sábado, 26 de junho de 2021

Bahia registra 2.088 novos casos de Covid-19 e mais 89 óbitos pela doença

Bahia registra 2.088 novos casos de Covid-19 e mais 89 óbitos pela doença


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.088 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 3.448 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (25) também registra 89 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.114.392 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.075.250 já são considerados recuperados, 15.482 encontram-se ativos e 23.660 tiveram óbito confirmado.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.357.373 casos descartados e 231.063 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta. Na Bahia, 50.664 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.660, representando uma letalidade de 2,12%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,94% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,26%, preta com 15,45%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,79% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,83%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,91%).

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta sexta-feira, 48 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 30 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Vacinação
Com 4.675.759 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.779.585 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

Ascom

quinta-feira, 24 de junho de 2021

ZPEs não serão competição para a Zona Franca de Manaus

ZFM tem isenção de IPI e outros impostos, além da possibilidade de vender para o mercado interno com esses benefícios


Por motivos eleitorais, políticos do Amazonas têm impedido o Brasil de instalar Zonas de Processamento de Exportações (ZPE) há décadas sob lorota de provocar prejuízos para Zona Franca de Manaus (ZFM). Ocorre que não há competição, justamente porque a ZFM tem benefícios ainda maiores, como a isenção de IPI e a redução de até 88% no imposto de importação dos insumos, além da restituição de até 100% do ICMS e da possibilidade de vender para o mercado interno com esses benefícios. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

As ZPEs, segundo texto aprovado no Congresso, terão isenção dos impostos e tributos apenas sobre os produtos e serviços exportados.

No caso de excedente de produção, as ZPEs ficam autorizadas a vender ao mercado interno, mas, para isso, devem recolher todos os impostos.asRelacionadas

Segundo o presidente da ABRAZPE, Helson Braga, não há comparação de ZPE e ZFM, “pois os dois regimes se destinam a usuários distintos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura de Itabuna continua a limpeza de logradouros e vias públicas

Prefeitura de Itabuna continua a limpeza de logradouros e vias públicas

A roçagem de áreas ajardinadas e limpeza de terrenos baldios, a manutenção do trabalho nas  avenidas Aziz Maron e Mário Padre tiveram prosseguimento desde ontem, terça-feira, dia 22.  As vias públicas da cidade estão recebendo melhorias, com a limpeza e o recolhimento de entulhos.  

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Alcântara, também serão realizadas melhorias nas áreas externas da creche Gil Nunes, no Bairro Jorge Amado.
 
No final de linha do São Caetano, próximo a Cavalaria da Polícia Militar, os serviços já foram executados. A via recebeu terraplanagem, cascalho e rolo compactador. O mesmo aconteceu no Ribeirão Seco, na zona rural de Itabuna.

O diretor do Centro Operacional da Prefeitura, Franklin Santos, informou que nesta quarta-feira, dia 23, as máquinas vão atuar no Bairro Lomanto para nivelamento e aplicação de cascalho nas ruas São Geraldo e Manoel Paulo.

Por determinação do prefeito Augusto Castro, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem executado melhorias na mobilidade das pessoas.  

Na sexta-feira passada, dia 18, houve a poda de árvores e limpeza de áreas próximas ao canal das ruas José Bonifácio e Santos Dumont, no Bairro Santo Antônio. No local, a Prefeitura e Emasa estão instalando redes interceptoras para retirar o esgoto lançado no canal de macrodrenagem, além de intervenções urbanísticas.

O superintende de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, informou que árvores que oferecerem riscos a população serão retiradas. “Entramos em contato com o Ibama para retirar as árvores que oferecem risco a população e garantir a segurança dos moradores do entorno do canal.  Toda árvore que oferecer risco de cair sobre as casas ou mesmo no canal será suprimida e um novo paisagismo será feito nessa área”, disse.

__________________________________________________

Prefeitura de Itabuna encerra cadastramento para o Projeto Aquático
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, encerrou as inscrições para o Projeto Aquático de Natação e Hidroginástica com um total de 252 pessoas inscritas. Este foi mais um grande passo para o incentivo à retomada de práticas desportivas de forma segura, através de uma parceria com o Parque Aquático do Colégio Sesquicentenário (Ciso).

Com a aula inaugural prevista para o dia 27 de julho, as aulas serão oferecidas, gratuitamente, para toda a população, independentemente da idade. A data foi escolhida por integrar a semana em que se comemora o aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna, no dia 28 daquele mês.

O secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, frisa que é preocupação da Administração municipal neste momento de pandemia, promover atividades esportivas que ofereçam segurança, além de proporcionar inúmeros benefícios à saúde das pessoas.

“A natação é uma atividade completa, que traz benefícios físicos e respiratórios”, destaca o Guinho. Ele frisa que, em razão da pandemia, todos os protocolos de saúde e segurança serão seguidos rigorosamente, como por exemplo, redução do número de alunos por turma, espaçamento entre raias e adição de cloro na água, como parte do tratamento.

“É importante lembrar que nosso município reconhece o esporte como atividade essencial. Estamos respaldados por meio de Decreto Municipal que permite a prática de atividades, desde que não promova contato físico”, reforça o secretário.

Neste projeto, a natação é direcionada para crianças, a partir dos oito anos até pessoas na fase adulta, enquanto a hidroginástica para adolescentes e adultos. A apresentação de atestado médico é único pré-requisito para participar do projeto que é inteiramente gratuito.
________________________

Settran lança campanha 

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) da Prefeitura de Itabuna lançou hoje, dia 23, campanha inédita “Trânsito em Pontos” e o seu novo mascote em uma ação realizada pela Escola Municipal de Trânsito (EMTRAN): o Settranzinho.

A campanha “Trânsito em Pontos” é uma ação da EMTRAN que de forma lúdica busca incentivar os cidadãos a colaborar para um trânsito mais seguro. Aqueles condutores que agirem de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) receberam cartão verde e uma mensagem positiva sobre o seu comportamento no trânsito. Já aqueles que estavam em desacordo com as normas de trânsito receberam cartão vermelho e foram orientados e instruídos a seguir o que normatiza o CTB.

A ação aconteceu no turno da manhã em frente à sede da Prefeitura de Itabuna, tendo sido abordados média de 100 condutores. “A nossa campanha visa o fortalecimento das práticas de segurança e o respeito ao CTB. Esperamos que, com essa ação, o condutor reflita sobre a própria conduta e possa promover um trânsito melhor,” declarou a professora Elessandra Brandão, responsável pela ação.

A campanha contou ainda com o lançamento do mascote  Settranzinho que será responsável por orientar crianças, adolescentes, adultos e pessoas de idade sobre como se comportar no trânsito cotidianamente. Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Thales Silva, a dinâmica do projeto vai encantar principalmente as crianças e assim ajudar a orientar os pais e responsáveis a seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

“Fico muito feliz com a realização dessa nova campanha e parabenizo a professora Elessandra por sua inteligência e habilidade em lançar ações lúdicas e de fácil entendimento.” declarou o secretário.
______________________________________

Secretaria de Planejamento inicia programa de assistência aos catadores 

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, informou que os catadores do antigo lixão de Itabuna serão capacitados para o Programa de Coleta Seletiva, que está em fase de implantação na cidade. O procedimento será iniciado depois das festas juninas e de uma reunião com os participantes para apresentação da temática e das ações que serão desenvolvidas.

O encontro com os catadores foi definido durante reunião na terça-feira, dia 23, entre a secretária e a equipe multidisciplinar das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Planejamento e Educação, que vão prestar o treinamento.

Os catadores serão capacitados para toda a cadeia produtiva da reciclagem de resíduos sólidos. “Por isso, terão noção de como separar os resíduos, onde vender o material coletado e  demais fases do procedimento”, disse a secretária Sônia Fontes, ressaltando que o processo de instalação da coleta seletiva deve ocorrer em um prazo de quatro a seis meses, inclusive com o envolvimento da população.

Entre os novos instrumentos que vão tornar Itabuna uma cidade sustentável, estão a instalação de 10 e ecopontos e de um galpão, no Bairro Lomanto Júnior, que será equipado para manipulação, separação e pesagem dos resíduos da coleta seletiva.
 
“Vamos fazer o treinamento com essas pessoas que saem da informalidade para ter uma atividade legalizada, com uma equipe interdisciplinar formada por até agora por cinco profissionais”, comemora o consultor do Projeto “Recicla Itabuna. Para Viver melhor”, André Dantas.
 
Ele destacou a importância da Lei Federal nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos. “É uma política pública que beneficia toda sociedade e representa  uma emancipação  econômica e social dessas pessoas antes desassistidas”, disse  Dantas.

Todos os 161 catadores cadastrados pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-B) já estão recebendo acompanhamento da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza. Entre os benefícios, estão a entrega de cestas básicas, auxílio aluguel no valor de R$ 200 para 56 famílias mais R$ 443 doados pela CVR Costa do Cacau, empresa responsável pelo processamento do lixo que sai de Itabuna para o aterro sanitário certificado na rodovia BR-415 – Jorge Amado.

De acordo com a equipe da Secretaria de Promoção Social, coordenadora social do grupo interdisciplinar, as cestas básicas já foram distribuídas nos meses de maio e junho. No entanto, o auxílio aluguel ainda não foi pago a todas famílias, pois, 34 pessoas ainda estão com pendências na documentação, essencial para a abertura de conta bancária, além de ser norma do Ministério do Desenvolvimento Social.
___________________________________________

Funcionários da Emasa são imunizados 

Os funcionários da Emasa com 40 anos ou mais começaram a ser vacinados hoje, dia 23, contra a Covid-19. Os colaboradores da empresa receberam a primeira dose da vacina americana Pfizer, na sede da UniFTC, no centro de Itabuna.

Segundo o coordenador em Segurança do Trabalho e Serviços Gerais, Henrique Santana, que acompanhou todo o início do processo de vacinação dos colegas, o empenho da direção da Emasa em incluir os funcionários entre os grupos prioritários foi de extrema importância.

“Temos que reconhecer o esforço da Presidência da Emasa para nos incluir no grupo da indústria, já que a empresa é classificada como indústria de saneamento. A vacinação traz para todos nós uma sensação de segurança, principalmente para os colegas que atuam campo”, afirma Santana.

O colaborador Ed Carlos Almeida, há 13 anos atuando na Emasa, disse que o Brasil passa por um dos momentos mais complicados de sua história em função da pandemia do novo coronavírus e que a vacina é o único recurso para devolver a normalidade a vida.

“Graças a Deus, estamos sendo vacinados. Mas, todo o Brasil precisa dessa vacina. O esforço da Diretoria em nos incluir no grupo prioritário, está sendo recompensado”, reconhece Ed Carlos.

Após ser imunizado o gerente de Planejamento e Expansão, Angelo de Lucena, se sentiu aliviado. “Penso não só no meu bem-estar, também nos meus colegas e familiares. Tenho idosos na minha família e uma preocupação em especial com minha avó e minha mãe. Mesmo estando elas imunizadas, tinha medo de levar o vírus para casa. Agora, depois da vacina sinto-me mais seguro”, atesta.

Na sexta-feira, dia 25, a vacinação contempla os profissionais da indústria que tem entre 18 e 39 anos de idade. A vacinação será na Usemi, no São Caetano, das 8h30min às 15 horas. É fundamental levar consigo RG, CPF ou Cartão SUS, cópia da Carteira de Trabalho, contracheque e um comprovante de residência.
_______________________________________________

Prefeitura propõe projeto de humanização urbanística 

Pelo menos três secretarias municipais estiveram reunidas na terça-feira, dia 22, no Gabinete da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda para compor os detalhes do projeto que visa à humanização do uso do solo urbano e as vias urbanas de Itabuna, requalificando-as. O estudo foi determinado pelo prefeito Augusto Castro (PSD) no programa de reordenamento da cidade.

Pelo projeto, as secretarias de Planejamento, Segurança e Ordem Pública e Indústria, Comércio, Emprego e Renda pretendem motivar um ciclo de escutas e falas envolvendo a sociedade civil organizada para a implantação de medidas que devolvam ao público uso das calçadas e vias, especialmente nas principais áreas comerciais da cidade, como o Centro e os bairros São Caetano, Califórnia, Santo Antônio, Mangabinha, dentre outros.

As discussões devem envolver ainda a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom), a Associação dos Vendedores Ambulantes de Itabuna e a Câmara de Vereadores. Também as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo e de Transportes e Trânsito (Settran).

Para a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, os primeiros estudos já estão sendo concluídos no sentido de proceder as ações educativas que permitam a compreensão necessária sobre a organização de espaços mais atrativos (específicos, confortáveis e com mais apelo comercial) para que os vendedores ambulantes espalhados desordenadamente nas ruas possam comercializar seus produtos.

A secretária de Segurança e Ordem Pública Mariana Alcântara pontuou que tudo será feito de maneira bastante sensível, valorizando cada trabalhador e comerciante. Segundo ela, a ação prevê, inicialmente, o recadastramento dos ambulantes que atuam nas vias públicas e um trabalho de parceria com todos os interessados para que a cidade ganhe uma nova atmosfera de organização.

O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, lembrou que a Prefeitura de Itabuna tem uma relação bastante próxima com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que pode ser acionado no manejo técnico, científico, organizacional, econômico, financeiro, administrativo e humano de possíveis novos empreendimentos surjam durante o processo.

Em ação conjunta, as secretarias municipais já estão estruturando equipes para o acompanhamento, orientação e o monitoramento do uso das vias públicas, começando pelo centro da cidade. “Se estamos elaborando uma proposta estratégica e um programa de reorganização do solo urbano não podemos deixar de pensar sobre como isso vai impactar e melhorar a vida dos envolvidos”, finalizou a secretária.

_______________________________________

Secretaria Municipal de Saúde comemora aplicação de 800 doses no drive-thru noturno

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, divulgou um balanço positivo de mais um drive-thru noturno para vacinação contra Covid-19, em Itabuna, que aconteceu ontem, dia 22, no Teatro Candinha Dória das 17 às 21 horas. Foi contemplada com a 1ª dose a faixa etária a partir de 40 anos sem comorbidades. Ao todo foram aplicadas 800 doses da vacina Pfizer.
 
Por conta da alta adesão da população, a vacinação foi finalizada por volta das 23 horas, duas horas a mais que o inicialmente previsto. A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, celebra a maciça adesão das pessoas. “Mais uma vez contemplamos grande adesão somente em uma ação. A equipe da saúde estava unida, trabalhando em prol do melhor atendimento, com agilidade e acolhimento”, expressou.

“A vacinação fluiu rápido graças ao trabalho eficiente da equipe da Rede de Frio e dos demais servidores da saúde que se mobilizaram. Foi um sucesso e conseguimos contemplar o dobro do previsto.  Mais uma vez é o reflexo do compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro com a saúde da população e com os servidores de Itabuna” afirmou Lívia.

Já a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destacou que a ação de ontem foi uma das mais efetivas. “A faixa etária, a partir de 40 anos é bem vasta e houve grande adesão pelo trabalho em equipe desenvolvido pelos servidores da saúde. Estamos comprometidos com a vacinação, pois entendemos que é o foco da saúde neste cenário pandêmico”, observou.

A Secretaria Municipal de Saúde está seguindo o cronograma para contemplar mais idades e diminuir a faixa etária da população como previsto na CIB. Entre as pessoas que compareceram para a vacinação contra a Covid-19 pela vacina Pfizer no drive-thru noturno estava Murilo Almeida Sousa, 43 anos, primeira pessoa infectada na cidade em março de 2020.

Na época, Murilo chegou de viagem a São Paulo, ficou isolado na própria casa e gerou comoção em Itabuna. Emocionado, ele contou a sensação de receber a 1ª dose da vacina um ano depois “É uma vitória, primeiramente por ter sobrevivido ao novo coronavírus. Então, hoje receber a vacina é uma conquista. Não tenho palavras para descrever esse momento”, finalizou.
____________________________________

Prefeito Augusto Castro consegue junto ao governador Rui Costa  Davidson  requalificação de novas praças esportivas 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou praças esportivas da cidade, na terça-feira, dia 22, acompanhado do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte, Davidson Magalhães, e do secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pelegrini.
O Governo do Estado sinalizou que vai aportar mais investimentos na requalificação de quadras de areia e quadras poliesportivas.

Antes da visita às praças esportivas, o titular da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte fiscalizou a construção do Campo de Futebol do Esporte Amador, no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (CAIC), Jorge Amado, no Jardim Primavera, onde autorizou as obras de drenagem e do banco de reservas. Depois, a comitiva se dirigiu ao conjunto desportivo da Avenida Fernando Cordier, ao lado da ponte do São Caetano, cuja requalificação será autorizada pelo governador Rui Costa.

“Davidson é itabunense, tem feito grande trabalho à frente da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte e conosco está acompanhando a execução de obras em andamento e observando o que pode ser feito alguns equipamentos da cidade, utilizados para a prática de esportes”, afirmou o prefeito Augusto Castro. Segundo ele, “agora, o secretário traz mais boas notícias para Itabuna, o que demonstra seu compromisso e do Governo do Estado com a cidade”.

O secretário destacou que, além da reforma e requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso e da construção do Campo do Futebol Amador, o governo estadual vai autorizar um pacote de obras na infraestrutura esportiva na cidade. “As obras serão anunciadas pelo governador e pessoalmente desejo deixar uma marca na cidade. Não posso passar pela Secretaria sem que faça uma intervenção nos equipamentos dedicados à prática do desporto”, resumiu.

O secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pelegrini, acredita que seja possível entregar a remodelada praça esportiva da Ponte do São Caetano num prazo entre 90 e 120 dias. “Além disso, o prefeito Augusto Castro e o secretário Davidson Magalhães visitaram outras praças, cuja requalificação depende de estudos que estão sendo iniciados. “Foi grata satisfação receber este itabunense que, como titular da Setre, contribui com a Administração municipal e promete mais um presente para a cidade ao lado do governador Rui Costa. Aguardem”, declarou.
______________________________________

Secretaria Municipal de Saúde define atendimento das UBS 

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna definiu as Unidades Básicas e de Saúde da Família que vão funcionar no atendimento à população, depois da publicação do “Ponto Facultativo”, nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25. O decreto n° 14.494 alcança as repartições públicas em razão do feriado municipal de São João.

Vale lembrar, que na quinta-feira, dia 24, feriado de São João, nenhuma das unidades abrirá. Já na sexta-feira, os gripários atenderão como suporte aos serviços de saúde. No turno matutino, das 8 às 14 horas, os atendimentos estarão concentrados nas Unidades Básicas de Saúde José Renan de Oliveira (Parque Boa Vista) e Dr. José Edites dos Santos (São Caetano), Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) e Unidade de Saúde da Família de Nova Ferradas.

No turno vespertino, das 16 às 22 horas, essas quatro unidades funcionarão como gripários normalmente, exceto a Unidade de Nova Ferradas.  

VACINAÇÃO

Nesta sexta-feira, 25,, das 8h30min às 14 horas, na USEMI, serão vacinados os profissionais da indústria com idade de 18 a 39 anos. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS, xerox do contrato de trabalho ou xerox do contracheque.

A vacinação da categoria por idade para o grupo a partir de 45 anos prossegue na próxima semana com a chegada das novas doses enviadas pelo Governo do Estado.

Ascom/ Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Bahia recebe primeiras doses da vacina Janssen


A Bahia recebeu na manhã desta quinta-feira (24) as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen. A remessa com 92.100 doses chegou ao aeroporto de Salvador às 9h35, trazidas em um voo comercial. O quantitativo será destinado 50% para a capital e a outra metade será distribuída proporcionalmente para os demais municípios da região metropolitana de Salvador, além de Santo Amaro, Conde e Saubara. As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao plano de vacinação que está sendo executado pelos municípios.

Essa distribuição, que deve começar ainda nesta quinta-feira, ficou acordada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esclarece que nas próximas remessas haverá um ajuste para que as vacinas continuem sendo distribuídas de forma proporcional. “Todos os municípios baianos continuarão a receber equitativamente as vacinas, tendo como referência a população local”, afirma.

O secretário da Saúde da Bahia destaca que “a grande diferença da vacina do laboratório Janssen das demais que estão sendo utilizadas até o momento no Brasil é que é dose única”.

Mais vacinas

Além das doses da Janssen, chegaram no mesmo voo 181 mil doses de imunizantes Coronavac. Outras 162.630 doses da vacina Pfizer/BioNTech estão previstas para chegarem em um voo com pouso programado para às 15h no aeroporto de Salvador.

Os imunizantes Coronavac e da Pfizer/BioNTech começarão a ser enviados na sexta-feira (25) para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas para os 417 municípios baianos. As vacinas da Pfizer/BioNTech serão encaminhadas em sua totalidade enquanto que metade do quantitativo da Coronavac será reservada para a segunda aplicação.

fotos: divulgação/VTCLog

ITABUNA EM FOCO: Novo decreto em Itabuna flexibiliza o funcionamento de restaurantes e bares

Novo decreto em Itabuna  flexibiliza o funcionamento de restaurantes e bares
A Prefeitura de Itabuna publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 22, um novo decreto em que flexibiliza o funcionamento de restaurantes, bares e similares até sexta-feira, dia 25. A flexibilização ocorre após um entendimento entre a administração municipal e representantes deste segmento que vem amargando sérios prejuízos ao longo da pandemia.

De acordo com o Decreto de nº 14.489, fica autorizado o funcionamento de restaurantes, bares e similares, inclusive com serviços por delivery, desde que sejam obedecidas  normas de restrição de locomoção noturna, que também foi alterada, passando a ser das 23 às 5 h. O transporte coletivo municipal funcionará até as 23 horas.

Importante lembrar que, no final de semana, as medidas de restrição permanecem mais rígidas, com a suspensão dos serviços e atividades considerados não essenciais entre as 23h de sexta-feira às 5 h de segunda-feira, dia 28.

Os representantes do setor assumiram o compromisso de cumprir todos os protocolos e medidas de segurança, e a Prefeitura de seguir com a fiscalização. Assim como aconteceu com outros segmentos que seguiram a linha do diálogo com a Administração municipal, a exemplo dos templos religiosos e academias de ginástica, o prefeito tem buscado ser sensível ao momento delicado enfrentado pelos setores de serviço e do comércio.
__________________________________________
Itabuna planeja retorno às aulas na educação infantil e cursos livres

O retorno às aulas nas escolas da educação infantil e nos cursos livres da rede particular de ensino foi o tema central de uma reunião com a participação de secretários municipais e técnicos ocorrida ontem, dia 21, a pedido do prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD), que atendeu às reivindicações de dirigentes escolares e do Movimento Volta às Aulas.

No encontro, ficou decidido que serão planejadas ações para o retorno às aulas de forma segura e escalonada, com ênfase, neste momento pandêmico. “Tudo será planejado com muita cautela com base em informações técnicas, respeitando protocolos de segurança sanitária e levando em conta o cenário existente em relação à Covid-19 no município, a exemplo do número de casos ativos e da ocupação de leitos clínicos e de UTI, bem como o percentual de pessoas e profissionais do setor da Educação já vacinados”, relatou o secretário de Governo, Josué Brandão Júnior.

O secretário disse ainda que a proposta será discutida ainda em outras duas reuniões, programadas para 1º de julho, com o Conselho Municipal de Educação (CME) e Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), e dia 5 de julho, com a comissão de pais de alunos da rede particular de ensino.

“Agora, técnicos e diretores das secretarias envolvidas nas discussões vão trabalhar no planejamento das ações que nortearão o retorno às aulas nos segmentos da educação infantil e nos cursos livres, tomando como base protocolos emitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos de governo, além das sugestões apresentadas pelo Movimento Volta às Aulas”, argumentou Júnior Brandão. Ele disse ainda que nas próximas reuniões programadas, o prefeito Augusto Castro pretende anunciar possível data para o retorno às aulas.

O encontro contou com a participação dos secretários da Educação, Janaína Araújo; da Saúde, Lívia Mendes Aguiar; de Governo, Júnior Brandão; de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier; de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara; do procurador-geral do município, Álvaro Ferreira; e do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Aldo Rebouças, além dos dirigentes escolares e do Movimento Volta às Aulas.

Ascom/PMI

Rotary: Marcus Vinícius transmite cargo para seu sucesso dia 30 de Junho


Vai chegando o fim mais um ano rotário. Este, atípico, pois começou e termina durante a pandemia do coronavírus, circunstâncias nunca antes vividas pela sociedade. Um período em que o Rotary Club de Itabuna, assim como todos os setores da sociedade, precisou se adaptar e se reinventar. Para marcar o encerramento desse ciclo, o clube de serviço realizou a última reunião ordinária deste ano rotário de 2021-21 através da plataforma Zoom. Durante o encontro na terça-feira, 22 de junho, a despedida da gestão do presidente Marcus Vinícius Rodrigues que transmite o cargo ao seu sucessor no próximo dia 30/06.  

Os desafios encarados nesse último ano foram lembrados pelo presidente Marcus Vinícius, bem como as ações sociais desenvolvidas pelo clube, muitas delas em parceria com a Casa da Amizade, cuja presidente é sua esposa Cheila Tatiana de Almeida Santos. O rotariano relacionou as iniciativas começando pelas medidas de prevenção contra a covid 19, como a sanitização do clube e a instalação de totens de álcool gel, além das pouquíssimas reuniões presenciais que puderam ser feitas, com distanciamento físico e redução do número de participantes. 

Enquanto as reuniões foram limitadas, os projetos, por sua vez, foram em grande número, com destaque para o Banco de Cadeira de Rodas que distribuiu a quem mais precisa um total de 30 equipamentos, entre cadeiras de banho e de rodas nesse ano rotário 2020-21. “Um projeto de grande repercussão na cidade, muito reconhecido e também muito gratificante. Fomos aos lares das pessoas com todos os cuidados e preocupação fazer estas entregas durante a pandemia”, explicou o presidente. A doação de capacetes de respiração não invasiva para Hospital de Campanha da cidade e a distribuição de 265 cestas básicas para famílias carentes, resultado do Caruru da Amizade - mais um projeto de sucesso promovido com as senhoras da Casa da Amizade – completaram a lista junto com o último deles, a Campanha do Cobertor, que está em andamento, para fechar com chave de ouro a gestão. 
 
Durante o encontro, foi unânime o reconhecimento dos companheiros pelo grande número de ações colocadas em prática nesse momento tão inusitado para dirigentes de Rotary. “Uma gestão marcada pelo social, com muitas ações em prol dos mais necessitados”, destacou o governador 2009-10 Luis Coelho, seguido do governador 2019-20 Paulo Pereira, quando acrescentou que o clube se destacou muito nesse último ano rotário. “O presidente está de parabéns pelas reformas e melhorias na estrutura do clube, às quais acompanhei de perto”, disse. O governador referiu-se ao cuidado com o patrimônio através da manutenção e pintura da sede do clube, além do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano – CREADH, vinculado ao Rotary, que também passou por reforma e readequação.

Marcus Vinicius relembrou ainda a chegada de novos membros para enriquecer o trabalho do clube e as palestras marcantes promovidas com temáticas diversas e participação de representantes de setores e instituições da sociedade itabunense. Dia da mulher, Campanha 18 maio, Como tratar fibromialgia, Dúvidas sobre Imposto de Renda e Cuidados no trânsito foram alguns temas apresentados muito orientadores para todos. O presidente 2021-22 Diogo Mateus Rodrigues, que recebe o cargo na próxima semana, também aproveitou o momento para agradecer. “O companheiro Marcus trouxe reuniões com temas sempre positivos nesse momento difícil pelo qual estamos passando, fazendo com que estejamos em um ambiente leve e de muito aprendizado. Com sua liderança vejo que fui aprendendo mais de Rotary e sinto que será um dever enorme te substituir”, confessou. 

“O que pudemos fazer esse ano, fizemos”, frisou o presidente 2020-21 Marcus Vinícius Rodrigues ao encerrar o encontro.  “Só tenho que agradecer a todos pela oportunidade de presidir o RC de Itabuna e poder fazer o que mais gosto que é ajudar ao próximo. Todos os companheiros nos ajudaram nessa gestão. Agradeço ao Conselho Diretor do clube por todo o apoio que foi muito importante e digo ao Diogo que pode contar comigo, no que puder ajudar, estou aqui de coração, disse. - Ascom Rotary

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Chocolate do Sul da Bahia é eleito um dos três melhores do mundo

Chocolate do Sul da Bahia é eleito um dos três melhores do mundo



Com concentração 55% de cacau, o intenso ao leite Bahia Terra da Felicidade da ChOr foi destaque em concurso na França

 

Marca baiana de chocolate de origem dirigida pela empresária Luana Lessa, a ChOr acaba de receber o Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021, concedido pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA), uma organização não governamental sediada em Paris. Referência em concursos internacionais de produtos excepcionais feitos no país de origem, a AVPA foi fundada em 2005 e mantém relacionamento permanente com mais de 10.000 produtores de 50 países. O produto eleito, concorrendo com chocolates do mundo todo, foi o Bahia Terra da Felicidade, um chocolate ao leite mais intenso, “dark milk” com 55% de concentração de cacau. O resultado foi divulgado ontem (22) em Paris, França. Para as avaliações do concurso de chocolates, a agência convidou um júri de especialistas em chocolate, analistas sensoriais e personalidades gastronômicas mundiais.

 

“O propósito da ChOr é contribuir com o crescimento desta cadeia produtiva e mostrar ao Brasil e ao mundo o valor do cacau brasileiro através do nosso chocolate”, explica Luana, que há dois anos se mudou para Portugal com a intenção de internacionalizar sua marca.

 

Cacau

Criada em Ilhéus, Sul da Bahia, a ChOr – Chocolate de Origem traz na essência a valorização da sua região, a Costa do Cacau. A marca produz, desde 2013, o seu próprio chocolate bean-to-bar, partir de amêndoas rigorosamente selecionadas de cacau fino oriundo de produtores locais. Para o chocolate premiado com o selo AVPA, a ChOr utilizou cacau selecionado do cacauicultor José Carlos Assis, dedicado à produção de amêndoas especiais há mais de 15 anos na região do cerrado de Ilhéus e no município vizinho, Uruçuca. José Carlos orgulha-se de ser parceiro da ChOr desde o nascimento da marca e ressalta que já possui diversos lotes de cacau com selo de indicação geográfica, o que atesta a qualidade e a origem do insumo.


ACI COMEMORA AVANÇO DA VACINAÇÃO EM ITABUNA

ACI comemora o avanço da vacinação em Itabuna

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Ribeiro, parabenizou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde pela

implementação de estratégias visando o avanço na vacinação contra a Covid-19 no município. O empresário lembrou ainda que a demanda foi abordada em reunião com representantes da classe empresarial e a secretária Lívia Mendes.


Dentre as solicitações, os empresários comemoram o horário estendido para a imunização e o Drive Noturno para o atendimento às pessoas com idade acima de 40 anos. Ao mesmo tempo, a secretaria atendeu ao pedido de não paralisar a vacinação nas semanas com feriado, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que aguardam a primeira dose.

Segundo a prefeitura municipal, mais de 90 mil pessoas foram vacinadas em Itabuna e isso significa mais de 40% da população acima dos 18 anos. “O avanço da vacinação nos deixa esperança e expectativa para que possamos no segundo semestre virar a página do Covid-19, das restrições e pensar num plano de retomada da economia, no pós-pandemia”, concluiu Mauro.
Ascom

terça-feira, 22 de junho de 2021

ITABUNA EM FOCO: PONTO FACULTATIVO EM ITABUNA

Itabuna decreta ponto facultativo na 5ª e 6 ª feira de São João, mas excetua serviços de saúde


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), decretou “Ponto Facultativo” nas repartições públicas municipais da Administração centralizada, descentralizada e fundacional nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, quando se comemora o São João. A medida está respaldada por meio do Decreto 14.487, publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 21.

Apesar da ausência de festividades em razão da pandemia da Covid-19, por tradição muitas famílias se reúnem em torno de mesa farta com comidas típicas, o que torna a data especial para os baianos e nordestinos.

O disposto no Decreto não se aplica às repartições públicas do Município, cujos serviços são considerados essenciais e, por isso, não podem sofrer interrupção, entre os quais as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Gripários e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O decreto também excetua serviços como limpeza pública, coleta de lixo, serviços de água e esgoto, transporte, vigilância patrimonial e sanitária, segurança pública e defesa civil que permanecem em plena atividade.

___________________________________________

Emasa antecipa salários de seus funcionários para antes do São João

Seguindo a mesma política de valorização do servidor público adotada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, determinou que seja creditado em conta antes do São João o salário dos funcionários da empresa. A medida é inédita na gestão da concessionária de saneamento básico.

“Seguimos a linha do prefeito Augusto Castro, pois, o nosso funcionalismo é patrimônio da empresa. Além disso, os festejos juninos estão enraizados na cultura da nossa gente. Mesmo com as restrições para festas, devido à pandemia da Covid-19, os proventos dos nossos colaboradores foram antecipados para que comemorem junto com seus familiares em casa”, diz Raymundo Mendes Filho.

Atualmente, a Emasa emprega pouco mais de 350 colaboradores que atuam nas áreas de campo e administrativa. Além de valorizar os servidores, com o pagamento salarial rigorosamente em dia, a empresa municipal contribui com a economia da cidade, beneficiando particularmente o comércio, ampliando a circulação do dinheiro em uma época tão importante para os 

_____________________________________________

Com tecnologia e diversificação, agricultura familiar de Itabuna inicia novos tempos

Mais de 2 mil famílias de pequenos produtores que vivem da agricultura familiar no município de Itabuna têm sido beneficiadas com investimentos em tecnologia, assistência técnica e melhoria das estradas vicinais para o escoamento executados pela Prefeitura. A diversificação da produção e o cultivo também são ações definidas pelo prefeito Augusto Castro (PSD).
 
Por isso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem desenvolvendo diversas ações e estabelecendo importantes parcerias com a secretaria estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). As iniciativas da Administração municipal já garantiram  um trator com implementos agrícolas resultantes de emenda da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA).

Nos meses de julho e agosto, já estão assegurados serviços de assistência técnica da Bahia Pesca, órgão vinculado à Seagri, para capacitação dos agricultores familiares e doação de alevinos visando a implantação criadouros de peixes nas pequenas propriedades rurais, bem como a entrega de mudas pelo Instituto Biofábrica de Cacau para a diversificação da produção de frutas.

Na semana passada, em Salvador, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, ao lado da deputada federal Lídice da Mata e do secretário estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, João Carlos Oliveira, ao receber o trator e os equipamentos agrícolas destinados à Agricultura Familiar, enfatizou a importância da agricultura para a economia do município que conta com 19 associações de pequenos agricultores.
 
“São mais de 2 mil famílias que dependem do cultivo da terra para o próprio sustento e venda do excedente para a mesa das famílias itabunenses e de outros municípios. É essa gente trabalhadora, que labuta sob sol e chuva que faz movimentar parcela significativa da nossa economia. Portanto, temos que olhar com bastante atenção e cuidar de maneira especial destes pequenos produtores, garantindo assistência técnica, investimentos em tecnologia e meios de diversificar o que produzem”, argumentou o prefeito.

PISCICULTURA

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, além da doação do trator, a parceria com a Seagri para a implantação de criadouros de peixes em pequenas propriedades rurais, bem como a distribuição de mudas de árvores frutíferas, serão dois passos importante para a diversificação da produção. Ele explicou que para que isto aconteça toda assistência em técnica agrícola será ofertada pelo município e o governo do estado.
Técnicos da Bahia Pesca estarão no município em julho visando promover a capacitação dos agricultores, cujas propriedades rurais tenham espaços apropriados à piscicultura – poços, açudes, pequenos lagos, etc. -  e que estejam aptos à criação e manejo do pescado.
Quanto a distribuição de mudas de árvores frutíferas, produzidas pela Biofábrica, Moacir informa que serão entregues gradativamente aos pequenos produtores, mediante  análises de solo e de adubação orientadas por técnicos agrícolas da Secretaria de Agricultura  e Meio Ambiente.

PRONAF
O secretário revela ainda que, para além das 600 famílias de agricultores já beneficiadas por meio das 19 associações já regulamentadas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está concluindo o recadastramento de  mais de 1.400 pequenos agricultores no município. “Com o recadastramento e a regularização da documentação, eles poderão participar do  Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)  e serem beneficiados pelas ações do governo municipal”, finalizou Smith Lima.
______________________________________

Secretaria de Saúde faz drive-thru noturno hoje para vacinar pessoas acima de 40 anos

A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar drive-thru das 17 às 21 horas desta terça-feira, dia 22, no Teatro Candinha Dórea, para aplicação da primeira dose contra Covid-19 nas pessoas com idade a partir de 40 anos. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas sem que haja aglomeração

Para hoje foram disponibilizadas 400 senhas, havendo a possibilidade de extensão das doses, mediante disponibilidade da vacina e do quantitativo de pessoas que comparecerem. Outra vantagem da vacinação pelo sistema drive-thru é que cada família estará em seu próprio veículo, o que facilita o trabalho dos vacinadores.

Toda semana a equipe da Rede de Frio organiza o quantitativo de vacinas, levando em consideração o número de pessoas a serem imunizadas e as respectivas idades. Por isso, orientamos que o grupo com idade a partir de 40 anos, deve comparecer ao drive-thru noturno por questões de fluxo e para uma melhor assistência e organização, enquanto aqueles a partir de 45 anos de idade devem comparecer nas Unidades Básicas e de Saúde da família.

O Teatro Municipal Candinha Dórea fica localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. É necessária apresentação da Carteira de Identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
_____________________________

Presidente da FICC, Aldo Rebouças no “Difusora em Revista”

Avenida do Cinquentenário, o maior polo comercial do sul da Bahia-Foto: Waldyr Gomes 
Aldo Rebouças

Informando que o povo itabunense foi a causa da inspiração para a montagem da Vila Junina, na Praça Olinto Leoni, em Itabuna, e lançada ontem à noite, com a presença do Prefeito Augusto Castro; Carlos Leahy e Mauro Ribeiro, respectivamente, presidente da CDL e ACI, o presidente da FICC, Aldo Rebouças, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira 22, ao programa Difusora em Revista, apresentado pelo comunicador Cacá Ferreira, e fez avaliação positiva da iniciativa .

Aldo Rebouças expôs sobre a importância do projeto para manter "as nossas tradições" e no resgate do São João no município, acreditando no seu sucesso, plenamente. Ainda sobre a Vila Junina, adiantou que a mesma, deverá continuar até o dia da cidade, 28 de julho, quando Itabuna completará 111 anos de emancipação.    

Além da Vila Junina, vários outros pontos da cidade também receberam a decoração junina, através da FICC,  Entre esses locais a /Avenida do Cinquentenário e o bairro São Caetano, com mais intensidade, devido ao seu grande comércio.


Brasil chega hoje à importante marca de 90 milhões de vacinas contra covid aplicadas

Segundo o Ministério da Saúde, o número de doses disponibilizadas passou de 123 milhões, das quais 105 milhões já estão com os estados



Do - Diário do Poder - Profissionais de saúde de todo o País têm motivos para comemorar nesta terça-feira (22): o Brasil ultrapassa hoje a marca de 90 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Até agora, mais de 65,2 milhões de brasileiros receberam ao menos uma dose de vacina, dos quais mais de 24,5 milhões estão completamente imunizados, com duas doses. Os dados são da plataforma independente vacinabrasil.org.

O estado do Rio Grande do Sul continua à frente na campanha de imunização: 14,9% da população está totalmente imunizada.

O Amapá de Randolfe Rodrigues (Rede) continua na lanterna do ranking da vacinação no Brasil: 7,4% receberam duas doses e 19,9%, uma dose.NotíciasRelacionadas

Segundo o Ministério da Saúde, o número de doses disponibilizadas passou de 123 milhões, das quais 105 milhões já estão com os estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...