sábado, 24 de fevereiro de 2024

Empossados novos professores na Uesc

Solenidade contou com a presença de gestores da instituição e familiares dos empossados


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebeu, na manhã de quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024, 12 novos docentes. A solenidade de posse dos novos professores foi presidida pelo reitor Alessandro Fernandes, com as presenças do vice-reitor, Maurício Santana Moreau, da pró-reitora de Graduação, Márcia Morel; gerente de Recursos Humanos, Luciano Farias, da representante da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), Sayonara Machado, presidente da Associação dos Docentes da Uesc, (Adusc), professor Marcelo Lins, diretores de Departamentos, assessores e servidores técnicos e familiares dos empossados.

 

Foram empossados no cargo de professores assistentes: Adriana Bozzi, Brunela Silva, Elizabete Barros, Laio Sacramento, Larissa de Paula, Leandro do Santos, Lêda Campos, Luenne Nascimento, José Alfredo de Souza, Paula Siega, Natalia Carvalho e Teila Lins D’Albuquerque.

 

Durante a solenidade, realizada no auditório da Reitoria, na Torre Administrativa José Haroldo de Castro Vieira. Os professores empossados receberam as saudações de boas vindas do vice-reitor, do presidente da Adusc, da de pró-reitora de Graduação, do gerente da Geruh, da representante da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH),  e do reitor.

 

Alessandro Fernandes lembrou que, no próximo mês de abril, a Uesc vai comemorar 50 anos do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, que começou a ser construído em 1974. Na época, a Fespi (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna) tinha três cursos. Em 1991, por ocasião da estadualização, eram nove cursos.  Hoje, a instituição disponibiliza 40 cursos de graduação, 35 na modalidade presencial e cinco EaD.  Temos algumas dezenas de cursos de pós-graduação e convênios com cerca de 50 países de todos os continentes, exceto a Oceania

 

“A Uesc, ao longo de sua história, já graduou 40 mil alunos, 473 doutores e 2.904 mestres. Na época da estadualização, atendia a uma área geográfica de 74 municípios, e hoje temos ações em todo estado da Bahia. Hoje alcançamos a marca de 800 docentes. Mas esse processo é dinâmico, porque logo surgem as aposentadorias. E assim temos que lutar por novos concursos públicos para docentes e técnicos”, afirmou o reitor Alessandro.

 

O reitor acrescentou que “a Universidade é uma instituição com permanentes conflitos e são eles que nos oxigenam e nos faz maiores. Aqui é o palco da democracia no qual podemos proferir as mais diversas ideologias. Nossos professores têm a liberdade de cátedra, o que nem sempre é respeitado nesse país. Aqui é local do nosso trabalho, mas aqui é lugar para ser feliz. A nossa Universidade é muito maior do que a soma das partes. É um patrimônio da sociedade baiana e orgulho de todos nós”, concluiu.

 

Pedido de impeachment de Lula soma 320 mil assinaturas

 Em apenas cinco dias

Coletiva da oposição para pedir o impeachment de Lula, na Câmara dos Deputados. (Foto: Diego Queiroz)

Do - Diario do Poder - Atingiu a marca de 320 mil assinaturas em menos de cinco dias o abaixo-assinado na plataforma Change.org pelo impeachment do presidente Lula (PT). A alegação é que ele cometeu crime de responsabilidade, quando comparou a defesa de Israel contra os atos terroristas do Hamas ao genocídio promovido por Hitler e os nazistas. Lula também é alvo de ação por crime de antisseminismo na Corte Penal Internacional de Haia. O impeachment na Câmara já tem apoio de 139 deputados federais.

Ato de hostilidade

Lula é acusado de crime de responsabilidade por atentar contra a existência da União por “ato de hostilidade contra nação estrangeira”.

Expor o país é crime

A lei enquadra chefe de governo que expuser a República “ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Rastilho de pólvora

O abaixo-assinado pelo impeachment de Lula foi criado no dia 18 e acumulou mais de 100 mil assinaturas em menos de 24 horas.

Pedido recorde

As 139 assinaturas bateram recorde. O impeachment com o maior apoio da História foi contra Dilma, quando 124 deputados assinaram o pedido.


Operação salvando vidas: Aprovados no concurso da PM promovem doação de sangue em Ilhéus e o estado

Doar sangue é salvar vidas. Com ato heroico, futuros PMs já iniciam a carreira dando um excelente exemplo

Dezenas de candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar/2022 se uniram para uma nobre missão neste sábado (24) e transformando o Hemoba de Ilhéus em um cenário de solidariedade e esperança. O ato humanitário também se repetiu em outros municípios da Bahia e teve como objetivo, estimular a doação, ajudando a aumentar os estoques de sangue nos hemocentros, que, infelizmente, se encontram baixos, afetando diretamente a rede de saúde.

O ato também pode ser visto como incentivo para que todos os cidadãos reflitam e passem a doar sangue. Os jovens, além de se prepararem para servir e proteger a sociedade, demonstraram todo comprometimento em garantir bem-estar e cuidar da comunidade com esta ação. O ato não apenas contribui para salvar vidas imediatamente, mas também destaca a responsabilidade social desses jovens em promover a solidariedade e engajamento cívico.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. 

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, precisam não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Para realizar a doação de sangue em Ilhéus, basta dirigir-se ao Hemoba, que fica na Ladeira do Café, 226, no bairro Teresópolis.

Ascom

Mais praças públicas em Itabuna recebem ordens de serviços

Prefeito Augusto Castro assina novas ordens de serviço para obras em praças públicas

Praça do bairro Califórnia 

prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), vai assinar ordens de serviço para obras e serviços em mais duas das quatro praças públicas, cuja licitação teve como ganhadora a empresa Baleeiro Construtora no Processo Administrativo nº 117.478/2023.

Neste sábado, dia 24, às 16 horas, haverá a solenidade da ordem de serviço para as obras de reconstrução da Praça da Piedade, no Califórnia. A atual estrutura da praça será demolida, já que além de um novo projeto, vai ganhar novo piso em concreto armado, além de piso tátil e rampas de acessibilidade. Terá ainda, área de lazer em piso de alta resistência e parquinho infantil.

No projeto, está prevista ainda a implantação de equipamentos de academia ao ar livre e novo mobiliário: mesas de jogos, lixeiras, pergolado em eucalipto e letreiro em homenagem ao Bairro Califórnia.

As obras vão contemplar ainda a reconstrução dos canteiros de árvores e novo paisagismo e a execução de iluminação em LED com cabeamento embutido no solo, em substituição à fiação aérea existente na praça.

CONCEIÇÃO

Outra ordem de serviço bastante aguardada, será assinada na segunda-feira, 26, às 11 horas. Desta vez na Praça dos Capuchinhos, no Bairro da Conceição que também será integralmente reformada.

O atual espaço também será demolido, já que haverá execução de novo piso em concreto armado e piso intertravado colorido, além de piso tátil, rampas de acessibilidade e troca de meio-fio.

Na Praça dos Capuchinhos ainda será executada a reconstrução das alvenarias dos canteiros, construção de baia para estacionamento dos táxis, nova pintura em toda a praça e implantação de postes metálicos e iluminação em LED.

Nos próximos dias, a Prefeitura vai anunciar as datas e horários para as ordens de serviço das praças Antoninho Queiroz, no Fátima, e do Trabalho, no Pontalzinho, que integram o pacote no valor global de R$ 1.602.051.17.

Ascom

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Mulheres, idosos e PCDs podem descer fora do ponto de ônibus, após às 21 horas

Em reunião entre SPM, Sutram, UBM e empresas de ônibus, foi reforçada a obrigatoriedade dos ônibus de parar fora do ponto, após às 21 horas, quando solicitado por mulheres, idosos ou PCDS

Em um encontro entre a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), a Sutram, a União Brasileira de Mulheres (UBM - Ilhéus) e as empresas de ônibus locais – Viametro e São Miguel –, foi reforçada a obrigatoriedade de os ônibus pararem fora do ponto após às 21 horas, quando solicitado por mulheres, idosos ou pessoas com deficiência (PCDs).

Na última quarta-feira (20), a SPM organizou essa reunião com o intuito de garantir a efetiva execução da Lei Municipal n.º 3.864, de julho de 2017. Ela foi estabelecida para proporcionar segurança aos grupos mencionados.

A demanda para essa reunião originou-se de relatos da UBM - Ilhéus, indicando que passageiras estariam enfrentando dificuldades para desembarcar fora dos pontos em determinadas linhas. Em resposta, a SPM tomou a iniciativa de exigir o cumprimento da Lei, pelas empresas, que precisam orientar seus motoristas.

Carla Serafim, titular da SPM, destacou a importância dessa decisão para a segurança das mulheres ilheenses. "Lutamos pela segurança das mulheres de Ilhéus, e fazer com que essa Lei Municipal seja cumprida é de suma importância. Muitas vezes, esse público precisa se deslocar muito, do ponto até o destino final e com essa possibilidade, todos ficarão mais resguardados", afirmou a secretária, ressaltando sua confiança na cooperação dos motoristas para atender às solicitações das passageiras.

A partir da reunião, ficou acordado que a Prefeitura intensificará a divulgação da Lei, enquanto as empresas de ônibus orientarão seus motoristas a cumprir rigorosamente a legislação. Sempre que solicitados após às 21 horas, os ônibus deverão parar para o desembarque seguro de mulheres, idosos e PCDs, mesmo fora dos pontos de ônibus regulares. Essa iniciativa reforça o compromisso com a igualdade e a segurança, proporcionando maior acessibilidade a esses grupos.

Ascom

UM BRAÇO PARA O CACHOEIRA

Muito se falou em Itabuna nos anos 60 e 70, sobre a possibilidade de um.projeto para desviar parte das águas  do Rio Cachoeira. O canal seria construído, partindo do bairro Nova Ferradas e desembocando próximo à Fazenda Primavera, utilizando-se, para isso do leito do Ribeirão da Onça.  

O projeto desviaria, 50% das águas, aliviando o centro da cidade do perigo das novas cheias do rio, o que evitaria a preocupação das enchentes e os prejuízos no comercio e  bairros do municipio.  Lembramo-nos, que na época, depois da grande enchmoente de dezembro  66/67, o Diário de Itabuna, chegou a publicar uma matéria elogiando  tecnicamente,  à ideia. Um pré-projeto  que partiu da equipe do governo Simão Fitermann. 

Mas, como muitos projetos não são levados a sério em Itabuna, a "coisa"; uma grande obra, o  que requeria altos investimentos, morreu! O que, só seria possível, também, com a participação dos Governos do Estado ou Federal.

A realidade é que, mos ultimos tempos, estamos vivendo um período de muitas enchentes. De prejuízos e mais prejuízos, além da intranquilidade e muita gente ficando à revelia e órfão da boa vontade dos governantes. Agora.  as enchentes são constantes, praticamente, a cada ano. 

O que vem sendo visto nos últimos verãos. Tudo levando a crer, provocadas, pelos grandes desmatamentos da região sul da Bahia, depois do ciclo  da vassoura de bruxa, onde muitos fazendeiros, com incalculáveis prejuízos financeiros,  sem nenhum amparo dos governos, resolveram derrubar, descriminamente, suas matas para vender a madeira, ou trocar a agricultura doente,  por pastos para criar gados e outros.

Uma barragem "A Horácio Sodré" no distrito da Estiva, município de Itapé, foi construída para reservar a oferta de água potável e reter às grandes enchentes; não resolveu até agora, nem um problema e nem outro... E, o que se vê ai,  são as grandes enchentes, como agora, trazendo prejuízos e, infelizmente, também, provocando a morte de vidas humanas. 

5A opção da construção do canal, seria a melhor solução, que os homens que  dirigem esses municípios, por onde o rio corta, e o governo do Estado - mesmo que atrasados - começem a pensar neste assunto. Caso contrário, Itabuna e outras cidades da região ficarão cada vez mais pobres e sem 

O editor

Violencia sexual debatida em Ilhéus

Materno-Infantil debate procedimentos em caso de pacientes vítimas de violência sexual


O acolhimento, os cuidados, os primeiros tratamentos e encaminhamentos voltados para as mulheres, adolescentes e crianças vítimas da violência sexual estão sendo debatidos entre os colaboradores do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, e estudantes de medicina em regime de internato na instituição. Nesta quinta (22) à tarde, o primeiro módulo sobre o tema teve como palestrante a enfermeira obstetra Lucidalva Lima – que compõe o quadro do hospital, uma obra do governo da Bahia, administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS).

Lucidalva falou sobre os passos que devem ser dados pelos profissionais do HMIJS quando notificados da violência e assegurou que o HMIJS está preparado para atender a este fluxo. A iniciativa desta série de debates e troca de experiências é da coordenação de Educação Permanente do hospital e visa proteger as vítimas de preconceito, permitindo o tratamento adequado e o encaminhamento correto às autoridades.

A enfermeira obstetra afirmou que a violência sexual já é considerada uma questão de saúde pública e segurança, que exige do estado políticas e ações integradas. Lembrou que o atendimento da pessoa em situação de violência nos serviços de saúde dispensa a apresentação de Boletim de Ocorrência policial. A enfermeira apresentou, também, um dado assustador: em 80 por cento dos casos de violência, o autor mora dentro de casa ou a frequenta como pessoa de confiança da família.

Subnotificação


O que preocupa, segundo a palestrante, é que 90 por cento dos casos de violência sexual não são registrados, o que demanda uma grave subnotificação da realidade nacional. No Hospital Materno-Infantil os profissionais trabalham com o acolhimento, atendimento médico, consulta psicológica e atuação do Serviço Social para acionamento da Rede de Enfrentamento, garantindo a continuidade do cuidado. 

Desde o ano passado, o Hospital Materno-Infantil prepara sua equipe para esta realidade. Oficinas com a orientação da Vara da Infância e da Adolescência foram realizadas com a equipe. A iniciativa teve o objetivo de incentivar a articulação da rede de proteção à primeira infância, fomentando a participação dos trabalhadores da saúde na construção e implantação de melhorias na qualidade de atendimento às gestantes, crianças e adolescentes. Também objetivou levar ao conhecimento dos trabalhadores as ações da Vara da Infância na promoção da convivência familiar, realizando estratégias para envolvimento dos colaboradores da instituição.

Ascom

Cacau preços a niveis recordes

Preços do cacau sobem para níveis recordes com oferta apertada

Cacau do sul da Bahia 
Do- Noticias Agricolas -NOVA YORK (Reuters) - Os futuros do cacau em Londres e Nova York na ICE saltaram para novas máximas recordes nesta quarta-feira, apoiados pela escassez de oferta após colheitas fracas em Gana e na Costa do Marfim nesta temporada.

CACAU

* O contrato maio do cacau em Londres subiu 5,2%, para 4.976 libras por tonelada, após registrar um recorde de 4.997 libras.

* Os operadores observaram que o clima quente e seco na Costa do Marfim poderá aumentar as previsões para o tamanho do déficit global na temporada 2023/24, que alguns agora acreditam que poderá ser de cerca de 500.000 toneladas.

* Acrescentaram que as indústrias de chocolate estão pouco cobertas nos próximos trimestres, com pouco cacau disponível nas origens, uma perspectiva que está impulsionando os preços na bolsa.

* O contrato maio do cacau de Nova York subiu 4,1%, para 5.861 dólares a tonelada, após estabelecer um recorde de 5.976 dólares.

(Reportagem de Nigel Hunt e Marcelo Teixeira)

Fonte; Reuters


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

PEC que limita atuação da PF no Congresso obteve 27 assinaturas

 

Na foto, o senador Jorge Seif (PL-SC) (FOTO: Waldemir Barreto/Agência Senado)

PEC que limita atuação da PF no Congresso obteve 27 assinaturas; veja quem apóia

Proposta prevê que parlamentares podem declinar de ordem judicial

O Senador Jorge Seif (PL-SC) conseguiu 27 assinaturas para protocolar a PEC que submete a presença da Polícia Federal no Congresso a autorização da Casa de Lei que for alvo de mandado, e determina que parlamentares podem declinar do cumprimento de ordem judicial ou administrativa “que importe em censura”.

São 27 signatários à propositura que também fixa a inviolabilidade dos parlamentares para ‘qualquer local, circunstância, conteúdo e finalidade’ e crava que órgãos de imprensa podem publicar opinião ou palavra proferida por parlamentares, sem responsabilização do jornalista ou veículo.

Veja quem assinou:

1. Jorge Seif (PL-SC)

2. ⁠Alan Rick (União- AC)

3. ⁠Angelo Coronel (PSB-BA

4. ⁠Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)

5. Carlos Portinho (PL-RJ)

6. ⁠Ciro Nogueira (PP-PI)

7. ⁠ ⁠Cleitinho (Republicanos- MG)

8. Damares Alves (Republicanos-DF)

9. ⁠Dr. Hiran  (PP-RR)

10. ⁠Eduardo Girão (Novo-CE)

11. ⁠ Eduardo Gomes (PL-TO)

12. Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

13. ⁠Hamilton Mourão (Republicanos-RS)

14. ⁠Izalcy Lucas (PSDB-DF)

15. ⁠Lucas Barreto (PSB-AP)

16. ⁠Luis Carlos Heinze (RS-PP)

17. ⁠Marcos Rogério (PL-RO)

18. Marcos do Val (Podemos-ES

19. ⁠Mecias de Jesus (Republicanos-RS)

20. ⁠Márcio Bittar (União- AC)

21. ⁠Plínio Valério (PSDB-AM)

22. ⁠Sérgio Moro (União-PR)

23. ⁠Styvenson Valentim (Rio Branco-AC)

24. ⁠Tereza Cristina (PP-MS)

25. ⁠Wellington Fagundes (PL-MT)

26. ⁠Wilder Morais (PL-GO)

27. ⁠Zequinha Marinho (Podemos-MA)

AO VIVO! EXPL0DIU EM BRASÍLIA! ADVOGADO DE BOLSONARO ENTREGA TUDO! E AGO...

JEQUIÉ X ITABUNA AO VIVO | BaianãoNaTVE | 22/02/2024

Bolsonaro fica em silêncio durante depoimento à PF

O ex-presidente foi interrogado pela PF nesta quinta-feira (22) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: Jeso Carneiro/Flickr

Do - DIario do Poder ' A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou à imprensa que o político exerceu o direito de ficar em silêncio durante o depoimento à sede da Polícia Federal (PF), em Brasília.

O ex-presidente foi interrogado pela PF nesta quinta-feira (22) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, no âmbito da Operação Tempus Veritatis.

Os advogados de Bolsonaro tentaram por três vezes adiar o julgamento, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou os pedidos.

Prefeitura de Itabuna confirma assinatura da ordem de serviço do Estádio Fernando Gomes Oliveira

 Prefeitura confirma assinatura da ordem de serviço nesta sexta-feira das obras do Estádio Fernando Gomes Oliveira

O prefeito Augusto Castro (PSD) confirmou para esta sexta-feira, dia 23, a partir das 16 horas, a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de requalificação do Estádio Fernando Gomes Oliveira, Itabunão. Aberto ao público, especialmente os desportistas, o evento acontecerá no estacionamento do estádio.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, a empresa vencedora de dois dos três processos de licitação, vai implantar um novo gramado, com sistema de irrigação automatizada e sistema de drenagem, além da execução das obras e serviços de engenharia do Itabunão.

“O equipamento esportivo receberá um novo designer, com uma fachada mais moderna e contará também com área exclusiva para pessoas com deficiência”, reforçou o secretário. Ele disse ainda que o estádio, que foi inaugurado em 28 de julho de 1973, terá catracas eletrônicas de acesso.

Além disso, a arquibancada receberá a demarcação de assentos com cerca de 10.500 lugares, além de barras de apoio, troca de alambrados danificados e pintura.  “Teremos um espaço para o lazer, entretenimento e interação entre as pessoas e as comunidades, bonito e moderno e à altura do que os itabunenses merecem”, concluiu Alcântara Pelegrini.

Ascom

Ilhéus abre ano letivo

 Jornada Pedagógica abre ano letivo e reúne cerca de mil profissionais da rede municipal de Ilhéus

As atividades promoveram a discussão em rede e ampliação de novas práticas de aprendizagem, cuja programação contou com palestras, vivências e orientações pedagógicas

Sob o tema, “Território Educativo: instrumento de transformação dos sujeitos na sociedade”, a Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo na rede municipal de ensino de Ilhéus. O evento aconteceu na última quarta-feira (21), no Centro de Convenções, e reuniu cerca de mil profissionais da área.

Coordenadas pela Secretaria de Educação (Seduc), as atividades promoveram a discussão em rede e ampliação de novas práticas de aprendizagem, cuja programação contou com palestras, vivências e orientações pedagógicas.

A programação se estendeu às escolas e demais espaços públicos da cidade, sob a responsabilidade das equipes gestoras de cada unidade de ensino. As aulas começaram nesta quinta-feira (22), conforme definido com o Conselho Municipal de Educação (CME). Antes, no dia 1º de fevereiro, a Seduc realizou a Pré-Jornada Pedagógica, com a participação de aproximadamente 300 profissionais.

A pasta destacou que a escolha do tema reflete a compreensão de que a educação não ocorre apenas nas salas de aula, mas permeia e é influenciada pelo ambiente em que está inserida, sendo uma oportunidade valiosa para troca de experiências e aprimoramento das práticas pedagógicas, visando sempre a qualidade do ensino oferecido às crianças e aos jovens ilheenses.

“Foram ministrados cursos e formações nas escolas para que pudéssemos encerrar esse ciclo com acolhimento e mostrar dados construídos pelos profissionais. A nossa proposta é discutir práticas pedagógicas que contribuam para a transformação educacional, social, política e econômica na rede municipal de Ilhéus”, disse Eliane Oliveira, titular da Seduc.

Ascom

Valderico Junior encontro com Bruno Reis

JÚNIOR SEMPRE BUSCANDO O MELHOR PARA ILHÉUS 

Foto: arquivo
Após o período de carnaval em Salvador, capital do nosso estado, o jovem, pré-candidato a prefeito de Ilhéus, empresário, Valderico Júnior, teve um grande encontro, com o prefeito Bruno Reis, considerado, no momento, o melhor gestor do Brasil.

Valderico Júnior que vē, o seu nome crescer a cada dia, diante da população ilheeense, tem em Bruno Reis, prefeito de Salvador, um grande exemplo. 

Motivo pela qual travaram um grande debate sobre gestão pública, maior assunto dos dois, pois Júnior, busca trazer o melhor para Ilhéus, e à sua populacao, que tanto sofrem, com a falta de projetos de  infraestrutura,  caso o povo o escolha para a cadeira do Palácio Paranaguá no próximo  mês de outubro.

:Que ótimo momento de diálogos e aprendizado com o prefeito de Salvador, Bruno Reis! Juntos, podemos construir uma cidade melhor para todos. Precisamos ir observando e aprendendo com as boas referências".  Sinaluza o jovem Valderico Júnior.

Veja parte da conversa:

#Salvador #GestãoPública #ilhéus #bahia #JuntosPorUmFuturoMelhor

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Prefeito de Itabuna congratula os 67 anos da Ceplac

 MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES AOS 67 ANOS DA CEPLAC

Itabuna se regozija, neste dia 21, com os valorosos profissionais da pesquisa, extensão, educação e assistência técnica da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) pelas comemorações dos 67 anos de sua fundação. Desde os primórdios, em 21 de fevereiro de 1957, este órgão nascido genuinamente grapiúna foi fundamental para o atual estágio de desenvolvimento que a Região Cacaueira da Bahia alcança.

Atualmente vinculado à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA, cuja missão é promover a pesquisa, a inovação e a transferência de tecnologias, contribuindo com a sustentabilidade da cacauicultura no Brasil, a Ceplac continua com suas raízes no nosso sagrado chão, onde teve notável responsabilidade pelo desenvolvimento da lavoura dos frutos de ouro do cacau no Brasil.

Ao longo de sua história, a Ceplac sempre teve no município de Itabuna e na sua gente os alicerces para superar obstáculos, abrir fronteiras e se projetar no mundo como órgão técnico respeitável, integrado por profissionais de relevo intelectual e notável capacidade de vencer desafios fossem quais fossem. Como resultado desse incansável labor, o Brasil alcançou o 1º lugar na produção mundial de cacau, gerando divisas acima de US$ 1 bilhão no final da década de 1970.

O resultado dessa receita serviu para o desenvolvimento dos segmentos econômico, educacional, tecnológico e social do sul da Bahia. Mesmo sendo hora de louvar a criação da Ceplac, sinto-me no dever de destacar a magnífica atuação dos pesquisadores e outros profissionais deste órgão magistral que em tempo recorde, deu a resposta científica necessária ao controle da vassoura-de-bruxa que nos trouxe desalento e desesperança no final dos anos 80. Atualmente, com sacrifícios, conseguimos conviver com a insidiosa doença e elevar a produção e produtividade com a garra e o talento dos milhares de cacauicultores.

Se atualmente se descortina um horizonte benfazejo à lavoura cacaueira, devemos novamente engrandecer aos pesquisadores da Ceplac pelos clones tolerantes e resistentes à vassoura-de-bruca e de alta produtividade. Não é à toa que grande parte das propriedades convive com a alegria e o aroma inebriante do chocolate em fábricas com sua própria identidade. Sem contar com a diversificação de cultivos, piscicultura, etc.

É e sempre será a Ceplac dos sonhos de seus idealizadores, capitaneados por José Haroldo de Castro Vieira e outros visionários, de nossa gente. Que saibamos doravante, lutar para que retome sua pujança técnico-científica, com orçamento robusto, contração de novos profissionais e de pessoas aptas a compreender o passado, entender o presente e projetar um futuro que começa já em favor do Brasil e de sua cacauicultura.

A todos e à Ceplac nossos parabéns!!

Itabuna.,21 de fevereiro de 2024

Augusto Castro

Prefeito        

Articulação entre Bahia e Minas Gerais contrapõe “dinastia” com renovação na CNM

Chapa inscrita na eleição da entidade terá o prefeito Quinho na vice-presidência

A Bahia demonstrou força na articulação que lançou uma chapa de oposição para disputar a eleição da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, emplacou a vice-presidência e mais três importantes cargos na Chapa “CNM com RenovAÇÃO”. Em uma corrida contra o tempo, o movimento reuniu associações municipalistas de 12 estados e recolheu mais de 1.400 assinaturas de apoio de prefeitos e prefeitas de todo Brasil. São quase 500 a mais do que o necessário para inscrever a chapa. A eleição ocorrerá no próximo dia 1° de março.
A chapa propõe renovar as ações da CNM com gestão participativa e defesa dos municípios e terá como candidato a presidente o mineiro Julvan Lacerda, ex-prefeito de Moema (MG). Da Bahia, além do presidente Quinho na 1° vice-presidência, concorrerão ainda a prefeita de Wanderley, Fernanda Sá Teles, como 3ª Secretária; os prefeitos Léo de Gandu e Wekisley  Teixeira de Encruzilhada, no conselho fiscal, e a prefeita de Ibirataia, Ana Cléia, como presidente do Movimento das Mulheres Municipalistas.

“É preciso recuperar a capacidade de diálogo da CNM. Manteremos firme a independência dos poderes, mas atuaremos com maior representatividade para incluir os municípios no centro dos debates e das decisões sobre o desenvolvimento do Brasil”, afirma o presidente da UPB, candidato a 1º vice-presidente na chapa. Quinho acrescenta ainda que a renovação é um anseio dos prefeitos e prefeitas que defendem ações da CNM mais alinhadas com a realidade dos municípios, sobretudo os menores e mais dependentes das transferências constitucionais.

Caso a chapa seja eleita, esta será a maior participação baiana na CNM em todos os tempos. O Nordeste também está representado com diversos membros, numa busca por maior equilíbrio na representatividade das regiões do país. A entidade de representação política dos municípios brasileiros é comandada desde 1997 pelo atual presidente, o gaúcho Paulo Ziulkoski. A chapa de oposição argumenta que a CNM precisa ser oxigenada com alternância de poder e maior participação dos gestores.

Ascom/UPB

Nem líder de Lula no Senado, Jaques Wagner, aceita igualar Israel a Hitler

Senador Jaques Wagner (PT-BA) é líder do governo de Lula no Senado. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Jaques Wagner defende presidente, mas diz que comparar guerra ao Hamas com Holocausto fere sentimentos, inclusive dele, que é judeu

Do- Diario do Poder -O líder do governo petista no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), demonstrou publicamente sua discordância com a declaração antissemita feita pelo presidente Lula contra o Estado de Israel, no domingo (18), ao comparar a guerra travada em Gaza pelo país de maioria judaica contra terroristas do Hamas à atuação do nazismo de Adolf Hitler, que trucidou seis milhões de judeus na 2ª Guerra Mundial. Judeu, o senador baiano destacou, na sessão de ontem (20), ter filiação ao PT e uma amizade com Lula que já duram, mas não deixou de expor que o presidente feriu seus sentimentos com a referência ao Holocausto.

Ao discursar, Jaques Wagner disse ter exposto ao próprio Lula sua discordância, ao visitá-lo: “Não tiro uma palavra do que Vossa Excelência disse, a não ser o final, que na minha opinião não se traz à baila o episódio do Holocausto para nenhuma comparação. Porque fere sentimentos, inclusive meus, de familiares perdidos naquele episódio, que era uma máquina da morte, com câmaras de gás”, disse o senador.

Na mesma sessão, o líder de Lula no Senado concordou com a posição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) de pedir uma retratação de Lula, mas ponderou replicando questionamentos do presidente da República sobre a morte de cerca de 30 mil palestinos pelo governo de Benjanin Netanyahu, na reação contra a invasão de Israel, em 7 de outubro de 2023, por terroristas do Hamas que mataram cerca de 1,4 mil civis, naquele ataque surpresa.

“E o que está fazendo? Uma limpeza étnica? Não sei, porque o norte de Gaza já está todo no asfalto. Os prédios, edifícios, já foram todos derrubados, aterrados, com asfalto passado por cima. […] Comungo com vossa excelência [Pacheco] e falo isso aqui por já ter comunicado a quem de direito, porque eu acho que a comparação não é pertinente – a comparação não é pertinente -, mas a condenação à morte de civis, crianças, homens e mulheres na Faixa de Gaza é um absurdo sob a desculpa de caçar o Hamas”, concluiu o senador petista.

Veja um trecho do discurso divulgado pelo próprio Jaques Wagner:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...