sábado, 25 de novembro de 2023

Eleição para reitor e vice da Uesc acontece nesta terça-feira

Campus da UESC

Todas as providências estão sendo adotadas para a realização da eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), marcada para terça-feira, 28 de novembro de 2023. O colégio eleitoral é formado por cerca de sete mil pessoas, entre docentes, discentes, técnicos e analistas universitários. Estão impedidos de votar, os servidores técnico-administrativos em cargos comissionados com menos de cinco anos de exercício das suas respectivas funções.

 

A chapa única é composta pelo atual reitor, professor doutor Alessandro Fernandes, e o vice-reitor, professor doutor Maurício Santana Moreau, que pleiteiam o segundo mandato à frente da gestão superior para o quadriênio 2024-2028. Durante a eleição, funcionarão 21 urnas distribuídas em vários pontos do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade.

 

O processo de votação terá início às 8 horas, com encerramento previsto para às 21 horas. Em seguida, será iniciada a apuração manual dos votos, e imediata proclamação do resultado. O sistema de escolha dos cargos de reitor e vice-reitor da Uesc é coordenado pela comissão indicada na 69ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário, realizada no dia 2 de agosto de 2023. 

 

Presidida pelo professor doutor Marcos Antônio Bandeira, a comissão tem como vice-presidente a professora doutora Lívia Andrade Coelho e como secretário, o estudante Shauan Keven Rocha Fontes. Os demais membros titulares são: a professora doutora Lília Marta Brandão Modesto e o técnico-administrativo Rafael Bertoldo. Na suplência, estão os docentes Vinícius Augusto Takahashi Arakawa, Alexandre Justo de Oliveira Lima, Antônio Balbino Lima, a discente Aíla Oliveira da Silva e a servidora técnico-administrativo, Cristina Verônica Novaes.

 

Conforme a Resolução Eleitoral, aprovada pelo Conselho Universitário (Consu), os pedidos de impugnação do resultado podem ser apresentados no dia 29. O julgamento das impugnações e homologação do resultado final ocorrerá no dia 01 de dezembro de 2023. No dia 11 de dezembro é o prazo final para o encaminhamento, por parte da Comissão Eleitoral, das decisões dos recursos ao Conselho Universitário, cujos resultados serão encaminhados ao Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para proclamação e data da posse dos eleitos.

 

SÉRIE B DEFINIDA HOJE

Vitória o grande campeão antecipado, liderou, praticamente, a série B, de ponta a ponta...

Chegamos ao fim na noite de hoje (25)da Série B, onde 38 equipes disputaram a competição. Veja os resultados, válidos pela última rodada, e os quatro times que subiram para a Primeira Divisão e os que caíram para a terceira.veja:

Subiram o Vitória campeão antecipado; Juventude/RS; Atlético/GO e o Jucentude/SC. Caíram para a Série C, o ABC/RN; LondrinaSC; Sampaio Correia/MA e o Tombense/MG.

O ITABUNA!

Na Série B, do próximo ano de 2024, a grande novidade, vai ser a participação do Itabuna Esporte Clube, que disputará seus jogos no Estádio Mário Pessoa, na vizinha cidade de Ilhéus! Isso porquê, na cidade de Itabuna, não ter um estádio que atenda às exigências da FBF. O que se torna um grande descaso para a torcida grapiúna. 

O Itabuna, ainda no mesmo ano disputará, o Campeonato Baiano e a Copa Brasil. Vamos lá Itabuna!















UPB afirma que vai articular com Congresso derrubada do veto da desoneração da folha

Proposta beneficia 403 municípios baianos

Sede da UPB

A União dos Municípios da Bahia (UPB) emitiu nota afirmando que recebeu com grande decepção o veto integral ao Projeto de Lei - PL334/2023, que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores e inclui a redução da alíquota previdenciária dos municípios. 

 

Para a Diretoria da UPB, que manteve contato com o Planalto e apresentou estudo com justificativa para aprovação da medida, a decisão demonstra falta de sensibilidade da União, diante da carga tributária que tem prejudicado o funcionamento das prefeituras e penaliza a geração de empregos de setores econômicos que já contavam com o incentivo.

 

Diante do exposto, a entidade afirma que trabalhará junto ao Congresso Nacional para derrubada do veto presidencial à matéria.

Entenda a situação

Os municípios pagam uma das contribuições previdenciárias mais altas aplicadas a empregadores no Brasil – fixada em 22,5% sobre a folha, sendo que não visam lucro e prestam serviços à sociedade. A UPB alerta que esse percentual elevado da alíquota atual estimula o endividamento e limita a capacidade financeira dos municípios, impedindo investimentos em infraestrutura, saúde e educação. O PL334/3023, inclui as prefeituras na concessão da desoneração, propondo reduzir para 8% a alíquota paga pelos municípios de até 142.632 mil habitantes, o que significa um alívio para 403 dos 417 municípios baianos.

Outro impacto dessa carga tributária é aumento do gasto com o índice de pessoal para manter a qualidade dos serviços públicos ofertados. Há duas décadas, os municípios gastavam em torno de 40% ou menos de comprometimento da receita com a folha, esse percentual hoje passa dos 60%.  Um estudo realizado pela UPB mostra que as prefeituras conseguem arcar atualmente, em média, com 7,5% de alíquota. O restante é acumulado em uma dívida impagável.

Ascom/UPB

Chico França convida a direita da Bahia para o lançamento do Instituto Harpia, em Salvador

Chico França não para 

O engenheiro Chico França, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Partido Liberal, ao lado do ex-candidato a governador do Estado de Goiás e presidente nacional do Instituto Harpia, major Vitor Hugo, e do deputado estadual Leandro de Jesus, convida a direita da Bahia para o lançamento do Instituto na Bahia, em Salvador.

João Roma e Chico frança

O Instituto Harpia é presidido na Bahia por Dida Souza, militante do Movimento "Invasão Zero" e o encontro acontece neste sábado (25), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, das 8 às 12 horas. O evento contará também, com às presenças do governador atual do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado; do deputado Leandro de Jesus e da deputada Roberta Roma e os presidentes das executivas do Harpia de vários municípios. 

Dentre os objetivos principais do Instituto Harpia, estão a defesa e a promoção dos ideais liberais econômicos e da proteção propriedade privada, discussão e a elaboração de minutas de reformas estruturantes para o País.  Tais como, a tributária, a administrativa, a política, entre outras. Em pauta tambem, o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, na inclusão do combate à pobreza e o estudo dos seus problemas, com foco na valorização e reconhecimento do agronegócio e da indústria.

É também objetivo do Harpia, a elaboração de minuta de uma Nova Constituição Federal.


Ascom, do pré-candidato

Ilhéus um dos destinos mais procurados

Praia do pontal

Um dos destinos mais procurados do Brasil, Ilhéus se prepara para temporada de verão 2023-24

O verão 2023-2024 se aproxima e com ele projeções otimistas para a alta temporada. Conforme a Secretaria de Turismo (Setur), Ilhéus deve receber cerca de meio milhão de turistas durante o período, sendo 100 mil vindos dos cruzeiros marítimos que já começaram a atracar no Porto do Malhado.

Detentor do maior litoral da Bahia, o município também oferece aos visitantes experiências imersivas nas fazendas de cacau ou um tour pelo Rio do Engenho, passando pela Capela de Nossa Senhora Sant’Ana, uma das mais antigas do Brasil. As festas populares são a grande pedida, com destaque para a Puxada do Mastro de São Sebastião e a Festa de Iemanjá. 

Lar do escritor Jorge Amado, a cidade se consagrou por ambientar o romance Gabriela, Cravo e Canela. Dentro desse universo amadiano, o turista é convidado a reviver a obra, com visita ao Bataclan ou ao Bar Vesúvio, por exemplo.

"Uma força-tarefa com atuação de todas as entidades ligadas ao comércio e ao trade turístico, a fim de assegurar que Ilhéus seja o melhor lugar para desfrutar das férias, das festas de fim de ano e do verão que se aproxima”, disse o prefeito Mário Alexandre.

O trabalho conjunto reúne as secretarias capitaneadas pela Setur; empresários das áreas hoteleira, gastronômica e turística, representantes da economia criativa, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), SEBRAE e Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), além de associações de bairros e comunidades.

Ascom

Digitais do Planalto na PEC ficaram óbvias no STF


Sete de oito senadores do PT votaram contra, mas Wagner, mais ligado a Lula, foi autorizado a apoiar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. (Foto: Reprodução/TV Justiça).

Do - Diario do Poder - Ao menos um resultado prático na aprovação da PEC 8/2021, que limita poderes de decisões individuais no Supremo Tribunal Federal (STF): a falta de empenho do Palácio do Planalto e do presidente Lula para ajudar a barrar a decisão acachapante de 52×18 votos. Além do voto favorável do líder do governo, Jaques Wagner (PT), o STF percebeu a anuência de Lula na liberação dos governistas para votar como quisessem, com indicação de “sim”, incluindo a bancada do PSB do vice Geraldo Alckmin.

Rebeldia específica

Sete de oito senadores do PT votaram contra, mas Wagner, mais ligado a Lula, foi autorizado a apoiar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Maranhão: sim

Vice-líder do governo, Weverton Rocha (PDT-MA) votou a favor. Suplente de Flávio Dino, Ana Paula Lobato (PSB-MA) deu um jeito de faltar

Bahia: sim

A bancada da Bahia, terra do ministro Rui Costa (Casa Civil), de Wagner e senadores do PSD Otto Alencar e Angelo Coronel, foi unânime: sim.

Estes têm ministérios

O União Brasil de Davi Alcolumbre foi unanime a favor da PEC: sete votos a favor. Entre os 11 do MDB, 4 faltas e 4 favoráveis, só três contra.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Rodrigo Pacheco afirma que reação do STF foi ‘desproporcional e desavisada’


Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). (Foto: Agência Senado)

Presidente do Senado fez afirmação durante evento em sua homenagem

Do - Diario do Poder - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), segue defendendo a aprovação da PEC que põe limite à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) diante dos ataques proferidos pelos ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Pacheco publicou nas redes sociais declaração dada durante evento promovido pela revista Economy & Law, afirmando que a proposta tem “único propósito de estabelecer esse equilíbrio entre os poderes, com uma essência básica e muito simples do que é essa emenda constitucional, cuja a reação foi absolutamente desproporcional e desavisada em relação ao que é o mérito dela”.

ITAÚ FECHA AGĒNCIA EM ITABUNA

Agencia que chegou em Itabuna no final
dos anos 70, ainda, fica localizada na Praça
Manoel Leal, centro da cidade. Foto: arquivo.

No dia do Black Friday agencia do banco Itaú fecha em Itabuna

Especial - por Paulo Lima - A agência do Banco Itaú. Itabuna, fechou as portas, nesta sexta-feira, dia 24. :Está cidade é  sui  generis. O que não acontece no mundo, acontece aqui"  diz o jornalista, Paulo Lima. 

O Itaú colocou um AVISO na porta do estabelecimento dizendo que os serviços do Banco estão suspensos da data de hoje até  a próxima segunda-feira 27, para manutenção dos caixas eletrônicos  e demais serviços. É  brincadeira. Isso só acontece em Itabuna.Pudera! É  uma cidade sem lei, sem ordem, sem ministério  público, sem OAB, sem entidades de classe, enfim, Itabuna tornou-se uma verdadeira "casa de Noca". Será  que a matriz do ITAÚ autoriza esta a operações? 

Vou enviar esta nota à direção geral do estabelecimento para  certificar-me desta decisão do fechamento da agência de Itabuna.

Prejuízos e desrespeito aos correntistas

Vi senhoras  chorando na porta do ITAÚ  e pedindo, aos vigilantes ali lotados, para entrar no estabelecimento e falarem com a gerência, tendo em vista que elas não teem PIX e nem outro meio de ter dinheiro, a não ser a pequena poupança  ali depositada. Pedido negado! E mais choro...  "Essa é Itabuna de todas as aberrações.  E uma cidade sem lei. Nunca se viu isto na nossa cidade. Um banco  fechar as portas, hoje, e só vai abrir na próxima segunda- feira. Viva a ousadia deste gerente  do ITAÚ da cidade de Itabuna", protesta o jornalista.

No dia do Black Friday na cidade. "O ITAÚ  não poderia fazer essa manutenção...  à  noite, sem prejudicar os clientes do banco? Questiona!

Costa Favolosa é o segundo navio da temporada a atracar no Porto de Ilhéus

A embarcação trouxe a bordo 2.145 passageiros

Na manhã desta sexta-feira (24), o Costa Favolosa atracou no Porto do Malhado, trazendo a bordo 2.145 passageiros, que aproveitaram o dia ensolarado para visitar os pontos turísticos e o comércio local. Conforme a Secretaria de Turismo (Setur), 80% dos passageiros são estrangeiros, principalmente do continente europeu. O navio é o segundo da temporada a chegar ao município.

Com um grande receptivo organizado pela Prefeitura de Ilhéus no Centro de Convenções, os turistas prestigiam apresentações artísticas e visitam os stands da feira da economia criativa. A ação é realizada por meio das secretarias de Turismo, Cultura, Saúde, Serviços Urbanos e Sutram.

Cleber Rogério, turista de Camaçari (BA), visita Ilhéus pela primeira vez. “A expectativa é muito grande. A terra do cacau e do chocolate é maravilhosa. Eu só conhecia por fotos e vídeos e agora estou aqui, vivendo esse momento”, disse. O sentimento foi compartilhado por Eric Santos, que veio de Piracicaba, interior de São Paulo. “Estamos ansiosos, queremos conhecer algumas praias e o comércio local. Esperamos aproveitar bastante a passagem por essa cidade tão bonita”, afirmou.

*O setor*

A Prefeitura tem desenvolvido um trabalho contínuo de melhoria da infraestrutura e mobilidade, além do fomento à atividade comercial e criação de empregos temporários. Segundo a Setur, cada visitante gasta, em média, R$ 600 durante a passagem pela cidade.

Nesta temporada, que tem encerramento previsto para abril de 2024, serão realizadas 37 paradas de navios, com um fluxo de aproximadamente 100 mil turistas e incremento de mais de R$ 10 milhões na economia local.

Próximo navio, o MSC Seaview está previsto para atracar no município no dia 3 de dezembro.

Ascom

Augusto Castro prestigia inauguração do Mix Mateus

Prefeito Augusto Castro prestigia inauguracão

prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), saudou com entusiasmo a inauguração da loja da rede Mix Mateus, localizada no Parque Verde, Km 23 da rodovia Ilhéus- Itabuna. “A cidade recebe com alegria esse grupo empresarial vitorioso. Com certeza, essa grande loja que chega à cidade, que tem um povo trabalhador, vai gerar novos negócios”, enfatizou.

O prefeito disse ainda que Itabuna recebe de braços abertos o Mix Mateus, que absorve grande parte da mão de obra na própria cidade. Ao se dirigir ao sócio-empreendedor Ilson Mateus, Augusto Castro lembrou que a cidade é pólo de comércio e serviços para a região sul da Bahia.

“Certamente novas oportunidades de negócios vão surgir com atração de novas empresas”, afirmou o prefeito Augusto Castro que na solenidade esteve acompanhado dos secretários de Governo, Rosivaldo Pinheiro, e de Gestão e Inovação, Moisés de Carvalho.

O empresário agradeceu forma carinhosa como seu grupo empresarial foi recebido em Itabuna e na Bahia como um todo. Em tom amistoso até manifestou o desejo de aqui fixar residência. “Itabuna é uma cidade maravilhosa e me apaixonei desde a primeira vez em que aqui estive”, declarou.

Desde que assumiu as lojas que pertenciam ao Grupo Big e foram compradas junto ao Carrefour Brasil no ano passado, o Grupo Mateus tem expandido negócios em todos os estados do nordeste brasileiro. A empresa informou que a expectativa é finalizar as conversões no segundo trimestre de 2023.

Com isso, o Grupo Mateus leva a bandeira Mix Mateus para novas cidades, visto que todas as 10 lojas compradas foram transformadas em operações de cash & carry. O pacote inclui a unidade de Itabuna e mais três em Recife, duas em Paulista e uma em Olinda (PE), duas em Maceió (AL) e uma em Juazeiro do Norte (CE).

Ascom

PASSARELA DE ITABUNA ABANDONADA

Passarela Carlito do Sarinha abandonada 


É uma grande vergonha, e um grande desrespeito à população de Itabuna e, às memórias do prefeito Fernando Gomes e do ex-vereador Carlito do Sarinha, o abandono em que se encontra a passarela "Ilha do Jegue" que liga o centro à Câmara de Vereadores. 

O repórter Geovanio Lima, neste sentido, participou na manha de hoje do programa: "Difusora em Revista"  apresentado pelo cominicador Cacá Ferreira, fez denuncia do perigo que a passarela traz, principalmente, agora "dentro de uma escuridão total, onde ladrões, roubaram toda a fiação e lâmpadas do local".

Outro perigo, denunciou, o repórter, e da ferrugem corroendo as pilastra, onde muitas delas, já estão danificadas, além dos correm-mãos,  podendo acontecer uma tragédia de uma criança ou mesmo de um adulto cair nas águas poluídas do rio Cachoeira. "Será que vamos passar os festejos natalinos, com a passarela desse jeito?" Questiona o repórter!

Já, nós do Expressaounica questionamos; qual é o papel da Guarda Municipal (GSM), que não guarda e fiscaliza o patrimônio público municipal? Com a palavra o Legislativo!  Afinal de contas, o roubo do patrimonio público, já vem acontecendo há muitos anos.

TRIBUTOS AO JORNALISTA WALDYR GOMES

Inúmeros serviços
a itabuna e região 

Todos nós nascemos, ou melhor, viemos a este mundo já com o "pecado original" de erros dos nossos antepassados, mas sujeitos ao perdão do Pai do Altíssimo, conforme a consciência e o comportamento de cada um de nós, nesta passagem do Planeta Terra. Com essas palavras, vamos falar um pouco  da chegada do jornalista Waldir de Jesus Gomes, a esta cidade de Itabuna, região do Cacau da Bahia.

Waldir Gomes nascido no bairro de Jequiezinho, na cidade de Jequié, antes de chegar a itabuna, trabalhou uma oficina mecânica na cidade de Itapetinga. Ainda jovem, como um autêntico homem do sertão, que não lhe falta coragem, ou se entrega facil, chegou aqui, e foi logo trabalhar com "Zé Pom-Pom"; o nosso saudos José Antomio dos Santos, fotógrafo do "Lambe-Lambe", na Praça do poeta José Bastos, local de muito deles. Daí, Waldir Gomes, qualificando-se na profissão, foi contratado pelo Jornal Agora! Assim iniciou as suas atividades no jornal, nos anos 80. Um grande reconhecedor da acolhida e dos serviços relevantes do jornalista José Adervan de Oliveira, Waldir Gomes, logo, logo, conseguiu, o seu registro profissional no Ministério do Trabalho, através da Delegacia do Sul da Bahia do Sinjorba, foi contratado pelo município, como repórter-fotográfico, na segunda gestão do saudoso e então prefeito Fernando Gomes. Ficou prestando seus serviços ao Jornal Agora e a Prefeitura de Itabuna, alem de fotografar os grandes eventos desta cidade e regiao. Nesta época, o diretor de comunicação da prefeitura de itabuna, tratava-se,  do comunicador dos palcos e, mais tarde advogado, Germano Lopes da Silva, com quem Waldyr, tinha também uma grande consideração, assim, como, ao prefeito Fernando Gomes.

O repórter Waldyr Gomes, tem muita história pois fotografou e continua fotografando os acontecimentos desta cidade e região. passando por todas as suas fases, do analogico ao digital; detentor e condecorado com vários prêmios da fotografia. Aqui, ele cresceu e se fez.  Com as extinções, praticamente, da mídia impressa, hoje o grande jornalista fotográfico, mantém o seu "blog Costa do Cacau" e, ainda, presta seus serviços a Prefeitura Municipal. Vítima de um AVC, mas em uma grande fase de recuperação, Waldyr  Gomes, que nao para, mesmo com a enfermidade, em breve estará, com o seu 100% de atividade. Ético,  sério e batalhador em sua profissão que aprendeu com amar e dedicação,  como ninguém, o grande cidadão que veio de Jequié para Itabuna, há muitos anos. Morador da Rua Pedro Jorge, no Bairro Pedro Jerônimo, está precisando do apoio de todos nós.

Do editor

Do Expressaounica 

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

FALTA SANGUE EM ITABUNA

HOSPITAIS DE ITABUNA SOFREM COM BAIXO ESTOQUE DE SANGUE NA SEMANA DO DOADOR

Sede do Banco de Sangue
Mesmo com apelo nos meios de comunicação e mobilização de grupos de voluntários, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna segue com estoque crítico neste mês de novembro, quando é celebrada a Semana Nacional do Doador. Por causa do déficit de plaquetas e plasmas, as cirurgias eletivas correm o risco de adiamento.


A diretora técnica do Banco de Sangue, médica Regiana Quinto, pede para que os voluntários não desapareçam nesta época do ano. “Porque é um período em que a demanda dos hospitais é alta e o movimento para doação cai drasticamente. Essa queda ocorre, coincidentemente, com a proximidade com o período de férias e das festas de final ano”, explica.
Recepção 

A médica destaca que as doações de sangue precisam ser contínuas porque a demanda é sempre alta nas emergências dos hospitais, principalmente nas UTIs, unidades de hemodinâmicas (responsáveis pelas cirurgias cardíacas).  

NECESSIDADE
O Banco de Sangue precisa coletar pelo menos 1.200 bolsas, mas tem conseguido média de 800 bolsas mensais. “É uma situação muito delicada e preocupante porque, após produzidas, as plaquetas duram apenas cinco dias. O sangue é utilizado para pacientes com doenças hematológicas e câncer, além das pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte.
Para sensibilizar a população regional sobre a importância de tonar-se um doador, o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna está intensificando, na Semana Nacional do Doador, celebrada de 20 a 25, contato com lideranças de municípios e com grupos de voluntários. O Dia D será no sábado (25), quando a unidade deverá receber caravanas de diversas localidades.
Para torna-se um doador a pessoa precisa ter idade entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. O interessado em ser doador deve apresentar documento oficial com foto. “Mas, por favor, pessoal fique atento para não confundir o crachá funcional com documento oficial. Às vezes, ficamos impossibilitados de fazer a coleta porque o voluntário faz essa confusão. Por lei, são aceitos somente documentos com foto emitidos por entidade de classe ou órgão oficial, inclusive são aceitos aqueles emitidos no formato digital com QRcode (como a CNH digital).
Ascom/SCMI

Lançada Escolinha de Triathlon na Uesc

O projeto oferece 50 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos

Na última quarta-feira (22), foi lançado o Núcleo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA). A ação faz parte do projeto que dá nome à Escola, idealizado pelo triatleta multicampeão brasileiro, que por três vezes representou o Brasil em Olimpíadas, Juraci Moreira.

 

O núcleo da Escolinha, pioneira na Bahia na formação de atletas da modalidade, foi viabilizado na Uesc dentro do Projeto Vivenciando Olimpíada e Paralimpíada, que já faz um trabalho de extensão voltado à participação dos alunos da universidade em eventos nacionais e internacionais da modalidade. Stephanie Cartagena, egressa do Curso de Educação Física da Uesc, e Bruno Marques, estudantes, Oficiais Técnicos em Triathlon formados pelo projeto da Uesc, trabalham como coordenadora e monitor da Escolinha, respectivamente.

Além de pais e alunos, o lançamento do Projeto na Uesc contou com a presença do seu fundador e padrinho, Juraci Moreira; do coordenador, Ricardo Júnior Cardoso; e do presidente da Federação Baiana de Triathlon, Cleber Castro; do pró-reitor de Graduação, Cristiano Bahia; do coordenador do curso de Educação Física, professor Samuel Guimarães; e do coordenador do projeto na Uesc que recebe a Escolinha, professor Alberto Kruschewsky; além de representantes do poder público municipal, como secretário de Esporte de Ilhéus, Luiz Carlos Escuta. Os discursos de abertura destacaram o potencial do esporte como espaço formativo e a relevância do município de Ilhéus no cenário do Thriatlon a nível nacional e internacional.

 

O projeto oferta 50 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos que estão matriculados em estabelecimentos de ensino, com preferência para estudantes da rede pública. Atualmente são 37 crianças, e a ideia dos organizadores é que agora mais crianças do entorno da Uesc, Salobrinho e Banco a Vitória, possam também participar. Os alunos da Escolinha recebem uniformes e têm acesso a equipamentos e acessórios para os treinos, como toucas de natação, óculos e capacetes para a prática do ciclismo.

 

Mais informações sobre Escolinha de Triathlon  podem ser obtidas no site do projeto (https://escolinhadetriathlon.com/).

CASAS POPULARES PARA ITORORÓ

Deputado Neto Carletto celebra aprovação de Indicação para construção de 100 casas populares em Itororó


Em um passo significativo em prol do desenvolvimento habitacional de Itororó, o deputado federal Neto Carletto (PP) comemorou a aprovação de sua Indicação parlamentar para a construção de 100 casas populares na cidade, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

O prefeito da cidade, Paulo Rios, expressou sua gratidão pelo apoio e esforço do deputado em prol da cidade. "Quero agradecer ao nobre deputado Neto Carletto pelo empenho em colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade.  Essa é mais uma grande conquista! Essas 100 casas populares do Minha casa, Minha Vida, representam a realização do sonho de 100 famílias de baixa renda, que é  o sonho da casa própria! Eu e a população de Itororó agradecemos, Neto!”, pontuou o gestor municipal.

Neto Carletto destacou a importância da iniciativa como um compromisso com a qualidade de vida da população de Itororó. "É com grande satisfação que anunciamos essa conquista para a cidade. A habitação é um direito básico e essencial para o desenvolvimento de qualquer comunidade. Estamos comprometidos em proporcionar condições dignas de moradia para as famílias desta terra. Nossa expectativa é de que a construção das casas tenha um impacto positivo e duradouro na vida dos cidadãos de Itororó", declarou o parlamentar.

Ascom do deputado 

Prefeito de Itabuna atende empresários

O prefeito Augusto Castro, secretsriod e empressrios em seu gabinete
Prefeitura atende pedidos da classe empresarial de Itabuna e modifica cobrança da TFF

A Prefeitura de Itabuna atendeu pedidos da classe empresarial e vai modificar a cobrança da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) depois de mais um encontro no Gabinete do Prefeito Augusto Castro (PSD) realizado no início da noite de ontem. Na audiência, aconteceu a finalização das negociações entre as entidades representativas do comércio, serviços e indústria.

Andamento do encontro 

O encontro foi mediado pelos secretários de Fazenda e Orçamento, Governo e Indústria, Comércio Emprego e Renda, Davi Dultra, Rosivaldo Pinheiro e Mauro Ribeiro, respectivamente. Houve consenso quanto à mitigação da Lei, o que será objeto de Projeto de Lei que será encaminhado em regime de urgência à Câmara Municipal de Vereadores, sem ferir normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e até superando as expectativas da classe empresarial itabunense.

 O Projeto de Lei ainda está em fase de elaboração pelos técnicos do Departamento de Tributos e da consultoria. Mas, dentre as medidas negociadas está a retirada do PIB e mais 10% como indexador da TFF. “Todo o esforço da gestão do prefeito Augusto Castro é para que  haja um ambiente de negócios, com justiça tributária e que a capacidade contributiva do empresário seja respeitada como forma de valorização do empreendedorismo”, afirmou o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro.

 “Foi um importante encontro liderado pelo prefeito Augusto Castro, atendendo aos pedidos das classes. É importante dizer que chegamos a um denominador comum, identificamos e reconhecemos e reconhecemos a necessidade de ajudar parte significativa do comércio, além do que a Prefeitura já faz com o pagamento em dia do salário do funcionalismo às vezes até com antecipação em todas as unidades. E vamos ajudá-los quanto a TFF”, comentou o secretário de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra.

Na faixa do CNES, a Classificação Fiscal “D” – Receita Bruta Anual também foi solicitada e aceita pelo prefeito Augusto Castro a solicitação dos contadores e empresários para que fosse alterada de 4,5 milhões para 4,8 milhões se igualando assim ao Simples Nacional. Além disso, haverá um trava legal de 60% em relação ao valor devido no exercício fiscal de 2021.

 Ascom

Bahia tem a maior taxa de desemprego do país com 13,3%, mostra IBGE

A queda na taxa de desemprego no país, de 8% no segundo trimestre para 7,7% no terceiro trimestre deste ano, foi puxada principalmente pelo recuo do indicador em São Paulo. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a taxa no estado recuou de 7,8% para 7,1% no período.

No terceiro trimestre deste ano, as maiores taxas de desemprego foram observadas na Bahia (13,3%), em Pernambuco (13,2%) e no Amapá (12,6%).

“A queda no Brasil não foi um processo disseminado nos estados. A maior parte das unidades da Federação mostra tendência de redução na taxa de desocupação, mas apenas três estados registram queda estatisticamente significativa, principalmente por causa da redução da desocupação. E São Paulo tem uma importância dado o contingente do mercado de trabalho, o que influencia bastante a queda em nível nacional”, explica a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.

Além de São Paulo, apresentaram queda significativa na taxa de desemprego os estados do Maranhão (de 8,8% para 6,7%) e Acre (de 9,3% para 6,2%).

Em 23 unidades da Federação, a taxa manteve-se estatisticamente estável. Apenas em Roraima houve crescimento da taxa de desemprego,, ao passar de 5,1% para 7,6%.

No terceiro trimestre deste ano, as maiores taxas de desemprego foram observadas na Bahia (13,3%), em Pernambuco (13,2%) e no Amapá (12,6%). As menores taxas ficaram com os estados de Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%) e Santa Catarina (3,6%).

Comparações

Na comparação por sexo, a taxa de desocupação no terceiro trimestre foi de 6,4% para os homens e de 9,3% para as mulheres. Em relação à cor ou raça, a taxa entre os brancos ficou em 5,9%, enquanto entre os pretos o indicador foi de 9,6% e entre os pardos, de 8,9%.

Considerando-se o nível de instrução, a maior taxa de desocupação ficou entre as pessoas com ensino médio incompleto (13,5%). Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 8,3%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,5%).

Do jornaldamidia 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...