sexta-feira, 29 de junho de 2018

Ministro dos Transportes visita Itabuna para anunciar investimentos

Fernando Gomes
Valter Casimiro
O prefeito Fernando Gomes receberá na manhã deste sábado (30), na sede do Centro Administrativo Firmino Alves, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira. Ele visitará Itabuna para assinar a ordem de licitação para a obra de prolongamento da avenida Fernando Gomes e da construção de uma moderna avenida no bairro Campo Formoso, com 4,5 km de extensão, contando com quatro pistas, ciclovia, espaço para caminhada de pedestres, além de canteiro central com iluminação.

O prolongamento da avenida Fernando Gomes, por exemplo, dará uma nova perspectiva de desenvolvimento aos empreendimentos existentes na área do Hospital de Base, tendo em vista que fará ligação dessa região com a BR 415 até a localidade do bairro Campo Formoso. “Esta obra contempla também a duplicação de um dos trechos da BR-415, concretizando, dessa forma, um semianel viário que garantirá uma melhor mobilidade para o tráfego de veículos, inclusive caminhões que escoam as produções”, comentou o prefeito Fernando Gomes.

Emasa inicia teste para implantação do Sistema Integrado de Informática


 O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) de Itabuna, Jader Guedes, realizou na sede da empresa,  uma importante reunião para o encaminhamento da implantação de uma parte do Sistema Integrado de Informática da Empresa.

Na reunião foi definido que o sistema integrado será implantado no Almoxarifado neste mês de julho, e foram escolhidos os funcionários que ficarão responsáveis pela solicitação das requisições de materiais no sistema de almoxarifado, visando reduzir os trâmites burocráticos e  agilizar a execução dos serviços.

Ficou decidido ainda, que a implantação do sistema no almoxarifado servirá como teste piloto, para posterior  integração total dos demais departamentos e setores ao sistema integrado.

O sistema vai possibilitar a melhora no fluxo de informações da empresa,  e permitir maior agilidade na comunicação entre os setores de  Recursos Humanos, Contabilidade, Financeiro, Comercial, Almoxarifado, Planejamento  e Patrimônio, e  vai reduzir o custo/uso com papel. Todas estas ações irão possibilitar à Emasa, atender com mais eficiência aos seus usuários dos serviços de água e esgotamento sanitário. (Ascom/Emasa)

Professores promovem dia da inclusão na escola em Itabuna


A Prefeitura Municipal de Itabuna atua em busca de soluções para o enfrentamento da exclusão em todos os espaços escolares e fora dele, visando tornar a educação especial/inclusiva uma realidade na educação do município. Com este propósito, a Escola Municipal Margarida Pereira, em Itabuna, promoverá no próximo dia 6 de Julho, o Dia Da Inclusão na Escola. O evento tem como publico alvo as famílias dos alunos da escola e a comunidade, em especial as que residem nos bairros Pedro Jerônimo, Maria Pinheiro e Daniel Gomes, área de abrangência da escola.

A programação será aberta as 07h30min da manhã com o pronunciamento do diretor Érico José dos Santos, seguido de uma apresentação cultural. Logo após haverá roda de conversa, com o objetivo de divulgar para a comunidade escolar, o trabalho de diversas instituições que atuam na perspectiva da inclusão e respeito às diferenças em Itabuna, facilitando a busca por atendimento.

SAS realiza evento para idosos assistidos pelos CRAS


 Uma tarde diferente marcada por muita alegria e valorização das tradições juninas. Foi assim a comemoração do São Pedro dos idosos assistidos pelos Centros de Referência em Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabuna (SAS), realizada na tarde de quinta-feira (28), no CRAS CEU, localizado no bairro Urbis IV.

Com uma série de atividades que visam incluir e fortalecer os direitos dos idosos, a Secretaria de Assistência Social de Itabuna atua compromissada em promover ações efetivas para melhorar a qualidade de vida da população. Segundo o Assessor da SAS, Israel Cardoso, este evento seguiu esse intuito, de aliar a promoção de políticas públicas com atividades lúdicas.

Em visita ao evento realizado no CRAS CEU, Israel destacou a preocupação da secretária Sandra Neilma em atender as determinações do prefeito Fernando Gomes quanto a promoção de um trabalho voltado à mudança de realidade daqueles que mais precisam. Para Israel Cardoso, oportunizar aos idosos um momento de diversão é mais uma forma de garantir direitos e valorizar pessoas que tanto trabalharam ao longo da vida.- Ascom

Bahia x Juazeiro na abertura da Copa 2 de Julho ao vivo na TVE


Décima edição da competição terá participação de 40 times 

A TVE transmite ao vivo, com exclusividade, neste sábado (30), a abertura da Copa 2 de Julho Sub 15, um dos principais torneios de futebol de base no Brasil. O Jogo entre Bahia e Juazeiro, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, será exibido às 14h, e poderá ser acompanhado ainda pelo facebook da emissora (/tvebahia) ou pelo Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline). A grande final da competição acontece no dia 11 de julho e também será exibida ao vivo pela emissora. 

COPA DO MUNDO: Veja como ficou os novos grupos

Neymar e Guardado durante Brasil x México na Copa de 2014
- Primeira fase da Copa chega ao fim

A fase de grupo
Confira a agenda das oitavas de final:
Sábado (30/6)
11h - França x Argentina, em Kazan
15h - Uruguai x Portugal, em Sochi
Domingo (1/7)
11h - Espanha x Rússia, em Moscou
15h - Croácia x Dinamarca, em Nizhny Novgorod
Segunda-feira (2/7)
11h - Brasil x México, em Samara
15h - Bélgica x Japão, em Rostov
Terça-feira (3/7)
11h - Suécia x Suíça, em São Petersburgo
15h - Colômbia x Inglaterra, em Moscou
A fase de grupos da Copa da Rússia acabou. Nesta quinta-feira, Colômbia e Japão preencheram as duas vagas que restavam e estão definidos todos os confrontos do mata-mata. Não haverá jogos nesta sexta-feira (29), mas o fim de semana será marcado pelas primeiras disputas das oitavas de final. (Via Gazeta Esportiva) 

Sebrae anuncia mais de 200 vagas de capacitação em Itabuna e Ilhéus

Capacitação

Por: Viviane Cabral - Os cursos oferecem soluções de inovação e tecnologia para tornar os pequenos negócios mais competitivos
Ilhéus – Já estão abertas as inscrições para 240 vagas de capacitação do Sebrae, em Itabuna e Ilhéus, nas áreas de atendimento ao cliente, mídias sociais, vendas, gestão de estoque, planejamento e liderança. As inscrições já podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae Bahia ou pelos telefones (73) 3634-4068 e (73) 99974-2263 (Ilhéus), ou (73) 3613-9734 e (73) 99974-2262 (Itabuna).
De acordo com o gerente adjunto do Sebrae, Michel Lima, as temáticas dos cursos são definidas de acordo com a necessidade dos empreendedores, que têm buscado investir na inovação dos seus negócios, para torná-los mais competitivos. “As demandas são identificadas a partir dos programas de atendimento às micro e pequenas empresas da região”, explica.

governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para o início das obras ...

quinta-feira, 28 de junho de 2018

IBGE Número de brasileiros em áreas de risco passa de 8 milhões

Populações estão expostas a riscos de deslizamentos, enxurradas e inundações

Do - Diário do Poder  - Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 8,27 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco em 872 municípios do país. Essas pessoas moram em 2,47 milhões de domicílios. Com o uso de metologia inédita, pesquisadores cruzaram dados do Censo Demográfico de 2010 com informações do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
“É a primeira vez que se tem um cenário de qual é a população brasileira em áreas de risco”, disse o coordenador de Geografia do IBGE, Cláudio Stenner. A intenção, segundo ele, é gerar uma base de conhecimento que possa contribuir para a adoção de políticas públicas a fim de evitar tragédias decorrentes de desastres naturais. “A expectativa é que, em primeiro lugar, se gere a preservação da vida e, em segundo lugar, uma melhor mitigação dos efeitos em caso de desastre natural.”

Sesttran – Secretário Gilberto Santana visita empresas do serviço de transporte coletivo urbano

Na tarde desta quarta-feira (27) o titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna – Sesttran, Gilberto Santana, acompanhado do Assessor da Divisão de Transportes Especiais, Pedro Miguel Junior, visitou as empresas do serviço de transporte público coletivo de passageiros, “Sorriso da Bahia” e “Viação São Miguel”, com o objetivo de levantar as demandas (carências e principais problemas enfrentados pelos usuários do serviço) e conhecer as instalações físicas das mesmas.
Em pauta, diversos assuntos relacionados à oferta do serviço do transporte público coletivo prestado à comunidade: a regularidade nos horários das linhas, a melhoria das condições das vias, em algumas localidades, para o tráfego dos ônibus, o atendimento às demandas das pessoas com deficiência, sobretudo com a questão dos “elevadores de acesso aos veículos”, as alterações nos percursos das linhas (devido às intervenções que estão sendo feitas ao longo dos últimos anos, no reordenamento do trânsito na cidade), a questão da limpeza, estado de conservação e manutenção dos ônibus e o projeto de criação das estações de transbordo para os usuários do sistema. Em linhas gerais, foram propostas sugestões, soluções e colocados os questionamentos pertinentes à elaboração de uma pauta comum às empresas e à Sesttran, com relação a esses e outros assuntos abordados, visando o aperfeiçoamento do sistema e consequente melhoria do serviço prestado à população no município.

Viva Ilhéus Fest reúne multidão na avenida


  
O clima agradável da noite, o brilho de consagrados forrozeiros do Brasil e um cenário perfeito para comemorar os festejos do São Pedro. A noite de ontem (27) na avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus, trouxe todos estes ingredientes. A abertura do “Viva Ilhéus Fest”, contou com uma multidão de fãs do forró pé-de-serra, estimada em 30 mil pessoas.
“Está tudo muito lindo. A proposta de um espaço temático, lembrando as tradições das roças, de fato, deu um tom especial ao evento”, elogiava Luana Salgado. Ela veio de Itapé, município localizado no sul da Bahia, para prestigiar a festa.
A organização, a segurança e o cumprimento dos horários de apresentação dos artistas foram itens elogiados por Talita Nunes, de 25 anos. “Vi um ambiente bastante familiar, tinha muitas crianças brincando na estrutura que foi montada, a população tem fácil acesso as barracas que ficam em volta da pista”, destacou. Para Davi Bruno, de 29 anos, o evento já começou superando as expectativas. E
De acordo com o prefeito Mário Alexandre a ação traz importantes dividendos para o município, principalmente para o setor hoteleiro e o comércio. “A festa movimenta o turismo sustentável e gera oportunidades de emprego e renda para o munícipio”, assegura.
No primeiro dia, Adelmário Coelho, Flávio José e Danniel Vieira foram grandes atrações que animaram a festa. Hoje à noite tem mais: Felipe Araújo, Estakazero, Papazoni, Top Gun e Leonardo Leo. No dia de São Pedro, 29, o arrasta-pé fica por conta de Filomena Bagaceira, Forrozão, Trio da Huanna e Stampa do Forró. Já no dia 30/06, último dia do Viva Ilhéus Fest, tem Caviar com Rapadura, Kart Love, Via de Acesso e Pagofunk. Leia ainda:

Prefeitura de Ilhéus volta a funcionar na terça;

Parceria entre Governo do Estado e Oi assegura R$ 30 milhões para cultura


Mais R$ 30 milhões serão investidos na cultura baiana a partir de parceria renovada entre o Governo do Estado e a Oi Telefonia. A assinatura do termo de compromisso foi realizada nesta terça-feira (26), em reunião entre representantes do Governo do Estado e dirigentes da empresa, na Governadoria, em Salvador. Os recursos serão destinados aos projetos culturais em execução em 2018. 

Segundo o governador Rui Costa, outra novidade discutida na reunião é o projeto de levar sinal de celular para os distritos dos municípios baianos. “Estão previstas 37 cidades e suas zonas rurais. Nós vamos anunciar em breve o cronograma de implantação, que deve durar 12 meses. No passado, a ansiedade era para a chegada da água e da energia. Hoje, nas cidades, as faixas e cartazes revelam essa ansiedade para a chegada do sinal de celular”, afirmou. 

Pedro Zildo Guimarães um pioneiro de Itabuna

Igreja Santa Maria Goretti, área doada por Zildo Guimarães

A família do pioneiro Zildo Guimarães, fundador  do Bairro Berilo, estabeleceu uma programação para comemorar o seu século de vida, caso ele estivesse em vida. A programação começa amanhã, 29, data que se comemoraria seu aniversário, com uma Missa  celebrada em sufrágio de sua alma na Capelinha São Pedro, às sete (7h) da manhã no Bairro Berílio, Travessa Zildolina.

Em vida, é bom lembrar, Pedro Zildo Guimarães participou das instalações do Diário de Itabuna e Rádio Clube, hoje Rádio Nacional. Fez doação ao município da área onde funciona a Embasa (filtro) para fornecer água à nossa população. Assim como, a área da Desportiva Itabunense (Centro de Cultura Adonias Filho), Posto Médico, a área onde foi construída a Igreja Santa Maria Goretti e a Capelinha São Pedro.  

Os grandes homens desaparecem, mas sua história fica e deve ser resgatada. Pois um povo sem memória e história é um povo sem cultura.  
  

Hoje é feriado em Ilhéus é Dia da Cidade


PARABÉNS ILHÉUS! 
Com o “Viva Ilhéus Fest 2018” com várias atrações renomadas e expoentes da música regional, Ilhéus iniciou ontem 27, e vai até o próximo dia 30, na Avenida Dois de Julho, Centro Histórico da cidade, a programação festiva do aniversário de 484 anos de fundação e 137 anos de elevação  de Ilhéus à categoria de cidade.
Programação:
Ontem 27, se apresenaram: Adelmário Coelho, Danniel Vieira, Mel de Forró e Realce. Para hoje data maior da cidade, se apresentam: Felipe Araújo, Estakazero, Papazoni, Top Gan e Leonardo Leo. Para amanhã, dia de São Pedro, as atrações ficam por conta de: Filomena Bagaceira, Forrozão, Trio da Huanna e Stampa do Forró. Já para o encerramento dia 30, sábado, tem Forró dos Plays, Kart Love, Via de Acesso e Pagofunk.
Histórico.
O município de Ilhéus completa 484 anos de fundação da antiga Capitania do São Jorge dos Ilhéus e politicamente comemora 137 anos de elevação a cidade, politico, administrativo.  

Legislativo itabunense debaterá Regime e Estatuto em audiências


Beto Dourado
Três audiências públicas na Câmara Municipal de Itabuna, agendadas pelo relator Beto Dourado (PSDB), vão assegurar a participação de servidores municipais, e da sociedade, no debate do projeto de lei que pode afetar o funcionalismo público de Itabuna (administração direta, autarquias e fundações). O Executivo quer trocar o Regime jurídico celetista pelo estatutário e, ao mesmo tempo, instituir o Estatuto dos servidores públicos.

As discussões abertas ao público terão início na quinta, 28, no horário das 9h da manhã ao meio-dia; os trabalhos prosseguem, na sexta, 29, no mesmo horário; e serão concluídos na terça, 02 de julho. Quatro sindicatos terão direito a voz nas discussões (Sindserv, Sindiacs, Simpi e Sindiguarda) além da Procuradoria-Geral do Município. Foram convidados ainda membros da Justiça do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Defesa Civil detecta mais de 40 áreas de risco em Itabuna e busca recursos para a recuperação



Pelo menos 47 áreas de risco de deslizamento de terra ou alagamento foram detectadas pela Defesa Civil (DC) de Itabuna, após levantamento realizado por técnicos do setor em parceria com a Defesa Civil do Estado, que enviou a técnica  Caroline Martins, para auxiliar no trabalho. O problema se agravou ainda mais nos últimos dias em função das fortes chuvas que caíram no município, ao ponto de o prefeito Fernando Gomes decretar situação de emergência, na quarta-feira da semana passada. 

O técnico Carlos Alberto Silva Santos, da DC de Itabuna, informou que entre os bairros de maior risco cujas moradias são construídas próximas a encostas e morros estão a travessa Mercedes, na Califórnia, Daniel Gomes, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Santa Inês e Monte Cristo. As áreas ribeirinhas, como Bananeira, Nova Itabuna e Maria Matos (Rua de Palha) também são bairros que enfrentam situações críticas no período chuvoso e que vem sendo monitorados permanentemente, segundo o técnico.

Festejos continuam em Itacaré com o São Pedro em Taboquinhas


As tradicionais festas juninas continuam em Itacaré, dessa vez com a realização do São Pedro no bairro São Roque, distrito de Taboquinhas, neste sábado, dia 30. A festa começa às 20 horas na praça Adalto Lima, com apresentações de quadrilhas juninas, seguindo com os shows das bandas Jacutinga no Forró, Cangaceiros do Forro e Juninho e Banda no Forró. A realização é da Prefeitura de Itacaré.
Considerado um dos eventos mais esperadas de Itacaré, os festejos juninos animaram os itaareenses e turistas durante todo o mês de junho, nos mais diversos bairros, distritos e povoados do município. Os eventos foram organizados pelas comunidades, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, e tiveram como objetivo manter a tradição e a alegria de uma das festas mais populares da cidade. E não faltaram alegria, animação, decoração, grandes atrações, comidas e bebidas típicas e as tradicionais quadrilhas juninas.
Os festejos em Itacaré começaram mais cedo, com a tradicional festa de Santo Antônio, no dia 13 de junho, no Bairro Novo, contando com a animação de Tony Canabrava, Vitrine do Amor e Mazinho Sales. Nos dias 15 e 16 foi a vez do Forró da Praça da Bandeira, que teve como atrações as bandas Originais do Forró, Marlon Moreira, Forró do Andrezão, Amor a Dois e Juninho dos Teclados. Tudo isso sem contar com apresentações de quadrilhas juninas, brincadeiras e comidas e bebidas típicas.

SOLTO MAIS UMA VEZ Com decisão do STF, José Dirceu volta para casa após um mês preso









Maioria da Segunda Turma do Supremo viu "plausibilidade jurídica" para a soltura do ex-ministro
Do - Diário do Poder - O ex-ministro José Dirceu, condenado a mais de 30 anos de prisão pela Lava Jato, voltou para casa na madrugada desta quarta (27) após passar um mês preso no Presídio da Papuda, em Brasília. Dirceu foi solto após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), desta terça (26), de suspender a execução da condenação do ex-ministro.
Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela soltura de José Dirceu, após a defesa do ex-ministro protocolar um pedido de habeas corpus. Segundo Dias Toffoli, de quem partiu a proposta de libertar Dirceu, há “plausibilidade jurídica” para a decisão. O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, foi voto vencido. Celso de Mello estava ausente na sessão e não participou do julgamento.
Dirceu chegou ao apartamento da família no Sudoeste, área nobre da capital, às 1h51 da madrugada. Os advogados informaram que ainda não está decidido se o ex-ministro ficará no apartamento ou se mudará para outro lugar. Não há nada que o impeça que ele saia de Brasília. Também não há previsão de uso de tornozeleira eletrônica.
O ex-ministro foi preso depois da condenação por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa ter sido confirmada pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), que autorizou a execução provisória da pena.
O processo contra o petista teve origem na fase da Operação Lava Jato que apurou irregularidades na Diretoria de Serviços da Petrobras. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), foram 129 atos de corrupção ativa e 31 de corrupção passiva entre 2004 e 2011.
Empresas terceirizadas contratadas pela Petrobras pagavam uma “mesada” a Dirceu por meio do lobista Milton Pascowitch, de acordo com a denúncia. Para o MPF, houve ainda irregularidades relacionadas à empresa Engevix, que pagaria propina por meio de projetos junto à Diretoria de Serviços da estatal. Além disso, a Engevix teria fechado contratos com a JD Consultoria, empresa de Dirceu, fazendo repasses de mais de R$ 1 milhão em serviços não prestado.

O ex-ministro chegou a ficar preso entre agosto de 2015 e maio de 2017, no Paraná. Mas conseguiu um habeas corpus também no Supremo para aguardar em liberdade o julgamento dos recursos contra a sua condenação. Nesta época, Dirceu chegou a usar tornozeleira eletrônica.

terça-feira, 26 de junho de 2018

O médico Isaac Nery é o novo secretário de saúde de Itabuna



O clínico geral Isaac Nery assumiu nesta terça-feira, 26, a Secretaria de Saúde de Itabuna. Substituindo a Deivis Guimarães. Isaac foi assessor de acompanhamento de gestão do Hospital de Base na gestão anterior e no momento estava servindo ao Estado. Conseguimos apurar também que o novo Secretário, até chegar a função de médico, foi militar e enfermeiro, adquirindo um grande respeito e conceito com todos os seus pacientes e que lhe conhece.   
A nomeação pelo Prefeito Fernando Gomes aconteceu às 16 horas, no Centro Administrativo Firmino Alves. O ato contou com a presença de secretários municipais - entre eles - Maria Alice, que conduziu o ato de posse; o Presidente do Legislativo Itabunense, vereador Chico Reis, diverso segmentos do sistema de saúde de Itabuna e convidados, 
Com essa nova nomeação, o Prefeito Fernando Gomes espera que o sistema de saúde de Itabuna volte à normalidade, pois as queixas do Secretário que sai eram constantes, tanto do público (pacientes) e dos próprios funcionários que não aceitavam o modelo implantado por Deivis Guimarães.  
Foto: Expressaounica

Sesttran apresenta balanço após vistorias obrigatórias de escolares, táxis e mototáxis


Gilberto Santana
         A Diretoria de Transportes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna – Sesttran, após conclusão de balanço interno das vistorias obrigatórias anuais já realizadas pelo órgão este ano, estabeleceu um prazo final de 30 dias para que os mototaxistas já vistoriados resolvam pendências junto ao setor.
         Segundo dados da Diretoria de Transportes da Sesttran, após a vistoria das Vans Escolares realizada no período de 19 a 21/02/2018, 90 veículos foram considerados aptos ao trabalho e dois alvarás foram cancelados. Já a vistoria dos táxis, feita entre os dias 05 e 23/03/2018, contabilizou 588 veículos vistoriados, sendo 541 considerados aptos e o restante se encontra em processo de regularização. O órgão também finalizou o balanço da vistoria obrigatória para os mototaxistas e em um total de 465 motocicletas vistoriadas, 436 foram consideradas aptas ao trabalho e o restante está em processo de tramitação para regularização.

Ilhéus: Prefeitura e Câmara realizam reunião para discutir implantação de comércio no MCMV


 Os secretários de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos, os vereadores Makrisi Angeli, Ivo Evangelista e Aldemir Almeida participaram de uma reunião com os beneficiários do Minha Casa Minha Vida dos residenciais Moradas do Porto, Sol e Mar I e II, Vilela e Rio Cachoeira.
A reunião tratou da possibilidade de criação de estabelecimentos comerciais nos residenciais. O secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, explica que “as áreas dos residenciais são institucionais definidas para a construção de creches, escolas e postos de saúde, por esse motivo não pode ser construídos estabelecimentos comerciais, mesmo entendendo a necessidade dos moradores”.

IMIGRANTES Temer e o vice de Trump discutem confinamento de crianças brasileiras

Áudio de crianças chorando ao serem separadas de familiares na fronteira dos EUA teria feiro Trump rever lei. Foto: Reprodução/Twitter

Do - Diário do Poder - Com a chegada em Brasília prevista para nesta terça (26) nas primeiras horas da manhã, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, faz a primeira visita de alto nível do governo Donald Trump ao Brasil, em meio a situações sensíveis entre os dois países, como a reclusão de crianças brasileiras em abrigos sem a presença de pais, apontados como imigrantes ilegais.
O assunto, embora não esteja oficialmente na pauta de reuniões, deve ser tratado no encontro entre Pence, o presidente Michel Temer e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. O primeiro encontro entre os dois está marcado para o meio-dia no Palácio do Planalto.

POR QUE O ESPIRITISMO É O CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS?

Para o espiritismo, o Consolador é a própria Doutrina Espírita. Na Bíblia, ele é chamado também de Espírito da Verdade, Espírito Santo, Paráclito e Advogado (João 14: 26). O Espírito de Verdade, de 15 em 15 dias, manifestava-se a Kardec, quando ele iniciou os trabalhos como Codificador da Doutrina Espírita.

  Há vários exemplos de que o Espírito de Verdade é o próprio Jesus, tanto em livros da Bíblia como nos da Codificação Espírita. “Eu voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também.” (João 14: 3).  E ele avisou a Kardec que o Consolador prometido seria enviado, ou seja, a plêiade de espíritos iluminados transmissores da Doutrina Espírita, que complementa ou esclarece mais o ensino evangélico. Foi o Espírito de Verdade que chefiou os Espíritos iluminados que se manifestaram a Kardec através de médiuns de cerca de 40 países. E o ensino evangélico deles era igual, o que comprova a sua universalidade. Kardec não aceitava como verdade um ensino isolado de um só espírito. Daí que as pesquisas dele, nessa área, eram muito trabalhosas e, portanto, muito sérias e convincentes. Assim é que ele é considerado o pioneiro da chamada espiritologia.

  Além de outras questões, Kardec demonstrou, de acordo com a Bíblia, que os chamados anjos e demônios mencionados nela não são de outra categoria de espíritos, mas que eles são os mesmos espíritos humanos adiantados (anjos) e os outros (demônios), que podem ser bons ou maus. Realmente, “daimones”, plural grego de “daimon”, são espíritos de mortos e não de outra categoria de espíritos. Inclusive, nas obras da literatura grega contemporânea dos autores bíblicos, como Platão, Heródoto e outros, “daimones” são espíritos dos mortos. E, hoje, isso está mais do que comprovado ao redor do mundo.

  E Jesus afirmou que o Espírito de Verdade a ser enviado nos guiaria a toda a verdade, pois não falaria por si mesmo, mas diria tudo que tivesse ouvido. (João 16: 13). Mas ouvido de quem? De Deus o Pai ou mesmo de Jesus. Isso confirma que não se trata do Espírito Santo do dogma da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e que Ele, o Espírito Santo, não é Deus todo-poderoso tal qual o Deus Pai único, absoluto, incriado, e que existe desde todas as eternidades. E quem crer, de acordo com o dogma, tem que reconhecer que não é bem assim. Se Ele não fala por Ele mesmo, então, é porque Ele é subordinado ao Deus Pai como Jesus que disse também que não falava por Ele mesmo, mas em nome de Deus Pai que o enviou para nos trazer a Boa Nova, o Evangelho, que é de Deus Pai.

 Deixemos que Jesus, com suas próprias palavras, nos fale mais sobre isso: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito de Verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.” (João 15: 26). Por essa passagem, o Espírito de Verdade é um, e o Consolador é outro. Mas o que é esse Consolador? Parece ser de fato, o ensino evangélico do Mestre do mundo, pois Ele mesmo disse que o Consolador vos fará lembrar tudo quanto Ele tinha dito. (João 14: 26).

  E isso não ocorreu em Pentecostes, pois não sabemos de nada do que foi dito nele. Daí que a riqueza do ensino evangélico da Doutrina Espírita nos faz pensar que ela é realmente o Consolador prometido, que estará conosco consolando-nos por todas as eternidades!

Por -

Justina Ines Valandro

  PS: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Kardec, tradução deste colunista, www.editorachicoxavier.com.br

Pedestres receberam mais de 1 milhão de indenizações nos últimos dez anos

Vítimas representam um a cada quatro indenizados pelo Seguro DPVAT de 2008 a 2017

Acidentes de trânsito são facilmente associados à imprudência ao volante. Mas engana-se quem pensa que apenas os motoristas devem estar atentos quando o assunto é acidentes de trânsito. De acordo com os dados do Boletim Estatístico Especial “Dez anos de trânsito”, divulgado pela Seguradora Líder – responsável pela gestão do Seguro DPVAT, a segunda categoria mais atingida é a de pedestres. É preciso conscientizar sobre a importância de todas as pessoas no trânsito.

Em 10 anos, mais de 4,5 milhões de indenizações do Seguro DPVAT foram pagas para vítimas de acidentes de trânsito. Nesse período, foram 1.068.996 indenizações pagas a pedestres nos três tipos de cobertura: morte, invalidez permanente e despesas médicas e hospitalares. As vítimas também ocupam o segundo lugar nas indenizações pagas por acidentes fatais, num total de 167.290. Mais de 757 mil pessoas foram indenizadas por invalidez permanente.

São João de Ubaitaba: Suka Carneiro promete arraiá ainda mais animado em 2019


 

Na madrugada desta segunda-feira, dia 24, último dia do Arraiá das Canoas, na Avenida Beira-Rio, em Ubaitaba, a prefeita Suka Carneiro agradeceu às cerca de 30 mil pessoas que prestigiaram a festa junina nos três dias. “Primeiramente, agradeço a Deus. Depois, um agradecimento especial a cada um de vocês que, juntamente com a Prefeitura, fez ressurgir o mais tradicional evento da nossa história e cultura”, disse, emocionada.

Um público de mais de 15 mil pessoas brincou desde a noite de domingo e se divertiu com as apresentações das bandas Chama na Catraca e A Vingadora e da cantora Larissa Gomes. Até por volta das 4 horas da manhã de hoje, as atrações se revezaram no palco cantando músicas autorais e de vários estilos, incluindo forró, xote, baião, xaxado e, claro sofrência. Em alguns momentos a voz do público superou a dos artistas tal a interação.

A prefeita Suka Carneiro garantiu que em 2019, a Prefeitura vai ampliar o espaço e trazer mais atrações para divertir o público local e regional, que neste ano veio a Ubaitaba e aprovou desde a decoração à grade de shows. Na sexta-feira, a primeira noite do Arraiá das Canoas, foi aberta com a apresentação de quadrilhas juninas da Escola Senhora Santana, de Ubaitaba, e Pisada Boa, de Itajuípe, na Beira-Rio.

O cantor Ivanildo Conceição abriu os shows apresentando composições autorais e de cancioneiro nacional. Com contagiante alegria e exibindo cenários com imagens de xilogravuras dos livros de cordel, a banda Zefa di Zeca, levou o público a dançar, mesmo sob chuva.Mas, a dupla Marcos e Pablo foi um show à parte. No sábado, as atrações foram Tia Zefa, Binho Alves, Silvânia e Paulinha, Norberto Curvelo e Boteco das Amigas.

No domingo o Arraiá das Canoas esteve na boca do povo pelas atrações, decoração, iluminação e segurança. Mas, nesta segunda-feira, os comentários giravam em torno da tranquilidade proporcionada pelo esquema montado pela 61 Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), contando com o apoio da Polícia Civil e do Grupamento de Bombeiros Militares. A paz reinou em todos os dias da festa. 

O Arraiá das Canoas foi promovido pela Prefeitura de Ubaitaba com apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa/Secretaria do Turismo.

Por: Luiz Conceição
Fotos: Albert Queiroz e Aleilton Oliveira

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...