sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Governo decreta situação emergencial para 73 municipios afetados pelas queimadas

 Rui decreta emergência em 73 municípios baianos afetados por incêndios florestais

Do - Bahia Notícias - por Lula Bonfim

Rui decreta emergência em 73 municípios baianos afetados por incêndios florestais
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou situação de emergência em 73 municípios baianos que estão sendo afetados por incêndios nas últimas semanas. Segundo o decreto estadual, desta sexta-feira (9), as chamas atingem vegetações nos territórios de identidade da Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina e Velho Chico, mas já estão avançando em direção a outras regiões do estado.

 

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para ajudar a Defesa Civil da Bahia (Sudec) e o Corpo de Bombeiros (CMBA) no combate às chamas no interior do estado. Além disso, fica autorizada também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar a assistência à população afetada.

 

Mapa com os 73 municípios incluídos no decreto estadual

 

O texto normativo ainda estabelece a proibição de “quaisquer atividades capazes de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio”, sem especificar ou exemplificar quais seriam.

 

Por fim, fica autorizada a contratação, através de dispensa de licitação, de aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos incêndios, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.

 

Confira abaixo a lista dos 73 municípios baianos abrangidos pelo decreto do governo estadual:

Foto: Reprodução / Decreto Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...