terça-feira, 23 de junho de 2026

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes 

Representantes da sociedade civil foram escolhidos para compor o órgão cultural do município

Após a realização do processo de votação no Teatro Municipal de Ilhéus, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Cultura (CMC) publicou oficialmente a Portaria nº 003/2026, com o resultado da eleição dos representantes da sociedade civil para o biênio 2026/2028. O processo eleitoral, encerrado no último sábado (20), definiu os novos titulares e suplentes que irão compor as dez câmaras setoriais do órgão.

Para a consolidação do resultado, foram considerados exclusivamente os votos válidos, com a exclusão das opções em branco e nulas do relatório final divulgado pela comissão eleitoral.

Na composição por segmentos, foram eleitos: Artes Visuais, Janete Lainha Coelho (Mestra Lainha) como titular; Audiovisual, Elisangela Conceição da Fonseca (Lis Fonseca); Cultura Afro, Antônio Santos Santana (Pai Toninho); Cultura Popular, Núbia da Hora da Silva (Tieta); Dança, Sirleyde dos Santos Leal; Literatura, Tereza Cristina Soares de Sá; Música, Paulo Rogério Silva (Rogério Cachorrão); Patrimônio Cultural, Luciano Alves Campelo (Frei Leão de Jesus); Teatro, Larissa da Paixão Santos; e Cultura Indígena, Sosígenes do Amaral e Silva Junior (Jabora), todos com suas respectivas suplências definidas conforme resultado oficial da comissão.

A Comissão Eleitoral também informou que os candidatos que desejarem contestar o resultado têm prazo de até 48 horas a partir da publicação no Diário Oficial do Município para apresentar recurso formal. As solicitações devem ser fundamentadas, acompanhadas de provas e enviadas para o e-mail oficial da comissão.

Após o encerramento do prazo de recursos, o órgão terá até 48 horas para análise e resposta. De acordo com o novo cronograma, a publicação final da nomeação dos conselheiros deve ocorrer em até três dias úteis após a conclusão dessa etapa, seguida da convocação para a assembleia de posse e eleição da mesa diretora. A cerimônia oficial de posse está prevista para ocorrer sete dias após a convocação.

Operação de lavagem reforça serviços de limpeza no centro de Ilhéus



Atividade integra ações de manutenção urbana realizadas pela Prefeitura de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou neste domingo (21) uma operação de lavagem no Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e nas ruas Dom Pedro II e Jorge Amado, na região central da cidade. 

Além de reforçar a limpeza e a conservação dos espaços públicos, a ação demonstra o cuidado da gestão municipal com o comércio local, contribuindo para um ambiente mais organizado, acolhedor e adequado para comerciantes, consumidores e visitantes que circulam diariamente por uma das áreas mais movimentadas do município.

A ação contou com um caminhão hidrojato, três carros-pipa e uma equipe formada por 20 profissionais da limpeza urbana. A iniciativa faz parte dos serviços realizados pelo município para a limpeza e conservação da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura com ações contínuas em diferentes regiões de Ilhéus.

Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza na Catedral de São Sebastião

Escadaria e área externa foram incluídas em operação de manutenção urbana no centro

A Catedral de São Sebastião, um dos principais símbolos religiosos e turísticos de Ilhéus, foi contemplada com a operação de lavagem realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, no último domingo (21).

A ação alcançou a escadaria principal e a área externa, espaços de circulação de visitantes, fiéis e turistas. O trabalho foi executado com apoio de caminhão hidrojato e carros-pipa, integrando o conjunto de serviços de limpeza e manutenção urbana realizados no centro da cidade, que também contemplaram vias do comércio local.

A iniciativa reforça as ações contínuas da Prefeitura de Ilhéus no cuidado com os espaços públicos, em áreas de relevância histórica, cultural e turística. - Sucom.

PF deflagra operação contra banco ligado a Edir Macedo

Justiça determinou bloqueio de mais de R$670 bilhões

Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Do - Diario do Poder - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) uma operação para apurar suspeitas de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo pessoas e empresas ligadas ao Banco Digimais, instituição controlada pelo empresário e líder religioso Edir Macedo.

Por determinação da Justiça Federal, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e autorizado o bloqueio de até R$ 670 milhões em bens e valores dos investigados. As medidas têm como objetivo preservar recursos para eventual ressarcimento de prejuízos e impedir a ocultação de patrimônio durante o andamento das investigações.

Segundo a apuração, os investigadores analisam operações financeiras que teriam sido utilizadas para mascarar a real situação patrimonial da instituição. O banco já vinha sendo alvo de questionamentos após revelações sobre supostas manobras envolvendo fundos de investimento e carteiras de crédito com elevada inadimplência.

Polícia Federal busca esclarecer a participação dos investigados nas operações e apurar a eventual prática de crimes contra o sistema financeiro. O material apreendido será analisado para aprofundar as investigações e identificar possíveis novos envolvidos.

O Banco Digimais já havia sido citado em reportagens que apontaram suspeitas de ocultação de ao menos R$ 480 milhões em créditos vencidos por meio de operações com fundos dos quais a própria instituição era cotista, prática que é alvo de investigação das autoridades.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Fique atento: defesa de Wagner tenta no STF anular operação

Operação foi ordenada pelo ministro André Mendonça, que deixa nervosos vários colegas.

Líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA) | Foto: Agência Brasil.

Do - Diario do Poder - A defesa do senador Jaques Wagner acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a operação da Polícia Federal que o colocou entre os alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero. Os advogados alegam que teriam ocorrido “irregularidades” na investigação e sustentam que as medidas autorizadas contra o parlamentar foram baseadas em elementos considerados “frágeis” ou “ilegais”.

O pedido foi encaminhado ao STF após a PF cumprir mandados de busca e apreensão relacionados à apuração de supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o senador, o empresário Augusto Lima e pessoas ligadas ao grupo do Banco Master. A defesa argumenta que a investigação desrespeitou garantias constitucionais e pede o reconhecimento da nulidade das provas obtidas durante a operação.

Os investigadores apontam suspeitas de que Wagner teria recebido vantagens econômicas indiretas por meio de pessoas próximas e empresas ligadas aos investigados. O senador afirma que nunca atuou em favor do Banco Master e diz que os valores apreendidos pela PF são provenientes de diárias oficiais recebidas em missões internacionais e regularmente declaradas.

A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, que também determinou outras medidas cautelares contra investigados. O mérito do pedido da defesa ainda deverá ser analisado pelo Supremo.

ITABUNA EM FOCO: Na quinta-feira a nova feira do São Caetano será entregue

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), e a Prefeitura de Itabuna entregam nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, a nova feira do São Caetano. Com 4 mil metros quadrados de área construída, o equipamento terá um total de 208 boxes revestidos e individualizados, com quadros de energia elétrica na parte interna.

O anúncio foi confirmado nesta segunda-feira, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que determinou aos secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo), Rosivaldo Pinheiro (Relações Institucionais), Marcos Souza, Kiko (Desenvolvimento Econômico) e Roberto José da Silva (Segurança e Ordem Pública) que se reunissem com os feirantes no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), no Bairro São Caetano, para definição da abertura e funcionamento do novo equipamento.

“Foi um encontro bastante positivo, os feirantes estão animados e agradecidos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela entrega da obra. Aqui agendamentos com os comerciantes da feira que a partir da semana que vem vamos visitar o novo equipamento ‘in loco’ para fazer anotações e elaborar os Termos de Entrega dos 208 boxes”, comentou o titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) , Roberto José da Silva.

Ele explicou ainda que a Prefeitura de Itabuna está nas tratativas finais para a instalação de dois transformadores pela Neoenergia Coelba para ampliar e garantir a oferta de energia elétrica. “A partir da finalização desse procedimento, o equipamento estará apto para os feirantes iniciarem suas atividades”, comentou Silva.

O prefeito Augusto Castro já definiu que será gerente da nova feira do São Caetano o guarda-civil Ascendino Pinto Montenegro, coordenador do Grupo de Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja base passará a funcionar naquele local.

Além disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para a contratação das empresas que vão administrar a feira e a instalação de portas e grades de proteção dos boxes atendendo ao pedido dos feirantes e também determinou a contratação de uma equipe de limpeza e fiscalização interna.  Secom.

Foto: arquivo 

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

_______________________________

ILHÉUS EM NOTICIAS

 Primeira etapa do REFIS 2026 entra na reta final com descontos de até 100%

Contribuintes ainda têm chance de garantir as condições mais vantajosas do programa

Quem possui débitos municipais em aberto ainda tem tempo para aproveitar os maiores benefícios do REFIS 2026. A primeira etapa do programa segue até 1º de julho com descontos que podem chegar a 100% sobre juros e multas, além de opções facilitadas de parcelamento.

Também estão disponíveis descontos de 90% para parcelamentos entre duas e cinco vezes, 70% para parcelamentos de seis a dez vezes, 50% para parcelamentos de 11 a 14 vezes, mediante entrada de 20%, e 30% para parcelamentos de 15 a 18 vezes, com entrada de 30%.

O REFIS 2026 não contempla apenas débitos de IPTU. O programa alcança outras espécies de créditos tributários municipais, incluindo débitos de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ampliando as possibilidades de regularização fiscal para contribuintes com diferentes tipos de pendências junto ao Município.

A legislação também prevê benefícios para o ITIV (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos). Para pagamentos em cota única, é concedida redução de 50% da alíquota nos casos de integralização de capital em pessoa jurídica para adesões realizadas até 30 de setembro. Já para transmissões imobiliárias em geral, a redução é de 35% para adesões efetuadas até 13 de setembro.

Além de possibilitar a quitação de débitos com descontos expressivos, o programa representa uma oportunidade para que os contribuintes recuperem sua regularidade fiscal perante o município. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da arrecadação própria, ampliando a capacidade de investimento em áreas como saúde, educação, pavimentação, drenagem, iluminação pública, limpeza urbana e demais serviços públicos.

Ilhéus amplia participação em debates regionais sobre prevenção a desastres

Equipe da Vigilância em Saúde Ambiental participou de oficina sobre inundações e estratégias de resposta a emergências

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da Oficina sobre Desastres e Inundações em Itabuna, Ilhéus e Região, realizada no dia 18 de junho, no Auditório da Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus.

Representando a Vigilância em Saúde Ambiental, os técnicos Gleidson Santana Souza e Rodrigo Santana Silva participaram das discussões com representantes de universidades, órgãos de proteção e defesa civil, instituições públicas e entidades envolvidas na gestão de riscos.

O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação regional e discutir medidas de prevenção, preparação e resposta a eventos extremos, especialmente inundações que podem afetar a saúde e a segurança da população.

Durante a programação, a equipe de Ilhéus apresentou experiências do programa Vigidesastres, que atua no monitoramento dos impactos de desastres sobre a saúde pública e auxilia na adoção de medidas preventivas e de resposta em situações de emergência.

A participação da equipe municipal reforça a importância da atuação integrada entre diferentes setores para aprimorar o planejamento e a resposta aos desastres, fortalecendo a cooperação entre os municípios da região. - por ASCOM SESAU

Ilhéus recebe encontro internacional com Kay Pranis sobre práticas restaurativas e segurança pública

Evento terá três dias de construção coletiva e certificação internacional

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.

O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.

O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com

Educação e qualificação profissional abrem novos caminhos para estudantes da EJA em Ilhéus

Parceria entre Prefeitura e SENAI oferece 180 vagas em cursos profissionalizantes para jovens e adultos da rede municipal

A busca por uma nova profissão, a chance de conquistar uma renda melhor e a oportunidade de transformar a própria história ganharam um importante impulso para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ilhéus. A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou a Aula Inaugural dos Cursos Profissionalizantes da EJA SENAI, iniciativa que integra o Programa Reconecta Ilhéus – Saber e Fazer.

O encontro, realizado no SENAI Sul, marcou o início de uma nova etapa para 180 estudantes da rede municipal que terão acesso gratuito à formação profissional em áreas com demanda no mercado de trabalho. A ação fortalece a política de valorização da EJA e amplia as oportunidades para quem decidiu retomar os estudos sem abrir mão do sonho de crescer profissionalmente.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, da secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante, da vereadora Rúbia Carvalho, da coordenadora da EJA, Maria Sandra Leone, do gerente da Unidade Integrada SESI/SENAI Sul, Alexandre Régis, e do gerente de Órgãos Públicos do SENAI Bahia, Levi Costa.

Nesta primeira etapa, o projeto-piloto contempla sete unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Professora Horizontina Conceição, Escola Municipal Antônio Sá Pereira, Escola Municipal Rotary, Escola Municipal Themistocles Andrade, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal Professora Jardelina Azevedo Leal e Escola Municipal São Pedro, ambas localizadas no Salobrinho.

Os estudantes poderão escolher entre os cursos de Refrigeração e Climatização, Mecânico de Motos, Corte e Costura de Moda Praia, Manutenção de Tablet e Smartphone, Eletricista Predial e Panificação.

A iniciativa reforça o entendimento de que a educação vai além da sala de aula. Ao unir formação escolar e qualificação profissional, o município cria condições para que jovens e adultos ampliem suas perspectivas de futuro, fortaleçam sua autonomia e encontrem novas oportunidades para construir projetos de vida.

Ampliada acesso à vacinação com ação itinerante em bairros da cidade

Vacimóvel levou imunização para comunidades do Alto do Basílio, Salobrinho e Alto do Coqueiro

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu com sucesso a ação de vacinação itinerante realizada entre os dias 17 e 19 de junho com o apoio do Vacimóvel, unidade móvel cedida pelo Governo do Estado da Bahia, por intermédio do Núcleo Regional de Saúde (NRS Sul).

A iniciativa, desenvolvida por meio de uma articulação entre a Rede de Frio e a Atenção Básica, teve como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas e incentivar a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Ao longo dos três dias de ação, foram vacinadas 100 pessoas nos bairros atendidos. No Alto do Basílio, foram imunizadas 14 pessoas. No Salobrinho, a equipe aplicou vacinas em 57 moradores. Já no Alto do Coqueiro, foram registradas 29 pessoas vacinadas.

De acordo com a técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, Walkíria Cardeal, ações itinerantes como essa são fundamentais para aproximar os serviços de saúde da população.

“A vacinação é uma ferramenta essencial para a prevenção de doenças. Quando levamos esse serviço para mais perto da comunidade, facilitamos o acesso e garantimos maior proteção para toda a população”, destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação continua disponível nas unidades de saúde do município e orienta a população a manter a caderneta vacinal sempre atualizada, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção coletiva. - Por ASCOM SESAU -  Sucom. 

Artigo: O fim de um ciclo familia

Memórias, raízes e a história da Família Gomes dos Reis. Em memória dos meus avós maternos e dos meus tios...

Existem momentos na vida em que percebemos que o tempo não apenas passa, mas também encerra capítulos importantes da nossa própria história. A partida de Madalena Gomes dos Reis, minha tia caçula, aos 92 anos de idade, no dia 20 de junho de 2026, representa o fechamento de um ciclo familiar marcado por lutas, conquistas, amor e construção de uma trajetória que merece ser lembrada.

Com ela, encerra-se a geração dos filhos de Ernestina e Joaquim Gomes dos Reis, meus queridos avós maternos, pessoas que deixaram suas marcas na história da nossa família e na formação de uma comunidade ligada às raízes da região do cacau.

Tia Madá e sua filha Dete.

Meu avô, Joaquim Gomes dos Reis, foi um homem ligado à terra, conhecido como proprietário rural na região da Jussara, em Ibicaraí, que naquela época ainda era distrito da antiga Palestina, pertencente a Itabuna. Minha avó, Ernestina, mulher simples, doméstica e trabalhadora rural, foi símbolo de dedicação, coragem e força. Juntos construíram um lar, enfrentaram desafios e formaram uma grande família.

Foi entre as localidades da Pancada Formosa/41, Ibicaraí e Itapé (Estiva), que essa família cresceu, fincando raízes e participando do processo de desenvolvimento de uma região marcada pelo trabalho no campo e pela cultura do cacau.

Dessa união nasceram os filhos: Camilo, José, Ernesto e Juju, além das mulheres Quinita, Lindalva, Adelaide, Maria, Josefa e Madalena Gomes dos Reis. Cada um, à sua maneira, carregou consigo os valores recebidos dos pais: respeito, trabalho, dignidade e amor pela família.

Hoje, com a partida de Madalena, fecha-se uma página dessa história. Uma geração que conheceu as dificuldades, ajudou a construir caminhos e deixou como herança não apenas bens materiais, mas principalmente exemplos de vida.

O tempo, infelizmente, vai levando as lembranças. Restam as histórias contadas pelos filhos e netos, as fotografias guardadas, as memórias espalhadas pelo coração daqueles que ainda tiveram o privilégio de conviver com essa geração. Um dia, nós também seremos apenas lembranças na caminhada da humanidade.

Por isso, escrever sobre eles é uma forma de preservar a existência daqueles que vieram antes de nós. São eles que abriram caminhos, educaram seus filhos, construíram famílias e contribuíram para que hoje estivéssemos aqui.

Meus avós e meus tios maternos seguem agora em outro plano, mas permanecem vivos através das suas histórias, dos seus ensinamentos e da continuidade da família que ajudaram a formar.

A vida é feita de ciclos. Alguns começam, outros terminam, mas todos deixam marcas.

A eles, nossa gratidão, respeito e amor.

Tudo passa... mas as raízes permanecem.

Foto: TIa Madalena e sua filha Dete.


Joselito dos Reis - 22.06.2026

Ita Pedro 2026: Arena Zé Cachoeira está pronta para receber o maior São Pedro do Brasil em Itabuna

Local. Avenida Princesa Isabel 

A cidade de Itabuna já vive o clima de contagem regressiva para um dos maiores eventos juninos do país. O Ita Pedro 2026 – O Maior São Pedro do Brasil acontece de 25 a 28 de junho, na Arena Zé Cachoeira, que já está preparada para receber milhares de pessoas durante quatro noites de muita música, tradição e cultura nordestina. 

Arena

Com uma estrutura planejada para garantir conforto, segurança e uma grande experiência ao público, o espaço será palco de uma programação que reúne grandes nomes da música nacional e regional. A edição deste ano promete entrar para a história com dezenas de atrações, envolvendo ritmos como forró, sertanejo, arrocha, piseiro e música eletrônica. 

Entre os artistas confirmados estão nomes como Gusttavo Lima, João Gomes, Alok, Bruno & Marrone, Zé Neto & Cristiano, Pablo, Nattan, Natanzinho Lima, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Calcinha Preta, entre outros grandes representantes da música brasileira e local.

Atrações 

Além da valorização cultural, o Ita Pedro também representa um importante movimento para a economia de Itabuna e região, fortalecendo setores como comércio, hotelaria, gastronomia, transporte e serviços, gerando oportunidades para trabalhadores e empreendedores durante o período festivo. 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, destacou a expectativa positiva para a realização do evento e reforçou o compromisso da gestão em promover uma festa grandiosa e organizada.

“A expectativa é grande. Estamos preparando uma festa que valoriza nossa cultura, movimenta nossa economia e coloca Itabuna no cenário dos grandes eventos do Brasil”, afirmou o prefeito.

Com o tema voltado às raízes nordestinas e homenagens à cultura popular, o Ita Pedro reafirma Itabuna como um dos principais destinos dos festejos juninos da Bahia. A Arena Zé Cachoeira está pronta. Agora, a expectativa fica por conta do público, que promete lotar o espaço para celebrar o São Pedro com muita alegria. 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes  Representantes da sociedade civil foram escolhidos para compor o órgão c...