Cerca de 10% dos servidores públicos do município de Itabuna - efetivos, ativos, inativos e pensionistas - já fizeram o recadastramento eletrônico que está sendo executado pela Secretaria de Gestão e Inovação. O recadastramento começou na segunda-feira, dia 22. Nesta primeira semana, já foram confirmados 431 cadastros e 214 estão em andamento.
O presidente da Comissão de Recadastramento, Alberto Catarino, esclarece que o sistema busca solucionar a necessidade de recadastramento dos servidores, comum no início de uma nova gestão, é necessária para fomentar o planejamento necessário à valorização do servidor.
“Diferente de outros anos, neste ano de 2021, o procedimento está sendo quase todo online (exceto pela entrega do protocolo de forma presencial no Protocolo- Geral no Centro Administrativo Firmino Alves), afinal, estamos diante de uma pandemia e precisamos proteger a saúde de todos os envolvidos nesse processo”, explica.
O endereço de acesso ao recadastramento é www.recaditabuna.com.br, e deve ser feito via computador e/ou notebook, não sendo possível via smartphone, pois as informações são muitas e não cabem na tela dos equipamentos móveis. O procedimento prossegue até o dia 26 de março.
Segundo Alberto Catarino, mesmo com uma ótima taxa de acessos e efetivação dos cadastros, os servidores têm sinalizado algumas dificuldades. “Temos uma Comissão que gerencia o procedimento e auxilia os servidores da melhor maneira possível”, informa.
Por meio do correio eletrônico contato@recaditabuna.com.br o servidor poderá solicitar ajuda e soluções para eventuais problemas. Entre as dúvidas mais comuns: dificuldades para acessar o endereço eletrônico, para finalizar o processo, ausência da certidão de nada consta do INSS, e esquecimento de anotar o número do protocolo.
Sobre a dificuldade de acessar o endereço eletrônico, a recomendação é testar acesso em outro computador, em ambiente diferente. Sobre a certidão de nada consta do INSS, a orientação é instalar o aplicativo Meu INSS e gerar o documento através dele. Já sobre o número do protocolo para refazer alguns passos, é necessário enviar os dados ao correio contato@recaditabuna.com.br e aguardar retorno.
E para quem não consegue finalizar, porque não encontra a caixa “Confirmo” na tela final, o presidente da Comissão explica que alguns computadores possuem resolução muito baixa, o que faz com que os componentes de tela possam se deslocar. “Nestes casos a sugestão é aumentar a qualidade da tela”, finaliza.
Em videoconferência, Prefeitura orienta evangélico sobre lockdown
Depois de se reunir na quinta-feira com representantes da classe empresarial e dos comerciários, os secretários municipais de Governo, Josué Brandão Júnior, e de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, em nome da Prefeitura, conversaram por videoconferência na tarde desta sexta-feira, dia 26, com pastores e pastoras, apóstolos e líderes do segmento evangélico de Itabuna, totalizando 27 pessoas. Em discussão, a possibilidade de realização de cultos com reduzido número de fiéis e online.A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, afirmou que a fiscalização das medidas será ampliada e ostensiva neste final de semana para que o decreto estadual tenha vigência plena e haja queda nos índices de contágio por Covid-19. Atualmente, o quadro em Itabuna é desconfortável, depois da diminuição dos casos em outubro, novembro e dezembro, mas com crescimento da curva em janeiro como decorrência das festas de final de ano.
“Agora, por conta das variantes que circulam na Bahia, o quadro é mais preocupante e drástico e o colapso é mais iminente”, expressou a secretária. A paralisação de 48 horas pode ter efeito muito positivo. A intenção é que a população siga os protocolos e as medidas preventivas para evitar a contaminação disse aos líderes protestantes.
“Sem isso, pode haver lockdown, com suspensão total das atividades, com prejuízos à economia do município e colapso na saúde”, destacou Lívia Aguiar. Ela explica que o paciente de Covid-19 permanece mais de 20 dias num leito de UTI. “Portanto, não há quantidade de leitos suficientes porque o rodízio é pequeno. Por isso, as pessoas precisam entender que elas não estão imunes, podem não ter a forma branda e evoluir para óbito”.
Quanto às transmissões online devem ser observadas as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel. O encontro mereceu elogios dos pastores Melquisedec Santana, Paulo Barbosa de Jesus, Geraldo Meirelles, apóstolo Williams Pereira e do pastor e vereador Francisco Edes, principalmente quanto às ações e a transparência do governo do prefeito Augusto Castro que, pela primeira vez na história da cidade chamou os líderes religiosos para consultas, ouvir a opinião de cada um e pedir a cooperação.
Idosos com mais de 80 vacina a partir da segunda-feira
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação de Imunização da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta aos idosos com idade entre 80 e 84 anos e que ainda não receberam a primeira dose para a vacinação na segunda-feira, dia 1º, na modalidade drive-thru e também em postos fixos. Os pontos fixos estarão abertos a partir das 9 horas, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) e na Unidade de Saúde Dr. Elson Duarte, no Bairro Urbis IV. Já os dois pontos para a modalidade drive-thru funcionarão na Praça Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima e na Praça do Rotary, no Góes Calmon, no mesmo horário.
A coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, orienta as pessoas que só se dirijam aos pontos de vacinação se estiverem dentro dos grupos de vacinação. “Devemos evitar aglomerações e a peregrinação de idosos para estes locais de forma desnecessária. Qualquer dúvida, as pessoas podem entrar em contato com a Rede Frio pelo telefone 3612-3892”, afirmou.
Na quinta-feira, dia 4, serão imunizados idosos com mais de 90 anos e aquelas pessoas que vão receber a segunda dose. Os quatro postos de vacinação, sendo dois fixos e dois na na modalidade drive-thru, serão os mesmos.
Camila Brito finaliza lembrando que a recomendação da Organização Mundial da Saúde e das autoridades sanitárias é para que sejam evitadas aglomerações, mantido o distanciamento social, e usadas máscaras e higienizadas as mãos com água e sabão e álcool gel a 70%. As pessoas devem sair se for estritamente necessário.
Nova restrição na circulação noturna de pessoas
Devido ao aumento de casos e internações por Covid-19, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou Decreto nº 14.315, com novas restrições de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 5 horas, desta sexta-feira, dia 26, até segunda-feira, 1º, no Município de Itabuna, conforme estabelecido no Decreto Estadual n° 20.254 do dia 25 deste mês.O decreto foi publicado no Diário Oficial do município nesta tarde. De acordo com o Decreto Municipal, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado, para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores até suas residências.
Ficam autorizados, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, em todo o território do Município.
O Decreto diz que, consideram-se serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.
Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação poderão ter seu funcionamento estendido até a meia-noite.
As atividades não essenciais deverão encerrar seu funcionamento hoje, nos seguintes horários:
17 horas, o comércio de rua; 18 horas, bares e restaurantes, com atendimento presencial; e 19 horas, shoppings, galerias de lojas e demais centros comerciais. Pelo Decreto, não serão consideradas como unidades de saúde os estabelecimentos de serviços estéticos.
Ficam excetuadas da vedação prevista, as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência. Tais restrições não se aplicam aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.
Também ficam excetuados: O funcionamento dos terminais rodoviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização desta atividade fim; Os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos; As atividades profissionais de transporte privado de passageiros; e o deslocamento de passageiros para o aeroporto de Ilhéus e retorno.
A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), também fica vedada, assim como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras durante o período, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.
Durante os períodos de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores ficam autorizados,
Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, religiosos, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.
O transporte urbano no sábado e domingo, dias 27 e 28, será até às 20 horas.
A Guarda Civil Municipal apoiará as medidas necessárias tendo em vista o disposto neste Decreto, em conjunto com Polícia Militar da Bahia – PMBA, nos termos do que dispõe o Decreto Estadual.
Salários de fevereiro começa ser pago
A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Gestão e Inovação e de Fazenda e Orçamento, realizaram
nesta sexta-feira, dia 26, o crédito nas contas dos servidores municipais de salários referentes a fevereiro. O prefeito Augusto Castro (PSD) assumiu o compromisso de pagar o funcionalismo público municipal até o último dia útil do mês trabalhado
De acordo com o secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, o pagamento salarial em dia faz parte da política de valorização e respeito ao funcionalismo municipal, que vem sendo executada pela atual administração do prefeito Augusto Castro.
O secretário ressalta que o pagamento salarial desta sexta-feira alcançou cerca de 3.600 funcionários da administração direta, bem como os servidores da Secretaria da Educação. A previsão é que até a segunda-feira, 1º de março, sejam creditados também os salários dos servidores da Secretaria da Saúde, cujos recursos são repassados fundo a fundo pelo Governo Federal.
Por orientação da Procuradoria-Geral do Município, os valores referentes aos vales-transporte e tíquete-alimentação dos servidores serão creditados em folha complementar até terça-feira. A medida foi objeto de alinhamento com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Vereadores apresentam demandas ao presidente da Emasa
Um grupo de vereadores apresentou reivindicações de comunidades que representam no Legislativo ao presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho. O encontro aconteceu na manhã de ontem, dia 25. As demandas foram trazidas pelos vereadores Manoel Porfírio (PT), Líder do Governo, Cosme Resolve (PMN), Luiz Júnior da Saúde (DC) e Nem Bahia( PP).
Os bairros problemas de abastecimento d’água dos bairros Lomanto e Novo Lomanto, principalmente nas ruas 28 de Julho e Monte Alto e problema relacionado ao esgotamento sanitário da Rua Neiva Oliveira foram apresentados pelo vereador Nem Bahia. Já o Líder do Governo na Câmara, Manoel Porfírio pediu informações sobre o abastecimento de água na cidade como um todo.
Por sua vez, o vereador Cosme Resolve pediu ao presidente da Emasa para solucionar em definitivo os empecilhos no abastecimento da Rua 8, no bairro Parque Boa Vista, onde é necessário substituir toda a tubulação. Mendes Filho assegurou ao vereador que a direção técnica da empresa fará um orçamento para chegar ao custo do serviço. "Assim que tiver os valores em mãos, vamos definir um prazo para a realização da obra”, assegurou o presidente.
Nem Bahia disse que ficou muito feliz com a reunião realizada com o presidente da Emasa. “Minhas reivindicações e dos colegas, em nome da comunidade, foram ouvidas com atenção. Agradeço ao presidente Raymundo Mendes e toda assessoria da Emasa, que ficou de analisar cada solicitação e atender dentro das possibilidades da empresa", finalizou.
Várias frentes de redes de água e esgoto
As equipes de campo da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), atuaram em diversas frentes de serviço nesta sexta-feira, dia 26. Foram realizados trabalhos de manutenção nas redes de água e esgoto nos bairros Conceição, Morumbi, Fátima, Vila Anália e Sarinha Alcântara.
Além disso, houve reparo na Rua Antonio Muniz, centro, para consertar uma depressão que contou com a colaboração da equipe de recapeamento asfáltico da Prefeitura de Itabuna. Segundo o gerente-técnico da Emasa, João Bitencourt, o piso da rua cedeu em função de um serviço anterior realizado pela própria empresa.
“Refizemos toda a base que apresentava a falha no trecho da rua em conjunto com uma equipe da Prefeitura. Na segunda-feira, será feito o recapeamento asfáltico”, garante Bitencourt.
Já os trabalhos relacionados a rede de esgotamento sanitário ocorreram nos bairros Fátima, Vila Anália e Sarinha Alcântara, onde as equipes atuaram na desobstrução da rede.
LOCKDOWN
Hoje, foram identificados vazamentos aparentes nas redes de abastecimento de água dos bairros Conceição e Morumbi que passaram por reparos, enquanto no Sarinha Alcântara, o serviço foi mais complexo, uma vez que o vazamento não aparente demanda mais trabalho.
“No Sarinha há um vazamento não aparente, ou seja, subterrâneo, que requer uma busca da causa. Isso tem gerado problemas no abastecimento em alguns pontos do bairro. Mas, vamos resolver e restabelecer a distribuição de água”, assegura o gerente técnico.
João Bitencourt lembra que, mesmo com os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura determinando o lockdown em função da pandemia do coronavírus, a Emasa manterá suas equipes de plantão para atender os consumidores caso aconteça algum problema nas redes de água ou esgoto.
“Qualquer problema nesse período de lockdown, o consumidor poderá fazer contato com no call center através do número 0800 073 1195, que nossas equipes de plantão vão atender”, finaliza João Bitencourt.
Cadastramento de moto delivery
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) publicou edital no Diário Oficial do município convocando as empresas para recadastramento dos moto delivery, visando a autorizar a circular no horário do toque de recolher. Por isso, elas devem enviar uma relação com nome e telefone dos motociclistas que prestam tais serviços até segunda-feira, dia 1º, para o WhatsApp da Settran: (73) 98114-2154.
Com base nas listas, Settran vai marcar dia e horário para apresentação da documentação presencialmente por meio de cada um dos moto delivery. “ Esse recadastramento é necessário para que possamos ter o controle de quem está circulando após o horário permitido” declarou o secretário Thales Silva.
Na data e horário agendados, os motociclistas devem trazer os documentos listados no edital à Settran, na Rua do Aeroporto, 295, Bairro Lomanto Júnior. Estão sendo exigidos: - Alvará de funcionamento da empresa, cooperativa, associação a que estiver vinculado; Carteira Nacional de Habilitação; 1 fotografia 3x4; Comprovante de endereço; Título de Eleitor, com quitação eleitoral da última eleição; Documento do Veículo (CRLV); Antecedentes Criminais; e Nada consta da habilitação.
Caberá à Diretoria de Transporte fazer a verificação dos documentos e realizar a vistoria dos veículos para posterior autorização. Serão avaliados: Retrovisores; Escapamentos; Placa policial em condições de uso e visualização; Sistema de Sinalização; e situação de pneus.
Boletim Covid-19 – 26.02.2021