sábado, 18 de junho de 2022

Mulheres de Gramado exigem desconvite a Cármen Lúcia e Toffoli para evento

Protesto contra Dias Toffoli e Cármen Lúcia, em Gramado (RS). Foto: Cortesia

Movimento pressiona contra presença de ministro do STF em evento

Um grupo de mulheres intensificou, neste sábado (18), a pressão contra a participação de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) em dois eventos que debaterão temas Direito e legislação, em Gramado (RS).

A manifestação enfeitou carros com bandeiras do Brasil e cartazes repudiando os convites à ministra Cármen Lúcia e ao ministro Dias Toffoli para os debates na cidade.

Uma das participantes do protesto é a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Barth (PSC), que se declara de direita. Ela divulgou imagens da mobilização feminina que cobra o veto e o desconvite a representantes do STF, incluídos como palestrantes na programação do XII Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões e 26ª Jornada Internacional de Direito.


Fernanda Barth disse ao Diário do Poder que o protesto organizado pelo grupo Mulheres de Direita Gramado durou das 7h da manhã até o meio dia, com carros estacionados em pontos movimentados da cidade da Região da Serra Gaúcha.  O objetivo foi dar grande visibilidade à insatisfação contra a presença de Toffoli e Cármen Lúcia, em Gramado.

“Muita gente vai ver que Gramado veta Toffoli, Gramado veta Cármen!”, disse a vereadora, ao informar que as mobilizações terão sequência com a distribuição de adesivos para vidros traseiros dos veículos, com as palavras de ordem “desconvida, já” e “Gramado veta Toffoli” e “Gramado veta Cármen”.  “Esses carros devem começar a circular deste domingo [19] até o dia em que a apresentação do Toffoli está marcada”, concluiu Fernanda Barth.

ITABUNA EM FOCO

Prefeito Augusto Castro visita SENAI CIMATEC e firma parcerias para o desenvolvimento do município 



O prefeito de Itabuna, Augusto Castro  (PSD), participou de um encontro, em Salvador, na sexta-feira, dia 17, com o atual coordenador de Projetos do SENAI CIMATEC (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), o ex-senador Walter Pinheiro, e com o diretor de Operações, Luiz Breda, onde iniciou as conversas para firmar parceria entre a instituição e o município de Itabuna. Pelo projeto, serão estimulados vetores de crescimento e desenvolvimento das atividades econômicas, com ênfase na indústria e tecnologia.

“Itabuna é um dos principais eixos de desenvolvimento entre o nordeste e sul do país e principal rota de integração do futuro Porto Sul. Temos que aproveitar essa potencialidade”, frisou o prefeito na visita ao CIMATEC. A instituição atua em 44 áreas de trabalho desde robótica, supercomputação, medicina e farmacologia, mecânica de precisão, soluções para a área de Infraestrutura, eficiência energética e energias renováveis e até estruturas aeronáuticas para a Embraer.

O prefeito Augusto Castro enfatizou que a Administração Municipal já vem investindo nos setores de tecnologia e inovação, inclusive dispõe de projetos para o incremento da atividade econômica no município e a CIMATEC será uma aliada importante para isso, principalmente na reformulação do parque

industrial.

“O ex-senador Walter Pinheiro nos mostra aqui a capacidade que o CIMATEC tem de apresentar algo novo, algo de avanço importante para que Itabuna possa ter, quem sabe no futuro, muito do que o SENAI CIMATEC já produz. E, com sua estrutura, daremos um salto de qualidade também nos serviços oferecidos ao município, como por exemplo, a testagem da qualidade de nossa água e o avanço na tecnologia dos nossos serviços médicos”, disse o prefeito.

Também participaram do encontro, os secretários municipais José Raimundo Araújo, da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Sônia Fontes, do Planejamento, Almir Melo Jr, da Infraestrutura e Urbanismo, José Alcântara Pellegrini, de Relações Institucionais e Comunicação,  o diretor-presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, e o assessor especial, Afonso Dantas.

Recepcionistas do Hospital de Base participam de treinamento sobre imagem pessoal


Colaboradores que atuam na recepção d8o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães participaram de um treinamento na tarde de  terça-feira, dia 14, sobre imagem pessoal no auditório da instituição. O curso foi ministrado pela psicóloga do Setor de Recursos Humanos Ivana Almeida, que abordou sobre a postura e a imagem profissional, com foco no atendimento hospitalar.

A psicóloga destacou que a imagem pessoal é um tema de extrema importância dentro da estrutura organizacional, especialmente dentro de um hospital. “É preciso ter um equilíbrio entre a nossa imagem pessoal e profissional, a fim de evitar algumas posturas inadequadas”, disse.

Ela comentou ainda que a imagem pessoal vai além da apresentação pessoal. “A forma como nos comunicamos, nos comportamos e o compromisso que temos com as nossas funções e prazos, reflete a nossa marca”, pontuou.

Os colaboradores interagiram, conversaram e trocaram ideias com a psicóloga durante o encontro, tendo se mostrado satisfeitos com o treinamento. Este foi o caso de Núbia Alves e Ana Heloísa Gomes, que trabalham na recepção do setor de Bioimagem. 

“Achei muito interessante o treinamento para a gente poder melhorar a nossa imagem pessoal e realizar com mais atenção o nosso trabalho”, falou Núbia. Já Ana  afirmou ter sido super importante o treinamento: “Foi bom, porque conseguimos dividir experiências sobre a rotina do dia a dia. Vamos poder colocar em prática as dicas que aprendemos e aperfeiçoar o atendimento na recepção”, acrescentou.

Jacilda Batista Fernandes, que trabalha na recepção do ambulatório do Hospital de Base, aprovou o treinamento e quer repetir. “Foi tão bom ter uma psicóloga para nos ouvir e ensinar. Queremos participar mais vezes de momentos como este para poder colocar em prática no  atendimento. Foi gratificante!”, completou.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães dispõe de um Núcleo de Estudo e Educação Permanente em Saúde (NEPS), responsável por todos os treinamentos e capacitações das equipes assistenciais da unidade hospitalar. O objetivo é prestar sempre um atendimento humanizado aos  pacientes.

Para a coordenadora do NEPS, Fabiana Souza,  além de valorizar os profissionais, as  capacitações e treinamentos  promovem a motivação, e  consequentemente, o sucesso da empresa. “Seja qual for o objetivo ou a necessidade, toda instituição de saúde precisa investir em treinamentos permanentes”, concluiu.

Secretário José Raimundo Araújo visita as instalações do SAC Municipal de Salvador 

Na sexta-feira, dia 17, o secretário municipal de Indústria,  Comércio, Emprego e Renda,  José Raimundo Araújo, visitou as instalações do novo SAC Municipal no Mercado São Miguel, na Avenida J. J. Seabra , Baixa dos Sapateiros, em Salvador. Ele foi observar o funcionamento do modelo do equipamento municipal.

A visita é uma avaliação de modelos bem-sucedidos em outros municípios visando trazer a proposta para o município de Itabuna. Além da população ter um equipamento onde pode ter acesso a diversos serviços da Prefeitura, a cadeia de economia criativa ainda tem um espaço para exposição e comercialização de seus produtos, aproveitando o fluxo de público gerado. 

Acompanhado pelo assessor Afonso Dantas, o secretário José Raimundo foi recebidos pelos coordenadores municipais do equipamento Reinaldo Santos e Verena dos Santos, além de Antônio Sacramento, que é agente de fiscalização da Prefeitura de Salvador, que fizeram uma apresentação sobre o funcionamento do  SAC Municipal.

Superintendente de Serviços Públicos vistoria as melhorias no acesso à Vila de Mutuns

Na quarta-feira, dia 15,  as melhorias que estão sendo executadas pela Prefeitura de Itabuna na estrada à Vila de Mutuns, que fica na zona rural ao norte do município,  foram vistoriadas pelo superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sousa Lino. A estrada está passando por terraplenagem, nivelamento, aplicação de cascalho e compactação.

Os  serviços, com o suporte de motoniveladoras, pá-carregadeira e caçambas, foram iniciados na terça-feira e integram o cronograma de obras da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) para dar condições de tráfego às estradas vicinais do município, facilitando o escoamento da produção hortigranjeiras e o acesso do transporte coletivo.

O superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, reforçou a  importância de revitalizar  a estrada. “O objetivo é deixar a via em boas condições de trafegabilidade, um desejo dos moradores e uma determinação do prefeito Augusto Castro”, disse Sousa Lino.

Já o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, declarou que as  intervenções na malha vicinal que atende aos principais  polos de produção de hortigranjeiros que abastece as feiras livres e a central de distribuição de alimentos, o Centro Comercial de Itabuna tem uma programação discutida com os líderes das associações rurais e da agricultura familiar. 

“Agora vamos contar com o suporte de máquinas pesadas do Consórcio de Desenvolvimento Rural Sustentável do Litoral Sul. No caso do acesso à Vila de Mutuns, os serviços foram iniciados próximo ao semianel rodoviário para facilitar o tráfego de máquinas pesadas e porque o solo está bastante encharcado. Mas continuaremos até que tudo fique pronto”, finalizou, , Sousa Lino que também vistoriou patrolamento na região do Jacarezinho, próximo à Roça do Povo.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Paraná Pesquisas: Governo Bolsonaro é apoiado por 50,9% do eleitorado de Goiás

Do - BahiaNoticias

Paraná Pesquisas: Governo Bolsonaro é apoiado por 50,9% do eleitorado de Goiás
Foto: Ascom/Governo de Goias

O cenário de aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PL) é positivo entre o eleitorado do estado de Goiás. Um levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas neste sábado (18), mostra que 50,9% dos entrevistados aprovam o governo do capitão da reserva.

 

Outros 44,4% desaprovam a condução do mandatário que está à frente do Palácio do Planalto. Enquanto isso, 4,7% não souberam ou não quiseram opinar.

 

Para chegar a esses resultados, as equipes entrevistaram 1540 pessoas de diferentes municípios de Goiás entre os dias 13 e 17 de junho. 

 

Cerca de  41,5% dos participantes avaliaram como ótima ou boa a direção de Bolsonaro. Os que consideram o governo regular somam 20% e os que acham esse período ruim ou péssimo representam 37,6%.

 

Quase um ponto percentual, 0,9% dos eleitores não souberam ou optarm por não responder o questionário.

 

O levantamento tem 95% de confiança e uma margem de erro de 2,5%. Ele está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-09554/2022 para o cargo de presidente.

Dentista Ranitla Scaramussa Bonella morta no transito de Ilhéus homenageada

 GAP cria Jardim Ranitla Scaramussa Bonella na BA-001 como símbolo para a segurança no trânsito

Durante manifestação por mais segurança e educação no trânsito realizada na última quarta-feira (15), na Avenida Tancredo Neves, trecho da rodovia BA-001 que corta a zona sul de Ilhéus, o Grupo de Amigos da Praia (GAP) doou 14 mudas de Ipê, Pau Viola, Araçá e Jacarandá para a criação do Jardim Ranitla Scaramussa Bonella, jovem dentista de 23 anos que morreu no último sábado (11), após ser atropelada enquanto atravessava a faixa de pedestre. O plantio foi realizado por familiares e amigos da jovem que vieram de Eunápolis para participar do ato e reivindicar justiça, voluntários, membros de movimentos sociais, estudantes e representantes de entidades da sociedade.

O GAP mobilizou moradores e comerciantes locais para que adotem as árvores plantadas no jardim e cuidem do seu crescimento. Já ocorreram sete adesões voluntárias. "Convidamos as pessoas a integrar a ação e assim contribuir para a arborização da avenida, com o intuito de humanizar o espaço, além de prestar uma homenagem simbólica a Ranitla", explica a voluntária e engenheira agrônoma, D'avila Maria, uma das idealizadoras do Jardim Ranitla Scaramussa Bonella. Em seguida, serão plantadas mais mudas em outras áreas da cidade, até completar o total de 23 árvores, idade da dentista.

A manifestação com parentes e amigos de Ranitla Scaramussa Bonella aconteceu de forma pacífica e durou cerca de uma hora. Foi organizado pelo coletivo Por Uma Ilhéus Melhor, que tem como objetivo principal cobrar dos governos municipal e estadual intervenções para melhorar a mobilidade e o desenvolvimento urbano da cidade, afim de reduzir o elevado índice de acidentes de trânsito que acontecem diariamente em diversos trechos, especialmente na área de duplicação da BA-001, na zona sul.

No feriado do Corpus Christi (16), as voluntárias do GAP, Jurema Cintra e Silvana Lins, já iniciaram o processo de manejo comunitário das mudas, adubando, fazendo "ninhos" com folhagem e molhando as plantas. Quando adultas, as árvores irão trazer flores e frutos para os pássaros. "Esperamos que a natureza possa dar o conforto que as famílias precisam, e que de uma história trágica de mortes e acidentes, possa florescer a esperança e a mudança de mentalidade pela paz no trânsito", afirma Jurema Cintra.

Adequação

A professora Peolla Paula Stein, do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), afirma que a via atualmente tem uma velocidade incompatível com área urbana. "É preciso reduzir o limite para 50 quilômetros por hora. Também não está com características urbanas e que ajudam a moldar o comportamento, por exemplo, paisagismo", alerta.

A especialista diz ser senso comum no meio técnico que pessoas de maior poder aquisitivo não respeitam radares. "Não dói no bolso. As leis de trânsito foram afrouxadas também no último ano de forma que dificilmente uma pessoa perde a licença de dirigir. É uma permissão e poderia ser cassada, muito embora os brasileiros considerem um direito. Com tudo isso, se faz urgente a implantação de lombofaixas.

 Aí sim, obrigatoriamente, todas as pessoas têm de reduzir a velocidade. Também, de forma simples, você determina que o pedestre tem prioridade. E elimina muito a ocorrência de 'rachas'. Os radares entram como complemento em locais adequados, muito bem estudados antes, pois quando são mal instalados geram acidentes graves também", 

Ascom/Grupo de Amigos da Praia (GAP)

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Paulo Lima chama à atenção do prefeito de Itabuna




O jornalista Paulo Lima quer saber para onde estão indo as verbas do trânsito de Itabuna
O  jornalista Paulo Lima, pré-candidato a  deputado estadual (Pros), e que defende, os candidatos de casa, numa séries de vídeos que  vêm produzindo através de seus assessores e publicados nas redes sociais. Vídeos, esses, sobre os diversos temas das necessidades de Itabuna, região e o seu povo, que vem tendo grande repercussão, alertou a todos em relação aos festejos juninos e a covid-19, que ainda estar aí, retornando e aumentando os casos a cada dia.

Chamou tambem, à atenção do Prefeito Augusto Castro, em relação, ao trânsito da cidade, que estar muito bagunçado e a desejar, questionando para onde estão indo as verbas do setor, aliado ao péssimo estado de sinalização das ruas e avenidas da cidade. Citou, inclusive, o gargalo da entrada do bairro Pontalzinho. Neste local os atropelamentos acontecem a toda ora   

Paulo Lina, também, pediu a Augusto Castro que informe logo, o nome de seus pretensos candidatos, à Assembleia Legislativa e à Câmaa Federal, pois a população quer saber! E, ele terá que enfrentar toda a bancada do PT, da qual o prefeito faz parte. Veja o vídeo:






Porto de Ilhéus cria Comitê Socioambiental

Para o melhor acompanhamento da sociedade as ações realizadas. O Comitê Socioambiental será uma ferramenta fundamental para a transparência e interação do Porto de Ilhéus com a comunidade em seu entorno


O Porto de Ilhéus, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia, CODEBA, reuniu em sua sede administrativa representantes da sociedade de Ilhéus, poder público municipal, lideranças comunitárias, professores e equipe técnica do Porto para a criação e instalação do Comitê Socioambiental de Ilhéus.

O objetivo do comitê Socioambiental, com a participação da CODEBA, do poder público local, sociedade civil organizada e iniciativa privada, é o acompanhamento dos 11 programas contemplados pelo PCA - plano do Controle Ambiental, que já estão implementados e em funcionamento desde de 2020. Dentre eles, estão: Programa de Gerenciamento de Efluentes (PGE); Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); Programa de Controle das Emissões Atmosféricas (PCEA); Programa de Gerenciamento de Ruídos (PRGR); Programa de Gestão e Monitoramento da Linha de Costa (PGMLC); Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas, Sedimentos e Biota Aquática (PQASBA); Programa de Recuperação das áreas Degradadas (PRAD); Programa de Educação Ambiental (PEA); Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores (PEAT); Programa de Comunicação Social (PCS); Programa de Apoio às Comunidades de Pesca (PACP).


Participaram da reunião representantes da CODEBA, equipe técnica da Ecossis, empresa especializada em soluções ambientais contratada pelo Porto, Secretário Municipal do Meio Ambiente, representantes das empresas que operam no Porto, professores da UESC, o Instituto Nossa Ilhéus, GAP, além, de representantes das comunidades pesqueiras de Ilhéus e lideranças comunitárias do Malhado e São Miguel.

“Participar da fundação do Comitê Socioambiental aqui do porto do malhado é de suma importância, pois a gente consegue acompanhar como é que andam os programas que fazem parte do controle ambiental, e social, das atividades que o porto exerce aqui na nossa cidade. Agora, com o Comitê, torna muito mais transparente a sua atividade dentro do município.” Comentou o secretário municipal do Meio Ambiente de Ilhéus, Diego Messias, um dos integrantes do Comitê Socioambiental.

O Comitê se reunirá semestralmente em local e data combinados com antecedência. O intuito é a apresentação dos resultados semestrais dos programas ambientais do Plano de Controle Ambiental (PCA) em execução no Porto de Ilhéus para a sociedade de uma maneira clara e objetiva, a fim que todos possam acompanhar as ações promovidas pelo Porto, sobretudo as ações voltadas para o meio ambiente.

“A formação desse comitê para a CODEBA e para a área funcional de meio ambiente e segurança do trabalho é um marco histórico, desde de todo o processo contínuo de melhoria ambiental que vem sendo implementado no Porto. As expectativas são muito altas com a formação do Comitê e a continuidade dos trabalhos.” Esclareceu Tatiana Pessanha, chefe de serviço da gerência de infraestrutura da CODEBA.

O Comitê Socioambiental volta a se reunir no mês de julho, onde fará sua primeira reunião oficial após sua formação e institucionalização. O Comitê será uma ferramenta fundamental para a transparência e interação do Porto de Ilhéus com a comunidade em seu entorno.

“Eu entendo que cada vez mais nós temos que ter por parte do poder público e instituições a transparência das ações, e a formação do comitê vem cumprir o que está na legislação. A sociedade civil organizada está não só participando, mas também divulgando pro todos os demais munícipes o que está acontecendo. A responsabilidade é de cada um de nós, de cada instituição participante é comunicar tudo isso que está acontecendo e entendo que a CODEBA está cumprindo o seu papel, e por isso nós agradecemos.” Finalizou Socorro Mendonça, representante do Instituto Nossa Ilhéus, satisfeita com a criação do novo órgão.

A criação do Comitê Socioambiental está relacionada à Licença de Operação nº 1.437/2018 do Porto de Ilhéus, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.  

Ascom/Codeba

Fotos: Pedro Reis

--

Governo Federal repassa R$ 900 mil para capacitar mulheres de comunidades tradicionais da Bahia


As beneficiárias são 400 mulheres negras, quilombolas, pescadoras e marisqueiras de Salvador, Ilha da Maré e Candeias. A ministra Cristiane Britto fez o anúncio do investimento durante visita na região

Governo Federal repassa R$ 900 mil para capacitar mulheres de comunidades tradicionais da Bahia

A ministra cumpriu agendas no estado baiano na última quinta-feira (9). (Foto: Hilton Silva – Ascom/MMFDH)

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, anunciou que R$ 900 mil serão destinados para a capacitação de 400 mulheres negras, quilombolas, pescadoras e marisqueiras, nos municípios baianos de Salvador, Ilha da Maré e Candeias. O anúncio foi feito durante visita à Associação de Pescadores e Marisqueiras e Assemelhante de Candeias (Apescan), na última quinta-feira (9). A qualificação conta com a parceria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), responsável pela realização dos cursos.

“Ninguém fica para trás nesse governo. O nosso objetivo é chegar também nos lugares mais afastados dos grandes centros urbanos, de forma a alcançar aqueles que até então estavam esquecidos. Em nosso ministério temos, inclusive, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), que promove ações voltadas ao enfrentamento ao racismo e à valorização dos povos e comunidades tradicionais”, afirmou a ministra.

Inicialmente com recursos de R$ 450 mil, destinados ao “Projeto Ialodês da Bahia: Geração de Emprego, Renda e Bem Viver para Mulheres Negras e Quilombolas”, a parceria com o IFBA recebeu mais R$ 450 mil do Governo Federal para contemplar também pescadoras e marisqueiras do município de Candeias.

Negras e quilombolas

Em Salvador e Ilha de Maré, o intuito é realizar a formação e assistência de 200 mulheres negras e quilombolas em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos e oficinas que promovam a autonomia feminina, bem viver e geração de emprego e renda. Serão ofertadas 960 vagas distribuídas em oito atividades.

Serão ministrados cursos básicos de culinária baiana; nordestina; comida de boteco; curso de creche; curso básico de renda de Bilro; oficina de tranças afro e turbante; curso de gestão da comunicação, negócios e atendimento ao público; curso de aromaterapia e plantas medicinais; oficina de automaquiagem e, ainda, a criação de um canal de comunicação para divulgação e comercialização das atividades e produtos desenvolvidos durante a execução do projeto e atendimento psicossocial.

Pescadoras e marisqueiras

No município de Candeias, 200 pescadoras e marisqueiras serão capacitadas no âmbito do projeto “Geração de Emprego, Renda e Bem Viver”, por meio dos mesmos cursos que serão oferecidos em Salvador e Ilha de Maré.

Vice-presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras e Assemelhante de Candeias (Apescan), Manuela Pimentel ressaltou que a maioria dos associados é composta por mulheres. Na oportunidade, ela também celebrou a oferta de cursos e as oportunidades que a capacitação pode proporcionar.

“Nós temos dor nas costas devido ao posicionamento durante o trabalho e aqui nós não temos idade de início nem de fim. Tem mulheres aqui que usam marca-passo, que não podem fazer exercício, mas a fonte de renda é o mar”, contou.

Integração

Além do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a agenda na Apescan contou com a presença de representantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA); da Secretaria da Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável pelo levantamento e cadastramento/recadastramento no local e identificação das dificuldades na comunidade; e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio do acesso a benefícios.

Também estiveram presentes integrantes da Caixa Econômica Federal, instituição que levou orientação financeira sobre créditos simplificados (crédito rural para pescador artesanal); e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com orientações sobre empreendedorismo.

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538

PARABENS, PROFESSOR, TEIXEIRINHA!!!

PROFESSOR NANOEL TEIXEIRA, IDENTIDADE
MORAL E NOSSO ORGULHO

Hoje, sexta-feira17, com muita alegria anunciamos mais um aniversário, desse grande cidadão de Itabuna, Manoel Teixeira, com relevantes servicos prestados, em toda nossa  região, completando 92 anos de idade. 

Morador do Bairro de Fátima, professor e ex-vereado é merecedor de todas as homenagens de Itabuna. Nós colégios, deste município, lecionou: português e inglês  por muitos anos. E, com o seu jeito simples e humilde  até hoje,  mesmo  aposentado, tem o carinho de todos seus ex-,alunos, de admiradores e amigos. 

Professor, escritor e poeta, também são virtudes suas, que em breve lançará, mais uma obra literária de sua autoria. "Professor com fé em Deus, vamos comemorar os seus 100 anos, e muitos outros" diz um ex-aluno.

Ao Professor que foi saudade pela Rádio Difusora Sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira, através do repórter "bocão" Ciro Sales e o comunicador Orlando Cardoso, que foi seu colega, como vereador, na Câmara de Itabuna, os nossos penhorados  Parabéns!!!


ROMA: BAHIA PRECISA DE RESPONSABILIDADE

 Do-jornaldamidia.com.br

JOÃO ROMA, rumo ao governo da Bajia
Roma cutuca ACM Neto: “A Bahia precisa de homens públicos que não transfiram responsabilidades”.


Para se eleger, o ex-prefeito ACM Neto dizia que Salvador podia andar com as próprias pernas. Agora a conta chegou para o povo e ele tenta transferir a responsabilidade do transporte público para o governo federal. A Bahia precisa de homens públicos firmes nas posições, que cumpram o que falam”, afirma o pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), diante das declarações do adversário à imprensa sobre a crise do transporte público municipal.

Para Roma, é fácil criar o problema, deixar o povo da capital da Bahia sofrendo à espera de um ônibus que nunca chega para lhe levar ao trabalho, casa ou lazer, e depois transferir a responsabilidade para terceiros, como tenta o ex-prefeito agora, dizendo que já encontrou a crise no transporte público e a solução depende do governo federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-ministro da Cidadania diz que, no caso de eleito, não vai terceirizar responsabilidades.

“Com a Bahia de mãos dadas com o Brasil, eu vou encontrar uma rápida solução para o transporte público baiano, com a melhoria do serviço e a redução da tarifa para o usuário”, garante.

O pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro assinala que a postura de ACM Neto de fugir da responsabilidade deixa claro que não há diferença entre ele e o PT, que age da mesma forma no governo estadual.

“Não dá para trocar seis por meia dúzia, como venho afirmando reiteradamente. A Bahia precisa de uma nova postura de governo, de homens públicos que encarem os problemas de frente, os enfrentem e os resolvam. Basta de conversa bonita para ganhar o voto e falta de coragem na hora de assumir a responsabilidade e resolver os problemas”, assevera Roma.

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Sebrae em Ilhéus abre inscrição para turma do Empretec 2022


Para participar do Empretec o empreendedor pode fazer a pré-inscrição no site e aguardar entrevista de seleção

 

WhatsApp Image 2022-06-15 at 13.38.51.jpeg

Foto: Soraia Carvalho

O Sebrae em Ilhéus abriu inscrições para a edição 2022 do Empretec, que acontece nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no mês de julho. As vagas para esta edição são limitadas e os empreendedores interessados podem fazer inscrição no site do programa https://empretecsebrae.com.br/.

Os interessados passarão por uma fase de entrevistas que acontece de 4 a 8 de julho (Itabuna) e 18 a 22 e julho (Ilhéus). Já o seminário será realizado entre os dias 25 e 30 de julho, em Itabuna, e de 8 a 13 de agosto, na cidade de Ilhéus.

Com um total de 60 horas de capacitação presencial, a imersão apresenta desafios e atividades práticas. A metodologia é vivencial e interativa: através de jogos, exercícios e debates, o participante irá conhecer o perfil empreendedor, desenvolver competências para a vida profissional e, consequentemente, para aumentar as chances de sucesso do negócio.

“Mais do que uma capacitação, o Empretec é uma experiência desafiadora para quem quer identificar e desenvolver as dez características de um empreendedor de sucesso. Desenvolvido pela ONU, o Empretec é promovido em cerca de 30 países. No Brasil, é realizado exclusivamente pelo Sebrae”, contou a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

As características trabalhas farão com que os participantes tenham visão de oportunidades e iniciativa, busca de informações, persistência, estabelecimento de metas, exigência de qualidade e eficiência, persuasão e rede de contato, riscos calculados, planejamento e monitoramento sistemáticos, comprometimento, independência e autoconfiança.

Agência/Sebrae


--

ITABUNA EM FOCO:

Prefeito Augusto Castro visita projeto agrícola em Mutuns e assina termo de parceria com agrícola Conduru e o Instituto Arapyaú

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou  a Agrícola Conduru, em Mutuns, na semana passada, quando conheceu projetos desenvolvidos pela agrícola em parceria com o Instituto Arapyaú. Ao assinar um termo de parceria para o desenvolvimento daquela comunidade da região norte do município, ele estava acompanhado de secretários e assessores
 


Dentre os projetos discutidos está, por exemplo, a requalificação da Escola de Mutuns, a transformação do vilarejo em destino turístico e cultural sustentável, inclusive com recuperação e implantação de equipamentos, além da possibilidade da instalação de uma fábrica da Dengo Chocolates, tudo englobado num projeto chamado Mutuns, Estação do Futuro.

O prefeito Augusto Castro assegurou ainda investimentos na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região da Vila de Mutuns, a exemplo da melhoria na infraestrutura, como a recuperação da estrada e dos serviços de transporte e iluminação pública. “A Prefeitura de Itabuna é parceira e abraça as iniciativas que promovem o desenvolvimento do município, com a geração de emprego e renda para nossa população”, afirmou.

Segundo o coordenador do projeto Mutuns, Estação do Futuro. Afonso Dantas, esse será modelo será de projeto-piloto que a Prefeitura pretende reaplicar em outras localidades, como Itamaracá e Ferradas para estimular o desenvolvimento sustentável e criar empregos e oportunidades nas comunidades.

Participaram do encontro com a diretoria da Agrícola Conduru, os secretários de Planejamento, Sônia Fontes;  da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo; da Educação, Josué Brandão Júnior; de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr. Ainda,  a presidente da Fundação Marimbeta, Cilene Nascimento Souza; e o superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino.

A comitiva estava integrada pelo supervisor de Projetos da SEPLAN, Rosivaldo Pinheiro, e do assessor, Dielson Mendes. O fazendeiro da região de Mutuns e entusiasta do projeto Júlio Braga; a representante da Fábrica Dengo, Andresa Silva, e representando o Instituto Arapyaú e a Agrícola Conduru, Ricardo Gomes e Guto Paraíso, respectivamente. 

 Obras avançam no cronograma de zeladoria urbana

Desde domingo, dia 12,  que as equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos executam cronograma de zeladoria urbana de Itabuna. As ações acontecem em diferentes regiões da cidade e incluem  serviços de roçagem, remoção de entulhos e lixo, substituição de lâmpadas, etc., atendendo à recomendação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

Já foram beneficiadas a Avenida Ilhéus, no centro, e um trecho da BR-415, sentido Itabuna-Ilhéus, que  passaram por limpeza geral. Nos bairros Nova Itabuna, Campo Formoso, Berilo e no Alto da Lua, no Mangabinha, também houve serviços de roçagem e limpeza de áreas.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, frisou que os serviços de zeladoria e limpeza pública vêm sendo executados com rigor de domingo a domingo em toda a cidade. “Nossa meta é organizar e manter as vias públicas em boas condições, garantindo mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

Na terça-feira, dia 14, a equipe do Departamento de Limpeza Pública chegou ao bairro João Soares para limpeza de áreas de vegetação. A USF João Soares também recebeu uma atenção especial nas áreas de vegetação e ajardinadas. 

Além da manutenção dos serviços de roçagem, a equipe também faz a coleta de todo resíduo. Na Rua Zildolina Guimarães, no Bairro Mangabinha, Avenida Princesa Isabel, São Caetano, e áreas externas Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso também passaram por limpeza.

“É compromisso da Administração Municipal zelar pela nossa cidade, manter o centro e os bairros em condições dignas para que o cidadão itabunense possa ter qualidade de vida. Cidade limpa é sinônimo de cidadão saudável”, comentou o diretor de Limpeza Pública.

Campanha: “São João bom, é com você vacinado” 


Até as 15 horas desta quarta-feira, dia 15, na UniFTC, no centro da cidade, a Rede de Frio da  Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a campanha “São João bom, é com você vacinado”  visando assegurar a imunidade de crianças, adolescentes, adultos e idosos contra a Covid-19 e com o vírus Influenza (gripe) nestes dias que antecedem o período de festas juninas

Para crianças de 5 a 11 anos são oferecidas as primeiras e segundas doses das vacinas Coronavac e Pfizer Pediátrica, enquanto para adolescentes, maiores de 12 anos, serão oferecidas as primeiras, segundas e terceiras doses de Coronavac e Pfizer.


Já para adultos e idosos serão oferecidas as primeiras, segundas, terceiras e quartas doses, além de dose única ou de reforço das vacinas Coronavac, Oxford, Pfizer e Janssen conforme o respectivo cartão de vacina. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS.

Para a quarta dose, ou dose de reforço, o público maiores de 50 anos que concluíram o esquema vacinal há pelo menos 4 meses. Além disso, as segundas doses de adultos são para pessoas que estão com data de retorno até o dia 17/06. Para a terceira dose são pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há 4 meses. 

Já para a vacinação da Tríplice Viral nesta segunda fase o grupo são profissionais de Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.


Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.

Secretário visita o Hub Salvador em busca de parcerias para implantação projeto 

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo, visitou hoje, dia 15, o Hub Salvador, na região do Comércio, na Cidade Baixa, em Salvador, buscando parcerias e modelos para implantação de projeto semelhante em Itabuna. Ele esteve acompanhado do assessor especial Afonso Dantas.

Os representantes da Prefeitura de Itabuna foram recebidos pelo gerente de Comunidade Enzo Alves e pela assistente comercial Laura Novo. Eles puderam conhecer a estrutura e funcionamento do Hub Salvador, ver a integração da iniciativa privada no projeto com o poder público.

O Hub Salvador é um projeto de ambiência para desenvolvimento de negócios, coworking com destaque para startups, economia criativa, tecnologia e o terceiro setor. 

Ainda na visita, o titular da SICER, José Raimundo Araújo, e o assessor Afonso Dantas foram recebidos por Gabriel Salgado e Evandro Cássio, Gerente Executivo e Gerente de Projeto do Banco do Nordeste, respectivamente, quando discutiram o modelo de atuação do banco no Hub e a participação no Fórum de Desenvolvimento Econômico que será realizado, em Itabuna, no próximo mês de julho.

Secretaria de Saúde divulga queda no número de casos de dengue


Nesta terça-feira, dia 14, foi divulgado mais um Boletim da Dengue pela Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde  quando foi possível identificar queda constante dos últimos dias nos casos notificados. Com isso, Itabuna volta ao Alerta Laranja, deixando a situação de Alerta Vermelho epidêmico.

Desde o dia 7 até o dia 14, o decréscimo nos casos notificados foi de mais de 70% em relação à semana anterior, contabilizando aumento de apenas 22 casos notificados (do dia 31 ao dia 7 o aumento foi de 241 novos casos). Além disso, do dia 3 ao dia 14, houve estagnação nos casos de Zika (23) e aumento de apenas 6 casos a mais de chikungunya e dengue, se comparados à semana anterior.


Atualmente, segundo Boletim divulgado na terça-feira são 2.637 casos notificados sendo 1.396 os confirmados de dengue, 218 de chikungunya e 23 de zika. De acordo com a Vigilância em Saúde, Itabuna atualmente se encontra de volta ao Alerta Laranja junto a municípios como Coaraci, Santa Cruz da Vitória, Ibicaraí, Maraú, enquanto que os municípios de Itajuípe, Barro Preto, Almadina e Gongogi permanecem em alerta epidêmico.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, a queda se dá pelo trabalho contínuo e intensificado dos Mutirões de Combate ao Aedes aegyptipor meio das equipes de agentes de combate às endemias e de bloqueio e agentes comunitários de saúde e de vigilância epidemiológica, bem como as secretarias envolvidas como a de Infraestrutura e Urbanismo.

“Até agora, já foram visitados 15 bairros  e os mutirões não param.  Na próxima terça-feira, já visitaremos o Bairro João Soares seguindo critérios de prioridade das localidades com maior nível de infestação e incidência de casos”, afirmou Antunes.

Segundo ela, “essa regressão no aumento de casos é fruto do trabalho e empenho da Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias  municipais envolvidas no combate à dengue. A luta continua e a população precisa ser  nossa aliada contra o Aedes Aegypti”, finalizou.

Festividades juninas encerraram semestre nas unidades da Fundação Marimbeta 


Alunos, familiares, educadores, monitores de oficinas e gestores da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente (FMSICA) participaram nesta semana das festividades juninas que marcam o encerramento do semestre 2022.1 nas quatro unidades da instituição sócio educacional da Prefeitura de Itabuna.

Na tarde desta quarta-feira, dia 15, a programação aconteceu no Sítio 3, no Bairro São Pedro, na Escola Municipal Heribaldo Dantas, onde são assistidos 175 alunos no ensino regular e 105 nas oficinas de música, artes e de informática. A festa contou com a apresentação de quadrilhas juninas, atividades recreativas e um diversificado lanche a base de comidas típicas do São João.

De acordo com a direção do Sítio 3 e da Escola Heribaldo Dantas, além do objetivo de celebrar a cultura nordestina, a festividade também foi um momento de integração após mais de dois anos em que, por conta da pandemia da Covid-19, não aconteciam atividades coletivas presenciais na unidade.

A  presidente da Fundação Marimbeta, Cilene Nascimento Souza, falou da importância do envolvimento das famílias nas ações promovidas pelas unidades e da parceria instituída com as escolas da Rede Pública Municipal, que funcionam nos sítios. “A nossa proposta de gestão é justamente ampliar esta participação das famílias e envolver também a comunidade”, expressou.

Segundo ela, “o objetivo é promover o desenvolvimento socioeducativo e integral das crianças e dos adolescentes, pois  é levado em conta que os sítios da Fundação estão inseridos num espaço coletivo onde eles vivem e devem exercer plenamente sua cidadania” destacou Cilene. 

A gestora do Sítio 3, Aldanete Ferreira Santos, apontou que a integração dos alunos  da Fundação e da Escola Municipal é algo que vem sendo proposto nas atividades cotidianas desenvolvidas pelas duas instituições. “Nós entendemos que é salutar esta parceria e interação para alcançarmos os resultados esperados com nossas ações, que é a integração e o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, pontuou.

Já a diretora da Escola Heribaldo Dantas, Eliuma de Fátima Silva, enfatizou a participação e o envolvimento das famílias nas atividades coletivas, bem como a ampliação dos recursos no processo educativo, a partir das oficinas oferecidas pela Fundação no contraturno dos alunos. “É imprescindível esta interação Escola-Fundação-Família para a melhoria constante do nosso processo educativo e do aprendizado'', disse.

Para a dona de casa Lucina Serafim, cuja filha e cinco sobrinhos estão matriculados no Sítio do São Pedro, o retorno às atividades presenciais da Fundação foi muito importante para a vida das crianças, adolescentes e das famílias.

“Sem aulas e oficinas, a preocupação dos pais era maior, por conta da vulnerabilidade e dos perigos a que estavam expostos nas ruas. Fiquei muito feliz, porque aqui estão aprendendo coisas muito importantes, além do ler e escrever, como por exemplo, o cuidado com o meio ambiente”, argumentou. 
8
 Boletim Covid-19 

A  Divisão de Vigilância Epidemiológica do

Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 01 paciente curado, 06 confirmados, sendo 05 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

ASCOM/PMI

Lula, o pobre de dois bilhões de dolares

DENUNCIA REVISTA INTERNACIONAL

O PAI DOS POBRES É BI: REVISTA FORBES REVELA FORTUNA BILIONÁRIA DE LULA.”UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO”.

Pode um cidadão eleito presidente e pertencente à classe média baixa, se tornar, em dois mandatos presidenciais, em um bilionário apenas com seus rendimentos e benefícios do cargo? A resposta é sim. O ex-presidente Lula é um suposto e exemplar caso desse milagre financeiro, tendo-se como base as denúncias recorrentes já feitas pela mídia.


A conceituada revista Forbes trouxe à tona esse tema, reputando a Lula a posse de uma fortuna pessoal estimada em mais de R$ 2 bilhões de dólares, devendo-se ressaltar que a primeira denúncia ocorreu ao que tudo indica em 2006, o que nos leva a concluir que a inteligência financeira do ex-presidente já deve ter mais que dobrado esse valor, na falta de uma contestação formal e legal do ex-presidente contra a revista.


Nesta semana a divulgação pelo Wikileaks de suspeitas – também já feitas anteriormente – de subornos envolvendo o ex-presidente nas relações de compras feitas pelo desgoverno brasileiro em relação a processos de licitações passados, ou em andamento, nos conduz, novamente, e necessariamente, a uma pergunta não respondida: como se explica o vertiginoso crescimento do patrimônio pessoal e familiar da família Lula?

O que devem estar pensando os milhares de contribuintes que têm suas declarações de renda rejeitadas e são legalmente, todos os anos, obrigados a dar as devidas satisfações à Receita Federal sobre crescimentos patrimoniais tecnicamente inexplicáveis, mas de valor expressivamente menor do que o associado ao patrimônio pessoal e familiar do ex-presidente?

A pergunta que fica no ar é sobre que atitudes deveriam e devem tomar o Ministério Público, a Receita Federal, O Tribunal de Contas e a Polícia Federal diante de supostas e escandalosas evidências de enriquecimento ilícito de alguém que ficou durante dois mandatos consecutivos no cargo de Presidente da República?

No Brasil, cada vez mais, a corrupção compensa e as eventuais punições já viraram brincadeira que nossa sociedade, no cerne dos seus núcleos de poder públicos e privados aprendeu: a impunidade a leva a se nivelar por baixo aceitando que roubar o contribuinte já se tornou um ato politicamente correto para que a o projeto de poder do PT um Regime Civil Fascista fundamentado no suborno e em um assistencialismo comprador de votos siga inexoravelmente avante.

Fonte: http://www.odetetive.com/

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...