quinta-feira, 20 de julho de 2023

ITABUNA EM FOCO

 Emoção e fé marcaram visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Centro Administrativo 

 

Momentos de muita emoção e fé marcaram a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ao Centro Administrativo Municipal Firmino Alves no final da manhã desta quinta-feira, dia 20. A réplica da imagem original vinda do Santuário de Fátima, em Portugal, foi recepcionada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), com a presença de secretários, assessores e servidores municipais.

 Ao som de canções marianas executadas pela Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) e ladeado por recrutas do Tiro de Guerra 06/007, o prefeito Augusto Castro realizou o ato de coroação e imposição do rosário à imagem de Nossa Senhora no estacionamento da sede da Prefeitura.

 Em seguida, a santa foi entronizada em lugar de honra no Gabinete do Prefeito. Após orações seguiu-se a bênção, ministrada pelo Padre Tony Valério e caminhada peloscorredores e departamentos do Centro Administrativo.  

 O Chefe do Executivo itabunense falou do quanto aquele momento estava sendo gratificante. “Há alguns anos, tive a felicidade de ir ao Santuário de Fátima, em Portugal. Hoje, como prefeito está recepcionado à imagem peregrina de Nossa Senhora em nossa querida Itabuna é um motivo de muita felicidade, fé e gratidão, especialmente neste mês que estamos comemorando os 113 anos da cidade”, ressaltou Augusto.

 O prefeito lembrou ainda do período em que esteve gravemente hospitalizado por conta da Covid-19, quando a sua fé em Jesus Cristo e a intercessão de Nossa Senhora foram constantes e imprescindíveis para superar aquele momento difícil de sua vida.

 “Hoje, agradeço a Mãe de Jesus que através desta imagem peregrina vem nos visitar. Quero pedir que Ela interceda por nossa amada cidade, para que Deus nos abençoe e nos conceda dias melhores, com mais dignidade para todos”, afirmou.

 Augusto Castro agradeceu também à Diocese de Itabuna que através do pedido formulado pela Primeira-Dama, Andréia Castro, inseriu a sede do Poder Executivo na programação oficial de visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. 

Coordenador da programação, o seminarista João Neto informou que a imagem estará em Itabuna até o próximo dia 28 de Julho.

 Católica e devota de Nossa Senhora, a subsecretária de Planejamento, Cleide Sousa, revelou o quanto foi importante vivenciar a visita da imagem peregrina de Fátima ao Centro Administrativo.

 “Foi um momento forte de fé, muita emoção e de felicidade. Chorei por sentir a energia da presença de Deus, por meio da visita da imagem da Mãe de Jesus e nossa Mãe. Para mim, foi como viver a experiência de Isabel, que cheia do Espírito Santo, exultou de alegria ao ser visitada por Maria quando estava prestes a dar à luz ao seu filho, João Batista”, contextualizou Cleide.


Divulgada 3ª rodada do Campeonato InterClubes para o fim de semana 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, já garantiu para este fim de semana mais três jogos válidos pela terceira rodada do Campeonato Interclubes de Futebol. As partidas acontecem na tarde de sábado e na manhã de domingo, dias 22 e 23.

 

No sábado, dia 22, às 14h45min, a primeira partida entre Santa Inês x Americano, no Campo do Futebol Amador, no CAIC Jorge Amado, Bairro Jardim Primavera. No domingo, se enfrentam Dallas x Vasco, às 8h30min, seguida de União Católica x Janízarus, às 10h30min.  

 

A competição, promovida pela Prefeitura de Itabuna por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, é um projeto da Liga de Futebol Amador e foi aberta no início deste mês com a final prevista para o dia 6 de agosto, com premiação para os vencedores do primeiro e segundo lugares.

 

Em um breve balanço, o diretor de Esportes da Secretaria de Esportes e Lazer, Gabriel Silva, Gabriel aproveitou para parabenizar as equipes pela organização, seriedade e o compromisso, principalmente pela boa atuação dos jogadores em campo. “Eles apresentam um excelente nível técnico, o que demonstra dedicação e profissionalismo”, afirmou.

 

Gabriel também diz que o Campeonato InterClubes, promovido pela Liga Itabunense de Futebol (LIF), transcorre num clima de tranquilidade e harmonia, proporcionando entretenimento, sendo boa opção de lazer nos fins de semana.

 

Ele reforça o compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) com o esporte. “Desde o início da gestão ele tem um olhar especial pelo esporte seja incentivando a prática das variadas modalidades esportivas, seja nos investimento em modernos equipamentos na cidade”, comentou.

 

Para concluir, o diretor Gabriel Silva também  ressalta a sensibilidade do titular da Secretaria de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini. “Ele não mede esforços para a promoção de grandes eventos esportivos em Itabuna. Hoje temos uma cidade que se dedica ao esporte que, além de promover o lazer e o entretenimento, também promove a organização e a integração social”, finalizou.


Prefeito Augusto Castro inaugura Central de Intérprete de Libras


Não somos um governo só de obras, mas de inclusão. É preciso cuidar das pessoas”, disse o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), durante a solenidade de inauguração da Sala de Central de Intérpretes de LIBRAS (CILITA) nesta quinta-feira, dia 20. A unidade especializada fica na Secretaria Municipal da Educação, onde vai funcionar de segunda a sexta-feira, para promover a inclusão da comunidade surda e pessoas com deficiência.

 

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura tem investido em educação inclusiva com 37 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais, como destacou na solenidade o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, que antes respondia pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC).

 

A CILITA agora oficialmente passa a dispor de quatro intérpretes que vão acompanhar  os surdos em hospitais e nos diversos espaços, ocorrências na polícia, denúncias no Disque-100, interpretação em LIBRAS  audiência  judiciais e qualquer serviço que necessite de inclusão. 

 

 O coordenador da CELITA, Moabe Souza, disse através de uma intérprete, que a Central é mais uma vitória da causa dos surdos que sempre foram carentes de atenção e acolhimento. Ele ressaltou que sempre vai lutar para que sempre haja mais inclusão “Nossa comunidade é resistência e juntos vamos conquistar mais e mais acessibilidade”, expressou emocionado.

 

 A inauguração oficial da CELITA teve as presenças de integrantes da comunidade surda e dos secretários de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Junior, de Governo, Rosivaldo Pinheiro, e da Educação, Adriana Tumissa.  Durante a cerimônia a secretária reafirmou que a Central é a conquista de um direito e torna os surdos mais participativos e integrados à sociedade. “A política pública deve ser concretizada. Nós estamos apenas validando um direito que compete à comunidade surda”, falou.  

 

 A coordenadora da Educação Inclusiva, Lidiane Gomes, lembrou que a luta pelo serviço de intérpretes de LIBRAS é antiga e resulta de um projeto do governo federal para promover a inclusão. “É um sonho realizado, porque muitos surdos que vão aos espaços públicos, antes não tinham voz. Mas, agora eles têm, graças à ajuda dos intérpretes da CELITA”, destacou Lidiane.


Atendimentos da 2ª fase do Mutirão de Mamografias se encerra nesta sexta-feira

 Prosseguem até amanhã, dia 21, a segunda fase de atendimentos do Mutirão da Carreta de Mamografias, realizado entre os meses de abril e maio passado no estacionamento do antigo SESP. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) e a Prefeitura de Itabuna, atendendo a pacientes do município e de 16 cidades pactuadas no Sistema Único de Saúde.


Neste segundo momento, pacientes que passaram pelos atendimentos na carreta em maio e tiveram alterações nos exames de mamografias, foram chamadas para segunda fase quando são realizadas as ultrassonografias e biópsias.  


Vale lembrar que a segunda fase se iniciou em junho com atendimentos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para pacientes atendidas no mês de abril na Carreta do Mutirão de Mamografias e que também tiveram alterações no exame.


Agora, as demais pacientes são atendidas na estrutura montada dentro da UBS Isolina Guimarães, no Bairro Zildolândia.


Em Itabuna, nesta segunda fase são atendidas 158 mulheres. Ao todo, junto aos municípios  pactuados à Itabuna como Jussari, Ubaitaba, Santa Cruz da Vitória e Almadina estão sendo acolhidas 1.095 mulheres na faixa etária dos 50 aos 69 anos que foram selecionadas na primeira fase.


Feito os exames de Ultrassonografia e Biópsia, em casos de alteração sugestiva ao câncer de mama, essas pacientes já serão encaminhadas para a terceira fase que é a consulta com oncologistas e análise das condições médicas.


A dona de casa Marizete Silva, 67 anos, é paciente do município de Jussari. Ela foi atendida nesta segunda fase do Mutirão e agradeceu o acolhimento da Secretaria Municipal de Saúde e do Governo do Estado.


“Fui muito bem atendida, o pessoal é muito humano e acolhedor. Este é um exame muito importante, pois detecta se temos alguma doença a tempo de ser tratada. Estou feliz com o atendimento. Foi uma experiência maravilhosa", concluiu.


Prefeito assegura apoio a 4ª edição do Final de Semana do Produtor

 


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recebeu representantes da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) na quarta-feira, dia 19, em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves. Na audiência, conheceu detalhes do projeto Final de Semana do Produtor acontecerá de 4 a 6 de agosto, no Espora de Ouro.


Organizado por um grupo de pecuaristas e agricultores que integra a diretoria da ADASB, o evento entra na sua quarta edição, com um histórico de sucesso. “A Prefeitura de Itabuna vai apoiar este evento com toda estrutura para que possamos fortalecer o agronegócio, a pecuária de toda a região”, comentou o prefeito Augusto Castro.


Os diretores da ADASB. Carlos Alberto Dantas (Beto Dantas) e Antônio Mário ressaltaram a importância deste apoio lembrando que o Final de Semana do Produtor apresenta-se como um importante evento que movimenta não somente o agro local, mas toda a economia da cidade, porque recebe visitantes que utilizam restaurantes, hotéis e outros serviços em Itabuna.


"Estamos felizes porque o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio do prefeito Augusto Castro, só vem agregar e fortalecer o nosso evento que está sendo tão aguardado por todo segmento", comentou Beto Dantas.


CEPEI comemora 17 anos de funcionamento com programação especial

 

O Centro Pedagógico de Educação Inclusiva (CEPEI) da Secretaria Municipal da Educação vai comemorar 17 anos neste mês. Para celebrar a data, a equipe multifuncional da unidade educacional especializada da Prefeitura de Itabuna elaborou uma programação especial aberta ao público no próximo dia 27, às 14 horas, no auditório do CISO, no Bairro de Fátima.  

  

A programação contará com roda de conversa sobre autocuidado e higiene, aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de flúor, vacinação, informação sobre BPC e passe livre, orientação jurídica e plantão psicológico para os pais. Além disso, haverá apresentação musical das cantoras Natalia Roux e Conceição Sá, apresentação do Grupo de Dança do CEPEI, sorteio de brindes e uma rifa solidária.


 “Nesses 17 anos, o CEPEI teve a honra de atender quase sete mil alunos, público-alvo da educação especial, através do atendimento especializado para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais, acadêmicas e artísticas. O compromisso da nossa equipe multiprofissional é acreditar na capacidade de todos os alunos, independentemente de suas diferenças”, destacou a diretora do CEPEI, Geni Ettinger.


O CEPEI presta atendimento aos alunos da educação especial, atende às necessidades educacionais de crianças com transtorno de aprendizagem, transtorno do espectro autista (TEA), paralisia cerebral e comorbidade, alunos surdos e com deficiência visual.  Há toda uma infraestrutura para que o processo de ensino-aprendizagem transcorra com facilidade.


A professora Geni Ettinger falou ainda sobre o atendimento no CEPEI. “Nossa equipe é multifuncional. São 25 profissionais especializados, dentre psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos entre outros que realizam o atendimento para cada família em média de uma a duas vezes por semana”, ressaltou.


Além do CEPEI, atualmente Itabuna conta com 37 Salas de Recursos Multifuncionais que oferecem materiais de apoio pedagógico e tecnologia assistiva, com profissionais especialistas em áreas afins, que desenvolvem atividades de forma complementar e suplementar, garantindo o Atendimento Educacional Especializado para o público-alvo da Educação Especial.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/946 O NOSSO ENCONTRO DO CEI, FOI MAIS UM GRANDE SUCESSO! PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM E AOS QUE...