terça-feira, 22 de junho de 2021

ITABUNA EM FOCO: PONTO FACULTATIVO EM ITABUNA

Itabuna decreta ponto facultativo na 5ª e 6 ª feira de São João, mas excetua serviços de saúde


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), decretou “Ponto Facultativo” nas repartições públicas municipais da Administração centralizada, descentralizada e fundacional nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, quando se comemora o São João. A medida está respaldada por meio do Decreto 14.487, publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 21.

Apesar da ausência de festividades em razão da pandemia da Covid-19, por tradição muitas famílias se reúnem em torno de mesa farta com comidas típicas, o que torna a data especial para os baianos e nordestinos.

O disposto no Decreto não se aplica às repartições públicas do Município, cujos serviços são considerados essenciais e, por isso, não podem sofrer interrupção, entre os quais as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Gripários e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O decreto também excetua serviços como limpeza pública, coleta de lixo, serviços de água e esgoto, transporte, vigilância patrimonial e sanitária, segurança pública e defesa civil que permanecem em plena atividade.

___________________________________________

Emasa antecipa salários de seus funcionários para antes do São João

Seguindo a mesma política de valorização do servidor público adotada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, determinou que seja creditado em conta antes do São João o salário dos funcionários da empresa. A medida é inédita na gestão da concessionária de saneamento básico.

“Seguimos a linha do prefeito Augusto Castro, pois, o nosso funcionalismo é patrimônio da empresa. Além disso, os festejos juninos estão enraizados na cultura da nossa gente. Mesmo com as restrições para festas, devido à pandemia da Covid-19, os proventos dos nossos colaboradores foram antecipados para que comemorem junto com seus familiares em casa”, diz Raymundo Mendes Filho.

Atualmente, a Emasa emprega pouco mais de 350 colaboradores que atuam nas áreas de campo e administrativa. Além de valorizar os servidores, com o pagamento salarial rigorosamente em dia, a empresa municipal contribui com a economia da cidade, beneficiando particularmente o comércio, ampliando a circulação do dinheiro em uma época tão importante para os 

_____________________________________________

Com tecnologia e diversificação, agricultura familiar de Itabuna inicia novos tempos

Mais de 2 mil famílias de pequenos produtores que vivem da agricultura familiar no município de Itabuna têm sido beneficiadas com investimentos em tecnologia, assistência técnica e melhoria das estradas vicinais para o escoamento executados pela Prefeitura. A diversificação da produção e o cultivo também são ações definidas pelo prefeito Augusto Castro (PSD).
 
Por isso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem desenvolvendo diversas ações e estabelecendo importantes parcerias com a secretaria estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). As iniciativas da Administração municipal já garantiram  um trator com implementos agrícolas resultantes de emenda da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA).

Nos meses de julho e agosto, já estão assegurados serviços de assistência técnica da Bahia Pesca, órgão vinculado à Seagri, para capacitação dos agricultores familiares e doação de alevinos visando a implantação criadouros de peixes nas pequenas propriedades rurais, bem como a entrega de mudas pelo Instituto Biofábrica de Cacau para a diversificação da produção de frutas.

Na semana passada, em Salvador, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, ao lado da deputada federal Lídice da Mata e do secretário estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, João Carlos Oliveira, ao receber o trator e os equipamentos agrícolas destinados à Agricultura Familiar, enfatizou a importância da agricultura para a economia do município que conta com 19 associações de pequenos agricultores.
 
“São mais de 2 mil famílias que dependem do cultivo da terra para o próprio sustento e venda do excedente para a mesa das famílias itabunenses e de outros municípios. É essa gente trabalhadora, que labuta sob sol e chuva que faz movimentar parcela significativa da nossa economia. Portanto, temos que olhar com bastante atenção e cuidar de maneira especial destes pequenos produtores, garantindo assistência técnica, investimentos em tecnologia e meios de diversificar o que produzem”, argumentou o prefeito.

PISCICULTURA

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, além da doação do trator, a parceria com a Seagri para a implantação de criadouros de peixes em pequenas propriedades rurais, bem como a distribuição de mudas de árvores frutíferas, serão dois passos importante para a diversificação da produção. Ele explicou que para que isto aconteça toda assistência em técnica agrícola será ofertada pelo município e o governo do estado.
Técnicos da Bahia Pesca estarão no município em julho visando promover a capacitação dos agricultores, cujas propriedades rurais tenham espaços apropriados à piscicultura – poços, açudes, pequenos lagos, etc. -  e que estejam aptos à criação e manejo do pescado.
Quanto a distribuição de mudas de árvores frutíferas, produzidas pela Biofábrica, Moacir informa que serão entregues gradativamente aos pequenos produtores, mediante  análises de solo e de adubação orientadas por técnicos agrícolas da Secretaria de Agricultura  e Meio Ambiente.

PRONAF
O secretário revela ainda que, para além das 600 famílias de agricultores já beneficiadas por meio das 19 associações já regulamentadas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está concluindo o recadastramento de  mais de 1.400 pequenos agricultores no município. “Com o recadastramento e a regularização da documentação, eles poderão participar do  Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)  e serem beneficiados pelas ações do governo municipal”, finalizou Smith Lima.
______________________________________

Secretaria de Saúde faz drive-thru noturno hoje para vacinar pessoas acima de 40 anos

A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar drive-thru das 17 às 21 horas desta terça-feira, dia 22, no Teatro Candinha Dórea, para aplicação da primeira dose contra Covid-19 nas pessoas com idade a partir de 40 anos. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas sem que haja aglomeração

Para hoje foram disponibilizadas 400 senhas, havendo a possibilidade de extensão das doses, mediante disponibilidade da vacina e do quantitativo de pessoas que comparecerem. Outra vantagem da vacinação pelo sistema drive-thru é que cada família estará em seu próprio veículo, o que facilita o trabalho dos vacinadores.

Toda semana a equipe da Rede de Frio organiza o quantitativo de vacinas, levando em consideração o número de pessoas a serem imunizadas e as respectivas idades. Por isso, orientamos que o grupo com idade a partir de 40 anos, deve comparecer ao drive-thru noturno por questões de fluxo e para uma melhor assistência e organização, enquanto aqueles a partir de 45 anos de idade devem comparecer nas Unidades Básicas e de Saúde da família.

O Teatro Municipal Candinha Dórea fica localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. É necessária apresentação da Carteira de Identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...