sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Vereadores defendem: mais rigor contra Covid, sem fechar comércio de Itabuna

Erasmo Ávila, Francisco Gomes, Israel Cardoso e Solon Pinheiro
Vereadores defendem: mais rigor contra Covid, sem fechar comércio de Itabuna

A necessidade de mais apoio para assistência aos infectados pelo coronavírus, sem que haja necessidade de o comércio de Itabuna ter as portas fechadas por meses. Em linhas gerais, é o que defendem vereadores diante dos sinais de novamente ser interrompida a principal atividade econômica do município.

 O presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), alerta sobre os impactos sociais causados, por exemplo, pelo desemprego no setor, como ocorreu em 2020. Ele entende que o municícipo precisa de maior suporte do governo estadual, por exemplo, na ampliação da estrutura de atendimento a pacientes, que não são apenas dessa cidade.

 “Sou a favor de outras medidas, e não o lockdown; nós somos portas abertas e o município de Itabuna está pagando uma conta alta. A Câmara se sensibiliza com a questão da Covid, mas precisamos de uma resposta mais eficaz do estado, e não fechando o comércio e desempregando o povo! O povo vai morrer de fome, ter problemas psicólogicos... Nós repudiamos este tipo de ação!”, argumenta.

 Veemente, ele aponta alternativas que poderiam ser pensadas para agir de forma emergencial em apoio a Itabuna. “Seria interessante o governo do estado abrir o [Hospital] São Lucas, pegar uma UPA desativada e fazer um hospital de campanha! Já que estamos em estado crítico, faz uma ação material! Porque o comércio não é 100% responsável por esses casos”, completa.

 Fiscalização mais intensa

O vereador Solon Pinheiro (Solidariedade) também adota postura contrária à interrupção da atividade comercial. “Entendo que a população não pode pagar por erros de gestores; por que leitos foram fechados num momento que a pandemia ainda não tinha acabado? Não cabe comprometer a economia, comprometer o comércio diante dessa situação”, declara.

 Os edis Israel Cardoso (PTC) e Francisco Gomes (PSD) lembram a relevância de haver a devida fiscalização ao cumprimento das medidas sanitárias e contra aglomerações – inclusive durante o dia, quando é mais intensa a movimentação e torna-se frequente até ver pessoas sem máscara. Francisco frisa, por sinal, sobre supermercados serem mais fiscalizados. Afinal, são naturalmente espaços com maior fluxo de pessoas.

 “Entendo a situação da saúde. Sou solidário com quem está doente, ou perde um familiar, mas precisamos discutir outras estratégias para controlar a pandemia sem que se crie um outro problema, que é o aumento do desemprego, o aumento dos problemas sociais", pondera Israel.

Câmara cede bens 

A Câmara de Itabuna cedeu, recentemente, um conjunto de bens que pertencem ao patrimônio da Casa. Para a Guarda Municipal, Secretaria de Transporte e Trânsito, bem como para a Central de Regulação do SUS, seguiram cadeiras, mesas, armários e aparelhos de ar condicionado. Tal doação consta no Diário Oficial do dia 11 de fevereiro.

Segundo o diretor Felipe Eduardo Ramalho, são equipamentos em bom estado de conservação, que poderão ser utilizados pelos citados órgãos do município estando, consequentemente, a serviço da população. Ele detalhou, ainda, que em sequida o almoxarifado passará por uma minirreforma.

“A pedido do presidente Erasmo Ávila, foi feito um levantamento dos bens no almoxarifado que estavam em perfeito estado e não estavam sendo utilizados. Recebemos ligações de alguns órgãos, solicitando material e estamos fazendo a doação no dia de hoje, 26 de fevereiro. É uma preocupação da Mesa Diretora, de todos os vereadores, que a Câmara seja parceira dos outros órgãos e seja uma colaboradora da comunidade”, afirmou o diretor.

Articulação da vacina russa 

 O presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), esteve reunido em Brasília com o representante da vacina russa SPUTINIK V,, onde com o consentimento do prefeito Auguto Castro intermediou através da AMURC (Associação dos Municípios da Região Cacaueira) a intenção de compras de um milhão de doses de vacina.                                           

Erasmo Avila ressalta que a compra só será confirmada após aprovação da vacina pela ANVISA.

 Lembrando que O STF autorizou a Estados e Municípios comprar e distribuir os imunizantes contra Covid-19 à população.

.O presidente da AMURC, Marcone Amaral (prefeito de Itajuipe), foi célere em emitir o documento que coloca a região cacaueira como uma das primeiras a fazer esse importante movimento de compra das vacinas. 

"No meio de todo o caos que estamos vivendo, é importante que as lideranças políticas atuem de forma proativa e busquem uma solução definitiva para a pandemia", clamou o presidente da Câmara itabunense.

Ascom/Câmara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...