cidade de Itabuna. Para Aureliano Neto, “todo o empenho da Buriti em proporcionar um Natal de beleza e harmonia para Itabuna e região, montando os símbolos da festa, naquela proporção, é um presente”, disse ele, que é publicitário e assistiu ao evento levando a sobrinha de cinco anos, Laura.
“É uma noite de festa para nós, da Buriti! O sorriso das crianças que estão aqui hoje e todo o envolvimento da cidade que tem passado, fotografado, nos enche de alegria e satisfação”, disse Luiz Ribeiro, Presidente da Buriti.

Comércio até mais tarde marca clima de Natal em Itabuna

(COMÉRCIO DE ITABUNA JÁ FUNCIONA A NOITE)

Desde a última segunda-feira (10), as lojas do comércio de Itabuna estão funcionando até 19 horas. Foi o início do horário estendido, para estimular os consumidores a já irem às compras de Natal. Segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Carlos Leahy, a partir de segunda-feira (17), as pessoas poderão comprar presentes e enfeites para casa até 22 horas. 

 Logo nesta primeira semana, outro atrativo para o universo “Jingle Bell” foram as apresentações de corais e autos de Natal na Praça Camacan, bem no centro da cidade. O visual das avenidas do Cinquentenário, Juracy Magalhães, Princesa Isabel, Calçadão da Ruy Barbosa e Rua Paulino Vieira, além de algumas transversais, também ganhou enfeites luminosos, elaborados pelo artista Renart Sousa. 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

TRT-5 MANTÉM PROPOSTA DA PREFEITURA DE ITABUNA

 DISSÍDIO COLETIVO: TRT-5 MANTÉM PROPOSTA DE PREFEITURA
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5), em Salvador, a retomada do julgamento da ação de dissídio coletivo de greve. A ação foi movida pela Prefeitura de Itabuna, através da Procuradoria Geral do Município, frente à greve dos professores da Rede Municipal de Ensino que paralisou parcialmente as atividades docentes no período de 3 de setembro à 19 de novembro de 2018. Os desembargadores Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira (presidente do tribunal), Marcos Oliveira Gurgel (relator da ação), Débora Maria Lima Machado, Maria Adna Aguiar do Nascimento e Renato Mário Borges Simões, que compõem a Sessão Especial de Dissídios, julgaram a ação procedente, em parte, acolhendo a proposta que foi articulada entre Secretaria Municipal da Educação (SME) e Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna, em 4/10/2018, quando desenhou-se reajuste integral de 2,8% pontos percentuais para os professores de níveis II e III, retroativo ao mês de abril.

Comitiva visita Biofábrica de Cacau e destaca qualidade da produção de mudas

 
A Prefeitura de Ilhéus participou de comitiva liderada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, em visita, na quarta-feira (12), de avaliação e balanceamento à unidade de produção de mudas do Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), situada à Rodovia BA-262, Ilhéus/Uruçuca, no distrito de Banco do Pedro. Representaram o município, o superintendente de Ações Regionais, Angelito Dias, e o diretor de Fomento e Promoção da Secretaria Municipal de Turismo, Gerson Marques.
Estiveram presentes também o diretor-presidente do IBC, Lanns Almeida, o chefe de gabinete da secretaria estadual, Jeandro Laytyher, e líderes políticos dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Camacan, Pau Brasil, Santa Luzia e Ibicaraí, além de representantes da Ceplac, universidades, agricultores e produtores. O secretário Jerônimo Rodrigues destacou balanço positivo do convênio entre o Governo do Estado e o IBC, para a produção de mudas destinadas à agricultura familiar.
Convênio - “Compreendemos o posicionamento da Biofábrica diante da cultura e cadeia produtiva do cacau na região, e isso gera credibilidade e confiança no convênio entre Governo do Estado e o Instituto Biofábrica de Cacau, pois sabemos que está sendo beneficiado quem realmente precisa”, enfatiza. O secretário adiantou que o convênio estará em vigor por mais quatro anos, a fim de garantir o replantio de mudas certificadas, não só de cacau, mas demais produtos pertencentes à região cacaueira e outros biomas do estado, tais como abacaxi vitória, açaí, cupuaçu, mandioca, entre outros.

Fernando Vita visita Biofábrica de Cacau e discute projetos para o desenvolvimento agrícola regional


           O vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita e o secretário de sustentabilidade econômica, Jorge Vasconcelos, visitaram, na tarde desta quarta-feira (12), a Biofábrica de Cacau, em Uruçuca. A visita que pautou projetos e ações para o desenvolvimento agrícola da região foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e pelo diretor da Biofábrica, Lans Alves de Almeida Filho.

             Durante a visita, o vice-prefeito Fernando Vita destacou o trabalho do Governo do Estado junto aos municípios e falou sobre a atuação do prefeito Fernando Gomes, que, segundo ele, tem dado uma atenção especial às ações que priorizam o desenvolvimento agrícola do município. De acordo com Vita, tais medidas ganharam ainda mais importância após a constatação que a Agricultura Familiar possui um relevante impacto na economia local, sendo uma atividade geradora de emprego e renda.

         Ao explicar sobre os projetos que a prefeitura está desenvolvendo, a exemplo do Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e do apoio ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), o secretário Jorge Vasconcelos afirmou que a pauta do governo municipal é o fortalecimento da atividade rural no município, de modo a melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da terra.

Associação de Surf de Itacaré comemora 30 anos de atividades


 
A Associação de Surf de Itacaré está completando 30 anos de atividades, com relevantes serviços prestados no incentivo e na divulgação do esporte, realização de eventos nacionais e internacionais, desenvolvimento de projetos esportivos, culturais e sociais, além da luta por questões ambientais e do fortalecimento da cidade. E para comemorar a data a Associação de Surf de Itacaré realizou no último final de semana o Fest Surf, com a disputa de diferentes categorias, além de uma solenidade em homenagem a personalidades que contribuíram ao longo dos anos com a entidade.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou a Associação de Surf pela contribuição que vem dando ao município, não somente na área esportiva, mas nos mais diversos projetos e ações que visam o desenvolvimento da cidade. De acordo com o prefeito, é através de entidades compromissadas com a cidade é que se constrói uma cidade cada vez melhor.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO RECEBE NOVOS NOTEBOOKS


A Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) recebeu, nesta terça-feira (12) quatro novos aparelhos notebooks, adquiridos para suprir necessidades específicas dos planejamentos pedagógicos e administrativos da secretaria. Num investimento de quase R$9,9 mil, os computadores serão utilizados pelos diretores, assessores e funcionários principalmente nos cursos de formação, em reuniões e atividades .

A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, aponta que “todas as aquisições de bens duráveis vêm acontecendo a rigor do especial interesse da gestão em permitir que as condições de trabalho, de formações estejam alinhadas com a política de dinamização dos processos”. Para ela, “um computador novo permite um acesso mais otimizado à Internet, potencializa a exploração do conteúdo da web para fins didáticos e isso melhora a qualidade de ensino”, completou.

DR. RONALDO VASCONCELOS LANÇA LIVRO EM HOMENAGEM À HISTÓRIA DE URUÇUCA

O escritor Ronaldo Vasconcelos, um dos filhos mais ilustres de Uruçuca, fez o lançamento do seu segundo livro nesta terça-feira, 11, em Serra Grande, e quarta-feira, 12, na sede, em Uruçuca. O livro, "Histórias que me contaram", de acordo com o autor, traz histórias e cenas de personagens de Uruçuca que se passaram em várias épocas, diálogos de políticos com seus trabalhadores desde o tempo que se chamava Água Preta, dentre outras. "Como eu tenho uma memória muito boa, resolvi contar tudo o que eu ouvi durante toda a minha vida. ", disse.

O escritor fez questão de destacar o apoio da prefeitura de Uruçuca e agradecer ao prefeito Moacyr Leite Jr. "Meu primeiro livro, em 2009, Histórias de Água Preta, tive o apoio e incentivo da prefeitura, na gestão também de Moacyr e agora ele renovou este apoio e estou lançamento essa nova obra.".

O lançamento do livro "Histórias que me contaram", de Dr. Ronaldo Vasconcelos fez parte das comemorações pelos 66 anos de emancipação política e administrativa de Uruçuca. "Incentivar nossa cultura e resgatar nossas raízes é o mínimo que podemos fazer pelo nosso povo", afirmou o prefeito.

Vereadores votarão Orçamento 2019 de Itabuna nesta tarde


Encerrando o ano legislativo, o Plenário está apreciando na tarde desta quinta-feira, 13, o Orçamento 2019 de Itabuna. O relator Ronaldão (PMN) emitiu ontem, voto favorável à peça orçamentária anual do Executivo, sendo acompanhado pela maioria dos vereadores nas Comissões Permanentes (apenas Guinho/PDT e Babá Cearense/PHS rejeitaram o relatório).

A receita itabunense em 2019 está estimada em R$ 628,7 milhões. No projeto, o prefeito Fernando Gomes pede autorização da Câmara para suplementar a LOA em 50%, via créditos adicionais. Júnior Brandão (PT), contudo, sugeriu 10% - a emenda será deliberada pelo Plenário; também emendarem a LOA, Charliane Sousa (PTB), Aldenes Meira (PCdoB) e Babá - todas dependem da decisão plenária.
CO

Da - Assessoria de Comunicação Social

PESQUISA CNI-IBOPE Para 75% dos brasileiros, Jair Bolsonaro está no caminho certo

Somente 14% acham que o presidente eleito tem errado em suas escolhas


Do - Diário do Poder - Pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quinta (13) mostra que 75% dos brasileiros – três em cada quatro – acreditam que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e sua equipe estão no caminho certo em relação às decisões tomadas até o momento. De acordo com o estudo, 14% acham que Bolsonaro está no caminho errado e 11% não sabem ou não responderam à pergunta.
Os números mostram que, quanto maior a renda familiar, maior o percentual dos que acreditam que o presidente eleito está no caminho certo. O índice é de 70% entre aqueles com renda familiar de até um salário mínimo e chega a 82% entre os que têm renda familiar superior a cinco salários mínimos.
Entre os brasileiros ouvidos, 64% têm expectativa de que o governo Bolsonaro será ótimo ou bom.
Prioridades
Para 41% e 40% dos entrevistados, respectivamente, melhorar os serviços de saúde e promover geração de empregos devem ser as prioridades do governo para 2019. Em seguida, aparecem combater a corrupção e combater a violência e a criminalidade, ambos com 36%, e melhorar a qualidade da educação, apontada por 33%.
Melhorias
O levantamento mostra que dois em cada três brasileiros acreditam que a situação econômica do país vai melhorar em 2019, enquanto parcela similar espera que a própria vida vai melhorar ou melhorar muito no próximo ano.
Cerca de quatro em cada dez brasileiros (43%) acreditam que a segurança pública está entre os principais problemas que vão melhorar no primeiro ano de governo do presidente eleito. Em seguida, aparecem a corrupção (37%) e o desemprego (36%).
Equipe de governo
A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros ouvidos aprova as indicações para compor a equipe de Bolsonaro, bem como as medidas que vêm sendo anunciadas pela equipe.
Entre os entrevistados, 80% se dizem pelo menos um pouco informados sobre as indicações do presidente eleito para os cargos de primeiro escalão do governo – ministros e colaboradores da equipe de transição. Desses, 55% consideram as indicações adequadas ou muito adequadas.
Pouco mais de oito em cada dez se dizem informados, em alguma profundidade, sobre as propostas já anunciadas pelo presidente eleito. Entre eles, 75% afirmam aprovar de forma geral as propostas. O percentual de aprovação cresce de acordo com o grau de informação que o entrevistado diz ter sobre o novo governo.
A pesquisa foi feita entre 29 de novembro e 2 de dezembro e ouviu 2 mil eleitores de 127 municípios. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. (ABr)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

AGRICULTORES DO BARROCÃO RECEBEM MUDAS DE CACAU EM URUÇUCA

A Prefeitura de Uruçuca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou a entrega de mudas seminais de cacau, aos agricultores familiares da região do Barrocão na última segunda-feira, 10. O Secretário Águido Muniz, afirmou que ainda essa semana os agricultores do Assentamento Rochedo, também receberão as mudas de cacau.

Essa prática já acontece desde o ano passado, como apoio aos agricultores familiares, e em parceria com a Biofábrica de Cacau, como determinação do prefeito Moacyr Leite, com objetivo de fortalecer os moradores dos assentamentos.

Da  ASCOM Uruçuca

NESTA QUARTA: Governadores eleitos se reúnem em Brasília para discutir segurança pública

Futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, deve participar do debate

O estado do Rio de Janeiro passa por intervenção federal na área de segurança pública desde fevereiro. Foto: Tomaz Silva
Do - Diário do Poder - Segurança pública será o tema central da segunda reunião dos governadores eleitos e reeleitos, que ocorre nesta quarta (12) em Brasília, na sede do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Até a noite desta terça (11), 25 governadores e um vice-governador haviam confirmado presença. O futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, também deverá participar do debate.
O encontro é organizado pelos governadores eleitos do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC); e de São Paulo, João Doria (PSDB). Além de Moro, vão participar os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, bem como o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.
Na última reunião, em novembro, os governadores combinaram que levariam para debate temas consensuais. Foram definidos 13 assuntos prioritários dos estados. Algumas propostas, como as reformas da Previdência, administrativa e tributária, são listadas como necessárias, mas os governadores não têm posição conjunta sobre quais pontos devem ser aprovados. (ABr)

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

TRF EM BRASÍLIA MANDA SOLTAR ALFREDO BARACAT E SEUS FILHOS

O Tribunal Regional Federal da 1ª região, em Brasília,  decidiu na tarde desta terça-feira (11), por unanimidade revogar a prisão preventiva de Alfredo Baracat e seus dois filhos, que estavam presos desde o  dia 06 de novembro, por determinação da Justiça Federal de Ilhéus, em virtude de uma operação da Polícia Federal -PF que apura fraudes em licitações em mais de 54 municípios do Estado da Bahia.

Na defesa de Alfredo, funcionaram os advogados Sérgio Habib e Thales Habib, sendo que o primeiro, o Prof. Sérgio Habib procedeu à sustentação oral perante aquele Tribunal em Brasília. O advogado Sérgio Habib é considerado um dos maiores criminalistas do Estado. 

Homem mata 5 e comete suicídio em catedral de Campinas

Vídeo atualizado:


Atirador entrou na Catedral Metropolitana com uma pistola e um revólver calibre 38 e cometeu suicídio em frente ao altar após os crimes


 População se aglomera fora de igreja onde ocorreu um tiroteio na região central de Campinas, São Paulo - 11/12/2018 (Facebook/Reprodução)
Movimentação em frente à Catedral Metropolitana de Campinas após um atirador abrir fogo contra os fiéis durante a missa - 11/12/2018 (Denny Cesare/Codigo19/Folhapress)
Da - veja.abril.com.br - Um tiroteio na Catedral Metropolitana de Campinas (SP), no início da tarde desta terça-feira, 11, deixou seis mortos, entre os quais o atirador, e três feridos, de acordo com informações da Polícia Militar. A ocorrência foi registrada às 13h25 no 1º Distrito Policial de Campinas.
O autor dos disparos invadiu a Catedral durante a missa das 12h15, portando uma pistola e um revólver calibre 38. Após abrir fogo, ele cometeu suicídio em frente ao altar. Ainda não se tem notícia sobre a motivação do atentado. Segundo relatos da Guarda Municipal de Campinas, há idosos entre as vítimas fatais.
Uma pessoa havia sido levada com vida ao hospital Beneficência Portuguesa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento. Dois dos feridos foram levados ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e um ao Hospital de Clínicas da Unicamp. 
Segundo o Secretário de Segurança de Campinas, Luiz Augusto Baggio, ainda não se sabe a identidade do atirador nem o seu histórico. Baggio afirma que investigações vão apurar os motivos que levaram o criminoso a abrir fogo. A secretaria está aguardando a conclusão da perícia técnica, conduzida pela Polícia Civil, para divulgar mais informações sobre o caso. 
A Catedral Metropolitana fica no Centro de Campinas, na Praça José Bonifácio, área comercial nas imediações da Avenida Francisco Glicério, uma das principais da cidade, que é a terceira mais populosa do estado de São Paulo. 

Video mostra ação da policia:

Game pedagógico sobre a Revolta dos Malês será lançado no domingo (16)


“Sociedade Nagô – O Resgate” conta com apoio financeiro do Governo da Bahia via Fundo de Cultura


O game Sociedade Nagô - O Resgate, aplicativo gamificado sobre a Revolta dos Malês, será lançado no dia 16 de dezembro, no São Jogue, espaço de Salvador dedicado aos mais diferentes tipos de jogos de tabuleiro, localizado no bairro da Pituba. No lançamento, a Strike Games, idealizadora dos projetos, disponibilizará computadores e celulares para que os espectadores possam jogar.


O aplicativo gamificado, que alterna entre o jogo virtual e tarefas no mundo real, é desenvolvido em parceria com a Strike Games e conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A idealização do jogo é do game designer Alexandre Santos.

Delegados regionais são homenageados

Damasceno, Heloísa Brito e Evy Paternostro
 são homenageados
 Do - pimenta - Instituída pelo decreto nº 18.283 de 23 de março de 2018, a Medalha Cruz da Ordem, da Polícia Civil da Bahia foi concedida a 124 autoridades e figuras públicas da sociedade baiana na noite desta segunda (10), no Hotel Deville Prime, em Itapuã, Salvador.

A honraria homenageia aqueles que contribuíram para o engrandecimento institucional da Polícia Civil da Bahia, bem como à família do policial civil, e também os falecidos que deram a sua contribuição.

Entre os agraciados estão o governador Rui Costa e vice-governador João Leão, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e servidores da Polícia Civil, como os delegados regionais Moisés Damasceno (Eunápolis), Evy Paternostro (Ilhéus) e André Aragão (Itabuna), além de autoridades das forças armadas, do Judiciário, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa da Bahia, além de lideranças municipais e representantes da sociedade.

ZONA RURAL DE URUÇUCA VOLTA A RECEBER ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO

A Prefeitura de Uruçuca, através da Secretaria de Saúde, colocou em ação o Projeto de Atendimento Médico e Odontológico para Zona Rural. O secretário Marcos Pereira e sua equipe estiveram na Fazenda São José de propriedade do Sr Jorge Gabrielli, na última quinta-feira, 6, para o atendimento aos moradores da região.

A Secretaria de Saúde resgatou esse projeto que iniciou na última gestão do Prefeito Moacyr em 2009/2012. Na atual gestão, Moacyr preocupado em melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural, determinou que a ação fosse retomada retomada. "A proposta é que pelo menos uma vez por semana haja atendimento médico em fazendas alternadas. A saúde de nossa gente sempre será prioridade.", afirmou. Ascom

CRISE À MODA ANTIGA: Coaf sabe: PT é campeão em dinheiro estranho desde 2015

Relatório revelou 'dinheiro estranho' de R$270 milhões em 2015
Em 32 páginas, o Relatório de Inteligência Financeira nº 18.340 do Coaf revelou, em 2015, movimentação financeira de alguns dos principais líderes do PT, a começar pelo ex-presidente Lula, em cujas contas circulou espantosa receita de mais de R$ 53 milhões. Números bem mais significativos que os R$ 1,2 milhão movimentados por um motorista do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), de R$ 8 mil. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Lula virou deboche nacional ao afirmar que todo aquele dinheiro foi decorrente de “palestras”. Seriam as palestras mais caras do planeta.
O rastreamento do Coaf de recursos mal e porcamente contabilizados pegou também o ex-ministro Antônio Palocci: R$ 216 milhões.
Palocci foi coordenador das campanhas presidenciais do PT. Chamam de “coordenador” aquele que comanda a arrecadação de dinheiro.
Outra figura fisgada pelo relatório do Coaf de outubro de 2015 foi Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil de Dilma: R$26 milhões.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...