sábado, 27 de junho de 2026

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

Ilhéus em notícias:Programação reúne obras e ações que marcam as comemorações e reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cidade

História, pertencimento e desenvolvimento caminham juntos nas comemorações pelos 492 anos de Ilhéus. Entre sábado (27) e domingo (28), a Prefeitura Municipal preparou uma agenda que reúne esporte, cultura, entregas e melhorias em diferentes regiões da cidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

A programação tem início no sábado com a Segunda Copa Ilhéus, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, e com a grande final da Copa Interbairros, no Estádio Mário Pessoa, incentivando o esporte e promovendo a integração entre atletas, torcedores e comunidades.

No domingo, as comemorações começam com o tradicional ato cívico e a missa solene em ação de graças. A programação também contempla a entrega do Título de Cidadão Ilheense a Jorge Amado Neto e a reabertura da Casa Cultural Jorge Amado, valorizando a história, a memória e a identidade cultural de Ilhéus.

Como parte das celebrações, a população também receberá novos investimentos em áreas essenciais. Serão entregues a reforma da Unidade Básica de Saúde do Banco da Vitória, a pavimentação asfáltica da Avenida Governador Paulo Souto, a revitalização da Praça Lomanto Júnior e a iluminação viária e cênica da Ponte Lomanto Júnior, obras que ampliam os serviços públicos e qualificam os espaços urbanos.

Ao celebrar quase cinco séculos de história, os 492 anos de Ilhéus serão marcados por investimentos que permanecem como patrimônio da cidade. As entregas simbolizam um presente para os ilheenses e reforçam o compromisso de construir um município cada vez mais preparado para o futuro, sem perder de vista a sua história, sua identidade e o orgulho de quem vive aqui.

Esporte; Final da Copa Interbairros movimenta o Estádio Mário Pessoa neste sábado

Nelson Costa e Iguape disputam o título, enquanto Morada do Porto e Nossa Senhora da Vitória brigam pela terceira colocação

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realiza neste sábado (27) as partidas decisivas da 1ª Copa Interbairros de Futebol. Os jogos acontecem no Estádio Mário Pessoa e definirão tanto o campeão quanto o terceiro colocado da competição, que reuniu equipes de diferentes bairros do município.

A programação começa às 14h, com a disputa de terceiro e quarto lugares entre Morada do Porto e Nossa Senhora da Vitória. Em seguida, às 16h, Nelson Costa e Iguape entram em campo para a grande final, em busca do título da primeira edição da Copa Interbairros.

A competição começou com a participação de 17 equipes, contando com inscrição gratuita para os times e arbitragem custeada pela organização. Ao longo das últimas semanas, os jogos movimentaram diversos bairros, incentivando a prática esportiva, revelando talentos e fortalecendo a integração entre as comunidades.

Promovida pela Prefeitura de Ilhéus, a Copa Interbairros conta com o apoio da Câmara Municipal de Ilhéus, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Liga Ilheense de Futebol (LIF). A expectativa é de um grande público no Estádio Mário Pessoa para acompanhar as duas decisões da primeira edição da competição. Sucom.

OAB-BA transfere simbolicamente sede para Cachoeira e inaugura Sala da Advocacia

Durante as celebrações do 25 de Junho, instituição reforçou compromisso com a democracia, a memória da Independência da Bahia e a valorização da advocacia do interior

A nova Sala da Advocacia foi entregue como parte da agenda institucional da Seccional no município e passa a oferecer mais estrutura e melhores condições para o exercício profissional de advogados e advogadas que atuam na comarca.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) transferiu simbolicamente sua sede para o município de Cachoeira nesta quarta-feira (25), em homenagem às celebrações da Independência da Bahia. Durante a programação, a seccional baiana da OAB também inaugurou uma nova Sala da Advocacia no Fórum da Comarca de Cachoeira, reforçando seu compromisso com a valorização da classe e com o fortalecimento das condições de trabalho da advocacia no interior do estado.


Representada pelo vice-presidente Hermes Hilarião e pela secretária-geral Cléia Costa, acompanhados por conselheiros, advogados e advogadas da capital e do interior, a OAB-BA participou dos atos oficiais realizados na cidade do Recôncavo, reconhecida por seu papel fundamental nas lutas que culminaram na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. A programação teve início nas primeiras horas da manhã, com a tradicional salva de 21 tiros na Praça da Aclamação, seguida do hasteamento das bandeiras e da celebração do Te Deum na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A OAB Bahia também participou da sessão solene da Câmara Municipal de Cachoeira e do desfile cívico realizado pelas ruas da cidade.


"É com muito orgulho e honra que estamos na cidade histórica de Cachoeira, exatamente no dia 25 de junho, uma data que simboliza a luta pela independência da Bahia e do Brasil. Hoje nos unimos ao Judiciário, ao Executivo e ao Legislativo baiano, também transferindo a sede da OAB da Bahia por um dia para a cidade de Cachoeira. Aqui reafirmamos nosso compromisso com a democracia, com a independência, com os valores constitucionais e com o Estado Democrático de Direito", destacou o vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião, sobre a sede a instalação temporária que ocorreu no Fórum Augusto Teixeira de Freitas.

Ele destacou ainda a importância do contato direto com a advocacia local e da entrega do novo equipamento. "Teremos a oportunidade de dialogar com a advocacia, de ouvir as necessidades dos colegas e das colegas de Cachoeira e de toda a região, juntamente com a Subseção Cruz das Almas. É uma alegria enorme para a OAB da Bahia se somar à sociedade baiana e a todos os poderes nesse momento tão importante para a Bahia e para o Brasil", afirmou.


A nova Sala da Advocacia foi entregue como parte da agenda institucional da Seccional no município e passa a oferecer mais estrutura e melhores condições para o exercício profissional de advogados e advogadas que atuam na comarca.


A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) transferiu simbolicamente sua sede para o município de Cachoeira nesta quarta-feira (25), em homenagem às celebrações da Independência da Bahia. Durante a programação, a seccional baiana da OAB também inaugurou uma nova Sala da Advocacia no Fórum da Comarca de Cachoeira, reforçando seu compromisso com a valorização da classe e com o fortalecimento das condições de trabalho da advocacia no interior do estado.


Representada pelo vice-presidente Hermes Hilarião e pela secretária-geral Cléia Costa, acompanhados por conselheiros, advogados e advogadas da capital e do interior, a OAB-BA participou dos atos oficiais realizados na cidade do Recôncavo, reconhecida por seu papel fundamental nas lutas que culminaram na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. A programação teve início nas primeiras horas da manhã, com a tradicional salva de 21 tiros na Praça da Aclamação, seguida do hasteamento das bandeiras e da celebração do Te Deum na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A OAB Bahia também participou da sessão solene da Câmara Municipal de Cachoeira e do desfile cívico realizado pelas ruas da cidade.


"É com muito orgulho e honra que estamos na cidade histórica de Cachoeira, exatamente no dia 25 de junho, uma data que simboliza a luta pela independência da Bahia e do Brasil. Hoje nos unimos ao Judiciário, ao Executivo e ao Legislativo baiano, também transferindo a sede da OAB da Bahia por um dia para a cidade de Cachoeira. Aqui reafirmamos nosso compromisso com a democracia, com a independência, com os valores constitucionais e com o Estado Democrático de Direito", destacou o vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião, sobre a sede a instalação temporária que ocorreu no Fórum Augusto Teixeira de Freitas.

Ele destacou ainda a importância do contato direto com a advocacia local e da entrega do novo equipamento. "Teremos a oportunidade de dialogar com a advocacia, de ouvir as necessidades dos colegas e das colegas de Cachoeira e de toda a região, juntamente com a Subseção Cruz das Almas. É uma alegria enorme para a OAB da Bahia se somar à sociedade baiana e a todos os poderes nesse momento tão importante para a Bahia e para o Brasil", afirmou.

Ascom 

sexta-feira, 26 de junho de 2026

UESC PROMOVE SEMINÁRIO LIMITES DA GESTÃO MUNICIPAL

Uesc promove mesa-redonda para discutir os limites da gestão municipal no período eleitoral

O encontro do Programa AGIR será realizado dia 30 de junho, no Auditório da Torre Administrativa.

O Fórum Regional dos(as) Procuradores(as) Municipais (Foprom) realiza, no dia 30 de junho de 2026, a mesa-redonda "Eleições 2026 e a situação dos Municípios: o que pode e o que não pode neste período?". O evento acontece a partir das 8h30, no Auditório da Torre Administrativa (5º andar) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e é aberto a gestores públicos, procuradores, advogados, estudantes e demais interessados.

O encontro busca promover um debate sobre os impactos do período eleitoral na administração pública municipal, abordando limites legais, boas práticas e os principais desafios enfrentados pelos municípios nesse contexto. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo link: https://sig.uesc.br/evento/FOPROM26/pagina/inscricao

A ação é promovida pelo Foprom no âmbito do Programa  de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras (Agir), executado pela Uesc por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). O programa tem como objetivo promover a formação continuada de gestores públicos municipais, contribuindo para o desenvolvimento local, e é destinado principalmente aos secretários das prefeituras vinculadas à Amurc.ascom.

Câmara de Ilhéus presta homenagem à rádio Ilhéus FM no dia do aniversário da cidade


A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) vai conceder uma Moção de Congratulação e Louvor à rádio Ilhéus FM, neste domingo (28/06), dia do aniversário do município, a partir das 10h30. A homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados pelo veículo de comunicação à cidade.

Aprovada pelo Plenário da Casa, a iniciativa é fruto da Moção 116/2026, de autoria do vereador Professor Gurita (PSD). Segundo o edil, a rádio merece ser exaltada porque é uma referência na região, por meio de uma programação comprometida com a verdade, a transparência e o interesse público.

O vereador destacou, especificamente, o programa O Tabuleiro. “A influência positiva exercida pela Rádio Ilhéus FM e pelo Programa O Tabuleiro ultrapassa os limites da comunicação, refletindo diretamente no desenvolvimento do município, na valorização das causas sociais e na disseminação de informações que auxiliam a população em seu dia a dia”, afirmou.

Na mesma sessão, será também entregue o Título de Cidadão Ilheense ao advogado e professor Jorge Amado Neto, também de autoria do vereador Professor Gurita. A homenagem é um reconhecimento ao legado literário do seu avô que faz parte da identidade ilheense.

A sessão acontece no plenário da Câmara (Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro), com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube (https://www.youtube.com/@camarailheus4494).
Ascom 

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura intensifica limpeza de bueiros para reduzir riscos de alagamentos em Ilhéus

Operação preventiva melhora o escoamento da água da chuva, reforça a drenagem urbana e contribui para prevenção de doenças

Com a chegada do período de chuvas, manter a rede de drenagem em boas condições é fundamental para reduzir o risco de alagamentos e garantir o escoamento adequado da água nas ruas. Como parte das ações preventivas, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza uma operação especial de limpeza e desobstrução de bueiros em diferentes pontos da cidade. 

A iniciativa também evita o acúmulo de água parada, ambiente favorável à reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Na Rua Araújo Pinho, no Centro, as equipes realizaram a desobstrução de bueiros, a substituição de grade de concreto e a remoção de resíduos acumulados, muitos deles provenientes do descarte irregular de lixo nas vias públicas. A intervenção melhora o escoamento da água da chuva e reforça o funcionamento da rede de drenagem no local.

A operação faz parte das ações permanentes de manutenção urbana desenvolvidas pela Prefeitura de Ilhéus para preservar a infraestrutura de drenagem e manter a cidade preparada para os períodos de chuva. O trabalho é realizado de forma contínua em diferentes regiões do município, contribuindo para reduzir transtornos, prevenir alagamentos e promover mais segurança e qualidade de vida para a população. - Sucom.

Multidão na 1ª noite do Ita Pedro 2026 confirma a celebração da cultura nordestina na maior festa de São Pedro do Brasil

ITABUNA EM FOCO:

A primeira noite do Ita Pedro 2026 confirmou a grandiosidade do Maior São Pedro do Brasil, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), e o envolvimento de todas as secretarias do município e dos Governos Estadual e Federal, além de empresas parceiras.

Nem mesmo com a chuva intermitente na madrugada durante parte da programação, o entusiasmo do público que compareceu em massa à Arena Zé Cachoeira, no Bairro Banco Raso, não diminuiu.

Todos puderam acompanhar grandes atrações como Gusttavo Lima, Pablo, Dorgival Dantas, Donas do Bar e Dilsinho Dantas, além de prestigiar artistas locais que também deram um verdadeiro espetáculo. A programação teve início por volta das 18 horas e o público já começava a chegar bem cedo para curtir a festa.

O pedreiro Miguel Gonçalves, morador do Bairro São Pedro, foi um deles. Chegou cedo na maior empolgação para ver o cantor Pablo, que se apresentou na madrugada “Estou muito feliz. Será a primeira vez que vou ver Pablo cantar”, disse emocionado.

Muito além da programação musical, a primeira noite do Ita Pedro evidenciou a ampla estrutura planejada pela FICC. A atuação integrada das forças de segurança pública, garantiu a segurança e o conforto do público durante toda a noite.

As equipes de saúde estiveram mobilizadas com postos de atendimento e suporte do SAMU-192 durante 24 horas, enquanto o Batalhão de Bombeiros Militares, as forças de segurança e os órgãos de trânsito trabalharam conjuntamente para assegurar uma festa tranquila e organizada.

A Vigilância Sanitária, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, os serviços de limpeza urbana, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, a fiscalização da SESOP e SEDEC e demais secretarias municipais também atuaram de forma permanente para garantir o bom funcionamento do evento.

A parceria com o Governo do Estado ampliou os serviços oferecidos ao público, com a instalação do Posto Fique Sabendo para a realização de testes rápidos de ISTs e distribuição de insumos. “Disponibilizamos quatro tipos de testes. Então, a nossa expectativa é realizar cerca de 1.600 testes por noite”, comentou o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Sul da SESAB, Danilo Amorim.

A solidariedade também marcou presença na festa. Organizações de proteção animal promoveram arrecadação de ração para cães e gatos, envolvendo o público em uma corrente de apoio às causas sociais e demonstrando que o Ita Pedro vai além do entretenimento.

O clima entre o público foi de alegria, respeito e confraternização, com famílias, amigos e visitantes aproveitando a programação em um ambiente seguro e acolhedor. Secom.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

SANTA CASA DE ITABUNA ENTREGA 42 LEITOS SUS REQUALIFICADOS

UMA GRANDE PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

A Santa Casa de Itabuna, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Itabuna, entregou, na manhã desta quinta-feira (25), 42 leitos requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Contratualizados pelo Estado, os novos leitos possibilitam a ampliação da assistência pública qualificada no interior da Bahia.

A requalificação do Pavilhão Francisco Ferreira incluiu a substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, corredor e posto de medicação. A unidade também ganhou piso moderno (manta), troca de telhado, substituição de vasos sanitários e pias dos leitos. Além disso, ganharam modernas centrais de ar-condicionado.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, agradeceu ao estado, ao município e ao deputado federal Paulo Magalhães pela parceria que tem resultado na melhoria da qualidade da assistência na região. “É com muito alegria que estamos entregando 42 leitos novos para atender ainda melhor os pacientes do SUS. São unidades que asseguram mais conforto aos pacientes, acompanhantes e condições de trabalho aos nossos profissionais”, disse Francisco Valdece.

SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

O ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, lembrou que Itabuna possui o maior polo de saúde pública do interior da Bahia. Rui destacou que a parceria do Estado, Município, União e Santa Casa possibilitou a substituição de equipamentos no serviço de oncologia e hemodiálise. Estivemos aqui, na Santa Casa, há poucos dias para entregar o novo acelerador linear e um novo tomógrafo na Unidade de Radioterapia. Hoje, estamos fazendo a entrega desses leitos modernos e equipados para os pacientes SUS”, celebrou o ex-ministro.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou que nos últimos anos os governos do Estado e Federal têm investido para melhorar o acesso aos serviços de saúde tanto na capital quanto no interior. “E aqui, na região, temos assegurado investimentos nos três hospitais da Santa Casa de Itabuna, que é referência em diferentes serviços de média e alta complexidade. Aqui, prefeito, o Governo do Estado mantém a contratualização de R$ 48 milhões em serviços SUS”, pontuou a secretária Roberta Santana.

A Santa Casa de Itabuna, com seu complexo formado pelos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, é a maior parceira do SUS no sul, extremo-sul e baixo da Bahia.“Por essas unidades hospitalares passam centenas de pacientes da rede pública todos anos, com destaque para os serviços de cardiologia, hemodiálise, oncologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgias de alta complexidade”, afirmou o prefeito Augusto Castro.

QUEM FOI FRANCISCO FERREIRA

O engenheiro Francisco Ferreira da Silva foi o 14º prefeito nomeado de Itabuna. Ficou no cargo do período de 15 de julho de 1938 a 21 de junho de 1945. Depois, por eleição, assumiu o cargo pela segunda vez, no período de 31 de janeiro de 1955 a 30 de janeiro de 1959.

Além disso, Francisco Ferreira foi o 12º provedor da Santa Casa da Santa de Itabuna. Exerceu dois mandatos. O primeiro de 1940 a 1945. Retornou ao cargo em 1961, ficando à frente da instituição até 1962. O pavilhão recebeu o nome de Francisco Ferreira em 1949.

Estiveram presentes na cerimônia desta quinta-feira autoridades, como o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), vice-prefeito de Itabuna, Júnior Brandão, secretários municipais como Lívia Mendes (Saúde); vereadores, o padre Moisés de Souza, responsável pela benção; membros da irmandade, médicos e outros profissionais de saúde, além de membros de entidades civis. Ascom.


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

Ilhéus em notícias: Programação reúne obras e ações que marcam as comemorações e reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cidade Hist...