|
Vacinação terá esquema especial para pessoas afetadas pelas enchentes - Foto arquivo |
Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação em Itabuna nesta semana
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o calendário de vacinação, em Itabuna, nesta semana. Para a vacinação contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada a partir desta terça-feira, dia 11, até a sexta-feira das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.
Para a primeira dose contra o covid-19, o público são crianças maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.
Segunda dose
Para a segunda dose no turno matutino e vespertino, o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 14 de janeiro para uso das vacinas das Coronavac, Oxford e Pfizer. Vale destacar que está liberado para todos a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.
Na quarta-feira, dia 12, haverá vacinação de segunda dose para pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal. E também, para adolescentes de 12 a 17 anos que já tenham recebido a primeira dose da vacina Pfizer até 14 de novembro. A ação será na UniFTC das 17 às 20 horas. A documentação necessária é RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da primeira dose e comprovante de residência.
TERCEIRA DOSE E DOSE DE REFORÇO JANSSEN
Para a terceira dose nas Unidades Básicas e de Saúde da Família das 8 às 11h e das 13 às 16 horas serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).
Na quarta-feira, dia 12, haverá vacinação de terceira dose para pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído o esquema vacinal há 4 meses (a partir da data da segunda dose). Além disso, na ação, haverá também dose de reforço da Janssen para pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado esta vacina (primeira dose/dose única) dentro do intervalo 2 a 6 meses.
A ação será na UniFTC, das 17 às 20 horas. A documentação necessária é RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da última dose. O atendimento é por ordem de chegada.
VACINAÇÃO PARA AFETADOS PELA CHUVA (BAIRRO JAÇANÃ)
Nesta terça-feira, dia 11, haverá vacinação pela Rede de Frio para pessoas afetadas pelas chuvas residentes no Bairro Banco Jaçanã. A vacinação seletiva (Covid-19, Influenza, Tétano e Hepatite A) visa imunizar contra doenças de síndrome gripal e também contra doenças de exposição às águas contaminadas.
A ação será das 8 às 12 horas na Igreja Nossa Senhora das Graças no Jaçanã. A documentação necessária é RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal, se disponível. (A equipe vai orientar àqueles que não dispõem documentação).
VACINAÇÃO AFETADOS PELA CHUVA (BAIRROS NOVA ITABUNA, CAMPO FORMOSO e URBIS IV)
Na quarta-feira, dia 12, haverá vacinação pela Rede de Frio para pessoas afetadas pelas chuvas residentes nos bairros Nova Itabuna, Campo Formoso e Urbis IV. A vacinação seletiva (Covid-19, Influenza, Tétano e Hepatite A) visa imunizar contra doenças de síndrome gripal e também, contra doenças de exposição às águas contaminadas.
A ação será das 8 às 12 horas na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA) no bairro Nova Itabuna. A documentação necessária é RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal, se disponível. (A equipe vai orientar aqueles que não dispõem de documentos).
Defesa Civil pede ajuda à Defesa Civil Nacional para reconstrução de Itabuna pós-enchentes
|
Yuri |
A Diretoria da Defesa Civil de Itabuna está otimista com relação a reconstrução da cidade, com novas moradias, no menor tempo possível, para atender as vítimas da enchente do Rio Cachoeira. Segundo o diretor interino Yuri Bandeira, o Plano de Trabalho, que inclui ainda a recuperação de 12 quilômetros de asfalto e limpeza de canais e bueiros, foi elaborado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) e já encaminhado à Defesa Civil Nacional.
O coordenador lembra que as cheias em Itabuna e demais cidades no Sul da Bahia chamaram a atenção das principais autoridades do país, inclusive com a visitas de ministros, secretários de estado e do governador da Bahia, Rui Costa, que se mostraram sensíveis diante da tragédia que deixou milhares de famílias desabrigadas.
“O prefeito Augusto Castro nos confirmou, durante encontro recente com seus técnicos, que as autoridades estão com um olhar caridoso sobre nós e dispostas a solucionar, prioritariamente, a situação das famílias ribeirinhas, que é um problema histórico em nossa cidade”, comenta.
Yuri disse que o pedido de R$118 milhões, que permitirá construir pelo menos mil novas casas destinadas inicialmente às famílias ribeirinhas que perderam tudo, foi acompanhado de um relatório fotográfico das inundações, principais áreas de risco e também de uma avaliação técnica completa feita por especialistas.
|
agentes orientam população |
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, além das áreas como Bananeira, Rua de Palha e Sarinha Alcântara, que são as mais críticas em períodos chuvosos, existem outras regiões da cidade que precisam de atenção diferenciada. “Atendendo à solicitação do prefeito Augusto Castro, uma força tarefa, com cerca de 20 engenheiros foi montada. Após essas áreas de risco serem detectadas um relatório que vai nortear as ações do município foi concluído”, afirmou.
Yuri contou ainda que passado o período das cheias, a Prefeitura continua recebendo muitos chamados de pessoas que receiam retornar para suas casas, sob o temor de danos estruturais por causa da enchente. “Nós fizemos um novo mapeamento na cidade, a partir das áreas mais afetadas pelo rio e, com base nesses dados vamos iniciar a reconstrução das moradias”, garantiu.
Ponte Miguel Calmon liberada ao tráfego de veículos leves
A Prefeitura de Itabuna liberou na manhã de hoje, dia 10, ao tráfego de veículos leves a Ponte Miguel Calmon, que liga o centro de Itabuna aos bairros Góes Calmon, Conceição e São Caetano, além do Shopping Jequitibá. Mas, o equipamento passou a contar com um limitador de altura de 3 metros.
Há 15 dias interditada, devido à cheia do Rio Cachoeira, que danificou parte do guarda-corpo, com reflexos nas estruturas, a Ponte do Marabá ainda passa por vistorias técnicas da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo para os devidos reparos. O titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, disse que com a sinalização indicativa, veículos pesados, a exemplo de ônibus e caminhões, não podem utilizar aquela estrutura.
Ele informa que a colocação de tapumes pela Prefeitura se dá pelo fato de algumas peças do guarda-corpo terem sido perdidas com a enchente. Assim que forem concluídos os estudos sobre a estrutura as peças que faltam serão recolocadas.
“Pedimos que as pessoas fiquem atentas à sinalização. Vamos continuar os estudos, porque são pontes que existem há mais de cinquenta anos”, reafirmou, acrescentando que “Nesse momento, o objetivo é trazer segurança para a população. Estamos desenvolvendo projetos para buscar recursos e viabilizar a construção de novas pontes ligando o centro as zonas sul, sudeste e leste da cidade”, concluiu.
Prefeitura inicia a limpeza e remoção de entulhos da Rua da Bananeira
VA Prefeitura de Itabuna, através da Superintendência de Serviços Públicos, iniciou nesta segunda-feira, dia 10, a limpeza da Rua da Bananeira, um dos locais mais afetados pela chuva que atingiu Itabuna no final do ano passado, deixou cerca de 3,5 mil famílias desabrigadas e desalojadas.
O trabalho está sendo executado por uma força tarefa que reúne 30 profissionais que estão usando 10 caçambas, três máquinas pesadas, dentre elas duas retroescavadeiras e uma pá carregadeira.
“Vamos retirar todo o entulho que ficou na rua, como fizemos em outros 19 bairros atingidos pela enchente do Rio Cachoeira e pelas chuvas”, disse o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho. Ele disse ainda que o prefeito Augusto Castro (PSD) está trabalhando para a construção de casas populares para que os moradores da Rua da Bananeira sejam transferidos da área de risco.
Segundo ele, a expectativa é que a limpeza seja concluída amanhã. A próxima etapa é a sanitização da cidade. “Vamos iniciar varrendo os bairros mais afetados, depois lavar com hidrojato e por último fazer uma sanitização com a aplicação de desinfetantes”, explicou.
Itabuna foi um dos municípios mais afetados pela chuva que chegou ao Sul da Bahia, na véspera do Natal. Entre os bairros que ficaram inundados estão: Maria Matos, Urbis IV, Rua da Bananeira e Mangabinha, além do Banco Raso, Sarinha Alcântara, Jaçanã, Novo Jaçanã, Ferradas, Nova Ferradas, Núcleo Habitacional da Ceplac e o centro da cidade.
CANAL
Na manhã de hoje, a Superintendência de Serviços Públicos executou a limpeza do canal de macrodrenagem do Bairro Corbiniano Freire, na zona norte da cidade, atendendo ao pedido dos moradores. A vegetação, o acúmulo de lixo e entulhos prejudicavam o escoamento das águas pluviais e causavam danos aos moradores.
Prefeito Augusto Castro anuncia a compra de dois mil colchões para desabrigados
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou a chegada de dois mil colchões adquiridos pela Prefeitura para serem distribuídos entre as famílias desabrigadas e desalojadas pela enchente do Rio Cachoeira e as chuvas que atingiram o sul do Estado na penúltima semana de dezembro do ano passado. “Nossa região foi fortemente atingida entre 24 e 27 de dezembro. As cheias deixaram muitas cidades isoladas, inclusive Itabuna, que recebeu grande quantidade de água do médio sudoeste”, afirmou.
O prefeito foi entrevistado pelo apresentador Uziel Bueno, do programa Brasil Urgente exibido pela TV Band Bahia, quando falou dos graves problemas causados pelas chuvas com deslizamento de terras, interdição de pontes, deixaram pessoas isoladas e rodovias prejudicadas, a exemplo da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna que teve o tráfego de veículos interrompido. “Foi uma coisa assustadora, o que sofremos com os temporais”, disse Augusto Castro.
Ele destacou a rede de solidariedade no socorro às famílias desabrigadas e desalojadas, com muitos voluntários que ajudaram as pessoas a irem para escolas, igrejas, etc. Citou o caso de Jean Paulo Neves de Oliveira, residente no Bairro da Mangabinha, uma das áreas mais devastadas pela enchente, que socorreu 120 pessoas numa jangada com seu o irmão Marcos Neves e por isso mereceu destaque na imprensa nacional. “A população abraçou a dor das pessoas, foi um belo gesto de solidariedade”, assinalou.
Augusto Castro citou os bairros Ferradas, Nova Ferradas, Maria Matos, Urbis IV, Bananeira, Mangabinha, Sarinha Alcântara, Nova Itabuna, Banco Raso como os que estão entre os mais afetados, inclusive tendo perdido muitas casas. “A região ribeirinha está toda comprometida. Temos projetos para entregar ao governador Rui Costa, com quem vou me encontrar nesta semana, para doação de terreno para construção de 1.100 casas para acomodar essas famílias. O governo federal, por meio do ministro João Roma e Rogério Marinho, também nos ajudou e vamos encaminhar projetos”, informou.
“O Programa Auxílio Recomeço, criado pela Prefeitura, que destina um cartão digital no valor de R$ 3 mil às famílias para aquisição de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção será fundamental. No cartão virá o CPF dos cidadãos. Constatamos que 3.500 casas ficaram destruídas, as pessoas perderam tudo. Além disso, vamos dar aluguel social no valor de R$ 484,48, por até um ano”, afirmou o prefeito de Itabuna, que anunciou investimentos aos desabrigados no valor de R$ 10 milhões em recursos da Prefeitura e do Pix da Defesa Civil, cuja arrecadação alcançou até agora R$ 2,7 milhões.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulga hoje o Boletim do Covid-19. Itabuna registra 35.246 pacientes curados, 36.365 confirmados, sendo 131 casos ativos; leitos em UTI ocupados 17; leitos de UTI disponíveis 06; internados em leitos clínicos, 06; disponíveis, 34, óbitos confirmados 702 e óbitos descartados, 286.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável