O Carnaval Antecipado de I
O prefeito Augusto Castro (PSD) considera o evento um sucesso. “Itabuna estava esperando pela volta da festa, e a Prefeitura criou as condições para fazer o maior Carnaval Antecipado do Brasil”. Ele citou o apoio e suporte do Ministério do Turismo e do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo, e da iniciativa privada, para a realização da festa.
Na primeira noite de folia, na quinta-feira, 22, Léo Santana, Cláudia Leitte, Pedro Sampaio e O Kanalha agitaram a multidão no Circuito. Na sexta-feira, 23, foi a vez de Bell Marques sacudir a Beira-Rio. A segunda noite teve ainda Igor Kannário, Xanddy Harmonia, Fantasmão, Araketu e Timbalada.
A BÊNÇÃO, DURVALINO
Tomate foi responsável por um dos momentos mais marcantes do Carnaval de Itabuna. Atração da terceira noite, já na madrugada de domingo, dia 24, reverenciou a obra e a trajetória de Durval Lelys, quando os trios dos dois artistas se encontraram no Circuito Sabará.
“Durval, por favor, só me dê a bênção e a permissão para fazer um negócio aqui, uma homenagem para você. Para mim, é uma das músicas mais carnavalescas do mundo, e foi você que fez. Posso fazer? Aliás, não. Vamos fazer eu e você”, disse Tomate, antes de levar o público ao delírio com a música Quebra Aê, hit dos tempos de Durval na banda Asa de Águia.
Já na noite de domingo e na madrugada desta segunda-feira, 26, o Carnaval Antecipado de Itabuna chegou ao fim com apresentações de Rubynho, Jau, Thiago Aquino, Guig Guetto, Vinna Calmon e muito mais. A convite de Tony Salles, o prefeito Augusto Castro se uniu ao cantor no meio da multidão. Ao todo, 43 atrações desfilaram no Circuito Sabará, além da Torre de DJs, inovação aprovada pelo público.
Pela estimativa da Polícia Militar, as quatro noites de festa levaram quase 400 mil pessoas às Avenidas Mário Padre e Aziz Maron. O evento também deu oportunidade de renda extra a 600 vendedores ambulantes e aqueceu a cadeia produtiva de segmentos ligados direta e indiretamente às grandes festas.
“Além de promover um momento de alegria para milhares de itabunenses e visitantes, com a parceria dos governos Jerônimo e Lula, Também tivemos uma festa sem registro de incidentes graves. Itabuna fez o Carnaval da Paz”, concluiu o prefeito Augusto Castro (PSD).
Testagem das ISTs durante o Carnaval
Durante o Carnaval Antecipado de Itabuna 2026, o Governo do Estado da Bahia, por meio do programa Fique Sabendo, da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de prevenção, diagnóstico e enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), garantindo acesso ampliado à testagem rápida para a população.
No período de 22 a 25 de janeiro, a iniciativa, coordenada pela SOPE/Vigilância, realizou 1.127 atendimentos, com a aplicação de 4.323 exames, reforçando o compromisso do Estado com a promoção da saúde pública em grandes eventos.
Os dados apontam a identificação de casos positivos para ISTs, permitindo o encaminhamento imediato para acompanhamento e tratamento na rede de saúde. Foram registrados 3 casos de HIV, 71 de sífilis, 3 de hepatite B e 4 de hepatite C, evidenciando a importância da testagem precoce como estratégia fundamental de controle e prevenção.
Além da testagem, o programa Fique Sabendo também atuou com orientação, distribuição de preservativos e educação em saúde, fortalecendo a prevenção combinada durante o período festivo.
A Secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes, a atuação do Governo do Estado durante o Carnaval de Itabuna reafirma a importância de políticas públicas integradas, que unem prevenção, cuidado e acesso à Saúde. SECOM.
Mais informações; Itabuna.ba.gov.br

.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário