terça-feira, 7 de dezembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Operação Tapa-Buracos melhora as condições de vias do Bairro Fonseca


A Prefeitura de Itabuna segue intensificando as ações de recuperação asfáltica em toda a cidade. Esta semana, uma equipe da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo chegou ao Bairro Fonseca e já está em plena atividade.

A operação atende ao compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) que determinou às quatro equipes de campo da Operação Tapa-Buracos que atuassem  nos bairros mais distantes do centro e 
não somente nas áreas de maior densidade de tráfego, a exemplo dos corredores do transporte público. Inicialmente, os trabalhos estão concentrados nas ruas Alzira Fonseca e do Paty.

De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, homens e máquinas da Prefeitura estão trabalhando firmemente para deixar as avenidas, ruas  e demais logradouros públicos totalmente recuperados, atendendo à determinação do prefeito Augusto Castro e ao anseio da população que há muito tempo solicitava este tipo de serviço da Administração municipal. A operação vai alcançar toda a cidade.

Secretaria de Saúde promove vacinação itinerante contra Covid-19 no Jardim Vitória


Cumprindo mais uma etapa do programa de vacinação contra o Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde visitará nesta quarta-feira, dia 8, o Bairro Jardim Vitória para aplicação da primeira, segunda e terceira dose do imunizante. A equipe da Rede de Frio vai atuar entre 8 e 12 horas na Igreja Nossa Senhora das Vitórias para atender a demanda de moradores do bairro e de eventuais transeuntes.

Importante lembrar que a vacinação é direcionada para primeira dose em pessoas maiores de 12 anos, repescagem de pessoas com esquema em atraso para segunda dose das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer e a terceira dose (Pfizer) para pessoas maiores de 53 anos que tenham cinco meses de conclusão do ciclo vacinal.

Este mesmo tipo de ação também será realizada na quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, no Bairro Lomanto, na zona oeste, e nos condomínios residenciais Jardim América I e II e no Bairro Nova Califórnia, respectivamente, na zona norte da cidade. A Prefeitura de Itabuna recomenda que será preciso apresentar RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

Também alerta que as pessoas devem cumprir todo o ciclo de vacinação contra a Covid-19. “É preciso muita atenção para que a segunda dose e a dose de reforço sejam tomadas no tempo certo”, adverte a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito.

Nesta terça-feira, dia 7, a equipe de vacinadores atuou na Igreja São Judas Tadeu, na Avenida  Ilhéus, no centro da cidade, entre as 8 e o meio-dia. Com a estratégia de vacinação com postos itinerantes, a Secretaria Municipal de Saúde está elevando o número de pessoas imunizadas em toda a cidade. No sábado passado, cerca de 100 pessoas foram vacinadas no Centro Comercial de Itabuna, principal central de abastecimento de hortigranjeiros.
Prefeitura exigirá autorização prévia para shows musicais e espetáculos 
A Prefeitura de Itabuna publicou o Decreto nº 14.755, do dia 2 deste mês, definindo que a partir de agora exigirá autorização prévia de no mínimo dez dias para a liberação de shows musicais e espetáculos no território do município. O pedido de autorização deve ser apresentado à Secretaria da Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) pelas empresas, individual ou pessoa física, promotora de tais eventos em espaços de uso comum ou privado, que deverão obedecer às normas.

O requerimento deve ser entregue no Protocolo Geral do Centro Administrativo, com os seguintes documentos: ofício com informações sobre o espetáculo, com data, horário de início e término, local, estimativa de público, preço do ingresso e a relação das atrações, com respectivos horários de apresentações. Além disso, cópia do contrato social ou última alteração contratual.

Ainda, comprovantes de licenciamentos do 15º  Batalhão e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Polícia Civil, CREA, Samu-192, Vara da Infância e Juventude, Settran e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da  Vigilância Sanitária e liberação do espaço onde será o evento e do posto de saúde. Por último, fotocópia do comunicado à Polícia Federal.

Também será exigida a instalação de  equipamento sanitário (um para cada grupo de 400 pessoas, sinalização interna, destinada à orientação e à circulação e as saídas de emergência. Quando da divulgação  do espetáculo ou show musical, deverão ser observados: carros de som autorizados pela Sicer, não sendo permitida a utilização de papel picado, big-door, cartazes, ou outro recurso que prejudique a limpeza e estéticas das vias e, quando se utilizar carretas, será igualmente obrigatória autorização prévia.

Fica estipulada a multa de 60 Unidade Fiscal Municipal (UFM), convertida em favor do Fundo Municipal do Desenvolvimento do Turismo para as hipóteses de descumprimento das disposições do Decreto. “É de inteira  responsabilidade da empresa, firma individual ou pessoa física que esteja promovendo o espetáculo ou show, o atendimento de todas as exigência mencionadas até a realização do evento”, diz decreto.

Boletim Covid-19


Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.472 pacientes curados, 35.652 confirmados, sendo 211 casos ativos; internados em UTI 12 ocupados, leitos de UTI disponíveis 11; internados em leitos clínicos, 13; disponíveis, 10, óbitos confirmados  693 e óbitos descartados, 276.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...