sábado, 10 de outubro de 2020

Flamengo bate Vasco em clássico com briga nas arquibancadas


Em um clássico muito tenso, com reclamações de ambas as equipes por entradas duras, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0, em São Januário, neste sábado (8), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, chegou aos 23 pontos e assumiu temporariamente o segundo lugar na classificação da competição - o Grêmio, com 22, joga neste domingo, contra o Avaí, em Porto Alegre. O gol do time rubro-negro foi marcado pelo atacante Éverton, após bela jogada do meia Éverton Ribeiro.
Os momentos anteriores ao início do confronto já demonstravam a atmosfera tensa que envolveria o embate. O zagueiro Réver não suportou os sintomas de uma gastroenterite quando já fazia o trabalho de aquecimento no gramado e foi trocado pelo técnico Zé Ricardo por Rafael Vaz na escalação do Flamengo.
Ainda antes da partida, o meia Philippe Coutinho, revelado no Vasco, foi muito aplaudido pelos torcedores cruzmaltinos ao chegar a São Januário. O jogador do Liverpool e da seleção brasileira, que assistiu o clássico dos camarotes, exibiu camisa com o número 10 e o seu nome às costas.
Após o toque inicial na bola, o nervosismo esperado se confirmou em campo. A ponto de o árbitro Anderson Daronco precisar distribuir vários cartões amarelos na primeira etapa para conter nos ânimos dos principais jogadores das equipes.
O primeiro a ser advertido foi Guerrero, que reclamou ao ser atingido em uma dividida com o zagueiro Paulão e o volante Wellington. O atacante peruano ficou no chão e levantou cobrando cartão para os adversários. Acabou ele sendo punido. Depois, Paulão derrubou Guerrero e foi amarelado.
Aos 18 minutos, o zagueiro Rhodolfo sentiu a perna depois de dominar uma bola no meio de campo e caiu no gramado, já pedindo substituição. Em seu lugar, o técnico Zé Ricardo colocou o zagueiro Léo Duarte.
Aos 31 minutos, o vascaíno Luis Fabiano, que voltava de suspensão automática, fez uma falta desnecessária sobre Éverton na intermediária e também levou o amarelo. Aos 36, o meia Nenê criticou acintosamente Anderson Daronco por uma falta de Éverton Ribeiro e foi mais um a ser punido.
A primeira jogada de destaque no clássico ocorreu somente aos 37 minutos, quando Guerrero bateu de longe, com firmeza, para boa defesa de Martín Silva. Aos 40, o volante Bruno Paulista, que fazia sua estreia no Vasco, caiu no gramado e foi substituído por Andrey. Foi a segunda mexida por contusão nos primeiros 45 minutos da partida - uma para cada lado.
Antes do apito final, aos 43, Nenê fez boa jogada pela direita e cruzou. A bola passou com perigo pelo gol de Thiago, mas nenhum vascaíno conseguiu aproveitar o cruzamento. O placar de 0 a 0 refletiu a baixa qualidade técnica da primeira metade do duelo.
Na segunda etapa, o Flamengo levou perigo pela primeira vez aos dois minutos. Pela esquerda, Guerrero foi para a linha de fundo, passou por Paulão, chutou firme e, mesmo sem ângulo, obrigou Martín Silva a fazer grande intervenção. Aos dez minutos, Márcio Araújo recuou mal para o goleiro Thiago que teve de se livrar da bola pela chegada de Luis Fabiano, cedendo lateral para o adversário.
Aos 15, o Vasco teve um gol anulado de Yago Pikachu. O lance foi impugnado por Anderson Daronco devido à uma falta cometida por Luis Fabiano. Guerrero, que minutos antes havia sentido um choque de cabeça em uma dividida com o zagueiro Henrique, precisou ser substituído por Leandro Damião. O peruano saiu de campo com um enorme galo na cabeça.
O Flamengo pressionava os donos da casa e, aos 16, Diego recebeu de Éverton Ribeiro em ótima condição e bateu para o gol, mas o goleiro Martín Silva defendeu. No rebote, o mesmo Éverton disparou, mas a bola desviou e foi para escanteio.
O jogo ficava cada vez mais quente e, no minuto seguinte, Éverton abriu o placar em São Januário para o Flamengo. A jogada começou pela direita do ataque com Rodinei, que passou para Éverton Ribeiro, que deu um lindo drible no defensor vascaíno e cruzou para Éverton completar para o gol.
Aos 20 minutos, Luis Fabiano recebeu cruzamento da esquerda, girou e bateu forte, mas o goleiro Thiago espalmou para a linha de fundo. Aos 24, o flamenguista Éverton disparou pela esquerda e cruzou para Leandro Damião que tocou de calcanhar para Éverton Ribeiro, mas o meia se enrolou na hora de finalizar e deu chance para a zaga vascaína tirar o perigo.
A partida continuou muito disputada, mas o Vasco perdeu a capacidade de atacar e passou a tentar cruzamentos na área na tentativa de empatar o marcador. O Flamengo conseguiu dominar as ações, controlou o jogo até o fim e garantiu os três pontos na casa do adversário.
O Vasco permanece com 16 pontos e em sexto lugar, mas sob risco de ser ultrapassado por outros times na sequência da rodada, após ser derrotado pela segunda vez no Brasileirão em casa. Na próxima rodada, na quarta-feira, o time tentará se reabilitar diante do Vitória no Barradão. No dia seguinte, o Flamengo receberá o Grêmio no Luso Brasileiro.
Depois do apito final de Anderson Daronco, torcedores vascaínos passaram a jogar muitos objetos no gramado e alguns ameaçaram invadir o campo. Os jogadores do Flamengo e a arbitragem, preocupados, permaneceram no centro do campo, protegidos pelo policiamento que atuava dentro do estádio. "Isso aí é perigoso. Aí no meio tem criança. É triste demais", lamentou Éverton, em entrevista ao Premiere, ainda no gramado. A PM atirou bombas de efeito moral em direção às arquibancadas para dispersar os mais agressivos.
Durante o intervalo, os vascaínos que estavam próximos às cordas que dividiam as torcidas já haviam provocado a ação da PM, que lançou spray de pimenta para conter os mais agressivos. Além disso, um torcedor do Vasco que tentou invadir o campo, depois do gol do Flamengo, pulando a proteção acrílica que separa o gramado ficou ferido e teve que ser atendido pela maca.

Bandidos são soltos, cometem novos crimes e são soltos novamente “pela pandemia”

 Dos 322 bandidos presos outra vez em SP, 79 ganharam liberdade novamente, sob a mesma desculpa de pertencerem ao grupo de risco

Em São Paulo, foram novamente presos pelas autoridades policiais 322 dos 5.777 presos liberados pela Justiça a pretexto da pandemia de covid. Os 322 foram presos por crimes praticados após a liberação para cumprir prisão domiciliar provisoriamente. Dos 322 bandidos presos outra vez, 79 ganharam liberdade novamente, sob a mesma desculpa de pertencerem ao grupo de risco. A farra na liberação de bandidos, inclusive líderes de facções criminosas, ganhou proporção pandêmica naquele Estado. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Juízes aproveitaram a indicação do CNJ para “dar atenção” ao problema dos presos do grupo de risco para promoverem a liberação em massa.

Juízes que soltaram não mandaram recolher bandidos perigosos, mesmo após o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, impor limites à liberação.

NotíciasRelacionadas

Nivaldo Restivo, Secretário de Administração Penitenciária, revelou que o índice de contaminação nas prisões paulistas é menor que fora delas.

Coligação Deixa Fernando trabalhar promove ações no Centro Comercial e São Caetano


A  coligação “Deixa Fernando trabalhar”, liderada pelo PTC para a reeleição de Fernando Gomes  promoveu neste sábado 10 uma série de atividades de campanha visando intensificar a aproximação e o contato com os eleitores itabunenses, mantendo os protocolos de uso de máscaras e distanciamento social. Son  Gomes, que é candidato a vice-prefeito, coordenou  uma panfletagem no Centro Comercial de Itabuna.


Son Gomes  também representou o candidato Fernando Gomes na inauguração do comitê de um dos candidatos a vereador da coligação e à tarde,   lidera uma caminhada com militantes e candidatos a vereadores pelo PTC, Republicanos, PMN, Solidariedade e PSL. Ele considera que a campanha vai se intensificar nos próximos dias e que o objetivo é discutir projetos de governo e mostrar quem trabalha investindo no futuro de Itabuna.




Ascom - coligação Deixa Fernando Trabalhar

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Governo decreta situação emergencial para 73 municipios afetados pelas queimadas

 Rui decreta emergência em 73 municípios baianos afetados por incêndios florestais

Do - Bahia Notícias - por Lula Bonfim

Rui decreta emergência em 73 municípios baianos afetados por incêndios florestais
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou situação de emergência em 73 municípios baianos que estão sendo afetados por incêndios nas últimas semanas. Segundo o decreto estadual, desta sexta-feira (9), as chamas atingem vegetações nos territórios de identidade da Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina e Velho Chico, mas já estão avançando em direção a outras regiões do estado.

 

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para ajudar a Defesa Civil da Bahia (Sudec) e o Corpo de Bombeiros (CMBA) no combate às chamas no interior do estado. Além disso, fica autorizada também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar a assistência à população afetada.

 

Mapa com os 73 municípios incluídos no decreto estadual

 

O texto normativo ainda estabelece a proibição de “quaisquer atividades capazes de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio”, sem especificar ou exemplificar quais seriam.

 

Por fim, fica autorizada a contratação, através de dispensa de licitação, de aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos incêndios, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.

 

Confira abaixo a lista dos 73 municípios baianos abrangidos pelo decreto do governo estadual:

Foto: Reprodução / Decreto Estadual

Fernando mostra convivência familiar e critica antecessores

Teve início  nesta sexta-feria 9, no rádio e TV a programção eleitoral para prefeito e vereador, embora tenha projetado uma campanha propositiva no rádio e na televisão, discutindo projetos voltados para o desenvolvimento de Itabuna, Fernando Gomes, candidato à reeleição pela coligação Deixa Fernando Trabalhar, integrada pelo PTC, Republicanos, PSL, Solidariedade e PMN estreou mostrando a sua rotina em família. Ele também não poupou críticas aos seus antecessores nas duas últimas gestões anteriores à sua, que deixaram de recolher contribuições previdenciárias, o que limitou o acesso do município a recursos e convênios  na área estadual e federal.

O material produzido para a televisão inclui o discurso do candidato à reeleição, que tem como vice Son Gomes, durante a inauguração do comitê de campanha, quando mostrou obras inacabadas e que tiveram de ser demolidas. Um exemplo mostrado foi o Shopping do Camelô, com um pesado custo para o governo e com prejuízos para a população.  Fernando Gomes também cantou de improviso uma das músicas da campanha de 2020.

ASCOM / Coligação Deixa Fernando Trabalhar

As demais coligações não mandaram o noticiário dos seus candidatos.
Nosso e-mail: reislito@gmail.com
Zap 73 98846 0505 

Fernando Gomes agora a tarde visita comunidade do Jaçanâ

 Fernando e Son Gomes fazem caminhada no Jaçanã e bairros vizinhos

Ontem foi bairro de Fátima

Dando continuidade ao trabalho de intensificação do corpo a corpo junto à comunidade, usando máscaras e mantendo as regras de distanciamento social, um trabalho que tem sido bem recebido nos diversos bairros já visitados, o candidato à reeleição pela coligação Deixa Fernando Trabalhar,  Fernando Gomes, tem comandado uma grande mobilização com apoio de voluntários  e candidatos a vereador do PTC, Republicanos,  PSL, PMN e Solidariedade numa onda que se alastra pelos bairros da cidade.


Na tarde de hoje (9),  Fernando e Son Gomes, candidato a vice lideram uma outra caminhada saindo do posto Líder, na Avenida Manoel Chaves passando pelos bairros Jaçanã , Novo Jaçanã e uma invasão. Ontem, também foi realizada uma caminhada que percorreu as ruas do bairro de Fátima, onde o candidato à reeleição conversou com moradores anunciando o projeto de aquisição de uma nova usina de asfalto para melhorar a  qualidade de vida das pessoas e a mobilidade urbana no acesso aos diversos bairros e ao perímetro central da cidade.

Ele informou a um morador que nos últimos quatro anos, apesar das dificuldades enfrentradas conseguiu  asfaltar 32 bairros. Para ele, o maior problema,  sem dúvida, tem sido  a pandemia de covid-19 que afetou milhões de pessoas em todo o mundo, entre os quais quase 13 mil itabunenses, provocando muitas mortes, o que exigiu investimentos no reequipamento do Hospital de Base e adoção medidas radicais como o fechamento do comércio por mais de três meses.
 
Para Fernando Gomes a pandemia só será superada com a descoberta de uma vacina e  agora, as ações  se complementam com um elenco de medidas para retomada das atividades econômicas, mas tudo de forma criteriosa, de acordo com o protocolo das autoridades de saúde, obedecendo ao distanciamento social e ao  uso de máscara como recomendam o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde.


ASCOM / Coligação Deixa Fernando Trabalhar

Reforma administrativa incluindo atuais servidores morre nas mãos de Rodrigo Maia

 Presidente da Câmara acha regalias 'direitos adquiridos' e só quer mexer 'daqui pra frente'

Do - Diário do Poder - A iniciativa da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa, em defesa da inclusão dos atuais servidores públicos e dos “membros de poderes”, como magistrados e parlamentares, na reforma administrativa, começou a “fazer água” tão logo foi entregue ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Ele próprio advertiu para a necessidade de observar os supostos “direitos adquiridos”. Como se regalias, privilégios e penduricalhos fossem considerados “direitos”.

Apesar do que proclama em palestras a banqueiros e empresários, Maia disse que concorda com o texto original do governo, que não atinge os atuais, tratando apenas dos futuros servidores.

Maia alega que “alterar um direito adquirido” e mexer nas carreiras de funcionários que estão na ativa “pode atrasar e judicializar” a reforma.

NotíciasRelacionadas

“Acho que o mais importante é um consenso que existe entre todos nós de que nós devemos tratar de todos os poderes daqui para frente”, disse Rodrigo Maia, em defesa da manutenção das regalias, privilégios e penduricalhos que ofendem os brasileiro.

“E o que for para trás podemos tratar por lei, de outras formas para que a gente já possa ter resultados”, diz ele, sem muita convicção e sem apresentar proposta objetiva.

“Mas que isso não entre no direito adquirido dos servidores”, advertiu o presidente da Câmara, “porque vai travar a reforma e nós vamos acabar ficando sem nada, nem o futuro e nem resolvendo o passado”.


ROTARY CLUB DE ITABUNA PROMOVEU PALESTRA COM DIRETOR MÉDICO DO HBLEM

Após passados seis meses de enfrentamento ao covid 19 no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães - HBLEM, o diretor médico Dr. Eduardo Kowalsky avaliou o cenário vivido pela unidade durante esse período em palestra promovida pelo Rotary Club de Itabuna na noite de terça-feira (06) sobre o tema “Pandemia no Hospital de Base”. O GAPO - Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico, do qual o médico é presidente, também foi abordado durante o encontro, que ocorreu nas modalidades presencial e virtual.

O palestrante falou aos rotarianos sobre a experiência no HBLEM desde o mês de janeiro desse ano, quando ainda havia a expectativa para a chegada do vírus, até os dias atuais, depois de superado o caos inicial. De acordo com o profissional de saúde, que atua na área de oncologia e faz parte do Comitê de Combate ao Coronavírus estabelecido em março no município, hoje há maior êxito que no início. A situação de crise foi estabilizada e desde meados de setembro, houve significativa diminuição dos casos no município. Kowalsky acredita que a cidade teve bom desempenho perante a adversidade estabelecida pela doença. Foram contabilizadas até a terça-feira 270 vítimas fatais acometidas por covid 19 em Itabuna, das quais 30% são pessoas de fora da cidade. Segundo o médico, a expectativa era de que esse número fosse ainda maior, mas felizmente, os leitos disponíveis no Hospital de Base e na Santa Casa de Misericórdia conseguiram dar conta dos pacientes, na medida do possível.



Kowalsky confessou que, logo no início da pandemia, percebeu que a falta de informação seria prejudicial no combate ao vírus e além da inexperiência da equipe - por se tratar de tratar um mal que ninguém conhecia - o hospital municipal contava com apenas nove leitos de UTI. Segundo ele, existem alguns casos que quando se agravam, chegam num nível caótico e assustador no qual é necessário contar com recursos de ponta. Para aperfeiçoar o atendimento e dar atenção plena à doença, houve grande investimento em equipamentos, a exemplo da tomografia, cujo número de exames passou de cerca de 700 para 1.800 mensalmente no pico da doença. Já os respiradores, que eram nove, hoje chegam a 50. “É um privilégio ter um hospital municipal que consegue prestar serviço de igual para igual com um do estado”, reconheceu, acrescentando que naquela data estariam ocupados 13 leitos de UTI e 24 nas enfermarias do HBLEM com pacientes positivos para covid 19.  Para encerrar o tópico, tratou a respeito de prevenção e cuidados. “Essa é uma doença de comportamento incerto, muito comprometedora. Tem que ter disciplina e condutas rígidas para evitar contaminação”, orientou.

Num segundo momento, contando com a participação de Magnólia Alves de Oliveira, fundadora e coordenadora administrativa do GAPO, foi debatida a situação atual da instituição itabunense surgida em julho de 2014 que assiste pacientes advindos de outros municípios a fim de passarem pelo tratamento contra o câncer na fase de radioterapia e também àqueles que fazem hemodiálise.  A unidade, criada para dar apoio e abrigo aos pacientes oncológicos tratados no Hospital do Manoel Novaes, possui 20 vagas e oferece gratuitamente hospedagem e refeições com recursos doados pela comunidade grapiúna.

Neste ano difícil, com a pandemia do covid 19, não foi possível realizar os tradicionais eventos como festival de tortas, feijoada beneficente, entre outros, que costumam arrecadar recursos para a casa de apoio. Por este motivo, a colaboração de toda a população se faz ainda mais necessária. De acordo com os representantes da entidade, a situação do lar é comovente. “Sem ter onde ficar, o acompanhante do paciente que não tem câncer, mas está internado no hospital, acaba sendo acolhido pelo GAPO, então, a procura por vagas nesse momento é ainda maior, mas infelizmente não temos condições de acolher a todos”, lamentou Magnólia. Segundo a coordenadora, o GAPO organiza, a fim de ajudar no equilíbrio das contas, uma campanha que consiste na venda de camisas confeccionadas com a temática do outubro rosa e conta mais uma vez “com Deus e o apoio da comunidade para continuar sobrevivendo.” Ao findar a reunião, o presidente do Rotary Club de Itabuna Marcus Vinícius Rodrigues, anunciou doação ao GAPO para a produção das camisas a serem vendidas, e assim, colaborar com a manutenção da casa de apoio, que faz tão belo e nobre trabalho pelos pacientes oncológicos advindos dos municípios vizinhos.  Ascom/Rotary

 

Microempreendedores tem sido verdadeiros guerreiros em tempos de pandemia

Esse ano foi bem atípico para empreendedores de todas as categorias, mas para o pequeno empreendedor foi muito mais difícil e por esse motivo, é preciso aplaudi-los por terem sido e ainda estarem sendo tão guerreiros. Essa semana comemora-se o Dia da Micro e Pequena Empresa, e por esse motivo, vale lembrar que os microempreendedores tornaram-se especialistas em se reinventar, remodelar e reorganizar.


Para Priscila Nascimento, Agente de desenvolvimento em microempresas da Sala do Microempreendedor da Prefeitura Municipal de Itabuna, “a vida é como um carro, que às vezes precisa ser engatada ré para entrarmos na vaga que sempre almejamos”. E completa: “O poeta Bráulio Lessa diz que nem sempre dar a ré é voltar para trás, então, parabéns para vocês todos os microempreendedores, por essa data tão especial!”, finalizou. ascom

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Hospital de Base adquire moderno equipamento de Ressonância Magnética

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna, tem trilhado  o caminho para se tornar o hospital mais equipado do interior da Bahia. Recentemente foi realizada a aquisição de um aparelho de Ressonância Magnética que auxiliará nos exames de rotina e também no diagnóstico dos médicos, seguindo os mais rígidos protocolos de segurança e de qualidade.


Trata-se de um moderno equipamento, mais confortável, silencioso e de alta resolução, que permitirá um diagnóstico mais preciso, agregando novos exames ao serviço nas áreas de neuroradiologia, ressonância cardíaca, das mamas, próstata, entre outros. Roberto Gama, presidente da FASI, entidade gestora do hospital, disse que a equipe responsável pela instalação do equipamento tem um prazo de 30 dias. E lembra que antes, na falta desse equipamento para dar suporte ao diagnóstico dos médicos era preciso transferir os pacientes para outras unidades, mas agora será diferente. ascom

ROTARY CLUB DE ITABUNA PROMOVE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO EM CINCO BAIRROS DA CIDADE

INSTITUIÇÃO TEM PROGRAMA GLOBAL PARA ERRADICAÇÃO DA DOENÇA



Vacinação contra pólio é uma causa pela qual o Rotary tem especial atenção. Entre os programas humanitários desenvolvidos pela instituição está a libertação de crianças do perigo da poliomielite em todo o mundo, através da compra e distribuição de vacinas. A erradicação deste grande mal, no mundo inteiro, é o maior projeto liderado pelo Rotary Internacional. Sendo assim, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite Bivalente e a de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, entre os dias 5 e 30 desse mês de outubro, é um tema de importância salutar para o clube de serviço.

De forma a contribuir também localmente para que a vacina chegue às comunidades mais carentes, o Rotary Club de Itabuna promoverá, com apoio da Coordenação Municipal de Imunização, a vacinação contra pólio e demais doenças para atualização da carteira dos pequenos em cinco bairros da cidade, nos quais não seria realizada a imunização através do município. O clube de serviço se responsabilizou por toda a logística e aplicação da vacina, levando inclusive os profissionais de saúde a essas localidades e veiculando em carro de som o dia, local e horário onde as crianças serão imunizadas em cada uma das comunidades abraçadas pela instituição. No próximo dia 13 outubro, a ação estará na Roça do Povo, no dia 15 em Jacareci e em Ribeirão Seco no dia 20. Os bairros do Morumbi e Serrado, que completam a lista, ainda terão datas agendadas.

A campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre no mês em que se celebra o dia dos pequenos e tem como público-alvo as crianças de até 5 anos. A imunização é gratuita e basta se deslocar até a associação de moradores do bairro com a carteirinha de vacinação para garantir a proteção. O presidente do clube itabunense Marcus Vinícius Rodrigues convoca toda a população para participar da campanha. Através do tema do ano rotário 2020-21 “O Rotary abre oportunidades”, o clube quer reforçar o quanto as vacinas protegem. “Cuidar da saúde das nossas crianças é abrir oportunidades ao seu bem estar e dar a elas a possibilidade de viver uma infância plena e feliz. Para isso, a colaboração da família é muito importante”, explica Rodrigues.

A doença

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, levar a paralisias musculares nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção e propicia imunidade individual e aumenta a imunidade de grupo na população em geral. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio. O Brasil possui certificação de área livre de circulação do vírus. No mundo, o Paquistão e Afeganistão são os dois países endêmicos para a doença. Da assessoria



Itabuna segue vacinando crianças e adolescentes

O município de Itabuna prossegue com as Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite Bivalente e a de Multivacinação. O público-alvo da vacina contra a pólio são crianças com idade entre 1 e 5 anos. Já a de multivacinação são crianças e adolescentes com até 15 anos. Vale ressaltar que a Campanha seguirá até o dia 30 de Outubro, mas no próximo dia 17 haverá o Dia “D” de Vacinação.


Pais e responsáveis devem comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência, munidos de caderneta de vacina e cartão do SUS, para que seja avaliada e caso seja necessário, o esquema vacinal seja atualizado.  Importante lembrar que também devem levar cópia da primeira página da caderneta e da página do controle de vacinas, para que sejam atualizados os dados das crianças no sistema da Secretaria Municipal de Saúde. ascom

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Expectativa de atração de novos investimentos na Bahia chega a R$ 54,5 bilhões



 A atração de investimentos tem sido um dos focos do Governo do Estado para ampliar as possibilidades de desenvolvimento da Bahia. Nos últimos cinco anos, um total de 626 protocolos de intenções foi assinado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com empresas de diversos segmentos. A expectativa de geração de empregos com a conclusão dos projetos é de 68,6 mil vagas, somando um investimento aplicado de R$ 54,5 bilhões.

 

No período entre 2015 e 2020, já foram implantados 377 projetos de empresas, sendo que 357 projetos estão em funcionamento. Hoje, eles mantêm 34,9 mil empregos com investimento realizado na ordem de R$ 26,2 bilhões, promovendo desenvolvimento nas regiões em que estão inseridos. Estes números correspondem aos empreendimentos incentivados pelo Governo do Estado e mostram, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão, “uma Bahia que está cada vez mais se desenvolvendo”.

 

Entre os projetos de empresas já em atividade, o que mais atraiu investimento foi a implantação de uma unidade produtiva da Basf S.A., em Camaçari, com mais de R$ 2,5 bilhões. Em segundo lugar, a instalação da Indústria de Bebidas HNK, em Alagoinhas, contou com mais de R$ 1,3 bilhão. Somadas, as duas empresas criaram 1.843 vagas de emprego.

 Implantação

Atualmente a SDE acompanha a implantação de 307 projetos que tiveram protocolo de intenções assinados. A possibilidade de geração de empregos com a conclusão desses projetos é de mais 36,3 mil vagas, com investimento previsto de R$ 26 bilhões. Entre as principais implantações está a da Sowitec - Complexo de Geração de Energias Biribeira Ltda, que irá contar com um investimento de R$ 3,5 bilhões, em Dias d Ávila, e a empresa Zeus Mineração, em Sento Sé, com R$ 1,5 bilhão em recursos. A expectativa é que os dois empreendimentos gerem três mil novas vagas de emprego.

 

Até o final de 2020, mais 24 projetos estão previstos para serem finalizados e podem abrir 3,3 mil vagas, com investimentos na ordem de R$ 2,4 bilhões. Para o primeiro trimestre de 2021, outros 27 projetos têm previsão de finalização neste período e a expectativa é que signifiquem 3,4 mil empregos, com investimentos de R$ 1,6 bilhão.

 Secom  

Moderna Usina Asfaltica para Itabuna

Prefeitura de Itabuna realiza Pregão Eletrônico para aquisição de Usina de Asfalto
Foto: arquivo


A Prefeitura Municipal de Itabuna realizará Pregão Eletrônico para a aquisição de Usina de Asfalto destinada às obras de pavimentação de ruas do município. As propostas para o pregão de nº 49/2020 serão recebidas até às 09h30min do próximo dia 21, sendo que as mesmas serão abertas às 09h45min do mesmo dia. Vale lembrar que o início da sessão de disputa está prevista para às 13 horas do mesmo dia.

O edital completo pode ser visualizado no endereço http://www.itabuna.ba.gov.br/diariooficial.html. Licitação BB nº 838848. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail itabunalicita@gmail.com
ascom

Fernando Gomes demonstrou muita força em carreata



Israel Cardoso, candidato a vereador

(Para muitos eleitores de Fernando ou não, a carreata foi a maior dos últimos anos)

O prefeito e candidato a prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC) que quer se reeleger e ser prefeito de Itabuna pela sexta vez, demonstrou nesta quarta-feira 7, na sua primeira carreata de campanha “Deixa o homem trabalhar” muita força, para novamente vir a ocupar o Centro Administrativo Firmino Alves.

Com centenas de veículos percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, obdecendo as medidas sanitárias da pandemia,  o candidato Fernando Gomes proporcionou muita confiança aos seus milhares de eleitores.  A carreata teve como ponto de partida a Avenida Manoel Chaves, bairro Jardim Primavera, de onde ganhou toda a cidade, dentro de um clima de muita paz, ordem e civilismo democrático.    

A realidade é que Fernando Gomes, com essa carreta, não deixou dúvidas de que veio, para mais uma grande vitória  na sua história politica em Itabuna.   Dentro de um clima de muita alegria dos participantes, Fernando Gomes agradeceu o empenho e a participação de todos eles. assim como todos os candidatos a vereadores da coligação presentes. Entre eles, Israel Cardoso, Abílio Araújo e Farid Maron, um dos candidatos ao legislativo Itabunense mais antigos do municipio. 

Veja outros flagrentes: 


Sandra Neilma

Equipe de Abilio

Aspecto da carreata

Farid Maron


Dr. Monteiro


Servil às distribuidoras, ANP manobra para postergar venda direta de etanol

 Obediente aos interesses dos atravessadores, ANP inventou mais uma “audiência pública” para protelar

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) parece desdenhar das suspeitas de estar a serviço das distribuidoras. Resolução da ANP proíbe produtores de venderem etanol aos postos. Só as distribuidoras podem fazer a venda, lucrando com o suor de quem produz e do consumidor que paga o preço final bem mais elevado.

Obediente aos interesses dos atravessadores, numa relação que clama por investigação, a ANP agora inventou mais uma “audiência pública” para postergar a venda direta. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A ANP ameaça trocar seis por meia dúzia, criando “novo distribuidor” e negando ao produtor de etanol o exercício da livre concorrência.

Querem a venda direta Jair Bolsonaro, Ministério de Minas e Energia Conselhos de Política Energética (CNPE) e Defesa Econômica (Cade)…

Novos magnatas da economia, os distribuidores acumulam lucros e poder garantidos pela resolução que adquiriram na ANP há 11 anos.


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...