quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Itabuna em foco:Settran determina que ocorrências de acidentes de trânsito sejam feitas no próprio local

 

Settran determina que ocorrências de acidentes de trânsito sejam feitas no próprio local


Portaria assinada pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito de Itabuna, Thales Rodrigues da Silva, na terça-feira, dia 12, determina que ocorrências resultantes de acidentes de trânsito sejam feitas no próprio local. A medida orienta ainda que os envolvidos devem acionar os agentes pelo número 153, disponível 24 horas, para que lavrem a ocorrência.

De acordo com o secretário, havia insatisfação dos condutores quanto à necessidade de registrar ocorrências de trânsito na sede da Settran, no Bairro Lomanto Júnior, como definia norma anterior, agora revogada pela Portaria nº 01/2021. “Além do deslocamento obrigatório havia o fato de as pessoas estarem estressadas”, ponderou

Thales Silva disse que a mudança ocorreu depois de o prefeito Augusto Castro (PSD) concordar com os elementos levados à sua apreciação e que embasaram a Portaria, cuja vigência passa a valer depois de sua publicação no Diário Oficial eletrônico disponível no site oficial da Prefeitura de Itabuna.

O secretário afirmou que muitas vezes depois de colisões algumas pessoas não faziam o devido registro e nem se responsabilizavam com os danos materiais causados, o que também gerava reclamações junto à Settran. “Com a alteração agora proposta, certamente esses dissabores vão terminar, já que o agente representa a autoridade de trânsito”, reforçou.


Prefeitura reúne pequenos agricultores para debater 

manutenção e ampliação do PAA



A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente reuniu 18 associações de pequenos produtores rurais para discutir a manutenção e ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, dia 13, no auditório do Sindicato Rural de Itabuna

O secretário Moacir Smith Lima e a equipe de técnicos da pasta abriram o diálogo com os pequenos agricultores e agricultores familiares cadastrados no PAA. É um programa que consiste na distribuição de alimentos para 30 entidades filantrópicas e assistenciais da cidade, depois de a Prefeitura adquirir toda a produção com recursos repassados pelo Governo Federal à conta do produtor”, disse.

“Atualmente Itabuna é contemplada com recursos de aproximadamente R$ 900 mil do PAA, onde estão cadastrados 217 pequenos agricultores e agricultores familiares. Estamos mobilizando a bancada baiana na Câmara Federal para ampliar esse repasse”, informa o secretário.

DEMANDAS

Segundo o secretário Moacir Lima, o prefeito Augusto Castro (PSD) tem interesse pessoal na ampliação dos repasses do PAA, uma vez que o aumento pode ajudar a amenizar a crise gerada ao homem do campo pela pandemia do coronavírus. “Mais recursos significa mais produção, assistência técnica e mais comida na mesa de quem precisa”, aduz o secretário.

Durante a reunião os representantes das associações apresentaram algumas demandas para a equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Dentre essas, as principais são a necessidade de ter água potável e a recuperação das estradas vicinais.

“Acredito e confio no prefeito Augusto Castro pela sua capacidade de articulação política em todos os níveis. Tenho certeza que teremos mudanças para melhor. Contamos que, a partir de agora, teremos acesso à água e nossas estradas serão recuperadas”, enfatiza a presidente do Conselho Rural, Lidinalva Martins.

O Conselho Rural também quer o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para que os 217 agricultores fornecedores de alimentos do PAA tenham liberado e concluído o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR, o que os ajudará a ter acesso a crédito junto ao Banco do Nordeste.

“Dentro da cultura do cacau cabruca, temos uma gama enorme de frutas que não estamos aproveitando. E, uma parceria com a Prefeitura e o Banco do Nordeste, vai nos ajudar nesse aproveitamento, com a abertura de novos mercados. Mas, para que isso aconteça temos que contar com o CEFIR”, atesta Lidinalva.

Segundo Moacir Lima, o prefeito Augusto Castro já manteve contato com o secretário estadual de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, para que a Bahia Pesca, instale o programa de piscicultura nas associações. “Os primeiros contatos já foram realizados. Em breve teremos os tanques para a criação de alevinos e o apoio técnico”, concluiu.


Indústria e Comércio discute calendário de eventos 

públicos e privados em Itabuna

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda já começou a mobilização para criar um calendário de eventos, visando fomentar o empreendedorismo e aquecer a economia de Itabuna e do Sul da Bahia, com a participação de instituições públicas e privadas. O assunto foi discutido na terça-feira, dia 12, pelo secretário Ricardo Xavier e representantes do Movimento Empreendedor Itabuna.


Segundo Xavier, a proposta é que todos os eventos sejam planejados e tenham orçamento aprovado. “O prefeito Augusto Castro pretende trabalhar com todas as entidades de classe e a sociedade civil num esforço conjunto para minimizar os efeitos da pandemia, mas também para dar novo impulso à economia regional”, sintetiza.


O secretário lembrou que 2020 foi um ano difícil para todos os brasileiros, com forte impacto nos pequenos negócios, cujos empresários nem sempre têm um fundo de reserva para um momento emergencial. Ricardo destacou que cerca de 50 pequenos empresários fecharam seus negócios ano passado na cidade de acordo dados divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna.

A coordenadora do Movimento Empreendedor Itabuna, Vandressa Souza, está otimista com relação ao calendário de eventos unindo instituições públicas e privadas. Ela adianta que, se houver liberação por parte do Governo do Estado, o primeiro evento, que possivelmente será uma Feira de Negócios, poderá acontecer em março.

advogada e consultora Vandressa Souza declarou ter feito alguns contatos e que pelo menos 60 empreendedores se disseram animados com a possibilidade da Feira e já confirmaram presença, caso o evento se concretize já no início deste ano.

O encontro que discutiu o assunto, foi realizado na Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, no Centro Administrativo Firmino Alves. Contou também com o consultor empresarial Valdemir Silva, que na oportunidade também representava o Movimento Empresarial Itabuna.


Prefeitura intensifica a limpeza de vias e inclui imóveis

 da rede pública



A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, continua fazendo a limpeza e roçagem de avenidas, ruas, áreas verdes e praças em diversos pontos da cidade.Mas estendeu a ação para incluir algumas áreas externas de imóveis da rede pública que também necessitavam destes serviços.

Desde o dia 4 de janeiro o trabalho envolve diversas equipes da Superintendência, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Além dos operários de campo, estão sendo utilizados quatro caçambas e uma retroescavadeira para o serviço, executado das 7 às 16 horas.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, disse que existem 46 pontos viciados de lixo, em Itabuna, que são locais onde há acúmulo por descarte irregular. “O trabalho será realizado todos os dias. Mas, a população precisa colaborar e não jogar lixo na rua nem em locais inapropriados”, disse.

Ele acrescenta que, por recomendação do prefeito Augusto Castro, uma campanha educativa já está em fase de preparação para orientar, alertar e esclarecer a população sobre a necessidade da participação de todos no esforço do poder público em manter a cidade limpa.

Souza Lino ressaltou ainda, que o lixo doméstico é coletado pela Biosanear, empresa responsável pela coleta e outros serviços de limpeza. Mas, disse que outros materiais como pneus, colchões, móveis e até eletrodomésticos são recolhidos por outras equipes da limpeza. Por isso, também pretende criar uma linha direta para acionamento pelos cidadãos.


Desde a semana passada que também já começou a ser feita a limpeza nos canais de macrodrenagem cidade. Nesta primeira fase, estão sendo feitas podas e roçagens. Até sexta-feira os serviços devem alcançar o canal do Bairro Sarinha Alcântara.

IMÓVEIS PÚBLICOS



Pela necessidade de manutenção, o faxinaço coordenado pela Superintendência de Serviços Públicos se estendeu às áreas externas de unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família. O trabalho já foi realizado no entorno das unidades dos bairros Corbiniano Freire, Santa Inês, João Soares, Califórnia, Novo Horizonte e Santo Antônio.


Do - Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações institucionais e Comunicação

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...