TRADIÇÃO, FÉ E INVESTIMENTOS QUE TRANSFORMAM VIDAS
á 109 anos, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna faz da saúde uma verdadeira missão. Uma história construída com fé, compromisso social e inovação, que transformou a instituição em uma das mais importantes referências hospitalares do interior do Nordeste e um verdadeiro patrimônio do Sul da Bahia.
Pioneira na realização de procedimentos de alta complexidade como a implantação do menor marca-passo do mundo e referência regional em oncologia e cardiologia, a Santa Casa chega a mais um aniversário reafirmando seu papel essencial no cuidado com a vida, especialmente da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para manter um atendimento cada vez mais humanizado, seguro e resolutivo, a instituição vem promovendo um amplo processo de modernização, com investimentos em tecnologia de ponta, requalificação de leitos e melhoria da infraestrutura hospitalar nos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho.
As comemorações pelos 109 anos foram marcadas por uma missa em Ação de Graças, celebrada pelo bispo da Diocese de Itabuna, Dom Jailton de Oliveira Lino, na Capela do Hospital Manoel Novaes, seguida da apresentação de um balanço das principais ações realizadas nos últimos meses.
Um dos momentos mais simbólicos da celebração foi a entrega da requalificação da Maternidade 100% SUS do Hospital Manoel Novaes, que passa a se chamar Maternidade Doutor Álvaro Sidney Andrade Brito. Com 22 leitos reformados, a unidade representa um sonho coletivo que começou a ser desenhado no início do ano passado e ganhou forma graças à união da comunidade, funcionários, parceiros e amigos da instituição.
As obras foram viabilizadas com recursos da Campanha Amigos da Santa, especialmente por meio do Arraiá da Misericórdia, realizado em 2025, além de aporte direto da Santa Casa. A requalificação contemplou revisão das redes elétrica e hidráulica, novo forro, pintura, substituição de portas e instalação da central de ar-condicionado, garantindo mais conforto e dignidade para mães, bebês e profissionais de saúde.
Esses avanços só têm sido possíveis graças à união de esforços da comunidade, dos parceiros institucionais, do poder público e da própria Santa Casa, que, com recursos próprios e gestão responsável, vem conseguindo manter investimentos contínuos em obras, equipamentos e modernização do complexo hospitalar. Essa soma de forças reafirma o papel da instituição como patrimônio do Sul da Bahia e demonstra que, quando a sociedade caminha junto, é possível transformar realidades e salvar vidas”, afirmou o provedor Francisco Valdece.
Atualmente, cerca de 90% dos pacientes atendidos no Hospital Manoel Novaes são usuários do SUS. Além da Maternidade, a instituição já havia entregue, no ano passado, a requalificação dos leitos SUS da Pediatria, com melhorias estruturais, troca de mobiliário e implantação de central de ar-condicionado.
No Hospital Calixto Midlej Filho, os investimentos também avançam. Já foram entregues a 3ª Unidade de Pronto Atendimento e a Unidade de Hemodiálise requalificada. Nos próximos dias será inaugurada a requalificação do Pavilhão Francisco Ferreira, com 43 leitos 100% SUS, depois de uma ampla intervenção que incluiu troca de telhado, substituição das redes elétrica e hidráulica, novo piso, forro, pintura e implantação de climatização central.
Outras importantes conquistas recentes incluem a implantação do Centro de Serviços Compartilhados da Santa Casa, no prédio administrativo; a aquisição de uma centrífuga refrigerada para o Banco de Sangue; e a modernização do parque tecnológico com a compra de um tomógrafo Lightning 80 da Canon, equipamento de última geração com 80 canais, que garante exames mais rápidos e precisos.
A celebração dos 109 anos reuniu funcionários, médicos, membros da Provedoria, ex-provedores, autoridades civis e religiosas, reafirmando o elo histórico da Santa Casa com a comunidade regional e seu papel estratégico na rede de saúde do Sul da Bahia.
Mais do que números e obras, os 109 anos da Santa Casa de Itabuna celebram uma trajetória marcada por solidariedade, inovação e cuidado com a vida, um legado que segue firme, renovando a cada geração.
O HOMENAGEADO
O médico Álvaro Sidney Andrade Brito, que dá nome à Maternidade SUS, é especialista em obstetrícia e ginecologia. Nascido em Almadina, em 18 de outubro de 1950, é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com pós-graduação pelo Hospital da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Atuou como diretor médico e foi chefe do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Manoel Novaes, deixando uma contribuição marcante para a saúde materno-infantil da região.
Ascom.

.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário