sexta-feira, 26 de junho de 2026

SANTA CASA DE ITABUNA ENTREGA 42 LEITOS SUS REQUALIFICADOS

UMA GRANDE PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

A Santa Casa de Itabuna, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Itabuna, entregou, na manhã desta quinta-feira (25), 42 leitos requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Contratualizados pelo Estado, os novos leitos possibilitam a ampliação da assistência pública qualificada no interior da Bahia.

A requalificação do Pavilhão Francisco Ferreira incluiu a substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, corredor e posto de medicação. A unidade também ganhou piso moderno (manta), troca de telhado, substituição de vasos sanitários e pias dos leitos. Além disso, ganharam modernas centrais de ar-condicionado.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, agradeceu ao estado, ao município e ao deputado federal Paulo Magalhães pela parceria que tem resultado na melhoria da qualidade da assistência na região. “É com muito alegria que estamos entregando 42 leitos novos para atender ainda melhor os pacientes do SUS. São unidades que asseguram mais conforto aos pacientes, acompanhantes e condições de trabalho aos nossos profissionais”, disse Francisco Valdece.

SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

O ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, lembrou que Itabuna possui o maior polo de saúde pública do interior da Bahia. Rui destacou que a parceria do Estado, Município, União e Santa Casa possibilitou a substituição de equipamentos no serviço de oncologia e hemodiálise. Estivemos aqui, na Santa Casa, há poucos dias para entregar o novo acelerador linear e um novo tomógrafo na Unidade de Radioterapia. Hoje, estamos fazendo a entrega desses leitos modernos e equipados para os pacientes SUS”, celebrou o ex-ministro.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou que nos últimos anos os governos do Estado e Federal têm investido para melhorar o acesso aos serviços de saúde tanto na capital quanto no interior. “E aqui, na região, temos assegurado investimentos nos três hospitais da Santa Casa de Itabuna, que é referência em diferentes serviços de média e alta complexidade. Aqui, prefeito, o Governo do Estado mantém a contratualização de R$ 48 milhões em serviços SUS”, pontuou a secretária Roberta Santana.

A Santa Casa de Itabuna, com seu complexo formado pelos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, é a maior parceira do SUS no sul, extremo-sul e baixo da Bahia.“Por essas unidades hospitalares passam centenas de pacientes da rede pública todos anos, com destaque para os serviços de cardiologia, hemodiálise, oncologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgias de alta complexidade”, afirmou o prefeito Augusto Castro.

QUEM FOI FRANCISCO FERREIRA

O engenheiro Francisco Ferreira da Silva foi o 14º prefeito nomeado de Itabuna. Ficou no cargo do período de 15 de julho de 1938 a 21 de junho de 1945. Depois, por eleição, assumiu o cargo pela segunda vez, no período de 31 de janeiro de 1955 a 30 de janeiro de 1959.

Além disso, Francisco Ferreira foi o 12º provedor da Santa Casa da Santa de Itabuna. Exerceu dois mandatos. O primeiro de 1940 a 1945. Retornou ao cargo em 1961, ficando à frente da instituição até 1962. O pavilhão recebeu o nome de Francisco Ferreira em 1949.

Estiveram presentes na cerimônia desta quinta-feira autoridades, como o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), vice-prefeito de Itabuna, Júnior Brandão, secretários municipais como Lívia Mendes (Saúde); vereadores, o padre Moisés de Souza, responsável pela benção; membros da irmandade, médicos e outros profissionais de saúde, além de membros de entidades civis. Ascom.


PGR rejeita acordo de delação premiada do ex-presidente do BRB no caso Master

 PGR rejeita acordo de delação premiada do ex-presidente do BRB no caso Master

Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB - Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília.

Do - Diario do Poder -  A proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Cosa, que se encontra preso no presídio da Papuda, foi formalmente rejeitada pelo procurador Geral da República (PGR), Paulo Gonet.

O chefe da PGR encaminhou sua decisão nesta quinta-feira (25) ao ministro André Mendonça, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a proposta de Costa não continha informações inéditas e nem indicou “potencial de ressarcimento” dos prejuízos causados ao banco e eventualmente aos cofres públicos.

A Coluna Claudio Humberto apontou há quatro dias, em 21 de julho, a fragilidade da proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB e sua provável rejeição.

A proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Cosa, que se encontra preso no presídio da Papuda, foi formalmente rejeitada pelo procurador Geral da República (PGR), Paulo Gonet.

O chefe da PGR encaminhou sua decisão nesta quinta-feira (25) ao ministro André Mendonça, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a proposta de Costa não continha informações inéditas e nem indicou “potencial de ressarcimento” dos prejuízos causados ao banco e eventualmente aos cofres públicos.

A Coluna Claudio Humberto apontou há quatro dias, em 21 de julho, a fragilidade da proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB e sua provável rejeição.

Gonet considera que uma proposta de acordo dessa natureza deve acrescentar elementos úteis à investigação e contribuir para a produção de provas.

Para o procurador-geral da República, “os tópicos eleitos pelo proponente, ainda que trazidos de forma superficial (dada a ausência de termo de confidencialidade), já permitem a conclusão sobre a ausência de ineditismo, na sua parte mais expressiva”.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

ADEUS RAIMUNDO VELOSO

 ILHÉUS EM NOTICIAS 

Nota de Pesar

Prefeitura de Ilhéus lamenta o falecimento de Raymundo Veloso

Passou pela equipe espirtiva da rádio 
Jornal de Itabuna. 

A Prefeitura de Ilhéus manifesta profundo pesar pelo falecimento do advogado, radialista, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-deputado federal Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25).

Natural de Uruçuca, Raymundo Veloso construiu grande parte de sua trajetória pública em Ilhéus, onde exerceu três mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal, desempenhando papel relevante na vida política do município.

Reconhecido pela trajetória política, deixa uma contribuição significativa para a história de Ilhéus e do sul da Bahia.

O velório acontece nesta quinta-feira, no SAF, no bairro da Conquista.

A Prefeitura de Ilhéus se solidariza com familiares e amigos neste momento de luto.

Prefeitura entrega UBS do Banco da Vitória totalmente reformada

Equipamento de saúde passa a contar com estrutura modernizada e amplia a oferta de serviços à população

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo domingo (28) a entrega da nova estrutura reformada da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Banco da Vitória. A ação integra a programação comemorativa pelos 492 anos de emancipação política do município.

A unidade passou por requalificação e contará com parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), fortalecendo as atividades de ensino e assistência em saúde por meio da implantação de uma UBS Escola. O equipamento atenderá os moradores do Banco da Vitória e comunidades vizinhas, incluindo áreas rurais, Salobrinho, Vila Cachoeira e Maria Jape. A unidade contará com equipe multiprofissional completa e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com a diretora da Atenção Primária à Saúde, Rosany Borges, o novo espaço ampliará a oferta dos serviços já existentes e fortalecerá programas essenciais da Atenção Primária, como pré-natal, planejamento familiar e acompanhamento da saúde da criança e do idoso, além de outras ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Rosany ressalta que a unidade conta com dois consultórios odontológicos, sala de imunização, sala de curativos e sala de nebulização, dispondo de uma estrutura moderna, confortável e preparada para oferecer atendimento de qualidade à população.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, destacou o compromisso da gestão com a reestruturação da rede municipal de saúde. “Encontramos essa unidade fechada e, com muito esforço e dedicação, estamos entregando à população um espaço moderno, confortável e com um padrão de qualidade que beneficiará os moradores do Banco da Vitória e de toda a região. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a saúde pública de Ilhéus”, afirmou a secretária.

Com a entrega da UBS do Banco da Vitória reformada, a Prefeitura de Ilhéus soma mais um equipamento público à rede municipal de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais conforto, qualidade e acessibilidade aos usuários do SUS. - Por ASCOM SESAU

 Ilhéus executa serviços de manutenção urbana em pontos estratégicos da cidade

Intervenções incluem roçagem e capinagem em áreas de grande circulação e unidades públicas

A limpeza e a manutenção de espaços públicos avançaram em diferentes pontos de Ilhéus nesta quinta-feira (25), com ações de roçagem e capinagem realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Na Conquista, os serviços foram executados na quadra do bairro e no posto de saúde, com retirada de vegetação excessiva e limpeza das áreas externas. O Alto Santa Clara também recebeu intervenções.

Na Avenida Esperança, as equipes atuaram no posto de saúde da localidade, na Delegacia da Polícia Civil e na UPA, além do entorno do Fórum Eleitoral. As ações contribuíram para melhorar o acesso, a visibilidade e a circulação nos espaços atendidos.

O trabalho integra o cronograma contínuo de manutenção urbana do município, voltado à conservação de vias, prédios públicos e áreas de uso coletivo. Sucom.

PL acumula crises ligadas à família Bolsonaro

Rusga Michelle-Flávio é uma das mais graves desde 2021

O ex-presidente Jair Bolsonaro com os filhos, Flavio, Carlos, Eduardo e Renan (Foto: Reprodução/ X / @BolsonaroSP)

Do - -Diario do Poder - O Partido Liberal (PL), presidido por Valdemar Costa Neto, passou por uma transformação profunda após a filiação de Jair Bolsonaro em novembro de 2021. De legenda centrista e fisiológica, o PL se tornou a principal casa do bolsonarismo, elegendo a maior bancada da Câmara em 2022.

No entanto, o partido acumula uma série de crises internas, muitas delas ligadas à família Bolsonaro, disputas regionais e choques entre ideologia radical e pragmatismo político. Relembre as principais crises (em ordem cronológica):

2021–2022: Afiliação e adaptação

Bolsonaro trocou o PSL pelo PL em busca de estrutura. A entrada gerou resistências internas, com ala moderada do partido (herdada do antigo PR) deixando a legenda. Valdemar Costa Neto, condenado no Mensalão, tornou-se figura central, o que gerou críticas de antipetismo radical.

2023–2024: Consolidação e primeiros rachas

Após a derrota de 2022 e os eventos de 8 de janeiro, o PL abrigou a oposição bolsonarista. Crises menores envolviam disputas por comandos estaduais e alinhamento com o Centrão. Michelle Bolsonaro ganhou força como presidente do PL Mulher, expandindo influência feminina e evangélica.

Fim de 2025: Crise do Ceará (estopim da atual tensão)

Após a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (novembro/dezembro 2025), Michelle participou de evento em Fortaleza e criticou publicamente a articulação do PL-CE (deputado André Fernandes) para apoiar Ciro Gomes (PSDB) ao governo estadual. Ela chamou a aliança de “precipitada” e “com o mal”, citando críticas passadas de Ciro a Bolsonaro.

  • Resultado: Suspensão das tratativas, mas forte atrito com Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro.
  • Michelle foi acusada de autoritarismo; os filhos defenderam pragmatismo regional.
  • Jair Bolsonaro, mesmo preso, interveio para indicar Flávio como pré-candidato e pedir união familiar.

Maio 2026: Caso Daniel Vorcaro (crise de imagem de Flávio)

Vazamento de áudios mostrou Flávio negociando milhões com o banqueiro Daniel Vorcaro para um filme sobre Jair (“Dark Horse”). A crise gerou desconfiança no mercado, entre aliados e no próprio PL. Michelle evitou se envolver publicamente, mas foi especulada como possível “plano B”. Flávio negou irregularidades e manteve a pré-candidatura com apoio de Jair.

Abril–Junho 2026: Outros atritos

  • Troca de farpas públicas entre Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira, exigindo intervenção da cúpula do PL.
  • Tensões contínuas sobre vice na chapa de Flávio e alianças estaduais.
  • Michelle reduziu agenda pública, focando em PL Mulher, mas manteve críticas indiretas a acordos pragmáticos.

24 de junho de 2026: Explosão atual (Michelle x Flávio)

Michelle publicou vídeos expondo humilhação em ligação telefônica com Flávio após o caso Ceará. Acusou-o de rispidez, desrespeito e de dizer que ela “chegou ontem” na política. Os dois não se falam desde o fim de 2025. Flávio respondeu minimizando (“dia de jogo”) e visitando o pai na prisão domiciliar.

Padrões recorrentes das crises

  • Familiar vs. Partidário: Choque entre lealdade ideológica (Michelle, ala “pura”) e pragmatismo (Flávio, Valdemar, articuladores regionais).
  • Influência de Jair: Mesmo preso, o ex-presidente atua como árbitro, mas intervenções nem sempre contêm o fogo.
  • Questões regionais: Alianças locais (como Ceará) geram atritos nacionais.
  • Gênero e base: Michelle fortalece narrativa entre mulheres e evangélicos, enquanto Flávio sofre desgaste nesses nichos.
  • Impacto eleitoral: Cada crise alimenta narrativa de “desunião da direita”, beneficiando Lula/centro-esquerda em 2026.        

O PL conseguiu crescer e se estruturar, mas as crises internas mostram dificuldade em transitar do personalismo bolsonarista para uma legenda institucional. A atual rusga Michelle-Flávio é considerada uma das mais graves desde 2021, pois expõe publicamente o que antes ficava nos bastidores. O desfecho depende de mediação de Jair Bolsonaro e da capacidade de Valdemar Costa Neto de conter a “sangria”.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Flávio supera Lula em 2º turno com 42% a 40%

Senador do PL confronta tentativa de reeleição de Lula, que está à frente no 1º turno, tecnicamente empatado

Flávio Bolsonaro (PL) disputa o governo do Brasil contra reeleição de Lula (PT). (Fotos: Redes sociais/Ricardo Stuckert/PR)

Do - Diario do Poder - O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) detém a preferência de 42% eleitor brasileiro na simulação de 2º turno contra o projeto de reeleição presidente Lula (PT), que pontuou 40%, na pesquisa do Instituto Gerp divulgada nesta quarta-feira (24).

A liderança numérica de Flávio, com vantagem de 1,3 ponto percentual, representa um empate técnico entre os dois pré-candidatos, na margem de erro de 2,19 pontos percentuais da pesquisa. Neste cenário entre os rivais que polarizam a disputa presidencial, 14,8% disseram não votar em nenhum deles, e o Gerp registrou outros 3,5% de não sabe/não respondeu.

No 1º turno, a liderança numérica se inverte, com Lula à frente com 37% das intenções de votos, empatado tecnicamente com Flávio, que obteve 34% de preferência eleitoral. O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), é o terceiro com 4%; seguido de perto por Renan Santos (Missão) e pelo ex-governador mineiro Romeu Zema (Novo), ambos com 3%.

Por último, empatam com 1% o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (DC); Cabo Daciolo (Mobiliza); Augusto Cury (Avante) e Samara Martins (UP). Outros 6% disseram não votar no 1º turno em nenhuma das opções da pesquisa, e 11% registraram não sabe/não respondeu.

Na pesquisa registrada no TSE sob o protocolo BR-09657/2026, a Gerp ouviu 2.000 eleitores do Brasil, entre os dias 15 e 20 de junho de 2026. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

ILHÉUS EM NOTICIAS

 Reabertura da Casa de Cultura Jorge Amado devolve ao público um dos símbolos de Ilhéus

Revitalização recuperou condições de visitação e preservação de um dos principais patrimônios culturais do município

A Casa de Cultura Jorge Amado, um dos mais importantes patrimônios culturais de Ilhéus, será reaberta ao público no próximo dia 28, após passar por um processo de revitalização promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Referência para moradores, estudantes, pesquisadores e turistas que visitam a cidade em busca de conhecer a trajetória do escritor ilheense mais conhecido no mundo, o espaço volta a funcionar com melhores condições de visitação, preservação do acervo e realização de atividades culturais.

Segundo a secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a atual gestão encontrou a Casa de Cultura Jorge Amado em condições precárias de conservação, com problemas estruturais, infiltrações, instalações elétricas comprometidas e ambientes inadequados para receber visitantes. A revitalização recuperou os espaços, promoveu a higienização do acervo e preparou o imóvel para voltar a receber o público com mais conforto e segurança.

A Casa de Cultura Jorge Amado passa a assumir também o papel de espaço de encontro para a literatura e a produção cultural local. A proposta é sediar rodas de conversa, conferências, encontros de escritores e atividades voltadas a estudantes, professores, pesquisadores e interessados na obra de Jorge Amado e na literatura regional.

A reabertura também contará com parcerias voltadas ao fortalecimento do setor literário, incluindo a participação da Academia de Letras de Ilhéus e de coletivos de escritores locais.

Para a gestão municipal, a revitalização representa um passo importante para valorizar a memória de Jorge Amado, fortalecer o turismo cultural e oferecer aos visitantes uma experiência mais completa sobre a história, a literatura e a identidade de Ilhéus.

Ilhéus tem coleta de lixo normalizada nesta terça-feira

Serviço foi retomado após adesão à paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), esclarece que a paralisação registrada na coleta de resíduos sólidos não se trata de uma mobilização exclusiva dos trabalhadores do município, mas sim de uma paralisação nacional da categoria, convocada pelo sindicato em defesa do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas.

De acordo com a Secsurb, o serviço de coleta já foi normalizado nesta terça-feira (23), com atuação de nove caçambas e seis caminhões compactadores em operação para atender a cidade.

A Prefeitura também informa que, em razão do feriado desta quarta-feira, a coleta será temporariamente suspensa, com retorno previsto para quinta-feira (25), quando o serviço voltará a funcionar normalmente em toda a cidade.

A administração municipal destaca ainda que a manutenção da coleta é essencial, especialmente neste período de alta movimentação turística, já que Ilhéus registra alta taxa de ocupação hoteleira e o fluxo de visitantes exige regularidade na prestação dos serviços urbanos.

A Prefeitura agradece a compreensão da população e reforça que as alterações no cronograma ocorreram por fatores excepcionais, sendo o serviço retomado dentro da normalidade operacional. Sucom.

Família de idoso em tratamento em Itabuna inicia campanha de doação de sangue

Faça sua doação: salve vidas

A família do idoso Deocleciano Pinto Madureira está promovendo uma campanha de mobilização para doação de sangue, com o objetivo de reforçar os estoques e atender à necessidade de tratamento do paciente.

Morador de Ilhéus, no Sul da Bahia, o idoso encontra-se em tratamento de saúde que requer transfusões de sangue, o que motivou a iniciativa solidária.

Os voluntários interessados em contribuir podem procurar o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, localizado no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, na Rua Antônio Muniz, nº 200, bairro Pontalzinho, em Itabuna.

Condições para doação de sangue:

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, bem alimentado, descansado e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Também é necessário apresentar documento oficial com foto.

Baixos estoques nos hospitais

A mobilização ocorre em um momento de alerta para os baixos estoques de sangue na região.

Recentemente, o médico intensivista Isaac Nery chamou atenção, por meio de um vídeo, para a necessidade urgente de doações, destacando a situação crítica dos bancos de sangue nos hospitais públicos de Ilhéus e Itabuna.

Ele fez um apelo à população para que participe das campanhas e contribua com a reposição dos estoques, fundamentais para atendimentos de emergência e tratamentos contínuos. - Por Gilvan Rodrigues 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SANTA CASA DE ITABUNA ENTREGA 42 LEITOS SUS REQUALIFICADOS

UMA GRANDE PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO A Santa Casa de Itabuna, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Itabuna, entregou, ...