IFBA publica Aviso de Licitação para a construção do campus Itabuna
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 28, Aviso de Licitação nº 90001/2026 - UASG 158145, tendo como objeto a contratação de empresa de engenharia para a execução da obra de construção do Campus Itabuna. A abertura da concorrência acontece 111 depois de o prefeito Augusto Castro (PSD) sancionar e publicar a Lei nº 2.735.
A referida Lei Municipal, aprovada pela Câmara |Municipal, autorizou o Poder Executivo itabunense doar um imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal ao IFBA, além de alterar o Decreto nº 16.562 de 28 de agosto de 2025, para revogar a afetação da utilidade pública sobre o imóvel doado. Para o prefeito, a publicação do Aviso de Licitação é um avanço extraordinário no processo para as obras e serviços de construção do campus.
O prefeito Augusto Castro destacou que a nova unidade do IFBA vai permitir acesso de milhares de jovens e adultos aos cursos de formação profissionalizante e acadêmica de excelência, aumentando a captação de novos alunos e retendo talentos que precisariam se deslocar para outros centros urbanos em busca do cursos ainda indisponíveis nas instituições de ensino superior da cidade, a exemplo de faculdades particulares e a Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB).
“Haverá a oferta de cursos nas áreas de tecnologia, indústria, serviços e meio ambiente”, comentou, o Chefe do Executivo, acrescentando que o campus do IFBA Itabuna é passo fundamental para a ampliação da rede pública de ensino técnico e superior consolidando a cidade como um polo de educação de excelência. “O IFBA é reconhecido nacionalmente pelos cursos técnicos e superiores de qualidade, diretamente alinhados com as demandas do mercado de trabalho”, afirmou.
De acordo com o Aviso de Licitação, o edital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia está disponível de a partir de hoje, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na Avenida Araújo Pinho, nº 39, Canela, - Salvador/BA ou nos endereços eletrônicos: https://www.gov.
Diretor técnico-médico do Hospital de Base participa de Aula Magna e recepciona novos internos da graduação em Medicina da Afya*
O diretor técnico-médico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), Paulo Medauar, participou da Aula Magna que marcou a recepção oficial dos novos internos do curso de graduação em Medicina da Afya – Faculdades de Ciências Médicas de Itabuna. O evento aconteceu na segunda-feira, dia 26.
Realizada no auditório da instituição de ensino superior, a solenidade também marcou o início do período de internato, uma etapa fundamental da formação médica, que terá o Hospital de Base como principal campo de estágio.
Na abertura do evento, o médico Paulo Medauar deu as boas-vindas aos estudantes e ressaltou a importância do internato para a consolidação do aprendizado prático, o fortalecimento da ética médica e o compromisso com uma assistência humanizada e de qualidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A presença dos alunos no internato é de extrema importância, considerando o Hospital de Base de Itabuna como referência para a formação prática, o desenvolvimento técnico e a vivência multiprofissional dos futuros médicos”, destacou.
O evento contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Roberto Pacheco Jr.; dos médicos Paulo Medauar Reis, coordenador do CTI I; Danilo Caires, coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral; Fernando Romero, médico infectologista e um dos preceptores da Residência Médica em Clínica.
Também estiveram presentes, a coordenadora-geral de Enfermagem do HBLEM, enfermeira Karina Cerqueira e a secretária da Comissão de Residência Médica (COREME) HBLEM , Paula Mendes, a coordenadora da Residência Médica e da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Afya Itabuna, Mércia Margotto e Avner de Almeida Silva, coordenador do curso de Medicina da Afya Itabuna.
No evento, o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., destacou a relevância do Hospital de Base como instituição pública municipal de saúde para a formação dos internos. “Vocês terão a oportunidade de vivenciar a rotina de um hospital de referência, um dos maiores do interior do estado da Bahia, com uma grande diversidade de casos”, afirmou .
Ao todo, 101 alunos da graduação ingressaram no internato, que terá duração de três meses. A turma será dividida entre as áreas de urgência e emergência, clínica médica e cirurgia geral.
A recepção aos novos internos reforça o papel do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães como hospital-escola comprometido com a formação de profissionais qualificados, éticos e preparados para os desafios da saúde pública, além de fortalecer a parceria institucional com a Afya na construção de uma medicina cada vez mais humana e resolutiva.- Secom.
Mais informações: Itabuna.Ba.Gov.Br


.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário