sábado, 22 de agosto de 2020

Flamengo recebe Isla, que assina contrato até dezembro de 2020

Flamengo recebe Isla: lateral chileno assinou contrato até dezembro de 2022
Mauricio Isla, novo lateral do Flamengo, desembarcou no início da manhã deste sábado (22) no Rio de Janeiro. O chileno de 32 anos chegou ao lado de sua esposa, Gala, e de sua filha, Luz, além do vice-presidente de futebol, Marcos Braz. O jogador assinou contrato com o Rubro-negro até dezembro de 2022 e vestirá a camisa 44 da equipe rubro-negra.

“Estou muito feliz de chegar a um grande clube do Brasil, como é o Flamengo, que conquistou tantos títulos recentemente. É uma emoção estar num clube enorme, com grandes jogadores e que tem tanta história. Conheço o treinador e sei que trabalhou muitos anos com Guardiola. Temos que dar tempo para se implementar o estilo de jogo que ele deseja”, afirmou Isla.

O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, também falou sobre a negociação com o novo lateral-direito rubro-negro.

“Chegamos na Europa na segunda-feira. Está todo mundo muito cansado, mas deu tudo certo. Jogador bastante conhecido, que disputou duas Copas do Mundo. Estamos muito satisfeitos. Ele tem uma trajetória linda no futebol. Esperamos que tenha sucesso no Flamengo e que continuemos ganhando tudo no próximo ano. Quero fazer um agradecimento ao departamento jurídico do clube pelo trabalho incansável, em especial ao Dr. André Galdeano”, disse o dirigente.

Do - jornaldamidia.com.br

Tubulação rompe em barragem no Ceará e 2 mil pessoas são evacuadas de casa

 Moradores são retirados das casas à beira da barragem como medida preventiva

Tubulação rompe em barragem no Ceará e 2 mil pessoas são evacuadas de casa

Do - Diário do PoderNa madrugada deste sábado (22), os moradores do entorno da barragem do município de Jati, no Ceará, começaram a ser evacuados de suas casas, após o rompimento de uma tubulação do sistema hídrico. O incidente  ocorreu ontem (21) e não teve gravidade, a retirada das famílias é uma medida preventiva para o monitoramento de possíveis falhas da rede.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) emitiu nota para confirmar o acidente e explicou que a evacuação ocorreu por dificuldades técnicas para identificar o problema, dada a escassa iluminação no momento do vazamento.

Segundo a nota, “o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, estão em deslocamento neste momento para acompanhar de perto a situação na barragem”. O MDR também afirmou que especialistas em segurança de barragens também estão a caminho de Jati acompanhados da equipe da Defesa Civil Nacional.

A ruptura de um conduto da rede ocorreu no dia seguinte ao acionamento da comporta que libera o fluxo das águas do rio São Francisco. A barragem foi inaugurada no dia 26 junho em cerimônia que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

No Nordeste pela 3ª vez em um mês, presidente destaca união com parlamento

 Bolsonaro exalta ‘time com sócios’ no Congresso, ao entregar casas e ações no RN

Bolsonaro exalta ‘time com sócios’ no Congresso, ao entregar casas e ações no RN

O presidente Jair Bolsonaro voltou ao Nordeste pela terceira vez em menos de um mês, nesta sexta-feira (21), para entregar 300 apartamentos, 23 sistemas dessalinizadores, títulos e crédito para sertanejos do Rio Grande do Norte. Em mais uma recepção calorosa de seus apoiadores nordestinos, em Mossoró e em Ipanguaçu, o presidente exaltou em seu discurso o “time com sócios” que disse ter no Congresso Nacional, para ajudar a atingir seus objetivos.

“Prezados amigos do Rio Grande do Norte, é uma satisfação voltar aqui. Vê-los dessa forma, felizes e acreditando no nosso Brasil. Podem ter certeza, com o time que nós temos, com os nossos sócios, no bom sentido, no Parlamento brasileiro, nós atingiremos os nossos objetivos”, disse o presidente, em Mossoró (RN), um dia após vencer na Câmara dos Deputados a batalha pelo veto ao reajuste de servidores que inviabilizaria seu governo, em meio à pandemia.

A fala foi feita após o presidente agradecer a Deus pela missão de conduzir os destinos do Brasil e também à grande parte do Congresso Nacional, ao citar “valorosos parlamentares” que o acompanhavam na visita ao Rio Grande do Norte. E ressaltou o apoio recebido dos parlamentares, para concretizar o sonho das entregas de ações de seu governo.

Além dos 300 apartamentos entregues para beneficiar mais de 1,2 mil mossoroenses, após investimento de R$ 18,3 milhões em recursos federais, o presidente autorizou o início de obras para a construção de uma adutora e um reservatório e a recuperação de estradas vicinais. Jair Bolsonaro ainda fez entrega simbólica de 23 sistemas dessalinizadores do Programa Água Doce, anunciou a de ampliação de crédito para a carcinicultura, entregou  títulos de domínio para 1.060 famílias de agricultores assentados de 13 municípios. E famílias beneficiárias da reforma agrária tiveram emitidos 750 contratos de crédito.

Veja como o presidente foi recebido:

Energia da recepção

O presidente Bolsonaro voltou a descumprir o uso obrigatório de máscara de proteção e a causar aglomerações. E agradeceu pela energia da recepção da multidão de apoiadores que contrariaram medidas sanitárias contra a proliferação da covid-19, que matou mais de 112 mil brasileiros em cinco meses.

“O que mais eu poderia dizer em um momento como esse, a esse povo a qual nós devemos lealdade? Meu muito obrigado. Não tem preço a recepção que vocês nos fornecem. Isso é energia para que continuemos a trilhar o caminho do desenvolvimento”, disse o presidente em seu discurso.

A visita presidencial ao RN foi acompanhada pelos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; das Comunicações, Fábio Faria; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Preço da Hora Bahia já tem 5,1 mil usuários em Itabuna


 App permite pesquisa de preços de mais de 500 mil produtos em todo o estado com base nas informações das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).


Com 283,8 mil usuários conquistados em quatro meses, o aplicativo Preço da Hora Bahia, que permite ao consumidor baiano pesquisar preços de todos os mais de meio milhão de produtos comercializados em todo o estado com base nas informações das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), registra em Itabuna 5,1 mil adesões, o quinto maior número no interior do Estado.

O app segue sendo mais utilizado em Salvador e nas grandes cidades do estado, mas agora as maiores taxas de crescimento têm ocorrido em municípios de médio e pequeno porte. As cinco maiores taxas na última semana ocorreram em Itaberaba (4%), Santo Estêvão (3,6%), Queimadas (3,3%), Dias d’Ávila (3,2%) e Valença (2,8%).


No momento, 20 municípios respondem por 90% dos usuários do aplicativo, disponível nas lojas virtuais para celulares equipados com sistemas Android e iOS e ainda no site precodahora.ba.gov.br. A capital tem mais da metade do total de usuários: 157,8 mil, mas o interior avança e já soma 126 mil. Depois de Salvador está Feira de Santana, com 20,5 mil usuários, seguido por Lauro de Freitas (13,5 mil). Na sequência vêm Camaçari (10,4 mil), Vitória da Conquista (5,9 mil), Itabuna, Santo Antônio de Jesus (4,5 mil), Ilhéus (4,1 mil), Alagoinhas (3,9 mil) e Jequié (2,9 mil).

O ranking traz ainda Porto Seguro (2,9 mil), Teixeira de Freitas (2,8 mil), Simões Filho (2,7 mil), Barreiras (2,6 mil), Cruz das Almas (2,4 mil), Candeias (2,2 mil), Dias d’Ávila (2 mil), Paulo Afonso (1,9 mil), Eunápolis (1,6 mil) e Juazeiro (1,5 mil). “O Preço da Hora Bahia traz os preços de produtos comercializados em cada um dos 417 municípios, sem exceção, por isso é uma ferramenta útil para todos os baianos e como tal precisa chegar ao máximo possível de usuários”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Usuários elogiam

O aplicativo toma por base as informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-Ba. O usuário pode ver ainda na tela do app o dia e a hora de realização da última venda da mercadoria, além de telefone e rota para se chegar ao estabelecimento onde ela está à venda. É possível também acessar um gráfico com o histórico de preços do produto e cotar rapidamente listas de até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.

“As pessoas só precisam baixar e experimentar para conferir as vantagens do aplicativo”, resume o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt. Ele faz um apelo ao consumidor residente no interior baiano: “Se a sua cidade ainda não usa o Preço da Hora, vocês estão perdendo uma grande oportunidade de economizar. Seja o primeiro e baixe agora o Preço da Hora Bahia”.

A novidade tem dado o que falar nas redes sociais e nas caixas de comentários da Apple Store e do Google Play, bem como nas mensagens enviadas à Sefaz diretamente do aplicativo, onde já foram registradas mais de duas mil e quinhentas manifestações, a maioria em tom de aprovação. A usuária Karen Baracho lembrou que, neste momento de pandemia do novo coronavírus, o app “ajudou bastante” a saber em qual local comprar. “Excelente”, afirmou. Já sandjsilva comentou: “App indispensável para deixar ciente dos preços cobrados em diferentes setores. Muito bom”.

João Luiz Almeida Carletti foi na mesma linha: “Excelente app, gostei, agora tenho opções para escolher o melhor preço. Ótimo”. Outro usuário, Prócoro Silva, relacionou o app ao exercício da cidadania: “Esse aplicativo representa muito bem o cidadão baiano”. O Preço da Hora Bahia é um “serviço essencial” para Janilton Brt, e, para Nilton Oliveira, “Bom...e prático”. Mais emocional, Jaiane Orrico mostrou-se entusiasmada: “Amei! Era o que eu precisava”.

Entre as reações de usuários, a equipe do Preço da Hora Bahia registra até um vídeo anônimo que circula no WhatsApp de forma viral, recomendando o uso do aplicativo. Nele, um usuário mostra a ferramenta que acabou de baixar e ilustra com exemplos práticos como é a utilização do Preço da Hora Bahia.


Ascom / Sefaz-B

Tramita na Câmara amparo psicológico e assistência social em escolas


Começou a tramitar na Câmara de Itabuna o projeto que busca assegurar, nas escolas da rede municipal, a prestação dos serviços de psicologia e assistência social. Assinada pelo vereador Júnior Brandão (Rede Sustentabilidade) e comunicada na sessão de quarta-feira (19), a proposta justifica-se para adaptar o município à lei federal 13.935, aprovada em 2019, e está de acordo com a Lei Orgânica do Município (LOM).

Também teve início na Casa a tramitação do anteprojeto para instituir o Dia Municipal do Obreiro Aprovado. De autoria do edil Pastor Francisco Edes Batista (Republicanos), a proposta reconhece o papel das dezenas de
missionários que auxiliam os pastores na condução dos  cultos em igrejas evangélicas de Itabuna.
Novos pedidos de providências ao Executivo foram apresentados pelos vereadores na referida sessão: Ricardo Xavier (Cidadania) solicita serviço tapa-buracos na rua Hipólito da Costa, próximo ao número 102,
fundos do Mercado Meira, no centro da cidade. Outro pleito por ele trazido é a canalização de esgoto a céu aberto na rua José Bonifácio, bairro Santo Antônio. Júnior Brandão, por sua vez, solicita manutenção da iluminação pública nas ruas do logradouro conhecido como Tupinambá – área da antiga usina asfáltica).

Agradecimento e resposta
O edil Manoel Farias (Nel do Bar)/PTC aproveitou o momento para agradecer à equipe da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), na pessoa do presidente Jáder Guedes, pelos serviços que beneficiam
moradores do São Lourenço e bairros adjacentes. Já Manoel Júnior(PV), manifestou-se para responder com veemência a críticas que classifica como infundadas sobre o papel dos edis, dispostas em redes sociais. “Entre situação e oposição, as ideias divergem, mas em relação ao nosso compromisso com o mandato, não tenho
dificuldade nenhuma em expressar e dizer o que a gente sente. Não só na pandemia como em outras situações, a gente vem fazendo. Então, ficamos chateados quando as pessoas distorcem o verdadeiro papel do vereador”,
afirmou.

Ascom

‘Centrão’, choque de realidade e reação da sociedade salvaram o veto

 Votação de 316 votos mostrou força da base do governo e real tamanho da oposição com 165 votos

Justiça derruba decisão que determinou uso de máscara ao presidente

A manutenção do veto a reajustes para servidores públicos pelo placar de 316×165 votos mostrou a força do “centrão”, na base de apoio ao governo, e reafirma o tamanho real da oposição. Mas também mostrou a força da sociedade, que se manifestou rapidamente contra a decisão irresponsável de 42 senadores, na quarta (19), aplicando um “choque de realidade” na Câmara em relação ao esfolado pagador de impostos, que perdeu o emprego, a empresa ou teve salário e o faturamento reduzido. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Mantido o veto, os governadores e prefeitos não poderão fazer farra com o dinheiro da Saúde, mas eles se livraram da pressão de sindicalistas.

A pelegada, que vive de garimpar penduricalhos, enviou mensagem aos deputados alegando uma surrada mentira: o veto “prejudica o pequeno”.

A fala de Bolsonaro de que seria “impossível governar” e o alerta de Paulo Guedes sobre o impacto de R$130 bilhões foram fundamentais.

O duro editorial do Grupo Bandeirantes, apontando a irresponsabilidade do Senado, calou fundo e foi decisivo na decisão da Câmara pró-veto.

Centros de Referência retomam atendimentos presenciais a partir de setembro

Os Centros de Referência do Estado da Bahia retomarão, gradativamente, os atendimentos presenciais, cerca de cinco meses após a suspensão em virtude da pandemia de coronavírus. Durante o período, todos os atendimentos estavam acontecendo à distância, via teleconsulta.

“Durante a pandemia, nós tivemos que suspender o atendimento presencial nos Centros Estaduais de Referência, tanto em Salvador quanto em cidades do interior. Agora, que enfrentamos um momento de desaceleração no crescimento da pandemia, estamos reativando os Centros de Referência”, pontua o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A proposta envolve todas as unidades (Cepred, Creasi, Cedap e Cedeba), e algumas adequações já estão sendo executadas neste mês de agosto. A partir de setembro, 30% dos atendimentos serão realizados presencialmente e 70% via teleconsulta. Já em outubro, o percentual aumenta para 50% presencial e 50% teleconsulta.

“Para a retomada gradativa das atividades dos Centros de Referência, fizemos um novo treinamento de todos os profissionais, além do redimensionamento desde a sala de espera, com espaçamento entre as cadeiras, até os agendamentos, no sentido de continuar ofertando teleconsultas e atendimentos presenciais”, explica a subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim.

Todas as consultas, presenciais ou por teleatendimento, acontecerão com hora marcada. “Durante as marcações, serão realizados inquéritos epidemiológicos para averiguar a possível necessidade de atendimento presencial”, acrescenta a subsecretária.

Todos os servidores estaduais que estavam cedidos a hospitais de referência Covid-19, retornaram aos Centros, a fim de retomar as atividades que foram paralisadas. Nas unidades, o número de pessoas será reduzido, os profissionais atuarão com EPIs apropriados para atendimento clínico e os pacientes serão direcionados a seguir as medidas de prevenção contra infecção por Covid-19.


quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Bom senso prevalece e Câmara mantém veto a farra com dinheiro da pandemia

 Casa desfez a trapalhada do Senado, que votou pela derrubada do veto ontem

Bom senso prevalece e Câmara mantém veto a farra com dinheiro da pandemia

O bom senso prevaleceu e, por 316 votos a 165, a Câmara dos Deputados manteve o veto do presidente Jair Bolsonaro aos reajustes de servidores públicos até o fim de 2021.

Primeiro teste do novo líder do governo, Ricardo Barros (PP) teve atuação fundamental para garantir a expressiva votação.

Eram necessários 257 votos para manter o veto e os 316 superam inclusive o quórum qualificado de 308 para aprovar mudanças constitucionais.

Segundo cálculos do Ministério da Economia, a derrubada do veto poderia elevar os gastos com pessoal em cerca de R$ 130 bilhões no ano que deve ser de austeridade para ajudar na recuperação da economia dos efeitos da pandemia.

A liberalidade poderia abrir caminho para que governadores e prefeitos, em ano eleitoral, utilizassem os recursos federais de socorro para uma farra nacional de reajuste salários de servidores estaduais e municipais.

A confusão começou nesta quarta (19), com a derrubada irresponsável do veto pelos senadores, que não viram motivo para proibir os aumentos. Segundo os senadores Major Olímpio e Izalci, a derrubada do veto não obrigava o aumento dos gastos, “apenas permitia”.

Aumento das testagens justifica aumento dos casos da COVID-19 em Itabuna

Hotel Pousada Executiva Itabuna - Itabuna, Bahia, Brasil

O aumento sucessivo dos casos confirmados da COVID-19 em Itabuna se deve, principalmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ao aumento da aplicação dos testes para detecção da doença na cidade. O avanço natural do novo coronavírus ocorre, mas em paralelo, o município ampliou expressivamente as testagens, seja através de Drive Thru com a população em geral, em supermercados, farmácias, escolas, profissionais de saúde, entre os servidores públicos do município, entre outros.


Em 14 escolas da Rede Estadual em Itabuna, por exemplo, o trabalho tem sido realizado em parceria com o Governo da Bahia, que disponibilizou os testes, para ser aplicado pela Vigilância Epidemiológica do Município nos estudantes, professores e funcionários. O trabalho que faz parte do protocolo de ação para o retorno às aulas, mesmo sem data prevista, está na fase final. Até o momento 12.011 pessoas da comunidade escolar foram submetidas ao teste.

Já sobre o Drive Thru, ação realizada pela Vigilância Epidemiológica três vezes por semana - quarta, sexta e domingo -, no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Doria, é feita por meio de agendamento, a notificação pode ser feita através dos telefones (73) 9 8109-7642 / 9 8119-5886 / 9 811-7596 / 9 8118-0345 / 9 8114- 3065 / 98119-6702 / 98123-8664. É importante ressaltar que a população não descuide de sua proteção para evitar necessidade de atendimento.

Usar máscara facial, higienizar corretamente as mãos e objetos pessoais que porventura possam estar contaminados, além de evitar estar em ambientes com aglomerações de pessoas são algumas das ações. De acordo com o mais recente boletim da Vigilância Epidemiológica de Itabuna, divulgado na noite de ontem (19), o município teve até o momento 8.257 casos confirmados, sendo que destes, 4.394 estão ativos. ascom

Prefeitura de Itabuna inicia pagamento dos salários de Agosto

Bahia Notícias / Notícia / Fernando Gomes confirma reabertura do ...
 Prefeito Fernando Gomes

        

A Prefeitura Municipal de Itabuna iniciou nesta quinta-feira (20), o pagamento do salário referente ao mês de agosto dos servidores públicos municipais. A previsão é que até o fim do mês todos os servidores recebam seus salários. As secretarias de saúde e educação, que recebem verbas federais e possuem fundos próprios, devem iniciar seus pagamentos na virada do mês. 

        A exemplo do mês de julho, em agosto a Prefeitura de Itabuna inicia o pagamento dos salários de modo antecipado, impulsionando a economia municipal, e fortalecendo o comércio e empresas locais, que foram afetados pela grave crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. ascom

Campanha de vacinação contra o Sarampo segue até 31 de agosto em Itabuna

Secretaria da Saúde alerta para baixa procura da vacina contra ...
A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna segue realizando, nos postos e unidades de saúde, a Vacinação contra o Sarampo. A campanha que visa imunizar adultos de 20 a 49 anos, vai até o dia 31 de agosto. De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, enfermeira Camila Brito, todos os adultos do grupo indicado devem ser vacinados, mesmo que tenham recebido a vacina anteriormente.
Considerada uma doença grave e de alta transmissibilidade, o Sarampo pode ser disseminado por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar, sem que ocorra, necessariamente, o contato direto, uma vez que o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde segue reforçando a importância do comparecimento das pessoas.

Segundo a coordenadora da imunização, Camila Brito, “os postos e unidades de saúde do município estão abastecidos com a vacina contra o Sarampo e à espera das pessoas que tem entre 20 e 49 anos e ainda não tomaram a vacina”. ascom

PSL amplia frente de apoio à pré-candidatura de Son Gomes

 

 A pré-candidatura de Son Gomes, do Republicanos, para a prefeitura de Itabuna, conquista um importante reforço ontem(19), com o apoio anunciado por lideranças do PSL em Itabuna e na região Sul da Bahia. O anúncio foi feito pelo presidente do diretório municipal do partido, Binho Shalon, durante encontro realizado no centro de convenções do Itabuna Palace Hotel, com a presença de pré-candidatos do PSL à Câmara Municipal, num  evento que teve a participação de representantes do PMN, Solidariedade e PTC que vão integrar uma grande frente juntamente com o Republicanos para disputa da sucessão municipal.

Son Gomes lembrou que está será uma campanha diferente em decorrência da pandemia e do isolamento social. Anunciou ainda, que a principal estratégia da sua pré-candidatura está lastreada no diálogo com lideranças dos diversos partidos e figuras  representativas da sociedade civil organizada visando a construção de um projeto para Itabuna; “neste processo vínhamos dialogando com Binho Shalon e ouvindo propostas do seu partido para a nossa cidade”.

O pré-candidato do Repúblicanos destacou a importância da construção de uma grande aliança  e que pode marcar o início de uma arrancada vitoriosa; “Embora seja filho de um político, meu pai foi deputado estadual por três mandatos, nunca pensei em disputar a prefeitura de Itabuna, pois,  ao assumir a Secretaria de Administração foquei a atenção em organizar a prefeitura, estruturando a gestão para iniciar no segundo ano, mesmo com recursos limitados e escassos, o trabalho na recuperação de 23 bairros’. Acredita que este esforço o credenciou para a disputa da sucessão municipal.

Para Son Gomes, o momento é de crise, gerada por uma pandemia sem precedentes neste século e por isso a caminhada será difícil, “mas, vamos caminhar juntos, com segurança, porque acreditamos num projeto para construção de uma cidade mais justa e mais humana.  Sou um homem simples, trabalhador comprometido com o futuro e empenhado nesta parceria que agora se inicia através do diálogo e do respeito recíprocos.”

Para o presidente do PSL em Itabuna, Binho Shalon  o encontro serviu como um preparativo para a convenção do partido e para marcar o início de uma caminhada, que por certo será uma trajetória vitoriosa para Itabuna e sua gente.

O presidente do Repúblicanos, José Trindade, o partido vem construindo ao longo do tempo uma série de conversações e propostas com diversas agremiações a exemplo do PMN, Solidariedade e PTC visando a construção de uma frente que se amplia agora, com o apoio do PSL, um dos partidos mais representativos do país e que vai fortalecer uma coligação, que cresce e se consolida através do diálogo e da ação política a partir de propostas para o futuro.

Por Kleber Torres

Bahia terá complexo eólico de R$ 1,3 bilhão em investimentos para gerar 322 Megawatts

 

A AES Tietê iniciou um trabalho de diagnóstico social da região para identificar as potencialidades da comunidade e os desafios locais
(Foto: Divulgação/AES Tietê)

Do - jornaldamidia.com - O nordeste da Bahia vai ganhar o primeiro complexo eólico da região, que ficará localizado nos municípios de Tucano, Araci e Biritinga. A estimativa é que a AES Tietê invista R$ 1,3 bilhão na primeira fase de construção dos parques, que terão capacidade instalada de

322 Megawatts

(MW). Estima-se que todas as etapas da obra gerem até 500 empregos, aproveitando em parte a mão de obra local.

Além do pioneirismo na região, de acordo com a empresa, o parque terá as maiores turbinas já instaladas no país em potência e tamanho. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), tem apoiado institucionalmente a implantação do empreendimento.

“A Bahia já se consolidou como a terra dos bons ventos. Saber que passaremos a produzir energia a partir da fonte eólica onde até então nem poderíamos imaginar que seria possível, é uma grata surpresa. Teremos novos municípios beneficiados pela força das energias renováveis. A SDE desempenha um papel de articulador com objetivo de melhorar os processos autorizativos que impactam no prazo e até na viabilidade dos empreendimentos eólicos”, afirma o vice-governador João Leão, secretário da pasta.

Segundo a AES Tietê, a primeira etapa das obras do Complexo Eólico Tucano será composta por 52 turbinas, que serão fornecidas pela Siemens Gamesa, cuja unidade produtiva fica no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As turbinas serão instaladas em torres de aço de 115 metros de altura e terão pás de mais de 80 metros de comprimento, formando uma circunferência de 170 metros de diâmetro.

A estimativa é que as obras da primeira fase sejam iniciadas a partir de outubro, após parecer do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e emissão das licenças ambientais emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Diagnóstico social

A segunda fase do projeto, embora ainda sem prazo para o início nem estimativa de custos, terá capacidade instalada de 258 MW, totalizando 580 MW em todo o parque. A AES Tietê iniciou um trabalho de diagnóstico social da região para identificar as potencialidades da comunidade e os desafios locais. Com esses dados, a companhia planejará iniciativas de desenvolvimento social a serem implementadas nos municípios do entorno do complexo eólico, alinhadas com as diretrizes de Sustentabilidade e de Investimento Social Privado.

“Estamos ansiosos para iniciar a construção do Parque Eólico de Tucano, que abrirá uma nova fronteira para a geração eólica na Bahia e contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca o diretor de Engenharia e Construção da AES Tietê, Rodrigo D’Elia.

Alto Sertão II

A AES Tietê é responsável pela operação do Complexo Eólico Alto Sertão II, localizado nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, também na Bahia. No local, a empresa emprega nove colaboradores e outros 70 prestadores de serviço.

Os parques, com 230 torres eólicas, têm capacidade instalada para gerar 386,1 MW de energia, contratada por 20 anos, por meio do leilão de energia de reserva e leilão de energia nova realizados em 2010 e 2011, cujos contratos expiram em 2033 e 2035, respectivamente.

Energia eólica na Bahia

De acordo com o Informe de Energia Eólica da SDE, a Bahia liderou nacionalmente, com 32,4%, a geração de energia eólica no primeiro semestre de 2020. No mesmo período, a fonte produzida pelos ventos foi responsável por 48,2% da matriz de geração do estado. Os 172 parques em operação, espalhados por 20 municípios, têm 4,2 Gigawatts (GW) de capacidade instalada.

Desde 2012, o montante investido nos parques em atividade ultrapassa os R$ 16,5 bilhões e foram gerados mais de 45,9 mil empregos diretos na fase de construção desses parques. Os 123 novos parques contratados, que entram em operação até 2025, terão capacidade instalada de 3,5 GW e vão gerar 53 mil empregos. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também na Bahia.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...