sábado, 11 de dezembro de 2021

Câmara de Itabuna autoriza repasse para servidores da saúde

 Sob o olhar atento de sindicalistas e servidores municipais, o Plenário da Câmara de Itabuna autorizou na quarta, 8/12 o repasse da verba enviada pelo Ministério da Saúde para Agentes Comunitários de Saúde e a Agentes de Combate às Endemias (ACS/ACE). O incentivo de R$ 1.550 por servidor beneficiará os agentes em efetiva atividade no campo.

Conforme o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), metade dos recursos será destinada para aquisição de fardamento (camisas, calça, sapato, protetor solar, guarda-chuva e recipiente para água) e outra parte, em dinheiro, será depositada na conta dos servidores após a comprovação da compra do fardamento.

Apenas em 2021, já é a quarta vitória que os ACS/ACE alcançam com apoio direto dos vereadores de Itabuna. Anteriormente, a Câmara aprovou a implantação do piso nacional das duas categorias em Itabuna e, em seguida, a revisão do vencimento básico para reposição de perdas inflacionárias; por fim, a Casa votou favorável ao reajuste do ticket alimentação.

Fotos: Pedro Augusto 

 

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura mobiliza secretarias e órgãos para dar assistência às vítimas das chuvas

Prefeito Augusto Castro visita áreas de riscos em Itabuna 

A Prefeitura de Itabuna está mobilizada para dar assistência às vítimas das chuvas das últimas horas, por meio das secretarias de Segurança e Ordem Pública (Sesop), Promoção Social e Combate à Pobreza (Spscp), Saúde, Gestão e Inovação, Transportes e Trânsito, Infraestrutura e Urbanismo, Governo e Relações Institucionais e Comunicação. Até agora, os pontos mais críticos em decorrência da cheia do Rio Cachoeira estão na Rua de Palha e Bananeira, na zona oeste, e Vila da Paz, na zona leste, e no São Roque, por conta do Rio Água Branca.

Nas últimas 48 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Itabuna teve índices de chuvas variando entre 28 milímetros, na estação hidrológica da Ponte Lacerda, de acesso ao São Caetano, a 85,59 e  79,87, no Centro e Bairro São Caetano, respectivamente. Já em Nova Ferradas, o índice alcançou 60,2 milímetros.

Na cidade, há ainda situação risco em áreas de encostas na Avenida Juracy Magalhães, no Alto Maron, bairros Maria Pinheiro e Castália. “A Defesa Civil vistoriou nas últimas horas todas as áreas em que há algum risco. Essa ação é rotineira, mas intensificada nos períodos chuvosos”, disse a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, na reunião de emergência na tarde desta sexta-feira, dia 10, convocada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), que depois visitou algumas áreas, acompanhado de secretários e o comando do 4º Grupamento de Bombeiros Militares.

Além dos técnicos da Diretoria de Defesa Civil da Sesop, também participou do encontro no Gabinete do Prefeito, o  comandante do 4º GBM, tenente-coronel Manfredo Silva. Segundo ele, há muito tempo não houve registro do atual volume de chuvas que afetam a cidade. “As condições de evacuação das águas nas avenidas do Cinquentenário, Amélia Amado e Ilhéus foram boas. Estão secas e sem alagamentos ou obstruções, com vazão adequada, apesar do volume chuvas. Temos que chamar a atenção do que acaba de ser feito pela Prefeitura”, afirmou.

O prefeito Augusto Castro garantiu que a estrutura da Administração municipal está apta, já que há equipes de prontidão na Defesa Civil, secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde e Infraestrutura e Urbanismo. Além disso, foi montado um Plantão Emergencial no Lactário Isolina Guimarães, no Bairro Zildolândia, próximo ao Centro de Cultura Adonias Filho, para receber doações de alimentos prontos e não perecíveis para famílias desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas e cheias do Rio Cachoeira e Rio Água Branca;  

Até às 20 horas desta sexta-feira, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) registrava  148 pessoas desabrigadas, tendo 21 pessoas  acolhidas na Igreja Assembleia de Deus de Madureira e 37 na Escola Leonor Pacheco, Rua de Palha, 54 na Escola Municipal Firmino Alves, no Bairro de Fátima, e 11 na Igreja Santa Gema, na Rua da Bananeira. Em todos os locais, serão distribuídos alimentos, água e colchonetes de acordo com a necessidade de cada um.

Sistemas da Secretaria Municipal de Saúde fora do ar após ataques hacker ao site do Ministério da Saúde

Os sistemas de informática utilizados pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para informações sobre a vacinação contra o Covid-19 estão fora do ar, depois de invasão por hackers na madrugada de hoje, dia 10.

O site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, sofreram o ataque e, embora a página do ministério já tenha voltado a funcionar, ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.

Segundo a Agência Brasil, também foi afetado o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de Covid-19. Esse sistema ainda está fora do ar. Outro sistema afetado foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

A autoria do ataque cibernético foi assumida por "Lapsus$ Group". O grupo disse que os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem dos autores do ataque nas páginas do ministério.

O Ministério da Saúde informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados para apoiarem nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, acrescentou, em nota.

IV Conferência Municipal de Educação será no formato virtual

Itabuna prepara a IV edição da Conferência Municipal de Educação (Comed), com destaque para sua realização num ambiente virtual. O evento, que é organizado pelo Fórum Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, acontecerá na próxima terça e quarta-feira, dias 14 e 15, com o tema: “Por uma Educação Pública de Qualidade Social: Equânime, Integral, Justa e Inclusiva”.
 
A professora Marisa Aguiar, coordenadora do Plano Municipal de Educação (PME), ressalta a importância da Conferência, por se tratar de um ambiente em que se discute a política educacional da cidade para os próximos dez anos. “Que tenhamos sabedoria para aproveitar o momento que nos será proporcionado. Ao mesmo tempo, reforço o convite para que os representantes da sociedade civil, movimentos sociais e comunidade em geral participem diretamente”, frisa.

Ela lembra que o objetivo da Conferência é avaliar a execução do Plano Municipal de Educação (PME). “Com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do Plano, seus avanços e desafios para as políticas públicas educacionais”, reforça.

Segundo a professora Marisa Aguiar, “todos terão a oportunidade de avaliar, discutir e propor melhorias na educação pública. O Plano rege a educação no município. Por isso, a colaboração de tantas pessoas é de fundamental para a cidade”.

As transmissões da Conferência Municipal de Educação serão sempre às 9 horas dos dois dias pelo canal do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), no Youtube.com. Para participar, as pessoas devem acessar o link de inscrição, no endereço: https://forms.gle/dnqRYzrtmh6izhN19.

Settran ministra curso obrigatório a condutores da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria de Transportes e Trânsito, por meio da Escola Municipal de Trânsito - EMTRAN - ministrou um curso obrigatório para condutores de ambulâncias da Rede Municipal de Saúde em parceria com 4° Grupamento de Bombeiro Militar – GBM - com o objetivo de aprimorar as boas práticas emergenciais no trânsito e aperfeiçoamento da assistência ao paciente.
O curso teve carga horária de 20 horas/aulas e é reconhecido pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN. As aulas foram fornecidas pelos instrutores de trânsito Orley Brito, Jaqueline Silva e Rômulo Warley abordando temas como Direção Defensiva, Manuseio de Produtos Perigosos e Instrução Prática por meio de módulos aplicados ao treinamento.
Para a diretora da EMTRAN, Elisângela Montes, esse curso é fundamental para a conduta veicular dos motoristas em situações de emergências. Ela ressalta a importância de promover sempre uma condução segura, mesmo em episódios de ocorrências médicas.

Fundação Marimbeta fornece todo mês 20 mil pães às famílias carentes 
Valter Silva 

A revitalização da padaria, instalada no Sítio I,  no Bairro São Roque, foi, segundo o professor Valter Silva, uma de suas principais realizações à frente da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente em 2021. “Ao longo do ano, enfrentamos uma série de dificuldades, mas conseguimos superá-las e implantar o ‘Projeto Alimenta’, que produz e fornece mensalmente 20 mil pães garantindo o alimento diário para  crianças e adolescentes assistidos, e também para suas famílias”, afirmou o presidente.

Esses dados constam do Relatório elaborado pela diretoria da Fundação Marimbeta e entregue ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). O documento apresenta as atividades realizadas pela entidade. “Apesar do desafio, em nenhum momento deixamos de trabalhar. A sede esteve sempre aberta, as unidades respeitaram os decretos municipais e estadual e a equipe de profissionais da instituição presta um serviço de qualidade às crianças e aos adolescentes carentes”, garantiu.

“Como saldo positivo, nós temos a criação de uma Comissão para averiguar o patrimônio da entidade e a realização de um estudo para verificar a área de responsabilidade da Marimbeta”, destacou o professor Valter Silva. Ele lembrou também o início da regularização da área, após a ocorrência de tentativa de invasões em áreas das unidades.

“Além disso, buscamos regularizar a situação financeira da entidade junto à Caixa Econômica Federal e à Receita Federal. Outros dois marcos importantes foram a adequação do Estatuto da Marimbeta e a constituição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação”, afirmou.

Ao agradecer ao prefeito Augusto Castro, “que tem nos dado apoio e autonomia para desenvolvermos nosso trabalho à frente da Marimbeta”, Valter Silva ressaltou que “os resultados sociais nem sempre são visíveis ou de resultado imediato. Por vezes, os frutos do trabalho são percebidos em momento posterior”, assinalou.

Para o presidente da Fundação, “todas as ações realizadas este ano são fruto do trabalho de todos funcionários que com empenho, dedicação, compromisso, zelo, disposição e confiança fizeram muito ao longo deste período”.

Fundada em 30 de novembro de 1984 como Sítio do Menor Trabalhador de Itabuna, a instituição completou em novembro, 34 anos de existência. Em 2001, por meio de uma Lei municipal, passou a denominar-se Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente.

Atualmente, as equipes multidisciplinares da  Fundação Marimbeta atendem cerca de 450 alunos em quatro unidades nos bairros do São Roque, Fonseca, São Pedro e Nova Ferradas. São oferecidas oficinas de arte verde, artesanato, balé, capoeira, culinária, esporte e recreação, garçom/garçonete, informática, manicure/pedicure, serigrafia, violão e artes marciais no contraturno das aulas. O Sítio 4, no distrito de Mutuns, no momento está desativado.


Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Somos culpados...

 Editorial

Somos os culpados...

Rio Cachoeira, cortando Itabuna, rumo a Ilhéus

Meado do século passado surgia o maior povoado do mundo “64”! Povoado esse pertencente aos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, que teve um crescimento avassalador onde a economia maior era o comércio da madeira de lei. Tornou-se um polo madeireiro da Mata Atlântica.

Com isso atraiu gente de todas as paragens do Brasil, notadamente os capixabas, do Pará e cidades do sul da Bahia, como Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Camacan etc.  Na época ainda não contava com a BR-101, que chegou através do Governo Militar nos anos 70.

O comércio da madeira evoluiu tanto que, praticamente, todos os remanescentes da Mata Atlântica, ao longo desses municípios foram destruídos para a venda de madeira. Chamado de “madeiras de lei”. Daí partindo, para todo o estremo-sul da Bahia, quando as derrubadas das árvores fizeram surgir, também, as localidades de Itabela, Itamaraju, Teixeira de Fretas e outras., hoje grandes municípios, atingindo as divisas dos estados de Espirito Santo e Minas Gerais. Transformando os municípios de Itanhém/BA e Nanuque/MG, em grandes polos de gados, após a derrubada das matas.    

Aliado a tudo isso, com a chegada das grandes indústrias madeireiras.  Criminosamente a Mata Atlântica, nessas regiões, sem nenhum projeto de reflorestamento, as matas foram completamente extintas, “podemos dizer assim”. Isso se ampliou no início das construções das novas rodovias, no início dos anos 70, principalmente a BR- 101 e a BA-367, Eunápolis/Porto Seguro, onde a devastação foi total.

Com quase toda a exterminação da Mata Atlântica, nesses trechos dos novos munícipios, que se estabilizaram com o dinheiro da madeira, hoje todos eles, vivem de uma grande economia, do comércio, serviços, pecuária e hortifrutigranjeiros...

Escrevemos tudo isso, nos tópicos acima, para lembrarmos que quando “a ação humana” mexe discriminadamente com a Natureza, ela sempre aparece, dentro do tempo exato, para cobrar! É o que está acontecendo neste momento, com o aumento do volume de águas das últimas chuvas, com “La Niña”, ou não... Tudo provocado por essa ação das derrubadas discriminadamente das nossas matas; mudança de cursos de rios, construção de barragens e açudes etc.  O que já estava escrito nas estrelas, como uma tragédia anunciada.

Ainda criança, lembramos muito bem que em uma aula, de geografia, um professor como exemplo pegou um copo cheio de água, introduziu uma bucha de espuma e, quando, ele retirou a bucha, o copo ficou vazio...   Quando o explicou, que a bucha de espuma, seria as nossas matas retendo a água das chuvas e o vazio do copo a terra!  

Veja que grande exemplo, para enxergarmos que a derrubada das matas provoca tudo isso ai!  Vamos reflorestar as nossas florestas, e devolver à Natureza, o que lhe devemos, só assim vamos dormir em paz.

Deus, não castiga ninguém, nos mesmos é que nos castigamos. Todos nós somos culpados.  Seja na Amazônia, seja no sul da Bahia.   Tenho dito!


Autodestruição


Plantamos as árvores
Elas crescem, dão frutos
Purificam o ar do planeta
E permanecem...
Nós partimos...!
Elas continuam...
 
Como já disse o poeta 
“Navegar é preciso,
Viver não é preciso”
Mas hoje os barcos do mundo
Estão à deriva
Afundando nos oceanos 
Da ignorância humana...

Coitada das árvores!  

Os vendavais, os furacões 
As tempestades da vida... 
Detonaram minha memória
E esconderam as minhas lágrimas...

Joselito dos Reis

12.12.2921


CHUVAS NA BAHIA CAUSAM SITUAÇÃO DE EMERGENCIA

Rui Costa decreta situação de emergência em 24 municípios atingidos pelas chuvas

A situação é de calamidade pública em diversos municípios do Sul e Extremo-Sul da Bahia. (Foto: Captura/Imagem de TV)

O

governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (9), o decreto de situação de emergência em 24 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem diferentes regiões da Bahia.

Segundo o decreto, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades. O decreto tem validade de 90 dias e foi publicado na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial do Estado.

A medida vale para as seguintes cidades: Anagé, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Camacã, Canavieiras, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Mundo Novo, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Do - Jornaldamidia.com.br 

Confiança da indústria volta a subir no Brasil, após três meses de queda

 O indicador está acima da média histórica de 54,1 pontos, diz CNI

Do - Diário do Poder - O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), avançou 0,7 ponto em dezembro de 2021 em relação a novembro, ao subir de 56 para 56,7.

A alta interrompe uma sequência de três quedas, quando o Icei recuou 7,2 pontos. Esse índice varia entre 0 e 100, tendo uma linha de corte em 50 pontos. Dados acima de 50 indicam confiança e abaixo falta de confiança. Foram entrevistadas 1.471 empresas entre 1º e 7 de dezembro.

O indicador está acima da média histórica de 54,1 pontos.

No entanto, na comparação com dezembro do ano passado há um recuo. O Icei caiu de 63,1 para 56,7. “Essa queda releva que a confiança está menos disseminada e intensa do que no final de 2020”, diz a CNI.

A percepção para os próximos seis meses está 60,1 pontos, o que, segundo a CNI, mostra que o otimismo para o próximo semestre está mais forte e disseminado.

CHUVAS NO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA NÃO PÁRAM

Estradas interrompidas, BR-101, a BR-415, rios da região transbordando, com o governador do Estado, chamando atenção das autoridades para o risco de quebra de barragens. Com a previsão de mais chuvas  até o dia 12, com muita gente já desobrigadas. Em algumas cidades, principalmente, do extremo-sul  já faltando  gêneros alimentícios. Esse é o retrato  do momento de todos o sul do Estado da Bahia, que foi invadido  pelas águas.
Em Itabuna, o Rio Cachearia, vem subindo e trazendo muita intranquilidade junto à população, onde muitos já estão desabrigados.   Devido, principalmente a queda de árvores, o trecho de 30 quilômetros que dividem Itabuna e Ilhéus, está interrompido.   
Ilhéus,  está com todo o centro da cidade invadido pelas águas. E a rod. Ilhéus/Olivença também interrompida. O balneário "Tororomba"  está  com uma quantidade de água nunca vista.    
veja um retrato no vídeo abaixo do repórter  Mário Tito:


 

ADEUS BARROSO: ITABUNA E REGIÃO PERDE UM GRANDE CIDADÃO, UM GRANDE COMUNICADOR

ITABUNA PERDEU A ALEGRIA E A SIMPATIA DE LUIS CARLOS BARROSO. FAMILIA DIFUSORA MUITO TRISTE 
Seus caminhos amigo, agora é ao lado do Altíssimo. Aqui você cumpriu excelentemente seu dever 

Com muito pesar anunciamos o falecimento do nosso amigo/irmão e que tanto contribuiu com o rádio e a comunidade de Itabuna e região, LUIS CARLOS BARROSO, corrido na madrugada desta sexta-feira, 10, no Hospital de Base. O seu corpo está sendo velado no SAF e o sepultamento acontece, às 15h, de hoje, mesmo, no Cemitério do Campo Santo da Santa Casa, em Itabuna.

Pela importância desse nome tão importante para a Difusora e o nosso radio, sua direção estabeleceu uma programação especial. 

Barroso foi vítima da covid-19, meses atrás, curado da doença, estava se tratando das sequelas. Foi internado em estado grave na última quarta-feira 8, e não resistiu!  Daqui solidarizamos, com todos seus familiares, colegas de trabalho e amigos da comunicação. 

Segura na Mão de Deus e vá amigo. 

LUZ!

Nossas considerações a BARROSO, o "Velho Bú" como dizia Cacá!

Parte da história e considerações ao nosso  grande comunicador e cidadão que nos deixou. Aqui publicados ao longo do tempo. Barros era nosso parceiro, me ajudou muito a fasear um grande trabalho quando estávamos  na EMASA à população de Itabuna. Deus e Luz.

quinta-feira, 3 de março de 2011

PARABÉNS BARROSO!


Barroso um grande nome do Rádio Grapiúna!

Luís Carlos Barroso, filho primeiro de uma prole de cinco irmãos de pequenos agricultores - Valdomiro Pinto Barroso e Maria da Conceição, naturais da região de Camamu, baixo-sul do estado da Bahia, região tipicamente produtora de dendê, nasceu no Hospital Manoel Novais em 03 de Março de 1963.

Estudos - Com apenas dois anos de idade, foi entregue à senhora Maria José "Dona Souza" que o criou e o educou. Iniciou seus estudos nos colégios Firmino Alves e Estadual, onde fez o primeiro ano cientifico e por motivo de matrimônio abandonou os estudos com apenas 17 anos de idade. Casado com a senhora Maria Costa Barroso, tem uma filha 24 anos de idade - Roberta Costa Barroso já graduada e trabalhando no comércio de Itabuna.

Primeiro emprego – Em 1984, ‘‘Barroso’’ como era conhecido, a convite dos empresários Washington Setenta Júnior “Ota 70”, Carlos Leahy e Paulo Barbosa se integrou ao quadro funcional da Emissora Musical-FM, que mais tarde veio a se integrar a rede de comunicação da Igreja Universal (Rede Record), sendo a primeira Frequência Modulada de Itabuna, na ocasião uma grande novidade.

Operador - Na Musical FM que tinha uma grande programação voltada para a MPB, Barroso iniciou sua nova profissão de operador de rádio.

Radio Difusora - Mais tarde, a convite de Paulo Barbosa, aposentado e residindo hoje em São Paulo, onde matem um estúdio de gravação, ingressou na Rádio Difusora, quando o diretor era o radialista José Malta, hoje vereador em São Francisco do Conde.

Tempo na Difusora - Já com 24 anos de serviços na Rádio Difusora, o experiente Barroso destaca como grandes patrões Washington 70 e Fernando Gomes, por não interferirem na programação do Rádio.

De Bom Jesus da Lapa - Enfatizou que a sua primeira transmissão aconteceu da cidade de Bom Jesus da Lapa, ao lado dos companheiros Henrique Queiroz e Nadson Monteiro, tendo na reta-guarda, o radialista Robério Menezes, considerado por ele um professor do Rádio Grapiúna; “um fato que ficou marcado na minha vida profissional pela beleza da festa do Bom Senhor Jesus” disse Barroso, acrescentando que a transmissão aconteceu via linha telefônica, e Robério Menezes, não acreditava no sucesso, “mas o sucesso está ai todos os anos, através do competente Nadson Monteiro, que não vai poder transmitir esse ano por obedecer a Lei Eleitoral, já que ele está concorrendo a uma vaga para o nosso Legislativo Itabunense. 

Produção: expressaounica, republicado em homenagem a data do aniversário do nosso amigo e colega "Barroso". Parabéns! Deus Lhe dê muita saúde e paz. 


quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Seminário reuniu, em Ilhéus, gestores de 30 municípios do sul da Bahia

 Evento sobre gestão e inovação movimentou região cacaueira

 
O Sebrae foi parceiro do Seminário "Gestão e Inovação – Melhores Práticas da Gestão Municipal", promovido nos dias 2 e 3 de dezembro, pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), no auditório do Hotel Praia do Sol, em Ilhéus. O encontro reuniu gestores e equipes de governo na região sul da Bahia, proporcionando novos conhecimentos para o aprimoramento da Gestão Pública.

 

“O Sebrae traz para os gestores públicos algumas informações, alguns insights, algumas reflexões sobre as possibilidades que os prefeitos têm de ampliar a arrecadação própria a partir do fortalecimento dos negócios locais. Esse ano, trouxemos o tema gestão e inovação, até porque é preciso um exercício de competência na gestão pública pra que eles consigam dar conta de todos os desafios que eles encontram pela frente”, declarou a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

 

Para o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, a parceria com o Sebrae tem sido fundamental para a o desenvolvimento dos municípios. “Sem o Sebrae, não seria possível estarmos aqui. Temos a participação de mais de trinta municípios e o Sebrae tem sido fundamental no desenvolvimento da nossa região com essa parceria, que só traz bons frutos para nossa população. Como presidente da Amurc, queria fazer um agradecimento especial por nos dar essa oportunidade de parceria e de fazer com que esse sonho que nós temos, de cada vez mais unir as prefeituras no intuito de fortalecer a administração pública regional, seja realizado”, celebrou o prefeito.

 

O seminário promoveu uma série de palestras e abordou temas como: O que esperar das receitas municipais no pós-pandemia?; Inovações na Gestão Pública Municipal; Cidade Empreendedora, Escritório de Projetos e Transformação Digital e Cidades Inteligentes e ainda um painel que abordou as Melhores Práticas Municipais que estão sendo aplicadas nos municípios da região, nas áreas de resíduos sólidos e na economia cacaueira.


Agência Sebrae de Notícias Bahia

A ECONOMIA INFORMAL MANDA EM ITABUNA

 Editorial

 A ECONOMIA INFORMAL MANDA EM ITABUNA

O descaso com o Mural de Genaro de Carvalho

Diante de todos os esforços empreendidos pelo jornalista Paulo Lima para que a FICC tivesse um olhar mais sensível para o MURAL GENARO DE CARVALHO, aquela entidade prontamente atendeu à solicitação. Entretanto, como a economia informal manda no centro da cidade, O MURAL foi novamente tomado pelos camelôs, sem que a Secretaria da Indústria e Comércio e a FICC atentassem para o fato. Hoje, quem manda e dita as regras no centro da cidade é a economia informal. Onde estão a Câmara de Vereadores de Itabuna, a CDL e a ACI?

 Esses descasos e essas cenas com o patrimônio cultural de Itabuna já se transformaram um costume, desde os anos 80, quando todo os nossos imóveis estilo colonial, do centro da cidade; estatuas e bustos de nossas praças começaram a ser, sem nenhum critério, à demolição e não tombados, como deveriam de acordo a uma Lei Cultural.

 O certo é que estamos caminhando para um final triste da nossa história e identidade/cultural. Assim como aconteceram as destruições de todo o quarteirão da praça Olinto Leoni; o castelinho na Rua Miguel Calmon, o antigo prédio do BB, na Duque de Caxias; o casarão do coronel Tertuliano Guedes de Pinho etc, etc.  Agora querem acabar com o Mural do artista Genaro de Carvalho, localizado no antigo edifício do Banco Econômico, praça Adami.

 Por onde anda a Secretaria responsável por nossa cultura, que não ordena a Guarda Municipal, vigiar o que ainda resta do nosso patrimônio cultural? Hoje Itabuna tem um lindo Teatro; que pode ser tudo, mas no momento, não teatro, mas um simples local do governo municipal para despachos e reuniões.    

 

ITABUNA EM FOCO:Secretaria Municipal de Saúde esclarece a população sobre emergência psiquiátrica

 
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, presta esclarecimentos sobre emergência psiquiátrica, que é toda e qualquer situação em que exista risco significativo de vida ou um agravamento do transtorno mental tanto a pessoa como para terceiros, necessitando de intervenção médica imediata. Por exemplo: tentativa de suicídio ou comportamentos agressivos de característica violenta com risco de vida.

Nos casos de pessoas que estão expondo a risco outras ou a si mesmas, a orientação é acionar uma unidade do Samu-192  que fará o encaminhamento do paciente para que seja atendido na UPA – 24 Horas ou Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Se necessário, o paciente será ainda encaminhado para acompanhamento em alguma unidade de saúde mental: Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) ou Ambulatório Psicossocial.

Segundo o Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC) nos casos em que a pessoa apresente sintomas ou comportamentos suicidas (com ideias ou planejamento) deve ser encaminhada aos CAPs. Se menor de 18 anos ao CAPs Infanto – Juvenil, na Rua José Alves dos Reis, 247, Jardim Vitória.

Paciente com idade maior de 18 anos, ao CAPS II, na Rua G, nº 100,  Jardim Alamar. Se relacionado ao uso abusivo de álcool ou outras drogas, ao  CAPs Álcool e Drogas (CAPS AD), na Rua E, nº 111, no Bairro Banco Raso.
 
A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, informou que a Guarda Civil Municipal tem sido acionada por pessoas ou familiares em desconfortável situação psicológica, principalmente tentativa de suicídio para dar algum suporte. “Nesses casos, há diálogo das equipes e o encaminhamento do paciente para atendimento pelo Samu-192, UPA - 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, ou no Hospital de Base”, afirmou.

Natal de Luzes e Sonhos apresenta Banda da GCM e Coral de Escola 

A Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) abrirá nesta quinta-feira, dia 9, às 18 horas, a programação musical desta semana do Natal de Luzes e Sonhos – Itabuna. O projeto tem uma linda decoração com peças cenográficas e milhões de microlâmpadas montada na praça Olynto Leone e na Alameda da Juventude, no centro da cidade, e na Praça Rio Cachoeira.

Logo após a apresentação da Banda da GCM, por volta das 18h30min, será a vez de o Coral da Escola Adventista exibir seu repertório de canções natalinas. Neste ano, a Prefeitura de Itabuna tem investido não só na decoração para atrair visitantes e o público local, como também em eventos culturais, entre eles, apresentações musicais e teatrais.

No domingo, dia 12, às 18 horas, haverá apresentação teatral da Fantástica Fábrica de Natal, enquanto às 18h50min nova exibição da Banda da Guarda Civil Municipal. Importante lembrar que a decoração cenográfica de Natal permanecerá aberta para visitação até o dia 5 de janeiro e que a  Casa de Papai Noel, na Praça Olynto Leone, fica aberta ao público sempre das 17h30min às 20 horas, todos os dias.

Ação itinerante leva a vacinação contra o Covid-19  ao Bairro Lomanto

Nesta quinta-feira, 9, mais uma ação itinerante da Prefeitura de Itabuna levará imunização contra o Covid-19 para os moradores do Bairro Lomanto, na zona oeste da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer vacinas num horário diferenciado, das 18 às 20h30min, na Capela do Senhor Menino, com foco na primeira, segunda e terceira dose.
 
Importante lembrar que a terceira dose é voltada para pessoas maiores de 53 anos que tenham cinco meses de conclusão do ciclo vacinal. No local serão distribuídas 300 senhas.

Amanhã, 10, a ação itinerante será levada aos condomínios residenciais Jardim América I e II, no Bairro Nova Califórnia.

O público-alvo são pessoas maiores de 12 anos; repescagem daqueles que estão em atraso para a segunda dose das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer, e terceira dose para pessoas com mais de 53 anos e que tenham cinco meses de conclusão do esquema vacinal.

A documentação necessária é RG, CPF ou Cartão SUS, Comprovante de moradia e cartão de vacina com o registro vacinal. Serão atendidas 300 senhas que serão distribuídas por ordem de chegada.

Dermatologista esclarece dúvidas sobre câncer de pele e dermatologia

Dezembro Laranja é mês de conscientização e prevenção do câncer de pele. Em alusão à campanha nesta sexta-feira, dia 10, a médica dermatologista Kelly Nassri aborda a temática no projeto Saúde Responde desta semana na página da Secretaria Municipal de Saúde no Instagram.

O Saúde Responde acontece sempre às sextas-feiras com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos internautas sobre temas ligados às especialidades médicas e da saúde pública do município de Itabuna. A médica dermatologista responderá questões sobre câncer de pele, doenças dermatológicas e sobre dúvidas e orientações dermatológicas com a chegada do verão.

As perguntas podem ser enviadas a partir desta quinta-feira,  dia 9, por meio do stories na página do Instagram da Secretaria Municipal de Saúde (@sec.saudeitabuna). Amanhã,  a médica  Kelly Nassri responderá os principais questionamentos por meio de vídeo, que ficará salvo nos destaques para acesso de todos, posteriormente.

Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal comemora dois anos 

A Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) vai comemorar neste sábado, dia 11, dois anos de atuação na cidade com uma ação especial de Pit-Stop na Praça Adami, no centro de Itabuna. O objetivo é alertar a população para a importância de prevenir a violência familiar e doméstica.

De acordo com dados da GCM  nos  dois últimos anos foram expedidas 153 Medidas Protetivas de Urgência para cumprimento pela Patrulha Guardiã Maria da Penha. Atualmente, 98 medidas estão ativas e também estão sendo realizados 27 acompanhamentos e monitoramentos preventivos de casos de violência.

 A coordenadora da Patrulha Guardiã, a GCM Núbia Oliveira, frisa que o trabalho realizado pela unidade da Guarda  Civil  Municipal tem sido referência na região sul da Bahia. “Somos referência por trabalharmos 24 horas, atendendo pelo telefone 151 às mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, executamos um trabalho preventivo”, comentou.

Ela cita como exemplo, a realização ações educativas, Pits-Stops e palestras em cidades da região por meio de parcerias com os centros de referência e especialização de assistência social (CRAM e CRAS). Nesta semana houve visita a Almadina para uma palestra, cujo tema foi: ‘O combate à violência contra a mulher’.

“Fizemos um trabalho muito importante quando levamos informações e orientações. Lá, por exemplo, tivemos a oportunidade de identificar entre o público da palestra duas possíveis vítimas”, disse.

A PATRULHA

A Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Itabuna foi instituída por meio da Lei nº 2.484, de 11 de dezembro de 2019, visando o atendimento às mulheres vítimas de violência que possuam medidas protetivas. Também são feitas patrulhas preventivas, acompanhamento e monitoramento da vítima.

Mas a unidade não age sozinha, pois existe uma rede de enfrentamento integrada por representantes da 1ª e 2ª Varas Criminais, Justiça Restaurativa, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), CRAM, Ronda Maria da Penha da Polícia Militar,  Casa de Atendimento (Casa Abrigo), Casa de Acolhimento, Tribunal de Justiça, Ministério Público (MP-BA) e Defensoria Pública da Bahia e OAB Mulher
Prefeito Augusto Castro destaca a importância da Uesc aos 30 anos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou o relevante papel desempenhado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) como instituição de ensino no desenvolvimento regional e no fortalecimento do ensino superior no Estado da Bahia e no País. Ao lado de outras autoridades, ele participou de Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores em homenagem aos 30 anos da Uesc, nesta quinta-feira, dia 9.
 
Presidida pelo vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Sivaldo Reis, autor do requerimento, a sessão contou com a participação do deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Regional da Bahia, Josias Gomes (PT-BA), secretários municipais, vereadores, além de professores, funcionários e ex-alunos da Uesc.

O prefeito Augusto Castro ressaltou a Uesc como patrimônio regional e estadual, cuja origem está ligada à antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi). Ele destacou a contribuição fundamental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para o fortalecimento da singular instituição de ensino superior, quando a monocultura do cacau era um expressivo vetor econômico para a Bahia e o Brasil.  

Ao lembrar da luta pelo processo de estadualização da Fespi, na década de 80, Augusto Castro prestou homenagem à líder estudantil à época, Andréa (Déa) Jacobina, pelo importante papel desempenhado como uma das mais atuantes ativistas pela criação da Uesc. “Falar aqui da região, falar do estado da Bahia, falar de ensino superior sem citar a participação da nossa Uesc realmente é uma injustiça muito grande”, enfatizou.

O Chefe do Executivo itabunense também citou a imprescindível contribuição da Uesc na formação de estudantes de Ilhéus, Itabuna e de vários municípios da Bahia nas mais diversas áreas do conhecimento. Em três décadas, segundo o prefeito, foram milhares de profissionais graduados, pós-graduados, com títulos de mestrado e doutorado.  

“Dá orgulho a gente ter hoje uma Universidade forte na área de ensino,  pesquisa e extensão e de pessoas que estão ali diariamente trabalhando para aumentar a capacidade de oferta de ensino superior no Brasil, começando aqui pela nossa região”, pontuou Augusto. O prefeito de Itabuna finalizou parabenizando aos gestores, corpo docente, corpo técnico-administrativo, alunos e ex-alunos da Uesc pelos 30 anos da instituição.

Também  à mesa da Sessão Solene, a secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, disse do quanto era honroso, enquanto ex-aluna da Uesc, participar de um momento histórico em homenagem aos 30 anos de implantação da Universidade, na qual ela obteve sua primeira graduação em Pedagogia. Ela também destacou a contribuição da instituição ao ensino fundamental na rede municipal de Itabuna.

A secretária fez referência aos participantes da mesa e da Sessão Especial que foram também graduados pela Uesc. Janaína Araújo fez questão de enfatizar a importância da Educação para a transformação social e o quanto é necessário se acreditar e investir no processo educacional para que as gerações futuras possam colher seus frutos. “A nossa Universidade Estadual de Santa Cruz é um marco neste processo de transformação para a nossa região”, arrematou a secretária.

A Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores contou ainda com a presença dos secretários municipais de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini; da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra; e do presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva. Dentre as homenagens e agradecimentos destacam-se as falas do atual reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, do deputado federal Josias Gomes e do vereador Sivaldo Reis.

Boletim Covid-19

Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.690 pacientes curados, 35.822 confirmados, sendo 163 casos ativos; internados em UTI 12 ocupados, leitos de UTI disponíveis 11; internados em leitos clínicos, 11; disponíveis, 10, óbitos confirmados  693 e óbitos descartados, 276.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.













Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Só falta Bolsonaro sancionar: aprovada lei que autoriza venda direta de etanol aos postos

 Placar foi de 71x0 votos a favor do projeto da libertação do etanol

Sessão do Senado na noite de quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 - Foto: Roque de Sá/Agência Senado.
Após a Câmara dos Deputados, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira (8), por 71×0 votos o projeto de lei de conversão da medida provisória (MP) 1063, do presidente Jair Bolsonaro, que autoriza os postos de combustíveis a comprar álcool combustível (etanol hidratado) diretamente de produtores e importadores. O texto segue agora para sanção presidencial para virar lei.

A venda direta é uma bandeira levantada há anos pelo jornalista Cláudio Humberto, em sua coluna, e pelo Diário do Poder.

A aprovação do projeto põe fim a uma longa injustiça, desde quando, em 2009, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou duas resoluções, que no caso das agências reguladores têm força de lei, criando um rentável cartório para as distribuidoras de combustíveis, que atuam como meras atravessadoras no mercado de combustíveis.

As resoluções da ANP obrigavam os fabricantes a venderem o etanol produzido para as distribuidoras, vedando ilegalmente às usinas e destilarias o exercício do livre mercado, determinado na Constituição.

No Senado, o relator foi o senador Otto Alencar (PSD-BA), que votou pela aprovação do texto enviado pela Câmara, sem alterações.

O texto aprovado incorpora trechos da MP 1069, também assinada por Bolsonaro, que permite a venda direta aos postos também para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol, para as empresas comercializadoras desse combustível ou importadores.

Ainda pendente de votação, essa medida permitiu a antecipação das regras da MP 1.063, que envolvem também o pagamento de PIS/Cofins. Assim, produtores e importadores podem vender etanol diretamente a postos de combustíveis e ao transportador-revendedor-retalhista (TRR).

O texto confirmado no Senado é o mesmo aprovado na Câmara, onde os deputados retiraram a permissão para a venda de combustíveis de outros fornecedores diferentes do vinculado à bandeira do posto.

De acordo com Otto Alencar, a flexibilização da fidelidade à bandeira “provocou efeitos indesejáveis antes mesmo de entrar em vigor, causando certa confusão e conflitos no mercado”, o que motivou a Câmara a retirar essa previsão.

Também será permitida a revenda varejista de gasolina e etanol hidratado fora do estabelecimento autorizado, mas dentro do território do município onde se localiza o revendedor.

De acordo com o relator, as resoluções da ANP que limitam o revendedor de combustíveis a somente adquirir combustíveis de distribuidora “produzem ineficiências econômicas, ao impedir o surgimento de novos arranjos produtivos e a redução no preço do etanol para o consumidor final, por meio da venda direta entre produtores de etanol e postos de abastecimento.”

“No atual contexto de escalada de preços dos combustíveis”, explicou o senador, “surge agora uma nova oportunidade para pôr fim a essas injustificáveis limitações.”

A “venda direta” do etanol não será obrigatória, cabendo ao produtor ou importador e ao revendedor identificar tratar-se de opção vantajosa. “Com isso, esperamos alcançar maior competitividade no mercado e consequentemente um preço justo ao consumidor”, disse Otto.

Tributos

Devido às mudanças de comercialização propostas, muda também a sistemática de cobrança do PIS/Cofins para evitar perda de arrecadação e distorções competitivas. Se o importador exercer a função de distribuidor ou se o revendedor varejista  fizer a importação, terão de pagar as alíquotas de PIS/Cofins devidas pelo produtor/importador e pelo distribuidor.

No caso das alíquotas sobre a receita bruta, isso significa 5,25% de PIS e 24,15% de Cofins. A regra se aplica ainda às alíquotas ad valorem, fixadas por metro cúbico.

Quanto ao etanol anidro (sem água) usado para mistura à gasolina, o texto aprovado acaba com a isenção desses dois tributos para o distribuidor, que passará a pagar 1,5% de PIS e 6,9% de Cofins sobre esse etanol misturado à gasolina. A decisão afeta principalmente o anidro importado porque a maior parte das importações de álcool é desse tipo.

Além disso, o distribuidor que paga PIS e Cofins de forma não cumulativa (sem acumular os tributos ao longo da cadeia produtiva) poderá descontar créditos dessas contribuições no mesmo valor incidente sobre a compra no mercado interno do anidro usado para adicionar à gasolina.

O texto aprovado traz, ainda, regras para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol. Essas cooperativas não poderão descontar da base de cálculo desses tributos os valores repassados aos associados, devendo estes fazerem a dedução.

— A medida busca assegurar que a carga tributária das contribuições sociais incidentes sobre a cadeia do etanol será a mesma, tanto na hipótese de “venda direta” do produtor ou importador para o revendedor varejista quanto naquela intermediada por um distribuidor — avaliou o relator. (Com informações da Agência Senado)

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...