sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

Do - agenciabrasil.ebc.com.br -  Com 334 votos, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno. O resultado foi bastante comemorado no plenário e Maia se emocionou. Essa é a terceira recondução de Maia, 48 anos, ao cargo. É a primeira vez na história que um parlamentar comanda a Câmara por três vezes seguidas.
Ele foi reeleito presidente da Câmara no período 2017-2019 no dia 2 de fevereiro de 2017, depois de ocupar o cargo por sete meses, a partir de julho de 2016. A reeleição de Maia ao cargo foi possível pela mudança de legislatura. A Constituição e o Regimento Interno da Câmara impedem a recondução de membros da Mesa Diretora na mesma legislatura. O último deputado reeleito em legislaturas diferentes foi Michel Temer, que ocupou o cargo de presidente da Casa nos biênios de 1997-1999 e 1999 a 2001.
Com 334 votos, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno. O resultado foi bastante comemorado no plenário e Maia se emocionou
Com 334 votos, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno - Valter Campanato/Agência Brasil

Ao agredecer os votos, Maia disse que irá comandar a votação de reformas no país "de forma pactuada", com integração de governadores, parlamentares e sociedade.
Rodrigo Maia foi eleito com o apoio do maior bloco parlamentar da legislatura, composto por 301 deputados de 11 partidos. Entre eles, está a a sigla do presidente da República, Jair Bolsonaro, o PSL (52), além de PP (38), PSD (35), MDB (34), PR (33), PRB (30), DEM (29), PSDB (29), PTB (10), PSC (8) e PMN (3). 

AO VIVO: ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL

Festa de Iemanjá em Salvador

Fim de semana tem festa de Iemanjá e várias outras atrações em Salvador

A festa de Iemanjá é realizada desde o ano de 1923. O cortejo marítimo dos pescadores, ponto alto da festa, será à tarde.
Do - jornaldamidia.com - Além da festa em homenagem a Iemanjá, soteropolitanos e turistas terão diversas atrações para curtir o fim de semana na cidade. As opções vão desde encenação até uma feira livre englobando artesanato e gastronomia.
A estação mais agitada do ano está fervendo de atividades no Parque da Cidade, no Itaigara. A banda Jammil se apresentará neste domingo (3), às 15h, no anfiteatro do parque. Será mais uma edição do projeto “Vamos Ver o Pôr do Sol” da banda, cujo nome faz referência a letra de uma canção. O evento é gratuito e aberto ao público, que poderá conferir sucessos como “Sublime”, “Você é Tudo”, “Mil Poemas”, e “Colorir Papel”.
No domingo também ocorre no parque a Feira de Sustentabilidade, das 8h às 18h, na entrada principal do espaço. O público poderá conferir itens de artesanato, moda praia e fitness, comidas gourmet, peças de costura criativa, acessórios e materiais esportivos. O evento tem entrada gratuita.
A feira é organizada por artesãs e mulheres empreendedoras que fazem parte do Grupo Arte e DesenvolvimentoSustentável (GADS). Idealizado em 2015 na capital baiana, o coletivo tem como objetivo consolidar um espaço de acolhimento e solidariedade, angariando renda, fortalecendo o crescimento e estimulando o empoderamento feminino.

RECURSOS HÍDRICOS: Falha de projeto compromete vazão hídrica de obra no Sertão pernambucano

Em Passagem de Pedras, no município de Ibimirim, obras para aproveitamento de recursos hídricos da Bacia do Jatobá estão comprometidas
Do - Diário do Poder - Quem conhece ou vive no semiárido do Nordeste brasileiro não deve ter dificuldade para saber qual a importância das obras hídricas para a região. O que não é de fácil compreensão é o fato de, depois de prontas, algumas dessas intervenções – que não custam pouco – não atenderem à expectativa por erro na sua concepção e execução. Essa triste realidade foi constatada no Sertão pernambucano, na localidade de Passagem de Pedras, município de Ibimirim, em obras destinadas para o aproveitamento dos recursos hídricos subterrâneos da Bacia Sedimentar do Jatobá, mais especificamente no sistema aquífero Tacaratu/Inajá.
Evidências apontadas em pesquisa acadêmica desenvolvida, no Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFPE, por Felipe Oliveira Tenório da Silva indicam problemas na construção de dois poços dessa área que tiveram sua eficiência sensivelmente diminuída, acarretando uma baixa na capacidade produtiva dessas obras. Para o autor da dissertação Caracterização hidrogeológica da localidade de Passagem de Pedras na porção sul do sistema aquífero Tacaratu/Inajá – Bacia do Jatobá – Municípios de Ibimirim/Inajá/Manari-PE, “as baixas vazões dos poços contrariam o previsto, pois já foram observados, em outras localidades do mesmo sistema aquífero, poços de altas vazões e elevadas transmissividades calculadas para o aquífero”.

Polícia Militar localiza suspeitos de explodirem banco


Apoio: Os dois criminosos, que estavam numa residência com armas e drogas, ainda não foram identificados.

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira localizou dois criminosos suspeitos de participação numa explosão ao terminal bancário do Bradesco, na madrugada desta sexta-feira (1º), em Almadina, cidade localizada no Sul da Bahia distante de 470 quilômetros de Salvador. Os bandidos, que não possuíam identificação, trocaram tiros com a Polícia Militar, foram alvejados e, apesar de encaminhados ao Hospital Municipal de Itapitanga, não resistiram aos ferimentos.

Fomos informados que cerca de 10 homens estavam assaltando o terminal de autoatendimento do Bradesco e, quando chegamos ao local, constatamos que o banco já tinha sido explodido e que os criminosos, armados com pistolas, revólveres e armas longas, fugiram num Fox branco, num Uno e em duas motocicletas em direção a Itapitanga”, declarou o comandante da Cipe Cacaueira, major Ricardo Silva.

TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2019

6ª Edição da TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2019 terá entrada e palestras gratuitas para cadastro antecipado

Legenda: Edição da TecnoMultimídia InfoComm – Crédito: Divulgação

Para contar com este benefício, que terá vagas limitadas, os interessados deverão fazer um cadastro antecipado para participar da principal feira do país voltada à indústria de áudio, vídeo, iluminação, automação e sistemas profissionais integrados

TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2019 (TMI), promovida pela Latin Press, Inc. e a AVIXA - The Audiovisual and Integrated Experience Association - chega a sua 6ª edição repleta de novidades para compartilhamento de conhecimento e networking. A maior feira da indústria de áudio, vídeo, iluminação, automação e sistemas profissionais integrados do país acontecerá entre os dias 2 e 4 de Abril, das 13h às 20h, em novo local. Dessa vez, o Transamerica Expo Center sediará o importante encontro.

O evento vai reunir os melhores distribuidores e fabricantes nacionais e internacionais do setor AV, além de sinalização digital, automação residencial, iluminação e domótica.

Como cortesia, a TMI está abrindo a possibilidade de um número limitado de interessados ir a feira e participar gratuitamente do evento e dos summits. Para isso, é necessário fazer um cadastro antecipado pelo site: www.tecnomultimidia.com.br/landing-pages/tmib-registro.php.

É importante destacar que para cada summit que a pessoa quiser participar, deverá se cadastrar de forma individual para garantir a vaga. Já os visitantes da feira, que não fizerem o cadastro antecipadamente e tiverem interesse em participar de algum encontro, ficarão sujeitos a disponibilidade de vaga.  

Secretário Dinailson Oliveira vistoria obras na Rua de Palha

   
O Secretário Municipal de Administração, Dinailson Oliveira, visitou na manhã de hoje as obras de Requalificação e Humanização que estão sendo realizadas no bairro Maria Matos (Rua de Palha), atendendo uma reivindicação antiga dos moradores da localidade. Pavimentação asfáltica, esgotamento sanitário, construção de passeio e meio-fio são as obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Itabuna.

“Essas obras estão sendo executadas através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II (Pacão) - do Governo Federal, e a nossa meta é essa, atrair recursos para melhorar a qualidade de vida dos itabunenses”, comentou o Secretário de Administração. Além da Rua de Palha, outros seis bairros também estão sendo beneficiados: Nova Itabuna, Lomanto Júnior, Sinval Palmeira, Bananeira, Santa Catarina e Jorge Amado.

Ao vistoriar o andamento das obras na avenida Itapé e rua Santa Maria, o Secretário aproveitou para ouvir agradecimentos e também solicitações de moradores da região. Sr. José Ribeiro Silva, 64 anos, morador da avenida Itapé há 60 anos, conta está muito feliz com esta obra. “Eu era menino e já escutava os moradores pedirem aos governantes a pavimentação deste local, mas nunca nos escutaram. Agora estou feliz porque o prefeito Fernando Gomes olhou para as nossas necessidades”.


Texto: Kaline Ribeiro
Foto: Waldyr Gomes

Prefeitura prorroga IPTU com 15% de descontos até 8 de Fevereiro

Devido a grande procura da população para quitar a primeira parcela do IPTU 2019, a Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Tributos, prorrogou até o dia 08 de, deste mês, o prazo para a quitação da primeira parcela, com 15% de descontos.

Ao pagar o seu IPTU você está contribuindo para garantir saúde, educação e uma cidade mais bonita.  Pague em cota única com 15% de desconto até 8 de fevereiro de 2019. Retire o seu boleto através do site prefeituradeitabuna.com.br ou compareça ao Setor de Tributos da Prefeitura de Itabuna.

Prefeitura Municipal de Itabuna
Secretaria de Governo – Departamento de Comunicação Social

Centro de Referência promove oficina para cuidadores de pacientes com Alzheimer




 
O Centro de Referência em Saúde do Idoso, Hipertensão e Diabetes/  Prosi/Hiperdia, promove na próxima quinta-feira, dia 7, uma oficina para cuidadores de pacientes com Alzheimer. O evento terá início a partir das 13:30hs, no auditório do próprio centro, no  bairro Zildolândia, em Itabuna, e terá  como um dos orientadores o neuropsiquiatra Dr. Antônio Carlos do Espirito Santo, além de psicólogos e enfermeiros.   

A coordenadora do centro, Klivia Miranda, informou que a unidade de referência mantém um cadastro com cerca de 230 pacientes com Alzheimer, uma doença considerada difícil para quem convive, dai a importância da oficina direcionada a família, parentes e pessoas que lidam diariamente com pacientes com esse tipo de doença. Para ela, cuidar de uma pessoa com Alzheimer é um processo longo e desgastante e que pode trazer muitas consequências negativas para os cuidadores, “dai a importância de uma boa orientação por parte de profissionais especializados para cuidar de quem cuida na doença”, destacou a coordenadora.

VOLTA DO RECESSO Câmara dos Deputados dá posse a parlamentares e elege novo presidente da Casa



Do - Diário do Poder - Em clima de disputa eleitoral tradicional, com santinhos, adesivos, pôsteres e panfletos, a Câmara dos Deputados elege nesta sexta (1º) a nova composição da Mesa Diretora. Além da presidência, estão em disputa a primeira e segunda vice-presidência das Casas, quatro secretarias e as respectivas quatro suplências.
Todos os cargos permitem candidaturas avulsas de deputados e o cenário se define na última hora. O mais concorrido é o de presidente da Casa, responsável pela condução administrativa e legislativa dos trabalhos.
Na disputa do cargo, está o presidente na legislatura passada, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Favorito na corrida, o parlamentar reúne o maior número de legendas em apoio à sua candidatura – incluindo o PSL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro. Ao todo, 15 siglas anunciaram apoio ao candidato.
Além de Maia, Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSB-AL), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) seguem na disputa. Independentemente de seu partido ter oficializado apoio a Rodrigo Maia, General Peternelli (PSL-SP) também anunciou candidatura ao posto de presidente da Casa.
Bloco
Nesta quinta (31), PT, PSB, PSOL e Rede anunciaram a formação de um bloco parlamentar. Juntos, os quatro partidos contam com uma bancada de 97 deputados. Apesar de não indicar um candidato único para a presidência da Câmara, o bloco foi criado com o objetivo de ganhar forças e disputar cargos na Mesa Diretora. O grupo pretende ainda reunir os parlamentares do PCdoB e PDT.
Segundo regimento interno da Casa, os blocos parlamentares criados no dia 1º de fevereiro são a base para a divisão dos cargos da Mesa Diretora pelos próximos dois anos e servem de parâmetro para a distribuição das vagas nas comissões pelos próximos 4 anos.
Como é a eleição
Para eleição da presidência da Câmara em primeiro turno, é necessária maioria absoluta – o correspondente aos votos de 257 deputados. Se ninguém atingir esse número, há um segundo turno com os dois mais votados. A eleição dos demais integrantes da mesa só ocorre quando o presidente é eleito.
Todos os cargos permitem candidaturas avulsas de deputados, ou seja, aquelas que não têm apoio de legendas. O registro das candidaturas poderá ser feito até as 17h.
A eleição da Mesa Diretora, na qual será definido o próximo presidente da Câmara, deverá ocorrer por volta das 18h. A apuração é realizada por cargo, primeiro para o presidente da Câmara. Depois de eleito o novo presidente, serão apurados os votos dos demais integrantes: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Provável candidato à reeleição para presidência, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) não poderá coordenar a sessão. A condução dos trabalhos caberá ao parlamentar mais idoso entre aqueles com o maior número de legislaturas. (ABr)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Encontro em Itabuna terá palestras e exposição de móveis feitos com a acácia mangiun


  
O primeiro encontro regional para discutir os benefícios da acácia mangium, a ser realizado na próxima terça-feira, dia 5, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, em Itabuna, trará uma novidade para o público: uma exposição de mel e de móveis produzidos pela planta, que na visão do diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Itabuna, Erlon Botelho, poderá mudar os rumos da economia regional. 

O encontro será aberto às 8 horas da manhã, pelo prefeito Fernando Gomes e pelo secretário de Sustentabilidade Econômica, Jorge Vasconcelos, que recepcionarão os principais palestrantes do evento, o pecuarista Carlos Roberto Della Libera, de Mato Grosso, que trará o mel para a exposição e o empresário Ramiro Campelo de Queiroz, proprietário das lojas Guaibim e um dos maiores produtores de acácia mangiun, com uma plantação de mais de dois milhões da planta, em Valença, região do Baixo Sul da Bahia. Ele trará os móveis feitos a partir da planta para compor a exposição como parte do programa do encontro.

Itabuna recebe materiais para reforçar trabalho de combate ao Aedes Aegypti

A Vigilância Epidemiológica de Itabuna recebeu do Governo do Estado da Bahia 113 kits de trabalho dos agentes epidemiológicos do município. A doação foi recebida nesta quinta-feira (31), pelo Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Roberto Góes, que destacou a importância do material para que as ações de combate ao Aedes aegypti sejam intensificadas em todo o município.

De acordo com Roberto Góes, cada Kit Dengue possui 26 itens, incluindo bolsa, prancheta, escala, lanterna e concha, dentre outros materiais essenciais para a realização do trabalho de campo do agente. E informou que os materiais já começaram a ser utilizados, de modo a reforçar o trabalho preventivo realizado pela Coordenação Municipal de Combate às Endemias.

Com uma série de atividades voltadas à conscientização da população acerca dos perigos de deixar água parada em recipientes expostos ao ar livre, a Secretaria Municipal de Saúde comemorou a chegada dos materiais. Roberto Góes enfatizou a necessidade de colaboração de todos para que o município reduza, cada vez mais, os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue e de outras graves doenças.

Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes

Feira de Flores de Holambra começa nesta sexta em Itabuna



Mais uma edição da Feira de Flores de Holambra será aberta oficialmente nesta sexta-feira (1º), às 08 horas, na Praça Rio Cachoeira, em Itabuna, levando uma diversidade de espécies de plantas para o público, entre elas, orquídeas, bonsais, cactáceas, roseiras, entre outras. A solenidade oficial de abertura contará com a presença de autoridades locais e da imprensa, entre eles, o Secretário Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos.

Serão 10 dias que Itabuna contará com um belo jardim florido. De 1º a 10 de fevereiro, das 08 às 18 horas, a Feira de Flores de Holambra receberá itabunenses, ilheenses e visitantes de diversas cidades da região. O Secretário Jorge Vasconcelos ressalta que a Prefeitura Municipal de Itabuna deu todo apoio necessário para realização da feira e aproveita para destacar a movimentação econômica que ela traz para o município.

 “Diversos setores tem um impacto positivo quando a cidade recebe uma feira dessa, tais como, comércio, hotelaria, restaurantes, entre outros. Além disso, a área social e beneficente também é beneficiada. Nesta feira, por exemplo, parte da renda será revertida para colaborar com as despesas do Abrigo de Idosos Dr. Balduíno Lopes de Azevedo“, finaliza o Secretário Jorge Vasconcelos. Ascom

Atrações para o Beco do Fuxico

Banda Didá e Sarajane são atrações da Lavagem do Beco do Fuxico

A Banda Didá e Sarajane são as atrações confirmadas pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) para animar a Lavagem do Beco do Fuxico 2019, que acontece no próximo dia 23 de fevereiro. O presidente da FICC, Daniel Leão ressalta que a contratação da banda e da cantora contou com o apoio do Governo do Estado através da Bahiagás, sem nenhum custo para a instituição. As duas atrações da Lavagem vão se apresentar no sábado à noite na Pça. Adami.

Criada a partir de uma Associação Cultural dirigida por Antônio Luis Alves dos Santos, o Neguinho do Samba, a Banda Didá é formada exclusivamente por mulheres negras e une a cadência do samba-reggae à feminilidade das artistas que buscaram um jeito singular de tocar instrumentos de percussão sem perder o charme e o ritmo. A banda atualmente é uma das grandes atrações do carnaval baiano puxando um bloco que sai do Pelourinho para o circuito do campo Grande.

Um dos principais nomes da Axé Music, Sarajane ficou famosa com a música “A Roda“, já tendo inclusive participado de carnavais em Itabuna a convite do prefeito Fernando Gomes. Ascom/Ficc

CEEPAMEV oferece vagas em Educação Profissional em anexo na zona sul de Ilhéus


Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (CEEPAMEV), em Ilhéus conta, a partir deste ano, com um anexo na zona sul da cidade, que funciona no prédio da antiga Escola Estadual da Proa.

O anexo oferece  os cursos de Educação Profissional em Administração e Química nos períodos matutino e vespertino, e Administração, Química e Segurança do Trabalho na modalidade Proeja no período noturno.


As inscrições estão abertas nos postos de matrícula, no CEEPAMEV ou no próprio anexo.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73)  3231- 3221.



Por - Daniel Thame

Foto: Alahu Akbar

Indígenas Tupinambás bloqueiam a BA-001 em Olivença

Do - verdinh0 Itabuna - Na manhã desta quinta-feira (31), indígenas da tribo tupinambá bloquearam um trecho da BA-001, na região de Olivença, em Ilhéus. Eles reivindicam a demarcação de terras e a colocação de, ao menos, cinco quebra-molas no trecho, para evitar novas mortes por acidente de trânsito na área. Nos últimos 15 dias, dois indígenas morreram atropelados na região em frente ao Condomínio Águas de Olivença, vizinho à Aldeia Itapuã. 

O último acidente ocorreu há cerca de uma semana, quando um veículo a cerca de 140km quilômetros por hora atropelou um tupinambá que voltava da pesca na praia na região de Águas de Olivença. A promessa é de liberar a pista somente após a presença de representantes do governo estadual, que garantam a sinalização da rodovia. 

Santa Casa de Misericórdia uma grande instituição regional

Números mostram a força da Santa Casa de Itabuna
Por - Manuela Berbert -  Em 102 anos de história, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna vem cumprindo sua missão de servir com excelência a experiência do cuidar, enfrentando os desafios do dia a dia e sempre pensando em melhorias dos seus serviços para atender a população.
Prestes a conseguir a acreditação hospitalar, um sistema de avaliação e certificação nacional de qualidade de serviços de saúde feita por empresa nacional voltada para a melhoria contínua, a instituição almeja o selo da Organização Nacional de Acreditação – ONA, através da atual gestão com o provedor Eric Júnior.
E é através de suas unidades, compostas por dois hospitais, Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, e o Cemitério Campo Santo, que a Santa Casa mostra a sua força, com os números de atendimentos e procedimentos realizados anualmente em seus diversos serviços.
Hospital Calixto Midlej Filho

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Prefeito recebe produtores rurais para discutir o combate a violência no campo


O Prefeito Fernando Gomes recebeu em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, os produtores rurais Alex Maron e  Antônio Augusto Paraíso (Guto), proprietários de fazendas  na região do Mutuns e do Rio do Braço, zona rural de Itabuna. A reunião que também contou com a presença do comandante do 15º BPM, Tenente-Coronel PM Daniel Riccio, do agente da Policia Civil Lúcio Serra e do empresário Diney Oliveira, teve como pauta a busca por soluções para o combate a violência no campo.

Na oportunidade, os produtores rurais falaram sobre os constantes assaltos a mão armada que vem acontecendo naquela região e pediram  ajuda do Executivo.  O Comandante do 15º BPM, informou  ao prefeito que já tinha conhecimento dessas ocorrências e que já estava desenvolvendo um monitoramento em parceria com a Policia Civil que, representada pelo agente Lúcio Serra, ficou de tomar as providencias necessárias, inclusive para o envio de viaturas ao local. Para finalizar, o prefeito Fernando Gomes prometeu dar todo o apoio para o combate ao crime na região. Ascom
Foto: Waldyr Gomes

Adrenalina e emoção prometem ferver o verão de Ilhéus com o Rally dos Mares




 Pelo quinto ano consecutivo, o Rally dos Mares 2019, consagrado como a maior competição náutica de jetski em navegação de mar aberto do mundo, promete ferver o verão de Ilhéus, no sul da Bahia. Mais de 100 pilotos de várias gerações largam nesta quarta-feira (30) de Salinas das Margaridas, na Baía de Todos os Santos, para percorrer cerca de 400 quilômetros de navegação, passando por Itaparica, Morere, Caixa Prego, Morro de São Paulo, Garapuá, Boipeba, Barra Grande e Camamu. A previsão de chegada no Pontal é às 13 horas do próximo sábado (2).
A prova reúne alguns dos melhores pilotos do país e convidados internacionais. O campeão brasileiro e mundial de jetski, Cristiano Magarão, está entre os competidores. Ao longo da prova, os motonautas contam com uma estrutura de segurança aquática, composta por duas lanchas de apoio, cobertura do Agrupamento Aéreo da Polícia Militar (GAER), acompanhamento terrestre escoltada por carros e caminhões truck munidos de combustível e peças, além de um staff formado por 50 pessoas.
Novidades – De acordo com a organização, os pilotos contarão com uma unidade especializada UTI Móvel, que fará o acompanhamento das equipes desde a Baía de Todos os Santos até Ilhéus. Também será possível rastrear os competidores em tempo real, através da internet e aplicativo. A expectativa é que o evento atraia pelo menos 25 mil pessoas, no total das cidades por onde passa o Rally dos Mares.
Em Salvador, o experiente piloto, Orlando Junior disse que durante o percurso de navegação, os competidores buscam superar limites físicos e mentais, vencer a fadiga e os desafios do mar aberto. “O público pode aguardar um grande evento com muita emoção em clima de vitória. Quando chegarmos à Baía do Pontal, o cansaço vai ser recompensador, pois é lá que faremos uma grande confraternização com o público”, informa Junior.
No Boca du Mar, duas bandas animarão o público presente antes mesmo da chegada dos pilotos e suas máquinas. O evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur), que vai disponibilizar uma total infraestrutura de palco, sonorização e toldos que serão montados no local, da Superintendência Municipal de Trânsito e Mobilidade (Sutram), da Polícia Militar (PM) e demais patrocinadores.

Prefeitura fortalece a Rede Assistencial de Saúde Mental com ciclo de palestras informativas



Uma ação preventiva voltada para a conscientização da população sobre a importância da saúde mental está sendo realizada nesta quarta-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O evento que encerra a Campanha “Janeiro Branco” tem como público-alvo os profissionais da Atenção Básica e da Alta e Média Complexidade.

A realização do evento que conta com várias palestras com o objetivo de fortalecer a rede assistencial de Saúde Mental, está sob a responsabilidade da Rede de Atenção Psicossocial, que é representada pelo CAPS Adulto e Infantil, CAPS II, CAPS AD e Ambulatório Psicossocial, Departamento de Média e Alta Complexidade e Secretaria Municipal de Saúde.

Coordenador do Setor de Saúde Mental, Paulo Cardoso, destaca a importância da disseminação de informações sobre o assunto em questão, para que seja fortalecido ainda mais o atendimento aos pacientes. A enfermeira Naíra Cruz, coordenadora do evento, finaliza lembrando que a cada ano esta campanha tem sido fortalecida e comemora que os resultados se pode observar no atendimento direto aos pacientes. Ascom
Texto: Kaline Ribeiro
Foto: Waldyr Gomes

RECUPERAÇÃO: Bolsonaro retoma exercício da Presidência, mas ainda não recebe autoridades

Do - Diário do Poder - A assessoria do Palácio do Planalto informou que o presidente Jair Bolsonaro retomou o exercício da presidência às 7h desta quarta (30). Segundo a agenda oficial divulgada à imprensa, ele não recebe autoridades hoje, apenas terá despachos.
O presidente se recupera, no Hospital Albert Einstein, da cirugia realizada na segunda-feira (28), que durou sete horas e reconstruiu o seu trânsito intestinal. Bolsonaro está internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especial, com direito à privacidade e presença da família.
A assessoria do Planalto informou que não há previsão de quando Bolsonaro poderá se encontrar com ministros e autoridades. A previsão é que ele permaneça por 10 dias em recuperação.
Gabinete provisório
De acordo com informações do porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, ao lado do quarto onde o presidente estará em recuperação o Gabinete de Segurança Institucional organizou um espaço, com equipamentos e estrutura técnica, que permitirá a ele orientar seus ministros e conceder audiências. (ABr)

Projeto Pé na Estada leva música para a Praça São Miguel, em Itacaré


Itacaré será um dos pontos de parada do projeto Pé na Estrada da Banda Toco Y Me Voy, com música de excelente qualidade aberta ao público, a partir das 20 horas, na Praça São Miguel. O projeto é uma realização da Multi Planejamento Cultural e apoio financeiro do Estado da Bahia através do Edital Setorial de Música, com apoio da Fundação Cultural do Estado, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda e em Itacaré conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura.

Numa proposta de interação direta com o público, a turnê da banda Toco Y Me Voy faz mais uma circulação pela Bahia entre os dias 1º e 3 de fevereiro, quando estacionam sua carretinha acoplada a uma van, que se transforma num palco itinerante, em Itacaré, Serra Grande e Ilhéus. Num formato de show que coloca a rua como espaço de visibilidade para o artista, o grupo revisita o conceito "mambembe" para apresentar seu novo álbum "Uma Coisa Só".

Já tendo passado por Jacobina, Lençóis, Mucugê, Uauá, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Salvador, a turnê cumpre seu objetivo de intercâmbio e troca. “Estamos levando nossa linguagem musical para uma conversa bonita com cada uma das cidades que visitamos. Deixar um pouco de nós e trazer um bocado dessa experiência”, conta Thiago Ribeiro, multi-instrumentista e vocalista da banda.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...