sábado, 16 de janeiro de 2021

Bahia contabiliza 5.832 casos de Covid-19 em 24 horas

Bahia encosta no recorde e registra 5.832 casos e 31 mortes por coronavírus em 24 horas


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.832 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%) e 3.987 recuperados (+0,8%). O total de registros em 24 horas superou o contabilizado nesta sexta-feira (15), passando a ocupar o segundo dia com maior número de confirmações em 24 horas desde o início da pandemia. O recorde do número de casos, dentro de um dia, ocorreu em 22 de julho, quando foram totalizados 6.401 casos. Isto é reflexo, sobretudo, das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões.

Dos 534.371 casos confirmados desde o início da pandemia, 512.176 já são considerados recuperados e 12.589 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,5%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.671,37), Muniz Ferreira (8.811,64), Conceição do Coité (8.608,06), Itabuna (8.378,55), Itororó (8.276,91).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 935.870 casos descartados e 131.045 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (16).

Na Bahia, 38.561 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas.

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.606, representando uma letalidade de 1,80%. Dentre os óbitos, 56,56% ocorreram no sexo masculino e 43,44% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,04% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,36%, preta com 14,69%, amarela com 0,65%, indígena com 0,12% e não há informação em 10,14% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,86%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,59%).


Secom/Sesab

Empresa protocola na Anvisa pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V

Segunda União Química, vacina contra a covid-19 será produzida em Brasília e Guarulhos, com transferência de tecnologia



Do -Diário do Poder - A empresa União Química informou hoje (16) que protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido para uso emergencial no Brasil da vacina Sputnik V, contra a covid-19.

O pedido, feito em conjunto com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF), prevê a disponibilização de dez milhões de doses do imunizante neste primeiro trimestre do ano.

“A Sputnik V (…) será produzida em nossas fábricas de Brasília e de Guarulhos, através de acordo de transferência de tecnologia firmado entre a companhia e o RDIF”, afirmou a União Química, em comunicado.

Neste domingo, a diretoria da Anvisa deve se reunir para decidir sobre pedidos de aval para uso emergencial das vacinas contra covid-19 do Instituto Butantan e da Fiocruz, respectivamente a CoronaVac e a AstraZeneca-Oxford. (ABr)

Hospital Beira Rio completa 25 anos de serviços prestados

 

De Itabuna para diversas cidades da Bahia e até de outros estados

Dr. Carlos Ernani, Dr. Vável Andrade, Dr. Ronaldo Netto e Dr. Wandick Rosa: Quarteto que fundou e continua o sonho do Hospital Beira Rio

Há 25 anos, quatro médicos oftalmologistas, Dr. Carlos Ernani, Dr. Ronaldo Netto, Dr. Wandick Rosa e Dr. Vável Andrade, apaixonados pela profissão e por Itabuna, decidiram fundar uma clínica que servisse como referência em qualidade dos serviços e responsabilidade social. Nascia a Clínica de Olhos de Itabuna, que posteriormente se tornou o Hospital de Olhos Beira Rio e mais recentemente o Hospital Beira Rio, que nesta semana completa um quarto de século, enfrentando os imensos desafios do presente e apostando no futuro.

Encarar e superar desafios, unidos, sempre foi uma marca dos quatro médicos, sócio fundadores do Hospital. Ao longo desses anos, o Hospital Beira Rio vem passando por um processo permanente de modernização e capacitação de seu corpo clínico e colaboradores, sempre com foco no atendimento de qualidade aos pacientes.

Atualmente o Hospital Beira Rio possui uma estrutura completa que oferece serviços de excelência em todas as áreas da oftalmologia e um moderno Day Hospital, com capacidade para realizar cirurgias de todas as especialidades médicas, de baixa e média complexidades.

Qualidade reconhecida

A excelência dos serviços prestados pelo Hospital Beira Rio foi reconhecida com a conquista do Iso 9001, um selo de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social.

Atuação social

O envolvimento com a sociedade sempre foi prioridade e uma importante ação do Hospital Beira Rio é a realização anual, em parceria com a ONG Unidos pelo Diabetes, do Mutirão do Diabetes de Itabuna, coordenado pelo Dr. Rafael Andrade. O Mutirão é considerado o maior evento de tratamento e prevenção da doença no Brasil.

Medidas preventivas na pandemia

Em função da pandemia da Covid 19, o Hospital Beira Rio adotou uma série de protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, como adequação e higienização permanente dos espaços de circulação, consultórios e salas de cirurgia, sinalização para distanciamento, dispensers com álcool em gel e treinamento dos colaboradores, além de atendimento aos pacientes com hora marcada.

Sucessão e superintendência

Atualmente, o corpo clínico do Hospital Beira Rio conta com mais de 20 médicos, incluindo as novas gerações dos sócios-fundadores.

A Superintendência Médica é assinada pelo Dr Rafael Andrade que possui trajetória profissional reconhecida internacionalmente, mas que decidiu manter suas raízes no sul da Bahia. Filho do Dr. Vável Andrade, faz parte do processo de renovação do Hospital, mantendo a chama empreendedora dos fundadores.

Do - Diário Bahia

Militares transferiram pacientes de Manaus para outras capitais durante a madrugada

 De acordo com o Ministério da Defesa, a capital do Maranhão, São Luís, recebeu 12 pessoas



As Forças Armadas passaram a madrugada de sexta (15) para hoje realizando transferências de pacientes com covid-19 de Manaus para outras capitais brasileiras.

A ação decorre da falta de oxigênio para ajudar no tratamento dos doentes devido aos altos índices de infecções e internações observados na capital amazonense.

Como exemplo, o Ministério da Defesa citou a capital maranhense, São Luís, que recebeu e pode ser responsável por salvar 12 dessas pessoas.

Imagens cedidas pela Defesa mostram várias ambulâncias de prontidão para a chegada dos pacientes, em uma demonstração de solidariedade que orgulha o país.

A Defesa também informou o transporte, durante a madrugada, de mais 13 reservatórios de oxigênio líquido de Guarulhos-SP para ajudar a salvar vidas no Amazonas.  A operação foi realizada em dois voos, incluindo um C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira.


Itabuna em foco: Prefeito Augusto Castro visita famílias vitimadas pelas chuvas em Itabuna



 Prefeito Augusto Castro visita famílias vitimadas pelas chuvas em Itabuna

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou na tarde desta sexta-feira, dia 15, às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que ocorreram desde a madrugada. A maioria dos atingidos contou com o apoio da Prefeitura que mobilizou equipes de diversas secretarias para socorro e remoção de pessoas, cadastramento e avaliação de áreas de risco de deslizamento de terras e inundações.

O trabalho durante todo o dia foi coordenado pelo prefeito que criou um Gabinete de Crise para acompanhar a situação em toda a cidade. 
Na visita às áreas afetadas para a elaboração de um circunstanciado relatório para as instâncias estadual e federal da Defesa Civil., ele esteve acompanhado do vice-prefeito Enderson Guinho e dos secretários Almir Melo Jr, da Infraestrutura e Urbanismo; Mariana Alcântara, da Segurança e Ordem Pública; Thales Rodrigues Silva, de Transportes e Trânsito; Afonso Dantas, do Departamento de Comunicação e do oficial de Gabinete, José Domingos Filho, e de assessores

Augusto Castro também visitou a Avenida Juracy Magalhães onde uma encosta que estava coberta com lona, voltou a registrar deslizamento de terra. Quando chove  deslizamento de terra o que causa apreensão a famílias que residem na parte alta da Rua Abílio Caetano de Almeida, no Alto Maron. O prefeito fez observações para que novas medidas sejam adotadas pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Depois, seguiu para Rua da Ladeirinha e travessas Mercedes, onde há cinco casas em área de risco em um barranco, e Belo Horizonte. O prefeito também esteve nos conjuntos habitacionais Jubiabá e Gabriela, na zona oeste, que sofrem com transbordamento do Riacho Jacaré que encobre a pista de acesso. O problema é recorrente, devendo merecer atenção da construtora das unidades.

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, relata que pela manhã ocorreram muitos chamados de vários pontos da cidade com pedidos de apoio e suporte às famílias atingidas. A maioria dos casos foi registrado em áreas onde chuvas ou inundações já tinham deixado desabrigados ou desalojados ano passado, como nos bairros de Fátima, Maria Pinheiro e São Roque, onde casas foram invadidas pelas águas do Riacho Água Branca.

Na Rua das Flores, no Maria Pinheiro, há uma área de risco onde as enxurradas entram pelo fundo das casas e saem pela porta da frente de algumas delascom danos aos moradores que deverão ser relocados para que fiquem em segurança. Também há área de risco próximo ao local conhecido como Caldeirão. Nestes locais, os problemas são recorrentes na época das chuvas de acordo com o relato de moradores.


As famílias que necessitaram de remoção ou suporte foram encaminhadas para a assistência da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza. Além disso, o Gabinete de Crise mobilizou as secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, Superintendência de Serviços Públicos; Saúde e Educação, sob a coordenação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, cuja titular Mariana Alcântara recomendou que a população esteja em alerta e, em caso de necessidade, peça ajuda pelo telefone 153.

___________________________________________________


Prefeitura faz 

levantamento

dacondições de

unidades de

saúde de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo o levantamento das condições de infraestrutura das 33 unidades básicas de saúde e de saúde da família do município, decorridos apenas 15 dias da nova gestão. O trabalho atende a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) que também pediu que os problemas sejam catalogados e registrados.

De acordo com a Diretora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem dado o suporte necessário ao trabalho até que a Prefeitura faça nova licitação para contratação de uma empresa que vai executar as reformas necessárias à recuperação das unidades de saúde para que possam fornecer serviço de qualidade aos usuários.

Quanto à situação da Unidade Básica de Saúde Lavignia Magalhães, no Bairro Conceição, cujo teto ameaçava ruir com as fortes chuvas desta sexta-feira, dia 15, Alessandra Lopes afirma que a situação não difere de outras unidades que apresentam problemas estruturais por má conservação. A informação da Secretaria de Saúde é que a empresa prestadora de serviços de engenharia e manutenção, que havia sido contratada pela gestão anterior, abandonou os serviços e obras em andamento.

A unidade do Bairro Conceição teve problemas de alagamento nesta sexta-feiradia 15. Por isso, técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo já estiveram no local para avaliar a situação. “Esta é uma solução emergencial, pois, a requalificação dependerá da licitação pra contratação de outra empresa”, explica.

Atualmente, Itabuna tem três unidades de saúde fechadas por falta de condições estruturais para funcionamento. “A gestão anterior iniciou uma reforma nas unidades dos bairros Santo Antônio, Santa Inês e Vila das Dores (Canecos), mas também foram interrompidas. A determinação do prefeito Augusto Castro é reformar toda a Rede da Atenção Básica, porque Saúde é um dos pilares de sua administração”, disse.

__________________________________________


Saúde discutirá Programa Previne 

Brasil com enfermeiros 

da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde programou para quarta-feira, dia 20, às 8h30min, encontro com todos os enfermeiros da Rede Municipal de Saúde na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), no São Caetano. O objetivo é discutir o novo modelo de financiamento do Programa Previne Brasil e as alterações ocorridas no repasse das transferências para os municípios.

A secretária Lívia Mendes adiantou que a Prefeitura promoverá a atualização dos dados cadastrais de toda a população a fim de que o município continue sendo beneficiado pelo Previne Brasil. Segundo ela, o cadastro já vem sendo feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Mas, o trabalho será reforçado para que todos os itabunenses tenham acesso aos serviços da Atenção Básica de Saúde.

Lívia destacou a preocupação do prefeito Augusto Castro com a questão da saúde da população e ressaltou a importância dos agentes comunitários que atuam na promoção, proteção e prevenção da saúde das famílias por meio do acompanhamento domiciliar e na orientação para o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Eles também são responsáveis pelo mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais.

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Lopes, também reforçou o importante papel executado pelos ACS, já que conhecem as famílias na área de atuação, são o elo entre o poder público e a comunidade e são os profissionais da linha de frente. Atualmente, o município conta com cerca de 380 agentes comunitários que atuam em todos os bairros da cidade.

_____________________________


Fundação Marimbeta inicia fase de 

elaboração dos projetos pedagógicos


O presidente da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, professor Valter Silva, reuniu sua equipe de trabalho nesta semana para discutir os eixos norteadores dos projetos pedagógicos que serão desenvolvidos ao longo de 2021. “Cumprindo a orientação do prefeito Augusto Castro iniciamos o diagnóstico da real situação da Fundação visando o novo projeto pedagógico”, explica.

Foi a primeira reunião de trabalho da nova gestão da instituição que se dedica à educação e profissionalização de crianças e adolescentes, principalmente aquelas que residem em áreas de alta vulnerabilidade. O diagnóstico terá continuidade para que seja elaborado um documento para aprovação do prefeito Augusto Castro.

Na próxima semana, os relatórios preliminares serão apresentados numa segunda reunião. O objetivo destes encontros, além de identificar a situação das cinco unidades dos Sítios nos bairros São Roque, Fonseca, Nova Ferradas, São Pedro e Mutuns/Santa Inês, também é viabilizar as oficinas de formação profissional e levantar a real situação administrativa e financeira da instituição.

O professor Valter Silva finaliza informando que a ideia é deixar a Fundação Marimbeta preparada para o retorno às atividades presenciais tão logo seja possível, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança, assim que houver sinalização positiva por parte das autoridades de saúde.“Precisamos estar preparados para isso. Com o levantamento nos organizamos para fornecer educação de qualidade e cursos profissionalizantes às crianças e adolescentes”, concluiu.

________________________________________


Boletim Covid-19 – 15.01.2020


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da 

Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde divulgou Boletim da Covid-19 na tarde desta sexta-feira, dia 15Itabuna registra 17.432 casos confirmados, sendo 656 casos ativos; 16.546 casos curados; 23 internados em UTI, 14 em leito clínico e 373 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.


Departamento de Comunicação

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Bahia está preparada para vacinar 5,08 milhões de pessoas até maio

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, que envolvem os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até o mês de maio. Essa é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e, no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades.

Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15). “A Bahia trabalha para salvar vidas. Só falta a vacina chegar para iniciarmos a vacinação nos 417 municípios”, escreveu no Twitter.

“Não podemos admitir politicagem com vacina, portanto neste momento não há como definir uma data de início da vacinação sem que o Ministério da Saúde inicie a distribuição para os estados. Como alternativa à ineficiência do Governo Federal, determinei à Procuradoria Geral do Estado que ingresse com uma ação no STF para que a Bahia possa efetivar a comprar da vacina russa Sputnik V. Não vamos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diante da incapacidade do Governo Federal”, afirmou o governador.

Infraestrutura pronta

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclarece que o estado possui 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses. “Adicionalmente, licitamos 100 ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86° C para as vacinas de RNA e, inicialmente, serão distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros”, ressalta Vilas-Boas, ao pontuar que cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês.

Durante a campanha de vacinação, a distribuição dos imunobiológicos ocorrerá utilizando 243 veículos entre caminhões e furgões refrigerados, bem como caminhonetes e aeronaves, contemplando as nove macrorregiões de saúde. O tempo de deslocamento será de até 48 horas, após a chegada das vacinas.

Ainda no que tange a infraestrutura, a Bahia tem em estoque 10,2 milhões de seringas e agulhas e, adicionalmente, adquiriu 19,8 milhões, cuja entrega de 4 milhões de unidades ocorrerá nos próximos 15 dias, 4 milhões em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho.

Etapas

Fase 1: trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.

Fase 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19.

Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Secom 

Israel Cardoso pede providencias para os semáfaros de itabuna

 

Israel Cardoso incluiu o centro, bairros
 e o Centro de Zoonoses
em seis pedidos de providência

 mais 5 pedidos de providência

A necessidade de substituir semáforos analógicos pelos digitais – algo que permite informar com mais precisão a mudança no sinal de trânsito e contribuir para mais segurança, evitando acidentes. Este é um dos seis pedidos de providência protocolados pelo vereador Israel Cardoso (PTC), primeiro secretário na Câmara de Itabuna.

Ele também relata sobre a situação de abandono em que se encontra o Centro de Controle de Zoonoses, cujo serviço é essencial, inclusive no amparo a animais abandonados e encontrados soltos pelas ruas.

O edil também menciona a necessidade de reforma/revitalização na praça do bairro de Fátima, “local voltado para o lazer de crianças e famílias e que em se encontra em más condições de conservação”; revitalização e reurbanização na Avenida Ilhéus, via bastante utilizada tanto por veículos como por transeuntes.

A ausência de um quebra-molas para disciplinar o trânsito na Rua D, Loteamento Jorge Amado, bairro Santo Antônio e o asfalto nas ruas Pernambuco, Piauí e J, no Jardim Vitória também integram o conjunto de pleitos por ele assinados.

Através desse tipo de instrumento, os edis podem apontar para o Executivo pontos que mereçam atenção e/ou intervenção urgente no município. À medida que o Legislativo aponta reivindicações da população, pode permitir a construção conjunta de soluções em benefício do interesse público.

Solon Pinheiro busca esclarecimentos sobre vacinação 

 O vereador Solon Pinheiro (Solidariedade) protocolou esta semana, na Câmara de Itabuna, um pedido de providência ao Executivo, para obter esclarecimentos quanto ao plano de vacinação do município contra Covid-19. Ressalvando que tal imunização depende de autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ele enumera cinco pontos para os quais deseja o envio de explicações ao Legislativo.

Um deles é sobre a aquisição de seringas e agulhas; outro é quando a um eventual plano de aquisição de vacinas e se há um recurso específico para tal plano. O edil indaga, ainda, quanto à estrutura para armazenamento dos imunizantes e calendários de etapas e grupos específicos a serem vacinados.

O pedido é respaldado pela extensão da doença e o avanço na busca de vacinas capazes de inibir o tão temido coronavírus. O autor frisa sobre “a necessidade de haver um plano para vacinação da população itabunense, especialmente os considerados grupos de risco, como idosos e profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia”.


Manaus sem leitos e sem oxigênio para atender seus infectados da Covid-19

 "O pior de tudo em Manaus é a sensação de impotência"

 Do - dw.com Cilindros que chegam de outros estados não aplacam a crise. Médicos e enfermeiros relatam estarem mantendo pacientes vivos com ventilação manual: "É inviável do ponto de vista físico e emocional".

Parentes acompanham enquanto corpo de mais uma vítima de covid é levado em Manaus

Parentes acompanham enquanto corpo de mais uma vítima de covid é levado em Manaus

Nem a estruturada Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, criada há mais de quatro décadas, escapa da crise em Manaus provocada pela falta de oxigênio. "Eu me formei há 47 anos, passei por algumas epidemias aqui no estado, mas nunca tinha visto algo dessa natureza. O pior de tudo é a sensação de impotência", desabafa o diretor Marcus Vinítius de Farias Guerra.

O aumento em 150% de sua capacidade desde janeiro para atender pacientes com covid-19 não foi suficiente. Voltados até então para tratar pacientes de HIV infectados com o novo coronavírus, a fundação teve que receber qualquer um que chega pedindo socorro.

Todos os leitos estão lotados, o setor de emergência também abriga doentes por covid-19, e novos casos não param de surgir. Muitos estão em estado grave e precisam do reforço externo para respirar.

O tanque de oxigênio do hospital não foi reabastecido. Alguns cilindros, com capacidade menor de armazenamento, chegaram de outros estados transportados pela Força Aérea.

As balas de oxigênio estão interligadas por uma tubulação no hospital, e todas saídas do gás foram inspecionadas. O mínimo desperdício pode custar uma vida. 

"O tanque seria suficiente para abastecer os pacientes por quatro dias. As balas são suficientes por algumas horas”, detalha Guerra. "Quando acabar, não sabemos o que vai acontecer. Enquanto isso estamos correndo atrás de outros cilindros".

Nos postos públicos de saúde e nos hospitais da rede privada, a lotação não é diferente. A cidade de Manaus conta com apenas um fornecedor de oxigênio, a empresa White Martins. O agravamento da pandemia no estado fez com que o consumo do gás essencial à vida humana produzido artificialmente seja cinco vezes maior que a capacidade da unidade local.

"O oxigênio acabou"

Na rede particular, os pronto-socorros estão fechados, sem condições de atender, informou o sindicato que representa hospitais, clínicas e demais serviços de saúde do setor privado. Em todo o estado, 500 mil pessoas pagam por um plano de saúde.

Dois hospitais, dos 12 da rede, entraram com ações judiciais para garantir o abastecimento e aumento de volume de oxigênio. "As UTIS oscilam a ocupação entre 95% a 100%. Todos aumentaram a capacidade de leitos, mas rapidamente lotaram”, informou à DW.

Volume 90%
 
Assistir ao vídeo03:09

Manaus fica sem ar na luta contra coronavírus

O cenário é pior para a rede pública nesse momento. Do hospital Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), há relatos de cenas de horror, como numa guerra. Com o suprimento zerado, funcionários tentaram de tudo para manter pacientes vivos por meio de ventilação manual.

"Isso gerou um grande estresse, um grande problema, porque ficar fazendo isso manualmente por horas e horas a fio sem perspectiva de resolver é inviável do ponto de vista físico e emocional”, afirma Mário Vianna, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). As mãos do executor da ventilação manual entram em estafa, sentem cãibra, e a vida do paciente fica por um sopro. 

Vianna confirma que os cilindros que vêm de outros estados não bastam. "Eles chegam e acabam. Chegam e acabam. Os cilindros não têm grande capacidade. As centrais de oxigênio dos hospitais são tanques enormes", explica.

Enfermeiros, que preferem não ter o nome revelado, contam sobre o desespero de pessoas em frente aos postos de saúde e hospitais que aguardam informações de familiares. "Como eu vou dizer para essa pessoa que o familiar dele morreu porque o oxigênio acabou? É desolador, nunca imaginei passar por isso”, descreve.

"Política negacionista”

Como forma de amenizar a crise, o estado iniciou na manhã desta sexta-feira (15/01) o transporte de mais de 200 pacientes de covid-19 para outros estados. Até o governo da Venezuela ofereceu ajuda.

Por decreto estadual, um toque de recolher para evitar aglomerações foi imposto na quinta. Entre 19h e 6h, ninguém está autorizado a circular pelas ruas, excesso trabalhadores de serviços essenciais. Apenas farmácias podem funcionar. 

Enquanto isso, a capital Manaus, que recebe todos os casos graves do vasto estado, tem batido recorde de enterros. Só na quinta, foram 186. Em todo o Brasil, mais de 207 mil pessoas já morreram de covid-19 desde o início da pandemia.

"A politica negacionista do governo que sabotou as politicas públicas para conter o vírus provocou um tragédia sem precedentes. E as consequências são terríveis. Em Manaus está faltando leitos e oxigênio para atender as pacientes mais graves. Os profissionais de saúde denunciam que os doentes em estado grave estão morrendo por falta de oxigênio”, afirma Moacir Lopes, diretor da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Assistência Social (Fenasps).

Para Marcus Vinítius de Farias Guerra, diretor da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, a situação nunca foi confortável desde o início da pandemia. A queda no número de casos nos meses passados trouxe uma falsa sensação de alívio.

"Depois do processo eleitoral, os feriados de festas de final ano em que houve flexibilização, as pessoas entenderam como liberação. A cidade ficou lotada de gente. Isso resultou nesse número excessivo de pacientes internados com forma grave, com baixa saturação e que necessitam de oxigênio", avalia.

Sem ter como resolver definitivamente a crise, Guerra tenta de tudo para cuidar dos pacientes e de toda a equipe - muitos estão infectados por covid-19 e internados no hospital. "Você ajeita uma situação na área física e instrumental e daí falta oxigênio. Não ter um leito já é difícil demais, dói não poder servir alguém que está precisando. Mas não ter oxigênio é infinitamente pior", diz à DW.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...