sábado, 29 de abril de 2023

UM CONSELHO PARA PANCADINHA

 

COLUNA WENSE, SEXTA, 21 DE ABRIL DE 2023.


UM CONSELHO PARA PANCADINHA

O deputado estadual Pancadinha na Tribuna

Uma errada mudança partidária pode provocar um estrago de difícil reparação. Uma parte significativa do eleitorado não costuma olhar com bons olhos um troca-troca de legenda.

Um passo em falso é atirar no próprio pé e, como consequência, uma preocupante queda nas intenções de voto e um aumento no índice de rejeição. O deslize pode ser politicamente mortal.

Como o próximo pleito diz respeito à sucessão municipal, o prefeiturável que pretende mudar de abrigo partidário tem que pensar duas, três, quatro vezes antes de tomar a decisão. O leite depois de derramado não retorna para o vasilhame. 

O que se comenta à boca pequena é que o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Fabrício Pancadinha, hoje na frente nas pesquisas para o cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves, estaria conversando com o MDB dos irmãos Vieira Lima, Lúcio e Geddel. 

Se Pancadinha quer um tempo maior no horário eleitoral, já que o Solidariedade não dispõe, o melhor caminho é a busca de um entendimento com os partidos que fazem oposição ao governo municipal, fazendo aí uma coligação. O União Brasil, por exemplo, é imprescindível para a campanha do parlamentar.

Vale lembrar que Pancadinha tem um aliado importante nessa tarefa de fortalecer sua legítima pretensão de ser o próximo chefe do Executivo. Se trata de ACM Neto, secretário-geral do União Brasil, ex-gestor de Salvador e ex-candidato a governador da Boa Terra. 

Outra lembrança é que o ex-chefe do Palácio Thomé de Souza colocou uma frente, em Itabuna, no segundo turno, de mais de 25 mil votos sobre o então candidato Jerônimo Rodrigues (PT).

Ir para uma sigla aliada ao lulopetismo é totalmente desaconselhável. É procurar sarna para se coçar. Lá na frente pode ficar a ver navios. A confusão na base de sustentação política do governismo em torno da sucessão de Augusto Castro (PSD) vai ser grande. O pega-pega tende a ficar mais acirrado no ano eleitoral de 2024.

Que Pancadinha fique quieto no seu cantinho, fortalecendo sua campanha no seu principal reduto : a periferia da cidade. Do contrário, vai terminar sendo engolido pelos políticos que conseguem dar beliscão em azulejo.

*PS (1) -* Qualquer tipo de preconceito com o prefeiturável Fabrício Pancadinha vai se transformar no maior *"cabo eleitoral"* da campanha. Assim como foi a facada em Bolsonaro e a covid-19 em Augusto Castro.

*PS (2)* - O tiro da discriminação, seja por qualquer viés, sendo o mais inaceitável a questão da cor da pele, vai sair pela culatra, fortalecendo ainda mais a candidatura de Pancadinha na periferia da cidade. O slogan *"Pancada Neles"* será direcionado para os preconceituosos. Pancadinha vai se transformar no *"representante do povão"* na sucessão municipal. E aí ninguém segura. Pode acontecer a maior caminhada da história da Av. Cinquentenário.

Campeã de votos do PL é vítima do ‘ódio do bem’ em SC

Após acidente, campeã de votos do PL é vítima do ‘ódio do bem’ em SC

Deputada conservadora bolsonarista expôs militantes da esquerda desejando sua morte em batida de carro: O tal 'amor que venceu o ódio'


Deputada Ana Capagnolo expôs comentários de militantes de esquerda com discurso de ódio após acidente em SC. Foto: Instagram/Reprodução

Do -Diario do Poder -A deputada estadual com votação recorde na história de Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo (PL), foi vítima de discurso de ódio de militantes de esquerda, que chegaram a lamentar que a parlamentar bolsonarista não morreu no acidente de carro na BR-101, em Imbituba, no litoral sul catarinense, na quarta-feira (26). Campagnolo expôs os algozes do “ódio do bem” da esquerda em seu Instagram, como “uma breve amostra do que é o tal ‘amor que venceu o ódio'”.

A parlamentar divulgou em seu perfil do Instagram comentários de apoiadores do presidente Lula (PT), na postagem em que ela relatou o acidente em que seu carro foi prensado. Um deles, do perfil que se identifica como sendo de um servidor público federal afirmava: “Não morreu? É só notícia ruim…”.

Outro homem que exibe em seu perfil a logomarca do governo petista e aparece “fazendo o L” da marca da última campanha presidencial de Lula lamenta: “Que pena, o carro não explodiu”. Além do perfil identificado como de um jornalista socialista e democrata, que escreveu: “Nem pra capotar”.

Acidente, trabalho e solidariedade

Esses e outros muitos comentários desejando maior gravidade ou a morte da deputada dizem respeito ao acidente ocorrido no momento em que a parlamentar se deslocava com três assessores para compromissos de trabalho. O Volkswagen Jetta 250 Tsi em que a campeã de votos estava com sua equipe foi prensada por um caminhão e ficou com lateral direita amassada e o vidro trincado, na janela do lugar onde Ana Campagnolo estava sentada. Ninguém ficou ferido.

Em meio aos discursos de ódio, a deputada também recebeu maior parte dos comentários lamentando o ocorrido, a exemplo do governador de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL): Graças a Deus estão todos bem!”, escreveu.

Veja a publicação da deputada expondo quem lamentou que seu acidente não foi grave ou fatal:

ITABUNÃO: GOVERNO DO PT INADIMPLENTE DA PALAVRA

Tudo indica que o Itabuna Esporte Clube continuará jogando longe de sua torcida!

Itabunão espera pela reforma

Os governadores do estado do PT, nunca levaram Itabuna a sério. Por exemplo Jakson Wagner prometeu reforma do Complexo Policial. Não cumpriu!  tirou foi a "plena da saúde" deste município. Já, Rui Costa, na enchente de 2021, prometeu a construção de 1 100 casas para os desabrigados e não cumpriu, além da promessa da reforma do Itabunão e, também, não garantiu sua palavra. 

Na campanha eleitoral, apresentou Jerônimo Rodrigues, que por aqui ninguém o conhecia!  E, este, também, através do itabunense Davidson Magalhaes, a pedido de Rui Costa, hoje Ministro de Lula, ficou de fazer a reforma do estádio, inclusive, informando que já estava em processo de licitação. Tendo até o valor 8 milhões!

Tudo isso, garantido ao Prefeito Augusto Castro. Tudo era realidade! E hoje os itabunenses, descobriram que tudo é mentira, meras promessas, e o nosso time, o Itabuna Esporte Clube, que se classificou para disputar a Série A, do Campeonato Baiano de Futebol: Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil, tudo indica, vai continuar "jogando longe de sua torcida!".

A crônica esportiva da cidade e os itabunenses, revoltados, estão achando que a culpa é do secretário Davidson Magalhães. Mas quem tem o poder e a caneta é o governador Jerônimo Rodrigues, a responsabilidade é dele. 

Aí perguntamos: será que essa decisão da não reforma do Itabunão, não tem haver com a política cega! Já que Davidson Magalhães era adversário político ferrenho do prefeito Fernando Gomes? E, o estádio, ganhou o seu nome? Eis a questão! 

Vamos acreditar então na palavra do prefeito Augusto Castro e do secretário Alcântara Pellegrine, que anunciou à imprensa, "que mesmo, sem os recursos do Governo do Estado, o município vai concluir, as obras necessárias, para o Itabuna, retornar a jogar diante da  sua grande torcida!. No estádio de novo nome, Fernando Gomes de Oliveira.

Que a torcida azulina e o itabunense possam gritar os gols do Itabuna, dento de casa, ou seja, no Itabunão!  Viva o Itabuna! E,  que São José, nosso padroeiro, nos proteja. 
 
Posição dos vereadores de Itabuna:

Vereadores reforçam cobrança para reforma do “Itabunão” 


A Câmara de Itabuna voltou a intensificar as cobranças para que o governo estadual viabilize a reforma do estádio Fernando Gomes Oliveira  – novo nome oficial do “Itabunão”. Este foi um dos temas durante a sessão ordinária desta semana. Enfatizando tratar de um anseio de todos, o vereador Erasmo Ávila (PSD) afirmou ter informações que o deixam esperançoso de ver a tão aguardada obra autorizada em breve.

Gilson da Oficina (PL), em favor de uma mobilização pela causa, sugeriu que seja formada uma comissão para interceder pela reforma. “A questão do Itabunão é para quem é e quem não é esportista”, observou.

Já Cosme Resolve (PMN), destacou a importância de se encontrar uma solução, inclusive para além do futebol. “Esporte é vida, Itabuna tem que ter investimento de qualidade no esporte”, grifou.

Ricardo Xavier (Cidadania), por sua vez, lembrou que a situação do estádio incomoda a todos que gostam do futebol e citou as competições que o Itabuna Esporte Clube conquistou com o resultado na série A do Campeonato Baiano.

“Que a gente tenha uma definição num curto espaço de tempo. Corremos o risco de ficar sem estádio na disputa daCopa do Brasil, Série D do Brasileirão e Pré-Copa do Nordeste 2024”, argumentou, lembrando que a reforma foi prometida pelo então governador Rui Costa (PT).

A ressalva daquela troca de opiniões ficou na voz do vereador Diego Pitanga (PT). Ele defendeu as obras inauguradas na região pelo correligionário, ex-governador Rui Costa, na expectativa de que o atual, Jerônimo Rodrigues, faça o mesmo. “Desconheço um governo que tanto fez pela região”, cravou.

Ascom.


Ilhéus celebra Dia do Trabalhador com shows

 

Ilhéus celebra Dia do Trabalhador com shows gratuitos no Centro de Convenções; veja atrações

Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, a Força Sindical da Bahia e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (SINSEPI) realizam mais uma edição da festa em comemoração ao Dia do Trabalhador. O evento acontece na próxima segunda-feira, 1º de maio, a partir das 14h, na área externa do Centro de Convenções.

De acordo com o SINSEPI, a entrada é gratuita e os trabalhadores poderão curtir uma programação especial, que inclui shows de bandas regionais. Para ter acesso ao espaço, é necessária a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados às vítimas das chuvas registradas no município na semana passada.

A entrega dos alimentos garante a pulseira para entrada no local. Com o slogan, “Primeiro de Maio: por mais conquistas ao trabalhador”, a festa proporciona um momento de entretenimento às famílias ilheenses.  

“Valorizamos os nossos servidores, com pagamento da folha em dia e inúmeros benefícios concedidos ao longo dos últimos anos. Junto ao SINSEPI e à Força Sindical, nós preparamos mais uma programação especial, com lazer e muita diversão”, afirmou o prefeito Mário Alexandre.

Atrações – A animação ficará sob o comando dos artistas Marcos Paulo, Sinho Ferrary, Theeu do Arrocha, Naian Dimes e da Banda Revoada.

Ascom

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Salarios dos servidores de Itabuna continua em dia

Prefeito Augusto Castro PAGA SALÁRIO do mês de abril, ANTECIPADO, aos servidores mesmo com bloqueio judicial das contas do município em virtude de precatórios

Prefeito Augusto

O Gestor demandou esforços mesmo após ordenamento de bloqueio das contas da prefeitura de Itabuna e pagou funcionários antecipadamente_

Após ser surpreendido com a ordem de bloqueio determinada pela justiça de quase R$9 milhões das contas da prefeitura de Itabuna em virtude das más gestões anteriores, o prefeito Augusto Castro, em parceria com a Secretaria da Fazenda e Orçamento, agiu rapidamente para minimizar os danos e garantir o pagamento dos rendimentos dos servidores, de forma antecipada, nesta sexta-feira, dia 28, como vem fazendo desde o início da gestão.

É importante destacar que a valorização do servidor público tem sido uma das prioridades da gestão atual, e o *prefeito entende que os funcionários não podem ser penalizados por erro de gestões anteriores*, e diante disso, empenhou esforços e seguiu com o pagamento antecipado dos salários, da mesma forma que já vem ocorrendo nos últimos 27 meses. 

A população de Itabuna hoje pode contar com um gestor que tem demonstrado compromisso com a cidade e seus habitantes, buscando sempre soluções para os desafios que surgem ao longo do caminho. A ação rápida do prefeito Augusto Castro e da Secretaria da Fazenda e Orçamento demonstra isso mais uma vez.

8 de janeiro: Abin alertou GSI de Lula e equipe de Flávio Dino

Governo Federal foi informado com antecedência dos riscos

Do - DIario do Poder - O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Ministério da Justiça souberam com ao menos dois dias de antecedência da possibilidade de quebradeira das sedes dos Poderes, como acabou acorrendo em 8 de janeiro.

Documentos obtidos pelo jornal Folha de São Paulo mostram que, em 6 de janeiro, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) alertou o Gonçalves Dias, então ministro do GSI, e a pasta comandada pelo ministro Flávio Dino (Justiça). Outros 13 órgãos também foram informados pela Abin.

Os documentos, que estão em sob sigilo e em posse da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, mostram que o ministro do GSI de Lula recebeu ao menos três alertas em seu celular desde o dia 6 de janeiro.

PUBLICIDADE

Em uma das mensagens disparadas pela Abin mostra com clareza a possibilidade de quebradeira: “risco de ações violentas contra edifícios públicos e autoridades”, diz o texto.

A reportagem procurou os citados. O Ministério da Justiça negou ter recebido os informes da Abin. Gonçalves Dias preferiu não se manifestar.


ITABUNA EM FOCO: Prefeitura convoca classificados em processos seletivos da Secretaria da Educação

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), está convocando candidatos classificados em dois processos seletivos destinados à contratação de professores e à formação de cadastro reserva de voluntários para o desempenho de atividades de assistente de alfabetização no Programa Tempo de Aprender.

 As relações com os nomes dos convocados podem ser consultadas na edição eletrônica do Diário Oficial do Município, publicada na quinta-feira, dia 27. Todos os convocados devem ter em mãos os originais e duas fotocópias dos documentos exigidos no Edital.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação está é a 3ª convocação para a contratação de professores classificados no Processo Seletivo Simplificado nº 001/2023, cujas provas ocorreram no dia 5 de março.

Os contratados ocuparão vagas nas escolas da Rede Municipal de Ensino nos cargos de professor da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, professor do Ensino Fundamental II (área de Ciências da Natureza e Áreas das Ciências Humanas - Geografia e História). Também estão sendo chamados professores para o Ensino Fundamental II (área de Linguagens – Letras/inglês e Área de Matemática).

 Para o atendimento dos convocados a SEDUC estabeleceu um cronograma que começa na terça-feira, dia 2 de maio, a partir das 14 horas, com os classificados para o Cargo 01 – professor pedagogo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.  Todos devem comparecer no dia e na data no auditório da Secretaria na Rua Francisco Silva Rocha nº 100.

 Para este grupo também está reservado horário das 9 às 12 horas da quarta-feira, dia 3. Nesse dia, o cronograma de atendimento terá sequência, a partir das 14 horas, para os classificados para os demais cargos.

 TEMPO DE APRENDER

  A Secretaria Municipal da Educação também está convocando outros 20 classificados no Processo Seletivo Simplificado para Formação de Cadastro de Voluntários à Assistente de Alfabetização no Programa Tempo de Aprender. Nesta 2ª convocação, estão sendo chamados do 61º ao 80º classificados de acordo com o resultado final da seleção.

 O atendimento para os classificados no Programa Tempo de Aprender também acontecerá no auditório da Secretaria Municipal da Educação, na terça-feira, dia 2, a partir das 9 horas. Os convocados devem comparecer ao local apresentando original do documento oficial de identificação com foto.             

Hospital de Base antecipa o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho com ações de saúde para os colaboradores

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), ao longo desta semana promoveu uma ação com foco na saúde do trabalhador e os riscos ocupacionais, antecipando a celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data é comemorada hoje, dia 28.

Através dos Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade hospitalar, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST,  a ação mobilizou toda a unidade hospitalar.

Os fisioterapeutas do trabalho Melquíades Lessa e Maria da Conceição Pereira dos Santos realizaram o atendimento de auriculoterapia e orientações de ergonomia para o trabalho aos colaboradores de todos os setores do Hospital de Base, ouviram suas principais queixas de ordem física e emocional e passaram dicas de correção postural.

De acordo com a coordenadora do SESMT, Nayara Andrade, a data de hoje marca a explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.  “É uma forma de lembrar a importância da prevenção e do cuidado durante o exercício do trabalho”, argumentou.

Ascom

Vereadores reforçam cobrança para reforma do “Itabunão” em Itabuna


A Câmara de Itabuna voltou a intensificar as cobranças para que o governo estadual viabilize a reforma do estádio Fernando Gomes Oliveira  – novo nome oficial do “Itabunão”. Este foi um dos temas durante a sessão ordinária desta semana. Enfatizando tratar de um anseio de todos, o vereador Erasmo Ávila (PSD) afirmou ter informações que o deixam esperançoso de ver a tão aguardada obra autorizada em breve.

Gilson da Oficina (PL), em favor de uma mobilização pela causa, sugeriu que seja formada uma comissão para interceder pela reforma. “A questão do Itabunão é para quem é e quem não é esportista”, observou.

Já Cosme Resolve (PMN), destacou a importância de se encontrar uma solução, inclusive para além do futebol. “Esporte é vida, Itabuna tem que ter investimento de qualidade no esporte”, grifou.

Ricardo Xavier (Cidadania), por sua vez, lembrou que a situação do estádio incomoda a todos que gostam do futebol e citou as competições que o Itabuna Esporte Clube conquistou com o resultado na série A do Campeonato Baiano.

“Que a gente tenha uma definição num curto espaço de tempo. Corremos o risco de ficar sem estádio na disputa daCopa do Brasil, Série D do Brasileirão e Pré-Copa do Nordeste 2024”, argumentou, lembrando que a reforma foi prometida pelo então governador Rui Costa (PT).

A ressalva daquela troca de opiniões ficou na voz do vereador Diego Pitanga (PT). Ele defendeu as obras inauguradas na região pelo correligionário, ex-governador Rui Costa, na expectativa de que o atual, Jerônimo Rodrigues, faça o mesmo. “Desconheço um governo que tanto fez pela região”, cravou.

Veja outras notícias: 

Ricardo Xavier assina sessão especial com aplausos a Desbravadores

O chamado “Exército de lenço”, formado por adolescentes e jovens, encheu o plenário da Câmara de Itabuna na terça-feira (25), Dia Municipal do Desbravador. Conduzida pelo vereador Ricardo Xavier (Cidadania), a sessão especial destacou o quanto a experiência ajuda no desenvolvimento físico, mental e espiritual.

“O Legislativo promove essa sessão no sentido de reconhecer o trabalho tão dignificante que vocês fazem. Na minha geração a gente tinha a família mais forte; hoje, infelizmente, o mundo enfrenta essa guerra do bem contra o mal. Mas está nas mãos das crianças e dos jovens, vocês representam a esperança de futuro”, afirmou Xavier, acompanhado pelo colega Dando Leone (PDT).

Sempre sob o lema “O amor de Cristo nos motiva”, os integrantes do grupo mostram as conquistas e apontam do quê mais gostam. Para Natália Nascimento, de 13 anos, “o melhor é ter ficado mais perto de Deus”. Já Miguel Novaes, de 11, resume: “Muita aventura com Jesus em primeiro lugar”.

Fé e orientação

Um dos pastores presentes, Jeidleon Pereira informou que há 1.517 desbravadores na cidade. “São de grande relevância para a sociedade, pois visam distanciar das drogas e aproximar da família; eles seguem a filosofia alicerçada na palavra de Deus. É assim nos acampamentos, caminhadas, desfiles ou em cada lar”, definiu.

À frente da Igreja Adventista Bahia Sul, o pastor Cleiton Mota assinalou: “Eles entendem que têm uma missão além das quatro paredes da igreja. Desenvolvem projetos sociais, como doação de sangue, feira de saúde, incentivo à leitura, curso bíblico...”, exemplificou.

Diretor em Itabuna, Cleber Nunes explicou que o Clube dos Desbravadores está aberto também para não adventistas. Entretanto, só os batizados na igreja poderão seguir após 15 anos de idade. “Oferecemos orientações educacionais e psicológicas”. Também estavam presentes os pastores Agostinho Silva e André Barbosa, coordenadores regionais.

Tribuna Livre dá voz a campeão de Karatê


O lutador de Karatê Pedro Ribeiro Araújo, praticante daquela arte marcial há 38 anos, usou a “Tribuna Livre” da Câmara de Itabuna, para expressar agradecimento pela conquista mais recente. Com a faixa preta no kimono, ele chegou ao 7º Dan.

Pedrinho, como é mais conhecido, tem 59 anos. Ou seja, dedica-se às lutas em mais da metade da vida. Além disso, é graduado em Educação Física, pós-graduado em Saúde da Família e presidente da Federação de Karatê Esportivo da Bahia, fundada em 2013.

Ao mesmo tempo que agradece, ele comenta sobre a carência de investimentos no esportereconhecida ferramenta de inclusão social. “A busca é constante, mas a gente precisa de apoio. É importante ter um trabalho de base; não só no karatê, como também em outras modalidades”.

Na sessão em que o atleta usou a tribuna, estavam os filhos (Graiziane, Brenda e Guilherme Ribeiro), a postos para registrar aquele momento pelo celular e, ao mesmo tempo, aplaudir o papai campeão.


Fotos : Pedro Augusto ( Em anexo ) 

Luto na música: morre Leonardo Léo, cantor e intérprete ilheense

A notícia do seu passamento comoveu muitos ilheenses, que reconhecem a importância do seu trabalho e legado na música

O prefeito Mário Alexandre manifesta profundo pesar pelo falecimento do cantor, intérprete e servidor público, Leonardo Silva de Jesus, carinhosamente conhecido como Leonardo Léo, aos 49 anos, ocorrido na última quinta-feira (27). A notícia do seu passamento comoveu muitos ilheenses, que reconhecem a importância do seu trabalho e legado na música.

Dedicado e querido pelos colegas de profissão, ele integrou o quadro de servidores da Secretaria de Saúde durante 14 anos. Ele era irmão do publicitário e também músico, Hélio Ricardo. Léo deixa três filhos e três netas.

“Perdemos um artista talentoso, um ser humano ímpar e um servidor exemplar. Léo nos deixou, mas seu legado de amizade e bondade jamais será esquecido. Lembrarei sempre do sorriso largo e do carisma que contagiava a todos. Deus te acolha no Reino Celestial, meu amigo. Descanse em paz”, lamentou o gestor.

Neste momento de despedida, Mário Alexandre presta as sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda, rogando a Deus que na sua infinita misericórdia conforte a todos.

O velório acontece no SAF, localizado na Conquista. O sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (28), às 16h, no Reviver Cemitério Parque.

Que o Espírito Santo seja o refúgio e a fortaleza na vida de cada um.

Ascom

NELSON NECÂNICO MORRE VITIMA DE INFARTO


O servidor público municipal, Nelson Mecanico, aposentado, morreu na noite/madrugada, desta sexta-feira 28, vitimw de um infarto. Segundo informacoes, ja chegando ao Hospital de Base, sem vida.

Nelson foi chefe da oficina mecânica da Prefeitura Municipal de Itabuna, por mais de uma gestão. Morador do bairro Banco Raso, por muitos anos, no local, era proprietário  de um "bar/oficina", uma inovação!. Onde recebia amigos e políticos.

O seu corpo estar sendo velado na PRAX, de Paulo Preto, rua Antonio Muniz, subida do Hospital Calixto Midlej Filho, com o sepultamento acontecendo às 16h, no Cemitério do Campo  Santo. 

Nelson, era um grande cidadão de Itabuna e sempre participou, com muita garra e alegria, dos seus processos políticos, notadamente, das  gestões do saudoso Prefeito Fernando Gomes e do Capitão Azevedo. 

Considerações:

De Geraldo Bríglia:

"Que Deus ilumine está nova estrada amigo Nelson, bom amigo e parceiro nas lutas da vida. Vai em paz leva algumas lágrimas da Saudade".

De Sandoval Benevides: 

"A família Banco Raso está de luto! Segura nas mãos de Deus e vá amigo. Aqui, fica a saudade"

De Joselito dos Reis:

"Com o seu jeito alegre e carregando sempre um sorriso no rosto, e um bom.papo, tinha facilidade de fazer novas amizades. Sabia tudo de Itabuna... Era educado e servidor. Que o Altíssimo,, Lhe conceda à Luz Eterna"

De Ciro Sales

"O repórter, Ciro, lembra que Nelson foi votar em uma das eleições, e o seu nome, na Sessão. Eleitoral, Constava como morto! Ele pirou... e terminou não votando... vá na Luz amigo".


quinta-feira, 27 de abril de 2023

LULA REPROVADO EM CURITIBA

 Lula reprovado em Curitiba, onde ficou preso por 580 dias. 

Lula, ao deixar a prisão e falar a militantes em Curitiba. Foto: Reprodução/Arquivo

53,2% reprovam petista que cumpriu pena por corrupção e lavagem

Do - Diario do Poder - Antigo “residente” da carceragem da Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba, onde ficou preso por 580 dias após ser condenado por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve seu governo desaprovado por 53,2% dos curitibanos. Os números são do levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta quinta-feira (27).

Na cidade em que Lula cumpriu parte da pena de 8 anos e 10 meses de prisão, anulada em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o governo do Partido dos Trabalhadores teve aprovação de apenas 42,7% dos 810 eleitores curitibanos consultados entre o último sábado(22) e ontem (26). Outros 4,1% dos entrevistados optaram por responder que não sabiam responder ou não opinaram.

Na avaliação qualitativa da administração de Lula, iniciada em 1º de janeiro deste ano de 2023, somente 31,7% têm opinião positiva sobre a gestão do petista, sendo apenas 9,1% considerando ótima, e 22,6% analisando ser boa a condução do chefe do Governo Federal

A Paraná Pesquisas obteve 21,4% de respostas de curitibanos que consideram o governo Lula regular. Mas a avaliação negativa se sobressai, com 44,8%; sendo 33,8% apontando para uma péssima administração, e 11% para uma gestão ruim.

 

"VIVA ILHEUS" NÃO SERÁ MAIS REALIZADO

Recursos serão direcionados recursos às vítimas das chuvas no município

A decisão foi tomada após a cidade registrar acumulado de 187 mm em apenas dez horas, ocasionando prejuízos e danos em diversas localidades

O prefeito Mário Alexandre anunciou nesta quinta-feira (27) a suspensão do Viva Ilhéus 2023, festa em comemoração ao aniversário de 489 anos do município. A decisão foi tomada após a cidade registrar acumulado de 187 mm em apenas dez horas, ocasionando prejuízos e danos em diversas localidades. O gestor ressaltou que o recurso será direcionado para o socorro às vítimas das fortes chuvas.

“Quero agradecer o carinho, a luta e a solidariedade de todas as pessoas que estão ajudando os nossos irmãos. Agradeço também ao Governo do Estado, ao Governo Federal e à nossa equipe, que tem se empenhado para superar esse momento tão difícil. Após conversa com toda a comissão organizadora, decidimos suspender o Viva Ilhéus. Com esse recurso que seria investido na festa, iremos ajudar a cuidar de cada família ilheense para minimizar o sofrimento do nosso povo”.

Mário Alexandre assegurou que a ajuda humanitária continuará sendo prestada à população afetada, inicialmente, com entrega de alimentos, água, colchões e itens básicos. As fortes chuvas já deixaram 379 pessoas desalojadas e 17 desabrigadas. Nos próximos dias será realizada uma coletiva de imprensa para informar mais detalhes sobre a medida.

A Prefeitura concentra esforços para garantir o acolhimento e a segurança às pessoas que residem em áreas de risco. “O nosso foco é salvar vidas e ajudar quem mais precisa”, finalizou o prefeito.

por Secom

PANCADINHA: COMENDA 2 DE JULHO PARA KOKÓ DA BANDA LORDÃO

Clóvis Leite, o nosso querido Kokó da Banda Lordão, através do deputado estadual, o itabunense, Fabrício Pancadinha, vai ser condecorado com a COMENDA 2 DE JULHO; a mais importante do Estado da Bahia. 

O projeto foi aprovado nesta quinta-feira 27, pela Assembléia Legislativa. 

A informação foi  do próprio deputado Pancadinha ao programa "Difusora em Revista" do  comunicador Cacá Ferreira, na manhã de hoje. 

No momento, Kokó se encontra num tratamento de saúde, na Capital do Estado (Salvador), para um transplante de fígado. Que com a força de Deus Pai, vai dar tudo certo. Força e fé, grande Kokó. Parabéns, você merece. 

O blog Expressaounica, também parabeniza a iniciativa de Pancadinha e todos os seus colegas deputados. Que o grande  compositor e cantor grapiúna, Kokó, se restabeleça breve para  comemorar mais essa  honraria de reconhecimento em grande estilo.

Sede da Câmara Municipal de Ilhéus passa por vistoria pelo Corpo de Bombeiros


Na noite da última terça-feira (25), o presidente da Câmara de de Vereadores de Ilhéus, Abraao (PDT), acompanhou a equipe do Corpo de Bombeiros durante uma vistoria ao prédio do Legislativo Municipal. O parecer técnico ainda não foi encaminhado pela Instituição para determinar se a sede da Câmara poderá voltar a funcionar nos próximos dias. 

A verificação das condições do prédio foi necessária devido a determinação judicial que condicionou a abertura e funcionamento da sede da Câmara à expedição de laudo de competência da Vigilância Sanitária e/ou do Corpo de Bombeiros. Segundo o presidente, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, pensando em garantir a segurança dos que precisam frequentar o prédio, “é necessário que ele esteja apto e em boas condições”, destacou Abraao. 

SESSÕES ORDINÁRIAS 

Desde o dia dia 17 deste mês, conforme determinado pelo Presidente Abraao no Diário Oficial do Legislativo Municipal, através da portaria n•78/2023, as sessões estão sendo realizadas temporariamente na Associação Comercial de Ilhéus, localizada na Praça José Joaquim Seabra, Centro.


Presidente da Câmara de Ilhéus se posiciona contra aumento da tarifa de ônibus e solicita ao Prefeito planilhas de custos das empresas

Na tarde desta quarta-feira, 26, durante Sessão Ordinária, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Abraão (PDT), se pronunciou contra o aumento da tarifa do transporte público coletivo de Ilhéus. O presidente também informou que solicitou novamente ao prefeito Mario Alexandre as planilhas de custos apresentadas pelas empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo de Ilhéus, após análise do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. 

De acordo com Abraão, os documentos apresentados anteriormente pelo Executivo municipal estavam, em sua maioria, ilegíveis, de modo que não há como compreender os arquivos na sua integralidade, tornando impossível emitir qualquer parecer sobre o assunto. De acordo com a Lei Orgânica do Município, no art. 269, parágrafo 6º é obrigação do Poder Executivo Municipal encaminhar, dentro de 72 horas, a planilha de custos das empresas de transporte coletivo, antes de ser fixado qualquer aumento das tarifas, a fim de que seja analisado por parte da Câmara Municipal, que emitirá seu parecer. 

O parecer emitido pela Casa Legislativa será feito através da Comissão de Transporte e Trânsito, e será apenas opinativo, que não vincula a decisão final do Poder Executivo sobre o aumento da tarifa. "Contudo, é a oportunidade legal que esta Casa possui para manifestar a sua opinião, o que deve ser feito após o estudo detalhado da documentação das empresas de transporte coletivo e também com base no último contrato assinado entre o Poder Executivo Municipal e as concessionárias do serviço de transporte público", afirmou o presidente Abraão.

Durante o seu discurso, o presidente fez questão de destacar que não é a favor do aumento da tarifa de ônibus. Ele chamou atenção para o péssimo serviço oferecido por estas empresas e citou o distrito de Lava Pés, explanando que o ônibus só passa duas vezes ao dia na localidade. “Nesse intervalo, as pessoas precisam se virar de qualquer jeito e um transporte por aplicativo tem uma taxa absurda. É incompreensível esse aumento de passagem", declarou Abraao.

Ascom

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...