quinta-feira, 24 de junho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Novo decreto em Itabuna flexibiliza o funcionamento de restaurantes e bares

Novo decreto em Itabuna  flexibiliza o funcionamento de restaurantes e bares
A Prefeitura de Itabuna publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 22, um novo decreto em que flexibiliza o funcionamento de restaurantes, bares e similares até sexta-feira, dia 25. A flexibilização ocorre após um entendimento entre a administração municipal e representantes deste segmento que vem amargando sérios prejuízos ao longo da pandemia.

De acordo com o Decreto de nº 14.489, fica autorizado o funcionamento de restaurantes, bares e similares, inclusive com serviços por delivery, desde que sejam obedecidas  normas de restrição de locomoção noturna, que também foi alterada, passando a ser das 23 às 5 h. O transporte coletivo municipal funcionará até as 23 horas.

Importante lembrar que, no final de semana, as medidas de restrição permanecem mais rígidas, com a suspensão dos serviços e atividades considerados não essenciais entre as 23h de sexta-feira às 5 h de segunda-feira, dia 28.

Os representantes do setor assumiram o compromisso de cumprir todos os protocolos e medidas de segurança, e a Prefeitura de seguir com a fiscalização. Assim como aconteceu com outros segmentos que seguiram a linha do diálogo com a Administração municipal, a exemplo dos templos religiosos e academias de ginástica, o prefeito tem buscado ser sensível ao momento delicado enfrentado pelos setores de serviço e do comércio.
__________________________________________
Itabuna planeja retorno às aulas na educação infantil e cursos livres

O retorno às aulas nas escolas da educação infantil e nos cursos livres da rede particular de ensino foi o tema central de uma reunião com a participação de secretários municipais e técnicos ocorrida ontem, dia 21, a pedido do prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD), que atendeu às reivindicações de dirigentes escolares e do Movimento Volta às Aulas.

No encontro, ficou decidido que serão planejadas ações para o retorno às aulas de forma segura e escalonada, com ênfase, neste momento pandêmico. “Tudo será planejado com muita cautela com base em informações técnicas, respeitando protocolos de segurança sanitária e levando em conta o cenário existente em relação à Covid-19 no município, a exemplo do número de casos ativos e da ocupação de leitos clínicos e de UTI, bem como o percentual de pessoas e profissionais do setor da Educação já vacinados”, relatou o secretário de Governo, Josué Brandão Júnior.

O secretário disse ainda que a proposta será discutida ainda em outras duas reuniões, programadas para 1º de julho, com o Conselho Municipal de Educação (CME) e Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), e dia 5 de julho, com a comissão de pais de alunos da rede particular de ensino.

“Agora, técnicos e diretores das secretarias envolvidas nas discussões vão trabalhar no planejamento das ações que nortearão o retorno às aulas nos segmentos da educação infantil e nos cursos livres, tomando como base protocolos emitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos de governo, além das sugestões apresentadas pelo Movimento Volta às Aulas”, argumentou Júnior Brandão. Ele disse ainda que nas próximas reuniões programadas, o prefeito Augusto Castro pretende anunciar possível data para o retorno às aulas.

O encontro contou com a participação dos secretários da Educação, Janaína Araújo; da Saúde, Lívia Mendes Aguiar; de Governo, Júnior Brandão; de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier; de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara; do procurador-geral do município, Álvaro Ferreira; e do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Aldo Rebouças, além dos dirigentes escolares e do Movimento Volta às Aulas.

Ascom/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...