sábado, 27 de fevereiro de 2021

Bahia registra 6.520 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e mais de 20,5 mil ativos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 6.520 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,0%) e 5.672 recuperados (+0,9%). Este foi o maior incremento de novos casos em 2021 e segundo maior da pandemia. Dos 680.904 casos confirmados desde o início da pandemia, 648.593 já são considerados recuperados e 20.582 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.033.493 casos descartados e 159.580 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (27). Na Bahia, 42.876 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Hoje foram registradas 104 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.729, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,60% ocorreram no sexo masculino e 43,40% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,13% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,54%, preta com 14,67%, amarela com 0,55%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,96% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,41%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,32%).

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Vacinação

Com 433.274 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 98.673 receberam também a segunda dose, até as 15 horas deste sábado, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

Sesab


Câmara e prefeito discutem apoio ao comércio de Itabuna em relação a Covid-19

 

Vereadores de Itabuna e o prefeito Augusto Castro (PSD) tiveram reunião virtual na noite de sexta-feira (26), para discutir dúvidas que pairam entre comerciantes e a população em geral. Qual será o próximo passo após um final de semana de “lockdown”? Como o governo estadual pode ampliar a rede de atendimento aos infectados pelo coronavírus na cidade, que atende a toda a região?

 O presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), evidenciou o nível de apreensão neste município, que ainda enfrenta as consequências de tantos meses com a atividade comercial interrompida em 2020. Ao mesmo tempo, ele chamou atenção para a importância de o Executivo, Legislativo e sociedade lutarem juntos contra os danos impostos pela tão duradoura pandemia.

 Uma das ações já previstas é uma blitz, programada para a próxima quarta-feira (03 de março) pela avenida do Cinquentenário. Na ocasião, os vereadores pretendem distribuir máscaras e, ao mesmo tempo, reforçar na população uma mensagem sobre a importância de todos assumirem o dever de seguir as medidas de prevenção contra o vírus.

 Mais mobilização

O prefeito Augusto Castro, que detalhou sobre as poucas horas de sono e os contatos constantes com o governador Rui Costa, mencionou troca de informações com gestores de outras cidades da região. Ele frisou ser esta uma luta na qual todos precisam estar envolvidos.

 Ao responder a questionamentos dos vereadores, citou a expectativa (na verdade, esperança) de que números mais animadores sejam registrados segunda-feira, após a adesão às restrições válidas até cinco horas da manhã de segunda.

 Ele relatou sobre reuniões com representantes do comércio (ACI, CDL, Sindicom) e sublinhou as concessões que cada um pode fazer neste momento, a exemplo da ida a bares e outros espaços onde possam haver aglomerações. Embora tenha dito que a publicação de novo decreto vai de acordo com a ocupação nos leitos hospitalares – sobretudo de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

 Quais providências?

Diante do gestor, o edil Francisco Gomes (PSD) reivindicou fiscalização mais intensa em supermercados, onde é alto o número de funcionários infectados. Principalmente pelo cenário de descumprimento de medidas como distanciamento e uso de máscara entre os clientes.

  Cosme Resolve (PMN) também alertou para o falso cuidado até mesmo em padarias e supermercados. Muitas vezes, com muitas pessoas presentes, sem atender às citadas medidas de proteção contra o temido vírus.

 Já Israel Cardoso (PTC), entre outros edis, levantou a proposta de uma segunda e mais extensa reunião, na próxima semana, para avaliar o resultado das restrições em andamento, como o “toque de recolher”. Ficou patente o desejo do poder público (Prefeitura e Câmara) marchar junto com a população na enfrentamento à segunda onda da pandemia.

Ascom/Câmara

Secretário Fábio Vilas-Boas melhora, deixa UTI e vai para unidade semi-intensiva

 

Secretário Villas Boas deixou a UTI foi internado no Aliança dia 19 de fevereiro

Internado há oito dias no Hospital Aliança, o secretário de Sáude da Bahia, Fábio Vilas Boas foi transferido da UTI para unidade semi-intensiva. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde deste sábado (2&), Vilas-Boa apresenta quadro clico em curva de melhora e segue realizando intensa fisioterapia.

Confira abaixo, na íntegra, o boletim da Sesab:

“O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, segue internado há oito dias no Hospital Aliança, em Salvador, em virtude da Covid-19. Foi transferido da UTI para a semi-intensiva, em curva de melhora. Segue realizando intensa fisioterapia respiratória, com um quadro clínico estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo e sem nenhum outro sintoma relevante. Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta”.

A pandemia cresce e o povo se recolhe em Itabuna

Com o índice mais alto dos infectados da Covid-19, desde o último dia 19 de Março, do ano passaredo, quando começou a doença em Itabuna, a avenida do Cinquentenário, maior artéria e polo do comércio do sul da Bahia (Região Cacaueira), neste sábado 27 de fevereiro, amanheceu assim. O prefeito Augusto Castro resolveu seguir o protocolo de estado, só abrindo no município os segmentos essenciais, como:  farmácias e gêneros  alimentícios. O que ocorrerá até a próxima segunda-feira.

O certo é que, a segunda onde da transmissão desse vírus letal , cresceu assustadoramente em todo o Brasil, deixando muitas famílias desesperadas por perder seus antes queridos. Tudo leva a crer, agora, que o pais bateu o seu novo recorde de "pico" e de morte, porque os lideres que comandam a nação, esqueceram a politica da saúde para investirem na politica partidária, onde o exemplo maior e ridículo, foi a realização das últimas eleições, o que poderia muito bem ser transferidas para o ano de 2022. Um fato que estão esquecendo e, no momento, culpando a população. 

A outra, é que podaram a autonomia do Ministério da Saúde (Governo Federal), que ficou a cargo do STF-Superior Tribunal Federal, apesar do Presidente Bolsonaro encaminhar recursos de sobras a todos os municípios do país, muitos desses recursos  foram desviados para outros fins. Agora, além do povo, estão culpando o Governo Federal que está com as mãos amarradas, pelo Supremo.  Como entender?^o que está por trás de tudo isso?

Em Itabuna, em nossas caminhadas, pelas suas ruas; casas comerciais, shoppings, clínicas e outros segmentos, mesmo sem uma pesquisa oficial, se o álcool ou a mascara, impedem a infecção do vírus, existem muitas falhas de obediência, ao protocolo da OMS-Organização Mundial da Saúde nesta cidade e, acho, que em todo o país.    

A realidade é que, desde o inicio da pandemia, Itabuna precisa de mais um hospital de campanha ou não, mas por problemas políticos não conseguiu (Hospital São Lucas), e o povo continua morrendo, hoje na cidade, conforme o "boletim diário" já são mais de 400 mortos. É triste! 

      

Senado investigará cartel de distribuidoras que controla combustíveis

 Senador Otto Alencar (PSD-BA), novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, promete não dar trégua

O senador Otto Alencar (PSD-BA), novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, promete não dar tréguas à máfia de distribuidoras de combustíveis.

Também está decidido a investigar a Agência Nacional do Petróleo (ANP) pela suspeita resolução que criou o “cartório” em que as distribuidoras, atravessadoras no mercado, tenham a exclusividade no fornecimento de todos os combustíveis aos postos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Otto Alencar tem lutado contra as distribuidoras de combustíveis, cujos métodos pouco ortodoxos causam repulsa no Senado.

Ele contou à Rádio Bandeirantes que o lobby das distribuidoras tentou impedir o Senado de anular o cartório criado pela ANP.

O Senado aprovou a anulação da resolução da ANP, mas na Câmara o lobby conseguiu do então presidente Rodrigo Maia engavetar o caso.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeito reuniu Comitê para referendar medidas contra da Covid-19

Prefeito reuniu Comitê para referendar medidas contra da Covid-19


O decreto do Governo estadual que suspende as atividades não-essenciais em 381 municípios baianos até 5 horas de segunda-feira será seguido pelo Município de Itabuna. Devido ao aumento de casos e internações por Covid-19, o governador Rui Costa anunciou na quinta-feira, dia 25, lockdown em todo o estado. O fechamento dos serviços, que ocorrerá de maneira escalonada, se inicia às 17 horas desta sexta-feira.

As pessoas que descumprirem a orientação do decreto poderão ser conduzidas à delegacia por crime contra a saúde pública. A medida rígida foi motivada pelos índices da pandemia na Bahia, que enfrenta o pior momento desde a confirmação do primeiro caso. O decreto foi objeto de consultas pelo governador que conversou por telefone com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e demais prefeitos baianos.

Ontem, o prefeito de Itabuna reuniu representantes da classe empresarial e de comerciários em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves quando procedeu consultas. A preocupação de Augusto Castro se refere à elevada taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI nos hospitais do município, apesar do anúncio de mais investimentos na capacidade de internação no Hospital de Base e no Hospital Calixto Midlej Filho.

Cada um dos participantes do encontro se comprometeu em explicar as medidas no seu segmento, além de ajudar na fiscalização para que ocorra a desaceleração do novo coronavírus. A reunião contou com os presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sérgio Velanes; da CDL, Carlos Leahy; diretores do Sindicom, Rollemberg Macedo e José Adauto Vieira; e da Associação de Bares, Lanchonetes, Restaurantes e similares, Leandro Hage.

A sindicalista Amanda Santos, representando o Sindicato dos Comerciários, e os secretários de Governo, Josué Brandão Júnior; de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini; e o coordenador-geral de Comunicação, Afonso Dantas.

Cerca de 10% dos servidores já fizeram o recadastramento 

Cerca de 10% dos servidores públicos do município de Itabuna - efetivos, ativos, inativos e pensionistas - já fizeram o recadastramento eletrônico que está sendo executado pela Secretaria de Gestão e Inovação. O recadastramento começou na segunda-feira, dia 22. Nesta primeira semana, já foram confirmados 431 cadastros e 214 estão em andamento.

O presidente da Comissão de Recadastramento, Alberto Catarino, esclarece que o sistema busca solucionar a necessidade de recadastramento dos servidores, comum no início de uma nova gestão, é necessária para fomentar o planejamento necessário à valorização do servidor.

“Diferente de outros anos, neste ano de 2021, o procedimento está sendo quase todo online (exceto pela entrega do protocolo de forma presencial no Protocolo- Geral no Centro Administrativo Firmino Alves), afinal, estamos diante de uma pandemia e precisamos proteger a saúde de todos os envolvidos nesse processo”, explica.

O endereço de acesso ao recadastramento é www.recaditabuna.com.br, e deve ser feito via computador e/ou notebook, não sendo possível via smartphone, pois as informações são muitas e não cabem na tela dos equipamentos móveis. O procedimento prossegue até o dia 26 de março.

Segundo Alberto Catarino, mesmo com uma ótima taxa de acessos e efetivação dos cadastros, os servidores têm sinalizado algumas dificuldades. “Temos uma Comissão que gerencia o procedimento e auxilia os servidores da melhor maneira possível”, informa.


Por meio do correio eletrônico contato@recaditabuna.com.br o servidor poderá solicitar ajuda e soluções para eventuais problemas. Entre as dúvidas mais comuns: dificuldades para acessar o endereço eletrônico, para finalizar o processo, ausência da certidão de nada consta do INSS, e esquecimento de anotar o número do protocolo.


Sobre a dificuldade de acessar o endereço eletrônico, a recomendação é testar acesso em outro computador, em ambiente diferente. Sobre a certidão de nada consta do INSS, a orientação é instalar o aplicativo Meu INSS e gerar o documento através dele. Já sobre o número do protocolo para refazer alguns passos, é necessário enviar os dados ao correio contato@recaditabuna.com.br e aguardar retorno.


E para quem não consegue finalizar, porque não encontra a caixa “Confirmo” na tela final, o presidente da Comissão explica que alguns computadores possuem resolução muito baixa, o que faz com que os componentes de tela possam se deslocar. “Nestes casos a sugestão é aumentar a qualidade da tela”, finaliza.

Em videoconferência, Prefeitura orienta evangélico sobre lockdown

Depois de se reunir na quinta-feira com representantes da classe empresarial e dos comerciários, os secretários municipais de Governo, Josué Brandão Júnior, e de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, em nome da Prefeitura, conversaram por videoconferência na tarde desta sexta-feira, dia 26, com pastores e pastoras, apóstolos e líderes do segmento evangélico de Itabuna, totalizando 27 pessoas. Em discussão, a possibilidade de realização de cultos com reduzido número de fiéis e online.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, afirmou que a fiscalização das medidas será ampliada e ostensiva neste final de semana para que o decreto estadual tenha vigência plena e haja queda nos índices de contágio por Covid-19. Atualmente, o quadro em Itabuna é desconfortável, depois da diminuição dos casos em outubro, novembro e dezembro, mas com crescimento da curva em janeiro como decorrência das festas de final de ano.

Agora, por conta das variantes que circulam na Bahia, o quadro é mais preocupante e drástico e o colapso é mais iminente”, expressou a secretária. A paralisação de 48 horas pode ter efeito muito positivo. A intenção é que a população siga os protocolos e as medidas preventivas para evitar a contaminação disse aos líderes protestantes.

Sem isso, pode haver lockdown, com suspensão total das atividades, com prejuízos à economia do município e colapso na saúde”, destacou Lívia Aguiar. Ela explica que o paciente de Covid-19 permanece mais de 20 dias num leito de UTI. “Portanto, não há quantidade de leitos suficientes porque o rodízio é pequeno. Por isso, as pessoas precisam entender que elas não estão imunes, podem não ter a forma branda e evoluir para óbito”.

Quanto às transmissões online devem ser observadas as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel. O encontro mereceu elogios dos pastores Melquisedec Santana, Paulo Barbosa de Jesus, Geraldo Meirelles, apóstolo Williams Pereira e do pastor e vereador Francisco Edes, principalmente quanto às ações e a transparência do governo do prefeito Augusto Castro que, pela primeira vez na história da cidade chamou os líderes religiosos para consultas, ouvir a opinião de cada um e pedir a cooperação.

Idosos com mais de 80 vacina a partir da segunda-feira


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação de Imunização da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta aos idosos com idade entre 80 e 84 anos e que ainda não receberam a primeira dose para a vacinação na segunda-feira, dia 1º, na modalidade drive-thru e também em postos fixos.

Os pontos fixos estarão abertos a partir das 9 horas, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) e na Unidade de Saúde Dr. Elson Duarte, no Bairro Urbis IV. Já os dois pontos para a modalidade drive-thru funcionarão na Praça Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima e na Praça do Rotary, no Góes Calmon, no mesmo horário.

A coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, orienta as pessoas que só se dirijam aos pontos de vacinação se estiverem dentro dos grupos de vacinação. “Devemos evitar aglomerações e a peregrinação de idosos para estes locais de forma desnecessária. Qualquer dúvida, as pessoas podem entrar em contato com a Rede Frio pelo telefone 3612-3892”, afirmou.

Na quinta-feira, dia 4, serão imunizados idosos com mais de 90 anos e aquelas pessoas que vão receber a segunda dose. Os quatro postos de vacinação, sendo dois fixos e dois na na modalidade drive-thru, serão os mesmos.

Camila Brito finaliza lembrando que a recomendação da Organização Mundial da Saúde e das autoridades sanitárias é para que sejam evitadas aglomerações, mantido o distanciamento social, e usadas máscaras e higienizadas as mãos com água e sabão e álcool gel a 70%. As pessoas devem sair se for estritamente necessário.

Nova restrição na circulação noturna de pessoas

Devido ao aumento de casos e internações por Covid-19, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou Decreto nº 14.315, com novas restrições de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 5 horas, desta sexta-feira, dia 26, até segunda-feira, 1º, no Município de Itabuna, conforme estabelecido no Decreto Estadual n° 20.254 do dia 25 deste mês.

decreto foi publicado no Diário Oficial do município nesta tarde. De acordo com o Decreto Municipal, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado, para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores até suas residências.

Ficam autorizados, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, em todo o território do Município.

O Decreto diz que, consideram-se serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação poderão ter seu funcionamento estendido até a meia-noite.

As atividades não essenciais deverão encerrar seu funcionamento hoje, nos seguintes horários:

17 horas, o comércio de rua; 18 horas, bares e restaurantes, com atendimento presencial; e 19 horas, shoppings, galerias de lojas e demais centros comerciais. Pelo Decreto, não serão consideradas como unidades de saúde os estabelecimentos de serviços estéticos.

Ficam excetuadas da vedação prevista, as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência. Tais restrições não se aplicam aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

Também ficam excetuados:  O funcionamento dos terminais rodoviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização desta atividade fim; Os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos;  As atividades profissionais de transporte privado de passageiros; e o deslocamento de passageiros para o aeroporto de Ilhéus e retorno.

A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), também fica vedada, assim como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras durante o período, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Durante os períodos de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores ficam autorizados,

Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, religiosos, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

O transporte urbano no sábado e domingo, dias 27 e 28, será até às 20 horas.

A Guarda Civil Municipal apoiará as medidas necessárias tendo em vista o disposto neste Decreto, em conjunto com Polícia Militar da Bahia – PMBA, nos termos do que dispõe o Decreto Estadual.

Salários de fevereiro começa ser pago

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Gestão e Inovação e de Fazenda e Orçamento, realizaram 

 nesta sexta-feira, dia 26, o crédito nas contas dos servidores municipais de salários referentes a fevereiro. O prefeito Augusto Castro (PSD) assumiu o compromisso de pagar o funcionalismo público municipal até o último dia útil do mês trabalhado

De acordo com o secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, o pagamento salarial em dia faz parte da política de valorização e respeito ao funcionalismo municipal, que vem sendo executada pela atual administração do prefeito Augusto Castro.

O secretário ressalta que o pagamento salarial desta sexta-feira alcançou cerca de 3.600 funcionários da administração direta, bem como os servidores da Secretaria da Educação. A previsão é que até a segunda-feira, 1º de março, sejam creditados também os salários dos servidores da Secretaria da Saúde, cujos recursos são repassados fundo a fundo pelo Governo Federal.

Por orientação da Procuradoria-Geral do Município, os valores referentes aos vales-transporte e tíquete-alimentação dos servidores serão creditados em folha complementar até terça-feira. A medida foi objeto de alinhamento com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Vereadores apresentam demandas ao presidente da Emasa

Um grupo de vereadores apresentou reivindicações de comunidades que representam no Legislativo ao presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho. O encontro aconteceu na manhã de ontem, dia 25. As demandas foram trazidas pelos vereadores Manoel Porfírio (PT), Líder do Governo, Cosme Resolve (PMN)Luiz Júnior da Saúde (DC) Nem Bahia( PP).

Os bairros problemas de abastecimento d’água dos bairros Lomanto e Novo Lomanto, principalmente nas ruas 28 de Julho e Monte Alto e problema relacionado ao esgotamento sanitário da Rua Neiva Oliveira foram apresentados pelo vereador Nem Bahia. Já o Líder do Governo na Câmara, Manoel Porfírio pediu informações sobre o abastecimento de água na cidade como um todo.

Por sua vez, o vereador Cosme Resolve pediu ao presidente da Emasa para solucionar em definitivo os empecilhos no abastecimento da Rua 8, no bairro Parque Boa Vista, onde é necessário substituir toda a tubulação. Mendes Filho assegurou ao vereador que a direção técnica da empresa fará um orçamento para chegar ao custo do serviço. "Assim que tiver os valores em mãos, vamos definir um prazo para a realização da obra”, assegurou o presidente.

Nem Bahia disse que ficou muito feliz com a reunião realizada com o presidente da Emasa. “Minhas reivindicações e dos colegas, em nome da comunidade, foram ouvidas com atenção. Agradeço ao presidente Raymundo Mendes e toda assessoria da Emasa, que ficou de analisar cada solicitação e atender dentro das possibilidades da empresa", finalizou.

Várias frentes de redes de água e esgoto

As equipes de campo da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), atuaram em diversas frentes de serviço nesta sexta-feira, dia 26. Foram realizados trabalhos de manutenção nas redes de água e esgoto nos bairros Conceição, Morumbi, Fátima, Vila Anália e Sarinha Alcântara.

Além disso, houve reparo na Rua Antonio Muniz, centro, para consertar uma depressão que contou com a colaboração da equipe de recapeamento asfáltico da Prefeitura de Itabuna. Segundo o gerente-técnico da Emasa, João Bitencourt, o piso da rua cedeu em função de um serviço anterior realizado pela própria empresa.

Refizemos toda a base que apresentava a falha no trecho da rua em conjunto com uma equipe da Prefeitura. Na segunda-feira, será feito o recapeamento asfáltico”, garante Bitencourt.

Já os trabalhos relacionados a rede de esgotamento sanitário ocorreram nos bairros Fátima, Vila Anália e Sarinha Alcântara, onde as equipes atuaram na desobstrução da rede.
LOCKDOWN

Hoje, foram identificados vazamentos aparentes nas redes de abastecimento de água dos bairros Conceição e Morumbi que passaram por reparos, enquanto no Sarinha Alcântara, o serviço foi mais complexo, uma vez que o vazamento não aparente demanda mais trabalho.

“No Sarinha há um vazamento não aparente, ou seja, subterrâneo, que requer uma busca da causa. Isso tem gerado problemas no abastecimento em alguns pontos do bairro. Mas, vamos resolver e restabelecer a distribuição de água”, assegura o gerente técnico.

João Bitencourt lembra que, mesmo com os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura determinando o lockdown em função da pandemia do coronavírus, a Emasa manterá suas equipes de plantão para atender os consumidores caso aconteça algum problema nas redes de água ou esgoto.

“Qualquer problema nesse período de lockdown, o consumidor poderá fazer contato com no call center através do número 0800 073 1195, que nossas equipes de plantão vão atender”, finaliza João Bitencourt.

Cadastramento de moto delivery 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) publicou edital no Diário Oficial do município convocando as empresas para recadastramento dos moto delivery, visando a autorizar a circular no horário do toque de recolher. Por isso, elas devem enviar uma relação com nome e telefone dos motociclistas que prestam tais serviços até segunda-feira, dia 1º, para o WhatsApp da Settran: (73) 98114-2154.

Com base nas listas, Settran vai marcar dia e horário para apresentação da documentação presencialmente por meio de cada um dos moto delivery. “ Esse recadastramento é necessário para que possamos ter o controle de quem está circulando após o horário permitido” declarou o secretário Thales Silva.

Na data e horário agendados, os motociclistas devem trazer os documentos listados no edital à Settran, na Rua do Aeroporto, 295, Bairro Lomanto Júnior. Estão sendo exigidos: - Alvará de funcionamento da empresa, cooperativa, associação a que estiver vinculado; Carteira Nacional de Habilitação; 1 fotografia 3x4; Comprovante de endereço; Título de Eleitor, com quitação eleitoral da última eleição; Documento do Veículo (CRLV); Antecedentes Criminais; e Nada consta da habilitação.

Caberá à Diretoria de Transporte fazer a verificação dos documentos e realizar a vistoria dos veículos para posterior autorização. Serão avaliados: Retrovisores; Escapamentos; Placa policial em condições de uso e visualização; Sistema de Sinalização; e situação de pneus.

Boletim Covid-19 – 26.02.2021




Nesta sexta-feira, dia 26, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos indicadores sobre a Covid-19. Itabuna registra 21.880 casos de pacientes curados; 22.691 casos confirmados, sendo 402 casos ativos; 34 internados em UTI, 28 em leitos clínicos e 409 óbitos.


 Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Departamento de Comunicação Social/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...