segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro anuncia 20 novos leitos para pacientes Covid-19

 Prefeito Augusto Castro anuncia 20 novos leitos para pacientes Covid-19 no Hospital de Base

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou em entrevista na TV Bandeirantes Bahia nesta segunda-feira, dia 22, 15 novos leitos clínicos para o tratamento de pacientes com a Covid-19 no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e cinco leitos de UTI. Ele foi um dos entrevistados no programa Brasil Urgente, apresentado pelo jornalista Uziel Bueno.

Augusto se disse preocupado com a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI na cidade. Ele lembrou que a cidade tem três hospitais, o de Base, que é municipal, Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mas é o centro prestador de serviços de saúde para o sul da Bahia.

As medidas que adotei em Itabuna, o prefeito Bruno Reis, em Salvador, e o governador Rui Costa são amargas, mas necessárias. A sociedade sabe dos riscos. Por isso, é preciso evitar aglomerações. Precisamos de esforços concentrados para diminuir as curvas de contaminação”, afirmou o prefeito Augusto Castro durante a entrevista.

CENSO

Tem sido crescente a ocupação dos leitos destinados aos pacientes com a Covid-19 no Hospital de Base, segundo censo diário elaborado pela direção da unidade. No final de semana, por exemplo, todos os leitos clínicos disponíveis estavam ocupados. E dos 18 leitos de UTI, apenas quatro estavam disponíveis.

“Hoje o cenário permanece o mesmo. Apesar do quadro de ocupação ser bastante dinâmico, na manhã desta segunda-feira, apenas quatro leitos de UTI estavam disponíveis”, informa a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

Do percentual de pacientes internados em UTI, ainda de acordo com o censo, 45% são de Itabuna e 33% de outros municípios. Já dos pacientes que estavam em enfermaria, 50% de Itabuna e 50% de outras cidades.

______________________________________


Recadastramento geral de servidores públicos

municipais

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação, iniciou nessa segunda-feira, dia 22, o processo de recadastramento de todos os servidores públicos municipais - efetivos, ativos, inativos e pensionistas - da Administração direta ou indireta (fundações de Cultura e Cidadania, -Ficc - e Marimbeta) e Emasa, inclusive os licenciados com ou sem remuneração. O procedimento prossegue até o dia 26 de março.

Para o recadastramento, o servidor deverá preencher um formulário digital já disponível no site da prefeitura: www.itabuna.ba.gov.br, imprimir, anexar copias da certidão de nascimento, de casamento ou de união estável, CPF, Carteira de Trabalho e CNH, (obrigatório para cargos de motorista). O formulário deverá ser entregue no Protocolo Geral, localizado no saguão do Centro Administrativo Firmino Alves (para os servidores que trabalham no prédio da prefeitura).

Quem for lotado em secretarias como Educação, Saúde, Assistência Social, etc. terá um posto de coleta nesses setores.

O secretário de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, informou que o recadastramento é obrigatório e servirá para organizar o quadro funcional dos servidores municipais, como o remanejamento de servidores fora de suas funções ou setores de origem, por exemplo. “Outro objetivo principal é a revalorização do funcionalismo público municipal, uma questão que o prefeito Augusto Castro faz questão de priorizar”, diz o secretário.

Ele reforça a importância do recadastramento e adianta que os servidores afastados de suas funções e repartições de origem, deverão retornar a elas logo após a conclusão do processo. “Se não for feito dentro do prazo estabelecido poderão ter os salários suspensos, e não queremos isso”, frisou.

José Alberto disse ainda que no caso de o servidor que por motivo de saúde ou outro problema comprovado, que o impeça de efetuar o recadastramento dentro do prazo, poderá fazer o processo no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura tão logo se recupere.

______________________________________

Prefeitura desobstrui redes coletoras de águas

pluviais da Avenida do Cinquentenário



A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, está executando a limpeza e a desobstrução de redes coletoras de águas pluviais e bueiros da Avenida do Cinquentenário. A ação preventiva vai alcançar outras vias do centro da cidade, principalmente locais onde há registro de alagamentos nos períodos de chuvas.

O trabalho está sendo realizado por uma equipe de operários com o suporte de um caminhão caçamba para a remoção de lixo e de um caminhão que suga os detritos e depois lança fortes jatos d’água no interior das redes pluviais e bueiros para a limpeza completa.

Pedimos a cooperação das pessoas para que evitem descartar lixo nas vias e calçadas, pois acabam obstruindo a rede pluvial. Com as chuvas há alagamentos constantes”, afirma o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho.

Ele lembra que, apesar da varrição e coleta diária de lixo na área central da cidade, detritos acabam sendo carreados pelas enxurradas em dias chuvosos. “Portanto, é preciso que haja a cooperação de lojistas e transeuntes”, finaliza.

______________________________________


Boletim Covid-19 – 22.02.2021



Divisão de Vigilância Epidemiológica,

 do Departamento Municipal de

 Vigilância à Saúde da Secretaria

 Municipal de Saúde traz novos

 indicadores. Nesta segunda-feira, dia

 22, Itabuna registra 21.090 casos de

 pacientes curados; 22.222 casos

 confirmados, sendo 733 casos

 ativos; 26 internados em UTI, 21 em

 leitos clínicos e 399 óbitos. 


Os óbitos

 inseridos a cada boletim correspondem

 aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não

 tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.

 A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite

 aglomerações. Use máscara.

ASCOM/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...