sábado, 7 de dezembro de 2024

Editoras Universitárias Ibero-Americanas Firmam o "Acordo de Guadalajara"

Diretora da Editus/Uesc representou Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

A diretora da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz ( Editus) e vice presidente da ABEU, Profa. Rita Virginia Argollo (Departamento Letras e Artes - DLA/UESC), participa da XI Fórum Internacional de Publicação Universitária e Acadêmica, que se realiza na cidade de Guadalajara (Mexico).

Durante o evento as entidades representativas das editoras universitárias da Ibero-América formalizaram a assinatura do "Acordo de Guadalajara". A solenidade ocorreu durante o XI Fórum, realizado na Feira Internacional do Livro (FIL) 2024. O pacto reafirma o compromisso com o fortalecimento da produção científica ibero-americana e promove o espanhol e o português como línguas científicas.

No ato solene, a professora Rita Virginia Argollo (DLA/UESC), representou a Associação Brasileira das Editoras Universitárias – ABEU, fortalecendo o compromisso do "Acordo de Guadalajara".

A cerimônia de assinatura do acordo foi presidida pelos representantes da EULAC (Lía Castillo), UNE (María Isabel Cabrera), Altotexto (Martha Esparza) e Editorial UDG (Sayri Karp), na presença do embaixador espanhol no México, Juan Duarte; do diretor-geral de Espanhol no Mundo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação do Governo da Espanha, Guillermo Escribano; e do coordenador-geral de Expositores e profissionais da FIL, Armando Montes de Santiago.

 O "Acordo de Guadalajara" compõem os seguintes termos:

• Trabalhar em conjunto para reconhecer e impulsionar o espanhol e o português como línguas científicas;

• Propiciar uma circulação efetiva de conteúdos e publicações acadêmicas e/ou científicas nessas línguas no espaço ibero-americano, com intenção global;

 • Coordenar esforços para desenhar estratégias e aplicar ferramentas de edição e divulgação aberta de conteúdos e publicações acadêmicas e/ou científicas por meio de sistemas e plataformas conjuntas para fortalecer sua circulação;

• Fortalecer e fomentar alianças entre editoras para inovar e implementar recursos e tecnologias que facilitem o trabalho editorial e o uso responsável e ético da inteligência artificial na produção e divulgação de conteúdos e publicações universitárias;

• Contribuir para o estabelecimento de um marco ibero-americano de colaboração para a construção de um modelo que sirva de ponto de partida para um corpus de linguagem científica e acadêmica em espanhol e português;

• Colaborar e estabelecer vínculos com os principais agentes responsáveis pela avaliação da ciência, fornecendo ferramentas que permitam o reconhecimento da qualidade das edições acadêmicas e/ou científicas, garantindo permanentemente o rigor e a excelência dos nossos processos e das nossas publicações;

 • Trabalhar em conjunto com a Secretaria Geral Ibero-Americana para promover a futura criação de uma Rede Ibero-Americana de Editores Universitários e Científicos.

 As associações ibero-americanas de editoras universitárias representadas pela ABEU (Brasil); ASEUC (Colômbia); Altotexto (México); APEES (Portugal); EDUPUC (Costa Rica); Ex Libris (El Salvador); EUPerú (Peru); REDUCH (Chile); REUN e REUP (Argentina); AUSJAL – rede de universidades jesuítas, CLACSO, UNE (Espanha); e a rede de associações latino-americanas – EULAC, reafirmaram o compromisso com a ampla difusão do conhecimento científico. Representando mais de 500 editoras, a iniciativa alinha-se à declaração da VI Reunião de Ministros e Altas Autoridades Ibero-americanas de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Valência, em outubro de 2024. Ascom

EMANOELLY NASCIMENTO SILVA FARÁ COLAÇÃO DE GRAU EM MEDICINA

A mova médica Emanoelly Nascimento Silva, é filha do advogado Andirley Nascinento 

Emanoelly

A jovem Emanoelly Nascimento Silva  filha do renomado advogado: Andirlei Nascimento, ex-presidente da OAB/Subseção Itabuna, Emanoelly Nascimento Silva fará colação de grau  em Medicina, para a alegria do casal Andirlei  Nascimento e Marinildes Silva Santos. Vai somar ao nosso excelente quadro, de mais uma médica salvando vidas, nas terras grapiúnas.

Para   o orgulho de seus pais, Emanoelly, receberá a colação de grau neste dia 12 de dezembro, às 19h no Centro de Convenções de Ilhéus. Na véspera (11), haverá um culto ecumênico, às 19h, também, no Centro de Convenções de Ilhéus.

Na familia, já conta com Doutora Êmilly Nascimento(advogada) e  Doutora Evelynn Nascimento Silva (médica veterinária). Daqui, desejamos muito sucesso, principalmente, à futura médica Emanoelly Nascimento.

Em última mobilização do ano, prefeitos e prefeitas vão a Brasília apelar pela aprovação do Refis Previdenciário

Reunião com a Bancada Federal faz parte programação

Prefeitos baianos desembarcam em Brasília nesta terça-feira (10/12) para a última mobilização do ano na Capital Federal, convocada pela União dos Municípios da Bahia (UPB). A iniciativa tem como objetivo mobilizar os deputados federais para aprovação da PEC 66/2023 que prevê o Refis previdenciário. Na programação, os prefeitos se reunirão com a Bancada Federal da Bahia às 16h.

“Se a proposta não for aprovada, os prefeitos que estão encerrando o mandato poderão enfrentar dificuldades, pois o artigo 42 exige que não haja despesas pendentes do exercício anterior sem a devida disponibilidade de recursos. Acreditamos que, com a aprovação do Refis Previdenciário, tanto os novos prefeitos quanto os reeleitos encontrarão as finanças municipais organizadas e com maior previsibilidade”, explicou o prefeito Quinho, que busca o apoio dos deputados para viabilizar a aprovação da matéria.

 

A proposta foi aprovada no Senado e seguiu para a Câmara dos Deputados onde foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que suprimiu parte do texto que previa a reforma da previdência dos regimes próprios dos municípios. Os gestores solicitam agora que seja aprovado o regime de urgência para que a matéria vá a votação no plenário da Câmara e seja promulgada.

Entenda a proposta

A PEC 66/2023 concede novo prazo para o parcelamento especial de débitos de natureza previdenciária das administrações municipais. A proposição, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal, inclui ainda limites para o pagamento de precatórios municipais, com base na receita corrente líquida e percentuais crescentes conforme o volume de precatórios atrasados.


Ascom/UPB
Foto: Divulgação 

Muito reconhecimento e emoção no último adeus de Robério Menezes

Robério, tinha 68 anos de idade, foi perpertuado
como uma força do rádio de Itabuna.
Dentro de um clima de muita emoção e de  reconhecimento, devido aos grandes serviços prestados ao rádio regional, o corpo do radialista Robério Menezes, foi sepultado às 11h, deste sábado 7, no cemitério do Campo Santo, da Santa Casa de Misericordia de Itabuna. Vítima de depressão que causou outras enfermidades, Roberio, faleceu ontem, ao meio-dia no Hospital de Base, onde estava internado há 4 dias.

Os comunicadores: Paulo Lima e Rai Nascinento, ainda no velorio,, saudando ao grande profissional Roberio Menezes, expuseram à sua seriedade, dignidade e a preocupação, que ele tinha em ensinar a profissão, à outras pessoas, qualificando e formando muitos outros comunicadores, que hoje fazem sucesso,  no rádio de todo o Sul da Bahia. 

Essa virtude, reconhecida por muitos outros grandes nomes do radio - entre eles - Orlando Cardoso, Wagner Mendes, Yonildo Guedes, Luiz de Zu, Yonélio Sayd, Jota Haje, Hugo Vieira, Adailton Prado, Ciro Sales. Luiz Abreu, Ederivaldo Benedito, Manoel Messias, Paulo Rezende, e outros, só ele tinha, o que perpetuou o seu nome ao longo desses,  últimos 50 anos do rádio  grapiúna.

Por problema que só ele, sabia, resolveu desligar-se do rádio, em  definitivo. há alguns anos. Mesmo recebendo vários outros convites,, não quis mais retornar ao rádio. Porém, não saindo da comunicação, criou seu site: "Rede Brasil de Notícias", voltado, mais, para o esporte, fazendo ser, um dos mais acessados do Estado. 

Roberio Menezes que iniciou sua carreira, na antiga Rdio Clube, no meiado dos anos 70, se consolidou na Rádio Jornal de Itabuna, dirigida por Waldeny Andrade (já em outra dimensão), passou também pela Rádio Difusora Sul da Bahia. 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Valderico Junior assina carta internacional pela proteção do Pau-Brasil

Valderico Júnior

O prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior, aderiu a uma iniciativa internacional voltada para a conservação da biodiversidade e o combate à exploração ilegal do pau-brasil, árvore nativa e símbolo da Mata Atlântica brasileira. Valderico assinou a Carta de Vitória, um documento que reúne o apoio de organizações sociais, ambientais e cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente.

A carta foi elaborada durante o Congresso e Seminário Brasileiro sobre o Pau-Brasil, realizado em novembro deste ano, em Vitória (ES). Seu principal objetivo é incluir a espécie Paubrasilia echinata (nome científico da planta) no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Essa inclusão fortalecerá os mecanismos de proteção contra a exploração e o comércio ilegal da espécie, permitindo ainda o uso sustentável a partir de áreas de reflorestamento.

Ao assinar a Carta de Vitória, Valderico Junior reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e demonstra sensibilidade às questões ecológicas, culturais e de proteção do patrimônio natural brasileiro. Ascom do prefeito eleito.

Fuzuê Cultural em Jussari: Uma Celebração da Capoeira e da Cultura Afro-Brasileira

Evento liderado pelo Contra Mestre Jonhy Passos reúne mestres renomados, samba de roda e confraternização para enaltecer a história e a arte da capoeira

A cidade de Jussari, no sul da Bahia, será palco de um evento imperdível neste sábado 7, das 8h às 13h, no Clube Social de Jussari: o Fuzuê Cultural, promovido pelo Contra Mestre Jonhy Passos. O evento, que já se consolida como uma celebração anual da capoeira e da cultura afro-brasileira, promete movimentar a comunidade com aulas de capoeira, musicalidade, samba de roda e muita confraternização.

A realização é da Escola de Capoeira Nação Yorubá, com apoio da Prefeitura de Jussari e da Secretaria de Cultura. Entre os destaques estão as participações dos renomados Mestre Olioso e Mestre Fábio, que trarão sua experiência e paixão pela capoeira para compartilhar com alunos e praticantes da região.

Capoeira: Uma História de Resistência e Cultura

A capoeira é muito mais que uma luta ou uma dança; é um símbolo de resistência, arte e liberdade. Surgida no Brasil no período da escravidão, a capoeira foi criada pelos africanos trazidos ao país como uma forma de preservar sua cultura, fortalecer seu espírito e se preparar para enfrentar adversidades.

Originalmente, a capoeira era praticada em segredo, muitas vezes disfarçada de dança, como forma de enganar os senhores de engenho e os capatazes. Suas acrobacias, músicas e movimentos ritmados eram, na verdade, um treinamento para a luta e a resistência.

Após a abolição da escravidão, em 1888, a capoeira continuou enfrentando preconceito e perseguição, sendo proibida por muitos anos. Foi somente no século XX que ela começou a ser reconhecida como um elemento essencial da cultura brasileira. Graças a mestres visionários como Mestre Bimba, que criou a capoeira regional, e Mestre Pastinha, que fortaleceu a capoeira angola, essa arte ganhou respeito e passou a ser praticada em todo o mundo.

Hoje, a capoeira é reconhecida como um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e um símbolo universal de liberdade e resistência cultural.

A Magia do Fuzuê Cultural

O Fuzuê Cultural em Jussari não apenas celebra a capoeira, mas também reforça sua conexão com outras manifestações culturais afro-brasileiras, como o samba de roda, a musicalidade vibrante e a energia comunitária que só a capoeira proporciona.

Contra Mestre Jonhy Passos, organizador do evento, destaca que o Fuzuê é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, fortalecer laços e honrar a herança afro-brasileira:

"O Fuzuê não é apenas um evento; é um encontro de culturas, gerações e histórias. É a nossa forma de manter viva a essência da capoeira e transmitir às próximas gerações o valor dessa arte tão rica."

Programação do Evento

8h – Abertura: Roda de capoeira com mestres, contra mestres e alunos.

9h – Aulas de Capoeira: Técnicas, fundamentos e musicalidade com os mestres Olioso e Fábio.

11h – Samba de Roda: Apresentação e vivência dessa tradição cultural ligada à capoeira.

12h – Confraternização: Encerramento com roda livre, música e celebração da comunidade capoeirista.

O evento promete reunir praticantes e admiradores da capoeira de diversas localidades, fortalecendo a identidade cultural da região e reafirmando o papel da capoeira como uma ferramenta de transformação social e inclusão.

Uma Tradição que Vive e Inspira

Mais do que um esporte, a capoeira é uma expressão cultural que une corpo, mente e espírito. Ao som do berimbau, atabaque e pandeiro, ela cria um espaço onde história, arte e luta se encontram.

Eventos como o Fuzuê Cultural mostram que a capoeira continua a desempenhar um papel essencial na construção da identidade brasileira e no fortalecimento da herança afrodescendente. Em Jussari, o espírito da capoeira ganhará vida, ecoando sua história de luta, resiliência e celebração.

Que o Fuzuê inspire novos capoeiristas e continue perpetuando a magia dessa arte para as próximas gerações!

Por - Paulo (Fumaça,) Roberto Ferreira 

Itabuna ganha do MEC Selo Nacional Bronze em alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 e a Rede Municipal de Ensino de Itabuna conquistou o Selo Nacional na categoria bronze. A premiação é concedida pela primeira vez ao município depois de instituída pelo órgão do Governo Federal neste ano.

A iniciativa do Selo é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política de alfabetização.

Com esse reconhecimento, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação, acredita ter sido assertiva no seu planejamento, cujas prioridades nos anos 2023 e 2024 foram o fortalecimento da formação de professores e gestores; o trabalho pedagógico embasado numa proposta de alfabetização e recomposição das aprendizagens para que atendesse aos alunos nessa conjuntura pós-pandemia.

Além disso, o incentivo à leitura e escrita, através do fomento à literatura clássica; a realização das avaliações externas em parceria com os governos federal e estadual, por meio da adesão ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e as intervenções propostas a partir desses resultados; e o acompanhamento já existente às unidades escolares, dentre outras ações.

O Selo Bronze conquistado reflete a seriedade e comprometimento da Secretaria Municipal da Educação na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), das suas equipes e técnicas-pedagógicas.

Também dos profissionais nas unidades escolares, os quais realizam seu trabalho com o objetivo de garantir aos alunos o direito de aprender, de forma adequada e se desenvolvam integralmente como sujeitos nesse contexto histórico e social. Esse é um importante passo para outros maiores que virão. Ascom.

Expressaounica: Merecidamente, os professores de Itabuna são muito dedicados e ensinam com amor e carinho. Parabéns!


PLANSUL PREMIADO COMO MELHOR OPERADORA DE SAÚDE

O Plansul recebeu o prêmio Benchmarking Saúde 2024, um reconhecimento por ser a melhor Operadora de Saúde de Pequeno e Médio Porte do interior do estado. A premiação aconteceu em cerimônia realizada na noite de terça-feira, no Hotel Fasano, em Salvador. A empresa itabunense se destacou na categoria por seu compromisso com a saúde acessível e a excelência no atendimento, proporcionando soluções eficazes para os usuários das cidades onde presta assistência – Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista.

Durante a entrega do prêmio, foram apresentadas diversas inovações propostas pelo Plansul, entre elas, as ações de tecnologia desenvolvidas pela equipe interna, com destaque para o App destinado aos usuários, que otimizou o acesso à rede de prestadores e proporcionou também maior transparência nos processos.

Participaram da solenidade de entrega representando toda a equipe do Plansul o gestor ANS Celso Roberto dos Santos e o gerente de Mercado Ernando Mangueira Junior. Ao receber o trófeu, Ernando lembrou que o plano opera há mais de 31 anos, sempre empenhado em levar a melhor experiência aos usuários. “A missão do Plansul não é apenas impactar as vidas locais, o processo de interiorização da saúde é um desafio diário para nós, e tudo o que fazemos é sempre pensando no melhor para o nosso usuário, pois ele é quem faz todo o sentido de sermos Plansul”, explicou.

Prêmio Benchmarking


Uma das maiores premiações do mercado de saúde brasileiro, o prêmio Benchmarking tem como objetivo destacar iniciativas que inserem inovação e excelência na área de saúde e este ano completou 14 edições. A escolha dos premiados leva em conta critérios como Governança, Inovação, Liderança e Visibilidade de Mercado. Vence, no ano de referência, quem foi mais inovador, competente em práticas de gestão e que se dispôs a divulgar suas estratégias para o mercado.

 Por - Visão Marketing 

SPS realiza diagnóstico participativo com lideranças indígenas em Olivença

Encontro reforçar a importância da escuta ativa para a construção de políticas públicas externas aos povos originários.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio do CRAS Olivença, ligado a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), realizou um encontro sobre o Diagnóstico Participativo com diversas lideranças dos Povos Tupinambá de Olivença, agentes indígenas e outros convidados que são assistidos. O encontro marcou a importância de escutar a comunidade local na construção de políticas públicas.

Estiveram presentes a equipe do CRAS e diversos caciques que lideram as inúmeras localidades habitadas pelo povo Tupinambá de Olivença. Um momento em que todos puderam contribuir relatando a realidade do seu território, contribuindo com sugestões para o planejamento participativo de uma Ilhéus que atenda os anseios dos povos originários.

“A escuta nesse momento é fundamental para construirmos um diagnóstico o mais próximo possível da realidade das aldeias e de toda comunidade. É um momento em que todos somam para a construção de um planejamento que resultará na melhoria de vida de milhares de pessoas das aldeias e do distrito de Olivença, deixando o atendimento pautado nas demandas do território”, comentou a coordenadora do CRAS Olivença, Isabel Mendonça.

O diagnóstico participativo é fundamental para embasar políticas que respeitem a cultura, os costumes e as demandas específicas do povo Tupinambá de Olivença, contribuindo para a promoção da justiça social e melhoria na qualidade de vida da população local.

Fotos e texto ascom: SPM

Adeus Robério Menezes!

ITABUNA PERDE UM GRANDE NOME DA HISTÓRIA DO RÁDIO.

Roberio, foi da escola de Waldeny Andrade.
A gente morre a vida continua, ficam às lembranças e à saudade; o bom exemplo das pessoas que nos deixam; um vazio, preenchido no consolo da Lei do Pai do Altissimo que nos faz continuar vivendo, entre o Sol, a Lua, o vento e a terra; "navegar e preciso, vier não é preciso!", porque o Divino  Espírito Santo, continua habitando entre nós e a eternidade!  Adeus amigo/irmão, Roberio Cunha Menezes. Aqui, você passou e deu um exemplo do ser que não é egoísta. Ensinou com  sua sensibilidade e inteligência a todos, que lhe procurou! Mesmo brigando com direções de rádios, o que lhe fez afastar dos mesmos, fazendo caminhar, com as suas próprias pernas, pelo mundo novo da Internet, com o seu:"Rede Brasil de Notícias!", Que Deus lhe conceda a Luz. Você rompeu muitos preconceitos, se isolou com a sua dor, e viveu, lamentando a incompreensão do egoísmo. Deus lhe conceda o que voce merece, como menino e cidadãos das ruas do Bairro de Fátima; Meu amigo de infância e de batalha! Itabuna vai  chorar você, que foi um grande exemplo de vida.

O radialusta Roberio Mrnezes,  tinha 68 anos de idade. Foi internado às 11h, do dia 4 de Dezembro, no Hospital de Base Luís Magalhães em Itabuna e, veio a falecer às 12h, deste dia 6. após uma grande mobilização da equipe médica, que não conseguiu salvá-lo. 

O seu corpo estar sendo velado no SAF em Itabuna, na Rua Juca Leão e o sepultamento de seu corpo acontecera às 9h, deste sábado 7, no cemitério do Campo Santo em Itabuna.

Que fique o registro, Roberio Menezes, foi um grande mestre no ensinar a profissão para muitos amigos. radialistas de hoje, e que, estão na ativa. 

Segure na Mão de Deus e vá! Aqui você cumpriu  muito bem à sua tarefa.  Mesmo que ande pelo vale da morte, terei vida!".

NOTA DE PESAR

 Radialista Robério Menezes - Foto álbum pessoal (Facebook)
Com profundo sentimento de tristeza no começo da tarde desta sexta-feira, dia 6, soube do falecimento do radialista Robério Menezes Cunha, 68 anos. No começo da semana, ele havia sido internado no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, para tratar de uma enfermidade relacionada a um quadro depressivo.

Com notável carreira profissional no rádio esportivo itabunense, desde o final da década de 70, Robério Menezes levou para os microfones um grande número de pessoas que com ele fizeram história na radiofonia grapiúna. Muitos ainda continuam atuando em emissoras de várias regiões do país depois de integrarem as equipes esportivas por ele criadas.

Depois de deixar o rádio, o profissional criou um blog noticioso na rede mundial de computadores. Sua partida é lamentada pelos seus amigos e colegas. Peço a  Deus que conforte os seus familiares e o receba em Glória na Morada Eterna.

Itabuna, BA, 6 de dezembro de 2024

Augusto Castro

Prefeito

06.12.2024

Bolsonarista que adulou Lula racha Frente Parlamentar Evangélica

 

Foto com o petista pegou muito mal (Foto: Ricardo Stuckert)

Do - Diário do Poder - Evangélicos “raiz” conseguiram atrasar a eleição para presidência da engajada Frente Parlamentar Evangélica e articulam o nome do deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) para liderar o grupo. A frente estava reservada para ser presidida pelo deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), ex-vice-líder de Jair Bolsonaro na Câmara, mas ele teve que tirar a mão da taça. Essa frente, de perfil conservador, não digeriu os elogios rasgados de Otoni a Lula. Foto com o petista também pegou muito mal.

Histórico complicado

Otoni também se queimou ao negar apoio a Alexandre Ramagem (PL) para prefeito do Rio de Janeiro. Pediu votos para Eduardo Paes (PSD).

Atenção ao detalhe

Paira a desconfiança entre os evangélicos sobre o edital da eleição, com misteriosa redução no tempo na presidência da frente, de 2 para 1 ano.

Dedo do Lula

Na miúda, parlamentares confessam que suspeitam de “vacina” do Planalto caso o vencedor não seja Otoni. Gilberto é bolsonarista.

Isso são horas?

Outra manobra atribuída aos pró-Otoni é a votação. Por ora, presencial, em cédula e 8h da próxima quarta (11), madrugada no parlamento.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Carreiras de Estado: pacote tem erros de tabuada

O pacote anunciado pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda), além de insuficiente para reduzir o rombo nas contas públicas agravado pelos gastos do governo Lula (PT), contém erros elementares de tabuada. A PEC 45, que pretende limitar vencimentos nas carreiras de Estado, como magistratura e ministério público, custará mais caro aos cofres públicos, segundo advertiu em nota o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, que, este sim, fez as contas.

Conta de diminuir

A expectativa é que, se aprovada, a medida provocará aposentadoria em massa. Só o TJSP, o maior do País, perderá 546 dos 2.647 magistrados.

Conta de multiplicar

O desembargador Fernando Antonio Torres Garcia estima que custará bem mais aos cofres públicos a reposição de magistrados, após o êxodo.

Conta de somar

O TJSP necessitará fazer concursos por uns 20 anos, ao custo anual de R$250 milhões. Sem contar salários de quem chega e aposentadorias.

Poder sem Pudor

A fragilidade do poder

O país estava confuso, com as notícias desencontradas sobre o golpe militar, naquele 31 de março de 1964. Havia rumores sobre a fuga do presidente João Goulart para o Uruguai. No Palácio do Planalto, reinava o caos. Toca o telefone e o jornalista Otacílio Lopes atende. - O presidente João Goulart está? - Ele não trabalha mais aqui. Assistindo à cena, o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzili, finalmente se deu conta que era ele o presidente da República.

Mérito em questão

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mandou o recado de que não é ele quem vai gastar sola de sapato para aprovar o pacote fiscal ainda este ano. A urgência foi aprovada, mas o mérito será outro papo.

Sabotagem judicial

Não passou batido ao senador Rogério Marinho (PL-RN) a decisão judicial que obrigou o iFood a contratar entregadores. “Setores da Justiça do Trabalho teimam em sabotar o Brasil”, criticou o senador.

Censura prévia, não

Na CCJ da Câmara, o jurista Ives Gandra Martins defendeu o direito à liberdade de expressão: “Nós não podemos dizer o que o cidadão tem que pensar antes. Ele pode ser punido por abuso depois”, resumiu.

Esquerda racha

O deputado Glauber Braga (RJ) foi às redes defender a decisão do seu partido, o Psol, de extrema-esquerda, de se se unir ao PL e votar contra a urgência do “pacote fiscal” de Fernando Haddad (Fazenda).

Frase do dia

“A liberdade de expressão não é um favor concedido”

Deputada Julia Zanatta (PL-SC) critica censura a parlamentares, cidadãos e jornalistas

A conta chega

Pesquisa do Banco Central sobre estabilidade financeira destaca a principal preocupação das instituições do setor: risco fiscal. Poucos acreditam na sustentabilidade da dívida pública e no “calabouço fiscal”.

Nota protocolar

Até o PT, quem diria, se rebelou contra o corte no Fundo Constitucional do DF. A insurgência foi do diretório da capital, mas na nota, o PT, que só tem uma deputada no DF, sequer cita Fernando Haddad, o Malddad.

Mercado muito comum

O Itamaraty do ministro-decorativo Mauro Vieira celebrou a participação inédita, na reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul da... Bolívia, que afanou refinaria da Petrobras no governo Lula 1.

Consciente coletivo

O Deutsche Bank concorda com a avaliação do deputado Mendonça Filho (União-PE), no podcast Diário do Poder, de que o governo “Lula 3 mais parece o Dilma 3”. Lula 3 é Dilma 2, o retorno, disse o banco.

Pergunta na Constituição

Precisa ser vacinado para ter imunidade parlamentar?

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...