54ª reunião extraordinária do Conselho de Autoridade Portuária discute pautas que impactam Ilhéus
Durante a assembleia, ocorreu a posse do representante do governo municipal, no Conselho de Autoridade Portuária
No dia 19 de janeiro, foi realizada a 54ª reunião extraordinária do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), na sede da Administração do Porto de Ilhéus, reunindo representantes de órgãos federais, entidades portuárias, trabalhadores e servidores do município para discutir pautas estratégicas relacionadas às ações e à operação do porto, que impactam o desenvolvimento de Ilhéus.
Durante o encontro, foram apresentados dados sobre as movimentações de cargas realizadas ao longo de 2025, além de um comparativo entre os volumes registrados em 2024 e 2025. A reunião também abordou as perspectivas de novos investimentos previstos para o porto neste ano, incluindo informações sobre obras em andamento e planejadas, como a implantação de novos portões complementares ao perímetro portuário.
Outro ponto discutido foi a atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), considerando as mudanças nas rotas de entrada e saída do porto em função das alterações nas vias do entorno. Também foram apresentadas as perspectivas para novas operações de carga previstas para 2026, bem como a situação atual da homologação da dragagem de manutenção e as perspectivas relacionadas à dragagem de aprofundamento.
Participaram da reunião os conselheiros Felipe Medeiros, presidente do CAP e representante da Secretaria Nacional dos Portos; João Alberto de Azevedo Bezerra, da Secretaria da Receita Federal; Gilberto Morais, gerente do Porto de Ilhéus; Guilherme Menezes, do Sindicato dos Operadores Portuários de Ilhéus; Libério Menezes Filho, da Associação de Comércio Exterior do Brasil; Cássio Santos de Carvalho, representante da classe dos trabalhadores portuários; Geraldo Cavalcante, Presidente do Sindicato dos Estivadores; e Cristiano Carvalho, Secretário Municipal de Gestão.
Um dos destaques da reunião foi a posse do representante do governo municipal, como conselheiro, no Conselho de Autoridade Portuária, marcando o retorno da participação direta da Prefeitura de Ilhéus no CAP após muitos anos.
A presença do município no conselho fortalece o diálogo institucional e amplia a participação de Ilhéus nas decisões estratégicas relacionadas ao funcionamento e ao futuro do porto, elemento fundamental para a economia.
Alto do Basílio recebe serviços de roçagem e capinagemPrefeitura de Ilhéus segue promovendo a limpeza dos bairros da cidade
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou nesta quinta-feira (29), os serviços de roçagem e capinagem no Alto do Basílio, como parte das ações de manutenção dos bairros da cidade.
A ação incluiu a remoção da vegetação em excesso e a limpeza das áreas atendidas, contribuindo para a melhoria da circulação de pessoas e para a conservação de espaços comuns da localidade. Além disso, auxilia na redução de pontos de acúmulo de resíduos, proporcionando um ambiente mais limpo.
A Prefeitura de Ilhéus segue atuando na limpeza de diferentes localidades do município, promovendo um ambiente equilibrado para o convívio dos munícipes.
Ilhéus celebra Dia de Iemanjá com festejos em três pontos da cidadeEvento é a maior manifestação pública do candomblé no estado e mantém viva a tradição religiosa e cultural da Bahia
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo, realiza, nesta segunda-feira (2), a tradicional celebração do Dia de Iemanjá. A programação acontece na Litorânea Norte (Malhado), na Praia da Maramata (Nova Brasília) e na Praia do Cristo (Centro).
A festa é reconhecida como a maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia e um dos eventos populares mais expressivos do estado.
Em Ilhéus, as atividades são organizadas pelos povos de terreiro, entre eles o Ilê Axé Ballomi e o Terreiro de Luando. O objetivo é assegurar o respeito à liberdade de culto e preservar a memória histórica e cultural da região.
Cronograma das celebraçõesAbaixo, os horários e atividades programadas para cada localidade:
Litorânea Norte (Malhado) Organização: Ylê Axé Ballomi
05h: Alvorada;
09h: Xirê e banhos de cheiro, pipoca e milho branco;
14h30: Procissão marítima.
Praia da Maramata (Nova Brasília) Organização: Terreiro de Luando
05h: Alvorada de fogos;07h30: Café da manhã (no terreiro);
09h: Xirê com as baianas, banhos de cheiro e de pipoca;
14h30: Saída do cortejo.
Praia do Cristo (Centro)
06h: Alvorada de fogos;
06h30: Xirê povos da rua;
07h: Abertura e saudações aos povos de terreiro;
08h: Xirê e louvor a Iemanjá;09h: Banho de cheiro e flor;
12h: Almoço;
14h: Cortejo de oferenda;
14h30: Entrega das oferendas em alto mar;
15h30: Roda de agradecimentos;
16h: Show com a Banda Guig Ghetto.
As festividades reforçam a identidade cultural de Ilhéus e promovem a união entre as comunidades religiosas e o público em geral.
Procon de Ilhéus alerta que cardápio com “preço a consultar” em barracas de praia é ilegal
_A ausência de preços visíveis pode resultar em penalidades administrativas_
A Prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon, alerta comerciantes e consumidores sobre a ilegalidade do uso da expressão “preço a consultar” em cardápios das barracas de praia instaladas na orla do município. A prática fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pode resultar em penalidades administrativas.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o preço é uma informação obrigatória e deve estar clara, visível e acessível ao consumidor antes do consumo. A omissão dessa informação viola os artigos 6º, inciso III, e 31 do CDC. Na prática, isso significa que o consumidor não é obrigado a perguntar o preço, que o valor não pode ser informado apenas no momento da cobrança e que não pode haver variação de preços conforme o perfil do cliente.
"Ilhéus é um dos principais destinos turísticos do sul da Bahia, e a falta de transparência nos preços gera insegurança aos visitantes, assim como aos moradores, prejudicando comerciantes que atuam corretamente mantendo seus cardápios claros", reforça o diretor do Procon, Wagner Ayres.
As barracas de praia que insistirem na omissão de preços estão sujeitos à notificação, auto de infração, aplicação de multas administrativas, determinação de adequação imediata do cardápio e outras sanções previstas na legislação consumerista.
Moradores e turistas que identificarem cardápios sem preços ou com a expressão “a consultar” podem registrar denúncia junto ao Procon de Ilhéus. Para facilitar a apuração, o órgão orienta que sejam informados o nome e a localização da barraca, foto do cardápio, data, horário e, se houver, comprovante de consumo.
Os canais de atendimento do Procon de Ilhéus são: WhatsApp (73) 99960-6385; E-mail procon@ilheus.ba.gov.br; Instagram @proconilheus; ou presencialmente no endereço Avenida Canavieiras, nº 454, bairro Teresópolis.
A Prefeitura de Ilhéus reforça que denunciar é um ato de cidadania e que a fiscalização e a informação são instrumentos essenciais para proteger os consumidores e valorizar o comércio responsável.
Mais agilidade: SUTRAM Ilhéus lança autoatendimento completo via WhatsApp
Cidadãos agora podem resolver pendências de trânsito, recorrer de multas e solicitar credenciais sem sair de casa
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (SUTRAM), modernizou o atendimento ao cidadão com o lançamento de um canal de autoatendimento via WhatsApp. A iniciativa tem como objetivo desburocratizar os serviços, evitar filas e facilitar o acesso da população às demandas relacionadas ao trânsito no município.
Através do número (73) 92000-2870, a população tem acesso a um menu interativo que coloca os principais serviços de trânsito na palma da mão. A ferramenta funciona 24 horas por dia para consultas automáticas, agilizando processos que antes exigiam deslocamento físico.
Entre os serviços disponíveis estão a consulta de multas, emissão de segunda via de autuações e verificação de resultados de julgamentos. O sistema também possibilita a indicação de infrator, com a transferência de pontuação, além da apresentação de defesa prévia e recursos na JARI diretamente pelo app.
O canal ainda oferece a solicitação de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, consulta de licenciamento e IPVA, além de canal direto para reportar ocorrências no trânsito, disponível 24 horas.
Para utilizar o serviço, basta salvar o número (73) 92000-2870 na agenda do celular e enviar "Oi" no WhatsApp. O menu de opções é exibido automaticamente, facilitando o acesso rápido aos serviços.sUCOM.









Nenhum comentário:
Postar um comentário