sábado, 15 de janeiro de 2022

Sala do Empreendedor é inaugurada em Jussari, no Sul da Bahia

Essa é o 12ª espaço inaugurado nos municípios no âmbito do Sebrae em Ilhéus


IMG_1834.jpg
                               Foto: Divulgação - Prefeitura de Jussari
A partir desta sexta-feira (14), o município de Jussari, no Sul da Bahia, passou a contar com os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor. A inauguração da unidade foi feita durante a manhã, pela prefeitura do município, em parceria com o Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A unidade irá funcionar das 8h às 15h.

O local vai beneficiar empreendedores de pequenos negócios com orientações e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de capacitações que auxiliam na gestão e no acesso ao mercado. A sala irá funcionar na sede da CDL anexo ao Centro Administrativo da cidade.

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, que participou da inauguração, a Sala do Empreendedor busca facilitar os processos de abertura, regularização e baixa de empresas, assim como, traz serviços exclusivos para o Microempreendedor Individual (MEI).

“A Sala do Empreendedor é um espaço do empresário e do agricultor para obter todas as informações, para facilitação na abertura do seu negócio, orientação técnica e também para criar um planejamento de cursos, de capacitação, de orientação para o crédito”, destacou Claudiana.

Da -  Agencia Sebrae de Notícias

Municípios atingidos pelas chuvas no Sul da Bahia são beneficiados

Prefeitos e representantes dos municípios associados à Amurc foram contemplados nesta sexta-feira, 14, com a doação de donativos para atender as famílias que sofreram prejuízos materiais com as fortes chuvas. A iniciativa é fruto de uma articulação do Sesi Nacional e Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Ministério da Cidadania, com a participação do ministro João Roma e do superintendente do SESI Bahia, Armando Neto.

Ao todo são: 5.288 Colchões de Solteiro, 4.724 Kits com Lençóis, travesseiros e fronhas), 2.933 Kits de Higiene, Fraldas e Água mineral, que já começaram a ser distribuídos aos municípios. Os itens desta nova remessa foram adquiridos com recursos doados pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo SESI Bahia. A mobilização realizada pela FIEB terá, ainda, uma terceira etapa, com a entrega de mais cestas básicas para as vítimas dos estragos provocados pela chuva.

       O prefeito de Coaraci, Jadson Albano, parabenizou a iniciativa das instituições, o apoio do Governo Federal para atender as necessidades do povo que foi afetado pelas enchentes. “E agora, teremos agilidade para fazer com que esses apoios cheguem às populações mais sofridas. É uma demonstração de cidadania para o povo que mais sofre”, destacou o gestor. - ascom

 

ACM NETO CRITICA O PT

 Governos do PT “maltrataram” servidores públicos, critica ACM Neto

Governos Do PT “maltrataram” Servidores Públicos, Critica ACM Neto
    Em entrevista à Jequié FM, pré-candidato ao governo ainda revelou que pretende criar Hubs de tecnologia nas regiões do estado

O pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (Democratas) afirmou nesta sexta-feira (14) que os governos do PT na Bahia maltrataram os servidores públicos. Em entrevista à rádio Jequié FM, ele lembrou que o ex-governador e atual senador Jaques Wagner (PT), em sua campanha em 2006, levou contracheque de policiais e professores para a televisão e sempre usou isso como bandeira e discurso político. “Chegaram no governo e maltrataram os servidores”, ressaltou.

Na entrevista, Neto, que testou positivo para Covid-19 e está em isolamento, voltou a destacar a necessidade de cumprimento das medidas preventivas, falou sobre o potencial econômico de Jequié, ressaltou os índices negativos de educação e segurança pública no estado e revelou que pretende criar Hubs de tecnologia nas regiões do estado como forma de desenvolver ideias e dar suporte à economia baiana.

Sobre os servidores, ACM Neto afirmou que tem dialogado com diversas categorias. “Onde eu chego na Bahia, ouço os servidores em geral, e em particular professores e policiais, estão muito machucados, desvalorizados, seja pela questão salarial, seja também pelas condições de trabalho. E não há governo forte, não há hipótese é um governo produtivo, eficiente, sem que o funcionalismo esteja motivado, vestindo a camisa, correndo atrás”, afirmou.

Ele ressaltou que, no diálogo com o funcionalismo público, não vai prometer o que não pode cumprir e falou também sobre o Planserv, frequentemente alvo de críticas dos servidores. “Quem conhece sabe: não é porque nós vamos ter eleição esse ano que vamos prometer milagre, prometer coisas impossíveis. Mas eu tenho aberto um diálogo franco com os servidores públicos, primeiro para ter o conhecimento pleno dessa realidade e dos problemas acumulados ao longo desses quase dezesseis anos e, segundo, com a perspectiva de valorização das carreiras, de apoio ao funcionalismo”, disse.

Ao falar do Planserv, o pré-candidato lembrou que implantou um plano de saúde para servidores de Salvador no período em que foi prefeito. “O que a gente viu acontecendo no Planserv durante esse tempo todo foi um esvaziamento, descredenciamento de clínicas e hospitais. Muitas vezes o servidor precisa recorrer a uma clínica, a um hospital, para fazer um exame, marcar uma consulta e não tem alternativa. Então, o servidor tem que ser valorizado, priorizado. Eu não vou fazer politicagem com os servidores”, salientou.

Tecnologia
ACM Neto afirmou que é preciso repensar o modelo de gestão dos polos industriais do estado, chamando os empresários para o diálogo, inclusive na procura por novos negócios. “É preciso criar um ambiente favorável para os investimentos. O poder público tem que entrar com aquilo que é de sua responsabilidade, infraestrutura, política fiscal, facilitar os procedimentos legais, regularização de alvará, de licença. O estado tem que entrar com tecnologia, com suporte. Do outro lado, você tem que ter o empresário também envolvido na gestão ao lado do poder público na busca de novos investimentos”, disse.

Neste sentido, pontuou que pretende criar Hubs de tecnologia, ao lembrar também que em sua gestão foi criado um Hub, que funciona no Comércio. “Hub é um grande espaço onde o poder público cria as condições para implantação de startups e vão desenvolver ideias, sejam para a região, sejam para serem exportadas. A gente tem que levar tecnologia, pegar essa juventude que está chegando com a cabeça nova, arejada, criativa, cheia de talento para ajudar a pensar. Eu pretendo fazer em Jequié e em outras cidades da Bahia esses grandes centros de tecnologia para desenvolver ideias e para dar suporte à economia real, à indústria, ao agronegócio, ao comércio”, ressaltou.

Ele ainda lembrou que a Bahia tem hoje o maior número de homicídios do país e o pior ensino médio entre os estados. “O correto é a Bahia ser o primeiro lugar em educação e último lugar na violência. E uma coisa está ligada à outra, e as duas coisas, segurança e educação, no fundo não vão mudar se não houver um compromisso dos servidores de participarem dessa luta. E eu sei que eles querem, mas dependem de um governo que os estimule, que chame para resolver o problema conjuntamente, e é o que pretendo fazer caso tenha a oportunidade de ser governador”, frisou.

Do - blog Costa do Cacau

Bahia atinge 8.732 casos de Covid-19 e 8 óbitos pela doença

Bahia atinge 8.732 casos de Covid-19 e 8 óbitos pela doença
Foto: Paula Froes / GovBa

Do - Bahia Notícias - A Bahia registrou neste sábado (15), 8.732 casos ativos de Covid-19. A última vez que o estado teve um número de ativos maior ao de hoje foi em 24 de setembro de 2021, quando foram registrados 9.042 ocorrências. 

 

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), ainda aponta oito óbito e  918 casos de Covid-19 nas últimas 24h. 

 

Dos 1.287.084 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.250.694 já são considerados recuperados e 27.658 tiveram óbito confirmado.

 

A Sesab informou que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

 

Até o momento no estado, 10.881.885 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 264.125 com a dose única, 8.969.677 com a segunda dose e 1.722.972 com a dose de reforço.

Moradores de Minas avistam meteoro que adentrou a atmosfera

 Relatos incluem um rastro de luz deixado no céu acompanhado de estrondo

Rastro de luz e estrondo foram relatados pelos moradores. Foto: Reprodução/Twitter
Do - Diário do Poder - Os moradores do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba foram surpreendidos, na noite desta sexta-feira (14), com uma explosão no céu de um meteoro que adentrou a atmosfera terrestre.

O fenômeno foi avistado nas cidades de Patos de Minas, Uberlândia, Santa Juliana, Nova Ponte, Pedrinópolis e Perdizes e Iraí de Minas.

Segundo relatos nas redes sociais, os moradores avistaram um clarão no céu que deixou um rastro de luz, acompanhado de estrondo.

Apesar do susto, não foram relatadas ocorrências de uma possível queda de fragmentos em regiões habitadas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

ITABUNA EM FOCO:

Ônibus do Social dá apoio na assistência às famílias vítimas das enchentes de dezembro

A Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) está utilizando o Ônibus do Social como transporte para a entrega de alimentos, colchões,  produtos de higiene e água para as famílias vítimas da enchente que devastou 40% da zona urbana do município  de Itabuna no final de 2021.

O ônibus tem percorrido as áreas mais afetadas dando o necessário suporte aos técnicos da Semps. Até agora, já passou, por exemplo, pelos bairros: Mangabinha, Nova Mangabinha, Ferradas, Nova Ferradas, Núcleo Habitacional da Ceplac e Gogó da Ema.

“A intenção é dar celeridade nas entregas para assistir as famílias que estão com urgência no atendimento humanitário. Então,  o apoio do Ônibus do Social tem sido fundamental na logística”, explica a titular da Semps, secretária Andrea Castro.

O roteiro das entregas têm sido montado pelas equipes de logística de acordo com as necessidades das famílias e buscando atender ao máximo de regiões da cidade que sofreram com as cheias. A intenção é que nenhuma área afetada pela enchente fique desassistida neste momento.
Secretaria de Promoção Social esclarece: famílias desabrigadas serão as primeiras contempladas com os auxílios “Recomeço” e “Aluguel Social”

“Estamos na fase de levantamento das famílias desabrigadas, porque elas serão as primeiras a serem contempladas com o ‘Auxílio Recomeço’, no valor de R$ 3 mil, e ‘Aluguel Social’ que será de 40% do salário-mínimo, o equivalente a R$ 484,28 justamente porque ainda estão nos abrigamentos mantidos pela Prefeitura de Itabuna e porque o decreto estabelece estes como grupo prioritário”, esclareceu a secretária Andrea Castro.

Ainda segundo a titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), os trabalhos das equipes têm sido de ir aos locais atingidos para certificar exatamente a área das casas atingidas e quem são as famílias que receberão os benefícios.

“Nós não podemos ter cadastro em duplicidade, porque os auxílios serão pagos por família como estabelece a Lei. Por isso, a análise tem que ser bastante criteriosa. O que a gente orienta é que as famílias aguardem, porque todas as áreas atingidas serão visitadas”, garante a secretária Andrea Castro.

No dia 6 de janeiro, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), regulamentou a Lei nº 2.576, para definir critérios para concessão do “Auxílio Recomeço” e “Aluguel Social” às famílias desabrigadas pela enchente do Rio Cachoeira e pelas chuvas na penúltima semana de dezembro do ano passado.

A concessão dos benefícios, em regime especial, estará condicionada à obtenção do Laudo da Defesa Civil e Parecer Social do beneficiário, conforme o grupo de prioridade, para efeito de comprovação da extensão das perdas e da real necessidade de recebimento dos benefícios, que ateste seu estado de vulnerabilidade, expedidos pela Prefeitura, através dos órgãos competentes.
Técnico da Defesa Civil Nacional visita áreas críticas  para diagnóstico pós-enchentes  

O engenheiro da Defesa Civil Nacional, Bráulio Eduardo da Silva Maia, está em Itabuna. Ele veio para ver de perto e confirmar as informações do Plano de Trabalho para a reconstrução da cidade, após a enchente ocorrida em dezembro passado, repassadas pela Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop). Um relatório fotográfico sobre as áreas com inundações, deslizamento de terras e a avaliação técnica completa feita por especialistas também foi encaminhada.

Acompanhado pelo coordenador interino da Defesa Civil Municipal, Yuri Bandeira, o engenheiro Bráulio Maia visitou na tarde de ontem e na manhã desta sexta-feira, dia 14, o Bairro da Bananeira. Em seguida os bairros Maria Matos (Rua de Palha) e a Beira Rio do Nova Itabuna, áreas consideradas mais críticas no pós-enchente onde casas foram inteiramente destruídas.  

Além da construção de moradias para as famílias desabrigadas, a Prefeitura solicitou a recuperação de 12 quilômetros de asfalto destruídos pelas cheias, limpeza de canais e bueiros e construção de muros de arrimo em locais onde houve deslizamento de terras.  

“Não temos dúvida do apoio que teremos da Defesa Civil Nacional diante do quadro em que o município se encontra, com centenas de famílias desabrigadas, que atualmente dependem da ajuda da Administração municipal e do trabalho de voluntários que continuam prestando solidariedade para a sobrevivência destas vítimas. Além disso, parte da cidade foi destruída pelas águas e precisam de reconstrução”, destacou Yuri.

O coordenador interino da Defesa Civil se mostra otimista com o apoio que Itabuna vem recebendo, ao lembrar que a situação do município despertou a atenção de autoridades nacionais, trouxe ministros, secretários de estado, além do governador da Bahia, Rui Costa que se comprometeram na ajuda necessária para a reconstrução de Itabuna.

O coordenador interino da Defesa Civil adiantou que inicialmente foi solicitada à Defesa Civil Nacional recursos estimados em R$ 118 milhões para a construção de ao menos mil novas casas destinadas para as famílias ribeirinhas. Elas perderam suas casas completamente, móveis e utensílios domésticos e estão abrigadas em escolas públicas, galpões e no campus da UFSB.

 “O prefeito Augusto Castro tem se movimentado em busca de ajuda junto aos governos estadual e federal visando atender todas as famílias em situação de vulnerabilidade social em função das cheias do Cachoeira e das fortes chuvas que devastaram Itabuna”, comentou.

 SAQUE DO FGTS

Sobre o saque do FGTS que atende aos municípios afetados pelas enchentes, Yuri Bandeira disse que não há necessidade de nenhum atestado por parte da Defesa Civil Municipal para que as famílias façam o resgate do FGTS Calamidade liberado pela Caixa Econômica Federal. Ele explica que as pessoas devem usar o aplicativo FGTS para pedir o benefício ou os demais canais de atendimento da instituição financeira federal.

Ministro João Roma entrega donativos do Sesi/Sistema Fieb para desabrigados 

A Prefeitura de Itabuna recebeu donativos na unidade do Sesi/Sistema Fieb, na rodovia Ilhéus -Itabuna, na manhã desta sexta-feira, dia 14, que serão distribuídos às famílias desabrigadas que sofreram prejuízos materiais em decorrência das enchentes do Rio Cachoeira e das fortes chuvas do final do ano passado. O ato de entrega simbólico contou com a presença do ministro da Cidadania, João Roma, e de uma comitiva de prefeitos de cidades da região que também foram afetadas.

Foram doados materiais importantes que serão distribuídos para o recomeço de várias famílias do sul da Bahia: 5.288 colchões de solteiro, 4.724 Kits com lençóis, travesseiros e fronhas, 2.933 kits de higiene, fraldas e água mineral. Desse total, Itabuna recebeu 200 colchões, 100 kits de lençol, travesseiros e fronhas, 50 kits de higiene e 50 fardos de água mineral de 1,5 litros.

O ministro Roma lembrou que esta nova visita à região é resultado de várias ações que vêm sendo realizadas pelo Governo Federal desde o primeiro momento das fortes chuvas e cheias da região. “Uma situação de calamidade como essa, requer várias fases de assistência e a união de esforços. Desde o princípio, que a nossa presença tem sido constante, inclusive no momento do epicentro das chuvas na região”, afirmou.

Segundo o ministro da Cidadania, “Após vencermos a fase de preservar as vidas e retirar as pessoas das áreas de risco, agora estamos focados, somando esforços para minimizar o sofrimento dessas pessoas que estão traumatizadas com essa calamidade. Aqui, por meio do Sesi, estamos trazendo uma grande ajuda para amenizar o sofrimento dessas pessoas,” sentenciou.

O superintendente do Sesi na Bahia, Armando Costa, ressaltou a importância da presença do Sesi na vida de centenas de famílias que atualmente estão desalojadas ou desabrigadas no Sul do Estado. “O Sistema Fieb é amigo da Bahia. Estamos felizes em dar a nossa colaboração nesse momento tão difícil, mostrando a essência do Sesi para a área social”, declarou.

Itabuna esteve presente na cerimônia simples no Sesi, com a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, que representou o prefeito Augusto Castro (PSD), que cumpre agenda de trabalho em Salvador. Ela estava acompanhada pela subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, e pela gestora do SUAS/Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Suse Mayre Martins Azevedo.

Para a secretária Sônia Fontes, o Governo Federal tem sido muito presente neste momento em que várias famílias perderam tudo que tinham. “As necessidades destas pessoas são infindáveis, mas todos estamos empenhados para que essas famílias possam reconstruir suas vidas”, finalizou.

Prefeitura faz mais uma atualização de valores das doações ao Pix da Defesa Civil

A Prefeitura de Itabuna e Banco do Brasil atualizaram, nesta sexta-feira, dia 14, o saldo atual da conta-corrente da Defesa Civil Itabuna de n° 131.740-7 agência 0070-1, Pix n° 14147490000168, de titularidade do Município de Itabuna. Até às 15:02:15 de hoje o saldo  é de R$ 2.687.594,82 (Dois milhões, seiscentos e oitenta e sete  mil,  quinhentos  e noventa e quatro reais  e oitenta e dois centavos).
 
Os valores foram arrecadados por meio de doações feitas por milhares de voluntários de diversas regiões do Brasil e do exterior através de depósitos ou via Pix. O recurso financeiro será utilizado para ajudar as famílias que perderam tudo nas enchentes do final de dezembro do ano passado.

A atualização é realizada, diariamente, como forma de transparência da gestão do prefeito Augusto Castro ( PSD) com a comunidade, que tem ajudado voluntariamente a população desabrigada.

A gestão municipal ressalta que o saldo informado, mediante ofício da gerência da instituição financeira, pode sofrer alterações ao longo dia e compreende todos os valores recebidos do dia 25 de dezembro até a presente data. Além disso, a referida conta-corrente não tem movimentação alguma neste período.

Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulga hoje o Boletim do Covid-19. Itabuna registra 35.402 pacientes curados, 36.539 confirmados, sendo 140 casos ativos; leitos em UTI ocupados 17; leitos de UTI disponíveis 06; internados em leitos clínicos, 20; disponíveis, 20; óbitos confirmados  702 e óbitos descartados, 295.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna 

Estudo chinês revela que CoronaVac tem eficácia contra variante Ômicron


Artigo médico-científico contém dados observados em laboratório

Do - Diário do Poder - Um estudo realizado por pesquisadores de universidades chinesas e publicado na última segunda-feira (10) na revista Emerging Microbes & Infection, aponta que a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac, tem efetividade na neutralização da variante Ômicron. O estudo ainda á preliminar. Apesar de já ter sido publicado e passado por revisão de pares, o artigo médico-científico contém dados observados em laboratório, o que ainda não demonstra se há a mesma efetividade na população em geral.

Para o estudo, os pesquisadores usaram pseudovírus contendo a proteína Spike de sete variantes do vírus Sars-CoV-2: Ômicron, Alpha, Beta, Gama, Delta, Lambda e Mu. Um pseudovírus é uma partícula viral que possui todas as propriedades do vírus, com a diferença de que ele não infecta as células. Os pseudovírus foram utilizados na pesquisa por permitir uma manipulação mais segura em laboratório.

No experimento foi utilizado plasma sanguíneo de pessoas vacinadas com a CoronaVac e também de pessoas com infecção prévia. Essas amostras são então infectadas com os pseudovírus que carregam a proteína Spike das variantes.

O teste consiste em checar se anticorpos gerados em decorrência da vacina vão neutralizar, ou seja, combater o vírus nesse cultivo. O resultado é então comparado com a capacidade de neutralização dos anticorpos da linhagem de vírus que circulava no início da pandemia.

Os testes de neutralização conseguem avaliar a capacidade dos anticorpos de erradicar o vírus, mas não medem outros aspectos de defesa do organismo, como por exemplo a memória do sistema imunológico.

O que diz o estudo

Após produzidos os pseudovírus das sete variantes, pesquisadores analisaram anticorpos neutralizantes de 16 pessoas convalescentes de covid-19 e também de 20 pessoas que haviam tomado duas doses da vacina CoronaVac. O estudo não incluiu pessoas que tomaram doses de reforço.

No caso das pessoas que tiveram a infecção prévia, foi observada uma redução de 10,5 vezes da neutralização contra a variante Ômicron, ou seja, a neutralização pela Ômicron é 10,5 vezes pior do que para cepa original do novo coronavírus. No caso da Alfa, a redução é de 2,2 vezes; 5,4 vezes contra a Beta; 4,8 vezes contra a Gama; 2,6 vezes contra a Delta; 1,9 vez contra a Lambda; e 7,5 vezes contra a variante Mu.

Já no teste feito com os anticorpos neutralizantes das 20 pessoas que tinham tomado as duas doses da vacina CoronaVac, a redução de neutralização média foi de 12,5 vezes sobre a Ômicron; de 2,9 vezes contra a Alfa; 5,5 vezes contra a Beta; 4,3 vezes contra a Gama; 3,4 vezes contra a Delta; 3,2 vez contra a Lambda; e 6,4 vezes contra a variante Mu.

Para os autores do trabalho, essa redução de neutralização de cerca de 12,5 vezes da CoronaVac frente a Ômicron – que demonstra perda de efetividade da vacina em relação à cepa original – é muito “melhor do que os trabalhos publicados sobre duas doses de vacinas de RNA mensageiro, nas quais foi observada uma diminuição de 22 vezes e de 30 até 180 vezes da neutralização em imunizados com a Pfizer”.

Mesmo assim, os autores destacam que a comparação dos estudos da CoronaVac com a Pfizer pode ter problemas, já que a diferença encontrada entre eles pode ser atribuída a ensaios diferentes ou amostras diferentes.

“A CoronaVac, ou outras vacinas inativadas, induzem um repertório maior de imunidade contra covid-19. Recentemente, há evidências científicas de que a capacidade de neutralização da CoronaVac contra a variante Ômicron é maior do que a capacidade das vacinas baseadas em proteína S. A consequência disso é que as vacinas inativadas, como a CoronaVac, resistem mais às variantes”, disse Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.

Para especialistas que leram o estudo publicado na revista científica, ainda faltam dados para que seja possível afirmar que duas doses da CoronaVac seriam suficientes para neutralizar a Ômicron. Eles destacam que faltam dados, por exemplo, de resposta celular. Eles também lembram que o resultado observado com anticorpos neutralizantes nem sempre corresponde ao que é observado em cenários epidemiológicos reais.nas aprovadas até este momento foram desenvolvidas para combater apenas a cepa original do SarS-CoV-2, que surgiu inicialmente na China. Todas elas apresentam, em maior ou menor grau, queda de eficácia em relação às variantes.

Vacinação

Independentemente do resultado desse estudo, especialistas lembram que vacinas salvam vidas. Ontem (12), em entrevista coletiva, o coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, disse que as vacinas que estão sendo aplicadas em todo o mundo ajudam a prevenir mortes e hospitalizações por covid-19.

Segundo ele, a variante Ômicron, que fez os casos de covid-19 explodirem em todo o mundo, tem sido, no geral, uma pandemia de não vacinados. “Estamos enfrentando uma pandemia dos não vacinados. E, quando se fala dos não vacinados, estamos falando das pessoas com mais de 18 anos que não completaram o seu esquema vacinal e das crianças que ainda não foram vacinadas. Esses dois segmentos é que são responsáveis por esse acréscimo no número de internações e de casos”, disse ele. “Quando dizem que esta variante é inofensiva, que os casos são leves, temos que levar em consideração que isso é resultado da vacinação. O número de pessoas que ainda se infectam é muito elevado. E internações, embora não sejam tão graves, são muito elevadas”, falou Gabbardo.nológica

O Instituto Butantan divulgou que um outro estudo, feito no Chile e que ainda não foi publicado, demonstrou que três doses da CoronaVac foram capazes de reforçar a resposta imunológica celular contra a variante Ômicron.

“Os primeiros resultados que obtivemos são respostas celulares, que são células chamadas linfócitos T, que reconhecem antígenos de coronavírus. Fomos capazes de medir a capacidade de reconhecimento e de resposta imune em amostras obtidas de pessoas vacinadas com duas doses da CoronaVac, mais a dose de reforço, e detectamos um nível significativo de reconhecimento da proteína S da variante Ômicron”, disse o pesquisador Alexis Kalergis, diretor do Instituto Milênio de Imunologia e Imunoterapia, professor na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em entrevista à Rádio Pauta.

Para a pesquisa, foi analisado um grupo de 24 pessoas com ciclo vacinal completo feito com a CoronaVac e que haviam recebido uma dose de reforço do mesmo imunizante após seis meses. Amostras de sangue dos vacinados foram avaliadas em laboratório para verificar a capacidade específica dos linfócitos T em identificar cepas da variante Ômicron. “Esses linfócitos T têm a capacidade de reconhecer células infectadas para eliminá-las. Para conseguir isso, os linfócitos T também devem produzir uma molécula antiviral chamada interferon gama e nossos resultados mostram que essa molécula foi efetivamente produzida”, disse o pesquisador chileno.

Bahia registra 14 óbitos em 24h e atinge 7.256 casos ativos de Covid-19.

 Casos só aumentam na Bahia 

Na Bahia, 7.256 casos de coronavírus encontram-se ativos. Esse número é o maior desde 26/07/2021,

Oboletim epidemiológico desta quinta-feira (13) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) mostra que na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.999 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,16%) e 903 recuperados (+0,07%). O boletim também contabiliza 14 óbitos nas últimas 24 horas.

Dos 1.283.736 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.248.838 já são considerados recuperados, 7.256 encontram-se ativos e 27.642 tiveram óbito confirmado. Esse número é o maior desde 26/07/2021, quando o estado da Bahia apresentou 7.796 casos ativos para Covid-19.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.708.135 casos descartados e 278.315 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 53.263 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Até o momento temos 10.864.784 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.485 com a dose única, 8.950.376 com a segunda dose e 1.668.352 com a dose de reforço.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Cearenses divulgaram campanha para seus 3 milhões de seguidores no Instagram

Influenciadores Diego Nogueira e Thiago Cosmo convocam seguidores para ajudar na campanha de doação da LBV para afetados pelas enchentes na Bahia

Diego Nogueira
Por - Mário Tito - As fortes chuvas na região sul do estado da Bahia deixaram inúmeras famílias desabrigadas, muitas perderam tudo. Com isso, a Legião da Boa Vontade está com uma campanha para arrecadar doações para os afetados. As doações contam com pontos físicos em São Paulo e pontos estratégicos na Bahia. Os influenciadores digitais Thiago Cosmo e Diego Nogueira entraram de corpo e alma na campanha e usaram suas redes sociais para divulgar o trabalho da LBV na Bahia. Juntos, eles possuem mais de 3 milhões de seguidores. 


"Eu já tinha feito uma doação para o 'SOS Bahia', mas acredito que divulgar todas as campanhas possíveis é muito importante. Gosto muito de brincar nas minhas redes sociais, mostrar meu dia a dia, mas agora o momento é de unir forças em prol de quem está sofrendo com essas fortes chuvas. Se pelo menos um seguidor contribuir já é muito importante" conta Diego. 
Thiago Cosme
A campanha da LBV se iniciou no mês de dezembro, quando o estado da Bahia começou a sofrer com as chuvas. Até o momento, mais de 30 toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza foram doados e entregues à Defesa Civil. O objetivo é que mais de 100 cidades sejam beneficiadas com as doações. Thiago Cosmo fala da importância da campanha. "Este é um momento muito importante de mostrar união. Que quem tenha condições possa doar, e quem não tem como ajudar com alimentos ou dinheiro, que possa ajudar na divulgação, para que mais pessoas saibam como contribuir com quem está sofrendo com essas enchentes". 

Para doação em dinheiro:

LBV.org ou através do PIX oficial da instituição pix@lbv.org.br

Para doação de alimentos e produtos de higiene e limpeza: 

São Paulo:
Avenida Rudge, 700, Bom Retiro, na capital paulista.

Bahia:
- Itabuna: Av. Bionor Rebouças, 135, Caixa D´Água, Tel.: (73) 3212-6242

- Lauro de Freitas: Rua Prof. Teócrito Batista, s/n, Itinga, ao lado do Caic, Tel.: (71) 3288-6149

- Salvador: Av. Porto dos Mastros, 19, Ribeira, Tel.: (71) 3312-0555

- Salvador: Rua Odilon Dórea, 676, Brotas, Tel.: (71) 3234-9314

Terceira parcela do Auxílio Brasil incluirá 3 milhões de famílias

 Pagamento começará no dia 18, junto com Auxílio Gás

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal - Foto: EBC.

Do - Diário do Poder - Prevista para começar a ser paga na próxima terça-feira (18), a terceira parcela do Auxílio Brasil incluirá 3 milhões de famílias, anunciou hoje (13) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Com a medida, o total de famílias atendidas aumentará para 17,5 milhões.

Com a promulgação da emenda constitucional que permitiu o parcelamento de precatórios (dívidas reconhecidas definitivamente pela Justiça), o valor da parcela passou para R$ 400. As famílias incluídas no programa receberão o Auxílio Brasil por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a movimentação de depósitos em contas poupança digitais, até o recebimento do cartão.

As novas famílias não precisarão ir às agências para validarem o cadastro no Auxílio Brasil. Isso porque a inclusão no programa baseou-se em pedidos antigos processados pelo Ministério da Cidadania. “Esse cadastramento foi realizado, no mesmo modo que no auxílio emergencial lá atrás. Então, a validação já foi realizada”, explicou.

Auxílio Gás

O presidente da Caixa também anunciou que o pagamento do Auxílio Gás, que fornecerá uma ajuda temporária para famílias mais pobres comparem gás de cozinha, ocorrerá nos mesmos dias que o do Auxílio Brasil. As famílias foram escolhidas conforme as regras definidas pelo Ministério da Cidadania.

O Auxílio Brasil seguirá o calendário do antigo Bolsa Família e pagará as parcelas nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O pagamento da parcela de janeiro começará no próximo dia 18, para beneficiários com NIS 1, e terminará no dia 31, para beneficiários com NIS de final 0.

Cerca de 108,3 mil famílias de municípios do norte de Minas Gerais e do sul da Bahia atingidas pelas enchentes em dezembro começaram a receber o Auxílio Gás no mês passado. Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026 com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses. Atualmente, a parcela equivale a R$ 56.

Para este ano, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão. Só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), tem pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Pedro Guimarães também anunciou o depósito do retroativo da cota adicional do auxílio emergencial de 2020 para cerca de 823,4 mil pais solteiros. O crédito será feito por meio do aplicativo Caixa Tem na mesma conta poupança digital usada para receber o auxílio emergencial.(ABr)

ASSAÍ ABRE MAIS DE 270 VAGAS DE EMPREGO

 

ASSAÍ ABRE MAIS DE 270 VAGAS DE EMPREGO PARA SUA 1ª LOJA EM TEIXEIRA DE FREITAS (BA) 

Crédito: Divulgação

Assaí Atacadista está com 274 vagas de emprego abertas para a futura inauguração de sua 1ª loja em Teixeira de Freitas, na Região Sul da Bahia. As oportunidades deste processo serão para compor o time da nova loja que será inaugurada na Av. São Paulo, no bairro Vila Caraípe, nos próximos meses, e são todas efetivas, abrangendo diferentes áreas. Entre alguns dos postos dos setores, que oferecem funções técnicas, operacionais e de liderança, estão: 

- chefe de seção; 

- fiscal de prevenção de perdas; 

- repositor de mercadorias; 

- operador de caixa; 

- auxiliar de manutenção; 

- operador de empilhadeira; 

- auxiliar de cozinha; 

- açougueiro; 

- auxiliar de açougue; 

- auxiliar de RH; 

  

Além de funções que também incluem oportunidades para pessoas com deficiência.  

  

Os interessados e as interessadas devem se cadastrar exclusivamente no site https://expansaoassaiteixeiradefreitas.gupy.io/ até o dia 28 de fevereiro. Para iniciar a participação no processo seletivo, é necessário ter em mãos RG, CPF, número de telefone e endereço de e-mail.  O processo seletivo será realizado de maneira híbrida, com etapas online e também presenciais.  

  

A abertura da nova unidade é uma continuidade ao plano de expansão orgânica da marca, que mais que dobrou sua presença no território nacional nos últimos seis anos. Hoje, o Assaí está presente em todas as regiões brasileiras, em 23 Estados, mais o Distrito Federal. Atualmente, a Bahia é o terceiro estado com maior número de lojas da empresa, com um total de 18 unidades, das quais duas foram inauguradas em 2021 – sendo uma 2ª loja em Feira de Santana e outra em Barreiras. Para 2022, além desta nova unidade de Teixeira de Freitas, está confirmada a inauguração de uma nova unidade em Salvador também nos próximos meses. 

  

Como medida de prevenção contra a Covid-19, o processo seletivo da rede foi adaptado com uma série de medidas para garantir a segurança dos colaboradores(as) e clientes da rede em todo o Brasil. O Assaí oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado. A rede possui, ainda, um plano estruturado de carreira e investe constantemente em capacitação e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores em todo o país.  

Sobre o Assaí Atacadista 

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 30% em receita bruta em 2020, está presente nas cinco regiões do País com 212 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). É um dos dez maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 57 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.   ascom

ROTARY ORGANIZA MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA AMPARAR VÍTIMAS DAS CHUVAS NA BAHIA

Com o objetivo de amenizar o sofrimento e as perdas de moradores das regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia devido às fortes chuvas que atingiram o estado, Rotary Clubs da região Nordeste estão promovendo uma campanha de mobilização nacional para arrecadar doações advindas de todo o país.

Os clubes formaram um comitê organizador para dar direcionamento ao projeto. O comitê está à frente da ação humanitária fazendo toda gestão da campanha para prestar o apoio necessário às famílias que perderam seus imóveis, seus bens e até mesmo entes queridos. A mobilização envolve Rotary Clubs dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

O grupo conta com a solidariedade de todos os Rotary Clubs Brasil, e está mobilizando associados de dentro e fora do território nacional, além de pessoas com espírito solidário a contribuir.

Os clubes sediados em algumas das cidades atingidas iniciaram imediatamente sua movimentação para acolher as vítimas da melhor maneira. Os Rotary Clubs de Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Ibicaraí, Itajuípe, Itapetinga, Jequié, Jaguaquara, Ipiaú e Ubaitaba têm distribuído, desde o início da calamidade, colchões, lençóis, água mineral, medicamentos, cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, roupas e calçados, entre outros, para amparar essas famílias num primeiro momento, pois muitas delas perderam tudo e encontram-se abrigadas em locais temporários.

Rotarianos têm ido até os locais e levado a ajuda necessária. Em Itapetinga, o serviço de conserto de máquinas de lavar, geladeiras e fogões já soma mais de 100 atendimentos. O valor arrecadado pela campanha de mobilização nacional será utilizado para acrescentar a essas ações que já vem acontecendo.

Após cadastramento de famílias prejudicadas, serão entregues filtros purificadores de água, caixas d’água, kits de utensílios domésticos, mais colchões e camas, além de itens de cama, mesa e banho que foram identificadas como as principais carências delas.

Jota Alves, líder do Rotary para os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, agradeceu imensamente aos líderes de outras regiões por abraçarem o projeto em favor dos cidadãos baianos e falou sobre a mobilização nacional. “É uma situação muito triste, mas vontade de servir não nos falta. Estaremos juntos lado a lado nessa campanha de solidariedade com um só objetivo. Esperamos beneficiar o maior número possível de pessoas e, pelo volume de doações já recebidas, acredito que serão mais de duas mil famílias atendidas através do Rotary”, comemorou.

Jota Alves convida as pessoas que se comoveram com essa grave situação a juntar-se à grande mobilização e abraçar as famílias da Bahia. As pessoas podem fazer uma doação de qualquer valor até o dia 28 de janeiro, data em que se encerra a primeira etapa da campanha de arrecadação - que será prorrogada, caso necessário. Os dados bancários para contribuição, que estão logo abaixo, são do Rotary Club de Tobias Barreto, que concentra o recolhimento de doações para serem distribuídas posteriormente entre cidades que possuem ou não clubes de Rotary.

CNPJ: 08.798.560/0001-45
Caixa Econômica Federal
Ag.:0739
C/C:2201
Op.:003
D.V. 5
Chave pix CNPJ: 08798560000145

ASCOM ROTARY CLUB DE ITABUNA 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...