A Prefeitura de Itabuna está mobilizada para dar assistência às vítimas das chuvas das últimas horas, por meio das secretarias de Segurança e Ordem Pública (Sesop), Promoção Social e Combate à Pobreza (Spscp), Saúde, Gestão e Inovação, Transportes e Trânsito, Infraestrutura e Urbanismo, Governo e Relações Institucionais e Comunicação. Até agora, os pontos mais críticos em decorrência da cheia do Rio Cachoeira estão na Rua de Palha e Bananeira, na zona oeste, e Vila da Paz, na zona leste, e no São Roque, por conta do Rio Água Branca.
Nas últimas 48 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Itabuna teve índices de chuvas variando entre 28 milímetros, na estação hidrológica da Ponte Lacerda, de acesso ao São Caetano, a 85,59 e 79,87, no Centro e Bairro São Caetano, respectivamente. Já em Nova Ferradas, o índice alcançou 60,2 milímetros.
Na cidade, há ainda situação risco em áreas de encostas na Avenida Juracy Magalhães, no Alto Maron, bairros Maria Pinheiro e Castália. “A Defesa Civil vistoriou nas últimas horas todas as áreas em que há algum risco. Essa ação é rotineira, mas intensificada nos períodos chuvosos”, disse a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, na reunião de emergência na tarde desta sexta-feira, dia 10, convocada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), que depois visitou algumas áreas, acompanhado de secretários e o comando do 4º Grupamento de Bombeiros Militares.
Além dos técnicos da Diretoria de Defesa Civil da Sesop, também participou do encontro no Gabinete do Prefeito, o comandante do 4º GBM, tenente-coronel Manfredo Silva. Segundo ele, há muito tempo não houve registro do atual volume de chuvas que afetam a cidade. “As condições de evacuação das águas nas avenidas do Cinquentenário, Amélia Amado e Ilhéus foram boas. Estão secas e sem alagamentos ou obstruções, com vazão adequada, apesar do volume chuvas. Temos que chamar a atenção do que acaba de ser feito pela Prefeitura”, afirmou.
O prefeito Augusto Castro garantiu que a estrutura da Administração municipal está apta, já que há equipes de prontidão na Defesa Civil, secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde e Infraestrutura e Urbanismo. Além disso, foi montado um Plantão Emergencial no Lactário Isolina Guimarães, no Bairro Zildolândia, próximo ao Centro de Cultura Adonias Filho, para receber doações de alimentos prontos e não perecíveis para famílias desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas e cheias do Rio Cachoeira e Rio Água Branca;
Até às 20 horas desta sexta-feira, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) registrava 148 pessoas desabrigadas, tendo 21 pessoas acolhidas na Igreja Assembleia de Deus de Madureira e 37 na Escola Leonor Pacheco, Rua de Palha, 54 na Escola Municipal Firmino Alves, no Bairro de Fátima, e 11 na Igreja Santa Gema, na Rua da Bananeira. Em todos os locais, serão distribuídos alimentos, água e colchonetes de acordo com a necessidade de cada um.
Sistemas da Secretaria Municipal de Saúde fora do ar após ataques hacker ao site do Ministério da Saúde
Os sistemas de informática utilizados pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para informações sobre a vacinação contra o Covid-19 estão fora do ar, depois de invasão por hackers na madrugada de hoje, dia 10.
O site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, sofreram o ataque e, embora a página do ministério já tenha voltado a funcionar, ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.
Segundo a Agência Brasil, também foi afetado o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de Covid-19. Esse sistema ainda está fora do ar. Outro sistema afetado foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
A autoria do ataque cibernético foi assumida por "Lapsus$ Group". O grupo disse que os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem dos autores do ataque nas páginas do ministério.
O Ministério da Saúde informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados para apoiarem nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, acrescentou, em nota.
Itabuna prepara a IV edição da Conferência Municipal de Educação (Comed), com destaque para sua realização num ambiente virtual. O evento, que é organizado pelo Fórum Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, acontecerá na próxima terça e quarta-feira, dias 14 e 15, com o tema: “Por uma Educação Pública de Qualidade Social: Equânime, Integral, Justa e Inclusiva”.
A professora Marisa Aguiar, coordenadora do Plano Municipal de Educação (PME), ressalta a importância da Conferência, por se tratar de um ambiente em que se discute a política educacional da cidade para os próximos dez anos. “Que tenhamos sabedoria para aproveitar o momento que nos será proporcionado. Ao mesmo tempo, reforço o convite para que os representantes da sociedade civil, movimentos sociais e comunidade em geral participem diretamente”, frisa.
Ela lembra que o objetivo da Conferência é avaliar a execução do Plano Municipal de Educação (PME). “Com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do Plano, seus avanços e desafios para as políticas públicas educacionais”, reforça.
Segundo a professora Marisa Aguiar, “todos terão a oportunidade de avaliar, discutir e propor melhorias na educação pública. O Plano rege a educação no município. Por isso, a colaboração de tantas pessoas é de fundamental para a cidade”.
As transmissões da Conferência Municipal de Educação serão sempre às 9 horas dos dois dias pelo canal do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), no Youtube.com. Para participar, as pessoas devem acessar o link de inscrição, no endereço: https://forms.gle/ dnqRYzrtmh6izhN19.
A Secretaria de Transportes e Trânsito, por meio da Escola Municipal de Trânsito - EMTRAN - ministrou um curso obrigatório para condutores de ambulâncias da Rede Municipal de Saúde em parceria com 4° Grupamento de Bombeiro Militar – GBM - com o objetivo de aprimorar as boas práticas emergenciais no trânsito e aperfeiçoamento da assistência ao paciente.
O curso teve carga horária de 20 horas/aulas e é reconhecido pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN. As aulas foram fornecidas pelos instrutores de trânsito Orley Brito, Jaqueline Silva e Rômulo Warley abordando temas como Direção Defensiva, Manuseio de Produtos Perigosos e Instrução Prática por meio de módulos aplicados ao treinamento.
Para a diretora da EMTRAN, Elisângela Montes, esse curso é fundamental para a conduta veicular dos motoristas em situações de emergências. Ela ressalta a importância de promover sempre uma condução segura, mesmo em episódios de ocorrências médicas.
A revitalização da padaria, instalada no Sítio I, no Bairro São Roque, foi, segundo o professor Valter Silva, uma de suas principais realizações à frente da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente em 2021. “Ao longo do ano, enfrentamos uma série de dificuldades, mas conseguimos superá-las e implantar o ‘Projeto Alimenta’, que produz e fornece mensalmente 20 mil pães garantindo o alimento diário para crianças e adolescentes assistidos, e também para suas famílias”, afirmou o presidente.
Esses dados constam do Relatório elaborado pela diretoria da Fundação Marimbeta e entregue ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). O documento apresenta as atividades realizadas pela entidade. “Apesar do desafio, em nenhum momento deixamos de trabalhar. A sede esteve sempre aberta, as unidades respeitaram os decretos municipais e estadual e a equipe de profissionais da instituição presta um serviço de qualidade às crianças e aos adolescentes carentes”, garantiu.
“Como saldo positivo, nós temos a criação de uma Comissão para averiguar o patrimônio da entidade e a realização de um estudo para verificar a área de responsabilidade da Marimbeta”, destacou o professor Valter Silva. Ele lembrou também o início da regularização da área, após a ocorrência de tentativa de invasões em áreas das unidades.
“Além disso, buscamos regularizar a situação financeira da entidade junto à Caixa Econômica Federal e à Receita Federal. Outros dois marcos importantes foram a adequação do Estatuto da Marimbeta e a constituição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação”, afirmou.
Ao agradecer ao prefeito Augusto Castro, “que tem nos dado apoio e autonomia para desenvolvermos nosso trabalho à frente da Marimbeta”, Valter Silva ressaltou que “os resultados sociais nem sempre são visíveis ou de resultado imediato. Por vezes, os frutos do trabalho são percebidos em momento posterior”, assinalou.
Para o presidente da Fundação, “todas as ações realizadas este ano são fruto do trabalho de todos funcionários que com empenho, dedicação, compromisso, zelo, disposição e confiança fizeram muito ao longo deste período”.
Fundada em 30 de novembro de 1984 como Sítio do Menor Trabalhador de Itabuna, a instituição completou em novembro, 34 anos de existência. Em 2001, por meio de uma Lei municipal, passou a denominar-se Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente.
Atualmente, as equipes multidisciplinares da Fundação Marimbeta atendem cerca de 450 alunos em quatro unidades nos bairros do São Roque, Fonseca, São Pedro e Nova Ferradas. São oferecidas oficinas de arte verde, artesanato, balé, capoeira, culinária, esporte e recreação, garçom/garçonete, informática, manicure/pedicure, serigrafia, violão e artes marciais no contraturno das aulas. O Sítio 4, no distrito de Mutuns, no momento está desativado.
Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário