sábado, 5 de março de 2011

Mulher: o divino sobre todas às adversidades

Dia Internacional da Mulher na  Bahia e Itabuna

Mulheres e segurança alimentar. Este é o assunto da oficina e do debate Igualdade de Gênero, Soberania e Segurança Alimentar, que acontece neste domingo (6), em Salvador. A Câmara Municipal também realizou uma Sesção Especial a mulher baiana. As atividades marcam o início da semana de comemorações ao Dia Internacional da Mulher - que acontece em 8 de março - com o objetivo de discutir temáticas que envolvem a participação política de mulheres e o direito à alimentação.

As mulheres sempre desempenharam um papel central no que se refere à alimentação, sendo responsáveis por grande parte da produção, do preparo e da distribuição de alimentos. Muitas delas ainda contribuem para a garantia da soberania alimentar de suas comunidades, resistindo à imposição de padrões alimentares externos às culturas locais e mantendo a qualidade e diversidade de alimentos disponíveis.

Mesmo com os importantes avanços e conquistas, a realidade brasileira ainda é marcada pela desigualdade de gênero, que se reflete na vida dessas mulheres e também no campo da soberania e segurança alimentar. A maioria acumula atividades que geram renda e ainda abarca o trabalho doméstico, os cuidados com a saúde e com a educação das crianças.

A iniciativa é promovida pela Coordenação Ecumênica de Serviços (Cese), Heifer International, Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), Terre dês Hommes e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-BA).

A oficina, que começa às 14 horas, será conduzida por Marli Romão, da Casa da Mulher do Nordeste. Já o debate, marcado para acontecer das 19h às 21h, contará com a presença de Vera Lúcia Barbosa, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST); de Luiza Bairros, da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade e de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPROMI); e de Marineide Dias dos Santos, do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR).

As políticas de soberania e segurança alimentar trazem o reflexo das concepções sobre o que são atribuições de mulheres e homens, seja pela ausência de recorte de gênero ou priorização das mulheres e das atividades por elas desempenhadas ou pela opção por estratégias que reforçam os papéis tradicionalmente atribuídos às mulheres.

Outro dado que é, ao mesmo tempo, conseqüência das desigualdades de gênero e fator de aprofundamento delas, é o baixo grau de participação das mulheres nos espaços de decisão e elaboração de políticas de soberania e segurança alimentar, o que restringe as oportunidades para que suas necessidades e prioridades sejam levadas em conta no desenho dessas políticas.

Em qualquer dos casos, ações e políticas de soberania e segurança alimentar que falhem em reconhecer as desigualdades de gênero historicamente construídas, podem contribuir para o aprofundamento das desigualdades entre mulheres e homens e para a perpetuação de situações de violação dos direitos humanos.
Para participar da oficina, é necessário fazer inscrição e confirmar presença.

Maria Alice Dia da Mulher

Em Itabuna, não sabemos se houve Sessão Especial em homenagem a mulher grapiúna, ou ainda haverá, mas a realidade é que a data não passará em branca, 

A guerreira Maria Alice (foto) já iniciou as comemorações da data ao longo de toda essa semana, que passou através de seu programa, transmitido pela rádio Difusora Sul da Bahia "Boa Tarde Mulher".

Já elaborou uma extensa programação para hoje e amanhã. Os eventos vão distribuir  muitos brindes através de sorteios ou não, à mulher de Itabuna sem distinção de cor, posição social ou politico.  Maiores informações devem ser encontradas através dos telefones da Radio Difusora. 73 3215-2203 ou do Democratas 73 3613.5607. 

Cão é encontrado vivo um dia após receber injeção letal

Funcionários descobriram Wall-e ainda com vida em lixeira de abrigo de animais

por Redação Galileu
O cão Wall-e, de apenas três meses, e mais quatro filhotes da mesma ninhada foram considerados doentes e muito fracos para sobreviverem. Por isso, os responsáveis pelo abrigo de animais de Oklahoma, Estados Unidos, decidiram sacrificar os animais para poupá-los do sofrimento.
Editora Globo
Reprodução: petfinder.com
Um dia depois de receber a injeção letal e ser abandonado na lixeira do abrigo, Wall-e foi encontrado vivo e bem por Scott Prall, um dos funcionários da instituição. Depois que a história foi divulgada pela imprensa norte-americana, em 1º de março, Wall-e ficou famoso e o abrigo tem recebido várias propostas de adoção do animal.
Os responsáveis pelo abrigo disseram ao Discovery News que esse e muitos outros animais não precisariam ser sacrificados se a instituição tivesse mais condições financeiras de tratar os cachorros. Wall-e será tratado porque apresenta verminoses e terá um novo lar nos próximos dias.

Terremoto na Nova Zelândia desloca 30 milhões de toneladas de gelo

(

Satélite da Nasa registra imagem de blocos de gelo que se desprenderam de geleira a 200 quilômetros do epicentro do tremor)

por Redação Galileu
O terremoto de magnitude 6,3 que atingiu a região de Christchurch, na Nova Zelândia, em 22 de fevereiro, foi tão forte que quebrou um pedaço de 30 milhões de toneladas de gelo da geleira Tasman. O gelo se partiu em vários pequenos iceberges após cair no Lago Tasman.

Uma foto de satélite divulgada nesta sexta-feira pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, mostra os icebergs acumulados em uma das extremidades do lago.
Editora Globo
Satélite d a Nasa registra imagens de icebergs que se desprenderam de geleira
Na imagem, a parte de terra com vegetação está colorida em vermelho, a parte de terra da geleira está em marrom escuro e as partes brancas são os picos das montanhas nevadas. O rio e o lago Tasman foram coloridos artificialmente de cinza.

Situada a cerca de 200 km ao oeste de Christchurch, a geleira Tasman é a maior e mais longa da Nova Zelândia. Nos últimos anos, ela tem diminuído de tamanho, com o gelo de sua base derretendo naturalmente.

O terremoto de 6,3 graus em Christchurch, na Nova Zelândia, deixou ao menos 160 mortos, mas o número definitivo poderá chegar a 240 devido à quantidade de pessoas desaparecidas.
 Siga a Galileu no Twitter

sexta-feira, 4 de março de 2011

Itabuna feriadão até quarta-feira: É carnaval cidade!


Acordo entre as entidades sindicais dos empresários e empregados em Itabuna estabelece que o comércio após o sábado (05.02) só retornará a funcionar normalmente na próximaquarta-feria (09);

Já o prefeito municipal, Capitão Azevedo decretou ponto facultativo, voltando a funcionar normalmente  a Prefeitura e outras repartições pública municipais no próximo dia 09, a tarde, ou seja, das 12  as 18hs,também da quarta-feira.

Um feriadão muito bom para quem tem dinheiro no bolso para curtir o Carnaval em Ilhéus, Itacaré, Salvador ou Porto Seguro. Já para aqueles que não tem dinheiro, o melhor caminho é ficar em casa, "assistindo o tempo passar e curtindo um filmezinho pirata",  já que Itabuna ficou sem Carnaval. É isso ai, Deus para uns, diabo para os outros...

Hoje tudo é Carnaval! Mas, não se esqueçam do Pai Supremo! 

Clube dos 13 retira privilégio da TV Globo em licitação do Brasileirão

Determinação do Cade é de concorrência em igualdade total pelos direitos de transmissão

 LEANDRO COLON - O Estado de S. Paulo
 
BRASÍLIA - O Clube dos 13 deu resposta ao movimento de alguns clubes de futebol de romper com a entidade e negociar direto com a TV Globo os direitos de transmissão do futebol. Após uma reunião com a direção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília, o presidente Fábio Koff anunciou a retirada da cláusula que dava à emissora uma vantagem de 10% na licitação que será realizada no dia 11 de março. "O Cade manifestou que nós deveríamos excluir a cláusula. É igualdade total na concorrência", disse Koff.

Fabio Koff avisa: é igualdade total na concorrência de TV

Em entrevista coletiva após a declaração de Koff, a direção do Cade informou que, em algum momento, faria essa recomendação, mas que isso ocorreu agora após o órgão ser procurado pelo Clube dos 13 na semana passada para discutir o assunto. O Cade havia sido o responsável por regulamentar, junto ao Clube dos 13, a concorrência marcada para este mês. 

O procurador-geral do Cade, Gilvandro Araújo, anunciou ainda que, por enquanto, o órgão não vai se envolver na crise entre os clubes e o Clube dos 13. "O Cade não vai tutelar o futebol", disse. Araújo afrmou que cabe ao Cade apenas acompanhar o cumprimento do acordo feito em relação à licitação do próximo dia 11. A TV Globo, aliás, manifestou que não pretende participar dessa concorrência. 

Segundo ele, o Cade só poderá se manifestar se, futuramente, houver uma representação contestando uma suposta negociação direta entre clubes e uma determinada emissora de televisão que poderia ferir o direito à concorrência livre. O presidente do Cade, Fernando Furlan, informou ainda que não há cláusula que impeça um clube de procurar uma emissora sem a intermediação do Clube dos 13. Ele disse que o órgão do governo poderá abrir uma investigação quando receber oficialmente uma notícia sobre o episódio. "Vamos esperar que haja uma representação", disse. 

Já Fábio Koff negou que a retirada da cláusula favorável à TV Globo seja uma retaliação a um possível apoio da emissora à debandada dos clubes do Clube dos 13. "O Clube dos 13 agiu até agora por delegação. Assim, agora não tenho conhecimento de clube nenhum que tenha negociado separado.", disse. Ele minimizou a postura do Cade de não se envolver na atual crise entre os clubes e a entidade. "Saio com a sensação de que estou cumprindo tudo o que foi determinado. O problema do Cade interferir ou não é de menor importância", disse.

Luiz Fux é empossado como ministro do Supremo

( Será que agora a Ficha Limpa entrará em prática. Esse é o Ministro do desempate! - expressaounica)
publicado em 03/03/2011 às 16h45:

Com formação completa, Corte poderá voltar a analisar temas polêmicos pendentes

Tomou posse nesta quinta-feira (3) o novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux. Primeiro nome indicado pela presidente Dilma Rousseff para o posto, Fux ocupa a cadeira deixada pelo ex-ministro Eros Grau, que se aposentou no ano passado.

Com a posse de Fux, o Supremo volta a ter formação completa, com 11 ministros, após ficar desfalcado por sete meses. Dessa maneira, o plenário poderá voltar a analisar temas polêmicos que estavam pendentes devido à falta de um ministro.

O presidente da Corte, Cezar Peluso, espera a chegada do ministro para incluir na pauta temas como a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, a validade da Lei da Ficha Limpa e a união civil entre casais homossexuais.

A primeira das grandes missões de Fux será o espinhoso caso de Battisti deixado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu último dia de governo, Lula negou a extradição do italiano e passou a batata quente para o STF decidir se aplicaria a determinação do ex-presidente ou seguiria o tratado de extradição firmado com o governo da Itália.

O julgamento mais esperado, no entanto, é dos recursos contra a aplicação da lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Há mais de 25 processos circulando pelo STF questionando a regra definida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que criou um impasse inédito no Supremo quando ficou empatado em cinco votos contra e cinco votos a favor da validade da lei para o mesmo ano em que entrou em vigor.

A presidente Dilma não compareceu à posse de seu indicado.

Trajetória

Fux se formou em direito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1976, onde também deu aulas na década de 90.

A carreira profissional do novo ministro começou em um escritório de advocacia no mesmo ano em que se formou. Ele atuou como advogado de uma petrolífera por dois anos, até passar em concursos públicos. O primeiro deles o levou para a promotoria de Justiça, o segundo o alçou ao cargo de juiz eleitoral, sempre no Rio.

Em 1997, ele se tornou desembargador do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), mas foi em 2001 que sua carreira federal teve início.

Naquele ano, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso o indicou para o cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em uma das vagas destinadas a desembargadores de Tribunais de Justiça. Uma de suas principais atividades foi presidir a comissão de juristas que criou o anteprojeto do novo Código de Processo Civil Brasileiro, concluído no ano passado. Foi no STJ que Fux trabalhou até hoje.

quinta-feira, 3 de março de 2011

limites territoriais de Ilhéus e Itabuna serão discutidos


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, considerou proveitoso e de alto nível o encontro em seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, abrindo uma rodada de negociações para a revisão dos limites territoriais dos dois municípios, que disputam uma área onde estão localizadas as unidades do Atacadão e do Macro. 

Na oportunidade, ficou decidida a criação de comissões técnicas dos dois municípios que terão um encontro dia 17 de março, com uma equipe da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que estuda o pedido de revisão de limites intermunicipais.

Segundo o prefeito Azevedo existe uma série de dúvidas com relação aos limites intermunicipais e a alternativa encontrada no encontro foi a criação de comissões para tratar do assunto. A proposta é evitar perdas territoriais e financeiras para os dois municípios, corrigindo possíveis erros e distorções.

Itabuna, por exemplo, será representada por técnicos e pelos secretários de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Carlos Burgos; da Administração, Maurício Athayde; do Planejamento, Fernando Vita e da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, que também participaram do encontro entre prefeitos.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, estava acompanhado pelo chefe de gabinete, José Nazal, secretários da Fazenda, Jorge Bahia; da Infraestrutura, Marconi Queiróz, da Indústria, Comércio e Planejamento, Allison Mendonça. Ele explicou que a disputa não é uma guerra e vai ser discutida em alto nível entre os governos dos dois municípios, com a equipe da SEI que visitará a região.

Para ele, o assunto requer atenção e será tratado de forma amistosa, através do diálogo permanente e com um tratamento institucional, além do acompanhamento de técnicos das duas prefeituras.

Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 03-03-2011
Matéria distribuída em conjunto pelas duas prefeituras.

Paulo Lima agora na TV


Aqui, Paulo aparece ao lado do seu novo amor 
Há um mês na TV Itabuna, o experiente jornalista Paulo Lima vem dando um banho de audiência na telinha daquela emissora a cabo. Paulo Lima focaliza assuntos que dizem  respeito ao desenvolvimento local e regional.

O programa “Alô Cidade” é totalmente produzido e apresentado pelo próprio âncora  e tem levado ao ar personalidades da política, economia, artes plásticas, literatura e do jornalismo regional.

Portanto, você está convidado a assistir todos os dias na tela da TVI, das 18 às 19h, os maiores acontecimentos da região sul da Bahia. 

Foto: Adeildo Marques
  

PARABÉNS BARROSO!


Barroso um grande nome do Rádio Grapiúna!

Luis Carlos Barroso, filho primeiro de uma prole de cinco irmãos de pequenos agricultores - Valdomiro Pinto Barroso e Maria da Conceição, naturais da região de Camamu, baixo-sul do estado da Bahia, região tipicamente produtora de dendê, nasceu no Hospital Manoel Novais em 03 de Março de 1963.

Estudos - Com apenas dois anos de idade, foi entregue à senhora Maria José "Dona Souza" que o criou e o educou. Iniciou seus estudos nos colégios Firmino Alves e Estadual, onde fez o primeiro ano cientifico e por motivo de matrimônio abandonou os estudos com apenas 17 anos de idade. Casado com a senhora Maria Costa Barroso, tem uma filha 24 anos de idade - Roberta Costa Barroso já graduada e trabalhando no comércio de Itabuna.

Primeiro emprego – Em 1984, ‘‘Barroso’’ como era conhecido, a convite dos empresários Washington Setenta Júnior “Ota 70”, Carlos Leahy e Paulo Barbosa se integrou ao quadro funcional da Emissora Musical-FM, que mais tarde veio a se integrar a rede de comunicação da Igreja Universal (Rede Record), sendo a primeira Freqüência Modulada de Itabuna, na ocasião uma grande novidade.

Operador - Na Musical FM que tinha uma grande programação voltada para a MPB, Barroso iniciou sua nova profissão de operador de rádio.

Radio Difusora - Mais tarde, a convite de Paulo Barbosa, aposentado e residindo hoje em São Paulo, onde matem um estúdio de gravação, ingressou na Rádio Difusora, quando o diretor era o radialista José Malta, hoje vereador em São Francisco do Conde.

Tempo na Difusora - Já com 24 anos de serviços na Rádio Difusora, o experiente Barroso destaca como grandes patrões Washington 70 e Fernando Gomes, por não interferirem na programação do Rádio.

De Bom Jesus da Lapa - Enfatizou que a sua primeira transmissão aconteceu da cidade de Bom Jesus da Lapa, ao lado dos companheiros Henrique Queiroz e Nadson Monteiro, tendo na reta-guarda, o radialista Robério Menezes, considerado por ele um professor do Rádio Grapiúna; “um fato que ficou marcado na minha vida profissional pela beleza da festa do Bom Senhor Jesus” disse Barroso, acrescentando que a transmissão aconteceu via linha telefônica, e Robério Menezes, não acreditava no sucesso, “mas o sucesso está ai todos os anos, através do competente Nadson Monteiro, que não vai poder transmitir esse ano por obedecer a Lei Eleitoral, já que ele está concorrendo a uma vaga para o nosso Legislativo Itabunense. 
Produção: expressaounica, republicado em homenagem a data do aniversário do nosso amigo e colega "Barroso". Parabéns! Deus Çhe dê muita saúde e paz. 

Consultoria inicia processo de reestruturação da Ceplac


            O futuro modelo institucional que a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) terá começou a ser trabalhado com a apresentação de fases e metodologia pela consultoria internacional Symnetics. Foi durante reunião na tarde de terça-feira, 1º, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau da Ceplac, na Bahia, contando com a participação da Diretoria da Ceplac, Superintendências e Gerências Estaduais e servidores federais lotados no órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de representantes dos produtores de cacau e da sociedade baiana. 

            Na próxima segunda-feira, 14, a consultoria inicia pela Diretoria da Ceplac, em Brasília, os encontros setoriais e as reuniões de Grupos de Trabalho para ouvir e recolher sugestões que enriqueçam o projeto institucional. O diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota, disse que as ações terão a cooperação da Assessoria de Gestão Estratégico do Mapa, já que a Symnetics foi a empresa de consultoria responsável pelo projeto de reestruturação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ainda em andamento.
           
- Vamos utilizar a metodologia de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC) em que ações são planejadas a partir de conceitos e elementos fundamentais para construção do modelo em que se permite a visão da organização e suas perspectivas - informou a consultora Ana Carolina Chaer. Já o representante da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, Paulo Fresneda, destacou que as dificuldades não serão os encontros setoriais e as reuniões, mas a aplicação do plano estratégico, pois, segundo disse, “as organizações só mudam se as pessoas que as integram também desejarem mudar”.

            Durante a apresentação se estabeleceu um debate com perguntas das pessoas interessadas respondias pelo diretor da Ceplac e os consultores do Mapa e da Symnetics, cujo portfólio reúne empresas públicas e privadas de vários continentes. “Precisamos estar atentos na construção de uma organização moderna, inovadora e cujas metas e compromissos respondam aos anseios dos produtores de cacau dos estados brasileiros e da sociedade brasileira como um todo”, afirmou o coordenador-geral de Gestão Estratégica da Ceplac, Elieser Barros Correia, ressaltando que diversos segmentos serão chamados a opinar, inclusive os agricultores familiares.

ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição

quarta-feira, 2 de março de 2011

Juarez Vicente em Ibicaraí

O experiente jornalista Juarez Vicente está prestando seus serviços à Prefeitura de Ibicaraí. Foi contratado pelo diretor da Assessoria de Imprensa, Riedson Trindade, que se encontrava nos Estados Unidos da America e veio para mostrar trabalho.

Quem está de parabéns é o Prefeito Lenildo Santana e a população de Ibicaraí, pois o nosso amigo Juarez, além de ser filho daquela cidade trata-se de um excelente profissional. É também um estudioso no assunto no que diz respeito à Lei Eleitoral.

Juarez, foi editor e redator de vários jornais, revistas, televisão e assessorias de imprensa de Itabuna e Ilhéus. Ultimamente é editor do jornal Correio dos Municipios e blogueiro dos blogs bockadefogo.blogspot.com e Juarezvicentedecarvalho.blogspot.com  

Recadastramento do Bolsa Família é temporariamente suspenso

Em função das mudanças no sistema de acesso ao cadastro nacional do Bolsa Família, a coordenação do programa em Itabuna suspendeu, temporariamente, o trabalho de recadastramento até a normalização dos serviços.

Segundo o diretor de Combate à Pobreza da Secretaria de Assistência Social, Márcio Abreu, Itabuna tem 21 mil famílias atendidas pelo programa. “Nós operávamos com um programa de base local, que passou a ser integrado numa rede nacional, mas não tem ainda a rapidez desejada”, esclarece.

Ele explica, também, que em função das alterações no sistema online os municípios estão tendo dificuldade de acesso em todo o país: “Por isso, estamos suspendendo, de forma temporária, o recadastramento até a normalização da rede, mas sem que cause nenhum prejuízo para as famílias atendidas pelo Bolsa Família”, garante.

A coordenação do programa manterá neste período o atendimento das famílias que estão com os benefícios bloqueados e deverá retornar o recadastramento logo que sejam solucionados os problemas de lentidão na rede nacional.

Por: Kleber Torres Reportagem : Osvaldo Bispo Fotos: Pedro Augusto 02-03-2011
Leia mais:

Lançando bases para o futuro CEPLAC comemora 54 anos



O diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota, anunciou, ontem (1º.3), no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) da Ceplac, na Bahia, o início das oficinas do Planejamento Estratégico que prepararão as bases da instituição para o futuro. O evento se deu na cerimônia de comemoração dos 54 anos de criação da Ceplac reunindo convidados, produtores de cacau e servidores federais lotados no órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O planejamento será realizado em nove meses por empresa de consultoria que ganhou concorrência pública da Ceplac para ouvir o conjunto de servidores nos estados produtores de cacau, a sociedade brasileira e instituições parceiras acerca da melhor modelagem. Na solenidade, o diretor Jay Wallace Mota falou da contratação de bolsistas com mestrado e doutorado para a pesquisa e extensão rural e sobre o plano de cargos e salários que tramita na alta esfera da administração federal e dará suporte à novas contratações.

As comemorações do aniversário de criação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), através de Decreto de 20 de fevereiro de 1957, pelo então presidente da República Juscelino Kubisthchek de Oliveira, também foram marcadas por homenagens ao ex-diretor técnico Paulo de Tarso Alvim Carneiro, falecido semana passada, aos 92 anos. Além de minuto de silêncio e de pronunciamentos dos pesquisadores Edna Dora Newmann Luz, Raul Valle e Paulo Roberto Siqueira, e do extensionista Paulo Roberto Setubal, os discursos foram permeados de lembranças do renomado cientista internacional.

A Ceplac, seus pesquisadores e extensionistas e servidores técnico-administrativos mereceram destaque dos produtores rurais José Carlos Maltez, representante da Associação dos Produtores de Cacau (APC), e Fausto Pinheiro, da Câmara Setorial do Agronegócio Cacau. Ambos fizeram agradecimentos por ter a Ceplac repassado conhecimento e tecnologia ao produtor de cacau e, principalmente, pela produção de clones de cacaueiros resistentes e tolerantes à vassoura-de-bruxa e de alta produtividade.

“No aniversário da Ceplac a gente tem certeza do bom caminho que ainda se está construindo com a massa critica dessa casa, já que 2010 foi ano bom para cacau. O produtor sabe que tendo algum recurso para aplicar na lavoura, a recuperação será gradativa, mas crescente”, disse Maltez. “A gente saiu de um cacau comum sem qualificação, para um cacau de qualidade superior, cacau fino. Já estamos fazendo chocolate em algumas iniciativas individuais e aqui na Ceplac, onde o ensinamento é repassado ao cacauicultor”, disse Fausto Pinheiro.

Ao destacar que não tem na agricultura mundial um modelo tão singular de geração de ciência e transferência de tecnologia, a partir da pesquisa e extensão rural, como o da Ceplac, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho, lembrou que a instituição é referência científica internacional a partir do legado do cientista Paulo de Tarso Alvim e de outros pesquisadores. “O Centro de Pesquisas do Cacau e a Ceplac são referências mundiais no estudo da vassoura-de-bruxa e na biologia molecular, o que orgulha a todos nós”, discursou.

ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...