sábado, 31 de janeiro de 2026

São João sem milhão: Prefeitos baianos defendem controle de gastos com bandas nas festas juninas

Representantes de municípios de seis estados defendem critérios para contratação de atrações e diálogo com órgãos de controle para preservar recursos públicos

A alta no cachê das bandas contratadas pelas prefeituras para se apresentar nos festejos juninos foi tema de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (30), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Representantes de associações municipalistas de seis estados apontaram a necessidade de estabelecer critérios justos para a remuneração dos artistas, com o objetivo de preservar o erário público e não comprometer os recursos que podem ser investidos em saúde, educação e serviços essenciais. A reunião contou com a presença da promotora do Ministério Público, Rita Tourinho, que orienta os municípios a observar excessos na variação do cachê das bandas de um ano para o outro.

“O São João é uma festa democrática, aquece a economia dos municípios e nós queremos fazer uma grande festa, mas pagando um preço justo sem comprometer as finanças dos municípios”, afirmou o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. “Esse movimento já se tornou do Nordeste. Os nove estados estão neste processo. Presidentes de associações estaduais já confirmaram participação. A ideia é evitar que saia daqui e vá inflacionar Pernambuco, Alagoas ou outros estados. É uma ação integrada do Nordeste”, acrescentou Cardoso.

A promotora Rita Tourinho destacou que o Painel dos Festejos Juninos do Ministério Público já vem apontando uma majoração exacerbada dos cachês das bandas, ano após ano.“O que está se buscando é critérios para limitar esses aumentos. Não significa o controle do mercado privado. A questão é: qual o limite de pagamento por parte da administração pública. Tenho certeza que essa é uma pauta justa, simpática à população porque a população quer sim festejos, mas quer que, além disso, suas necessidades básicas sejam atendidas”, refletiu.

O encontro reuniu presidentes e representantes de entidades municipalistas do Nordeste, que compartilharam experiências e preocupações comuns relacionadas ao crescimento dos custos dos festejos juninos, especialmente com grandes atrações musicais. Para os gestores, o debate é fundamental para garantir que a tradição cultural seja mantida sem comprometer a responsabilidade fiscal e a capacidade de investimento dos municípios em políticas públicas. Os gestores apontaram a necessidade de estabelecer critérios justos para preservar o erário público e não comprometer recursos que podem ser investidos em saúde, educação e áreas essenciais.

“Temos que ter uma resolução e um parâmetro de cobrança de valor”, afirmou o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP-PB), George Coelho. “A população tem direito a cultura e lazer, mas também não é justo o ‘público’ estar arcando com os custos elevadíssimos”, complementou o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Júnior. Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, “é uma preocupação gigantesca da gente porque sempre há uma pressão popular para se colocar a melhor festa”.

O atual presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Baba Anteomar Pereira da Silva, destacou ser importante que o tema seja puxado pela Bahia, “porque quando a gente toma uma decisão colegiada tem mais força”. A reunião contou também com a participação de representantes da Federação dos Municípios do Estado do Sergipe (FAMES) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Ao final ficou definido um novo encontro com os órgãos de controle na próxima quarta-feira (4) para tratar sobre a pauta, com a expectativa de avançar na construção de orientações conjuntas que auxiliem os municípios na contratação de atrações e na organização financeira dos festejos juninos de 2026.

Ascom1Foto divulgação

Uesc selecionada na Edição 2026 do Programa Futuras Cientistas

O Programa Futuras Cientistas, iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), deu início à Imersão Científica 2026 com uma cerimônia realizada no dia 5 de janeiro, às 9h. O evento de abertura foi transmitido pelo canal do Futuras Cientistas no YouTube, e marcou o começo de mais uma edição do programa, que tem como objetivo incentivar a participação de meninas e professoras da rede pública nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

 

Ao todo, foram ofertadas cerca de 470 vagas em projetos da área de STEM. Dentre as propostas, 125 projetos foram selecionados e entre os participantes, está o projeto “Desmistificando os microrganismos: aplicações biotecnológicas no cotidiano”, desenvolvido na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA), sob a coordenação da profa. Dra. Andréa Miura da Costa, do Laboratório de Microbiologia Aplicada da Agroindústtria (LABMA).  Miura integrou e coordenou esta proposta por três edições do Programa, nos anos de 2023, 2024 e, agora, em 2026.

 

Nesta edição de 2026, a Uesc foi uma das três únicas representantes de Universidades e Centros de Pesquisa do Estado da Bahia. Este ano, na equipe do LABMA que representou a Uesc no Programa Futuras Cientistas estão: Profa. Dra. Andréa Miura da Costa (coordenadora do plano de trabalho), Profa. Dra. Ana Paula Trovatti Uetanabaro, Dra. Tizá Teles dos Santos, Dra. Alice Ferreira da Silva, MsC. Michelle do Nascimento Silva, MsC. Isa Raphaela Santos, MsC. Prosper Pacelis Nahimana, MsC. Lucas Souza Sales, Ana Carolina Oliveira Sande, Karen Pereira Sacramento, PPGBBM e DCB/Uesc.

 

Ao longo do mês de janeiro, a Imersão Científica 2026 contou com uma carga horária total de 80 horas. Durante esse período, as estudantes do segundo ano do ensino médio e a professora do Colégio Estadual do Campo Projeto Formoso (CECPF) em Bom Jesus da Lapa (BA), vivenciaram a rotina da pesquisa científica no Laboratório de Microbiologia Aplicada da Agroindústria sobre os microrganismos e suas aplicações biotecnológicas, com momentos de muito aprendizado e troca de experiências.  Ascom.

 

Prefeitura de Ilhéus define plano de segurança com as forças policiais para a Festa de Iemanjá e o Carnaval


Plano de ação integra diferentes órgãos para garantir a proteção de moradores e turistas durante as festas populares

A Prefeitura de Ilhéus reuniu órgãos de segurança pública na última quinta-feira (29) para organizar as ações dos próximos eventos populares. O encontro ocorreu no Centro Administrativo e teve como objetivo definir o esquema de trabalho para a Festa de Iemanjá e para o Carnaval.

A estratégia integra o trabalho da Polícia Militar, Policia Civil, Policia Técnica, Policia Penal, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Salva Vidas, Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Postura, Unidades Especializadas da PM, CAERC, Cavalaria, e Policia Rodoviária. 

O planejamento conjunto busca criar um ambiente seguro e organizado para as famílias e visitantes que ocuparão os espaços públicos da cidade.

O foco das medidas é a prevenção. Por meio do diálogo entre os gestores municipais e as forças de segurança, foram identificados os locais que precisam de maior atenção e reforço de patrulhamento. A intenção é que os serviços de proteção funcionem de forma coordenada durante todos os dias de festa.

O planejamento da segurança pública é essencial para o bem-estar social e para o turismo local. Ao organizar o fluxo de pessoas e a presença policial, o município busca garantir que o cidadão possa aproveitar o lazer com tranquilidade. Foto: Nadson Stolze / Sucom Ilhéus

Ilhéus registra queda de 62,2% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito em 2026

Redução reforça importância das medidas viárias implantadas pelo município com foco na preservação de vidas

Os dados de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito em Ilhéus apontam uma queda expressiva no início de 2026, reforçando o impacto positivo das ações de ordenamento viário implantadas no município. Levantamento do Sinan Net – Bahia mostra que os hospitais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul receberam um número significativamente menor de vítimas neste primeiro mês do ano, em comparação com os três anos anteriores.

De acordo com os registros, foram contabilizados 506 atendimentos em 2023, 1.061 em 2024 e 347 em 2025. Já em janeiro de 2026, o número caiu para apenas 20 atendimentos. Quando comparada com a média mensal dos três anos anteriores, a redução chega a aproximadamente 62,2%.

Os números indicam que as recentes intervenções no trânsito de Ilhéus têm alcançado seu principal objetivo, que é a preservação de vidas. A Prefeitura, por meio da Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), vem adotando uma série de medidas para tornar o tráfego mais seguro, como os radares de controle de velocidade, monitoramento eletrônico, coibição de avanço de sinal vermelho, além de blitz educativas e ações de conscientização.

A redução expressiva nos atendimentos por acidentes de trânsito reforça a importância das ações e como elas promovem um trânsito mais seguro para pedestres, motociclistas, ciclistas e motoristas em Ilhéus. Sucom.







‘idiota’, ‘mentiroso’, ‘moleque’: mensagens do vice-governador expõem racha no PT do Maranhão

 Crise aprofunda isolamento do vice-governador Felipe Camarão (PT)










Felipe Camarão agride aliado.

O vazamento de mensagens
atribuídas a Felipe Camarão (PT), vice-governador do Maranhão, dirigindo-se a aliados como “idiota”, “mentiroso”, “moleque”etc, ocorre em um momento de forte tensionamento interno em seu partido no Estado e escancara uma crise que vem sendo construída ao longo dos últimos anos na legenda.

Camarão tenta se viabilizar como pré-candidato ao governo do Estado mesmo sem capilaridade eleitoral ou base política consolidada. O movimento ganhou força após seu afastamento do governador Carlos Brandão, principal aliado político que poderia sustentar seu projeto.

De acordo com políticos experientes do Maranhão, o único voto estratégico que Camarão precisava para se tornar governador era justamente o de Brandão, mas optou pelo distanciamento e pela aliança com um grupo minoritário. que se autodenomina “dinista”, ligado ao ministro do STF e ex-governador Flávio Dino.

“Quer implodir o partido”.

Esse reposicionamento ocorre em contraste direto com a estratégia nacional do PT e de Lula (PT). O Palácio do Planalto tem deixado claro que o foco para 2026 não está na costura de governos estaduais isolados, mas na ampliação da bancada no Congresso Nacional, especialmente no Senado, e na consolidação de alianças estaduais capazes de garantir governabilidade, base eleitoral robusta e resultados concretos.

Brandão, maior aliado de Lula

Carlos Brandão, assim, consolidou-se como o principal aliado do projeto nacional do PT no Maranhão. O governador mantém mais de 70% de aprovação popular, segundo a última pesquisa da Quaest, conta com o apoio de mais de 190 prefeitos eleitos em 2024, de um total de 217 municípios, e obteve vitórias estratégicas em cidades-chave como Imperatriz, segunda maior do Estado e historicamente associada ao bolsonarismo. O Maranhão, sob sua liderança, figura entre os Estados onde Lula obteve uma das maiores votações proporcionais do país.

A ofensa como estratégia.

É nesse cenário de isolamento político que surgem os prints agora divulgados, mostrando ataques de Felipe Camarão a dirigentes históricos do PT durante discussões internas sobre o possível apoio do partido à pré-candidatura de Orleans Brandão. As mensagens revelam um tom agressivo e conflituoso, aprofundando a percepção de descontrole e fragilidade política do vice-governador. Nos bastidores do partido, a avaliação é de que o episódio não representa um fato isolado, mas a consequência direta de uma estratégia considerada equivocada. Sem base municipal , sem unidade interna e em confronto permanente com setores do próprio PT, Felipe Camarão passa a ser visto como um fator de instabilidade em um momento em que a legenda busca coesão para enfrentar o ciclo eleitoral de 2026.

Dirigentes petistas avaliam que o vazamento das mensagens apenas reforça a leitura já predominante: a tentativa de viabilização de Felipe Camarão não dialoga com a estratégia nacional do partido nem com a realidade política do Maranhão, hoje ancorada na liderança consolidada de Carlos Brandão.

ITABUNA EM FOCO

 Janeiro Branco no Hospital de Base reforça o cuidado com a saúde mental dos colaboradores*


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu uma programação especial da Campanha Janeiro Branco.

Promovidas pelo Núcleo de Humanização, em parceria com o Serviço de Psicologia, as ações tiveram início no dia 16 deste mês e foram voltadas aos colaboradores da unidade, com a implantação do Mural do Autocuidado.

No espaço, os profissionais foram convidados a registrar hábitos, atitudes e escolhas que desejam adotar ao longo do novo ano, com foco na saúde mental, no bem-estar e no equilíbrio emocional. A proposta foi incentivar o autocuidado em um ambiente de escuta e acolhimento.

“Foi um convite para que os colaboradores iniciassem o ano cuidando de quem mais importa: eles próprios. Um momento de pausa e conexão em meio à rotina hospitalar, que se tornou um espaço coletivo de incentivo, troca e inspiração, fortalecendo vínculos e promovendo o sentimento de pertencimento”, destacou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Katiúcia Carneiro.

A programação continuou na manhã da quarta-feira passada, dia 29, no auditório da unidade, com a realização de duas palestras. A abertura foi conduzida pela psicóloga Rosineide Carvalho, colaboradora do HBLEM, que abordou o tema “Pilares da Saúde Mental”.

Em seguida, a psicóloga Raquel Rocha ministrou a palestra “Saúde Mental no Ambiente Hospitalar: Cuidando de Quem Cuida”, encerrando o encontro com a dinâmica reflexiva “O que me sustenta?”.

O encerramento da Campanha Janeiro Branco aconteceu nesta sexta-feira, dia 30, na área externa do hospital, com uma atividade corporal do Projeto MoviMENTE-se.

A ação contou com o Exercício de Autoconsciência através da Natureza, conduzido pela massoterapeuta holística Nanselma Souza Lima Brito, e o Exercício de Gestão Mental, realizado pelo massoterapeuta Bernardo Santos Pereira.

Durante a atividade, os colaboradores foram convidados a desacelerar, estar mais presentes e se reconectar consigo mesmos, fortalecendo a escuta interior e o auto acolhimento. O evento foi finalizado com a entrega de sachês de escalda-pés e um café da manhã para os colaboradores.

Para o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., a campanha reafirma o compromisso da instituição com o cuidado integral da equipe. “Cuidar da mente é essencial para fortalecer pessoas, equipes e relações, além de contribuir para a construção de uma cultura permanente de autocuidado”, afirmou.

 Itabuna promove a Semana "1º Mutirão Mais

 Saúde, Menos Fila"

                                                                                


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro, na Praça Rio Cachoeira, o “Mutirão Mais Saúde, Menos Filas”, uma ação estratégica voltada para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e o cuidado integral do indivíduo com  foco em consultas e exames especializados.

A expectativa, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, é atender mais de 800 pacientes com a oferta de consultas e exames nas áreas de Cardiologia e Neurologia, e também de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como Acupuntura e Aromaterapia, ampliando as possibilidades de cuidado humanizado.

“Esse mutirão vai além do atendimento pontual. A proposta é consolidar um modelo de cuidado que fortaleça a APS, organize o fluxo assistencial e, como consequência, promova a redução das filas por especialidades, garantindo mais eficiência, acesso e qualidade no atendimento à população itabunense”, frisa a secretária.

Ela lembra que esse mutirão é continuidade do projeto “Mais Saúde, Menos Filas, Fortalecendo a APS”,  resultado de uma emenda parlamentar destinada ao Departamento da Atenção Primária à Saúde.

A secretária informa ainda que esta iniciativa conta com um contrato de fomento firmado entre a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) e o Instituto SETES - organização privada sem fins lucrativos com experiência em gestão desde 2009 nas áreas de saúde, educação, ambiental e assistência social. A instituição será responsável por apoiar a execução do projeto ao longo de 10 meses, mas começa com o Mutirão.

“Durante esse período, o município realizará ações itinerantes em diversos bairros, sempre com foco no fortalecimento da Atenção Primária e no cuidado integral do indivíduo”, completa a secretária de Saúde.

A secretária Lívia Mendes Aguiar encerra salientando que o atendimento nos dois dias do Mutirão será direcionado a pacientes já agendados que aguardam na fila por serviços especializados, com ênfase nas linhas de cuidado cardiovascular e neurológico. Secom.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

*Após deixar base do PT, Isaac Carvalho destaca aliança com ACM Neto e critica Jerônimo: “Quiseram nos atropelar”*

O ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho afirmou nesta sexta-feira (30) que a aliança política com o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, tem como principal objetivo a construção de um projeto de desenvolvimento para Juazeiro e para a região. Em entrevista coletiva no município, onde participa de agenda ao lado de Neto, Isaac também fez críticas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao comentar a condução do processo eleitoral de 2024.

Segundo Isaac, a decisão de apoiar ACM Neto foi construída ao longo de meses de diálogo com lideranças da oposição em Juazeiro, especialmente com os deputados estadual Jordávio Ramos e federal Adolfo Viana, além de conversas com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e com o presidente do PL na Bahia, João Roma.

Isaac destacou que, após as eleições municipais de 2024, tornou-se evidente a necessidade de a oposição em Juazeiro começar a discutir um projeto político estruturado para a cidade. Ao explicar o rompimento com o grupo governista estadual, Isaac ressaltou a lealdade histórica ao projeto liderado pelo PT e pelo PCdoB desde 2009, mas disse que a condução do governador Jerônimo nas eleições municipais foi determinante para a mudança de posição política.

“A forma que Jerônimo conduziu em 2024 não foi correta com um aliado como a gente. Pode ter tido alguém igual a nós, mas mais leal e que mais construiu o projeto em Juazeiro e na região, eu desconheço. Mesmo assim resolveram querer nos atropelar. No diálogo a gente até aceita, agora na imposição a gente não aceita”, declarou.

O ex-prefeito também citou o papel do senador Otto Alencar no processo de decisão, afirmando que, por respeito e lealdade ao apoio recebido em 2024, não poderia avançar em nenhuma conversa sem antes dialogar com ele. “Eu disse ao senador Otto que a oposição vinha me convidando e que eu vinha evitando, mas que passaria a ouvir a oposição”, relatou.

Isaac reforçou que sua adesão ao projeto liderado por ACM Neto não está condicionada a interesses pessoais ou partidários, mas a compromissos concretos com Juazeiro. Entre as prioridades citadas estão a construção de um novo Mercado do Produtor, a reestruturação do distrito industrial, a necessidade de uma nova ponte e um olhar mais atento do governo estadual para o município.

“O meu compromisso com ACM Neto é com Juazeiro. Eu não pedi nada para mim. Quero compromisso com Juazeiro e com a região, porque ainda há muita coisa que precisa ser feita”, afirmou. - Ascom.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Mantega articulou reunião de Lula com Vorcaro, que pagava a ele R$1 milhão mensais


Ex-ministro foi cinco vezes ao Planalto antes de levar banqueiro ao gabinete de Lula

Ex-ministro Guido Mantega, em foto de 2023 nas redes sociais.

Do Diário do Poder - Registros da agenda pública do Palácio do Planalto e informações de bastidores revelam que o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, desempenhou um papel de articulador entre o Governo Federal e o Banco Master ao longo de 2024. Mantega reuniu-se em ao menos cinco ocasiões com o assessor de Lula e chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola.

O empenho do ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff (PT) tem explicação: de acordo com revelação já divulgada, ele foi contratado para dar “consultporia”a Daniel Vorcaro mediante pagamento mensal de R$1 milhão.

O último desses diálogos ocorreu em 4 de dezembro, quando o ex-ministro esteve acompanhado pelo proprietário do Master, Daniel Vorcaro, embora o nome do banqueiro não tenha sido formalmente registrado na agenda daquele dia.

O encontro com o mandatário contou com a participação de figuras do alto escalão, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Augusto Lima (então CEO do Master) e Gabriel Galípolo, que na época já havia sido indicado para assumir o comando do Banco Central.

Durante a conversa, Vorcaro manifestou seu interesse em combater a concentração do setor bancário nacional e relatou sofrer pressão do BTG Pactual. Segundo o banqueiro, o grupo de André Esteves teria demonstrado intenção de adquirir o Master por um valor meramente simbólico, o que o levou a questionar Lula se deveria levar a venda adiante ou manter o negócio.

Em resposta, o presidente Lula recomendou que Vorcaro não transferisse o controle do Master ao BTG. Na mesma ocasião, o chefe do Executivo aproveitou para tecer comentários negativos sobre André Esteves e criticar a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central.

Historicamente, a relação de Mantega com o gabinete pessoal de Lula já registrava encontros anteriores, como os ocorridos em maio e novembro de 2023, embora não existam dados sobre reuniões entre o ex-ministro e Marcola nos anos de 2025 e 2026.


ILHÉUS EM NOTICIAS

54ª reunião extraordinária do Conselho de Autoridade Portuária discute pautas que impactam Ilhéus

Durante a assembleia, ocorreu a posse do representante do governo municipal, no Conselho de Autoridade Portuária

No dia 19 de janeiro, foi realizada a 54ª reunião extraordinária do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), na sede da Administração do Porto de Ilhéus, reunindo representantes de órgãos federais, entidades portuárias, trabalhadores e servidores do município para discutir pautas estratégicas relacionadas às ações e à operação do porto, que impactam o desenvolvimento de Ilhéus.

Durante o encontro, foram apresentados dados sobre as movimentações de cargas realizadas ao longo de 2025, além de um comparativo entre os volumes registrados em 2024 e 2025. A reunião também abordou as perspectivas de novos investimentos previstos para o porto neste ano, incluindo informações sobre obras em andamento e planejadas, como a implantação de novos portões complementares ao perímetro portuário.

Outro ponto discutido foi a atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), considerando as mudanças nas rotas de entrada e saída do porto em função das alterações nas vias do entorno. Também foram apresentadas as perspectivas para novas operações de carga previstas para 2026, bem como a situação atual da homologação da dragagem de manutenção e as perspectivas relacionadas à dragagem de aprofundamento.

Participaram da reunião os conselheiros Felipe Medeiros, presidente do CAP e representante da Secretaria Nacional dos Portos; João Alberto de Azevedo Bezerra, da Secretaria da Receita Federal; Gilberto Morais, gerente do Porto de Ilhéus; Guilherme Menezes, do Sindicato dos Operadores Portuários de Ilhéus; Libério Menezes Filho, da Associação de Comércio Exterior do Brasil; Cássio Santos de Carvalho, representante da classe dos trabalhadores portuários; Geraldo Cavalcante, Presidente do Sindicato dos Estivadores; e Cristiano Carvalho, Secretário Municipal de Gestão.

Um dos destaques da reunião foi a posse do representante do governo municipal, como conselheiro, no Conselho de Autoridade Portuária, marcando o retorno da participação direta da Prefeitura de Ilhéus no CAP após muitos anos. 

A presença do município no conselho fortalece o diálogo institucional e amplia a participação de Ilhéus nas decisões estratégicas relacionadas ao funcionamento e ao futuro do porto, elemento fundamental para a economia.

Alto do Basílio recebe serviços de roçagem e capinagem

Prefeitura de Ilhéus segue promovendo a limpeza dos bairros da cidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou nesta quinta-feira (29), os serviços de roçagem e capinagem no Alto do Basílio, como parte das ações de manutenção dos bairros da cidade.

A ação incluiu a remoção da vegetação em excesso e a limpeza das áreas atendidas, contribuindo para a melhoria da circulação de pessoas e para a conservação de espaços comuns da localidade. Além disso, auxilia na redução de pontos de acúmulo de resíduos, proporcionando um ambiente mais limpo.

A Prefeitura de Ilhéus segue atuando na limpeza de diferentes localidades do município, promovendo um ambiente equilibrado para o convívio dos munícipes.

 Ilhéus celebra Dia de Iemanjá com festejos em três pontos da cidade

Evento é a maior manifestação pública do candomblé no estado e mantém viva a tradição religiosa e cultural da Bahia

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo,  realiza, nesta segunda-feira (2), a tradicional celebração do Dia de Iemanjá. A programação acontece na Litorânea Norte (Malhado), na Praia da Maramata (Nova Brasília) e na Praia do Cristo (Centro). 

A festa é reconhecida como a maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia e um dos eventos populares mais expressivos do estado. 

Em Ilhéus, as atividades são organizadas pelos povos de terreiro, entre eles o Ilê Axé Ballomi e o Terreiro de Luando. O objetivo é assegurar o respeito à liberdade de culto e preservar a memória histórica e cultural da região.

Cronograma das celebrações

Abaixo, os horários e atividades programadas para cada localidade:

Litorânea Norte (Malhado) Organização: Ylê Axé Ballomi

05h: Alvorada;

09h: Xirê e banhos de cheiro, pipoca e milho branco;

14h30: Procissão marítima.

Praia da Maramata (Nova Brasília) Organização: Terreiro de Luando

05h: Alvorada de fogos;

07h30: Café da manhã (no terreiro);

09h: Xirê com as baianas, banhos de cheiro e de pipoca;

14h30: Saída do cortejo.

Praia do Cristo (Centro) 

06h: Alvorada de fogos;

06h30: Xirê povos da rua;

07h: Abertura e saudações aos povos de terreiro;

08h: Xirê e louvor a Iemanjá;

09h: Banho de cheiro e flor;

12h: Almoço;

14h: Cortejo de oferenda;

14h30: Entrega das oferendas em alto mar;

15h30: Roda de agradecimentos;

16h: Show com a Banda Guig Ghetto.


As festividades reforçam a identidade cultural de Ilhéus e promovem a união entre as comunidades religiosas e o público em geral.

Procon de Ilhéus alerta que cardápio com “preço a consultar” em barracas de praia é ilegal

_A ausência de preços visíveis pode resultar em penalidades administrativas_

A Prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon, alerta comerciantes e consumidores sobre a ilegalidade do uso da expressão “preço a consultar” em cardápios das barracas de praia instaladas na orla do município. A prática fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pode resultar em penalidades administrativas.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o preço é uma informação obrigatória e deve estar clara, visível e acessível ao consumidor antes do consumo. A omissão dessa informação viola os artigos 6º, inciso III, e 31 do CDC. Na prática, isso significa que o consumidor não é obrigado a perguntar o preço, que o valor não pode ser informado apenas no momento da cobrança e que não pode haver variação de preços conforme o perfil do cliente.

"Ilhéus é um dos principais destinos turísticos do sul da Bahia, e a falta de transparência nos preços gera insegurança aos visitantes, assim como aos moradores, prejudicando comerciantes que atuam corretamente mantendo seus cardápios claros", reforça o diretor do Procon, Wagner Ayres.

As barracas de praia que insistirem na omissão de preços estão sujeitos à notificação, auto de infração, aplicação de multas administrativas, determinação de adequação imediata do cardápio e outras sanções previstas na legislação consumerista.

Moradores e turistas que identificarem cardápios sem preços ou com a expressão “a consultar” podem registrar denúncia junto ao Procon de Ilhéus. Para facilitar a apuração, o órgão orienta que sejam informados o nome e a localização da barraca, foto do cardápio, data, horário e, se houver, comprovante de consumo.

Os canais de atendimento do Procon de Ilhéus são: WhatsApp (73) 99960-6385; E-mail procon@ilheus.ba.gov.br; Instagram @proconilheus; ou presencialmente no endereço Avenida Canavieiras, nº 454, bairro Teresópolis.

A Prefeitura de Ilhéus reforça que denunciar é um ato de cidadania e que a fiscalização e a informação são instrumentos essenciais para proteger os consumidores e valorizar o comércio responsável.

Mais agilidade: SUTRAM Ilhéus lança autoatendimento completo via WhatsApp

Cidadãos agora podem resolver pendências de trânsito, recorrer de multas e solicitar credenciais sem sair de casa

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (SUTRAM), modernizou o atendimento ao cidadão com o lançamento de um canal de autoatendimento via WhatsApp. A iniciativa tem como objetivo desburocratizar os serviços, evitar filas e facilitar o acesso da população às demandas relacionadas ao trânsito no município.

Através do número (73) 92000-2870, a população tem acesso a um menu interativo que coloca os principais serviços de trânsito na palma da mão. A ferramenta funciona 24 horas por dia para consultas automáticas, agilizando processos que antes exigiam deslocamento físico.

Entre os serviços disponíveis estão a consulta de multas, emissão de segunda via de autuações e verificação de resultados de julgamentos. O sistema também possibilita a indicação de infrator, com a transferência de pontuação, além da apresentação de defesa prévia e recursos na JARI diretamente pelo app.

O canal ainda oferece a solicitação de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, consulta de licenciamento e IPVA, além de canal direto para reportar ocorrências no trânsito, disponível 24 horas.

Para utilizar o serviço, basta salvar o número (73) 92000-2870 na agenda do celular e enviar "Oi" no WhatsApp. O menu de opções é exibido automaticamente, facilitando o acesso rápido aos serviços.sUCOM.

ACM Neto destaca apoio de Isaac Carvalho

Em Juazeiro, ACM Neto destaca apoio de Isaac Carvalho e reforça projeto de mudança para a Bahia: “Esperança em um futuro melhor”


O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, destacou nesta sexta-feira (30) o apoio recebido do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, classificando a adesão como um gesto de confiança e de compreensão da necessidade de um novo momento político para a Bahia.

Durante agenda na cidade do Norte baiano, ACM Neto agradeceu a manifestação pública de apoio feita por Isaac, ressaltando o simbolismo do gesto, já que o ex-prefeito de Juazeiro construiu toda a sua trajetória política na base do PT. Segundo ele, o apoio reforça o sentimento de esperança e de construção coletiva em torno de um projeto de mudança para o estado.

“Quero aproveitar para agradecer a Isaac a confiança, através da manifestação pública que fez de apoio à nossa caminhada, de fé e confiança no novo momento político do Estado da Bahia, de esperança em um futuro muito melhor para o nosso estado”, afirmou.

ACM Neto destacou ainda que o apoio de Isaac reflete um movimento mais amplo de aproximação de lideranças políticas de diferentes correntes, que, segundo ele, têm se somado diariamente ao projeto em construção. “Assim como Isaac, temos recebido o apoio de lideranças muito importantes de todo o nosso estado, que acreditam na necessidade de um novo momento para a Bahia a partir da eleição deste ano”, completou.

O ex-prefeito também fez questão de agradecer o apoio dos deputados Adolfo Viana e Jordávio Ramos, a quem classificou como importantes representantes de Juazeiro e da região.

A agenda contou ainda com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis, do presidente do PL na Bahia, João Roma, da ex-prefeita de Juazeiro Suzana Ramos, além do deputado estadual Luciano Simões Filho.

Ao citar João Roma, ACM Neto ressaltou a importância da união entre antigos adversários políticos. “Estivemos em campos opostos há quatro anos e agora estamos juntos, deixando de lado qualquer projeto pessoal e colocando como prioridade o interesse coletivo, com a compreensão de que é fundamental estarmos unidos”, declarou. ascom.

Uesc selecionada na Edição 2026 do Programa Futuras Cientistas


O Programa Futuras Cientistas, iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), deu início à Imersão Científica 2026 com uma cerimônia realizada no dia 5 de janeiro, às 9h. O evento de abertura foi transmitido pelo canal do Futuras Cientistas no YouTube, e marcou o começo de mais uma edição do programa, que tem como objetivo incentivar a participação de meninas e professoras da rede pública nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

 Ao todo, foram ofertadas cerca de 470 vagas em projetos da área de STEM. Dentre as propostas, 125 projetos foram selecionados e entre os participantes, está o projeto “Desmistificando os microrganismos: aplicações biotecnológicas no cotidiano”, desenvolvido na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA), sob a coordenação da profa. Dra. Andréa Miura da Costa, do Laboratório de Microbiologia Aplicada da Agroindústtria (LABMA).  Miura integrou e coordenou esta proposta por três edições do Programa, nos anos de 2023, 2024 e, agora, em 2026.

 Nesta edição de 2026, a Uesc foi uma das três únicas representantes de Universidades e Centros de Pesquisa do Estado da Bahia. Este ano, na equipe do LABMA que representou a Uesc no Programa Futuras Cientistas estão: Profa. Dra. Andréa Miura da Costa (coordenadora do plano de trabalho), Profa. Dra. Ana Paula Trovatti Uetanabaro, Dra. Tizá Teles dos Santos, Dra. Alice Ferreira da Silva, MsC. Michelle do Nascimento Silva, MsC. Isa Raphaela Santos, MsC. Prosper Pacelis Nahimana, MsC. Lucas Souza Sales, Ana Carolina Oliveira Sande, Karen Pereira Sacramento, PPGBBM e DCB/Uesc.

 

Ao longo do mês de janeiro, a Imersão Científica 2026 contou com uma carga horária total de 80 horas. Durante esse período, as estudantes do segundo ano do ensino médio e a professora do Colégio Estadual do Campo Projeto Formoso (CECPF) em Bom Jesus da Lapa (BA), vivenciaram a rotina da pesquisa científica no Laboratório de Microbiologia Aplicada da Agroindústria sobre os microrganismos e suas aplicações biotecnológicas, com momentos de muito aprendizado e troca de experiências.  Ascom.

 

ITABUNA EM FOCO

 Carnaval Antecipado de Itabuna teve baixos índices de violência e nenhum crime contra a vida

Prefeito Augusto Castro

“O Carnaval Antecipado de Itabuna teve baixíssimos índices de violência no Circuito Sabará e nenhum crime contra a vida”, comentou o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Robson Farias, ao apresentar o relatório setorial da força juntamente com o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, na audiência pública realizada pela Prefeitura na noite de quarta-feira, dia 28, no Plenário Raymundo Lima, da Câmara de Vereadores.

comandante disse que Itabuna teve o maior efetivo, com 1.534 policiais militares, distribuídos em 400 a cada noite empregado em uma festa pública no circuito em município do interior do estado, algo que jamais viu nos seus 30 anos de atividade na Polícia Militar da Bahia, depois de ter chegado ao 15º BPM há 30 anos.

Além disso, informou que o Carnaval Antecipado teve o suporte de um dos três caminhões de videomonitoramento 

Augusto Castro e Manuel Porfirio
empregado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, com o auxílio do projeto de utilização de câmaras pela Guarda Civil Municipal (GCM) , que considerou importante.

O tenente-coronel Robson Farias também fez referência ao Projeto de Experimento Social sobre de combate à violência contra a mulher. A iniciativa foi idealizada pela Ronda Maria da Penha da PM Bahia, através do 15º BPM sob o comando da subtenente PM Ângela, como forma de dialogar diretamente com o público em um dos maiores eventos populares da cidade. O projeto chamou a atenção pela forma impactante e sensível com que aborda o tema, inclusive com uma mulher maquiada cicatriz no rosto como se tivesse sofrido algum ataque.

No geral, a PM registrou durante as quatro noites do circuito 380 mil pessoas no Circuito Sabará. Nos quatro portais de entrada foram 40 apreensão de objetos perfurocortantes e um simulacro plástico enquanto do lado externo da festa, além de zero ocorrência de furtos e arrombamentos de veículos e de imóveis. “Tivemos o trabalho de policiamento humanizado nas áreas interna e externa”, comentou o comandante.

O secretário municipal da Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, disse que a Guarda Civil Municipal cuida do patrimônio público e da vida das pessoas. “Neste ano, tivemos um serviço de videomonitoramento de acordo com o planejamento estratégico para operar num evento como este. Tivemos 1.200 ambulantes inscritos, com 550 contemplados, sendo 40 isopor no circuito e 100 fora, contemplados 650 famílias”, explicou, acrescentando que a preocupação era em relação à bebidas adulteradas diante dos casos recentes de metanol na Bahia.

“Apreendemos 300 garrafas adulteradas num trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde em abordagens no circuito. Além disso, apreendemos 5 mil unidades de bebidas não credenciadas numa parceria com a empresa contratada. Ao todo foram 850 atos fiscalizatórios”, disse Mattos.

Ele também elogiou a 6ª Coordenadoria da Polícia Civil, que instalou duas Delegacias Especiais no circuito, inclusive uma dedicada à atenção à mulher, Polícia Montada, Polícia Rodoviária Federal, Companhia Independente de Polícia Rodoviária e a Guarda Civil Municipal, que empregou 220 homens e mulheres dentro e fora do circuito, e pela primeira vez utilizou videomonitoramento. “ Por fim, quero destacar a integração das forças de segurança”, declarou,

Também apresentou dados setoriais o presidente da CDL, Carlos Leahy, que fez um balanço das atividades do comércio no começo do ano, que considerou atípico, já que teve a Lavagem do Beco do Fuxico e Carnaval Antecipado.

“Tivemos bons resultados em dezembro e agora em janeiro, mês de baixo movimento. Então, a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) quebrou paradigmas, já que também a mídia (rádios, TV e blogs) conseguiram faturar. Portanto, as festas movimentaram toda a cadeia econômica local e regional, pois muita gente se hospedou em Ilhéus e Itajuípe”, encerrou. Video da audiência pública: https://encurtador.com.br/yFSb


Prestação de contas da Lavagem do Beco do 

Fuxico e Carnaval Antecipado 2026


Em concorrida audiência pública realizada na noite de quarta-feira, dia 28, no Plenário Raymundo Lima, da Câmara de Vereadores, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, fizeram a prestação de contas dos recursos utilizados na Lavagem do Beco do Fuxico e Carnaval Antecipado 2026. Além disso, as instituições parceiras apresentaram dados gerais de ambos eventos, assim como as secretarias.

O Chefe do Executivo itabunense iniciou sua fala agradecendo aos governos federal e estadual, parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional, à Câmara Municipal, às forças de segurança, ao governador Jerônimo Rodrigues, ao secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, aos blocos carnavalescos, aos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil da Bahia e Bombeiros Militares estendendo à Guarda Civil Municipal e secretários.

“O Carnaval Antecipado de Itabuna é sucesso na Bahia e no Brasil. Meus agradecimentos à imprensa do interior, capital e do país pela repercussão da festa que resgata a autoestima de nosso povo. Quero também agradecer a confiança da classe empresarial e da sociedade itabunense. Impactamos o comércio e serviços com a campanha do Natal de Luzes e Sonhos e agora, com a Lavagem do Beco do Fuxico e o Carnaval Antecipado, cujos investimentos debatemos com os representantes do Ministério Público da Bahia”, disse o prefeito.

Ele lembrou que pagou salários e 13º antecipados no dia 19 de dezembro e fez o mesmo em relação ao pagamento dos salários de janeiro no dia 21, injetando na economia local e regional cerca de R$ 70 milhões. “Isto, jamais ocorreu em Itabuna e demonstra que o planejamento e o saneamento das contas nos permitiu pagar a folha geral do funcionalismo da Administração Direta e fundações”, frisou.

“Também realizamos  os pagamentos de médicos do Hospital de Base dia 16 janeiro. É o compromisso com responsabilidade e transparência”, ressaltou. “Aliás, o duodécimo para o repasse para pagamento da Câmara Municipal é feito todo dia 10 de cada mês e não no dia 20 como acontece nos demais municípios”, informou.

Para Augusto Castro, o segredo na gestão das contas públicas é foco, credibilidade e transparência. Com relação a 45ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico, uma tradição da cidade, e o Carnaval Antecipado, ele disse que era preciso recolocar Itabuna no Mapa do Turismo e dos grandes eventos. Lembrou que a cidade também realiza o Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil.

“Falar dos recursos investidos é tema que a gente trata com muita seriedade”, iniciou a prestação de contas o presidente da FICC, acrescentando que é a forma de desfazer boatos e críticas infundadas. “É nossa obrigação prestar contas, porque afinal os recursos são públicos, do povo”, declarou Aldo Rebouças.

“Quando se vem à público demonstrar os gastos se cumpre a obrigação. Estamos entrando no sexto ano de gestão do prefeito Augusto Castro e as contas da FICC foram aprovadas no Tribunal de Contas dos Municípios. Além disso, estamos de portas abertas, com as notas fiscais, pois a cultura merece respeito”, acrescentou.

“Os gastos públicos são transparentes, podem ser consultados no Portal da Transparência. Certamente, o que foi divulgado sem fundamento seja em decorrência da grade montada para a festa e toda a infraestrutura. Mas, as pessoas não sabem que há verbas vinculadas à cada dotação orçamentária”, explicou Aldo Rebouças.

O município investiu recursos próprios na Lavagem do Beco do Fuxico e no Carnaval Antecipado da ordem de  R$ 4.742.711,89, consignados na planilha exibida durante a audiência, com as despesas relativas à contratação de combustivel, mobiliário, camisas, camarins, minitrios, comunicação, cordeiros, RH e produção, artistas e equipes, banheiros químicos, dois artistas (Tomate e Vina Calmon), além do incentivo no valor de R$ 200 mil aos blocos carnavalescos tradicionais e estreantes, um feito que passou a existir na atual gestão.

“Quanto aos recursos empregados na contratação dos artistas e bandas foram decorrentes de emendas de parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional pelas boas relações com o município e o respeito pelo prefeito Augusto Castro. Numa primeira levada, depois da peregrinação pelos gabinetes, conseguimos R$7 milhões. Depois, os recursos foram aparecendo, gradualmente, até fechar em R$ 9 milhões. O mesmo o prefeito faz em relação à saúde, educação, infraestrutura, etc.” relatou  Rebouças.

O fato é o seguinte: somente Augusto Castro fez o carnaval de Salvador em Itabuna. Por isso, merece salva de palmas e reconhecimento”, disse o presidente da FICC, informando que os artistas pagos pelo Ministério do Turismo, através da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR-BA ) , totalizaram R$ 9.048.000,00”, informou.     
“No total, foram empregados R$13.790.711,00 como prova de um gestor que sabe captar recursos, tem boas relações políticas com o Governo do Estado e com o Governo Federal”, ressaltou Aldo Rebouças.

Antes, ao longo da audiência pública de prestação de contas, o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Robson Farias, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Carlos Leahy, e os secretários Lívia Mendes (Saúde), Mauro Ribeiro (Indústria, Comércio, Emprego e Renda) e Suse Mayre Martins Moreira Azevedo (interina da Promoção Social e Combate à Pobreza), fi\eram apresentação dos resultados setoriais. Secom.
Mais informacoes: Itabuna.ba.gov.brItabuna.ba.gov.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...