terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Projetos de "Kaiá da Saúde" e de “Luiz Júnior da Saúde”

 Novos vereadores de Itabuna 

"Kaiá da Saúde": de motorista da maternidade a vereador em Itabuna

O motorista da Maternidade Ester Gomes José Boaventura dos Santos, após treinamento com médicos e enfermeiros, aprendeu a auxiliar mulheres grávidas e até precisou fazer partos em Itabuna. Daí em diante, o nome “Kaiá da Saúde” veio ganhando força e assim chegou à Câmara de Vereadores.

Prestes a completar 56 anos, o autor do programa Disk Parto (pega gestantes em casa e leva até o hospital) contabiliza o número de bebês que ajudou a vir ao mundo. “Cheguei a fazer 53 partos dentro de Itabuna. Pegar paciente para ganhar nenê e quando chegava lá, a criança já estava coroada. De cortar cordão umbilical, fazer tudo”, detalhou.

Com o nome evidenciado por este trabalho, disputou uma campanha política pela terceira vez e comemora a ascensão revelada em números. “Agradeço a Deus todos os dias, aos amigos, a todos que fizeram parte da ‘família Kaiá da Saúde’, porque foi uma eleição difícil. Saí candidato por outras duas vezes. Na primeira, 486 votos e na segunda, 873; na terceira, 569 votos”, afirmou ele, ocupante da 21ª cadeira no quadro de eleitos nesta legislatura.

O novo edil, que mora no Pontalzinho, disse pretender dar continuidade ao que considera ter feito de bom para toda a população. E ressaltou como meta fiscalizar intensamente até que ponto os serviços públicos chegam ao itabunense. “Não sou vereador de bairro; sou vereador da nossa cidade, de toda a população; pode esperar o melhor. Quero dizer para a população que essa marca ‘Kaiá da Saúde’ não vai acabar”, assegurou.

“Luiz Júnior da Saúde” planeja ônibus para exames nos bairros de Itabuna

 

O segundo secretário da Câmara de Itabuna, vereador “Luiz Júnior da Saúde”, de 35 anos, demonstra encarar a dificuldade para o cidadão conseguir consultas e exames como uma realidade a enfrentar. Registrado como Luiz Alberto do Nascimento Roza, o enfermeiro filiado ao partido Democracia Cristã (DC) tem o setor como norte para o primeiro projeto que deseja apresentar: uma clínica móvel em um ônibus, onde serão realizados exames em adultos e crianças.

Ele pretende submeter a propositura à apreciação da Casa assim que for instalado o primeiro período legislativo – a data regimental da sessão é 15 de fevereiro. “Meu principal projeto é esse e temos que correr para levar a saúde até o povo”, assinalou. Com o apoio de diversos profissionais de saúde, planeja que o veículo circule pelos bairros do município, inicialmente duas a três vezes por semana.

 “Vamos tentar ajudar”

E explicou, sobre o planejado até aqui: “Nessa unidade móvel nós vamos até o povo para dar atendimento; vai ter uma sala de raio x, uma de eletro, nós já compramos [as máquinas], vai ter um consultório ... Porque é complicado fazer um raio x pelo Sus; quantas pessoas com fratura, torsão, dor na coluna ... Então, vamos tentar ajudar. Será um serviço voluntário, não quero que as cotas entrem pelo município. Será um projeto [também] com apoio de um grupo de empresários”.

Luiz Júnior foi indagado, por fim, sobre como encara o fato de estar entre os 21 eleitos num pleito em que mais de 500 nomes foram submetidos à escolha do itabunense. Além de agradecer a Deus e à equipe de líderes que formou, enxerga a conquista como reconhecimento ao trabalho de anos que presta em hospitais e clínicas. “Fui funcionário da Cotef, do Hospital de Base, da UPA, [Central de] Regulação do SUS ...”, exemplificou.

Ascom/Câmara

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Capacitação para receptivo de cruzeiros projeta temporada aquecida Cidade receberá 16 escalas entre dezembro de 2025 e abril de 2026 A Prefe...